EDP - Tópico Geral
- Registado: 7/2/2017 15:10
Re: EDP - Tópico Geral
P-Mendes Escreveu:Flavc Escreveu:O querer que determinada ação, nesta caso a EDP vá num ou noutro sentido, leva a valorizar determinados argumentos que podem simplesmente não ser os mais relevantes. Neste caso e na minha opinião os CMEC é sobretudo para mais conversa, ainda por cima incompleta nos seus objetivos e na sua amplitude.
Queres com isso dizer que os CMEC devem ser desvalorizados e não terão qualquer impacto na cotação?
Desde o lançamento da primeira noticia relacionada com os CMEC a cotada caiu dos 3,2 aos 2,8. Achas mesmo assim que é só conversa?
Neste caso há um verosímil nexo de causalidade. O facto de a EDP insistir nos 6.75€ da OPA à EDPR também não irá ajudar, dado que esta é outra que irá falhar. Presentemente a acção da EDPR está a cotar mais de 3% sobre o preço da OPA. Não é uma decisão complicada de se tomar até 3 de Agosto por parte de quem as detém (não é o meu caso).
Flavc Escreveu:O querer que determinada ação, nesta caso a EDP vá num ou noutro sentido, leva a valorizar determinados argumentos que podem simplesmente não ser os mais relevantes. Neste caso e na minha opinião os CMEC é sobretudo para mais conversa, ainda por cima incompleta nos seus objetivos e na sua amplitude.
Queres com isso dizer que os CMEC devem ser desvalorizados e não terão qualquer impacto na cotação?
Desde o lançamento da primeira noticia relacionada com os CMEC a cotada caiu dos 3,2 aos 2,8. Achas mesmo assim que é só conversa?
- Registado: 25/1/2017 0:43
O querer que determinada ação, nesta caso a EDP vá num ou noutro sentido, leva a valorizar determinados argumentos que podem simplesmente não ser os mais relevantes. Neste caso e na minha opinião os CMEC é sobretudo para mais conversa, ainda por cima incompleta nos seus objetivos e na sua amplitude.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Mantenho-me fora desta cotada, pelo menos até Outubro, onde se poderá ver o impacto da decisão sobre os CMEC. No minimo, e até lá, é possível que a cotada volte aos 2,80€
As rendas excessivas que o contribuinte paga à EDP representam em termos anuais 1/4 dos lucros desta cotada. A EDP vai ter q se adaptar a viver num mercado de livre concorrência e vai ser já no próximo mês de outubro. 

Flavc Escreveu:Eagle é este tipo de reforço de notícias negativas que não vejo qq nexixidade. Essa notícia está exposta e bem destacada na 1º página do Forum. Porquê repeti-la!!??
Porque as noticias passam no topo um curto período de tempo e quem consultar o fórum ao final do dia , não tem perceção do desenvolvimento das noticias ao longo do dia .
Por vezes consulto o fórum , e vejo posts com noticias que me passaram ao lado porque não consultei todas as comunicações no mercado durante esse período ou dias .
Quem já viu a noticia e conhece o conteúdo escusa de consultar. Já são old News.
E também vejo elementos do fórum a postar noticias positivas sempre que saem , mesmo quando ainda estão no topo ou noutros meios .
Neste caso não são opiniões minhas , é apenas informação , cada um faz o que quiser com ela .
- Registado: 4/3/2008 9:17
Eagle é este tipo de reforço de notícias negativas que não vejo qq nexixidade. Essa notícia está exposta e bem destacada na 1º página do Forum. Porquê repeti-la!!??
Haitong: CMEC e questões regulatórias podem ter impacto negativo de 350 milhões para a EDP
O banco também estima que existe a possibilidade do regulador ERSE vir a reduzir as receitas permitidas na distribuição de electricidade em 2018.
Vai ser este ano que o Governo vai fazer as contas dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) para os próximos 10 anos. Neste acerto final do mecanismo, o Governo pode decidir pagar mais ou menos à EDP face ao que a eléctrica recebe actualmente.
"Acreditamos que existe um risco de que durante as negociações o regulador imponha ajustamentos negativos. Estimamos que esses ajustamentos, em conjunto com questões regulatórias pendentes relacionadas com o mercados de serviços de sistema, podem representar um impacto negativo de até 350 milhões de euros", pode-se ler na nota publicada pelo Haitong esta segunda-feira, 24 de Julho.
A decisão deverá ser tomada até Outubro, conforme já assinalou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches
Desta forma, as receitas permitidas da EDP Distribuição deverão recuar em 50 milhões de euros em 2018 (menos 4% face a 2017 face à redução de 3% entre 2016 e 2017), o que iria representar 67% das poupanças obtidas pela EDP Distribuição entre 2013 e 2017, estima o Haitong.
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
O banco também estima que existe a possibilidade do regulador ERSE vir a reduzir as receitas permitidas na distribuição de electricidade em 2018.
Vai ser este ano que o Governo vai fazer as contas dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) para os próximos 10 anos. Neste acerto final do mecanismo, o Governo pode decidir pagar mais ou menos à EDP face ao que a eléctrica recebe actualmente.
"Acreditamos que existe um risco de que durante as negociações o regulador imponha ajustamentos negativos. Estimamos que esses ajustamentos, em conjunto com questões regulatórias pendentes relacionadas com o mercados de serviços de sistema, podem representar um impacto negativo de até 350 milhões de euros", pode-se ler na nota publicada pelo Haitong esta segunda-feira, 24 de Julho.
A decisão deverá ser tomada até Outubro, conforme já assinalou o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches
Desta forma, as receitas permitidas da EDP Distribuição deverão recuar em 50 milhões de euros em 2018 (menos 4% face a 2017 face à redução de 3% entre 2016 e 2017), o que iria representar 67% das poupanças obtidas pela EDP Distribuição entre 2013 e 2017, estima o Haitong.
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
Ulisses Pereira Escreveu:RFPB, desculpa mas não percebes português.
Onde é que eu disse que os gapos não são fechados? O que eu digo é que nem todos são fechados. Se não consegues entender a diferença entre estas duas frases é impossível discutir algo...
Ulisses estás a ficar rude.

Eu percebo bem português e acho que a conversa é bastante esclarecedora.
Mas como já está a ficar fora do contexto do tópico, não adianto mais.
Se houver topico para este assunto, falamos lá.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
RFPB, desculpa mas não percebes português.
Onde é que eu disse que os gapos não são fechados? O que eu digo é que nem todos são fechados. Se não consegues entender a diferença entre estas duas frases é impossível discutir algo...
Ulisses Pereira Escreveu:RFPB, o mercad opode fechar um "gap"? Claro que pode! Mal era...
Eu não estou a falar de BES nenhum. Só te estou a alertar que estás a dizer uma coisa falsa quando afirmas que todos os gaps são fechados.
Cada palavra tem o valor que tem e devemos escolhê-las com critério, sob pena de dizemos mentiras.
Abraço,
Ulisses
Foi o exemplo que deste da outra vez, o gap do Bes que nunca foi fechado.
E eu não estou a dizer nada falso, estou é alertar-te que os gaps podem ser fechados!
Tal e qual como tú alertas para o inverso.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
RFPB, o mercad opode fechar um "gap"? Claro que pode! Mal era...
Eu não estou a falar de BES nenhum. Só te estou a alertar que estás a dizer uma coisa falsa quando afirmas que todos os gaps são fechados.
Cada palavra tem o valor que tem e devemos escolhê-las com critério, sob pena de dizemos mentiras.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Todos os gaps têm que ser fechados.
P.Mendes, tens milhares de exemplos de "Gaps" que nunca foram fechados. Tem que se ter cuidado com a certeza como se dizem certas coisas...
Abraço,
Ulisses
Ulisses,
Disseste o mesmo há uns tempos atrás, e acho que com a mesma frase..... E o gap foi fechado!
Tens de interiorizar que o mercado pode mesmo fechar um gap.
Esquece o BES ...
Abraço
Todos os gaps têm que ser fechados.
P.Mendes, tens milhares de exemplos de "Gaps" que nunca foram fechados. Tem que se ter cuidado com a certeza como se dizem certas coisas...
Abraço,
Ulisses
Aproveito para colocar um gráfico com a minha visão para esta cotada:

Foi efetivamente um boa subida, mas acredito que se ela não lateralizar uns dias nos 3€ e ganhar novamente força para criar um bom suporte, ela possa cair novamente para os 3,90. Reforço esta ideia com uma linha/intervalo que considero importante para esta análise, que anda pelos 3,046/3,053. Era importante chegar-se lá com indicadores aliviados e um bom suporte. Também traço outra linha no RSI pelos 59/61, pois considero importante que possa existir um recuo deste indicador.
Foi efetivamente um boa subida, mas acredito que se ela não lateralizar uns dias nos 3€ e ganhar novamente força para criar um bom suporte, ela possa cair novamente para os 3,90. Reforço esta ideia com uma linha/intervalo que considero importante para esta análise, que anda pelos 3,046/3,053. Era importante chegar-se lá com indicadores aliviados e um bom suporte. Também traço outra linha no RSI pelos 59/61, pois considero importante que possa existir um recuo deste indicador.
Todos os gaps têm que ser fechados. Esta cotada caiu durante muitas sessões consecutivas, fechou o GAP de abril, caiu um pouco mais e agora tem recuperado. Possivelmente as más noticias tidas sobre a EDP já foram descontadas, e a ausência de mais más noticias impulsiona o mercado para agora retomar novamente o seu ritmo até aos 3,2€.
Boa jogada para quem se manteve dentro e para quem reforçou a preços mais baixos. Eu, infelizmente ou felizmente, assumi a perda pelos 2,95, perspetivando que pudesse cair mais e não subir tão cedo. Acertei na primeira parte, mas errei na segunda. Vou agora acompanhar de fora, e logo analisarei com cuidado um ponto de reentrada.
Boa jogada para quem se manteve dentro e para quem reforçou a preços mais baixos. Eu, infelizmente ou felizmente, assumi a perda pelos 2,95, perspetivando que pudesse cair mais e não subir tão cedo. Acertei na primeira parte, mas errei na segunda. Vou agora acompanhar de fora, e logo analisarei com cuidado um ponto de reentrada.
Só para trazer para a 1a página pois há 9 dias que não se fala dela aqui no Caldeirão e já subiu 6%...
Flavc Escreveu:Pelo andar da carruagem penso eu de que é melhor o Nirsup esperar sentado ... pelos 2,40. Talvez até espere menos tempo pelos 3,40 lol se ... a OPA das Renováveis correr bem e se a "geringonça" for mantendo os compromissos de governo ao mesmo tempo que cumpre os seus compromissos, nomeadamente de diminuição do déficit e crescimento económico... com mais ou menos demissões ... com mais ou menos conbersa da treta.
Aqui o fulcral para o desenvolvimento do titulo não tem nada a ver com andamento da economia e geringonça .
Acredito chegue mais depressa ao intervalo 2.40-2.60 que a 3.40, que até final do ano acho muito difícil.
Pontos que vão determinar andamento titulo :
1. Quanto é que governo vai recuperar da EDP e a incluir como receita no próximo orçamento de 2018 ? ( acho que se falava até 500 milhões )
2 . Quanto vai baixar a remuneração dos CMEC para o futuro , afetando todos os exercícios ( poderá ser um valor muitíssimo elevado, a fazer cair imenso resultado liquido da EDP anualmente ) ( terá de estar renegociado até Outubro )
3. SP500 vai quebrar os 2400 Pontos e descer bastante ou não , arrastando os mercados e cotadas ?
4. O Petroleo vai baixar para níveis muito inferiores ?
5. O Real vai desvalorizar bastante ? ( 40% EBITDA já vem de lá )
6. A taxa de juro 10 anos Portugal vai-se manter ou subir ?
Isto é que penso serem alguns dos pontos chave para determinar a cotação daqui até Outubro.
Estado da economia , geringonça, e OPA EDPR , isso são noticias para cabeçalhos de jornais .
EU acredito que chegue até Outubro , período decisivo de incerteza com CMEC e valor a recuperar no orçamento , até zona dos 2.60. Não acredito que vá acima dos 3.10 - 3.30 , e ir a essa zona para mim é uma probabilidade mínima e muito difícil de acontecer.
Pelo andar da carruagem penso eu de que é melhor o Nirsup esperar sentado ... pelos 2,40. Talvez até espere menos tempo pelos 3,40 lol se ... a OPA das Renováveis correr bem e se a "geringonça" for mantendo os compromissos de governo ao mesmo tempo que cumpre os seus compromissos, nomeadamente de diminuição do déficit e crescimento económico... com mais ou menos demissões ... com mais ou menos conbersa da treta.
P-Mendes Escreveu:Até agora essa noticia não teve qualquer impacto na cotada, já desce 1%, aproximando-se cada vez mais dos 2,75€.
Caro P Mendes
Aos €2,40 estou comprador
Um abraço e bons negócios.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
NirSup Escreveu:«Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares» (Jornal de Negócios, em 11/07/2017)
A EDP vai mexer, só não sei é quando. Vamos indo e vamos vendo.
Até agora essa noticia não teve qualquer impacto na cotada, já desce 1%, aproximando-se cada vez mais dos 2,75€.
«Buffet quer comprar gigante eléctrica por cerca de 9 mil milhões de dólares» (Jornal de Negócios, em 11/07/2017)
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
É normal nos leilões haver mais volume, em gráficos de cinco minutos isso vê-se melhor.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
boas
só gostaria de partilhar este pormenor do volume da EDP no fim das ultimas sessões, apesar neste gráfico ficar mais evidenciado do que nos outros( nao percebo porque??).
BN
só gostaria de partilhar este pormenor do volume da EDP no fim das ultimas sessões, apesar neste gráfico ficar mais evidenciado do que nos outros( nao percebo porque??).
BN
- Registado: 20/9/2011 21:29
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Mar58 e 95 visitantes