Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
nook Escreveu:_Noah Escreveu:nook!
Acredito que até ao fim da sessão poderá não se aguentar no suporte dos € 3,16.... E, talvez possa ir até aos € 3,13. Apenas isso!!!!!!
Cumprimentos.
_Noah
Até agora testou o último mínimo relativo = 3,15 e reagiu em alta!
Depois existe o suporte dos 3,10!
Vamos lá ver como fecha...
Cumprimentos.
Nook.
Gráfico:
- Anexos
-
- ptc.png (54.61 KiB) Visualizado 8556 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Muito obrigado pela tua partilha!
É disto que o caldeirão é feito!

É disto que o caldeirão é feito!

Conforme prometido aqui vai a minha melhor previsão para o valor implicito da PTC na nova CorpCo.
Baseado num multiplo de 5.5 x EBITDA 2013 ( expurgado das participações cruzadas e do impacto das operações não recorrentes) e divida liquida após AC, o valor implicito da ação PTC será de 3,80 €. Contudo, para além das incertezas relativas ao processo de fusão, à evolução do Câmbio, à evolução de mercado, etc.., há ainda uma variável a ter em conta: é que na minha projeção assumo um multiplo de 5,5 x EBITDA. Será que o Mr. Market lhe vai atribuir o mesmo múltiplo ?
Para ajudar na resposta :
TIM - 5,6 x EBITDA (e 2014)
VIVO - 4,5 x EBITDA (e 2014)
Se assumirmos 4,5 x EBITDA teremos um valor próximo dos 3,10 €, então podemos estimar que a partir do preço atual ( salvo acontecimentos imprevisiveis) a probabilidade de quedas muito acentuadas é relativamente baixa, contudo o prémio para quem esperar "dentro" é também relativamente exiguo, se tomarmos o ponto médio, podemos esperar uma valorização < a 10 %´.
É claro que previsões mais acertadas só no final do Jogo ( ou seja, lá para quando forem publicados os resultados do 3º Trimestre...!).

Baseado num multiplo de 5.5 x EBITDA 2013 ( expurgado das participações cruzadas e do impacto das operações não recorrentes) e divida liquida após AC, o valor implicito da ação PTC será de 3,80 €. Contudo, para além das incertezas relativas ao processo de fusão, à evolução do Câmbio, à evolução de mercado, etc.., há ainda uma variável a ter em conta: é que na minha projeção assumo um multiplo de 5,5 x EBITDA. Será que o Mr. Market lhe vai atribuir o mesmo múltiplo ?
Para ajudar na resposta :
TIM - 5,6 x EBITDA (e 2014)
VIVO - 4,5 x EBITDA (e 2014)
Se assumirmos 4,5 x EBITDA teremos um valor próximo dos 3,10 €, então podemos estimar que a partir do preço atual ( salvo acontecimentos imprevisiveis) a probabilidade de quedas muito acentuadas é relativamente baixa, contudo o prémio para quem esperar "dentro" é também relativamente exiguo, se tomarmos o ponto médio, podemos esperar uma valorização < a 10 %´.
É claro que previsões mais acertadas só no final do Jogo ( ou seja, lá para quando forem publicados os resultados do 3º Trimestre...!).

The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
_Noah Escreveu:nook!
Acredito que até ao fim da sessão poderá não se aguentar no suporte dos € 3,16.... E, talvez possa ir até aos € 3,13. Apenas isso!!!!!!
Cumprimentos.
_Noah
Até agora testou o último mínimo relativo = 3,15 e reagiu em alta!
Depois existe o suporte dos 3,10!
Vamos lá ver como fecha...
Cumprimentos.
Nook.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
nook!
Cumprimentos.
_Noah
Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Com estes "valores"-OI/PT não admira que os bancos/fundos "tomem firme" o aumento de capital !! 

- Registado: 16/12/2009 21:13
Os padrões gráficos normalmente têm de ser interpretados num determinado contexto. Por isso uma forma de um head and sholders perde validade quando ele aparece num fundo da cotação, da mesma forma que um inverted head and sholders n tem significado se aparecer em zonas de máximos.
Ora, nós estamos apenas ~10% acima do mínimo dos ultmos 5 anos, que é até onde eu consigo ver, por isso não me parece que isso seja um head and sholders válido.
Independentemente disso, estou a levar uma porradinha engraçada desta aqui, e estou na expectativa que ela se consiga aguentar no suporte dos ~3.1 durante este período de correção.
Ora, nós estamos apenas ~10% acima do mínimo dos ultmos 5 anos, que é até onde eu consigo ver, por isso não me parece que isso seja um head and sholders válido.
Independentemente disso, estou a levar uma porradinha engraçada desta aqui, e estou na expectativa que ela se consiga aguentar no suporte dos ~3.1 durante este período de correção.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
nook Escreveu:HRDPIRES Escreveu:Amigos, fica aqui a minha visão. Será? Cumprimentos e boas apostas
Se esse cenário se concretizar vamos ter a quebra do suporte dos 3,10 e um teste ao suporte da zona dos 2,70...![]()
Fica aqui a actualização já com a vela de hoje! Boas apostas
- Registado: 12/10/2013 16:23
HRDPIRES Escreveu:Amigos, fica aqui a minha visão. Será? Cumprimentos e boas apostas
Se esse cenário se concretizar vamos ter a quebra do suporte dos 3,10 e um teste ao suporte da zona dos 2,70...

Marco Martins Escreveu:HU Escreveu:As ações da Corp não vão ficar nesse valor de 1,9979 € ( vão ficar bem mais abaixo - depende do valor por ação do AC da Oi). Mas o valor por ação da Corp ( ele depende do número de ações que forem emitidas no AC) é irrelevante para o processo ( do ponto de vista dos acionistas da PTC). O que interessa saber é que valor terá após a fusão uma aplicação na PTC que hoje vale 100.
Depois da fusao vai valer 100 da empresa resultante que não será a PTC
Are you sure ?
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Amigos, fica aqui a minha visão. Será? Cumprimentos e boas apostas
- Registado: 12/10/2013 16:23
_Noah Escreveu:A sangria de hoje, talvez estanque nos € 3,138..... E, mesmo assim não sei!!!!!
Vamos acompanhando.....
Cumprimentos.
_Noah
3,138 porquê

HU Escreveu:As ações da Corp não vão ficar nesse valor de 1,9979 € ( vão ficar bem mais abaixo - depende do valor por ação do AC da Oi). Mas o valor por ação da Corp ( ele depende do número de ações que forem emitidas no AC) é irrelevante para o processo ( do ponto de vista dos acionistas da PTC). O que interessa saber é que valor terá após a fusão uma aplicação na PTC que hoje vale 100.
Depois da fusao vai valer 100 da empresa resultante que não será a PTC

- Registado: 7/4/2007 17:13
A sangria de hoje, talvez estanque nos € 3,138..... E, mesmo assim não sei!!!!!
Vamos acompanhando.....
Cumprimentos.
_Noah
Vamos acompanhando.....
Cumprimentos.
_Noah
When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Um pormenor da notícia do JdN que s/o qual tenho dúvidas, diz assim:
"No memorando de entendimento ficou estipulado que a operação de fusão pode não realizar-se se os activos da PT acabarem por ser avaliados em menos de 1,9 mil milhões de euros, podendo também ser anulada se forem superiores a 2,1 mil milhões de euros."
1ª questão: aquilo que estamos a assistir neste momento é um controlo da cotação para que ela não ultrapasse o range referido na notícia. Correcto ou não?
2ª questão: se aquilo que a PT vai entregar à Corp são os seus activos operacionais, segundo noticiam, importa saber de que estamos a falar, para podermos verificar os números acima. Certo?
Alguém que saiba pode esclarecer?
Obgdo.
"No memorando de entendimento ficou estipulado que a operação de fusão pode não realizar-se se os activos da PT acabarem por ser avaliados em menos de 1,9 mil milhões de euros, podendo também ser anulada se forem superiores a 2,1 mil milhões de euros."
1ª questão: aquilo que estamos a assistir neste momento é um controlo da cotação para que ela não ultrapasse o range referido na notícia. Correcto ou não?
2ª questão: se aquilo que a PT vai entregar à Corp são os seus activos operacionais, segundo noticiam, importa saber de que estamos a falar, para podermos verificar os números acima. Certo?
Alguém que saiba pode esclarecer?
Obgdo.
AC2719 Escreveu:Se percebo o teor do comunicado, as ações da PT vão ser trocadas por € 1,9979 + 0,6330 acções da Corp..
Fazendo contas muito rápidas e simplistas, cada ação da PT vai valer € 1,9979 + (valor da ação da Corp x 0,6330).
O valor atribuído à ação da Corp é que vai condicionar o valor da ação da PT (por isso aguardo as contas do HU !)
Adiantando um cenário, se as ações da Corp ficarem a valer o tal valor de € 1,9979, então cada ação da pT fica a valer ~3,2625 (€ 1,9979 + (€ 1,9979 x 0,6330).
Estou a pensar bem?
As ações da Corp não vão ficar nesse valor de 1,9979 € ( vão ficar bem mais abaixo - depende do valor por ação do AC da Oi). Mas o valor por ação da Corp ( ele depende do número de ações que forem emitidas no AC) é irrelevante para o processo ( do ponto de vista dos acionistas da PTC). O que interessa saber é que valor terá após a fusão uma aplicação na PTC que hoje vale 100.

John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Se percebo o teor do comunicado, as ações da PT vão ser trocadas por € 1,9979 + 0,6330 acções da Corp..
Fazendo contas muito rápidas e simplistas, cada ação da PT vai valer € 1,9979 + (valor da ação da Corp x 0,6330).
O valor atribuído à ação da Corp é que vai condicionar o valor da ação da PT (por isso aguardo as contas do HU !)
Adiantando um cenário, se as ações da Corp ficarem a valer o tal valor de € 1,9979, então cada ação da pT fica a valer ~3,2625 (€ 1,9979 + (€ 1,9979 x 0,6330).
Estou a pensar bem?
Estou a pensar bem?
Marco Martins Escreveu:Com base no valor atribuído aos Ativos PT acima referido, prevê-se que em troca de cada ação da PT detida os
acionistas recebam um número de ações da CorpCo correspondente ao contravalor em Reais equivalente a 1,9979
euros (por aplicação da taxa de conversão Euro/ Real do dia anterior à data da primeira publicação da convocatória
da Assembleia Geral da Oi, 20 de fevereiro de 2014), emitidas ao mesmo preço por ação do Aumento de Capital da
Oi, a que acrescerão 0,6330 ações da CorpCo. Adicionalmente, e sujeito a aprovação pela Assembleia Geral, os
acionistas da PT receberão, antes da conclusão da Combinação de Negócios, um dividendo de 10 cêntimos por
ação.
Bom, mesmo na fusão ainda vão distribuir dividendos
O que significa que a avaliação do Santander fica um pouco abaixo da baliza inferior do intervalo estimado para a avaliação dos ativos (1750 M€ + 0.10 € x Nº de ações da PTC < 1900 M€ ). Não abona em favor dos acionistas da PTC no processo de fusão...!

John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Com base no valor atribuído aos Ativos PT acima referido, prevê-se que em troca de cada ação da PT detida os
acionistas recebam um número de ações da CorpCo correspondente ao contravalor em Reais equivalente a 1,9979
euros (por aplicação da taxa de conversão Euro/ Real do dia anterior à data da primeira publicação da convocatória
da Assembleia Geral da Oi, 20 de fevereiro de 2014), emitidas ao mesmo preço por ação do Aumento de Capital da
Oi, a que acrescerão 0,6330 ações da CorpCo. Adicionalmente, e sujeito a aprovação pela Assembleia Geral, os
acionistas da PT receberão, antes da conclusão da Combinação de Negócios, um dividendo de 10 cêntimos por
ação.
Bom, mesmo na fusão ainda vão distribuir dividendos

Luq Escreveu:hjsolf Escreveu:"Com base no valor atribuído aos activos da PT, prevê-se que em troca de cada acção da PT detida os accionistas recebam um número de acções da CorpCo correspondente ao contravalor em reais equivalente a 1,9979 euros, emitidas ao mesmo preço por acção do aumento de capital da Oi, a que acrescerão 0,6330 acções da CorpCo", lê-se num comunicado hoje publicado no site do regulador português.
Bom dia,
Eu reformularia uma outra questão: com base no pressuposto descrito acima, será uma boa ou má notícia para os acionistas da PT o desdobramento das suas ações na nova empresa?
Cumprimentos,
Para já a notícia não é a melhor para os acionistas da PT, uma vez que vêm os seus ativos valorizados no limite inferior do intervalo considerado pela PT no "MU" ( de notar que o intervalo era de 1,9 a 2,1).
Mais logo terei tempo de recalcular a capitalização que eu prevejo para a nova empresa (resultante da fusão), já com base na avaliação dos ativos da PT, dos EBITDA ( Oi e PTC ) de 2013 e aumento de capital - tudo incluído, e consequente preço implicito da ação PTC no momento da fusão.

John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
hjsolf Escreveu:"Com base no valor atribuído aos activos da PT, prevê-se que em troca de cada acção da PT detida os accionistas recebam um número de acções da CorpCo correspondente ao contravalor em reais equivalente a 1,9979 euros, emitidas ao mesmo preço por acção do aumento de capital da Oi, a que acrescerão 0,6330 acções da CorpCo", lê-se num comunicado hoje publicado no site do regulador português.
Bom dia,
Eu reformularia uma outra questão: com base no pressuposto descrito acima, será uma boa ou má notícia para os acionistas da PT o desdobramento das suas ações na nova empresa?
Cumprimentos,
No memorando de entendimento ficou estipulado que a operação de fusão pode não realizar-se se os activos da PT acabarem por ser avaliados em menos de 1,9 mil milhões de euros, podendo também ser anulada se forem superiores a 2,1 mil milhões de euros.
Por um lado isto até pode ser bom para a PT, não?
Aos valores atuais, fica mais exposta a uma OPA.
A Vodafone tem alguma coisa no Brasil?

Bom dia,
Será que não tem a ver com a seguinte noticia:
Oi decide aumento de capital a 27 de Março, PT afunda 4%
PT e Oi deram hoje mais um passo rumo à concretização da integração da operadora portuguesa na brasileira anunciada ao mercado a 2 de Outubro do ano passado.
Os accionistas da telecom brasileira vão decidir numa assembleia-geral apontada para 27 de Março um aumento de capital de 14 mil milhões de reais (4,27 mil milhões de euros). A operação deve estar concluída em Abril e consiste numa oferta pública de distribuição de acções ordinárias e preferenciais da Oi.
Para subscrever esse aumento de capital, a PT entregará os seus activos operacionais, que foram avaliados pelo Santander em 1.750 milhões de euros. Para tal também a operadora portuguesa deverá agendar uma assembleia-geral nos próximos dias.
"Com base no valor atribuído aos activos da PT, prevê-se que em troca de cada acção da PT detida os accionistas recebam um número de acções da CorpCo correspondente ao contravalor em reais equivalente a 1,9979 euros, emitidas ao mesmo preço por acção do aumento de capital da Oi, a que acrescerão 0,6330 acções da CorpCo", lê-se num comunicado hoje publicado no site do regulador português.
As novidades não foram bem recebidas no mercado: as acções da PT afundam mais de 4% numa altura em que o índice PSI 20 desce 1,36%.
Será está notícia boa ou má?
Cumprimentos
Será que não tem a ver com a seguinte noticia:
Oi decide aumento de capital a 27 de Março, PT afunda 4%
PT e Oi deram hoje mais um passo rumo à concretização da integração da operadora portuguesa na brasileira anunciada ao mercado a 2 de Outubro do ano passado.
Os accionistas da telecom brasileira vão decidir numa assembleia-geral apontada para 27 de Março um aumento de capital de 14 mil milhões de reais (4,27 mil milhões de euros). A operação deve estar concluída em Abril e consiste numa oferta pública de distribuição de acções ordinárias e preferenciais da Oi.
Para subscrever esse aumento de capital, a PT entregará os seus activos operacionais, que foram avaliados pelo Santander em 1.750 milhões de euros. Para tal também a operadora portuguesa deverá agendar uma assembleia-geral nos próximos dias.
"Com base no valor atribuído aos activos da PT, prevê-se que em troca de cada acção da PT detida os accionistas recebam um número de acções da CorpCo correspondente ao contravalor em reais equivalente a 1,9979 euros, emitidas ao mesmo preço por acção do aumento de capital da Oi, a que acrescerão 0,6330 acções da CorpCo", lê-se num comunicado hoje publicado no site do regulador português.
As novidades não foram bem recebidas no mercado: as acções da PT afundam mais de 4% numa altura em que o índice PSI 20 desce 1,36%.
Será está notícia boa ou má?
Cumprimentos
- Registado: 29/4/2011 13:01
Marco Martins Escreveu:Acho que isso será pouco relevante... a PT tem 20% da OI mas a OI tem 10% da PT o que quer dizer que se a PT valoriza, a OI também valorizará.
A fusão já começou com a troca de participações, o que cria um "elo" entre elas...
Mas hoje a PT está em queda livre? Ontem a OI desceu?
A OI ( ADR ) ontem apanhou uma "paulada" de mais de 6 %, vai daí a PT ...!

John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
Acho que isso será pouco relevante... a PT tem 20% da OI mas a OI tem 10% da PT o que quer dizer que se a PT valoriza, a OI também valorizará.
A fusão já começou com a troca de participações, o que cria um "elo" entre elas...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google Adsense [Bot], latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 365 visitantes