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Caldeirão da Bolsa

GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 10/8/2012 21:14

certo, mas a margem de lucro sera de certeza maior num produto de 1,50 que num de 0.80
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 21:06

Lion_Heart Escreveu:Bem , supostamente quanto menor o preço menor o lucro .
Perde muito o estado mas a Galp tb perde.


Mas o preço antes de impostos não é assim tão diferente, conforme já te estava a dizer. Para a petrolífera o que conta é isto e as margens são identicas...

O GPL não custa realmente metade do preço, grande parte da diferença final deve-se a impostos que nada têm que ver com as petrolíferas, estas são meros agentes de cobrança de uma parcela que vai para o Estado.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Lion_Heart » 10/8/2012 21:02

Bem , supostamente quanto menor o preço menor o lucro .
Perde muito o estado mas a Galp tb perde.
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 20:58

Lion_Heart Escreveu:Mas o Cavaco ia la deixar aprovar uma Lei que prejudica a Galp e os amigos? :shock:

So ca e que se usa o autocolante (a maioria nem o tem) e se proibe estacionar nos parques.


O diploma não prejudica a GALP mas sim o Estado.

A diferença de preços deve-se essencialmente a impostos, a GALP é distribuidora de todos os combustíveis (gasóleo, gasolina e gpl e se bem me recordo as margens brutas nem diferem muito no caso do gpl e os preços à saída da refinaria, antes de impostos também não diferem muito).
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por Lion_Heart » 10/8/2012 20:55

Mas o Cavaco ia la deixar aprovar uma Lei que prejudica a Galp e os amigos? :shock:

So ca e que se usa o autocolante (a maioria nem o tem) e se proibe estacionar nos parques.
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 20:42

Elias Escreveu:Um veículo estrangeiro a GPL que entre em Portugal... como é?


O que está em vigor é o Decreto-Lei n.º 136/2006.

Um turista provavelmente utiliza nas mesmas condições que qualquer outro utilizador (gasóleo/gasolina) uma vez que o documento só questiona esses veículos no que diz respeito à sua matriculação.
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por Elias » 10/8/2012 20:32

Um veículo estrangeiro a GPL que entre em Portugal... como é?
 
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 20:25

A alteração à lei que terminaria com as imposições retrógradas de utilizar dístico e a proibição de estacionar em parques subterrâneos em viaturas que utilizam GPL ainda não avança desta vez:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=572933

Com isto, sim, deviam preocupar-se os consumidores pois não existem razões técnicas para impor estes entraves à utilização de um combustível que ficaria mais barato aos consumidores.
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por Elias » 10/8/2012 18:19

MarcoAntonio Escreveu:O Brent passou esta semana de novo para cima dos 90 euros o barril, sensivelmente ao mesmo nível dos máximos de 2008 e um dos valores mais altos de sempre.


Para o caso de não teres dado conta (postei no tópico do pitroil), o gap WTI-Brent aumentou bastante nas últimas semanas. Hoje está a 20.
 
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 18:05

O Brent passou esta semana de novo para cima dos 90 euros o barril, sensivelmente ao mesmo nível dos máximos de 2008 e um dos valores mais altos de sempre.

Aqui fica o gráfico actualizado do comportamento dos combustíveis nos postos antes de impostos face ao brent, em euros, na semana anterior (a última média do brent é provisória).
Anexos
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comb-2012a.PNG (28.77 KiB) Visualizado 8239 vezes
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por MarcoAntonio » 10/8/2012 17:02


Gasóleo e gasolina sobem até três cêntimos na próxima semana


10 Agosto 2012 | 15:04
Lusa


O preço do gasóleo e da gasolina volta a subir na próxima semana, reflectindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais, antecipando-se um aumento de até três cêntimos.
Fonte do sector adiantou à Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar uma subida no preço dos dois combustíveis, que deverá atingir os três cêntimos.

O preço médio do gasóleo actualmente é de 1,444 euros/litro, enquanto a gasolina 95 custa, em média, 1,653 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2.598 postos de abastecimento em Portugal Continental.

Esta nova subida do preço das cotações está relacionada com a diminuição generalizada dos 'stocks' de crude e de produtos refinados nos Estados Unidos, a instabilidade do Médio Oriente e é agravada pela desvalorização do euro face ao dólar, registada nos últimos dias.

Desde o início de Julho, quando se iniciou o mais recente ciclo de aumento das cotações dos dois combustíveis, o gasóleo e a gasolina registam uma subida acumulada de cerca de 11 cêntimos. Ainda assim, ficarão abaixo dos recordes registados em Março e Abril deste ano: cerca de um cêntimo abaixo no caso do gasóleo e seis cêntimos no caso da gasolina.

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por mais_um » 10/8/2012 9:46

Para quem continua a ter duvidas sobre o funcionamento do mercado dos combustiveis em Portugal fica o link:

http://www.concorrencia.pt/SiteCollecti ... 3_2009.pdf
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
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por Elias » 6/8/2012 13:24

Com as recentes subidas do preço do petróleo, em França volta a falar-se do congelamento dos preços prometidos pelo sr. Francisco de Holanda.

Carburants : le gel des prix « toujours d'actualité »
Le gel des prix des carburants est « toujours d’actualité » a déclaré mardi Pierre Moscovici. Avec la hausse du prix du pétrole, le gouvernement n’exclut « en rien » le blocage des prix en cas de remontée de ceux-ci à la pompe.

La Rédaction, avec Victor Joanin | RMC.fr | 01/08/2012
14réactions

© Reuters
Le gouvernement n'exclut « en rien » d’appliquer un blocage des prix des carburants en cas de remontée des prix à la pompe. « Toujours d'actualité » a indiqué Pierre Moscovici mardi. Justement, le prix des carburants s'est stabilisé ces derniers jours, après une forte remontée en juillet (+ 5 centimes pour l'essence et + 8 centimes pour le diesel), mais il pourrait repartir à la hausse au mois d'août, selon les spécialistes. Lors de sa campagne présidentielle victorieuse, le candidat François Hollande s'était engagé à bloquer temporairement et si nécessaire les prix du carburant durant l'été.

« Un augmentation de quelques centimes »

Jean-Louis Schilansky, président de l'UFIP (Union française des industries pétrolières) estime que les prix vont augmenter dans les semaines à venir : « La probabilité serait plutôt une augmentation des prix dans le courant du mois d’août. De combien c’est très difficile à dire. On ne retrouvera pas, et heureusement, les niveaux très élevés des mois de mars et avril. Mais dans les sept à dix jours qui viennent avec la fermeté du pétrole brut, notamment avec les tensions au Moyen-Orient, la reprise des tensions en Asie, on risque de voir une augmentation du prix des carburants de quelques centimes d’euro par litre ».

« Le seul moyen, c’est d’innover »

Nicolas Mouchnino est en charge de l'énergie à l'UFC-Que choisir. Selon lui, cette mesure ne sera favorable qu’à court terme : « Ce serait une mesure qui permettrait au consommateur d’éviter cette augmentation trop forte, à très court terme au moins. La question plus centrale, c’est de savoir comment on sort les consommateurs de cette captivité et éviter aux consommateurs de subir ces évolutions. Le seul moyen de sortir de ces crises récurrentes, c’est d’innover et d’investir dans des modes alternatifs de transports ou voir d’autres carburants qui permettraient de réduire cette dépendance au baril de pétrole ».


Para quem não entende francês deixo uma tradução automática do google (tem erros de tradução, como é habitual, mas dá para entender algumas coisas)

O congelamento dos preços dos combustíveis é "ainda" Pierre Moscovici disse terça-feira. Com os preços do petróleo, o governo não faz "nada" contenção dos preços em caso de recuperação destes na bomba.

Editor, com Victor Joanin | RMC.fr | 2012/01/08
14reações

© Reuters
O governo não exclui " nada "para aplicar um bloqueio subir os preços dos combustíveis quando os preços na bomba. " Ainda relevante hoje ", disse Pierre Moscovici terça-feira. Exatamente, os preços dos combustíveis se estabilizaram nos últimos dias, depois de uma forte recuperação em julho (+ 5 centavos para gasolina e diesel para +8 centavos), mas poderia subir novamente em agosto, de acordo com especialistas. Durante sua campanha presidencial vitoriosa, o candidato François Hollande, comprometeu-se a bloquear temporariamente e se os preços dos combustíveis necessários durante o verão.

"Alguns centavos extras"

Jean-Louis Schilansky, presidente da UFIP (União Francesa das Indústrias de Petróleo) estima que os preços vão subir nas próximas semanas: " A probabilidade é de preços bastante mais elevados no mês de agosto. Quanto é difícil dizer. Nós não vamos voltar, e, felizmente, os níveis muito elevados de março e abril. Mas, dentro de sete a dez dias que vêm com a força do petróleo bruto, especialmente com as tensões no Oriente Médio, a retomada das tensões na Ásia, podemos ver um aumento dos preços dos combustíveis alguns centavos por litro ".

"A única maneira é inovar"

Mouchnino Nicolas está na carga de energia no UFC-Que Choisir. Ele disse que a ação será favorável a curto prazo: " Seria uma medida que permitiria aos consumidores para evitar esse aumento muito forte, muito curto prazo pelo menos. A questão mais central é como vamos sair desta consumidores cativos e os consumidores para evitar sofrer essas mudanças. A única maneira de sair dessas crises recorrentes, é inovar e investir em modos de transporte alternativos ou ver outros combustíveis que reduzam a dependência do barril de petróleo . "
 
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por MarcoAntonio » 27/7/2012 16:01

Aqui fica a actualização da evolução dos preços médios incorporando já as subidas desta semana.

O primeiro gráfico apresenta a evolução do brent em euros e com uma semana de atraso (escala do lado esquerdo) e os preços médios segundo a DGEG em Portugal Continental, antes de impostos (escala do lado direito) durante 2012.


O segundo gráfico, na falta de preços para o mercado europeu, apresenta a cotação do gasoleo nos estados unidos (em euros por litro, escala da esquerda) igualmente com uma semana de atraso e os preços médios segundo a DGEG em Portugal Continental para o gasóleo antes de impostos (escala da direita).


Se o primeiro gráfico sugerea que o gasóleo em particular "respondeu mal" durante a queda do brent entre Março e Julho, o segundo aponta no sentido de que a evolução esteve em linha com as cotações deste derivado do crude em particular (o gráfico surgiu a propósito de uma questão do majomo várias páginas atrás).
Anexos
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por gorgo » 25/7/2012 10:09

Krupper Escreveu:
gorgol Escreveu:
Krupper Escreveu:
gorgol Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...


As gasolineiras de marca adicionam aditivos de forma a melhorar a combustão e o rendimento/perfomance.


Tens dados que sustentem essa tua opinião?


Já visitei um parque de distribuição das marcas e estão lá os tks com os aditivos e respetivas bombas doseadoras dos aditivos, no momento de enchimento dos carros tks.


Ok, mas nao estas a defender que os mesmos aditivos nao sao adicionados nos combustiveis vendidos nos supermercados, ou estas?


Se fizeres uma procura pelos sítios das petroliferas verificas que todas criaram produtos diferenciados nos combustíveis e não é só marketing:

Como se chama o gasóleo da repsol?
Quantas qualidades de gasóleo tem? Porquê a diferença de preço?Quais as gasolineiras que vendem também o produto base "EN 590; norma europeia" à saida da refinaria ou só aditivados?

Do meu conhecimento sem te poder provar os hipers não aditivam. Compram às gasolineiras em Portugal e estes não introduzem nos produtos que vendem aos hipers, os seus aditivos, como forma de diferenciação.

E que tal enviares uns mailes para os hipers e petroliferas a perguntar estas questões!
 
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por Elias » 24/7/2012 22:29

 
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por Sr_SNiper » 24/7/2012 22:24

Elias Escreveu:Exacto, alexandre, eu entro em conta com os talões.

Não faz para mim muito sentido estar a comparar apenas os preços afixados se sei que consigo pagar menos em determinados locais.

Elais pdoes dizer-me como funcionam esses promoções que utilizas do 5+5 e 6+6 e a outra também?
Obrigado
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por Elias » 24/7/2012 21:48

Exacto, alexandre, eu entro em conta com os talões.

Não faz para mim muito sentido estar a comparar apenas os preços afixados se sei que consigo pagar menos em determinados locais.
 
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por alexandre7ias » 24/7/2012 21:42

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:A diferença para a Galp que fica a 1Km mais ou menos é cerca de 0.12€.


Pois aqui no meu concelho (Loures) a diferença entre a GALP e a Leclerc é também de 12 cêntimos. No entanto, os talões do continente dão-me 5+5 = 10 e no terceiro domingo de cada mês dão mais 6 o que dá 16. Não me compensa ir ao Leclerc, que até fica mais longe. Mais barato que nas marcas brancas.

Quando calha passar na margem sul, aproveito para meter na GALP do Montijo que dá mais 5 cêntimos por cima de tudo isto, para um total de 15 (atingindo os 21 nos domingos referidos). Mais barato que nas marcas brancas.


Mas eu estou a falar em chegar, abastecer e pagar! Nada de descontos ou talões!

Porque se assim for também posso pagar com cartão Jumbo e ainda tenho 2% de desconto nas compras!

Mas claro que o que esta em causa é cada um abastecer onde é mais beneficiado!! Tanto faz ser galp / BP / Jumbo ou outra qualquer.
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por Elias » 24/7/2012 21:14

alexandre7ias Escreveu:A diferença para a Galp que fica a 1Km mais ou menos é cerca de 0.12€.


Pois aqui no meu concelho (Loures) a diferença entre a GALP e a Leclerc é também de 12 cêntimos. No entanto, os talões do continente dão-me 5+5 = 10 e no terceiro domingo de cada mês dão mais 6 o que dá 16. Não me compensa ir ao Leclerc, que até fica mais longe. Mais barato que nas marcas brancas.

Quando calha passar na margem sul, aproveito para meter na GALP do Montijo que dá mais 5 cêntimos por cima de tudo isto, para um total de 15 (atingindo os 21 nos domingos referidos). Mais barato que nas marcas brancas.
 
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por Krupper » 24/7/2012 21:12

gorgol Escreveu:
Krupper Escreveu:
gorgol Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...


As gasolineiras de marca adicionam aditivos de forma a melhorar a combustão e o rendimento/perfomance.


Tens dados que sustentem essa tua opinião?


Já visitei um parque de distribuição das marcas e estão lá os tks com os aditivos e respetivas bombas doseadoras dos aditivos, no momento de enchimento dos carros tks.


Ok, mas nao estas a defender que os mesmos aditivos nao sao adicionados nos combustiveis vendidos nos supermercados, ou estas?
 
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por alexandre7ias » 24/7/2012 21:11

Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...



Desde que abriu o posto do Jumbo Maia, é lá que abasteço o meu carro a gasóleo.

Se o combustível é igual ou não isso não sei porque nas bombas não dizem como é composto, mas que me dá rendimento e nunca tive problemas isso é certo.

E tenho verificado que cada vez que lá vou tem mais clientes!!

A diferença para a Galp que fica a 1Km mais ou menos é cerca de 0.12€.
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por gorgo » 24/7/2012 21:08

Krupper Escreveu:
gorgol Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...


As gasolineiras de marca adicionam aditivos de forma a melhorar a combustão e o rendimento/perfomance.


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Já visitei um parque de distribuição das marcas e estão lá os tks com os aditivos e respetivas bombas doseadoras dos aditivos, no momento de enchimento dos carros tks.
 
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por Krupper » 24/7/2012 21:01

gorgol Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...


As gasolineiras de marca adicionam aditivos de forma a melhorar a combustão e o rendimento/perfomance.


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por Elias » 24/7/2012 20:54

Sr_SNiper Escreveu:Gostava de saber a opinião dos foristas sobre os combustíveis dos hipermercados, costumam abastecer lá? O combustível é igual às gasolineiras de marca? Ou é pior...


Eu raramente abasteço nos hiper porque consigo o mesmo desconto em combustíveis de marca, usando as promoções existentes.

Em termos de qualidade / rendimento, em minha opinião a melhor forma de aferir consiste em atestar e medir o número de km feitos com um depósito.
 
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