Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 27/9/2012 22:24

Investbem Escreveu:
Estou-me a referir às linhas traçadas nos graficos que nos referenciam a tendencia da ação a curto e a médio/longo prazo. Desde já peço desculpa por falar por meias palavras.

Nesse caso o melhor é colocares o gráfico com a tua versão. Pelo que percebi estás a laborar sobra a assumpção de que vêm todos o mesmo e/ou só há uma forma de traçar as linhas, o que não é verdade de todo...

Investbem Escreveu:
Mas Marco, se não for bem vindo a este forum, basta dizeres-me, que o abandono sem qualquer problema, não preciso de ser "erradicado", ou será irradiado?

Eu não disse isso de todo, pelo contrário pedi para terem calma.

Depois de seguida, porque de facto existia uma passagem no teu post que não se conseguia perceber bem, coloquei também uma observação sobre isso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PC05 » 27/9/2012 22:23

Para os que estão mais optimistas eu pergunto:
Como vai o bcp pagar os 23M€/mês relativos ao juro dos Cocos nos próximos 5 anos?

Registado: 5/12/2005 21:28

por Investbem » 27/9/2012 22:18

MarcoAntonio Escreveu:Epá, então? Calma...

:lol:

Investbem, acho que ninguém percebe o que queres dizer com "traçar os curtos e medios". Será que podias refrasear iss de forma que os outros possam entender do que é que estás a falar?

Estou-me a referir às linhas traçadas nos graficos que nos referenciam a tendencia da ação a curto e a médio/longo prazo. Desde já peço desculpa por falar por meias palavras.

Marco desculpa o desabafo mas não consigo evitar, para alguns iluminados que por aqui andam, tenho a dizer que com tanto conhecimento e verdadeiros experts, apesar de já ter cometido muitos erros, principalmente nos primeiros anos, provavelmente não ganharam ainda 1/3 do que ao longo do tempo, com a minha forma simples de observar fui conseguindo, e devo ainda dizer que de facto estou entalado com "n" ações do BCP compradas, embora não tivesse nada que o dizer, nem é meu costume falar em valores de negociação, e não voltarei a faze-lo, a 0.102€, de referir que fui ao AC, estou de facto entalado.

Não é com palavras, para mostrar ou trentar mostrar à sociedade que se sabe muito, que se ganha na bolsa, mas sim com boas transações.

Mas Marco, se não for bem vindo a este forum, basta dizeres-me, que o abandono sem qualquer problema, não preciso de ser "erradicado", ou será irradiado?

Cumprimentos a todos, sem exceção

Registado: 29/11/2007 3:56

por MarcoAntonio » 27/9/2012 21:07

Cem, eu imagino que seja evidente (para ti pelo menos, é uma observação elogiosa naturalmente) mas achei importante deixar a observação uma vez que poderá não ser claro para outros investidores e eu sei que existem muitos investidores com quantidades bastante moderadas de acções envolvidas, a quem podem/poderiam ser atribuidas quantidades discretas de acções em rateio e para os quais aquela questão pode acabar por ser pertinente.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Re: wed

por hallo » 27/9/2012 20:57

Joca601 Escreveu:
Cem pt Escreveu:
luislobs. Escreveu:Por acaso tambem fui ao Ac e pedi algumas no rateio, caso nao sejam entregues pelo rateio é mt bom sinal.

Quanto aos mercados devemos estar perante um grande esticao nas bolsas em geral, está claro que em breve a ajuda á Espanha será anunciada e se olharmos para tras existiram grandes valorizaçoes nas bolsas, a quando dos anuncios de ajudas.

ps longo long time

Eheh!

No meu caso estou a torcer para que me sejam atribuídas muitas novas ações, parece um negócio de arbitragem que não oferece grande risco!

Mas realisticamente creio que vão sobrar muito poucas para rateio...

boas,

eu sou dos que só hoje exerceu os direitos todos(tive de reunir os fundos necessários)...por isso são pelo menos uns bons milhares a menos para rateio...

Cumprimentos

lol,

Eu também exerci os meus direitos hoje. E também fui ao rateio.

Isto serve para dizer que durante o dia de hoje e amanhã, muita gente exerceu ou vai exercer os seus direitos.

Abraço,
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por GS22 » 27/9/2012 20:54

Viva, antes de ser "mal visto"neste tópico adianto me e aviso que me vou estrear nestas andanças, e logo com o BCP.

Entrei no AC com objectivo definido a médio/longo prazo, com um investimento pequeno.

Deixo uma palavra de apreço,a todos que participam no fórum, é de facto um livro aberto e "professores" dispostos a ensinar o próximo.

Em relação á novela do BCP tão bem discutida, como tem sido até agora. Estou bastante crente num médio/longo prazo uma subida ainda considerável das acções do BCP e a sua estabilização.

Registado: 27/9/2012 20:32

por Joca601 » 27/9/2012 20:25

Cem pt Escreveu:
luislobs. Escreveu:Por acaso tambem fui ao Ac e pedi algumas no rateio, caso nao sejam entregues pelo rateio é mt bom sinal.

Quanto aos mercados devemos estar perante um grande esticao nas bolsas em geral, está claro que em breve a ajuda á Espanha será anunciada e se olharmos para tras existiram grandes valorizaçoes nas bolsas, a quando dos anuncios de ajudas.

ps longo long time

Eheh!

No meu caso estou a torcer para que me sejam atribuídas muitas novas ações, parece um negócio de arbitragem que não oferece grande risco!

boas,

eu sou dos que só hoje exerceu os direitos todos(tive de reunir os fundos necessários)...por isso são pelo menos uns bons milhares a menos para rateio...

Cumprimentos

Registado: 7/1/2012 13:03

vgfsd

por luislobs. » 27/9/2012 20:20

Sim Cem tambem acho, os tubaroes devem ter pedido no rateio milhoes e milhoes para obter 2% que duvido que sobrem.

Este AC do Bcp foi um golpe de genio.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Cem pt » 27/9/2012 20:11

ps longo long time

Eheh!

O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por JOMIGUEL » 27/9/2012 20:07

Obrigado pela vossa opinião, não esquecer que assim que seja pedido acções em rateio, bloqueiam de imediato o valor das mesmas, mesmo que o cliente como é obvio fique com as acções.

BN

Registado: 10/5/2009 21:02

por Cem pt » 27/9/2012 20:06

MarcoAntonio Escreveu:Convém sublinhar que para a maior parte dos investidores (salvo os que estão a usar o próprio BCP para colocar as ordens) é necessário contabilizar as comissões da ordem do rateio, que é geralmente considerada à parte.

Para baixas quantidades de acções a rateio atribuidas (isto depende desde logo da quantidade de direitos que se está a subscrever) isso pode inflacionar consideravelmente o valor das acções, que acabarão por não ficar efectivamente a 0.04 euros cada.

Marco, isso é evidente, refiro-me à atribuição de um número de ações de rateio, se não for através do Millennium, pelo menos de umas novas 4.000 ou 5.000 ações para cima.

Ab.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

wed

por luislobs. » 27/9/2012 20:05

Por acaso tambem fui ao Ac e pedi algumas no rateio, caso nao sejam entregues pelo rateio é mt bom sinal.

ps longo long time
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por MarcoAntonio » 27/9/2012 19:59

Convém sublinhar que para a maior parte dos investidores (salvo os que estão a usar o próprio BCP para colocar as ordens) é necessário contabilizar as comissões da ordem do rateio, que é geralmente considerada à parte.

Para baixas quantidades de acções a rateio atribuidas (isto depende desde logo da quantidade de direitos que se está a subscrever) isso pode inflacionar consideravelmente o valor das acções, que acabarão por não ficar efectivamente a 0.04 euros cada.
Imagem

Administrador Fórum

A propósito do rateio

por Cem pt » 27/9/2012 19:56

Já apareceram aqui algumas dúvidas e perguntas sobre o rateio do aumento de capital do BCP.

Parece evidente que é muito favorável ir ao rateio das ações que sobrarem, pelo facto de alguns direitos não terem sido subscritos na totalidade, uma vez que estas ações de rateio são adquiridas a 0,04 € / cada, por débito da vossa conta em 2 de Outubro, podendo de seguida, caso necessitem de liquidez rápida, ser alienadas/vendidas menos de 1 semana depois por mais de 50% de mais valias (acima de 0,06 € / cada).

Nesse caso terão de avisar até amanhã o vosso intermediário financeiro que estão interessados nessa operação de rateio e têm de informar quantas ações estão interessados em subscrever nessa eventualidade, senão não conseguem comprar nenhuma.

Para dar um exemplo, no meu caso pessoal subscrevi com direitos cerca de 100.000 ações no AC e pedi para subscrever no rateio até mais 500.000 novas ações, embora só espere que me sejam atribuídas para aí próximo de 10.000 ações (cerca de 2%) nestas condições.

Bons negócios.

por MarcoAntonio » 27/9/2012 19:52

TOPGUN2 Escreveu:Não vale a pena pedir acções de rateio?

Obrigado
BN

Eu não vou sugerir se deves ir ou não ao rateio. Refiro contudo que tu podes fazer uma estimativa por alto do custo dessas acções (se tiveres comissões envolvidas) com base nas percentagens de acções a rateio em AC's anteriores.

No anterior AC, em 2011, como já referi várias vezes foram 2.9% das acções e essa é a referência mais recente para o BCP.

Mas sublinho que em última instância nada te garante que a percentagem desta vez seja idêntica. Só quando o Banco anunciar as quantidades finais de acções subscritas via direitos é que realmente saberemos.
Imagem

Administrador Fórum

por JOMIGUEL » 27/9/2012 19:42

Não vale a pena pedir acções de rateio?

Obrigado
BN

por pvg80713 » 27/9/2012 19:32

MarcoAntonio Escreveu:
TOPGUN2 Escreveu:Boa tarde,

Alguem sabe como está a decorrer o valor exercido de direitos até agora?

Será que heverá rateio?

BN

Certamente haverá rateio, a dúvida está apenas na percentagem de acções que irá a rateio (é totalmente inverosímel que todos os direitos sejam exercidos uma vez que - quanto mais não seja - há pessoas que por desconhecimento, esquecimento ou distracção não exercem os direitos nem os vendem).

devem ser valores marginais.... sem expressão.

Registado: 19/4/2005 11:11

por MarcoAntonio » 27/9/2012 19:29

TOPGUN2 Escreveu:Boa tarde,

Será que heverá rateio?

BN

Certamente haverá rateio, a dúvida está apenas na percentagem de acções que irá a rateio (é totalmente inverosímel que todos os direitos sejam exercidos uma vez que - quanto mais não seja - há pessoas que por desconhecimento, esquecimento ou distracção não exercem os direitos nem os vendem).
Imagem

Administrador Fórum

por JOMIGUEL » 27/9/2012 18:42

Boa tarde,

Será que heverá rateio?

BN

Re: Fecho BCP 0,064!!!

por jcms » 27/9/2012 18:13

Hallo Escreveu:Boa tarde a todos,

Excelente fecho o do BCP hoje.
Diria que está tão perto dos 0,04€ como dos 0,09€ ou 0,10€.

Tudo a depender da conversa do costume.

1- Sucesso do AC
2- A não entrada do estado no banco.
3- Reforço de algum accionista existente.
4- Entrada de um novo accionista.
5- Situação económica internacional
6- Poder de fogo do BCE
7- Redução de custos, aumento de proveitos.

Enfim, ficamos todos na mesma. O ponto 1 e 2, 3 e 4 só se sabe no dia 2 de Outubro

O ponto 4, 5 e 6 pode demorar alguns meses a saber-se.

O ponto 7 já se sabe que o BCP desde há um ano para cá tem vindo a reduzir custos. Agora falta saber se aumentará os proveitos da melhor maneira.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Quanto ao ponto 4 segundo o DE de hoje em papel, vai ser uma entidade europeia fora do sistema bancario.

BCP, Galp, Optimus e Meo entre as marcas preferidas dos portugueses

Millennium BCP, Optimus, Meo e Galp são as marcas de empresas do PSI-20, distinguidas pela Escolha do Consumidor. A lista conta com 35 outras marcas que vão do melhor café ao gel de banho.
O Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor levou a cabo o estudo "Escolha do Consumidor", em que distingue as marcas preferidas pelos clientes portugueses num conjunto de, pelo menos, 39 categorias de produtos e serviços.

Segundo as avaliações conduzidas depois do inquérito sobre as preferências dos consumidores o Millennium BCP foi distinguido entre os bancos, com uma classificação de 78,4% em “satisfação e aceitabilidade”, segundo se lê no “site” da entidade que levou a cabo o estudo.

Entre as operadoras de telecomunicações móveis a Optimus teve obteve a melhor classificação do sector com destaque para a qualidade dos serviços, atendimento, diversidade dos serviços e em promoções e ofertas, lê-se em comunicado da Optimus, onde a operadora revela que foram realizadas 17.300 contribuições para a elaboração da lista das marcas preferidas pelos portugueses.

A Escolha do Consumidor nos serviços de televisão por subscrição recaiu sobre o Meo, destacando-se na qualidade do serviço, número de canais e no serviço de apoio ao cliente. Entre as estações de serviço de venda de combustíveis a eleita foi a Galp, segundo informação enviada pelo Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor ao Negócios por e-mail.

O sistema de avaliação olhou ainda para marcas de outros 35 agrupamentos de bens e serviços e incide “sobre todo o universo de produtos e serviços disponíveis no mercado”.

Entre os produtos distinguidos esteve o Sumol Summer Fest, na categoria de festivais de Verão reggae, a Renova em produtos higiénicos de papel e a Petit Marsellais na de gel de banho. Os cafés “fora-do-lar” premiados foram os da Delta e na categoria “‘coffeeshop’ em casa” foi destacada a marca Dolce Gusto da Nestlé.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=581089

Registado: 29/11/2007 4:08

por artista_ » 27/9/2012 18:03

Storgoff Escreveu:
artista Escreveu:
Paradelacerqueira Escreveu:Por vezes nossas opiniões se confundem com nossas vontades, como com regularidade se verifica aqui no tópico.

Isto é o que nunca deve acontecer, a nossa opinião jamais se deve confundir com o nosso interesse...

Um investidor que tenha posição no mercado terá sempre um interesse que será indissociável da sua opinião.

A menos que, de forma aberrante, invista de aleatoriamente sem seguir o seu julgamento sobre o activo.
Ou pior, apesar do mercado já lhe ter mostrado que os seus argumentos estavam errados continua a insistir neles.

Só não haverá interesse se não se estiver investido.

Sim, eu referia-me a situações específicas... por exemplo, eu já fiz dois trades no BCP este ano (curiosamente os dois positivos! :)) mas sempre defendi que a situação técnica do BCP é má, e isso não mudou quando tinha essas posições. As minhas entradas foram de curtíssimo prazo em situações específicas, que até são uma exceção ao que costumo fazer...

Mas eu até me refiro mais é aquelas situações em que os investidores passam a ver as coisas de outra forma quando tomam uma posição. E mudam tanto que se conseguem enganar a eles próprios! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Storgoff » 27/9/2012 17:58

artista Escreveu:
Paradelacerqueira Escreveu:Por vezes nossas opiniões se confundem com nossas vontades, como com regularidade se verifica aqui no tópico.

Isto é o que nunca deve acontecer, a nossa opinião jamais se deve confundir com o nosso interesse...

Um investidor que tenha posição no mercado terá sempre um interesse que será indissociável da sua opinião.

A menos que, de forma aberrante, invista de aleatoriamente sem seguir o seu julgamento sobre o activo.
Ou pior, apesar do mercado já lhe ter mostrado que os seus argumentos estavam errados continua a insistir neles.

Só não haverá interesse se não se estiver investido.

Registado: 21/5/2009 18:43

por artista_ » 27/9/2012 17:48

Ulisses Pereira Escreveu:Paradela, nada mais sincero do que aquilo que acabaste de escrever. E, no fundo, reflecte muito bem a experiência de muitos investidores que investem muito mais na crença do que noutra coisa qualquer.

Boa estreia no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses

Pois, sincero e representativo mas contraproducente!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Ulisses Pereira » 27/9/2012 17:37

Paradela, nada mais sincero do que aquilo que acabaste de escrever. E, no fundo, reflecte muito bem a experiência de muitos investidores que investem muito mais na crença do que noutra coisa qualquer.

Boa estreia no Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ap

por MPCER » 27/9/2012 17:31

Boa tarde
Acompanho atentamente e há bastante tempo este tópico do caldeirão, mas só agora fiz o "login".
Faltar-me-á o engenho e arte para tecnicamente expressar/justificar os meus investimentos no BCP...
Por vezes nossas opiniões se confundem com nossas vontades, como com regularidade se verifica aqui no tópico. Aquilo que idealizamos para o BCP é aquilo que desejamos que aconteça...
O BCP é aquela "menina" por quem nutrimos sentimentos de amor/ódio... por isso, cautelosamente, estou sempre de olho no BCP, na expectativa que me faça "feliz"...
Bem hajam

Registado: 29/11/2007 2:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], iniciado1, jprgodinho, nbms2012, Olhar Leonino, PAULOJOAO e 322 visitantes