Obrigações II
Pickbull Escreveu:O que eu digo é que na OPS é melhor subscrever cedo e a quantidade que se pretende do que esperar pelo último dia para saber como está a procura e inflacionar o pedido nessa base porque isso não irá resultar.
Isto tendo em conta o processo de rateio que foi feito na Brisa e que tb irá ser feito na PT e SONAE.
Ah, então percebi mal o que querias dizer Pickbull. Sorry man.

Sim, neste caso concreto da Sonae (não fui ver as outras recentes) é preferível ter a ordem mais cedo (e eu, estúpido, só ontem é que me apercebi porque ainda não tinha lido o prospecto das condições finais) -> para os interessados é o ponto 8 alínea iii) das parte B das condições finais.
Já houve outras emissões em que o rateio era global, independentemente da data da subscrição.
Ou seja, se se conhecesse o rateio do dia anterior dava para fazer um cálculo aproximado. Mas atenção que eu não estou a dizer que soube disso pela gestor de conta

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Pickbull Escreveu:Banesco Escreveu:No caso destas vendas iniciais de obrigações dá para ver a procura antecipadamente para prever como irá ser feito o rateio e assim dar uma ordem de compra superior? Até agora só negociei no mercado secundário.
Da forma que têm sido feito os rateios não vale a pena fazer isso.
O que vale a pena é subscrever a quantidade que se pretende logo no 1º dia.
Não é taxativo Pickbull. Primeiro porque ninguém garante que as apanhes abaixo do par. Em segundo porque podes evitar os 0.2% (ou mais) da compra, caso a subscrição esteja isenta de custos.
Estamos a falar de décimas, mas todo o negócio das obrigações é contado assim, né ?
O que dizes está 100% correcto mas a minha resposta não era sobre o mercado secundário.

O que eu digo é que na OPS é melhor subscrever cedo e a quantidade que se pretende do que esperar pelo último dia para saber como está a procura e inflacionar o pedido nessa base porque isso não irá resultar.
Isto tendo em conta o processo de rateio que foi feito na Brisa e que tb irá ser feito na PT e SONAE.
Rural 1 Escreveu:Gostaria de ter a certeza do valor total da oferta inicial de obrigações da Sonae (100M?) e até onde poderá ser elevado (150M ou 200M?).
Desde já os meus agradecimentos a quem me esclareça.
100M e pode ser aumentado até 200M. Está logo no início das condições da emissão.
Pickbull Escreveu:Banesco Escreveu:No caso destas vendas iniciais de obrigações dá para ver a procura antecipadamente para prever como irá ser feito o rateio e assim dar uma ordem de compra superior? Até agora só negociei no mercado secundário.
Não é taxativo Pickbull. Primeiro porque ninguém garante que as apanhes abaixo do par. Em segundo porque podes evitar os 0.2% (ou mais) da compra, caso a subscrição esteja isenta de custos.
Estamos a falar de décimas, mas todo o negócio das obrigações é contado assim, né ?

- Registado: 30/6/2008 20:42
Banesco Escreveu:No caso destas vendas iniciais de obrigações dá para ver a procura antecipadamente para prever como irá ser feito o rateio e assim dar uma ordem de compra superior? Até agora só negociei no mercado secundário.
Banesco Escreveu:No caso destas vendas iniciais de obrigações dá para ver a procura antecipadamente para prever como irá ser feito o rateio e assim dar uma ordem de compra superior?
Nas da Semapa (as únicas que até hoje comprei na subscrição), a informação que tive foi a de que não era possível saber nada até ser feito o apuramento final.
Mas aposto que há insiders...

- Registado: 5/11/2002 12:21
Re: Obrigações Brisa
JM72 Escreveu:Boa Noite!
Nunca tive obrigações...Mas resolvi Entrar na Brisa...Pedi o Valor que queria Investir.
O Montante ficou cativo desde dia 2de julho...Hoje Fui ver a minha Conta...E só Tive Direito a 1 Terço do Valor Pedido,e creditaram os 2 terços na minha Conta...Isto é Normal![]()
Alem disso tive Despesas de 16€+ 0,70€...para aquele valor
Quando a procura é superior à oferta é normal que seja feito o rateio.
Sobre as despesas tb são normais (os valores variam de banco para banco).
Sobre cativar o montante é que nem todos fazem isso.
De qualquer forma, pelo espanto, parece-me que és um caso de quem se informou pouco antes de investir.
Obrigações Brisa
Boa Noite!
Nunca tive obrigações...Mas resolvi Entrar na Brisa...Pedi o Valor que queria Investir.
O Montante ficou cativo desde dia 2de julho...Hoje Fui ver a minha Conta...E só Tive Direito a 1 Terço do Valor Pedido,e creditaram os 2 terços na minha Conta...Isto é Normal
O Montante ficou cativo desde dia 2de julho...Hoje Fui ver a minha Conta...E só Tive Direito a 1 Terço do Valor Pedido,e creditaram os 2 terços na minha Conta...Isto é Normal

- Registado: 30/11/2007 21:12
Lion,
Esse artigo está muito bom e concordo quase por inteiro com ele e até o resumia:
- Quem não sabe no que está a investir, ou no que lhe estão a oferecer, então não invista. Porque logo que haja qualquer coisa com asterisco (neste caso remete ao prospecto) e se a pessoa não o quer ler ou informar-se melhor então mais vale estar quieto.
É por essas e por outras que os clientes tem que preencher uns dados sobre a sua cultura financeira.
Sobre a tal "folhinha simples".
Ainda na 2ª feira fui ao balcão do BPI e pedi a simulação para um investimento de x na Sonae. E deram-me o resultado líquido (com e sem guarda de títulos) para esse valor em concreto.
Esse artigo está muito bom e concordo quase por inteiro com ele e até o resumia:
- Quem não sabe no que está a investir, ou no que lhe estão a oferecer, então não invista. Porque logo que haja qualquer coisa com asterisco (neste caso remete ao prospecto) e se a pessoa não o quer ler ou informar-se melhor então mais vale estar quieto.
É por essas e por outras que os clientes tem que preencher uns dados sobre a sua cultura financeira.
Sobre a tal "folhinha simples".
Ainda na 2ª feira fui ao balcão do BPI e pedi a simulação para um investimento de x na Sonae. E deram-me o resultado líquido (com e sem guarda de títulos) para esse valor em concreto.
Cuidado! Uma obrigação não é um depósito e a taxa líquida… não consta (atual.)
Num depósito a prazo, retiram-se os 25% de IRS ao juro bruto anunciado (TANB) e o imposto de selo sobre os juros e obtém-se a taxa anual nominal líquida (ou outra similar). É relativamente simples, tão simples que quem vende depósitos apresenta obrigatoriamente a taxa bruta (TANB) e a taxa líquida (TANL) na publicidade que faz. Nas obrigações é tudo muito diferente e mais complicado. Senão vejamos:
Comissão de custódia de títulos,
comissão de corretagem,
comissão de reembolso,
comissão de subscrição,
comissão de pagamento de juros e cupões,
portes,
imposto de selo,
IVA e,
claro IRS.
Estas são algumas das comissões e custos possíveis a abater à taxa de juro nominal bruta que o caro leitor encontra em grande destaque nas publicidades às emissões obrigacionistas em curso.
Com exceção da fiscalidade, as restantes comissões e encargos podem variar de intermediário financeiro para intermediário financeiro, querendo isto dizer que, apesar das obrigações da empresa Xpto terem a mesma TANB em qualquer banco que a venda, o custo associado ao seu investimento pode ser muito diferente de banco para banco.
Na prática, isto complica a apresentação de uma taxa anual nominal líquida, por exemplo, na publicidade feita por quem está a pedir-lhe dinheiro emprestado (a empresa Xpto). Afinal, a dita empresa não sabe quais serão, de facto, esses custos cobrados por cada banco. Ainda assim uma advertência clara a este facto devia constar da publicidade, infelizmente o regulador decidiu que bastava remeter o investidor para a leitura do prospeto.
Ainda assim, quem lhe vender as obrigações devia ter a obrigação de lhe apresentar, numa folhinha bem simples e legível, qual a taxa anual nominal líquida que poderá esperar obter com o seu empréstimo obrigacionista caso o mantenha até ao fim.
Perante essa hipotética folhinha, poderia então, o caro investidor, comparar com a taxa anual nominal líquida de um depósito a prazo. Talvez então tivesse uma surpresa tão redonda quanto a taxa inicialmente oferecida, ou não.
Além disso (alongar-nos-emos em artigos posteriores) o risco associado a uma obrigação é habitualmente superior ao associado a um depósito bancário. Por exemplo, a menos que haja dolo na venda das obrigações, o investidor não terá qualquer proteção em caso da empresa a quem emprestou dinheiro abrir falência ou entrar em incumprimento parcial deixando de, por exemplo, remunerar ou amortizar os empréstimos obrigacionistas. Aqui não há um fundo de garantia de obrigações. Por outro lado, o resgate antecipado da obrigação pode ser complicado, tudo depende da existência ou não de um mercado (dito secundário) no qual haja quem compre e venda regularmente esses valores mobiliários da empresa Xpto. Ou ainda, do contrato que fez com quem lhe vendeu as obrigações e que pode determinar que o intermediário financeiro lhe recompre os títulos mediante algumas condições e a um determinado preço.
Posto isto, é natural esperar que uma obrigação tenha um retorno efetivo superior a um depósito a prazo, dependendo esse prémio adicional do grau de risco que o investidor considera associado à empresa contreta que lhe está a pedir dinheiro. Por exemplo, já tivemos recentemente empresas nacionais a pagar mais de 10% de TANB nas suas obrigações, precisamente porque a percepção de risco é elevada.
Deve então o investidor emprestar ou não dinheiro às empresas via obrigações?
Não nos compete a nós dar conselhos de investimento dessa natureza, particularmente conselhos especializados para cada oferta em curso. Essa função deve ser exercida por agentes acreditados junto da CMVM.
Podemos contudo ajudar os nossos leitores a terem consciência daquilo que deverão saber em termos genéricos, daquilo que devem conhecer com detalhe antes de tomar uma decisão. Há que evitar sair de algum centro comercial, com uns quilos de gato quando se julga ter comprado coelho, tenha a compra sido feita no talho, na loja de telecomunicações ou em qualquer outro sítio onde não é suposto venderem gato às fatias.
Um último conselho. Tem dúvidas sobre o que é uma obrigação, quais os riscos ou acha que não lhe foi prestado o esclarecimento devido quando tentou comprar as ditas? Não se esqueça que há um regulador de valores mobiliários com responsabilidades ao nível da literacia financeira. Ponha-o a cumpri a sua missão, prestando-lhe o serviço de apoio ao pequeno investidor que se compromete a oferecer. É também para isso que quem está no mercado paga as respetivas taxas de supervisão. Cabe-nos a todos reduzir drasticamente o desequilíbrio no nível de literacia entre quem faz intermediação financeira e quem é ou pode vir a ser um investidor nacional.
Não se esqueça, você é o principal interessado no retorno do seu dinheiro. Informe-se, seja crítico.
Bons negócios!
In http://economiafinancas.com/2012/07/cui ... ao-consta/
Num depósito a prazo, retiram-se os 25% de IRS ao juro bruto anunciado (TANB) e o imposto de selo sobre os juros e obtém-se a taxa anual nominal líquida (ou outra similar). É relativamente simples, tão simples que quem vende depósitos apresenta obrigatoriamente a taxa bruta (TANB) e a taxa líquida (TANL) na publicidade que faz. Nas obrigações é tudo muito diferente e mais complicado. Senão vejamos:
Comissão de custódia de títulos,
comissão de corretagem,
comissão de reembolso,
comissão de subscrição,
comissão de pagamento de juros e cupões,
portes,
imposto de selo,
IVA e,
claro IRS.
Estas são algumas das comissões e custos possíveis a abater à taxa de juro nominal bruta que o caro leitor encontra em grande destaque nas publicidades às emissões obrigacionistas em curso.
Com exceção da fiscalidade, as restantes comissões e encargos podem variar de intermediário financeiro para intermediário financeiro, querendo isto dizer que, apesar das obrigações da empresa Xpto terem a mesma TANB em qualquer banco que a venda, o custo associado ao seu investimento pode ser muito diferente de banco para banco.
Na prática, isto complica a apresentação de uma taxa anual nominal líquida, por exemplo, na publicidade feita por quem está a pedir-lhe dinheiro emprestado (a empresa Xpto). Afinal, a dita empresa não sabe quais serão, de facto, esses custos cobrados por cada banco. Ainda assim uma advertência clara a este facto devia constar da publicidade, infelizmente o regulador decidiu que bastava remeter o investidor para a leitura do prospeto.
Ainda assim, quem lhe vender as obrigações devia ter a obrigação de lhe apresentar, numa folhinha bem simples e legível, qual a taxa anual nominal líquida que poderá esperar obter com o seu empréstimo obrigacionista caso o mantenha até ao fim.
Perante essa hipotética folhinha, poderia então, o caro investidor, comparar com a taxa anual nominal líquida de um depósito a prazo. Talvez então tivesse uma surpresa tão redonda quanto a taxa inicialmente oferecida, ou não.
Além disso (alongar-nos-emos em artigos posteriores) o risco associado a uma obrigação é habitualmente superior ao associado a um depósito bancário. Por exemplo, a menos que haja dolo na venda das obrigações, o investidor não terá qualquer proteção em caso da empresa a quem emprestou dinheiro abrir falência ou entrar em incumprimento parcial deixando de, por exemplo, remunerar ou amortizar os empréstimos obrigacionistas. Aqui não há um fundo de garantia de obrigações. Por outro lado, o resgate antecipado da obrigação pode ser complicado, tudo depende da existência ou não de um mercado (dito secundário) no qual haja quem compre e venda regularmente esses valores mobiliários da empresa Xpto. Ou ainda, do contrato que fez com quem lhe vendeu as obrigações e que pode determinar que o intermediário financeiro lhe recompre os títulos mediante algumas condições e a um determinado preço.
Posto isto, é natural esperar que uma obrigação tenha um retorno efetivo superior a um depósito a prazo, dependendo esse prémio adicional do grau de risco que o investidor considera associado à empresa contreta que lhe está a pedir dinheiro. Por exemplo, já tivemos recentemente empresas nacionais a pagar mais de 10% de TANB nas suas obrigações, precisamente porque a percepção de risco é elevada.
Deve então o investidor emprestar ou não dinheiro às empresas via obrigações?
Não nos compete a nós dar conselhos de investimento dessa natureza, particularmente conselhos especializados para cada oferta em curso. Essa função deve ser exercida por agentes acreditados junto da CMVM.
Podemos contudo ajudar os nossos leitores a terem consciência daquilo que deverão saber em termos genéricos, daquilo que devem conhecer com detalhe antes de tomar uma decisão. Há que evitar sair de algum centro comercial, com uns quilos de gato quando se julga ter comprado coelho, tenha a compra sido feita no talho, na loja de telecomunicações ou em qualquer outro sítio onde não é suposto venderem gato às fatias.
Um último conselho. Tem dúvidas sobre o que é uma obrigação, quais os riscos ou acha que não lhe foi prestado o esclarecimento devido quando tentou comprar as ditas? Não se esqueça que há um regulador de valores mobiliários com responsabilidades ao nível da literacia financeira. Ponha-o a cumpri a sua missão, prestando-lhe o serviço de apoio ao pequeno investidor que se compromete a oferecer. É também para isso que quem está no mercado paga as respetivas taxas de supervisão. Cabe-nos a todos reduzir drasticamente o desequilíbrio no nível de literacia entre quem faz intermediação financeira e quem é ou pode vir a ser um investidor nacional.
Não se esqueça, você é o principal interessado no retorno do seu dinheiro. Informe-se, seja crítico.
Bons negócios!
In http://economiafinancas.com/2012/07/cui ... ao-consta/
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Isto que dizer que no fim, pouco ou nenhum lucro oferecem.
Para escreveres isto, das duas uma: ou andas muito distraído e mal informado, ou então estás muito mal servido em termos de intermediário financeiro.
Se tens 2,5% a 3% inflacção , a correr o risco de saires do euro , e ainda pagas a todos. O risco parece grande.
Agora estás a misturar lucro com risco... mas que trapalhada...
Todo o lucro implica um risco. Teoricamente quanto maior o lucro maior o risco.
E o que é que isso tem a ver com não ter lucro?
AutoMech Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Ainda nao falei sobre este assunto, mas a verdade é que me preocupa e bem.
Lion, não te deve preocupar rigorosamente nada porque acabaste de referir uma série de coisas que mostra que nunca te dignaste sequer a ler este tópico. Era o mínimo que podia ter feito alguém que escreve aqui e que está bem preocupado.
Ia mesmo ler 49 paginas

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Isto que dizer que no fim, pouco ou nenhum lucro oferecem.
Para escreveres isto, das duas uma: ou andas muito distraído e mal informado, ou então estás muito mal servido em termos de intermediário financeiro.
Se tens 2,5% a 3% inflacção , a correr o risco de saires do euro , e ainda pagas a todos. O risco parece grande.
Todo o lucro implica um risco. Teoricamente quanto maior o lucro maior o risco.
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Ainda nao falei sobre este assunto, mas a verdade é que me preocupa e bem.
Lion, não te deve preocupar rigorosamente nada porque acabaste de referir uma série de coisas que mostra que nunca te dignaste sequer a ler este tópico. Era o mínimo que podia ter feito alguém que escreve aqui e que está bem preocupado.

Lion_Heart Escreveu:Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Isto que dizer que no fim, pouco ou nenhum lucro oferecem.

Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Isto que dizer que no fim, pouco ou nenhum lucro oferecem.
Lion_Heart
Lion_Heart
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Hoje não existe empresa do psi20 que nao anda a vender obrigações , ora quando a esmola e muita o santo desconfia.
Não é verdade.
A JMT e a GALP, por exemplo, não têm.?
Não tem para ja.
Elias Escreveu:Lion_Heart Escreveu:Ate hoje ainda não vi uma proposta interessante.
O que seria para ti uma proposta interessante?
A publicidade enganosa deveria ser proibida. E o que é publicidade enganosa? Tudo o que leva o consumidor ao engano , tudo o que não seja directo .
Isso das TNB , TANB e etc , nao devia existir , dever seria so a Taxa Liquida ou seja o que o cliente leva no bolso.
Mas não e so nisto, é em tudo.
Agora aos casos concretos. Um dep. a prazo que hoje pague 6,5% TANB , tem na maioria dos casos somente os 25% de retençao na fonte para o Estado.
Estas obrigações para além disso , tem mais n custos, desde comissão de subscrição, comissão de gestão, imposto de selo, e por ai fora.
Isto que dizer que no fim, pouco ou nenhum lucro oferecem.
Lion_Heart
Lion_Heart
Lion_Heart Escreveu:Hoje não existe empresa do psi20 que nao anda a vender obrigações , ora quando a esmola e muita o santo desconfia.
Não é verdade.
A JMT e a GALP, por exemplo, não têm.
Lion_Heart Escreveu:Ate hoje ainda não vi uma proposta interessante.
O que seria para ti uma proposta interessante?
Ainda nao falei sobre este assunto, mas a verdade é que me preocupa e bem.
Hoje não existe empresa do psi20 que nao anda a vender obrigações , ora quando a esmola e muita o santo desconfia.
Ate hoje ainda não vi uma proposta interessante.
Hoje não existe empresa do psi20 que nao anda a vender obrigações , ora quando a esmola e muita o santo desconfia.
Ate hoje ainda não vi uma proposta interessante.
Lion_Heart
Lion_Heart
fcpfc Escreveu:Elias Escreveu:pois, a falta de liquidez é uma condicionante importante.
O que sugiro é que durante alguns dias vás observando as ordens, especialmente nos minutos que antecedem os momentos da chamada. Não é raro aparecer uma ordem qualquer às 10h29 que altera logo o preço de equilíbrio.
Onde é que se consegue vêr isso ?
eu vejo no bpi online
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, Riomel, Shimazaki_2, VALHALLA e 143 visitantes