Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOS, SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por yaya » 7/11/2024 12:55

Àlvaro Escreveu:Até dividendos a NOS poderá aguentar. Depois disso... dependerá do tamanho da dentada da DIGI. Se for grande a NOS ficará em maus caminhos. Uma cois é certa, as outras operadoras começaram a baixar os preços a pedido, basta ligar e o preço da fatura cai bastante. :wink:

têm rede em todo o país e em lisboa?
têm roaming?
têm todos os canais genéricos?
têm 5g em que zonas?

parece que falamos de produtos iguais, mas não

quando as pessoas precisarem de fazer uma chamada de emergência e não tiverem rede, aí é que vão sentir a diferença

Registado: 28/8/2013 22:19

por Àlvaro » 7/11/2024 8:46

Até dividendos a NOS poderá aguentar. Depois disso... dependerá do tamanho da dentada da DIGI. Se for grande a NOS ficará em maus caminhos. Uma cois é certa, as outras operadoras começaram a baixar os preços a pedido, basta ligar e o preço da fatura cai bastante. :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Beira mar » 7/11/2024 0:41

mcstreet Escreveu:não precisam ser 10M bastam 500k para os "bag holders" da NOS começarem a sentir as dores de parto. Não vou discutir aqui a viabilidade do exemplo que dei, mesmo porque o perfil de utilização de TV varia de pessoa para pessoa, ou até as necessidades de fazer downloads e coisas do género, mas para um utilizador esporádico, com ofertas de tráfego móvel de 200Gb e sem cobertura de fibra a conversa é outra. Não tenho ações da NOS e como já disse espero de fora, muito menos me movo por emoções, factos.. apenas isso. Quanto a este tópico para mim morreu, faz-me lembrar o fórum do investing da INAPA há 1 e 2 anos quando eu e mais 2 ou 3 alertava-mos para os problemas da empresa e éramos insultados.

bons negócios.

Neste caso não vejo problemas na Nos, pelo contrário, a Nos é das melhores empresas do nosso psi. Pouca dívida, lucro a crescer anualmente, bons dividendos.
Simplesmente há um ponto que me incomoda, a Nos já não era líder e agora com a Digi
as coisas ainda ficam mais tremidas. De qualquer forma acho que o cartel em Portugal é poderoso, o que me deixa ainda céptico em relação à Digi. Não ter sics, sporttvs, mensagens a pagar, pouco 5G. E vamos ver as áreas de actuação da Digi. É no país todo? Penso que aí é que está o cerne da questão...

Registado: 14/12/2023 10:14

por yaya » 7/11/2024 0:06

SalvaFP Escreveu:com estes preços, se a DIGI tiver 100% do mercado, ainda tem prejuízo
Em 2025 começam a subir os preços, e o serviço é fraco.
Em 2027 abandonam o mercado nacional por falta de escala.
Nos mercados onde estão, os outros operadores não desaparecerem e nunca conseguiu atingir quota relevante. Porque será !?

A consequência principal para o sector poderá ser a perda de qualidade no serviço e o desinvestimento em tecnologia, tornando o país periférico.

por Crissssx » 6/11/2024 16:00

mcstreet Escreveu:não precisam ser 10M bastam 500k para os "bag holders" da NOS começarem a sentir as dores de parto. Não vou discutir aqui a viabilidade do exemplo que dei, mesmo porque o perfil de utilização de TV varia de pessoa para pessoa, ou até as necessidades de fazer downloads e coisas do género, mas para um utilizador esporádico, com ofertas de tráfego móvel de 200Gb e sem cobertura de fibra a conversa é outra. Não tenho ações da NOS e como já disse espero de fora, muito menos me movo por emoções, factos.. apenas isso. Quanto a este tópico para mim morreu, faz-me lembrar o fórum do investing da INAPA há 1 e 2 anos quando eu e mais 2 ou 3 alertava-mos para os problemas da empresa e éramos insultados.

bons negócios.

Quais problemas da empresa ?

é concorrência , faz parte !

Apenas no futuro se poderá analisar .

No entanto tu já a enterraste !

Registado: 22/2/2019 14:19

por mcstreet » 6/11/2024 15:41

não precisam ser 10M bastam 500k para os "bag holders" da NOS começarem a sentir as dores de parto. Não vou discutir aqui a viabilidade do exemplo que dei, mesmo porque o perfil de utilização de TV varia de pessoa para pessoa, ou até as necessidades de fazer downloads e coisas do género, mas para um utilizador esporádico, com ofertas de tráfego móvel de 200Gb e sem cobertura de fibra a conversa é outra. Não tenho ações da NOS e como já disse espero de fora, muito menos me movo por emoções, factos.. apenas isso. Quanto a este tópico para mim morreu, faz-me lembrar o fórum do investing da INAPA há 1 e 2 anos quando eu e mais 2 ou 3 alertava-mos para os problemas da empresa e éramos insultados.

bons negócios.

Registado: 28/4/2006 17:30

por AS01 » 6/11/2024 13:52

mcstreet Escreveu:e depois há os que sonham com o regresso de D. Sebastião.

D. Sebastião morreu jovem e idealista.

Até merece um poema:

Há moços com a ideia de sonhar
em ver os dez milhões partilhar
os 40 MHz que a Digi ganhou no leilão
convertidos em Netflix ao serão

Registado: 16/9/2018 9:50

por mcstreet » 6/11/2024 13:44

e depois há os que sonham com o regresso de D. Sebastião.

por AS01 » 6/11/2024 13:32

mcstreet Escreveu:vou deixar aqui um exemplo muito simples de como é uma questão de tempo até as coisas mudarem radicalmente.
Um casal com duas Smart Tvs em casa, uma no quarto outra na sala, com assinatura da Nertflix e que gostem de assitir a um noticiário de vez em quando nas Tvs generalistas e muitos outros canais gratuitos com transmissão online

com dois cartões com internet ilimitada nos telemóveis, basta ligar os access points dos telemóveis, partilhar a internet com as Tvs, e até com 4G têm Netflix e TV online sem interrupções..

na DIGI... 12 euros, assinatura Netflixx.. 8.. ou seja, tudo por 20 euros, agora façam as contas para um pacote equivalente na MEO ou NOS... até os velhos vão mudar depois dos filhos e os netos lhes explicarem, porque a dificuldade de aprender é reduzida.

Possivelmente a NOS vai aguentar por estese valores até abril ou maio de 2025 por causa do dividendo, depois disso, se o serviço da DIGI funcionar minimamente bem, lá foram as margens.
À DIGI basta ter uma boa rede móvel, não ter cobertura de fibra hoje em dia é indiferente para um utilizador comum e a maioria dos canais TV não são vistos pelo utilizador. Malta mais nova nem TV vê, ficam-se pelos streamings.

Entre esse sonho e a realidade existe a finitude do espectro radioelétrico...

Aliás, se assim fosse não se entende por que motivo andaram os outros três a investir milhares de milhões em FTTH.

por mcstreet » 6/11/2024 11:59

Warren Buffett Explains, 'The Stock Doesn't Know You Own It' — Stocks Can't Love You Back And Your Feelings Don't Matter In The Stock Market —

bons negócios

por SalvaFP » 6/11/2024 11:50

com estes preços, se a DIGI tiver 100% do mercado, ainda tem prejuízo
Em 2025 começam a subir os preços, e o serviço é fraco.
Em 2027 abandonam o mercado nacional por falta de escala.
Nos mercados onde estão, os outros operadores não desaparecerem e nunca conseguiu atingir quota relevante. Porque será !?

Registado: 3/7/2023 13:03

por mcstreet » 6/11/2024 11:17

vou deixar aqui um exemplo muito simples de como é uma questão de tempo até as coisas mudarem radicalmente.
Um casal com duas Smart Tvs em casa, uma no quarto outra na sala, com assinatura da Nertflix e que gostem de assitir a um noticiário de vez em quando nas Tvs generalistas e muitos outros canais gratuitos com transmissão online

com dois cartões com internet ilimitada nos telemóveis, basta ligar os access points dos telemóveis, partilhar a internet com as Tvs, e até com 4G têm Netflix e TV online sem interrupções..

na DIGI... 12 euros, assinatura Netflixx.. 8.. ou seja, tudo por 20 euros, agora façam as contas para um pacote equivalente na MEO ou NOS... até os velhos vão mudar depois dos filhos e os netos lhes explicarem, porque a dificuldade de aprender é reduzida.

Possivelmente a NOS vai aguentar por estese valores até abril ou maio de 2025 por causa do dividendo, depois disso, se o serviço da DIGI funcionar minimamente bem, lá foram as margens.
À DIGI basta ter uma boa rede móvel, não ter cobertura de fibra hoje em dia é indiferente para um utilizador comum e a maioria dos canais TV não são vistos pelo utilizador. Malta mais nova nem TV vê, ficam-se pelos streamings.

por tami » 6/11/2024 10:58

Crissssx Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Inevitável, esta é daquelas verdades de La Palisse. Os lucros serão claramente comidos pela concorrência e as ações ajustam. Estranho é haver quem não acredite. Enfim... :shock:

O que vens acrescentar ?nada...

Estão a comparar produtos que não são exatamente os mesmos que nem cobertura há em muitas localidades....
Parece que não conhecem o nosso país envelhecido....

Acredito numa pequena quebra , nada extraordinário ... e tenho a certeza que muitos que vão sair agora irão voltar .
A Digi é conhecida por ser barata , não por prestar um serviço decente .

Não são exatamente os mesmos? Mesmo que no imediato a Digi não consiga entrar no serviço fixo, tens noção da importância (e das margens) do serviço móvel? Nunca estranhaste que os operadores não façam campanhas para o serviço 3P, e estas incidem sempre no convergente (fixo+móvel)?
O que vai acontecer é que mais gente do que pensas vai mudar os números móveis para a Digi (no caso da MEO e Vodafone, a fidelização só incide sobre o pacote base, podem retirar os numeros adicionais quando quiserem, nem aí estão protegidos), e dar o beneficio da dúvida. O que têm a perder? Se correr mal nem sequer tem fidelização, podem voltar quando quiserem.

Ps: "Parece que não conhecem o nosso país envelhecido....A Digi é conhecida por ser barata , não por prestar um serviço decente ." Parece que és tu que não conhece o nosso país, que mete SEMPRE o preço à frente da qualidade.

Faz a comparação com a eletricidade, onde a Meo energia está a ganhar quota precisamente por isso. O nosso "país envelhecido" só queria eletricidade da EDP, agora tens dezenas de comercializadores que as pessoas experimentam (precisamente por não terem fidelização), e nunca mais voltam à EDP, porque é a que tem o serviço mais caro.

Registado: 28/12/2015 16:15

por tami » 6/11/2024 10:48

yaya Escreveu:Podemos vir a assistir a um nivelamento dos preços por baixo e consequente perda de qualidade no serviço pelas operadores.
Parabéns ao regulador e à AdC.
A pergunta que fica: qual a diferença entre nivelar preços por cima e nivelar preços por baixo?
Não são ambos casos de cartelização?
Pois é ...

Acho que não percebi a tua questão, mas admito que possa ser limitação minha. Consegues explicar-me onde estás a ver cartelização "por baixo"?

por Crissssx » 6/11/2024 0:01

Àlvaro Escreveu:Inevitável, esta é daquelas verdades de La Palisse. Os lucros serão claramente comidos pela concorrência e as ações ajustam. Estranho é haver quem não acredite. Enfim... :shock:

O que vens acrescentar ?nada...

Estão a comparar produtos que não são exatamente os mesmos que nem cobertura há em muitas localidades....
Parece que não conhecem o nosso país envelhecido....

Acredito numa pequena quebra , nada extraordinário ... e tenho a certeza que muitos que vão sair agora irão voltar .
A Digi é conhecida por ser barata , não por prestar um serviço decente .

por yaya » 5/11/2024 20:09

Podemos vir a assistir a um nivelamento dos preços por baixo e consequente perda de qualidade no serviço pelas operadores.
Parabéns ao regulador e à AdC.
A pergunta que fica: qual a diferença entre nivelar preços por cima e nivelar preços por baixo?
Não são ambos casos de cartelização?
Pois é ...

por MarcoAntonio » 5/11/2024 19:39

Chegada da Digi já pressiona Nos. Ações perdem quase 80 milhões - Research - Jornal de Negócios

A telecom liderada por Miguel Almeida desvalorizou mais de 4% na sessão desta terça-feira. A Bernstein avisa que os preços 'extremamente agressivos' da Digi colocam pressão sobre o mercado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tami » 5/11/2024 19:11

Crissssx Escreveu:10% a dividir por 3 dá pouco mais que 3% ...

Certo. E nessas contas simples, não se considera a redução de margem, caso naturalmente optem por baixar preços? Para mim, há uma questão que conta muito, e é refletida na entrevista do CEO da NOS ao negócios no inicio da semana (quando se mostra "indignado" porque a concorrencia não autorizou compra da Nowo pela Vodafone) - o cartel está a ser desafiado. A Vodafone não metia medo, porque os operadores tem os preços alinhados há anos (trabalho na área há quase 20 anos em contexto multioperador, era bizarro como recebíamos as campanhas/baixas de preços de cada um, só faltava virem todos do mesmo remetente), e agora vão ser abanados. E mesmo que a montanha venha a parir um rato, parabéns a quem tem os tem no sitio para ignorar a indefinição que aí vem (sempre tão amiga dos mercados).

por Àlvaro » 5/11/2024 19:09

Inevitável, esta é daquelas verdades de La Palisse. Os lucros serão claramente comidos pela concorrência e as ações ajustam. Estranho é haver quem não acredite. Enfim... :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Crissssx » 5/11/2024 18:21

10% a dividir por 3 dá pouco mais que 3% ...

por mcstreet » 5/11/2024 17:57

a disrupção no mercado da DIGI não é só pelos preços , é sobretudo pela possibilidade de personalização de oferta, há anos que há gente a queixar-se de ter que contratar TV para ter internet fixa em casa a preços baixos, mas uma coisa é certa, mesmo que depois subam preços, com o hype que isto está a ter as outras operadoras ou baixam preços à bruta ou daqui a uns meses estes gajos têm facilmente 10% do mercado, e isso vai doer nos resultados da NOS MEO e VOD em 2025. Prefiro assistir de fora, se a DIGI falhar lá voltarei à NOS se estiver tentadora.

por yaya » 5/11/2024 15:31

tami Escreveu:
yaya Escreveu:então não andavam a gabar-se que fidelizações é só com os outros?
Digi "A banda larga fixa está sujeita a uma fidelização mínima de três meses,"

--------------
Afinal
Digi promete preços mais baixos, mas serviço (ainda) é limitado

https://eco.sapo.pt/2024/11/04/digi-pro ... -limitado/

Comparar fidelizações de 3 com 24 meses no serviço de internet fixa? O caminho mais fácil para perder dinheiro nos mercados é não querer ver o que está à frente dos olhos, e tentar encontrar sempre algo que desminta o óbvio. Os preços da Digi são brutais, tem o senão de não ter cobertura fixa em todo o lado (as limitações no móvel são insignificantes, considerando a diferença de valores), e mesmo que não percam muito clientes no fixo a curto prazo, vão levar uma valente tareia no convergente - que tem sido a grande aposta no ultimos anos, e onde conseguem esticar as margens. E a presença de um player fora do cartel instituído vai ser engraçada de acompanhar.

Empresas que entram noutros mercados com preços baixos não é novidade.
Por norma o objetivo é captar clientes. Depois de atingida uma quota de mercado relevante sobem os preços, exemplos é o que não falta (uber, bolt, marcas de carros orientais, etc...). Porque as empresas não podem sobreviver anos consecutivos a ganhar quota de mercado mas a acumular prejuízos. Basta ver o que aconteceu à nowo. Quem acha que esta oferta de preços é para ficar está enganado.

-------------------

banca
corte nos juros BCE e quebra da margem lucro? "não é problema"
constituir almofada de segurança? "não é problema"
risco de indemnização a clientes por causa do caso cartel da banca? "não é problema"

construção
controle de fronteiras na UE e risco de falta mão de obra? "não é problema"
derrapagens nos prazos e orçamentos das grandes obras? "não é problema"

telecom
um novo operador no mercado? "problema"
não tem nem um cagagésimo do otimismo que têm as outras

por AS01 » 5/11/2024 13:36

tami Escreveu:

--------------
Afinal

Comparar fidelizações de 3 com 24 meses no serviço de internet fixa? O caminho mais fácil para perder dinheiro nos mercados é não querer ver o que está à frente dos olhos, e tentar encontrar sempre algo que desminta o óbvio. Os preços da Digi são brutais, tem o senão de não ter cobertura fixa em todo o lado (as limitações no móvel são insignificantes, considerando a diferença de valores), e mesmo que não percam muito clientes no fixo a curto prazo, vão levar uma valente tareia no convergente - que tem sido a grande aposta no ultimos anos, e onde conseguem esticar as margens. E a presença de um player fora do cartel instituído vai ser engraçada de acompanhar.

À frente dos meus olhos está que o ARPU subjacente a estes tarifários da Digi não garantem rentabilidade a um operador de escala nacional.
Dois factos:
1) A NOS tem 1,2 milhões de clientes fixos convergentes e um ARPU de 50€ no residencial e liberta pouco mais de 10% de RL.
2) Com uma rede de escala nacional, na NOS as depreciações e os leasings valem mais de 50% do EBITDA.

A Digi diz que investiu em 3 anos o mesmo que a NOS investe anualmente (cerca de 400 milhões).

Portanto, e focando-me no convergente, assumindo que a Digi tem como objetivo possuir uma operação rentável em Portugal, vejo duas opções:
1) ou os preços sobem a longo prazo
2) ou a captação de clientes vai ser limitada pela insuficiência do CAPEX (vão ao portal ver se têm fibra da Digi na vossa casa)

Não tenho à frente dos olhos um cenário de destruição dos 35 cêntimos / ação (10% de yield à cotação de hoje), mas posso não estar a ver bem.

por Crissssx » 5/11/2024 13:06

tami Escreveu:

--------------
Afinal

E no fim disto a DIGI tem que ganhar dinheiro e ainda continuar a investir...
Só vejo possiveis consequencias daqui a 1 ano , para estes proximos trimestes nada demais...até lá conhecemos exatament o que a DIGI conseguirá ou não .

por tami » 5/11/2024 11:37

--------------
Afinal

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Bing [Bot], Gold Stock, Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2 e 118 visitantes