Sonae sgps...
sonae
Meu Caro Rui: Eu acredito nos ciclos da Altri, mas é preciso que eles ocorram!
Tenho uma forma de estar na Bolsa que não é a mais correcta nem recomendável mas comigo tem dado certo no últimos 2 anos. Tenho uma carteira de acções muito pouco diversificada e ando sempre com uma ou duas acções diferentes em carteira.
A escolha recai sobre companhias que eu penso serem sólidas e terem um preço que me permita ter imensas em carteira (lá para os 6 digitos)e com uma AT que tenha bom aspecto. A Altri já não me permite ter um número de acções nos 6 digitos mas se pula, ainda vale a pena o investimento.
Por outro lado ,para mim, vender uma quantidade de Altris de repente, faz baixar a cotação, o que não acontece com a sonae.
Assim, ao sair totalmente da sonae sgps a 1,43, entrei em força toda na Altri a uma média de 3,42, vendi a uma média de 3,84 e reentrei a 3,87 (burro!)
Agora é esperar. Vamos lá a ver se ainda consigo apanhar as sonaes antes delas começarem a subir de novo...
Abraço
Clinico
Tenho uma forma de estar na Bolsa que não é a mais correcta nem recomendável mas comigo tem dado certo no últimos 2 anos. Tenho uma carteira de acções muito pouco diversificada e ando sempre com uma ou duas acções diferentes em carteira.
A escolha recai sobre companhias que eu penso serem sólidas e terem um preço que me permita ter imensas em carteira (lá para os 6 digitos)e com uma AT que tenha bom aspecto. A Altri já não me permite ter um número de acções nos 6 digitos mas se pula, ainda vale a pena o investimento.
Por outro lado ,para mim, vender uma quantidade de Altris de repente, faz baixar a cotação, o que não acontece com a sonae.
Assim, ao sair totalmente da sonae sgps a 1,43, entrei em força toda na Altri a uma média de 3,42, vendi a uma média de 3,84 e reentrei a 3,87 (burro!)
Agora é esperar. Vamos lá a ver se ainda consigo apanhar as sonaes antes delas começarem a subir de novo...

Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
sonae sgps
Ora,Ilustre Obalela, que seria de mim e o meu "bom senso" sem os vossos gráficos e comentários?
Quanto ás taxas, que mais nos podem fazer? A mim aumentaram-me os anos de trabalho para 40 anos para reforma completa, acabaram com as carreiras médicas, tiraram-me as horas extraordinárias e querem objectivos ao fim do ano! Como é que eu não hei-de vir para aqui ganhar a vida???
Vejo, pelo que demonstra, e como dizem os "Amaricanos", I knew it was coming...Afinal a discrepancia negativa é bem mais antiga...
Sendo um pouco egoista, e lendo o comentário do Lazarus, era bom que a Altri tivesse o seu disparo ao fim das 15 a 20 sessões a consolidar enquanto a sonae vai corrigindo... e apanhar as sonaes de novo cá em baixo!!
Mas tambem nunca mais acerto no Euromilhões...
Abraço grande
Clinico
Quanto ás taxas, que mais nos podem fazer? A mim aumentaram-me os anos de trabalho para 40 anos para reforma completa, acabaram com as carreiras médicas, tiraram-me as horas extraordinárias e querem objectivos ao fim do ano! Como é que eu não hei-de vir para aqui ganhar a vida???

Vejo, pelo que demonstra, e como dizem os "Amaricanos", I knew it was coming...Afinal a discrepancia negativa é bem mais antiga...
Sendo um pouco egoista, e lendo o comentário do Lazarus, era bom que a Altri tivesse o seu disparo ao fim das 15 a 20 sessões a consolidar enquanto a sonae vai corrigindo... e apanhar as sonaes de novo cá em baixo!!
Mas tambem nunca mais acerto no Euromilhões...
Abraço grande
Clinico
Clínico,
Então não acreditou nos ciclos de 15 ou 30 dias da Altri?!?! Porque lá continua? Não me diga que já estava à espera desta correcção na SON
?
Tal como a associação Freudiana que formou neste fórum (e que referiu no tópico do JAS), também eu formei uma: entre si (a sua sensatez e análise clara) e a SON. Continue atento à SON que faz cá falta
.
Cumps
Então não acreditou nos ciclos de 15 ou 30 dias da Altri?!?! Porque lá continua? Não me diga que já estava à espera desta correcção na SON

Tal como a associação Freudiana que formou neste fórum (e que referiu no tópico do JAS), também eu formei uma: entre si (a sua sensatez e análise clara) e a SON. Continue atento à SON que faz cá falta

Cumps
- Registado: 10/3/2004 17:35
olhando para as MM e para os indicadores basicos de AT (RSI, MACD e Oscilador Estocastico) diria que esta correcção deverá ir ate perto dos 1.40.
A minha opinião basei-se no facto o MACD ter dado sinal de venda, o Oscilador estocastico não ter seguido a LTa que vinha seguindo e se traduzia em se manter em valores altos por longo periodos e, finalmente, o RSI afasta-se dos 70!
Por outro lado, a cotação negoceia acima da MM20 que que teve vários toques durante esta subida e fez reagir a cotação.
No entanto, dado os restantes indicadores de AT penso ser mais provavel vir aos 1,40, anterior resistencia e por onde passa a MM50.
Numa perspectiva de trade de alto risco, pode considerar-se uma entrada a estes niveis, à espera da reacção da cotação à MM20 com um stop loss apertado.
(n tenho sonae)
A minha opinião basei-se no facto o MACD ter dado sinal de venda, o Oscilador estocastico não ter seguido a LTa que vinha seguindo e se traduzia em se manter em valores altos por longo periodos e, finalmente, o RSI afasta-se dos 70!
Por outro lado, a cotação negoceia acima da MM20 que que teve vários toques durante esta subida e fez reagir a cotação.
No entanto, dado os restantes indicadores de AT penso ser mais provavel vir aos 1,40, anterior resistencia e por onde passa a MM50.
Numa perspectiva de trade de alto risco, pode considerar-se uma entrada a estes niveis, à espera da reacção da cotação à MM20 com um stop loss apertado.
(n tenho sonae)
- Anexos
-
- sonae.JPG (60.16 KiB) Visualizado 2868 vezes
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
Re: sonae sgps
Clinico Escreveu:Não houve discrepancia negativa entre o histograma da sonae e a sua trajectoria ascendente?
Ah! Finalmente a sensatez do nosso Clínico.

(Com um profissional da saúde assim quem é que precisa de taxas de internamento?)
Ó ilustre Clínico, não houve...
Há discrepância no histograma e desde Agosto.
Para aqueles que estão dentro, que o patamar dos 1,46, que já está fora do canal amarelo, o que até nem é mau de todo, resista...
Para os outros, tipo eu, se ela viesse um pouco mais abaixo...

Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...
http://www.emorbita.net
sonae sgps
Ilustres Amigos: Apesar de agora não ter sonaes ( estou com Altris a 3,87
) continuo a seguir este título com atenção.
Talvez, em vez de olharmos para o título num horizonte de alguns dias, a visão se tornasse mais clara se o olharmos com um horizonte de alguns meses:
Se estivermos num horizonte de curtissimo ou curto prazo, é só seguir o que diz o Artista (olhe que vai fazer falta, não se afaste como disse...)
Se olharmos mais longe, então apenas lembro que correcções de 7 tics ocorreram com frequencia na trajectória ascendente da sonae, não sendo nada de novo o que está a ocorrer agora. Não houve discrepancia negativa entre o histograma da sonae e a sua trajectoria ascendente? (não tenho agora aqui os gráficos). Não estavamos todos a dizer, há que tempos, que a acção estava esticada? Pois aqui vem o alívio! Alivio saudável.
Ora é muito dificil sair duma acção quando está bem em cima e entrar quando ela está bem abaixo. A frustração instala-se levando-nos a perguntar ao próximo quando é que isto pára de cair! Tomara a nós todos ter respostas destas...ou não estaria eu entalado na Altri
!!!
Reforço o que disse o Artista : estabelecer um plano ! E a capacidade de cumprir esse plano, apenas revela uma maturidade do investidor em relação á bolsa.
Eu continuo a estar muito otimista em relação á sonae sgps no médio/longo prazo. Vejam só os resultados belíssimos da Modelo e deixem o mercado trabalhar...
Um abraço grande
Clinico

Talvez, em vez de olharmos para o título num horizonte de alguns dias, a visão se tornasse mais clara se o olharmos com um horizonte de alguns meses:
Se estivermos num horizonte de curtissimo ou curto prazo, é só seguir o que diz o Artista (olhe que vai fazer falta, não se afaste como disse...)
Se olharmos mais longe, então apenas lembro que correcções de 7 tics ocorreram com frequencia na trajectória ascendente da sonae, não sendo nada de novo o que está a ocorrer agora. Não houve discrepancia negativa entre o histograma da sonae e a sua trajectoria ascendente? (não tenho agora aqui os gráficos). Não estavamos todos a dizer, há que tempos, que a acção estava esticada? Pois aqui vem o alívio! Alivio saudável.
Ora é muito dificil sair duma acção quando está bem em cima e entrar quando ela está bem abaixo. A frustração instala-se levando-nos a perguntar ao próximo quando é que isto pára de cair! Tomara a nós todos ter respostas destas...ou não estaria eu entalado na Altri

Reforço o que disse o Artista : estabelecer um plano ! E a capacidade de cumprir esse plano, apenas revela uma maturidade do investidor em relação á bolsa.
Eu continuo a estar muito otimista em relação á sonae sgps no médio/longo prazo. Vejam só os resultados belíssimos da Modelo e deixem o mercado trabalhar...
Um abraço grande
Clinico
Há por ai alguem que ponha um grafico actualizado da sonae sgps
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Nyk Escreveu:Será que a descida da sonae fica por aqui? Teremos o 1,45/1,46 como suporte? Não sei o que se passa com a sonae, as notícias que estão a sair até são boas e o titulo está a cair!!!![]()
Com o chegar dos resultados a tendência deveria ser para subir e não descer!!!
Nyk, mais importante do que saber se vai cair ou subir, isso ninguém to poderá dizer com bom grau de probabilidade de acerto, deverás saber até onde estás disposto a ficar dentro com a cotação a cair...
Parece-me querer abandonar a tendência anterior e nesse caso torna-se mais difícil tentar perceber o que vai fazer a seguir... eu não gosto de investir por feeling e nestes casos saio! Ainda assim manteve-se acima dos 1,46 e talvez aguentasse enquanto este nível não for quebrado! O que jamais faço (já fiz e aprendi a lição) é andar à procura de novos suportes à medida que o título vai caindo, por isso acho que deves estabelecer um stop...
A não ser que estejas na Sonae a médio/longo prazo, nesse caso continua tecnicamente com tendência de alta...
Bons negócios
Será que a descida da sonae fica por aqui? Teremos o 1,45/1,46 como suporte? Não sei o que se passa com a sonae, as notícias que estão a sair até são boas e o titulo está a cair!!!

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
As movimentações do título de hoje corroboram um pouco esta teoria.
Por volta das 15.h00m, houve uma série de ordens de elevados montantes a 1,46.
A seguir, a cotação pareceu começar a responder em alta. Acho é que era um investidor a querer entrar, em vez de querer sair....
E quis fazê-lo a um preço baixo.
Penso eu de que......
Por volta das 15.h00m, houve uma série de ordens de elevados montantes a 1,46.
A seguir, a cotação pareceu começar a responder em alta. Acho é que era um investidor a querer entrar, em vez de querer sair....
E quis fazê-lo a um preço baixo.
Penso eu de que......
Li isto no Diario Economico sobre a queda da Sonae-SGPS e faz sentido.
"A Sonae SGPS recua 1,35% para os 1,46 euros.
Esta queda acentuada é consequência de um volume relativamente fraco, poderá haver algum investidor a querer sair do título e sem volume para acomodar essa saída dá-se esta forte queda", afirmou um dealer"
"A Sonae SGPS recua 1,35% para os 1,46 euros.
Esta queda acentuada é consequência de um volume relativamente fraco, poderá haver algum investidor a querer sair do título e sem volume para acomodar essa saída dá-se esta forte queda", afirmou um dealer"
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Ora veja-se:
"BPI considera “impressionantes” resultados da Modelo Continente"
A Modelo Continente anunciou na passada sexta-feira que os seus lucros ascenderam aos 89 milhões de euros nos primeiros nove meses, enquanto que o EBITDA subiu para 158 milhões. Os analistas do BPI consideram estes resultados da empresa do Grupo Sonae de "impressionantes".
"BPI considera “impressionantes” resultados da Modelo Continente"
A Modelo Continente anunciou na passada sexta-feira que os seus lucros ascenderam aos 89 milhões de euros nos primeiros nove meses, enquanto que o EBITDA subiu para 158 milhões. Os analistas do BPI consideram estes resultados da empresa do Grupo Sonae de "impressionantes".
Broker_Invest Escreveu:bem...já bateu nos 1,45€ não sei onde isto vai parar?
Há pouco, aquando do desejo expresso pelo meu amigo da SONAE atingir os 1,50, estive quase para afirmar que a fé e a esperança eram excelentes caracterísitcas das religiões...
Parece-me que falta ao meu amigo um plano fiável de investimento, devem fixar-se objectivos de mais valias, mas tambem se devem fixar objectivos de menos valias!
O ser humano é claramente dominado por emoções (ganância e medo), por isso nada mais importante do que ter um plano B como referiu, e muito bem, o ilustre artista.

Broker_Invest Escreveu:Acho que ela está a ter uma pequena correção, e que vai fechar a sessão a subir, é uma optima oportunidade de entrar no título.
Vejo boas e futuras notícas para SONAE.
Broker_Invest:
Temos 3 relatos de futebol da tua parte seguidos...
Já desde os 1,49 que dizes/dizem que é uma boa oportunidade para entrar. Será que quando chegar aos 1,42 vão dizer novamente a mesma coisa ?

- Registado: 25/10/2006 20:40
Modelo Continente diz lucro Jan-Set06 em 91 ME vs 65 ME homólogo
06/11/2006
LISBOA, 6 Nov (Reuters) - A Modelo Continente , braço da Sonae para o retalho, registou um lucro líquido de 91 milhões de euros (ME) nos primeiros nove meses do ano contra 65 ME em igual período de 2005, anunciou a empresa.
A maior retalhista nacional adianta que o volume de negócios desceu para 2.197 ME de 2.831 ME enquanto o EBITDA caiu para 158 ME de 191 ME.
Em termos de resultados comparáveis, excluindo a operação no Brasil entretanto alienada, o volume de negócios subiu para 2.197 ME de 1.934 ME e o EBITDA melhorou para 158 ME de 137 ME.
06/11/2006
LISBOA, 6 Nov (Reuters) - A Modelo Continente , braço da Sonae para o retalho, registou um lucro líquido de 91 milhões de euros (ME) nos primeiros nove meses do ano contra 65 ME em igual período de 2005, anunciou a empresa.
A maior retalhista nacional adianta que o volume de negócios desceu para 2.197 ME de 2.831 ME enquanto o EBITDA caiu para 158 ME de 191 ME.
Em termos de resultados comparáveis, excluindo a operação no Brasil entretanto alienada, o volume de negócios subiu para 2.197 ME de 1.934 ME e o EBITDA melhorou para 158 ME de 137 ME.
The Doctor Escreveu:mas que suporte falas? do 1,46?
Eu falo da LT de suporte a amarelo no gráfico do Obalela, embora este tipo de LT's inclinadas sejam muitas vezes um bocado difíceis de definir com exactidão... eu diria que os 1,46 são importantes!
The Doctor Escreveu:Não poderá acontecer cruzá-lo em baixa (apenas corrigindo) e voltar a subir de forma gradual agora já dentro do canal vermelho? ou voltar novamente ao amarelo (como sucudeu nos 1,43)
Pode perfeitamente, a AT dá pistas e sugere hipoteses, a estratégia e a forma como se negoceia cada um define a sua... neste caso eu sairia se quebrasse os 1,46 em baixa, quem investe a médio ou longo prazo terá com toda a certeza outro tipo de visão... Eu sairia porque tenho seguido o este movimento, esta tendência, se ela for quebrada eu estarei a negociar "no escuro", ou seja, estou a negociar numa hipotética tendência, ou movimento, que se poderá vir a formar, prefiro aguardar e entrar quando há indicações mais seguras da nova tendência que se venha a formar...
The Doctor Escreveu:Tenho quase certeza que quando sairem os resultados (dia 9 penso) a cotação não sofrerá grande evolução, pois já toda a gente espera que sejam positivos, mas também não vejo motivos para o papel perder força...
Pois, os resultados não me interessam, quem usa AT acredita que tudo está incorporado nos gráficos portanto os resultados já lá estão, pelo menos parcialmente...
The Doctor Escreveu:Para mim trata-se apenas de uma correcção (saudável, mesmo que mais acentuada), mas depois voltará ao ritmo que mais nos habituou... é apenas uma opinião, e também uma esperança uma vez que tenho uma posição longa, e não queria ter de a fechar agora.
Independentemente do que acha, que no seu caso são mais espectativas, deve estabelecer uma estratégia, caso a acção comece a cair, apartir de onde deixa de achar que é apenas uma correcção?
Apesar de não ter Sonae estou bastante optimista em relação a este título, até ver no curto mas também a médio e longo prazo, mas jamais entro num título com certezas e sem um plano "B". Já reparou que basta enganar-me uma vez em 50 trades para ficar agarrado a um título nos próximos 2, 3, 5 ou mesmo 10 anos se não tiver esse tal plano B?!!
bons negócios
mas que suporte falas? do 1,46?
Não poderá acontecer cruzá-lo em baixa (apenas corrigindo) e voltar a subir de forma gradual agora já dentro do canal vermelho? ou voltar novamente ao amarelo (como sucudeu nos 1,43)
Tenho quase certeza que quando sairem os resultados (dia 9 penso) a cotação não sofrerá grande evolução, pois já toda a gente espera que sejam positivos, mas também não vejo motivos para o papel perder força...
Para mim trata-se apenas de uma correcção (saudável, mesmo que mais acentuada), mas depois voltará ao ritmo que mais nos habituou... é apenas uma opinião, e também uma esperança uma vez que tenho uma posição longa, e não queria ter de a fechar agora.
abraço
Não poderá acontecer cruzá-lo em baixa (apenas corrigindo) e voltar a subir de forma gradual agora já dentro do canal vermelho? ou voltar novamente ao amarelo (como sucudeu nos 1,43)
Tenho quase certeza que quando sairem os resultados (dia 9 penso) a cotação não sofrerá grande evolução, pois já toda a gente espera que sejam positivos, mas também não vejo motivos para o papel perder força...
Para mim trata-se apenas de uma correcção (saudável, mesmo que mais acentuada), mas depois voltará ao ritmo que mais nos habituou... é apenas uma opinião, e também uma esperança uma vez que tenho uma posição longa, e não queria ter de a fechar agora.
abraço
No post do Wolfmen (um abraço) podemos ver que a tendência de alta acentuada se mantém intacta...
Só noto uma ligeira diferença nas últimas sessões, houve um aumento da volatilidade que poderá indicar uma de três coisas:
1- Foi apenas um período excepcional e a acção voltará ao seu ritmo mantendo sua tendência anterior(por feeling diria que é a hipótese com menores probabilidades de ocorrer)
2- A acção está a chegar a um ponto de exaustão das subidas e necessita de uma correcção mais forte devendo, nas próximas sessões, quebrar em baixa a tendência de forte alta que vem desde Agosto!
3- Já tinha falado nisto neste post, talvez esteja na página anterior, a acção poderá estar a preparar um movimento explosivo de alta mais forte que poderá surgir com alguma notícia importante para o título.
Se eu tivesse não venderia agora já que se encontra próxima da linha de suporte da tendência que falei, mas se quebrasse essa linha sairia imediactamente... de qualquer fora esta tendência de médio prazo parece estar a chegar ao fim poderá é ser resolvida em alta ainda mais forte ou em correcção em baixa!??
Bom fim de semana
PS: Não tenho Sonae...
Só noto uma ligeira diferença nas últimas sessões, houve um aumento da volatilidade que poderá indicar uma de três coisas:
1- Foi apenas um período excepcional e a acção voltará ao seu ritmo mantendo sua tendência anterior(por feeling diria que é a hipótese com menores probabilidades de ocorrer)
2- A acção está a chegar a um ponto de exaustão das subidas e necessita de uma correcção mais forte devendo, nas próximas sessões, quebrar em baixa a tendência de forte alta que vem desde Agosto!
3- Já tinha falado nisto neste post, talvez esteja na página anterior, a acção poderá estar a preparar um movimento explosivo de alta mais forte que poderá surgir com alguma notícia importante para o título.
Se eu tivesse não venderia agora já que se encontra próxima da linha de suporte da tendência que falei, mas se quebrasse essa linha sairia imediactamente... de qualquer fora esta tendência de médio prazo parece estar a chegar ao fim poderá é ser resolvida em alta ainda mais forte ou em correcção em baixa!??
Bom fim de semana
PS: Não tenho Sonae...
Ó pra ela outra vez...
Numa perspectiva positiva, e para quem tem andado a acompanhar os meus comentários, o patamar dos 1,46 está a fazer notar-se, a ver se resiste...
Numa perspectiva negativa, a SONAE parece estar a sair do canal amarelo, há demasiados indicadores que aconselham (aconselharam) a dar o fora, até o Parabolic SAR deu sinal de venda...
Isto é como quem diz, as dúvidas são muitas e como tal a aguardar fora...
Que é feito dos comentários e da sensatez do nosso ilustre Clínico?
Numa perspectiva positiva, e para quem tem andado a acompanhar os meus comentários, o patamar dos 1,46 está a fazer notar-se, a ver se resiste...
Numa perspectiva negativa, a SONAE parece estar a sair do canal amarelo, há demasiados indicadores que aconselham (aconselharam) a dar o fora, até o Parabolic SAR deu sinal de venda...
Isto é como quem diz, as dúvidas são muitas e como tal a aguardar fora...

Que é feito dos comentários e da sensatez do nosso ilustre Clínico?