CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
pepe7 Escreveu:Ai agora foi do atual....Não foi essa a resposta que me deu hoje sobre a dita ...
Convem ler antes de fazer comentarios.
O que comentei no teu post foi sobre a europa na sua generalidade.
E na europa a mortalidade na semana 19/20 passou para niveis normais e, portanto, o Andre Dias estava correto na analise que fez muito antes dessa altura. Naturalmente que ha sempre excepções, mas nao passam disso mesmo, excepções, porque genericamente estava correta a analise dele.
O que comentei no post do Marco Antonio é sobre a Suecia.
- Registado: 19/12/2002 2:50
Qualnhick Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick Escreveu:Na Suecia esta praticamente a niveis normais.
Eu não sei para onde tu estás a olhar, mas no Euromomo temos isto:
Ou seja, z-score de 9.27 e 6.59 respectivamente para as semanas 19 e 20.
Estes dados são também corroborados pelo Folkhalsomyndigheten, que mostra valores ainda bem acima do esperado nestas semanas.
Estavas a falar de actualmente.
Nessas semanas na Suécia ja estava claramente em queda, basta ver o grafico.
Seja como for estas a tentar arranjar um exemplo quando ele genericamente estava correto.
Nas semanas 19/20 na europa a pandemia tornou-se irrelevante.
Ai agora foi do atual....Não foi essa a resposta que me deu hoje sobre a dita semana 19....
Qualnhick Escreveu:pepe7 Escreveu:Qualnhick Escreveu:A pandemia chega e parte, com confinamento e sem confinamento.
Veremos se, como foi explicado no video, na semana 19 nao estaremos livres desta pandemia. Na altura os politicos vao dizer que foi graças às medidas tomadas por eles ... vamos aguardar.
viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1542842#p1542827
A semana 19/20 era relativa à Europa.
E basta ver os graficos para verificar que a partir dessa altura a pandemia na Europa tornou-se residual.
viewtopic.php?f=3&t=90128&start=5950#p1563074
Qualnhick Escreveu:pepe7 Escreveu:Na verdade é de facto curioso, comparar a gripe em Portugal de 2017 (isto é, logo o ano com mais letalidade dos últimos anos), e comparação com a Suécia deste ano. Tem é que comparar ambos os Países este ano, isso sim, face à atual Pandemia. E olhar com olhos de ver só o gráfico de mortalidade da Suécia nos últimos anos! E tirar as devidas conclusões!
Não queres comparar com o surto de gripe de 2017, compara com o surto de gripe de 2015 em Portugal, vai dar o mesmo.
O excesso de mortalidade que a Suecia passou com esta pandemia é semelhante ao excesso de mortalidade que portugal teve com a gripe em 2017 e 2015. Isto é para se ter a noção da "gravidade" da situação.
Nas gripes de 2015 e 2017 em Portugal nenhuma medida especifica de confinamento foi tomado, agora na Suecia as medidas restritivas foram poucas.
Se achas que um surto que tem uma mortalidade semelhante ao da gripe 2015/2017 merece as medidas todas que Portugal tomou, espero que quando vier o virus da gripe em Dezembro/Janeiro de todos os anos defendas tambem o confinamento geral, parar-se a economia, uso geral de mascara, etc etc etc
Agora vem comparar com 2015 de Portugal...é o que convém...
Tem é que comparar a gráfico que colocou da Suécia e o que aconteceu durante esses anos, que inclui este ano de Pandemia! Isso sim!
Ou então em relação a Portugal, mas o ano de 2020! 3 vezes mais de mortalidade! Ainda há duvidas....é transparente com a água...
viewtopic.php?f=3&t=90128&start=5950#p1563074
E falta falar do fracasso quanto à imunidade de grupo....
Qualnhick Escreveu:Estavas a falar de actualmente.
Treta, o erro é teu e ainda mo tentas impingir. Estava a falar da semana 19 e 20 em resposta directa ao teu post, que citei, e que está indicado claramente no meu post com a referência "nessa altura".
Qualnhick Escreveu:Nas semanas 19/20 na europa a pandemia tornou-se irrelevante.
É irrelevante onde é. Por exemplo, no Reino Unido ou na Suécia (curioso, quem tomou medidas mais soft/tardias) ainda está bem acima do normal nessa altura. Isso de olhar para a média europeia para diluir tudo é exercícios à andré dias....
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick Escreveu:Na Suecia esta praticamente a niveis normais.
Estes dados são também corroborados pelo Folkhalsomyndigheten, que mostra valores ainda bem acima do esperado nestas semanas.
Estavas a falar de actualmente.
Nessas semanas na Suécia ja estava claramente em queda, basta ver o grafico.
Seja como for estas a tentar arranjar um exemplo quando ele genericamente estava correto.
Nas semanas 19/20 na europa a pandemia tornou-se irrelevante.
Qualnhick Escreveu:Na Suecia esta praticamente a niveis normais.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
miguellene Escreveu:Só volto a repetir que o que sempre disse é que as respostas à pandemia deveria ter sido diferenciada em função das idades e vulnerabilidades. Eu nunca me colei à solução sueca, mas também digo que é a única solução haver imunidade de grupo. E a única defesa que fiz da implementação sueca foi no sentido de não acreditar que a economia deles tenha entrado em recessão maior ou tão grande como a nossa.
Hoje ainda só temos estimativas da queda do PIB; aguardemos pelas contas finais.
Pois o que tu defendes é algo que não existe, algo que na prática é impossível. Tudo indica que fizeram isso que estás a dizer, incluindo os paíeses onde as coisas correram pior... mas na prática é impossível conseguir proteger todos os mais vulneráveis, quanto mais se descontrolou a pandemia mais difícil foi fazer essa proteção...
Eu não vou comparar a nossa economia com a Sueca, acho que faz mais sentido compará-la com a variação que Noruega, Finlândia e Dinamarca tiverem! Veremos como evolui, se vier a ter resultados muito melhores que os outros nórdicos terei poucas dúvidas em dizer que a solução Sueca foi melhor para a economia... assim como, se tiverem óbitos comparáveis direi que tinham razão! Infelizmente tudo aponta para que não se verifiquem melhores resultados económicos e em óbitos é melhor nem falar disso...
miguellene Escreveu:Eu em vez de ter investido muitos muitos milhões em lay offs e a desligar a economia, eu teria adotado uma estratégia em que lares e vulneráveis fossem ativamente protegidos.
Podem dizer que sou utópico e que não funcionaria porque não se conseguem proteger as pessoas. O que eu diria é que o que pode ser utópico é gastar milhões em proteger pessoas (envolve criar os meios para os continuas a apoiar); parece ser muito mais fazível fechar tudo e depois ficar com uma fatura de valor "incalculável" para pagar.
Em teoria é simples, mas porque será que nenhum país, onde a pandemia mais se descontrolou, conseguiu proteger convenientemente os mais vulneráveis?! E estamos a falar de países do G8, ou seja, dos mais desenvolvidos do mundo!
miguellene Escreveu:ps: se por vulneráveis entendes os alunos vítimas de maus tratos, então desculpa. Mas toda a gente tem-se referido aos vulneráveis como aqueles que podem sofrer com covid devido a terem outras patologias. Por isso estás não só a exigir que leia o teu texto, como arranje novos sentidos para as palavras que empregas...
É só colocares no contexto, se estamos de falar de alunos e das suas aprendizagens, dizer que os mais vulneráveis vão ser sempre prejudicados estarei a referir-me a quem?! De qualquer forma já tinhamos falado disto, umas 100 páginas atrás, já nessa altura referi o mesmo...
Editado pela última vez por artista_ em 15/6/2020 20:32, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick Escreveu:Isso é mesmo uma teoria rebuscada ... os paises tomaram medidas diferentes, quer em quantidade quer no tempo, algumas apos o video dele, e no entanto na semana 19/20 a pandemia tornou-se irrelevante.
É irrelevante onde é. Por exemplo, no Reino Unido ou na Suécia (curioso, quem tomou medidas mais soft/tardias) ainda está bem acima do normal nessa altura. Isso de olhar para a média europeia para diluir tudo é exercícios à andré dias....
Na Suecia esta praticamente a niveis normais.
Qualnhick Escreveu:Isso é mesmo uma teoria rebuscada ... os paises tomaram medidas diferentes, quer em quantidade quer no tempo, algumas apos o video dele, e no entanto na semana 19/20 a pandemia tornou-se irrelevante.
MarcoAntonio Escreveu:Qualnhick Escreveu:É um sortudo o Andre Dias ... ou tem uma bola de cristal ...
Eu suspeito que o andré dias sabia que as medidas iam ter impacto (como sabe perfeitamente onde está o erro em metade do que diz).
Isso é mesmo uma teoria rebuscada ... os paises tomaram medidas diferentes, quer em quantidade quer no tempo, algumas apos o video dele, e no entanto na semana 19/20 a pandemia tornou-se irrelevante.
Qualnhick Escreveu:É um sortudo o Andre Dias ... ou tem uma bola de cristal ...
Eu suspeito que o andré dias sabia que as medidas iam ter impacto (como sabe perfeitamente onde está o erro em metade do que diz).
MarcoAntonio Escreveu:Aconteceu por causa das medidas, é o que está a dizer a generalidade dos investigadores (não os pseudo-peritos da web, mas os que estão a publicar).
É um sortudo o Andre Dias ... ou tem uma bola de cristal ...
Aconteceu por causa das medidas, é o que está a dizer a generalidade dos investigadores (não os pseudo-peritos da web, mas os que estão a publicar).
pepe7 Escreveu:Na Europa os números baixaram, mas é preciso relembrar que é fruto das medidas de confinamento aplicadas nos meses de março e abril, logo não podemos concluir que por si só a semana 19 resolvia o problema...isso é uma falsa ilusão. Tb é preciso perceber que em diversos sectores
Semanas antes da pandemia baixar drasticamente eu disse que isso ia acontecer na semana 19, por motivos climaticos, e que os politicos iam dizer que isso aconteceria por causa das medidas tomadas.
Nas semanas 19/20 baixou brutalmente.
E agora vens-me refutar dizendo exactamente que isso aconteceu por causa das medidas politicas tomadas ... enfim ... não tenho mais nada a dizer.
Sim, sim, já disse isso uma série de vezes. Não creio que todo o diferencial seja COVID, pelo contrário, estou convencido que há óbitos indirectos adicionais também (e que no fundo são também uma consequência indirecta da pandemia). Que se a pandemia fosse mais descontrolada, os óbitos indirectos não iam baixar, iam subir (sistema de saúde em colapso -> mais óbitos indirectos também).
Mas como digo, discutir Portugal é discutir um caso relativamente bom, em que as coisas (felizmente) correram relativamente bem.
Mas como digo, discutir Portugal é discutir um caso relativamente bom, em que as coisas (felizmente) correram relativamente bem.
MarcoAntonio Escreveu:Como é óbvio, a curva do covid não representa todo o Covid. Até porque a subida começa primeiro que os casos confirmados (o que acontece na generalidade dos países). Especialmente no ínicio, em que os testes eram poucos (e certamente não foram realizados retroactivamente a todos os casos suspeitos, especialmente aqueles que morreram fora de ambiente hospitalar) houve uma boa dose de covid que não entrou como covid.
Certo, e isso representará uma parte( falta saber quanto), não todo o diferencial.
Como é óbvio, a curva do covid não representa todo o Covid. Até porque a subida começa primeiro que os casos confirmados (o que acontece na generalidade dos países). Especialmente no ínicio, em que os testes eram poucos (e certamente não foram realizados retroactivamente a todos os casos suspeitos, especialmente aqueles que morreram fora de ambiente hospitalar) houve uma boa dose de covid que não entrou como covid.
Dito isto, o impacto em Portugal foi bastante moderado. Em parte justificar-se-á pelas medidas. Se justificam tudo ou se houve factores adicionais a contribuir para isso no caso específico de Portugal (e outros) ainda está por apurar.
Dito isto, o impacto em Portugal foi bastante moderado. Em parte justificar-se-á pelas medidas. Se justificam tudo ou se houve factores adicionais a contribuir para isso no caso específico de Portugal (e outros) ainda está por apurar.
pepe7 Escreveu:Na verdade é de facto curioso, comparar a gripe em Portugal de 2017 (isto é, logo o ano com mais letalidade dos últimos anos), e comparação com a Suécia deste ano. Tem é que comparar ambos os Países este ano, isso sim, face à atual Pandemia. E olhar com olhos de ver só o gráfico de mortalidade da Suécia nos últimos anos! E tirar as devidas conclusões!
Não queres comparar com o surto de gripe de 2017, compara com o surto de gripe de 2015 em Portugal, vai dar o mesmo.
O excesso de mortalidade que a Suecia passou com esta pandemia é semelhante ao excesso de mortalidade que portugal teve com a gripe em 2017 e 2015. Isto é para se ter a noção da "gravidade" da situação.
Nas gripes de 2015 e 2017 em Portugal nenhuma medida especifica de confinamento foi tomado, agora na Suecia as medidas restritivas foram poucas.
Se achas que um surto que tem uma mortalidade semelhante ao da gripe 2015/2017 merece as medidas todas que Portugal tomou, espero que quando vier o virus da gripe em Dezembro/Janeiro de todos os anos defendas tambem o confinamento geral, parar-se a economia, uso geral de mascara, etc etc etc
pepe7 Escreveu:Gostei da expressão : "é uma pandemia é normal que haja" Sempre ignorou esta Pandemia, intitulando-a como um simples gripe, mas afinal já admite que é uma Pandemia que é normal (para já) ...Nunca é tarde para se admitir o que realmente estamos a passar...Uma Pandemia.
O excesso de mortalidade existe quase sempre em todas as epocas gripais, por exemplo, ou em picos de calor ou ...
pepe7 Escreveu:Não era qualquer "record"..."A Suécia está a seguir a política certa", etc :
E é isso mesmo.
Vai buscar os dados de mortalidade desde 2000 e compara com este ano, mas aproveita e ao menos retira o 29 de fevereiro nos anos bissextos ...
pepe7 Escreveu:"Nao tenho duvida que quando fizermos as contas finais os danos causados pelo lockdown excederao em muito as mortes poupadas"
Olha para Portugal:
Qualnhick Escreveu:Sobre a gravidade da pandemia na Suecia, veja-se o grafico de mortalidade.
Tão grave como o surto de gripe em Portugal em 2017 ... ou melhor, menos grave porque a mortalidade base no periodo da gripe de Portugal 2017 já é alta, logo o excesso de obitos verificados ainda é mais elevado.
Na verdade é de facto curioso, comparar a gripe em Portugal de 2017 (isto é, logo o ano com mais letalidade dos últimos anos), e comparação com a Suécia deste ano. Tem é que comparar ambos os Países este ano, isso sim, face à atual Pandemia. E olhar com olhos de ver só o gráfico de mortalidade da Suécia nos últimos anos! E tirar as devidas conclusões!
Qualnhick Escreveu:artista_ Escreveu:
Ou seja, comparas com o que dá jeito... porque não comparar com a mortalidade do próprio país? Há ou não excesso de mortos em relação ao espectável? Quanto á economia, olhar para o 1º trimestre não te parece pouco significativo?
Sobre o haver excesso de mortos, obviamente que ha, é uma pandemia é normal que haja. Nao me lembro é de em portugal em 2017 na epoca de gripe terem fechado empresas, pessoas, etc ...
Quanto à economia sao os dados reais que existem, para ja. Nao ha outros.
E ai sim, finalmente ("para já"), concluir que afinal como já foi demonstrado, a Suécia em relação a Portugal, tem uma mortalidade de 3 vezes mais.Espero que agora fique esclarecido.
Gostei da expressão : "é uma pandemia é normal que haja" Sempre ignorou esta Pandemia, intitulando-a como um simples gripe, mas afinal já admite que é uma Pandemia que é normal (para já) ...Nunca é tarde para se admitir o que realmente estamos a passar...Uma Pandemia.
Não era qualquer "record"..."A Suécia está a seguir a política certa", etc :
Qualnhick Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Isso depende do teu conceito de "normal" ou "anormal". Tendo em conta que existe uma pandemia conhecida, que está correntemente a afectar o país, os óbitos record que estão a ocorrer na Suécia são "normais".
Não estão a ocorrer obitos record na Suecia.
Desde o inicio do ano morreram menos pessoas este ano do que em anos anteriores.
viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1551209#p1551152
Qualnhick Escreveu:"O confinamento geral foi um enorme erro"
"O que precisamos de fazer uma próxima vez é nunca fechar as crianças nem as escolas"
"Reforçar o uso de máscaras, desinfectante de mãos e meios de pagamento sem contacto."
"A Suécia está a seguir a política certa" "O Reino Unido estava no caminho certo até lhe darem os números absurdos do Imperial College".
"Nao tenho duvida que quando fizermos as contas finais os danos causados pelo lockdown excederao em muito as mortes poupadas"
Entre outras considerações destaco estas.
Prémio Nobel de 2013 Michael Levitt
https://youtu.be/bl-sZdfLcEk
viewtopic.php?f=3&t=90128&p=1548692#p1548683
Apenas, faltou falar da imunidade de grupo na Suécia ...que salvo erro, tanto defendeu...
Apenas 7%...
https://globoplay.globo.com/v/8579488/
https://www.msn.com/pt-pt/video/sicnoti ... i-BB14q6XZ
Qualnhick Escreveu:pepe7 Escreveu:Qualnhick Escreveu:A pandemia chega e parte, com confinamento e sem confinamento.
Veremos se, como foi explicado no video, na semana 19 nao estaremos livres desta pandemia. Na altura os politicos vao dizer que foi graças às medidas tomadas por eles ... vamos aguardar.
A semana 19/20 era relativa à Europa.
E basta ver os gráficos para verificar que a partir dessa altura a pandemia na Europa tornou-se residual.
Na Europa os números baixaram, mas é preciso relembrar que é fruto das medidas de confinamento aplicadas nos meses de março e abril, logo não podemos concluir que por si só a semana 19 resolvia o problema...isso é uma falsa ilusão. Tb é preciso perceber que em diversos sectores das economias na Europa durante o mês de maio estiveram e ainda estão condicionados por medidas de restrição e prevenção, no fundo de confinamento/distanciamento social nunca visto para esta altura (em locais com grande afluência de pessoas, como centros comercias, tal como eventos desportivos(Ex. futebol sem público) , sociais e culturais, etc), que no fundo são locais de grandes risco, isto é, fortes probabilidades de contágio...
A nossa vida quotidiana atual não é comparável ao pré- covid 19.
Você é que disse "livres":
Qualnhick Escreveu:Qualnhick Escreveu:
A pandemia chega e parte, com confinamento e sem confinamento.
Temos o exemplo de Lisboa e Vale do Tejo, só agora estamos abrir outros sectores identificados como sendo de risco, em que o numero de infectados (casos confirmados), tem aumentado, está longe de estar resolvido pelos vistos e "livres" : https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... _Destaques
Felizmente, tb é verdade que o numero de mortes tem baixado, como já disse hoje estamos mais preparados e com conhecimento sobre o vírus, sem dúvida, que em março, com outras "armadas" para combater o mesmo, e isso hoje vale muito, algo que não tínhamos na altura e nem estávamos preparados.
Olá Marta,
É isso mesmo. A falta de "cabedal" para aguentar é que justifica a reabertura, mesmo sabendo-se das consequências.
Começa a haver transmissão comunitária, não só em Lisboa.
Não é fácil prever a direção dos mercados, mas é fácil prever o resto: não há 2ª vaga, há sim, a continuação da 1ª.
Não é por acaso que a Chéchia (antiga Rep. Checa) coloca Suécia e Portugal na lista "vermelha" de países cujos cidadãos têm restrições de acesso ao país.
O que eles não entendem é que isso trará custos maiores do que a resolução inicial do problema.
No fundo, temos uma "gripe mal curada".
Não haja dúvidas de que a falta de recursos está por detrás desta fuga para a frente...
Xau
dj
É isso mesmo. A falta de "cabedal" para aguentar é que justifica a reabertura, mesmo sabendo-se das consequências.
Começa a haver transmissão comunitária, não só em Lisboa.
Não é fácil prever a direção dos mercados, mas é fácil prever o resto: não há 2ª vaga, há sim, a continuação da 1ª.
Não é por acaso que a Chéchia (antiga Rep. Checa) coloca Suécia e Portugal na lista "vermelha" de países cujos cidadãos têm restrições de acesso ao país.
O que eles não entendem é que isso trará custos maiores do que a resolução inicial do problema.
No fundo, temos uma "gripe mal curada".
Não haja dúvidas de que a falta de recursos está por detrás desta fuga para a frente...
Xau
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Qualnhick Escreveu:Sobre o haver excesso de mortos, obviamente que ha, é uma pandemia é normal que haja. Nao me lembro é de em portugal em 2017 na epoca de gripe terem fechado empresas, pessoas, etc ...
Eu diria que não te lembras disso porque o que motivou esse excesso de mortalidade foram aspetos que não seriam mitigados com a aplicação deste tipo de medidas... já um virus novo, que provoca os danos que todos vimos em muitos países, para o qual não há qualquer tipo de vacina ou tratamento... mas isso sou eu que devo ver coisas que mais ninguém vê... espera, afinal não, os maiores especialistas mundiais da área é que pensam assim, eu apenas estou a reproduzir a opinião deles, e não o contrário!
Qualnhick Escreveu:Quanto à economia sao os dados reais que existem, para ja. Nao ha outros.
Claro, enquanto der jeito apresentas esses dados, quando deixar de dar jeito, vais buscar os dados da economia de Andorra para justiifcar a tua opinião!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
yggy Escreveu:Situação da Suécia:
+2500 mortes ( até Maio) a mais do que o pior ano de sempre desde 2015:
E um ponto relevante que o Qualnick nunca admite, é que existem anos em que o surto da gripe é menos virulento e por consequência leva a uma baixa taxa de mortalidade.
2020 , não só na Suécia mas na maior parte dos países da Europa a taxa de mortalidade era inferior ao normal no início do ano, o que traz este excesso de mortalidade ainda mais relevante.
Não debate ele, são as valas comuns a perder de vista no Brasil, o Perú ter declarado bem essencial o O2, nos EUA já terem morrido mais pessoas em 4 meses que na totalidade da guerra do Vietname e da Coreia...
Isso ele não debate nem a possibilidade cada vez mais real que haverá mais que uma vaga , o que no caso de acontecer ainda tornará mais mortífera esta pandemia
Sérgio
- Registado: 8/11/2011 23:24
Entretanto a china novamente com 18 cidades fechadas, com crianças novamente fora das escolas, etc, etc.
Quanto a nós, acho difícil que tenhamos arcaboiço financeiro para poder/conseguir voltar a encerrar o país se a questão de Lisboa se começar a descontrolar. Assusta-me imenso também a facilidade com que se alargam as moratórias atrasando e aumentando o tamanho dos estoiros que iremos ter. Ao invés das empresas falirem deixando um buraco, vão falir na mesma deixando uma cratera e levando atrás muito mais gente, bancos e outras empresas.
Quanto a nós, acho difícil que tenhamos arcaboiço financeiro para poder/conseguir voltar a encerrar o país se a questão de Lisboa se começar a descontrolar. Assusta-me imenso também a facilidade com que se alargam as moratórias atrasando e aumentando o tamanho dos estoiros que iremos ter. Ao invés das empresas falirem deixando um buraco, vão falir na mesma deixando uma cratera e levando atrás muito mais gente, bancos e outras empresas.
artista_ Escreveu:
Ou seja, comparas com o que dá jeito... porque não comparar com a mortalidade do próprio país? Há ou não excesso de mortos em relação ao espectável? Quanto á economia, olhar para o 1º trimestre não te parece pouco significativo?
Sobre o haver excesso de mortos, obviamente que ha, é uma pandemia é normal que haja. Nao me lembro é de em portugal em 2017 na epoca de gripe terem fechado empresas, pessoas, etc ...
Quanto à economia sao os dados reais que existem, para ja. Nao ha outros.
Quem está ligado: