Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sentimento (AAII Survey)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 27/5/2010 8:31

muitos ursos, realmente. Assim é difícil cair.

Registado: 5/11/2002 12:21

por crg » 27/5/2010 8:28

Desta vez, está mesmo extremado:

Bullish 29.82%
Neutral 19.3%
Bearish 50.88%

Abraços
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”

Registado: 29/11/2007 2:45

por Elias » 20/5/2010 16:56

Sr_SNiper Escreveu:Fico maluco com estes valores...
Como é possível, as bolsas andarem em queda, terem mais volume quando caem, e existir mais malta bull???

Com esta quantidade de bulls... suspeito que vêm aí quedas...

por AxeRiver » 20/5/2010 13:44

Sr_SNiper Escreveu:AAII Investor Sentiment Survey

I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:

Bullish 41.3%
up 4.7

Neutral 25.0%
down 1.8

Bearish 33.7%
down 2.9

---------------------------
Fico maluco com estes valores...
Como é possível, as bolsas andarem em queda, terem mais volume quando caem, e existir mais malta bull???

Parece sinal que os grandes estão Bear. Para haver descidas a oferta terá que ser maior que a procura. Os que estão Bull deverão ser pequenos investidores.

AxeRiver

Registado: 17/8/2009 18:36

por Sr_SNiper » 20/5/2010 13:03

AAII Investor Sentiment Survey

I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:

Bullish 41.3%
up 4.7

Neutral 25.0%
down 1.8

Bearish 33.7%
down 2.9

---------------------------
Fico maluco com estes valores...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por canguru » 14/5/2010 23:03

Face aos valores do mês passado, o sentimento (mesmo com o aumento da volatilidade), pouco se alterou.

5/5 to 5/12
AAII’s members were asked to finish this sentence:

Bullish 36.6%
Neutral 26.8%
Bearish 36.6%

Registado: 6/4/2008 22:41

Re: Sentimento (AAII Survey)

por MarcoAntonio » 22/4/2010 11:06

Significativo recuo do sentimento Bull na última semana. Aqui fica a actualização:

AAII Sentiment Survey

Bullish - 38.1%
Neutral - 27.6%
Bearish - 34.3%
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Sr_SNiper » 17/4/2010 1:56

AAII SENTIMENT SURVEY
Sentiment Survey

This week’s AAII Sentiment Survey results:
Bullish: 48.5%, up 5.6
Neutral: 21.8%, down 5.0
Bearish: 29.7%, down 0.7

Long-term averages:
Bullish: 39%
Neutral: 31%
Bearish: 30%

Bullish sentiment jumped 5.6 percentage points to 48.5%. This is the highest that bullish sentiment, expectations that the markets will rise over the next six months, has been since December 31. Bullish sentiment has risen by a cumulative 16 percentage points during the past three weeks and is now nine points above its historical average.

Neutral sentiment, expectations that the markets will be unchanged over the next six months, fell 5.0 percentage points to 21.8%. This is the lowest neutral sentiment has been in nine weeks.

Bearish sentiment, expectations that the markets will fall over the next months, declined 0.7 percentage points to 29.7%. Though bearish sentiment has declined for three consecutive weeks, it remains very close to its historical average of 30%.

Individual investors are reacting to the Goldilocks scenario that the data is showing right now. First-quarter earnings are topping expectations, inflation is tame, the Fed is on hold and the Dow is above 11,000. This said, individual investor optimism continues to be cautious as is evidenced by the prevailing level of bearish sentiment.

The spread between bullish and bearish sentiment is at +19. This is a level that has correlated with the past few market pullbacks, though it is not a level that suggests irrational exuberance.

This week's special question asked respondents whether they are taking on more risk as of late or if they are investing more conservatively. Slightly more respondents said they were being more conservative because of the market’s recent rise than said they were getting more aggressive. Many, however, said they were keeping their risk levels about the same. In other words, the responses were very much split. As one individual investor explained, "I feel like I am chasing the market and it scares the heck out of me."
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por MarcoAntonio » 9/4/2010 11:28

Aqui fica uma versão actualizada do gráfico com uma média semanal de 8 semanas...

De uma forma geral, continuo a achar que no actual período e dada a relativa moderação dos valores, principalmente da percentagem de Bulls, não se pode concluir nem extrair grande coisa do indicador de sentimento.

Tem-se vindo a registar uma queda da percentagem de Bears, mas essa queda dá-se a custo da subida acentuada de neutros (o valor relativamente elevado de neutros é de resto o que mais se destaca no gráfico).

Os valores são também algo semelhantes aos que se verificaram sensivelmente a meio do Bull anterior (o que pode ser visto como meramente circunstancial dado que nem sequer a forma como foram evoluindo é propriamente semelhante).
Anexos
aaiisentiment2010d.PNG
aaiisentiment2010d.PNG (44.65 KiB) Visualizado 10494 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por karaya » 9/4/2010 10:46

Actualização:

Bullish 42.9%
up 1.6

Neutral 26.8%
down 0.8

Bearish 30.4%
down 0.8

Registado: 20/3/2009 16:22

por Um curioso... » 6/4/2010 23:21

rsacramento Escreveu:à volta do momento da transacção há 3 forças em presença:
-> quem quer vender
-> quem quer comprar
-> quem está de fora (mas ameaça antecipar-se), criando assim pressão nos outros dois grupos

faz-se a sondagem e fica-se a saber que, p. ex. há 85% de touros; bom, então não resta quase ninguém para continuar a comprar e fazer subir os preços - logo - temos inversão à vista

Obrigado, Sacramento.
Faz algum sentido.
No entanto, se reparares bem no modo como é feita pergunta destes inquéritos:-"
A pergunta colocada especificamente é que completem a frase com uma das três opções: "I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:
Bearish, Neutral, or Bullish."
Quem tem um sentimento bull do mercado para os próximos 6 meses, não estará ainda do lado "das compras"?
Quando temos um sentimento bull não esgotamos num só momento todas as compras que queremos fazer (ou seja, é um processo continuado)
Se a inversão de tendência, ocorresse alguns meses (1 ou 2) depois do pico de bulls ou de bears, não seria mais natural? Ou estou a ver mal a questão?

Repara, se a pergunta fosse da expectativa para um período mais curto e não para 6 meses, entenderia melhor a hipótese do rápido esgotamento das forças compradoras, no exemplo que referes.

Registado: 29/11/2007 14:04

por rsacramento » 6/4/2010 22:48

à volta do momento da transacção há 3 forças em presença:
-> quem quer vender
-> quem quer comprar
-> quem está de fora (mas ameaça antecipar-se), criando assim pressão nos outros dois grupos

faz-se a sondagem e fica-se a saber que, p. ex. há 85% de touros; bom, então não resta quase ninguém para continuar a comprar e fazer subir os preços - logo - temos inversão à vista

Registado: 29/11/2007 12:50

por Um curioso... » 6/4/2010 22:25

Elias Escreveu:Aqui ficam dados actualizados (referentes à passada quinta-feira dia 1 de Abril).

Notar o forte aumento da % de bulls que já passou os 41.

A última grande correcção teve início em meados de Janeiro, quando a % de bulls andava pelos 47 (depois de ir aos 49) e terminou no início de Fevereiro, quando essa % caiu para 29 e a % de bears subiu para 43.

Embora ainda não estejamos a valores de Janeiro, recomenda-se atenção pois se esta semana houver novo aumento dos bulls poderá estar iminente a correcção que tarda em aparecer.

Tens razão Elias, normalmente é isto que acontece, embora a reacção pareça mais fiável quando o predomínio é acentuadamente dos bears, com a consequente reacção em forte alta.
Tenho ideia que algum de vocês já explicou a lógica do processo, mas (deve ser da idade) já não me lembro da justificação. :oops:
Vai uma ajuda?

Registado: 29/11/2007 14:04

por Elias » 6/4/2010 22:05

Aqui ficam dados actualizados (referentes à passada quinta-feira dia 1 de Abril).

Notar o forte aumento da % de bulls que já passou os 41.

A última grande correcção teve início em meados de Janeiro, quando a % de bulls andava pelos 47 (depois de ir aos 49) e terminou no início de Fevereiro, quando essa % caiu para 29 e a % de bears subiu para 43.

Embora ainda não estejamos a valores de Janeiro, recomenda-se atenção pois se esta semana houver novo aumento dos bulls poderá estar iminente a correcção que tarda em aparecer.
Anexos
aaii.PNG
aaii.PNG (27.55 KiB) Visualizado 10685 vezes

por vitorigus » 19/3/2010 20:35

Bull Bull, não me leve a mal, mas uma amostra terá que ser tão grande na proporção dos erros que não controla.

Já se acertou, em tempos, nas presidenciais americanas com uma amostra de 76 inquéritos. A proeza não foi replicada. E também não é comum acertar no Totoloto à 1ª. Proeza dificilmente replicada.

Eu compreendo que quando se deseja muito até milagres acontecem. Mas esses milagres são benignos para quem acredita. Neste hegócio até pode ser perigoso.

Abraço e boa sorte

Registado: 9/8/2005 11:17

por Bull Bull » 19/3/2010 20:30

vitorigus Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Mas pelo pequena amostra consegue-se ver o sentimento predominante que não deve fugir muito se fosse uma amostra bem maior.

Bull, esta frase revela que não acreditas minimamente no que eu disse. Por que é que , se a amostra fosse maior, as coisas não deveriam ser diferentes.

Vou fazer uma sondagem e pergunto-te apenas a ti. Achas que posso generalizar a partir da tua resposta?

Um abraço,
Ulisses

claro que não.
Estou a dizer que a amostra é muito pequena, mas não deve fugir de uma amostra maior. Mas é a minha opinião, acreditando que a maioria está bull e que são mais os que acreditam na continuação da subida do que numa possivel correcção.

Saberá que não se pode fazer qualquer inferencia estatistica com uma amostra dessas.

Não entendo a sua insistência. Repare que até está a induzir em erro quem estiver nessa expectativa.

Mas se o proprio Ulisses não o convenceu, quem serei eu para o demover.

Repara que estava a referir ao sentimento e não aos valores em si.

Registado: 21/12/2009 18:46

por Bull Bull » 19/3/2010 19:45

vitorigus Escreveu:
Bull Bull Escreveu:
Mas pelo pequena amostra consegue-se ver o sentimento predominante que não deve fugir muito se fosse uma amostra bem maior.

Bull, esta frase revela que não acreditas minimamente no que eu disse. Por que é que , se a amostra fosse maior, as coisas não deveriam ser diferentes.

Vou fazer uma sondagem e pergunto-te apenas a ti. Achas que posso generalizar a partir da tua resposta?

Um abraço,
Ulisses

claro que não.
Estou a dizer que a amostra é muito pequena, mas não deve fugir de uma amostra maior. Mas é a minha opinião, acreditando que a maioria está bull e que são mais os que acreditam na continuação da subida do que numa possivel correcção.

Saberá que não se pode fazer qualquer inferencia estatistica com uma amostra dessas.

Não entendo a sua insistência. Repare que até está a induzir em erro quem estiver nessa expectativa.

Não estou a compreender :?:

Um resultado será tanto melhor quanto maior for a amostra.
Repara que nas sondagens das eleições utilizam o universo bastante pequeno em relação aos eleitores e muitas das vezes o resultado é semelhante, mas isso são critérios usados na amostra que deverá conter uma maior diversidade da mesma.

O que estava a dizer é que talvez a amostra que eu tenha não deva fugir assim tanto da realidade, mas isso é uma opinião.

por vitorigus » 19/3/2010 19:32

Bull Bull Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

claro que não.

Registado: 9/8/2005 11:17

por Bull Bull » 19/3/2010 14:19

Um abraço,
Ulisses

claro que não.

por canguru » 19/3/2010 14:08

Bull Bull Escreveu:Mas pelo pequena amostra consegue-se ver o sentimento predominante que não deve fugir muito se fosse uma amostra bem maior.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_dos_gr ... C3%BAmeros

Registado: 6/4/2008 22:41

por Ulisses Pereira » 19/3/2010 13:56

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bull Bull » 19/3/2010 13:48

sim, é verdade, a amostra é bastante pequena para se tirar grandes conclusões.

Estou convencido que a malta está bull e que apostam na subida. Eu começo a fica neutro.

por Ulisses Pereira » 19/3/2010 13:20

Bull Bull, com todo o respeito mas tirar conclusões por causa de um inquérito com 19 votos, não faz nenhum sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bull Bull » 19/3/2010 12:43

O sentimento pelo menos no meu blog predominante é o de Bull e muitos continuam a apostar na continuação da subida.

O meu sentimento é que estamos quase a começar uma nova correcção
Anexos
sp.png
sp.png (22.55 KiB) Visualizado 10961 vezes

por Elias » 18/3/2010 22:45

got it

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, CORTIÇA, Denário, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 153 visitantes