Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e
Já agora, a eficiência energética dos veículos automóvel tem vindo a registar uma melhoria da ordem dos 1% ao ano
Ainda bem que o Marco veio logo confirmar que a melhoria (em média) é muito pequena e o Tonirai confirma a impressão que eu tinha que os carros são bastante mais pesados - carradas de equipamento às vezes nem se sabe para quê - e como é sabido transportar mais peso consume mais energia e daí mais consumo.
Ou seja, precisando a minha afirmação: praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 Km que à 5, 10, 15 anos pois os carros evoluiram pouco na redução de consumo e aumentaram de peso.
comparação despropositada entre um gasóleo e um gasolina-eléctrico
Quem estava a fazer a comparação era o Sem2006 e o Tonirai e tu não disses-te antes !!
Em resumo muitos que como eu, têm um carro economico e poupado (motor 1.9 D do grupo VW) à mais de 18 anos, ao pensar em substitui-lo, compararam os veículos diesel, gasolina e híbridos actuais e concluem que vão continuar a gastar e poluir o mesmo apesar da tão apregoada evolução da industria automóvel !!!
Devagar se vai ao longe
Já agora, a eficiência energética dos veículos automóvel tem vindo a registar uma melhoria da ordem dos 1% ao ano, segundo os relatórios disponíveis:
http://www.odyssee-indicators.org/publi ... trends.pdf
Há mais aqui, se quiseres pesquisar mais sobre o tema:
http://www.epa.gov/otaq/fetrends.htm
Em termos de redução de consumos, isso tem sido mais evidente nos períodos de petróleo caro. Nos períodos de petróleo barato existiu evolução em termos de rendimento mas essa aumento de rendimento foi "aproveitado" para obter melhores prestações/performance (com os motores a subir de potência para as mesmas cilindradas).
http://www.odyssee-indicators.org/publi ... trends.pdf
Há mais aqui, se quiseres pesquisar mais sobre o tema:
http://www.epa.gov/otaq/fetrends.htm
Em termos de redução de consumos, isso tem sido mais evidente nos períodos de petróleo caro. Nos períodos de petróleo barato existiu evolução em termos de rendimento mas essa aumento de rendimento foi "aproveitado" para obter melhores prestações/performance (com os motores a subir de potência para as mesmas cilindradas).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Al_Trader Escreveu:Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa.
Al_trader, um Prius é um gasolina-eléctrico.
Mundialmente, o mercado gasolina é o maior. Mais, nos Estados Unidos e no Japão virtualmente não se utiliza gasóleo sequer. E não são é estes são dois mercados colosso (só recentemente a china se veio meter no meio) como ainda são duplamente mais importantes para a Toyota dado que vende proporcionalmente menos na Europa (tem menos penetração de mercado).
É preciso saber a dimensão dos mercados em causa e saber que a gasolina é o maior mercado a nível mundial (e saber ainda que a Europa - onde o gasóleo é importante por oposição - é um mercado menos importante para a Toyota ainda por cima) para perceber que o teu comentário não faz sentido (de resto, ele começa logo com uma comparação despropositada entre um gasóleo e um gasolina-eléctrico).
Al_Trader Escreveu:Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás (...)
Isto é falso, tanto os gasolina como os gasóleo têm vindo a registar aumentos de rendimento devido à evolução tecnológica dos motores nas últimas décads (durante um certo período isso foi particularmente evidente nos gasóleo inclusivamente, que deram um salto significativo).
De mais para mais, o teu exercício de cherry picking é um exercício falacioso. Formalmente, trata-se de uma falácia. Mesmo que a comparação fosse entre um gasóleo e outro gasóleo, a conclusão era precipitada.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
sem2006 Escreveu:Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos. O record nacional no prius 2G é de 1536km com um depósito de 45l.
Ok... mas eu também não estou a falar em valores record - ou se calhar, sem saber, sou o recordista dos consumos baixos neste carro

Se eu consigo no meu dia-a-dia fazer este tipo de consumos (com cuidados e consciente que os meus percursos são favoráveis), se andasse a tentar estabelecer records, provavelmente ainda conseguiria mais baixo.
sem2006 Escreveu:Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se formos por percursos/viagens específicos, também te digo que já fiz (e consigo repetir facilmente) 3.1 l/100 num percurso de +-100 km.

Mas quanto a consumos efectuados a gastar todo o depósito (ou pelo menos grande parte dele), posso dizer-te que faço habitualmente entre 3.6 e 4.2.
sem2006 Escreveu:Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Sim... mas só quis mostrar que a manutenção dos diesel não é assim tão bicho de 7 cabeças - a maioria delas é só filtro de óleo e óleo, de 20 em 20 mil, ou mesmo de 30 em 30 mil.
sem2006 Escreveu:Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças
Claro... eu também referi que "um pequeno diesel" conseguia fazer face

VirtuaGod Escreveu:Uma vez que o preço do gasóleo é 10% mais baixo que o preço da gasolina o Prius teria de fazer 3.3 aos 100 (+/-) só para ser equivalente em termos de $ por cada 100km! Estou apenas a falar consumos, não ponho o resto em questão!!
É isso que quis dizer - se bem que é correcto calcularmos o custo total na posse de determinada viatura (preço na compra, consumo, manutenções, etc), nos chamados custos "diários", isto é, no custo do consumo, a coisa equilibra-se.
Al_Trader Escreveu:Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques .
Bom, eu aí ponho um parêntesis... é que mesmo que andemos a gastar o mesmo (ou pouco menos) que há 15 anos atrás, os carros de hoje também estão mais pesados, com o acréscimo de tecnologia que se tornou comum e que não existia (ou era raro) na altura... Airbags em todo o lado, ABS, ESP, AC, insonorisação, etc. Isto apesar de também se usarem materiais mais leves - dou um exemplo:
- O Peugeot que o meu pai possuía há 20 anos pesava entre 840 e 1005 kg (Peugeot 309, fonte wikipédia);
- O Peugeot equivalente de hoje pesa entre 1322 e 1420 kg (Peugeot 308, fonte wikipédia).
Na entrada de gama, foi um acréscimo de peso de 57%!
Nestas condições, se os avanços tecnológicos permitiram gastar um pouco menos, andar um pouco mais, e poluir menos, penso que já é muito bom.
Edit:
Depois deste último parágrafo lembrei-me que os carros de gama equivalente também tiveram tendência a crescer, e confirmei-o na wikipédia;
Por isso, para ser justo, acima ficou a comparação dentro do segmento (gama);
A nível de dimensões, o equivalente seria o 207 (4,05m contra 4,03) - bem sei que o 207 foi substituído pelo 208, mas este encolheu para 3,96m;
- O Peugeot 207 pesa entre 1156 e 1418 kg - na entrada de gama, isso equivale a um acréscimo de peso de 38%... ainda assim, um grande aumento de peso.
Editado pela última vez por tonirai em 4/8/2013 23:49, num total de 1 vez.
Caros colegas de forum a propósito dos consumos, o meu seat com quase 20 anos (1.9 D) gasta 4,5 l/100 sem me esforçar muito. Os colegas com tecnologica muito mais recente conseguem reduções de 10-15% e são casos extremos de bons consumos.
Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa
.
Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques . Na verdade isto não me surpreende nada pois as industrias automóveis-petrolífera andam de "maos dadas" a fazer render o negócio e nós a pagar e aguentar a poluição que isso causa
.
Daqui podemos concluir que a evolução não foi grande coisa e no caso do Prius, roça mesmo o ridículo pois foram 15 anos de desenvolvimento para produzir um veículo mais caro e afinal a tecnologia convencional consegue os mesmos resultados. Entretanto todos nós ouvimos muitos anuncios de menores consumos por parte dos construtores mas afinal, não passa de publicidade enganosa

Em resumo, praticamente continuamos a gastar o mesmo para percorrer 100 km que gastavamos à 5 , 10, 15, anos atrás - talvez tenhamos ganho 2 minutos nos arranques . Na verdade isto não me surpreende nada pois as industrias automóveis-petrolífera andam de "maos dadas" a fazer render o negócio e nós a pagar e aguentar a poluição que isso causa

Devagar se vai ao longe
sem2006 Escreveu:Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos.
Uma vez que o preço do gasóleo é 10% mais baixo que o preço da gasolina o Prius teria de fazer 3.3 aos 100 (+/-) só para ser equivalente em termos de $ por cada 100km! Estou apenas a falar consumos, não ponho o resto em questão!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Tenho a certeza que o Prius a fazer os mesmos percursos que tu fazes, faria 3,5l/100 ou mesmo menos. O record nacional no prius 2G é de 1536km com um depósito de 45l.
Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças
Eu mesmo tenho situações onde já fiz 3,5l/100. Ainda na passada quinta-feira, fui de Condeixa à praia da Tocha, andei por lá às voltas, voltei para Condeixa e num total de 170km fiz uma média de 3,5l/100.
Se vamos falar em revisões feitas em casa, o mesmo se pode fazer para o Prius (mudar o óleo e filtro é igual para qualquer carro).
Depois há outro ponto a considerar: estás a compara um 206 (gama inferior) com um Prius. Compara só os pesos de cada um, e logo vês as diferenças

- Registado: 29/4/2009 13:31
sem2006 Escreveu:Lamento dizer-te: estás enganado e muito..compensam e bem, especialmente a longo prazo. Antes de ter o Prius, tinha um corsa diesel que graças ao maldito FAP (filtro activo de particulas), tinha médias sempre na casa dos 5,6 a 5,8 litros. Com Prius ando com médias na casa dos 3,5 aos 4,2 litros. Fica aqui uma imagem da média da minha viagem de Condeixa à Guarda, hoje:
Cada caso é um caso... e sendo assim subscrevo o que diz o Marco e o Atomez - pequenos diesels modernos, associados a uma condução cuidadosa, fazem "milagres".
Para contrapor à tua imagem, aqui ficam 3 minhas. Trata-se da info após ter zerado os contadores quando atestei o depósito da última vez (meti +- 50 litros, estava na reserva).
Distância percorrida até agora:
Autonomia restante (nota: este valor em estrada seria cerca de 40 km superior - ele baixa drasticamente sempre que chego a casa, porque o último km é uma grande subida a puxar):
Média consumida:
sem2006 Escreveu:Depois existe outro conjunto de pontos que a maior parte das pessoas esquece, que está relacionada com a manutenção. Num Prius(ou qualquer outro veículo com a tecnologia HSD):
- Não existe embraiagem, logo não há custos com a sua substituição
- Não há correias de distribuição
- Grande parte da travagem é feita de forma regenerativa, logo os calços duram muito mais.
Acredito que as manutenções sejam mais acessíveis mas, mais uma vez, cada caso é um caso:
- Embraiagem tenho, e obviamente se chegar a hora dela, lá terá de ser;
- Correia (corrente) de distribuição existe, mas está programada ser trocada a cada 240 mil km (dá bem para a vida do veículo);
- Calços, vou com 90 mil km com os de origem, ainda com uns 30% de piso (pelo andar da coisa, uma muda faz a vida do carro).
MarcoAntonio Escreveu:Sem2006, olha que um diesel de última geração também faz médias inferiores a 5L. Os motores diesel dos Peugeot 308 são conhecidos pela sua economia por exemplo, entre outros.
E as médias que tu referes também são resultado da tua condução económica.
Portanto, teria de se comparar com a mesma condução em alternativas diesel económicas. Vais encontrar alternativas diesel em que o preço por kilómetro fica muito semelhante. Nalguns casos até mais baixo (pelo menos em Portugal com os nossos preços de gasolina e diesel).
My point exactly.
No meu caso, é exactamente um motor diesel Peugeot... 206 1.4 hdi.
Mas mais que isso, depende muito do tipo de percurso, e do tipo de condução.
Estas médias que mostrei incluem aproximadamente:
- 10% cidade;
- 20% AE (mais precisamente fim da A1, VCI e Via Norte, portanto sempre entre 80 e 110km/h);
- 70% nacionais.
O tipo de percurso e o meu tipo de condução permitem obter aqueles valores que indiquei... e justificam também como uns pneus da frente me duraram 80 mil km, e os calços já vão em 90 mil km.
Pé leve, mudança óptima para a velocidade, evitar ao máximo acelerações bruscas, prever os abrandamentos e paragens levantando o pé bem antes e quase não ter de travar... faz tudo parte destes números.
Ainda me lembro de ter tido 20 anos, e em carro do mesmo segmento, ter gasto um par de pneus em 15 mil km, e correspondentes calços em 25 mil km!

sem2006 Escreveu:Marco, é preciso ver quais as circunstâncias em cada caso..Nos diesel actuais, coloca-os a fazer percursos de cidade ou percursos curtos, começam logo a piorar consumos ou ficar "aflitos" com os FAP. Os FAP são o novo cancro dos carros diesel actuais. Basta perder uns minutos pelos fóruns de automóveis, para ver a quantidade de pessoas que se quer ver livre do FAP.
Obviamente, quem tenha carro com FAP (o meu não tem) e faça apenas cidade, está "lixado", pois este terá de regenerar de tempos a tempos, e se isso acontece em cidade, nota logo uma grande perda de potência e aumento de consumos...
Mas olha que eu ando também pelos foruns auto, e não é por esse motivo que vejo muito gente a ver-se livre do FAP... é mesmo pelo custo de manutenção do mesmo - quando chega a hora, apanham um susto!

sem2006 Escreveu:Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Como disse, suponho que sim em relação aos híbridos, mas dou um exemplo de como é relativo entre diesel e gasolina:
- Eu faço a cada 2 anos uma manutenção em que gasto +- 50€ (diesel, 206 1.4 hdi) - de 6 em 6 anos, uma mais dispendiosa;
- O meu pai faz a cada 2 anos uma manutenção em que gasta mais de 200€ (gasolina, 207 1.4 VTI sport).
"Where's the catch?"
- Eu compro o material (é apenas óleo e filtro de óleo) e mudo eu próprio;
- O meu pai leva-o à Peugeot e... está tudo dito (óleo a 100€, atesto disto e daquilo cobrado, etc)
Mas ainda assim, essa mesma manutenção não ficaria mais cara na Peugeot - ambas são filtro e óleo, atesto de níveis e mão de obra.
Resumindo, isto tudo é apenas para fazer valer que, contra a opção híbrido, a opção "pequeno diesel", mesmo que com custos de manutenção superior, se associada a certos cuidados, pode perfeitamente equiparar-se.
O Ampera não é muito bom, por ser um híbrido do tipo série. O Prius consegue juntar a tecnologia série com a paralela, juntando o melhor dos dois mundos...
A titulo de curiosidade, o record mundial num prius 2G é detido por um Japonês que conseguiu fazer 3000 e tal km com um único depósito (só uma pequena diferença: no modelo Japonês e Americano, o depósito leva 60l, enquanto que o Europeu leva 45l).

A titulo de curiosidade, o record mundial num prius 2G é detido por um Japonês que conseguiu fazer 3000 e tal km com um único depósito (só uma pequena diferença: no modelo Japonês e Americano, o depósito leva 60l, enquanto que o Europeu leva 45l).
O Novo Golf 1.6 TDI bluemotion ainda consome menos Marco:http://www.spritmonitor.de/de/uebersicht/50-Volkswagen/452-Golf.html?fueltype=1&constyear_s=2009&page=2&exactmodel=1.6
Sobre a comparação com plug ins daqui a pouco voltamos ao tesla que de consumo a gasolina tem zero ou então ao ampera que nos primeiros 100km tb tem consumo de 2 litros porque os primeiros 70 são eletricos. E os segundos 100 km??
Sobre a comparação com plug ins daqui a pouco voltamos ao tesla que de consumo a gasolina tem zero ou então ao ampera que nos primeiros 100km tb tem consumo de 2 litros porque os primeiros 70 são eletricos. E os segundos 100 km??
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
caracinha Escreveu:o preço km de um veiculo não pode ser só estimado com o valor do combustível também tem de contar as manutenções e os híbridos não podem entrar pois tem manutenções muito caras.
Manutenções muito caras? Onde foste buscar essa ideia totalmente errada? Aqui está um exemplo:

Editado pela última vez por sem2006 em 2/8/2013 23:42, num total de 1 vez.
Marco:
Há carros a gasolina e há o Prius. Como te disse, existem muito menos pontos no Prius que num carro a gasolina normal para efectuar manutenção. Quando achar, coloco aqui uma tabela dos preços de revisão do Prius e outros veículos (gasolina e gasóleo) da gama Toyota.
Há carros a gasolina e há o Prius. Como te disse, existem muito menos pontos no Prius que num carro a gasolina normal para efectuar manutenção. Quando achar, coloco aqui uma tabela dos preços de revisão do Prius e outros veículos (gasolina e gasóleo) da gama Toyota.
o preço km de um veiculo não pode ser só estimado com o valor do combustível também tem de contar as manutenções e os híbridos não podem entrar pois tem manutenções muito caras.
- Registado: 23/6/2009 21:43
caracinha Escreveu:na empresa onde trabalho existem cerca de 50 prius que fazem medias muito boas eu próprio tenho um de serviço que e um espetáculo ,e eu sou um mercedista nato
Os Prius têm boas médias, isso não está em questão. O ponto é que existem Diesel com médias extremamente semelhantes (o que em Portugal ainda faz com que o consumo seja mais baixo por kilómetro dado que o gasóleo é cerca de 20 centimos mais barato que a gasolina cá no burgo). É esse o ponto, só.
na empresa onde trabalho existem cerca de 50 prius que fazem medias muito boas eu próprio tenho um de serviço que e um espetáculo ,e eu sou um mercedista nato 

- Registado: 23/6/2009 21:43
O plug-in não serve de comparação pois não sabemos (não é indicado) quanta carga eléctrica levaram.
Toma nota que eu gosto bastante do Prius (embora não tenha nenhum). Mas aquilo que o Atomez referiu em relação à comparação dos consumos com os diesel, tem muito de verdade. Em relação à manutenção, não vou comentar. Depende muito das marcas e também da experiência individual (eu tenho um Diesel que praticamente nunca vai à oficina e já tive veículos a gasolina e gasto manifestamente menos no Diesel em manutenções do que gastava e gasto - porque também ainda tenho um deles - nos de gasolina). É muito variável e não vou efectuar conclusões gerais.
Toma nota que eu gosto bastante do Prius (embora não tenha nenhum). Mas aquilo que o Atomez referiu em relação à comparação dos consumos com os diesel, tem muito de verdade. Em relação à manutenção, não vou comentar. Depende muito das marcas e também da experiência individual (eu tenho um Diesel que praticamente nunca vai à oficina e já tive veículos a gasolina e gasto manifestamente menos no Diesel em manutenções do que gastava e gasto - porque também ainda tenho um deles - nos de gasolina). É muito variável e não vou efectuar conclusões gerais.
Marco, é preciso ver quais as circunstâncias em cada caso..Nos diesel actuais, coloca-os a fazer percursos de cidade ou percursos curtos, começam logo a piorar consumos ou ficar "aflitos" com os FAP. Os FAP são o novo cancro dos carros diesel actuais. Basta perder uns minutos pelos fóruns de automóveis, para ver a quantidade de pessoas que se quer ver livre do FAP.
Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Outro ponto que me esqueci de referir foi o turbo. É mais uma peça propensa a futuros problemas e cada vez mais nos carros diesel actuais, onde a tendência é para diminuir a cilindrada (por causa dos impostos, mal aplicados, diga-se de passagem) e puxar pelo motor com turbos cada vez mais complexos (geometria variável, bi-turbo, etc..)
Mas ainda te posso oferecer algo melhor (se bem que já é mais caro):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... &gearing=3
Depois, como eu disse, temos de atentar também aos custos de manutenção, que são muito mais elevados nos carros diesel.
Outro ponto que me esqueci de referir foi o turbo. É mais uma peça propensa a futuros problemas e cada vez mais nos carros diesel actuais, onde a tendência é para diminuir a cilindrada (por causa dos impostos, mal aplicados, diga-se de passagem) e puxar pelo motor com turbos cada vez mais complexos (geometria variável, bi-turbo, etc..)
Mas ainda te posso oferecer algo melhor (se bem que já é mais caro):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... &gearing=3
Já agora, não é exacto mas dá para ter uma ideia aproximada (e trata-se de utilização real):
http://www.spritmonitor.de/en/overview/ ... owerunit=2
No canto superior direito podes ver a média, o mínimo e o máximo.
Dentro da mesma gama, o Renault Megane 1.5DCi ainda (gasta um pouco mais que o Peugeot mas não muito). E outros. Em veículos diesel de última geração e para familiares compactos comparáveis ao Prius existem várias opções diesel com baixos consumos, nestas ordens de grandeza.
No canto superior direito podes ver a média, o mínimo e o máximo.
Dentro da mesma gama, o Renault Megane 1.5DCi ainda (gasta um pouco mais que o Peugeot mas não muito). E outros. Em veículos diesel de última geração e para familiares compactos comparáveis ao Prius existem várias opções diesel com baixos consumos, nestas ordens de grandeza.
Sem2006, olha que um diesel de última geração também faz médias inferiores a 5L. Os motores diesel dos Peugeot 308 são conhecidos pela sua economia por exemplo, entre outros.
Portanto, teria de se comparar com a mesma condução em alternativas diesel económicas. Vais encontrar alternativas diesel em que o preço por kilómetro fica muito semelhante. Nalguns casos até mais baixo (pelo menos em Portugal com os nossos preços de gasolina e diesel).
Atomez Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
Ok. No UK é que o gasóleo é mais caro que a gasolina, no resto é ao contrário.
Então na Europa em geral os híbridos não valem a pena, o diesel fica mais barato.
Lamento dizer-te: estás enganado e muito..compensam e bem, especialmente a longo prazo. Antes de ter o Prius, tinha um corsa diesel que graças ao maldito FAP (filtro activo de particulas), tinha médias sempre na casa dos 5,6 a 5,8 litros. Com Prius ando com médias na casa dos 3,5 aos 4,2 litros. Fica aqui uma imagem da média da minha viagem de Condeixa à Guarda, hoje:

Depois existe outro conjunto de pontos que a maior parte das pessoas esquece, que está relacionada com a manutenção. Num Prius(ou qualquer outro veículo com a tecnologia HSD):
- Não existe embraiagem, logo não há custos com a sua substituição
- Não há correias de distribuição
- Grande parte da travagem é feita de forma regenerativa, logo os calços duram muito mais.
Aconselho também a espreitarem este teste real feito como contraposto a um artigo "científico" (muito pouco, diga-se de passagem) do IST, publicado no expresso:
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx
MarcoAntonio Escreveu:Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
Ok. No UK é que o gasóleo é mais caro que a gasolina, no resto é ao contrário.
Então na Europa em geral os híbridos não valem a pena, o diesel fica mais barato.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
Atomez Escreveu:Portugal é um caso excecional no mundo porque, por razões fiscais, o gasóleo é mais barato que a gasolina, apesar de o seu custo de produção ser mais alto. No resto da Europa (tirando Espanha) o gasóleo é mais ou menos ao mesmo preço que a gasolina e nos States é mais caro que a gasolina.
Isso tá um pouco impreciso, Atomez, pois globalmente na Europa dos 28, em média, o gasóleo é mais barato que a gasolina cerca de 15 centimos.
Só há 5 países excepção onde o gasóleo é mais caro e a diferença não chega a ultrapassar os 5 centimos. Em Portugal ronda os 20 centimos, está um pouco acima da média mas dentro de uma política que é genérica na Europa.
20cts+ mais barato...: 4 * * * *
10-20cts mais barato: 8 * * * * * * * *
5-10cts mais barato..: 8 * * * * * * * *
0-5cts mais barato...: 3 * * *
0-5cts mais caro......: 5 * * * * *
À saída da refinaria, o gasóleo é ligeiramente mais barato que a gasolina (uma diferença bastante pequena) mas na esmagadora maioria dos países europeus chega ao cliente final mais barato (e por uma diferença bem maior) por razões de ordem fiscal. Na verdade, nos 28, só três favorecem a gasolina do ponto de vista fiscal se não me falha a memória.
Existem basicamente várias razões porque isto acontece: em primeiro lugar, tradicionalmente, o gasóleo era utilizado no contexto empresarial (transportes de pessoas e mercadorias, em particular); em segundo lugar porque, durante bastante tempo (hoje já não é verdade) existia excedente de gasóleo. Os Estados Unidos nunca abraçaram o consumo do Gasóleo e como maior consumidor de combustíveis auto, puxava a balança dramaticamente para o lado da gasolina. Ora, um barril produz cerca de 40% de gasolina e cerca de 20% de gasóleo (mais uma vez se não me falha a memória, teria de ir verificar) e resultava excedentes em gasóleo. A Europa foi então aproveitando este excedente e nessa altura, o gasóleo saia da refinaria mais barato (não era apenas a carga fiscal que o tornava mais barato). Existem ainda algumas razões técnicas, relacionadas com o rendimento dos motores e o facto dos veículos a gasóleo tenderem a consumir menos portanto deste ponto de vista há também interesse em fomentar o consumo do gasóleo pois desta forma consome-se menos combustível auto.
A contrabalançar isto existe a questão da poluição (há alguma polémica em torno disto dado que existem várias diferenças nas emissões e os automóveis a gasóleo consomem menos litros por quilómetro também mas a tendência geral é para concordar que o gasóleo polui mais, aliás, uma das razões porque os Americanos nunca abraçaram o gasóleo).
Entretanto, ocorreu um fenómeno a que normalmente se chama de "dieselização". Como era mais apelativo, os veículos a gasóleo foram tomando conta do mercado europeu. Por arrasto, o preço do gasóleo à saída da refinaria foi subindo à medida que deixava de existir excedente e os consumos equilibravam. Hoje, os preços são semelhantes, com o gasóleo até a maior parte do tempo a ser um pouco mais caro à saída da refinaria (os preços continuam a variar, por vezes são iguais ou o gasóleo um pouco mais barato, mas a tendência recente é para se manter um pouco acima da gasolina).
Um dos pressupostos para esta política desapareceu (já não há excedente de gasóloe) mas os outros mantém-se.
Isto pode ser verificado aqui no boletim periodicamente actualizado pela Comissão Europeia:
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_1664.pdf
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... s_es95.pdf
http://ec.europa.eu/energy/observatory/ ... es_die.pdf
Só para enviar um abraço ao Marco, até a um próximo debate.
Aqui entre nós que o Marco não me "ouve"; considero-o um guru neste assunto, pois é uma pessoa muito conhecedora da informação tornada pública mas, infelizmente, o nosso mundo não funciona só na base dessa informação e existe muita mais que condiciona a tomada de decisões que nos afectam todos os dias.
Acho ques estes carros são essencialmente carros de combustão a que acrescentaram um sistema eléctrico que permite economizar algum combustível em determinadas condições de circulação. O Prius é o melhor nesse aspecto.
Este Yaris é bom para andares na cidade no pára/arranca. Se fores para a estrada gasta tanto ou mais que os modelos convencionais.
Vê aqui por exemplo:
http://blogs.km77.com/arturoandres/4786/prueba-de-consumo-hibrido-108-toyota-yaris-hybrid/
Em geral acho os automóveis híbridos e os de extensão de autonomia só uma forma da industria automóvel nos continuar a vender os seus motores de combustão e mais uma série de aparelhagem eléctrica e atrasar o aparecimento no mercado dos automoveis 100% eléctricos.
Aqui entre nós que o Marco não me "ouve"; considero-o um guru neste assunto, pois é uma pessoa muito conhecedora da informação tornada pública mas, infelizmente, o nosso mundo não funciona só na base dessa informação e existe muita mais que condiciona a tomada de decisões que nos afectam todos os dias.
... o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?
Acho ques estes carros são essencialmente carros de combustão a que acrescentaram um sistema eléctrico que permite economizar algum combustível em determinadas condições de circulação. O Prius é o melhor nesse aspecto.
Este Yaris é bom para andares na cidade no pára/arranca. Se fores para a estrada gasta tanto ou mais que os modelos convencionais.
Vê aqui por exemplo:
http://blogs.km77.com/arturoandres/4786/prueba-de-consumo-hibrido-108-toyota-yaris-hybrid/
Em geral acho os automóveis híbridos e os de extensão de autonomia só uma forma da industria automóvel nos continuar a vender os seus motores de combustão e mais uma série de aparelhagem eléctrica e atrasar o aparecimento no mercado dos automoveis 100% eléctricos.
Devagar se vai ao longe
Tridion Escreveu:E agora uma opinião dos entendidos para quebrar um pouco a argumentação que está decorrer, o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?
A opinião que tenho sobre os híbridos, como o Prius ou Yaris, é que em Portugal não valem a pena.
Isto porque não são competitivos face aos diesel. Os consumos dos diesel atuais são idênticos aos dos híbridos e, no caso português, o gasóleo é mais barato que a gasolina. Com a agravante de um híbrido ser ainda mais caro que um diesel idêntico, como é o caso do Yaris.
Portugal é um caso excecional no mundo porque, por razões fiscais, o gasóleo é mais barato que a gasolina, apesar de o seu custo de produção ser mais alto. No resto da Europa (tirando Espanha) o gasóleo é mais ou menos ao mesmo preço que a gasolina e nos States é mais caro que a gasolina.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
Niccolò Machiavelli
E agora uma opinião dos entendidos para quebrar um pouco a argumentação que está decorrer, o que é que pensam dos híbridos da toyota nomeadamente em carros pequenos como o yaris?