Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 10/6/2017 12:52

Sobeoudesce Escreveu:E a República Popular da China terá alguma opinião??? :-#

A RPC faz como os restantes investidores e aceita as condições exigidas pelo governo, se governo determinar que as condições não foram corretas .

É senso comum que é um disparate chamarem a isto um mercado liberalizado, e existirem contrapartidas milionárias que os consumidores e as PME têm de pagar injustamente retirando competitividade.

Chineses queriam um investimento sem risco compravam obrigações ou acções na china , existem montes cotadas no mercado deles .

Queriam uma garantia, comprem uma torradeira , tem garantia de 2 anos.

EU não devo ser obrigado a pagar um valor brutal todos os meses de eletricidade para pagar dividendos milionários aos chineses .

Não sabia que o governo agora tinha que se subordinar ao interesse dos chineses e não do povo português que foi quem os elegeu.

Registado: 4/3/2008 9:17

por sobeoudesce » 10/6/2017 12:29

E a República Popular da China terá alguma opinião??? :-#

Registado: 29/11/2007 13:13

por Beruno » 10/6/2017 12:10

pronto, nao esquecer de que o risco politico tambem existe. la se vao os dividendos da minha edp. . . . .

Registado: 10/7/2013 21:39

por rollingsnowball » 10/6/2017 10:29

Opcard Escreveu:
Opcard Escreveu:Uma primeira página de jornal pode voltar a afundar a EDP.

Eram fundados os meus receios , felizmente hoje é sábado na próxima segunda já todos os esqueceram a 1° pagina do Expresso .

Esses 500M são actualizados ao presente ou são em juros (não tenho acesso à notícia)? É que se ainda for preciso atualizar ao presente ainda vai dar uns bons cobres...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.

Registado: 13/12/2008 12:42

por Opcard » 10/6/2017 9:19

[quote="Opcard"]
Uma primeira página de jornal pode voltar a afundar a EDP.

Eram fundados os meus receios , felizmente hoje é sábado na próxima segunda já todos os esqueceram a 1° pagina do Expresso .

Registado: 14/3/2009 0:19

por DIXIE2020 » 9/6/2017 10:25

Ontem no debate parlamentar ficou bastante claro em materia de apoios do PCP e Jeronimo de Sousa, o PS para obter o apoio do PCP para aprovação do próximo Orçamento de 2018 em Outubro, vai ter que aplicar uns cortes valentes nas compensações pagas a esta cotada e que representam 1/4 dos lucros desta companhia. :arrow:

Registado: 29/11/2007 10:53

por Opcard » 7/6/2017 8:41

5640533 Escreveu:Gostava de poder ouvir sobre este assunto o ex-secretário de estado da energia que foi corrido por Passos Coelho com a cunha de Mexia. Henrique Gomes.

Não é preciso falou o ministro que o tutelava .

No anterior Governo cortaram-se 3,5 mil milhões de euros de rendas de energia, revela o ex-ministro da Economia

"Portugal devia ir mais longe no corte das rendas da energia, mas também é preciso criar condições para que tal aconteça, seja através de contribuições, seja através de outros “mecanismos que possam reduzir as rendas desses sectores que foram protegidos durante demasiado tempo e que criaram lóbis fortíssimos, com ligação ao poder político, e que tiveram uma influência nefasta no nosso país”, aponta Álvaro Santos Pereira, ex-ministro da economia, em entrevista ao “Público” esta quarta-feira.

Para o social-democrata, pode cortar-se nas rendas de energia de muitas formas: “Pode ser nos CMEC [custos de manutenção do equilíbrio contratual], nas garantias de potência ou noutras formas.”

Segundo o ex-ministro da Economia, “no anterior Governo cortaram-se 3,5 mil milhões de euros de rendas de energia. Antes desse Governo ninguém tinha cortado um cêntimo. O lóbi da energia é um dos mais fortes que temos em Portugal”.

Quando saiu do Governo, Álvaro Santos Pereira diz ter escrito uma carta ao primeiro-ministro em que revelava que tinham sido identificados “mais 1500 milhões de euros de rendas da energia que era preciso cortar e eles aplicaram uma contribuição para o sector, para cortar exatamente grande parte dessas rendas”.

por 5640533 » 7/6/2017 0:30

Gostava de poder ouvir sobre este assunto o ex-secretário de estado da energia que foi corrido por Passos Coelho com a cunha de Mexia. Henrique Gomes.

Registado: 29/11/2007 1:36

por ricardmag » 6/6/2017 22:21

Percebo pouco ou nada desses assuntos, o que penso é que esta novela vem no tempo certo das eleições e vai servir para abrir caminho à diminuição das rendas pagas pelo estado. A ver vamos ...

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por NirSup » 6/6/2017 22:01

Caro ricardmag
Se o Mexia não explicou o que importava explicar, o José Gomes Ferreira veio baralhar ainda mais a questão. Explica ele que o importava esclarecer era e cito "valores transmitidos à ERSE, valores esses que segundo o denunciante estão inflacionados". Portanto, segundo ele o que está verdadeiramente em causa é a ilegalidade dos contratos (CMEC) por os mesmos estarem inquinados de ilegalidade por erro nos pressupostos.
Ora, estes contratos por não terem sido atempada e judicialmente impugnados firmaram-se na ordem jurídica como contratos definitivos, insusceptíveis de ser judicialmente impugnados.
Honra seja feita ao MP que não foi por aí. O Inquérito Penal em curso investiga suspeita de corrupção activa e passiva e participação económica em negócio no âmbito dos CMECS. Pelo que o que está verdadeiramente em causa e que o José Gomes Ferreira não abordou é saber se e quem pagou a quem para empolar os valores transmitidos à ERSE e que culminou na assinatura dos famigerados CMECs. Isto, sim, é matéria com dignidade penal e não o que refere o José Gomes Ferreira.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

Registado: 29/4/2014 15:34

por ricardmag » 6/6/2017 20:17

Caso não haja devolução de ganhos passados, penso que a maior consequência direta será a redução das rendas pagas pelo estado.
Geringonça a funcionar? :twisted: :twisted:

Cumprimentos

por Opcard » 6/6/2017 20:00

Eu vendi no segundo seguite a notícia , foi tentado a entrar novamente 0,18 abaixo do meu preço de venda na segunda feira .
Estava com dúvidas ente voltar a EDP ou comprar Mota ( e não pelo dividido ) mas fiz o seguinte raciocínio uma primeira página de jornal pode voltar a afundar a EDP. Já as notícias possíveis para a Mota são ganhar novas obras em África .

As 2 apostas teriam sido ganhadoras mas estou mais tranquilo na Mota , os BE e o PCP vão aproveitar a onda não gosto de ver empresas muitos faladas na imprensa por maus motivos '

por DIXIE2020 » 6/6/2017 18:39

Fecho do dia-conclusão:
Soube-se hoje em n.ºs redondos, que 1/4 dos lucros desta companhia(cm diz o Camarada Mexia) EDP, desde pelo menos 2007, provèm de subsídios/compensações pagas indevidamente pelo Estado(por todos nós).
-Quem me dera que 25% dos lucros da minha empresa fossem pagos sob forma de renda fixa pelo Estado: que rico mercado liberalizado! :mrgreen:

PS: Perante estas informações, o mercado/ a cotação desta empresa sobe+ 2,84%, quero ver é quando o BE e PCP exigirem as reduções dessas benesses. Porque pode ter essa certeza, a EDP vai levar um corte radical nestas compensações. Por baixo desta ponte ainda vai passar muita agua. E esta noticia emergiu nos média com um proposito bem definido...
(òh Mexia, camarada, atira-te ao rio pá!
Lucros assim... tb eu:n há por aí um cursozito na Columbia para oferecer aos meus amigos?
-Uma curiosidade meus amigos, tente assistir à conferencia de imprensa hoje do Camarada Mexia( mas retirem o som!!!) reparem bem nas expressões faciais e gesticulares do Camarada EDP, dizem tudo... Mais um, BEM ENTALADO! pelas escutas da Operação Marques )

Registado: 29/11/2007 10:53

por P-Mendes » 6/6/2017 18:18

Já somos 2. Também reagi à noticia com uma venda nos 3,105€ com um lucro inferior a 1% quando poderia ter tido uma margem de lucro superior a 5% (caso tivesse vendido hoje).
Inacreditável esta brincadeira, no entanto foi "culpa minha" por ter tido uma mão fraca e cedido a uma noticia destas. Poderiam dizer: "tens que acreditar na cotada e no seu valor", mas face aos últimos acontecimentos em Portugal com tantas empresas em bolsa a cair por "tão pouco", não se pode descartar estas informações.
Agora apenas tenho que esperar por uma queda/correção desta cotada, preferencialmente para os 3-3,10, para reentrar.

Registado: 25/1/2017 0:43

por NirSup » 6/6/2017 17:16

Flavc Escreveu:NirSup, lamento ter vendido EDP com perdas. Mas os mesmo que já aqui disseram que o povo é sereno (e ainda bem na maior parte dos casos), também sabem que o mesmo Senhor da frase "o povo é sereno" tambénm dizia " É só fumaça". E aqui já é uma característica negativa, porque tem de haver mais fundamentação e mais responsabilidade, nomeadamente em processos de justiça, que envolvem o bom nome de muita gente e os interesses financeiros de outros( donde derivam alguns pagamentos de impostos que pagam alguns devaneios com fins ... não se sabe bem ou sabe...).

Caro Flavc,
Eu expressei-me mal. Eu tive mais-valias, quer na venda da REN quer da EDP, mas vendi mal, face à evolução das cotações, após ter vindo a público a notícia.
Obrigado e bons negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.

por Flavc » 6/6/2017 15:38

NirSup, lamento ter vendido EDP com perdas. Mas os mesmo que já aqui disseram que o povo é sereno (e ainda bem na maior parte dos casos), também sabem que o mesmo Senhor da frase "o povo é sereno" tambénm dizia " É só fumaça". E aqui já é uma característica negativa, porque tem de haver mais fundamentação e mais responsabilidade, nomeadamente em processos de justiça, que envolvem o bom nome de muita gente e os interesses financeiros de outros( donde derivam alguns pagamentos de impostos que pagam alguns devaneios com fins ... não se sabe bem ou sabe...).

Registado: 9/3/2017 16:10

por MCB » 6/6/2017 15:36

Thoth Escreveu:
ricardmag Escreveu:O que realmente era importante o mexia não explicou.
As duvidas estão nos valores transmitidos à erce, valores esses que segundo o denunciante estão inflacionados.
Esses valores servem para calcular as compensações pagas pelo estado.

O gomes ferreira acabou de explicar no jornal da sic

Cumprimentos

Aqui está o que José Gomes Ferreira disse hoje no primeiro jornal da SIC.
http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2017-06-06-Mexia-nao-referiu-tudo-1

Cumprimentos e bons negócios

Obrigado pelo link.

Registado: 29/11/2007 10:25

por Thoth » 6/6/2017 15:21

ricardmag Escreveu:O que realmente era importante o mexia não explicou.
As duvidas estão nos valores transmitidos à erce, valores esses que segundo o denunciante estão inflacionados.

Cumprimentos

Aqui está o que José Gomes Ferreira disse hoje no primeiro jornal da SIC.
http://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/2017-06-06-Mexia-nao-referiu-tudo-1

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”

Registado: 29/9/2016 16:38

por _x_ » 6/6/2017 15:17

Esta frase diz tudo sobre a corrupção:

Se houve contrapartidas pagas pela EDP a alguém, esse facto em si não é crime. Só há crime se a assinatura do contrato foi uma contrapartida desse pagamento. :clap: :clap: :clap:

É como o caso contra o Dias Loureiro, ficou muito inchado por no despacho de arquivamento conter que havia evidentes indícios de crime, mas que não o podiam condenar por falta de provas inequívocas. :shock:

Um "gaijo" rouba 2,50€ em morangos vai logo a tribunal, mesmo que os morangos já não existam, e se o tipo disser que não roubou nada? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

No caso de um curso a dar dinheiro a alguém, é, como dizia o ex-DDT, foi uma piquena liberdade, e fazem com que os empregados do estado andarem a perder horas a tentar relacionar as causas efeitos, que são evidentes ao raciocínio, mas problemáticas de provar. :oh: :oh:

Como disse anteriormente, fizeram tudo dentro da lei, mas, no tempo dos romanos na lei estava consagrado a crucificação, hoje é crime. :roll: :roll:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por NirSup » 6/6/2017 15:01

Não houve benefício em relação às alterações às condições dos contratos, diz o Mexia.
As Autoridades Europeias concluíram que, a ter havido alguma vantagem, essa vantagem não se pode considerar excessiva.
As decisões, objecto do Inquérito Penal, foram colegiais e os ora arguidos agiram com representantes legais e no interesse das empresas envolvidas.
O MP para ser coerente deveria constituir arguidos todos os elementos dos órgãos sociais das empresas em causa. O que levanta, desde logo, a suspeita de se ter atacado o Mexia, não por ser o único responsável pelo que aconteceu, mas“intuitu personae”
Se houve contrapartidas pagas pela EDP a alguém, esse facto em si não é crime. Só há crime se a assinatura do contrato foi uma contrapartida desse pagamento. E isso terá de ser provado em tribunal.
O processo instaurado contra o Mexia e companhia vai revelar-se um saco cheio de coisa nenhuma.
Não se brinca com empresas coradas em bolsa. E isto mais parece uma brincadeira de mau gosto.
Vendi e vendi mal. Quem me paga o prejuízo?

por ricardmag » 6/6/2017 13:07

O que realmente era importante o mexia não explicou.
As duvidas estão nos valores transmitidos à ERSE, valores esses que segundo o denunciante estão inflacionados.

Cumprimentos
Editado pela última vez por ricardmag em 6/6/2017 20:18, num total de 1 vez.

por JorgeM2014 » 6/6/2017 12:47

Eu acho que as coisas, pelo que se lê, são tão objetivas que não podem ficar dúvidas quanto às decisões politicas e não estamos a falar de "trocos".
A EDP tem todo um manancial técnico e operacional que a colocam como uma das melhores empresas de energia da Europa e, na área da renováveis como uma das melhores do Mundo.

Registado: 25/5/2014 19:16

por Goya777 » 6/6/2017 12:16

EAGLETRADER20 Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O Mexia numa empresa privada em livre concorrência seria um bom gestor? Tenho muitas duvidas em especial depois de ver outros como o Ricardo Salgado e o Bava. Estes "grandes" gestores Portugueses só cá andam porque estão em empresas monopolistas ou em conluio com o Estado.
Engraçado é neste processo como em muitos outros não aparecer ninguém do Estado como arguido. Mas também já era pedir demais. :lol:

O problema é que pelo discurso dele , aparentemente julga-se mais inteligente que pelo menos 98% dos outros portugueses ( Será ? ele lá sabe ) , eu não me encaixo nessa multidão. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Mexia defende que processo dos CMEC já foi “amplamente escrutinado”
O presidente da EDP considera que a investigação judicial, em que foi constituído arguido, não faz parte de um processo recente. António Mexia defende que tudo foi decidido por todos os órgãos competentes. "
""Este processo não é um processo novo. É um processo antigo, que tem décadas,
" :lol: :lol:

"António Mexia e o presidente da Renováveis, João Manso Neto, foram constituídos arguidos na investigação que corre no DCIAP por terem assinado, em nome da EDP, o fim dos CAE – contratos de aquisição de energia – e a introdução dos CMEC – Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual –, que introduziu um regime que salvaguardava ganhos da EDP nas suas centrais."

É o mercado liberalizado a funcionar :lol: :lol:

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

Nesse ponto estamos de acordo. O Mexia tem uma arrogancia de quem se acha o maior e, para mim, gerir um monopólio nao deveria levar a tanto inchar de ego...

Registado: 17/7/2014 22:33

por EAGLETRADER20 » 6/6/2017 11:48

JorgeM2014 Escreveu:Caro EAGLETRADER20

Tendo em consideração todos os aspetos não acha que a EDP pode valorizar entre 10 a 15% até ao final do ano?

Acho que neste momento estas noticias são penalizadoras para a empresa e para as perspetivas dos investidores no curto prazo .

Saber valores para final do ano , não disponho de bola de cristal. Basta ver as empresas penny stocks , com resultados operacionais fraquíssimos e algumas péssimos balanços e sobem como se tivessem comprado minas de diamantes .

O mercado na vertente especulativa é capaz de tudo . É o fator "GREED" ou "FOMO" Fear of missing Out.
E basta ver ontem no fecho com 5 milhões o titulo deu um salto, haja bolsos fundos.

A minha perspetiva no período Junho-outubro para generalidade do mercado é que vá abaixo dos valores atuais e esta cotada ficava surpreendido se até outubro não a visse abaixo dos 2.95-3.00 euros .

Agora a que valores estará no final do ano vai depender , Valor SP500, juros divida nacional, Crise Brasil, Valorização do Euro e outros fatores .

Ninguem consegue fixar todas a variáveis e saber valor exato no final do ano.

Além disso o ponto alto da cotação habitualmente dá-se perto do período dos dividendos e baixo no período Setembro-Outubro
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 6/6/2017 12:17, num total de 1 vez.

por EAGLETRADER20 » 6/6/2017 11:41

Lion_Heart Escreveu:O Mexia numa empresa privada em livre concorrência seria um bom gestor? Tenho muitas duvidas em especial depois de ver outros como o Ricardo Salgado e o Bava. Estes "grandes" gestores Portugueses só cá andam porque estão em empresas monopolistas ou em conluio com o Estado.
Engraçado é neste processo como em muitos outros não aparecer ninguém do Estado como arguido. Mas também já era pedir demais. :lol:

O problema é que pelo discurso dele , aparentemente julga-se mais inteligente que pelo menos 98% dos outros portugueses ( Será ? ele lá sabe ) , eu não me encaixo nessa multidão. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

"Mexia defende que processo dos CMEC já foi “amplamente escrutinado”
O presidente da EDP considera que a investigação judicial, em que foi constituído arguido, não faz parte de um processo recente. António Mexia defende que tudo foi decidido por todos os órgãos competentes. "
""Este processo não é um processo novo. É um processo antigo, que tem décadas,
" :lol: :lol:

"António Mexia e o presidente da Renováveis, João Manso Neto, foram constituídos arguidos na investigação que corre no DCIAP por terem assinado, em nome da EDP, o fim dos CAE – contratos de aquisição de energia – e a introdução dos CMEC – Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual –, que introduziu um regime que salvaguardava ganhos da EDP nas suas centrais."

É o mercado liberalizado a funcionar :lol: :lol:

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 179 visitantes