Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por all_in » 21/1/2014 16:52

correcto... mas eles são obrigados a revelar qual o critério que utilizam.

Registado: 15/1/2014 16:11

por Badjuras » 21/1/2014 15:53

A análise book-to-market é uma boa análise, mas como qualquer rácio não deve ser visto independentemente, até porque pode ser misleading.

Temos de ter em conta que o valor contabilistico dos capitais próprios é nada mais nada menos que o valor contabilistico dos ativos subtraido do valor contabilistico do passivo. O grande problema dos valores contabilisticos é que são estáticos e muitas das vezes estão desactualizados e/ou não representam o fair value das rúbricas.

Temos o puro exemplo da banca, que nos seus activos, pode ter activos negociados em mercado (como por exemplo acções) registados a valor de aquisição ou registados com o valor mark-to-market (valor real de mercado), dependendo do objectivo da posição. Ou seja, um banco pode ter EDPR registado a 8 euros preço de IPO no seu balanço e dizer que é uma posição estratégica, ou ao preço de hoje e dizer que é uma posição para negociação. Isto pode ter grande influencia nesse género de racios.

Registado: 15/1/2014 16:45

por all_in » 21/1/2014 15:18

Kafkaesque nao estas a querer entender mas está bem, talvez estejas agarrado à acçao...mas eu nao tenho culpa disso.
O que indica o preço de uma acção é os mercados não é os rácios.... os rácios são apenas um indicador.
é normal que as empresas sejam cotadas acima do valor contabilistico....porque existe possibilidades de crescimento...politica de dividendos....estabilidade nos mercados... lucros....fluxos de caixa esperados etc...etc... e estao dispostas a pagar mais do que a empresa vale contabilisticamente (ponto de vista Financeiro)

como já disse no post anterior é normal o MTB racio ser > a 1
o que não é normal é que esse valor seja muito alto ....que é o que acontece com a JM.... neste momento tem um racio de MTB a 5 mas ja esteve a 6,7 quando cotava a 18.

Pode ser normal estar elevado em determinados sectores.... para ser mais fidedigno devia se fazer o MTB Racio a outras empresas de retalho como a "dia" e o "Lidl"...e comparar se diverge muito ou nao, nao tenho esses dados mas se alguem tiver que diga.

O MTB racio é muito importante em tempos de crise porque o investidor tem a oportunidade ne comprar uma acção a um preco mais proximo do valor contabilistico.
entao vamos todos comprar acçoes das empresas MTB racio < a 1???? Nao. nao é isso que se deve fazer.... essas empresas podem ter dificuldades em se financiar... o investidor nao acredita que ira ter retorno nas vendas...espera-se prejuízos etc...

vou deixar uns excertos de um artigo retirado de
http://www.finbolsa.com/signpbv.asp
PBV= MTB

É normal empresas com forte RCP - Rentabilidade dos Capitais Próprios terem PBV muito altos (mesmo mais de 10). Veja também os Rácios Económico Financeiros. Longe vai o tempo em que se dizia que o PBV não devia exceder 3. Se a rentabilidade da empresa for muito alta, a sua Situação Líquida estará a aumentar fortemente de ano para ano, devido aos lucros retidos. Logo, um PBV de 10 poderá diminuir para 7 ao fim de um ano, para 5 depois, etc, até se aproximar de valores mais "normais". Pelo contrário, quando o PBV é abaixo de 1, a empresa está avaliada pelo mercado num valor muito mais baixo do que o seu valor patrimonial. Será isto lógico? Será lógico um PBV de 0.3, por exemplo? Pode ser. Se a empresa estiver a ter prejuízos, a Situação Líquida estará a diminuir de ano para ano e, para uma cotação constante, o PBV irá subindo até ficar de novo em 1 ou acima de 1. Por isso, um PBV entre 0.3 e 1 poderá indicar que o mercado espera prejuízos para a empresa em questão nos próximos anos. Claro que a continuação dos prejuízos por muito mais tempo implicaria a falência da empresa.

No outro extremo, o dos PBV muito altos (mais de 5), trata-se geralmente de empresas muito rentáveis e com forte crescimento. Mas atenção: se os crescimentos ficarem abaixo do esperado, poderá assistir-se a uma descida dramática destas acções, mesmo que continuem a crescer e a ser rentáveis.

Por isso, PBV muito altos ou muito baixos significam mais risco. PBV entre 0.8 e 3 significam menos risco.

por kafkaesque » 21/1/2014 8:54

Não percebo o conceito de subavaliado ou sobreavaliado do ponto de vista financeiro, mas concerteza que é falta de estudo minha.

Já agora, parece-me que seguindo essa lógica, em média o mercado esteve sempre sobreavaliado: http://www.multpl.com/s-p-500-price-to-book

Registado: 27/12/2013 12:53

por all_in » 21/1/2014 0:56

Kafkaesque Escreveu:
all_in Escreveu:para quem liga a analise financeira...

queria deixar aqui um racio que me deixou com os olhos em bico..."O market to book"( MTB) racio
para quem nao conhece este racio... significa que:
quando <1 - Subavaliada
quando >1 - Sobreavaliada

A JM a 13.4€ Tem um MTB a 5 :-"

Essa é provavelmente a análise mais errada que li neste fórum ...

Creio que mais de 90% das empresas cotadas terá Market Equity Value > Book Value e de certeza que 90% das empresas nãi está sobreavaliada.

Eu falei em Analise Financeira...pelos vistos chumbaste a essa cadeira e nem te deste ao trabalho de pesquisar no google o que significa o racio MTB

Imagem

Altri MTB a 1.92
bpi MTB a 1.01
Banif MTB a 0,17
BCP MTB a 1,56
Cofina MTB a 2,85
EDPR MTB a 0,68
EDP MTB a 1,20
ESFG MTB a (sem dados)
BES MTB a 0,80
Galp MTB a 1.82
Mota Engil MTB a 2.72
Portucel MTB a 1.61
PT MTB a 1.11
REN MTB 1.24
Semapa MTB a 1,29
sonae industria MTB a 4,56
sonae GPS MTB a (sem dados)
sonaecom MTB a sem dados
Zon Optimus MTB a 7.48 :shock:

é obvio que quanto mais perto do 1 significa que a cotação está equivalente ao valor contabilistico... quanto mais afastado significa que está subavaliado ou sobreavaliado do ponto de vista Financeiro.
é normal que 90 % das empresas esteja superior a 1.... mas uma diferença tao grande é normal???? 5 :shock: o que é certo é que a JM tem estado a corrigir... logo estava efectivamente sobrevalorizada e será que fica por aqui???

abraço

por kafkaesque » 21/1/2014 0:17

all_in Escreveu:para quem liga a analise financeira...

queria deixar aqui um racio que me deixou com os olhos em bico..."O market to book"( MTB) racio
quando <1 - Subavaliada

Essa é provavelmente a análise mais errada que li neste fórum ...

Creio que mais de 90% das empresas cotadas terá Market Equity Value > Book Value e de certeza que 90% das empresas nãi está sobreavaliada.

por all_in » 20/1/2014 23:55

para quem liga a analise financeira...

quando <1 - Subavaliada

por Ómega » 20/1/2014 16:56

Tens razão! Como não tenho a Cofina, nem a REN no meu portofolio, até me esqueço que elas também pertencem ao PSI20... :oops:

Registado: 6/12/2013 17:38

por all_in » 20/1/2014 16:51

Ómega Escreveu:Hoje, num dia de quedas, é a ação do PSI20 que mais sobe... :wink:

BPI: Redução de preços no Lidl é "negativo" para a Sonae e Jerónimo Martins

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/bpi_reducao_dos_precos_em_produtos_de_marca_no_lidl_e_negativo_para_a_sonae_e_jm.html

É o que mais sobe??? :shame:

Imagem

neste momento é a 3ª..... até ao fim do dia pode chegar a 2.ª..... mas a 1.º não me parece

por Ómega » 20/1/2014 16:46

Hoje, num dia de quedas, é a ação do PSI20 que mais sobe... :wink:

BPI: Redução de preços no Lidl é "negativo" para a Sonae e Jerónimo Martins

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/bpi_reducao_dos_precos_em_produtos_de_marca_no_lidl_e_negativo_para_a_sonae_e_jm.html

por CTT17 » 18/1/2014 17:30

trend=friend Escreveu:Estive optimista, mas confesso que a reacção às vendas mudou o meu estado de espírito no longo prazo. O que não quer dizer que em caso de correcção no PSI não nos possa surpreender

Também estou pessimista, mas só no curto prazo. O que eu gosto de reforçar é que há estratégias acertadas de curto, médio e de longo prazos.

Registado: 22/12/2013 23:04

por trend=friend » 18/1/2014 16:36

Estive optimista, mas confesso que a reacção às vendas mudou o meu estado de espírito no longo prazo. O que não quer dizer que em caso de correcção no PSI não nos possa surpreender
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por CTT17 » 18/1/2014 12:56

A probabilidade de o investimento na JM estar errado no médio/longo prazo é o mesmo que o Banif ter lucro em 2014, ou seja, próximo do zero. Quem está longo só tem que relaxar e observar o nervosismo de quem pensa no curto prazo...

P.S. Nos últimos meses ganhei várias vezes no BES, BCP e Cofina e sempre em horas (no máximo 2 dias), logo cada cotada tem que ter uma estratégia própria e a JM é única, como podem observar, nos últimos 3 anos (pelo menos) até Maio foi um período de grandes valorizações , obviamente, que os resultados do 1º trimestre podem inverter este histórico.

por Ómega » 18/1/2014 2:17

Para a CaixaBI, a JMartins é uma das top picks para 2014, com um target de 17,20.

BCP, EDP Renováveis, Jerónimo Martins e Novabase são as preferidas do CaixaBI em 2014

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/bcp_edp_renovaveis_jeronimo_martins_e_novabase_sao_as_preferidas_do_caixabi_em_2014.html

por Ómega » 17/1/2014 17:24

Isto é que foi um temporal!!! Não só apanhei um trânsito caótico com a estrada cheia de gelo do granizo que caiu, como também ao chegar ao escritório tinha uma pequena inundação... o granizo que caiu tapou a calha da saída da água de um quintal anexo ao escritório e a água foi-se acumulando e acabou por entrar no escritório. Felizmente, não chegou a atingir as tomadas elétricas nem deu muito prejuízo, já que o chão é de mosaico, mas acabou por dar muito trabalho em limpezas. :oh:

Por isso, hoje, não tive muito tempo para a bolsa, mas já vi que o temporal também passou pela JMartins. Que dizer? Nem sei o que dizer... apenas continuo a achar estes movimentos estranhos... ontem, parecia pujante, cheia de força, com uma força compradora que já não via há uns tempos... hoje, esta fraqueza que a levou de novo para patamares próximos do início da sua arrancada de ontem. Agora parece ter encontrado um ponto de equilíbrio entre o interesse comprador e o vendedor e a curiosidade está agora em saber para que lado vai pender o próximo movimento... se para cima, se para baixo... Continuo expectante à espera do sentido da tendência de curtíssimo prazo... até lá mantenho a posição detida. Só penso reforçar se passar com força os 13,50. Até lá vou-me safando com o BES e com o BPI... :wink:

Outra curiosidade que li nos posts anteriores tem a ver com as contas para saber o valor real das ações da JMartins, Como já disse, acho curioso que só no caso da JM exista esse interesse já que ninguém se preocupa em saber o valor real das outras ações. Li a avaliação feita pelo Winddays, só que, sem querer demonstrar menosprezo pelo trabalho e pela avaliação feita por ele, para mim ela vale tanto como os preci-targets lançados pelas casas de investimento... não lhes ligo muito, mas também não as desprezo... :|

A propósito de price-targets, hoje apareceu mais um... um da UBS que reduz o preço de 19 para 16,3 e mantêm a recomendação de compra:

Vale o que vale.. :wink:

por all_in » 17/1/2014 15:57

Kafkaesque obrigado pela resposta

investpouco Escreveu:ah uma coisa que nao tenho a certeza, mas quando a accao estava nos 0,18 nao havia um grande accionista em 2013 que acabou por saír e partir daí se iniciou o bear?

Sim a Astek detinha uma participação de 10% e vendeu 5% a um preço abaixo do mercado em 7%. a13 de Maio as acçoes cotavam a 17.87€ e foram vendidas a 16.60€

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html

por kafkaesque » 17/1/2014 15:51

all_in Escreveu:
Winddays Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses

Boas
Fiz uma pequena avaliação com os dados disponíveis de 2012 e setembro de 2013.
O resultado dá-me entre 11,34 e 12 € por ação.
Ora bem, o Free cash flow de 2013 deverá rondar os 150 M€. (a setembro tinham aprox 200M€, mas julgo que vai reduzir por força do investimento e do aumento do Fundo maneio necessário).
Considerando que o investimento futuro (CAPEX e fundo maneio) será inferior ao actual, o F.C.F. será nos próximos anos entre os 375 M€ e 400M€.

Para uma taxa de actualização de 7,5% e tendo em conta a actual divida líquida, não corrente, e as disponibilidades, obtenho um valor de 7.000 a 7.500 M€, o que dá entre 11,34 e 12 € por ação.

Atenção que são contas arredondadas e baseadas em informação bruta. De qualquer das maneiras os meus cálculos não chegam aos 16,5 € de Price target.

Em minha opinião este título subiu muito em função das fortes expectativas de crescimento dos Free Cash Flows, que agora confirma-se serem irreais.

A AT deixo para os entendidos. Mas pelos visto também confirma que está sobrevalorizada.
Cps

Boas

Que contas fizeste??? Podes por aqui a Formula?

Não é uma questão de fórmula ...

Os cálculos em termos rápidos são simples:

FCFF= EBITDA - Capex +/- Delta FM - Impostos
Fazes este cálculo para os próximos 10 anos e estimas a perpetuidade.
Agarras na fórmula de MM ou Harris&Pringle e calculas o Wacc (o Damodaran pode ser um bom benchmark para betas).
Descontas os FCFF e obténs o EV.

Ao EV subtrais a dívida líquida (disponível no últumo R&C) e chegas a equity value que divides pelo # de acções.

Um modelo destes monta-se em 10 min (mesmo com a circularidade de impostos), mas o grau de detalhe das assumptions de crescimento, margem bruta, margem EBITDA, Capex, PMP, PMR é que são relevantes.

por investpouco » 17/1/2014 15:39

ah uma coisa que nao tenho a certeza, mas quando a accao estava nos 0,18 nao havia um grande accionista em 2013 que acabou por saír e partir daí se iniciou o bear?
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por MVP » 17/1/2014 15:19

Em termos de concorrencia na Polonia, alguém me sabe dizer se estes numeros estão corretos?

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_su ... _in_Poland

Registado: 27/6/2010 23:26

por all_in » 17/1/2014 14:38

Winddays Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ptbr13, o Warren Buffett faria as suas continhas e veria se a JM está barata ou cara, coisa que ainda não vi aqui ninguém fazer, apesar de estarem a analisar do ponto de vista da análise fundamental.

Um abraço,
Ulisses

Boas
Ora bem, o Free cash flow de 2013 deverá rondar os 150 M€. (a setembro tinham aprox 200M€, mas julgo que vai reduzir por força do investimento e do aumento do Fundo maneio necessário).
Considerando que o investimento futuro (CAPEX e fundo maneio) será inferior ao actual, o F.C.F. será nos próximos anos entre os 375 M€ e 400M€.

Para uma taxa de actualização de 7,5% e tendo em conta a actual divida líquida, não corrente, e as disponibilidades, obtenho um valor de 7.000 a 7.500 M€, o que dá entre 11,34 e 12 € por ação.

Atenção que são contas arredondadas e baseadas em informação bruta. De qualquer das maneiras os meus cálculos não chegam aos 16,5 € de Price target.

Em minha opinião este título subiu muito em função das fortes expectativas de crescimento dos Free Cash Flows, que agora confirma-se serem irreais.

A AT deixo para os entendidos. Mas pelos visto também confirma que está sobrevalorizada.
Cps

Boas

Que contas fizeste??? Podes por aqui a Formula?

por Winddays » 17/1/2014 13:48

Um abraço,
Ulisses

Boas

Cps

Registado: 4/1/2014 11:55

por CTT17 » 17/1/2014 12:00

Desde meados de 2013 a JM está Bear, nem é preciso entender de AT para concluir isso, no entanto eu só investi este ano no tal suporte a 14€, apesar de não ter resistido, continuo a acreditar no mecanismo "Contra Corrente", ou seja, a JM está barata, não porque as casas de investimento apontam para um valor de 16€ (médio), mas porque as vendas e os lucros aumentam continuamente e a estratégia é claramente vencedora (alguém que prove o contrário). E não venham com exemplos como o BCP ou Banif ( foram salvos), porque a JM é o inverso disso. Quem argumenta dessa forma é porque não tem argumentos, no entanto, a JM pode continuar muito tempo (mais de 1 ano) nesse ambiente Bear, se for assim, será um retundo falhanço, o que não belisca de uma forma significativa a minha rendibilidade.

P.S. Reconheço que a lógica "Contra Corrente" é quase sempre errada, mas há várias excepções, todos os dados (são públicos) que possuo reforçam a ideia que a JM poderá gerar valor ao longo do tempo.

por filipevieira » 17/1/2014 11:02

Respeito outra opinioes, mas nao consigo ver no gráfico da Jm nada que nao seja um accao em Bear, faz mínimos cada vez mais baixos, e máximos cada vez mais baixos.
Neste momento tem duas grandes resistências na zona dos 13.50 e na zona dos 14, sendo esta última muito grande.
Enqunato nao voltar a passar a barreira dos 14 com grande volume nao vejo como se pode estar optimista nesta accao, e mesmo depois disso há que romper aquela linha de tendência...

Registado: 29/11/2007 3:22

por FilRib » 17/1/2014 10:35

Hoje lembrei deste artigo bem a propósito. Ulisses posso colocar aqui o link?

Francisco Palito e as acções que caem

viewtopic.php?f=30&t=75520

Registado: 4/8/2010 10:09

por centropoly » 16/1/2014 21:47

Ómega Escreveu:

Um abraço,
Ulisses

Essa é uma grande verdade, mas também é verdade que a grande maioria dos pequenos investidores não tem os dados nem as competências técnicas para fazer essas contas, pelo que têm de fazer as suas análises com o que vão extraindo dali e d'acolá. Depois não entendo porque é assim tão relevante saber o real valor da ação nas discussões sobre a JM. Por acaso, alguém até hoje perguntou pelas contas ou teve interesse em saber o real valor da Teixeira Duarte, da Soares da Costa, do Banif, do BCP, do BES ou da Sonae Indústria? O facto de ignorarem esse valor impediu-os de investir nessas ações ou impediu-as de subir? E como já vimos pelas notas de research uns dão importância a determinados dados, outros dão a outros e é por isso que as contas que fazem podem dar resultados muito díspares... :wink:

Um abraço!

Concordo contigo Ómega. :wink:
Nós não sabemos fazer essas contas, mas há quem saiba, mas mesmo esses... (os que sabem)... (e aqui no forum há alguns), também não as fazem aqui em público, porquê? não sei! Têm interesses? provavelmente sim, mas não faço ideia, eles lá saberão a razão para não partilharem esse tipo de informação/análise (fundamental). :-k

Eu sei que essas contas obedecem a uma formula, onde entra o "PER" e se não estou enganado entra também o numero de acções, o valor liquido e não sei mais o quê. Eu tinha essa formula e ainda deve andar por aí em algures nos meus arquivos (prometo procura-la e se a encontrar posto-a aqui), mas não sei se mesmo assim serve de muito, porque vocês irão certamente chegar à conclusão que eu na altura cheguei e por isso me desinteressei dessas contas. A conclusão a que cheguei é que todos esses dados necessários para a formula, desde o "PER" etc, etc, etc... não chegam até nós (ao publico em geral) de forma correcta ou verdadeiros, todos esses dados acerca das empresas que vemos nos mais variados sites de informação ou investimento não são os reais, e nem sei se andaram próximos da realidade de cada empresa. Com o tempo, na altura eu cheguei a essa conclusão, e não é difícil ver isso, basta ver que essa informação difere de site para site. Ok, mas vocês dizem-me, então vamos recolher a informação oficial no site da própria empresa, e eu digo: ERRADO. As empresas têm os seus próprios interesses (é complicado explicar isto, mas esta é a verdade), já para não falar das fora da Lei, onde tudo é falseado e manipulado, até informações FALSAS à CMVM (que tanto acontece no mundo dos negócios). A verdade dessas contas é informação privilegiada e só quem vive no convento é que sabe o que vai lá dentro, e mais não digo, cada um pense o que quiser. Lembram-se do amigo Oslavo que comprou um BMW Z4 à conta das acções e que tinha um Blog de economia no sapo e que foi dasativado em Maio de 2008? Quem se lembra sabe do que estou a falar, nesse Blog falavam-se MUITAS VERDADES, e talvez por isso foi desativado, é pena. :oh:

Mas voltando à tal formula, talvez o amigo Ulisses (o nosso analista técnico hehehehe), a quem dou desde já os meu parabéns pelas suas análises que são simplesmente EXCELENTES e as quais também agradeço, pois são de grande utilidade, mas talvez ele saiba indicar essa formula, no entanto, volto a dizer que, sinceramente... não sei se vale a pena trabalhar com dados que não sabemos se são reais, e que muito provavelmente não o serão :-k

Um Abraço a todos 8-)
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Google [Bot], IX Hispana, macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 143 visitantes