Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
visitanteO1 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:50% MFS Global Equity LU0094560744
50% Pimco Global Bond IE00B11XZ103
aqui fica uma simulação, com uma entrada a 01/01/2010 e sem reforços/rebalanceamento - sem dados de 2015
Visitante01,
Já tinha visto algumas, poucas, destas tuas análises gráficas nas páginas iniciais do tópico.
Os meus parabéns pelos "deliciosos" gráficos que mostras. Do melhor que já vi!
Quem me dera conseguir fazer algo do género...
Abraço
Carlos Almeida
- Registado: 10/7/2014 21:32
chico_laranja Escreveu:Só um desabafo![]()
![]()
Estava a ser achincalhado no tópico dos passivos e ninguém dizia nada![]()
Fazemos assim tanta espécie que vêm fazer quotes cirúrgicos?
Bah....
Até amanhã pessoal. Isto passa-me estando umas horas fora do PC.![]()
Vizinho Chico,
Tens que levar isto tudo mais na desportiva.
Faz como eu, e até porque o tempo disponível é agora menos de 1/10 do que tinha há uns meses atrás, lê o que puderes, quando puderes, e intervém nos mesmos moldes.
E acima de tudo, não radicalizes a tua posição. Todas as "damas" são defensáveis e todas elas têm virtudes e defeitos.
O que interessa é que nos sintamos confortáveis com as opções que tomamos, porque ninguém é perfeito, nem dono de toda a verdade, e muito menos quando estamos a falar de investimentos em mercados financeiros.
Um abraço e continuação de bons negócios.
Por aqui, vai correndo muito bem...
Carlos Almeida
- Registado: 10/7/2014 21:32
chico_laranja Escreveu:mpcsousa
Se é para começar e com 100€ nada como o misto Nordea-1 Stable Return.
Abrir e reforçar posição mínimo de 50€.
Conforme vás vendo o desenrolar e como funcionam os fundos depois começas a abrir mais posições como por exemplo o Templeton Total Return que mexes em blocos de 1UP @ aprox 26€ e os MFS para a parte de acções.
Outra coisa
Fundos não são como acções com trade em real-time.
A DeGiro, como plataforma de trading não deve ter fundos. Pode ter o equivalente que existe em real-time que são os ETFs que se negoceiam tal e qual como as acções.
Se não queres abrir conta num dos supermercados de fundos é uma opção usar a DeGiro e ETFs.
Tens o BND para obrigações, o SPY para acções americanas (segue o S&P500) e outros. Infelizmente boa parte dos ETFs são em USD mas há alguns em EUR.
Apenas perdes/ganhas em que seguem de forma cega o índice que perseguem logo não terás ganhos em relação ao mercado (nem perdas, mas isto é uma guerra velha e motivo de ódios entre apoiantes de ETFs e apoiantes de Fundos pelo que não entro por aí)
Olá Chico Laranja,
Muito obrigado pela ajuda. De qualquer forma, e como sou um "mini-nano-micro-investidor"

Sei, claro, que a "utilização" de um fundo não é igual a uma acção...contudo, e por desconhecimento, vejo que existem fundos com várias possibilidades de resgate. A minha questão prende-se com isso mesmo......apesar de não colocar dinheiro num fundo para "tradar" já amanhã, com um pequena subida do mesmo, porque não é esse o propósito de um fundo, gostaria de saber se daqui a um mês o quiser efectuar (por algum imprevisto financeiro, por exemplo), com uma pequena variação, se serei "beneficiado" com isso. estarão estas condicionantes previstas nos prospectos dos fundos? Serão esses os mais arriscados, por terem essa possibilidade?
Desculpem estas perguntas, mas a pergunta mais estúpida é aquela que não se faz

- Registado: 29/11/2007 2:47
VirtuaGod Escreveu:50% MFS Global Equity LU0094560744
50% Pimco Global Bond IE00B11XZ103
aqui fica uma simulação, com uma entrada a 01/01/2010 e sem reforços/rebalanceamento - sem dados de 2015
- Registado: 21/10/2013 21:14
Só um desabafo
Estava a ser achincalhado no tópico dos passivos e ninguém dizia nada
Bah....
Até amanhã pessoal. Isto passa-me estando umas horas fora do PC.
VG
Isso pode ser como bem diz o canteiro cookies e lixo antigo a fazer asneira.

Estava a ser achincalhado no tópico dos passivos e ninguém dizia nada

Bah....
Até amanhã pessoal. Isto passa-me estando umas horas fora do PC.

VG
Isso pode ser como bem diz o canteiro cookies e lixo antigo a fazer asneira.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
VirtuaGod Escreveu:Alguém sabe porque não estou a conseguir fazer a comparação no site do Best? Gosto tanto da ferramenta mas já não a utilizo há algum tempo e parece-me diferente. Ao clicar em Compare e metendo o isin do fundo para comparar não acontece nada e se clicar no enter faz simplesmente refresh.
Alguém está a conseguir?
Faz uma limpeza aos temporários e cookies. Às vezes são um verdadeiro empecilho

VirtuaGod Escreveu:Alguém sabe porque não estou a conseguir fazer a comparação no site do Best? Gosto tanto da ferramenta mas já não a utilizo há algum tempo e parece-me diferente. Ao clicar em Compare e metendo o isin do fundo para comparar não acontece nada e se clicar no enter faz simplesmente refresh.
Alguém está a conseguir?
Boa tarde VirtuaGod,
Estive a "mexer" com o comparador e nada de anormal....
"The truth has no temperature" - Malika in "The Counselor"
- Registado: 2/5/2014 7:58
Alguém sabe porque não estou a conseguir fazer a comparação no site do Best? Gosto tanto da ferramenta mas já não a utilizo há algum tempo e parece-me diferente. Ao clicar em Compare e metendo o isin do fundo para comparar não acontece nada e se clicar no enter faz simplesmente refresh.
Alguém está a conseguir?
Alguém está a conseguir?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
avataris Escreveu:@virtuagod, isto não te serve?
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... 2873&tab=2
As comissões são bem inferiores, e o R² melhor que o picket face ao Russell 1000 TR USD.
Tenho este:
JPM US Select D-acc
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04NFK&tab=2
Comparem...
Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe
VirtuaGod Escreveu:Mouro_Emprestado Escreveu:Sei que existem as comissões de compra e venda de ETFs, mas a partir de valores de 2-3k, penso que retiras mais ganhos (sempre são 0,6 p.p. a mais de comissões de gestão por ano, face a um ETF semelhante).
Isso é um excelente tema para um artigo sabes? Em breve já devo voltar a eles. 2-3K num fundo que tem um peso de 10% da carteira representa um reforço total na ordem dos 20k-30k. Gostaria imenso de conseguir fazer essa poupança anual![]()
O fundo bate bem a categoria e tem vindo a diminuir o tracking error face ao Russell 1000, pelo que me parece uma boa opção em termos de investimento sem comissões. Mas sim, em termos teóricos penso que para o S&P500 o melhor é um ETF. Fosse eu americano e tivesse acesso a conta na Vanguard para comprar os ETF de graça. Pelo menos no que diz respeito ao mercado accionista americano era em ETFs (ou Index Funds Vanguard).
Tenho imensa dificuldade em encontrar um fundo que bata o S&P 500 ou o Russell 1000. Nem a MFS consegue :-( Os que mais se aproximam são este e um da AXA Rosenberg (IE0033609722) que são sempre espectaculares mas com mínimo de investimento nos 5000 mil euros/usd e reforços acima de 2000 eur/usd
P.S. Nem falo do Pimco alavancado cuja maior posição é 99.5% em e-minis do S&P 500 e depois andam a brincar com obrigações para se pagarem a eles próprios
VG
Não sei como estás a fazer os cálculos.
Pegando no iShares Core S&P 500 UCITS ETF/ IE00B5BMR087 / CSPX que não distribui dividendos e comparando com o Pionner Fundamental Growth LU0347184318 o ETF perde, pelo menos mo máximo tempo possível dele (desde 18-5-2010).
Nesse tempo o iShares deu aprox 111% e o Pionner deu 145%. Basicamente a diferença dá para pagar os impostos

Sei pouco de ETFs mas este iShares foi o único ETF em USD com capitalização que encontrei no Best pelo que pode e deve haver melhores alternativas.
Se se comparar com o Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc (IE00B19Z9612) ganhamos volatilidade de forma marginal (13.33 Vs 13.21%) mas esse a 3 anos dá +9% que o ETF e 149% de ganho desde 18-5-2010.
Todos os dados foram obtidos usando o Teletrader em EUR (no caso do ETF ele faz os cálculos para USD que é a moeda dele mas dá para mudar para EUR).
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
@virtuagod, isto não te serve?
As comissões são bem inferiores, e o R² melhor que o picket face ao Russell 1000 TR USD.
- Registado: 1/7/2014 14:53
PRUSICC:LX
Equity Russia Opportunities
+52.14%

Equity Russia Opportunities
+52.14%

mau Escreveu:Bom dia, obrigado ao Virtual e ao bucks pelas respostas. já tive o montepio gestão prudente com bons resultados e o financial services com resultados desastrosos. De referir que na altura tinha o dinheiro aplicado com pouco ou nenhum conhecimento de fundos. Palpita-me que por comodismo e receio vou optar pelos fundos do montepio e mais tarde com mais conhecimento optar pelos supermercados. de qualquer modo gostava da vossa opinião acerca do santander acções america.
O EuroFinantial deves ter apanhado a pior altura da crise. Meti na cabeça, que ou não me meto em acções de bancos como sector, ou então num sectorial financeiro mas global. Mas se há uma crise como 2008, lá se vai ele, e os bancos...
O fundo de excelência deles é o EuroHealthCare, depois Euro Utilities e Euro Telcos. Isto nos sectoriais.
Esse Multigestão Prudente tem um bom histórico, daí eu falar bem dele.
Depois na Europa, podes optar pelo Capital (bom historial igualmente), ou o Montepio Acções, mas que para mim não tem tão boa performance.
Num supermercado de fundos, já podes entrar em emergentes e restantes mercados, inclusivé alguns europeus específicos.

Mouro_Emprestado Escreveu:Sei que existem as comissões de compra e venda de ETFs, mas a partir de valores de 2-3k, penso que retiras mais ganhos (sempre são 0,6 p.p. a mais de comissões de gestão por ano, face a um ETF semelhante).
Isso é um excelente tema para um artigo sabes? Em breve já devo voltar a eles. 2-3K num fundo que tem um peso de 10% da carteira representa um reforço total na ordem dos 20k-30k. Gostaria imenso de conseguir fazer essa poupança anual

O fundo bate bem a categoria e tem vindo a diminuir o tracking error face ao Russell 1000, pelo que me parece uma boa opção em termos de investimento sem comissões. Mas sim, em termos teóricos penso que para o S&P500 o melhor é um ETF. Fosse eu americano e tivesse acesso a conta na Vanguard para comprar os ETF de graça. Pelo menos no que diz respeito ao mercado accionista americano era em ETFs (ou Index Funds Vanguard).
Tenho imensa dificuldade em encontrar um fundo que bata o S&P 500 ou o Russell 1000. Nem a MFS consegue :-( Os que mais se aproximam são este e um da AXA Rosenberg (IE0033609722) que são sempre espectaculares mas com mínimo de investimento nos 5000 mil euros/usd e reforços acima de 2000 eur/usd
P.S. Nem falo do Pimco alavancado cuja maior posição é 99.5% em e-minis do S&P 500 e depois andam a brincar com obrigações para se pagarem a eles próprios
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VG, em vez desse fundo índice que tem comissões de gestão horrorosas (0,74% para um fundo índice
), porque não um ETF que segue o mesmo índice? (por ex: IE00B5BMR087)
Sei que existem as comissões de compra e venda de ETFs, mas a partir de valores de 2-3k, penso que retiras mais ganhos (sempre são 0,6 p.p. a mais de comissões de gestão por ano, face a um ETF semelhante).

Sei que existem as comissões de compra e venda de ETFs, mas a partir de valores de 2-3k, penso que retiras mais ganhos (sempre são 0,6 p.p. a mais de comissões de gestão por ano, face a um ETF semelhante).
- Registado: 13/9/2013 0:16
mau Escreveu: de qualquer modo gostava da vossa opinião acerca do santander acções america.
É bom, tendo em consideração que se trata de valores líquidos o fundo até é bastante jeitoso.
Pessoalmente irei em breve passar a usar o Pictet USA index: LU0474966248 (usava o Pionner Fundamental Growth LU0347184318)
Bom dia, obrigado ao Virtual e ao bucks pelas respostas. já tive o montepio gestão prudente com bons resultados e o financial services com resultados desastrosos. De referir que na altura tinha o dinheiro aplicado com pouco ou nenhum conhecimento de fundos. Palpita-me que por comodismo e receio vou optar pelos fundos do montepio e mais tarde com mais conhecimento optar pelos supermercados. de qualquer modo gostava da vossa opinião acerca do santander acções america.
- Registado: 29/11/2007 10:23
Não me sinto confortável na Degiro
Ainda estou à espera do documento para o IRS
Ainda estou à espera do documento para o IRS

mpcsousa
Conforme vás vendo o desenrolar e como funcionam os fundos depois começas a abrir mais posições como por exemplo o Templeton Total Return que mexes em blocos de 1UP @ aprox 26€ e os MFS para a parte de acções.
Outra coisa
A DeGiro, como plataforma de trading não deve ter fundos. Pode ter o equivalente que existe em real-time que são os ETFs que se negoceiam tal e qual como as acções.
Se não queres abrir conta num dos supermercados de fundos é uma opção usar a DeGiro e ETFs.
Tens o BND para obrigações, o SPY para acções americanas (segue o S&P500) e outros. Infelizmente boa parte dos ETFs são em USD mas há alguns em EUR.
Apenas perdes/ganhas em que seguem de forma cega o índice que perseguem logo não terás ganhos em relação ao mercado (nem perdas, mas isto é uma guerra velha e motivo de ódios entre apoiantes de ETFs e apoiantes de Fundos pelo que não entro por aí)
Outra coisa
Fibrizo Escreveu:chico_laranja Escreveu:Fibrizo Escreveu:Já que falamos de quedas e longos prazos, qual é a melhor maneira de fazer reforços mensais, que é o meu caso, de cerca de 100€/mês?
Tentar, a cada reforço, manter a proporção ações/obrigações pretendida? (o meu caso é entre 60/40 e 70/30, longo prazo, quiçá para a reforma)
O que fazer após uma queda brutal? Será aí uma boa altura para reforçar ainda mais em ações (agora que a coisa já desceu)?
Eu diria que depende muito do teu estilo de investimento e dos instrumentos usados.
Segues a filosofia de B&H usando ETFs?
Obrigado chico_laranja!
Sim, quero seguir o Buy and Hold. Tendo começado em Janeiro, e por isso sem quedas nenhumas, está a parecer tudo muito fácil até agora![]()
Não uso ETFs (ainda) precisamente pelas comissões, que no BIG penso que são de 14€ por compra/venda, por isso só vou pensar em ETFs quando 14€ for exatamente os 0.25-0.5% que falaste, aí por volta dos 3k.
Vais ver que com fundos podes bater o equivalente em ETFs e sem nenhuma comissão pelo meio

Aprendiz Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Aprendiz Escreveu:Boa noite!
Que fundo acham melhor?
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc IE00B11XZ103
Invesco Global Invmt Grd Corp Bd E LU0432616497
O Pimco tem cobertura câmbial enquanto o Invesco não tem. Só por aí não são comparáveis.
E os fundos com cobertura cambial, são melhores?
Nem melhores nem piores. Se o dólar continuar a valorizar ganhas, se o dólar começar a valorizar perdes.
Ultimamente o fundo sem cobertura câmbial têm ganho com a valorização do dólar (daí quase toda a gente te vai dizer que são melhores). Entre 2000 e 2008 o euro valorizou significativamente, o suficiente para comer toda a rentabilidade de um fundo obrigacionista.
Pessoalmente sou apologista de cobertura cambial em fundos obrigacionista e sem cobertura cambial em fundo accionistas. Isto é com base no facto de num fundo obrigacionista sem cobertura cambial vais ficar com mais volatilidade devido a câmbio do que ao fundo.
P.S. Esquece o este é melhor ou aquele é melhor. A maioria das vezes em finanças não há literalmente um melhor ou pior mas sim algo que se adequa mais a ti ou não. Só TU é que sabes se para além do risco do fundo queres correr risco euro/dólar ou não. O Bucks, pela resposta estaria. Eu não (num fundo obrigacionista). Algum de nós tem mais razão que o outro? Nem por isso. É uma questão de preferências e aquilo que se ajusta mais ao nível de risco que cada um de nós pretende correr.
Então o Invesco é melhor, como fundo de obrigações globais?
Só sei que cada vez sei menos
- Registado: 10/12/2002 16:46
Aprendiz Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Aprendiz Escreveu:Boa noite!
Que fundo acham melhor?
O Pimco tem cobertura câmbial enquanto o Invesco não tem. Só por aí não são comparáveis.
Com Hedge tens de pagar essa cobertura cambial e não beneficias da valorização das respectivas divisas.
mau Escreveu:Boa noite, tenho andado nas ultimas semanas por aqui a ler e a estudar tudo o que diz respeito a fundos. A informação e os fundos são tantos que acabo por ficar naturalmente baralhado. Numa primeira fase estava tentado a aderir ao protocolo proteste/optimize, depois de andar por aqui pensei que o melhor seria tornar-me cliente do best/big ou active bank e por ultimo, um pouco por comodidade, acabei para subscrever o Santander acções America. O Bucks fala bastante dos fundos do montepio, banco de que tambem sou cliente, portanto gostava que me dissessem quais os bons fundos a subscrever no santander e no montepio, ou se consideram que devo mesmo partir já para o banco tipo best. a minha ideia é criar uma carteira mista 50/50. desde já obrigado
O Montepio EuroHealthCare, com dose certa, pois é um sectorial. Um fundo que sobreviveu a 2008...Bastante estável. Penso que seja o melhor deles.
Tens ainda o Euro Telcos e Euro Utilities.
Deles só nunca me agradou o Euro Energy, oscila muito e por muito tempo sem ganhos promissores, para além dos fundos deles já investirem na Noruega, ec.
Os fundos nacionais são principalmente focados na Europa.
Aconselho vivamente o Montepio Capital para o mercado ibérico, suportado por Espanha maioritariamente...
Na questão das obrigações o Taxa fixa com 48% alocação em dívida portuguesa, e permite aproveitar o QE do BCE.
Se realmente quiseres só um fundo global, o Multigestão Prudente é o que tem dado nas vistas.
Mais alguma questão é só perguntar.

VirtuaGod Escreveu:Aprendiz Escreveu:Boa noite!
Que fundo acham melhor?
Só sei que cada vez sei menos
- Registado: 10/12/2002 16:46