Obrigações II
Sr_SNiper Escreveu:Não estou a esperceber... fizeste uma operação de 600EUR como?
Eu quando compro obrigações no mercado secundário, digo o valor nominal e do outro lado dizem-me a que preço fazem aquele valor nominal, compro sempre o que quero, e se não comprar nada, se o preço não me agradar, agradeço e também não pago nada nem nenhuma comissão...
Funciona tal e qual como nas acções.
Dei uma ordem, para esse dia, de x€ com preço limitado de 100.01%.
Qdo dei a ordem havia quantidade suficiente nos cofres para realizar a minha ordem.
Qdo chegou a hora da chamada ou alteraram as ordens de venda (baixando a quantidade ou aumentando o valor) ou apareceram mais compradores a dar mais do que os 100.01% que eu dava.
Podia ter acontecido não se ter realizado a minha ordem mas infelizmente ficou lá uma quantidade de +/- 600€ que ficaram para mim. E como é lógico tive que pagar comissões dessa transacção. :S
Elias Escreveu:zecatreca Escreveu:Elias
Caríssimo,
Para quando aquele video educativo do mercado secundário?![]()
Os outros colegas não sei se querem mas eu estou à espera![]()
Abraço
Amigo Zeca,
Não está esquecido. Esta semana não me foi possível gravar nada mas conto fazê-lo no fim-de-semana.
1 abraço.
iupiiiii
palminhas palminhas....

Ansiosamente,
Zeca
zecatreca Escreveu:Elias
Caríssimo,
Para quando aquele video educativo do mercado secundário?![]()
Os outros colegas não sei se querem mas eu estou à espera![]()
Abraço
Amigo Zeca,
Não está esquecido. Esta semana não me foi possível gravar nada mas conto fazê-lo no fim-de-semana.
1 abraço.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pickbull Escreveu:Elias Escreveu:Pickbull Escreveu:Mas como não dá para saber antes a que valores vão transaccionar no mercado secundário gosto sempre de começar a abrir as minhas posições logo na OPS.
Pickbull,
Olhando para os cofs 5 minutos antes da chamada consegues saber o preço de execução.
E ainda dá tempo de colocares uma ordem se assim o entenderes.
Mas nesses 5 minutos tb podem ser alteradas/canceladas as ordens de venda existentes, não é assim?
O meu problema é sempre o mesmo. O medo de não ficar com o que quero e pagar na mesma a comissão de compra.
Ainda no outro dia fiz uma operação de cerca de 600€ o que não é mto agradável. :S
De qualquer forma eu referia-me a não saber o que vai acontecer depois da OPS. Daí subscrever sempre alguma coisa na OPS para depois não ter a chatice de as ver sempre acima do par.
Não estou a esperceber... fizeste uma operação de 600EUR como?
Eu quando compro obrigações no mercado secundário, digo o valor nominal e do outro lado dizem-me a que preço fazem aquele valor nominal, compro sempre o que quero, e se não comprar nada, se o preço não me agradar, agradeço e também não pago nada nem nenhuma comissão...
Lose your opinion, not your money
eifilipe Escreveu:drunk Escreveu:E agora onde investir os €€€?
Aproveito para partilhar a folha de cálculo: https://public.sheet.zoho.com/public/ti ... igacoes-pt
Relativamente este exel, alguém me consegue explicar como se calcula a % liq. sem + valias (célula B33)??
Não consigo calcula-la...
Obrigado
É
Ganho total percentual a dividir pelo numero de anos desde a compra ate à maturidade
ou seja
(Valor total recebido-valor total aplicado)/valor total aplicado/Tempo de detenção
e em termos das celulas
(B32-B14)/B14/F23
- Registado: 19/2/2012 18:38
drunk Escreveu:E agora onde investir os €€€?
Aproveito para partilhar a folha de cálculo: https://public.sheet.zoho.com/public/ti ... igacoes-pt
Relativamente este exel, alguém me consegue explicar como se calcula a % liq. sem + valias (célula B33)??
Não consigo calcula-la...
Obrigado
- Registado: 17/10/2009 17:55
Penso que esses 7% estão relacionados com o efeito compounding e respectiva sustentabilidade de longo prazo
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Krupper Escreveu:Se o Sócrates tivesse pedido ajuda em 2009 tinha perdido as eleições para a Manela e tinha perdido dois anos de poleiro, depois como era?
Estavamos todos melhor e o homem até podia andar na mesma a viver à grande das luvas do Freeport, mas de cabeça erguida, como tantos outros políticos que apesar de se encherem, fizeram um bom trabalho quando estavam no poder...
Koreano Escreveu:Krupper Escreveu:...Acho que essa paranóia do limite dos 7% veio depois do antigo ministro das finanças ter mandado uma bujarda a dizer que acima desse valor Portugal tinha que pedir ajuda (declarações muito infelizes no meu ponto de vista)...
Infelizes só por ter dito tão tarde e ter chutado um valor tão alto...
Com taxas de crescimento nominal a rondar os 4%, balança comercial negativa e com um limite (teórico) de 60% de envividamento em relação ao PIB, a taxa média sustentável é muito inferior a 7%.
Se tivessemos pedido um resgate em 2010 (já para não dizer 2009), teriamos poupado uns 2% de juro ao ano, o "ajustamento forçado" pela troika teria começado um ano mais cedo, minimizando as derrapagens de 2010 e 2011, as reformas necessárias já estariam numa fase mais avançada e o programa em geral poderia ser menos intensivo. Inclusivamente uma boa parte do resgate poderia ser utilizada para recompra de dívida a desconto.
A esta hora, o incompetente do Sócrates podia ainda ser 1ª ministro e o país até podia estar a crescer, em contra-ciclo com a Europa.
Se o Sócrates tivesse pedido ajuda em 2009 tinha perdido as eleições para a Manela e tinha perdido dois anos de poleiro, depois como era?
- Registado: 30/9/2010 13:54
Krupper Escreveu:...Acho que essa paranóia do limite dos 7% veio depois do antigo ministro das finanças ter mandado uma bujarda a dizer que acima desse valor Portugal tinha que pedir ajuda (declarações muito infelizes no meu ponto de vista)...
Infelizes só por ter dito tão tarde e ter chutado um valor tão alto...
Com taxas de crescimento nominal a rondar os 4%, balança comercial negativa e com um limite (teórico) de 60% de envividamento em relação ao PIB, a taxa média sustentável é muito inferior a 7%.
Se tivessemos pedido um resgate em 2010 (já para não dizer 2009), teriamos poupado uns 2% de juro ao ano, o "ajustamento forçado" pela troika teria começado um ano mais cedo, minimizando as derrapagens de 2010 e 2011, as reformas necessárias já estariam numa fase mais avançada e o programa em geral poderia ser menos intensivo. Inclusivamente uma boa parte do resgate poderia ser utilizada para recompra de dívida a desconto.
A esta hora, o incompetente do Sócrates podia ainda ser 1ª ministro e o país até podia estar a crescer, em contra-ciclo com a Europa.
Dou aqui um exemplo:
Diário Económico Escreveu:O ‘benchmark' da dívida espanhola, a 10 anos, atingiu os 7,565%, e com excepção da dívida a dois anos, todas as maturidades seguem acima do limiar dos 7%. A barreira considerada insustentável para o financiamento de um Estado e que levou a Grécia, Irlanda e Portugal ao pedido de resgate. "O óbvio seria Espanha necessitar de um resgate pleno, visto não conseguir financiar-se no mercado a estes níveis, a não ser em dívida de curto-prazo. E mesmo nos Bilhetes do Tesouro as ‘yields' são elevadas. Já se financiaram inclusive a preços superiores aos de Portugal", nota João Zorro, responsável pela área de ‘fixed income' da ESAF. No entanto, o mesmo responsável adianta que, "embora o racional passasse por um ‘bailout' a Espanha, a seguir vem Itália e não me parece que exista dinheiro suficiente para resgatar os dois países". A dívida italiana seguia ontem a subir em todas as maturidades, para os 6,337% a 10 anos. Nas maturidades acima dos sete anos, todas as linhas negoceiam acima dos 6%.
http://mobile.economico.pt/noticias/jur ... 48950.html
Banesco Escreveu:Krupper Escreveu:Banesco,
Dá uma vista de olhos aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=300
Exacto, a intervenção externa faz-se pois a subida das yields no mercado secundário é indicativa de que na próxima vez que o país for emitir os compradores no primário vão exigir uma rentabilidade maior. Até aqui tudo bem.
O que eu gostava de saber é donde vem aquela frase que os jornalistas de vez em quando proferem, "os juros implicitos da dívida da Grécia/Portugal/Espanha ultrapassaram os 7 %, valor a partir do qual se considera que um país não se pode continuar a financiar de forma sustentável". Porque não 6,5 % ou 8 %? Nas obrigações francesas que pus aqui o cupão foi 8,5 %... Isto deve ter a haver com o crescimento económico, mas mesmo assim porquê este valor redondo?
Pois é uma boa pergunta.
Eu creio que o limite depende de país para país. 7% para Portugal pode ser muitíssimo mas para Espanha pode não ser assim tanto (podem ter uma economia que cresce mais, ter uma dívida menor em função do pib, etc). Acho que essa paranóia do limite dos 7% veio depois do antigo ministro das finanças ter mandado uma bujarda a dizer que acima desse valor Portugal tinha que pedir ajuda (declarações muito infelizes no meu ponto de vista).
claro está que a partir desse momento isso passou a ser lei para os senhores jornaleiros.

- Registado: 30/9/2010 13:54
Pickbull Escreveu:Essa frase veio do ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos.
E pelos vistos ficou como valor de referência.
Pessoalmente não encontro grande lógica em utilizar esse valor para todos os países.
Pegou e de que maneira. Até já ouvi na bloomberg

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Banesco Escreveu:Krupper Escreveu:Banesco,
Exacto, a intervenção externa faz-se pois a subida das yields no mercado secundário é indicativa de que na próxima vez que o país for emitir os compradores no primário vão exigir uma rentabilidade maior. Até aqui tudo bem.
O que eu gostava de saber é donde vem aquela frase que os jornalistas de vez em quando proferem, "a dívida de espanha ultrapassou os 7 %, valor a partir do qual se considera que um país não se pode continuar a financiar de forma sustentável". Porque não 6,5 % ou 8 %? Nas obrigações francesas que pus aqui o cupão foi 8,5 %...
Essa frase veio do ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos.
E pelos vistos ficou como valor de referência.
Pessoalmente não encontro grande lógica em utilizar esse valor para todos os países.
Banesco Escreveu:O que eu gostava de saber é donde vem aquela frase que os jornalistas de vez em quando proferem, "a dívida de espanha ultrapassou os 7 %, valor a partir do qual se considera que um país não se pode continuar a financiar de forma sustentável". Porque não 6,5 % ou 8 %? Nas obrigações francesas que pus aqui o cupão foi 8,5 %...
Nem mais. E principalmente "a partir do qual se considera..." - mas quem é que considera tal coisa? O governo? Os especuladores? Os jornalistas? Os "mercados"? O zé povinho?
Krupper Escreveu:Banesco,
O que eu gostava de saber é donde vem aquela frase que os jornalistas de vez em quando proferem, "os juros implicitos da dívida da Grécia/Portugal/Espanha ultrapassaram os 7 %, valor a partir do qual se considera que um país não se pode continuar a financiar de forma sustentável". Porque não 6,5 % ou 8 %? Nas obrigações francesas que pus aqui o cupão foi 8,5 %... Isto deve ter a haver com o crescimento económico, mas mesmo assim porquê este valor redondo?
Editado pela última vez por Visitante em 26/7/2012 15:17, num total de 1 vez.
Elias Escreveu:Banesco Escreveu: (...) yield superior a 7% precisa de ajuda externa? Qual a lógica por detrás desse número?
Banesco isto já foi discutido salvo erro no tópico de Espanha (...)
Estive a dar uma vista de olhos no tópico espanhol mas não encontrei e a pesquisa do fórum tb não ajudou.

Elias Escreveu:Eu só não faço isso porque a OPS também tem comissão e que no meu caso acaba por ser mais cara.
Tb é o meu caso, mas tb depende muito dos valores que se pretende adquirir.
Para um exemplo de 10.000€ se comprares a 100,1% a diferença é mínima.
Números redondos na OPS pagarás 0.21%+IS e no mercado secundário estás a pagar 0.20% (10€/10.000€ da ordem de compra + 0.10% que está acima do par).
Ao fim e ao cabo poupa-se o 0.01%+IS.
Agora se se apanharem a 100% ou menos então sim a poupança é considerável.
Ou então para valores acima dos 10k.
Pickbull Escreveu:Mas nesses 5 minutos tb podem ser alteradas/canceladas as ordens de venda existentes, não é assim?
O meu problema é sempre o mesmo. O medo de não ficar com o que quero e pagar na mesma a comissão de compra.
Ainda no outro dia fiz uma operação de cerca de 600€ o que não é mto agradável. :S
Sim, é verdade, a melhor forma de lidar com isso é colocar uma ordem acima do preço de execução previsto mas sem ser ao melhor. Mas lá que o risco existe, isso existe.
Pickbull Escreveu:De qualquer forma eu referia-me a não saber o que vai acontecer depois da OPS. Daí subscrever sempre alguma coisa na OPS para depois não ter a chatice de as ver sempre acima do par.
Ok, percebi o teu ponto.
Eu só não faço isso porque a OPS também tem comissão e que no meu caso acaba por ser mais cara.
Elias Escreveu:Pickbull Escreveu:Mas como não dá para saber antes a que valores vão transaccionar no mercado secundário gosto sempre de começar a abrir as minhas posições logo na OPS.
Pickbull,
Olhando para os cofs 5 minutos antes da chamada consegues saber o preço de execução.
Mas nesses 5 minutos tb podem ser alteradas/canceladas as ordens de venda existentes, não é assim?
De qualquer forma eu referia-me a não saber o que vai acontecer depois da OPS. Daí subscrever sempre alguma coisa na OPS para depois não ter a chatice de as ver sempre acima do par.
Pickbull Escreveu:Mas como não dá para saber antes a que valores vão transaccionar no mercado secundário gosto sempre de começar a abrir as minhas posições logo na OPS.
Pickbull,
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Denário, Google [Bot], IX Hispana, macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 121 visitantes