Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por epinay » 23/1/2014 22:11

deves ter deves :lol:

Registado: 15/2/2012 12:50

por josecloud » 23/1/2014 21:20

Para não haver dúvidas, eu tenho posições LONGAS na JM.

Eu estou a tentar ser o mais racional possível, e infelizmente o tempo tem-me dado razão.Os argumentos de AT por vários conhecedores, também são concidentes.Poderei é utilizar outros argumentos, mas Bufet, fez fortuna com argumentos semelhantes (caricas de garrafas no chão) a quando a coca-cola, segundo li na sua biografia.

Poderão colocar-se muitas questões a estas descidas, todas elas expeculativas, MAS possíveis:

Exemplos:

OPA de concorrentes na Polonia (e assim ficavam com dois negocios), o carrefour, que já cá esteve, por exemplo, e assim convém fazer descer o mais possível.Isto "pode", se fossem identificados as ordens de venda.As subidas dos últimos anos podiam ter sido operações de compra para agora fazer estas movimentações.Tal como na altura não existia fundamento para subidas constantes,m, agora é o mesmo para o inverso.

Outros exemplo, como o que aconteceu com a PTmultimedia ou pararede, acho que ninguem esqueceu.

Portanto, a atitude certa, é indagar o departamento de apoio ao investidor da JM, ver por exemplo os comentários (via google earth) para as lojas.É interessante que as criticas SÃO AS MESMAS ^(Biedronka e Pingo doce), o que é grave. :shock: .. e não fazem nada, a JM deveria ter mais atenção, penso eu.

Desde os 18 €, já lá vão 30 %, isto em 8 meses. Os 2 € são o grande e único suporte digno de nome depois da casa dos 11 €. Um técnico em AT confirma isto.

Temos o dever de ser interventidos e não chorar em leite derramado.É agora que deveremos indagar a JM sobre o que se passa, não depois.Temos que cumprir as nossas obrigações.

Querer que suba, claro que quero, mas isso não chega.

Mas é a minha opinião

Registado: 19/8/2013 11:40

por TRSM86 » 23/1/2014 20:15

123
Anexos
jmt.png
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por sadark99 » 23/1/2014 19:53

verdura Escreveu:
ptbr13 Escreveu:Inventei um novo indicador de AT, de seu nome "Verdura" e só aplicado à JM, ou seja, quanto mais este indicador diz que a JM tende para 0, mais crescimento terá a JM.

Espero que não leves a mal esta brincadeira. Se errar irei assumir, assim como prevejo que faças o mesmo.

Bem, vou ser mauzinho....estás a ganhar no indice verdura ?, olha, se eu tivesse mesmo criado este indice, já estava a ganhar muito...

Infelizmente, penso que a JM poderá afundar até aos 2 € em menos de 1 ano.

Porque o digo ?, porque a JM não passou de um titulo expeculativo, que subiu sem qualquer pausa nem criações de suportes e resistÊncias.Isso foi dos 2 € até ao máximo.

Uma coisa eu sei, se formos at´aos 11-12 € as quedas serão tão violentas que os 2€ chegarão em pouco tempo (uns meses quem sabe).

Em termos fundamentais, a JM nada tem que a suporte.Isso da concorrÊncia é outra mentira.Ora se assim fosse, não podia existir mercados de acções, pois todas as empresas têm concorrência, e na Polónia isso não é justificação.

Penso que a JM está numa luta de morte para sobreviver, e este vai ser o ano chave.

Outro pormenor, para quem dizia que quando houvesse correcções no PSI, a JM seria refugio, podemos ver que não é assim.

Penso que se a JM não ultrapassar dentro de pouco tempo estas tendências negativas, perante qualquer pretesto, o seu fim está próximo.

Meus senhores, o facto de a JM ter deixado de fazer publicidade, é um facto muito relevante.O sector da distribuição, vive disso.

Estará a JM a caminhar para o seu fim ?

Algo não bate certo.

Quem me dera que a JM fosse uma empresa muito robusta, e estivesse a vingar bem na Polónia.Ficava muito feliz !
Tenho posições na JM

Caro Moderador, se não exclui JÀ este "fulano"... perde toda a autoridade / credibilidade que tanto tem pautado este forum!
Não tem feito outra coisa a não ser mandar "postas de pescada" vezes sem conta, sem qualquer justificação: "JM a 2 euros???"" MAS PORQUÊ????
Se não o excluem terei que mandar esse sr. cá para um sítio que eu cá sei!! :twisted: :-#

Registado: 16/12/2009 21:13

por Ómega » 23/1/2014 17:46

Há dias em que não se pode sair de casa... mal se põe um pé fora de porta apanha-se logo com a 'borrasca' em cima... :wall:

Ao observar a fraqueza da JM que não estava a conseguir aguentar-se acima dos 13,10, vendi a posição toda a preços médios de 13,02. Com o capital livre olhei para para as várias ações do PSI20 e decidi reforçar no BES a um valor médio de 1,2139 e até fiquei contente porque vi a cotação a subir. Depois, apareceu-me um cliente e só há pouco pude voltar a olhar para as cotações e já devem imaginar o que é que me apeteceu fazer quando vi a cotação do BES abaixo dos 1,18... :wall: :wall: :wall:

Também aproveitei o dia de hoje para vender a EDP. Ainda perdi uns trocaditos, mas está estagnada e há para aí 'cavalos' a correr. Mantenho neste momento, só BES e BPI, mas continuo de olho na JMartins, que quando decidir inverter poderemos, eventualmente, assistir a uma recuperação rápida...

É impressão minha ou existe um suporte por volta dos 12,60? Vamos ver é se aguenta, mas desta vez observo de fora... :roll:

Registado: 6/12/2013 17:38

por Ulisses Pereira » 23/1/2014 13:08

carlosmaga, penso que não te estavas a referir ao post em que me referi ao verdura. Aliás, nesse mesmo post faço referências a aspectos que são essenciais para uma análise fundamental.

Quanto à análise técnica, por natureza ela ignora a análise fundamental. Um analista técnico puro é assim. É o que eu sou. Podes não concordar, mas limito-me a seguir os livros e as tendências.

E foi pro isso que estive bearish entre 2008 e o Verão de 2012 na Bolsa portuguesa e estou bullish desde aí, em quase todas as acções.

Como já disse várias vezes, nada tenho contra outras análises, há investidores que se dão muito bem com elas, mas eu sou um analista técnico. Ponto. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carlosmaga » 23/1/2014 12:26

carlosmaga Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:verdura, a tua conclusão de que a JM caminha para o fim é porque não faz publicidade. fantástico, acabaste de inaugurar uma nova teoria económica.

Os lucros não interessam nada. As vendas nada interessam. A quota de mercado nada importa.

E no fim atiras os 2 euros como se tivesses feito um estudo detalhado.

Verdura, eu que até estou pessimista na JM, tenho que te dizer que ao longo de 10 anos de Caldeirão, és provavelmente a pessoa que mais asneiras escreves por cada post. Sobretudo, porque falas como uma arrogância de quem sabe tudo e nada sabe.

Sr. Ulisses Pereira, desculpe estar a contrapô-lo com a minha opinião, mas acho que sobrevaloriza a AT. A tendência pouco importa para o futuro, quando é certo e sabido que o que determina o comportamento de subida/descida da cotação de uma ação são os factos/eventos/dados macro e micro que se vão verificando ao longo do tempo. Se assim não fosse, não poderia haver alterações de trajetória do título.

Para que não fiquem dúvidas quanto ao significado das minhas palavras, e porque o Sr. Ulisses é a única pessoa deste fórum que merece as minhas palavras na medida em que é o único interveniente que se encontra devidamente identificado, só gostaria sublinhar o carácter redutor de que se revestiu a apresentação da AT da JMT uma vez desacompanhada de outras análises de igual importância.

Registado: 28/8/2013 10:18

por _Noah » 23/1/2014 11:00

Meu caro não sou advogado de ninguém!!!! Todavia, dizer que alguém sobrevaloriza a AT, sem esboçar qualquer argumento, creio não ser o caminho mais acertado!!!

A AT é um instrumento valiosíssimo para quem é investidor em ativos, sejam eles açodes, CFD, ETF, moeda, entre outros que por aí existem.....

A AT quando complementada com a AF torna-se uma ferramenta dum valor inestimável.....

Por último creio que, muitos dos comentários que aqui se vão escrevendo, neste tópico, como noutros, sem argumentos, além de ruído, não acrescentam muito valor!!!!

Quando não se sabe o que se diz, ou então, não se faz a mínima noção do impacto que tal poderá ter nas decisões de terceiros, e, ainda, se não desejamos cair em completo descrédito, deveríamos nos remeter ao silêncio!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por carlosmaga » 23/1/2014 10:01

Ulisses Pereira Escreveu:verdura, a tua conclusão de que a JM caminha para o fim é porque não faz publicidade. fantástico, acabaste de inaugurar uma nova teoria económica.

Os lucros não interessam nada. As vendas nada interessam. A quota de mercado nada importa.

Verdura, eu que até estou pessimista na JM, tenho que te dizer que ao longo de 10 anos de Caldeirão, és provavelmente a pessoa que mais asneiras escreves por cada post. Sobretudo, porque falas como uma arrogância de quem sabe tudo e nada sabe.

Sr. Ulisses Pereira, desculpe estar a contrapô-lo com a minha opinião, mas acho que sobrevaloriza a AT. A tendência pouco importa para o futuro, quando é certo e sabido que o que determina o comportamento de subida/descida da cotação de uma ação são os factos/eventos/dados macro e micro que se vão verificando ao longo do tempo. Se assim não fosse, não poderia haver alterações de trajetória do título.
Editado pela última vez por carlosmaga em 23/1/2014 12:19, num total de 1 vez.

por ender » 23/1/2014 9:55

Boa Tarde,

Depois da analise de Ulisses, nao vale a pena opinar do ponto de vista tecnico mas gostaria de juntar os meus 3 vintens a conversa mais fundamental. JM e uma empresa que ao longo dos tempo provou que nao tem medo de investir, quebrar fronteiras e reinventar-se quando e preciso. Isso para dizer que acredito no futoro da JM como empresa, seja ele qual for e onde. No que toca a cotacao da accao, acredito que o crescimento desmesurado da accao levou a uma situacao de sobrecompra e agora, com tantas oportunidades interessantes no mercado, os investidores prefiram desviar atencoes para outras freguesias. Alem disso, o que sobe tem de cair, portanto JM esta a atravessar uma fase ciclina natural. Onde ela acaba? Vamos ver em breve, mas penso que ainda tem por onde cair.

Pessoalmente estou longo JM (valor pequeno), com umas belas perdas ja que comprei a accao numa altura onde pouco percebia da analise tecnica e fui levado pela auforia da bolsa. Hoje nao vendo a accao, pois quero me lembrar ao que levam as euforias.

Um Abraco,
Ender

Registado: 5/6/2013 5:30

por Sr_SNiper » 23/1/2014 2:52

Só comparável aos 6 euros na GALP do Euroverde
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Ulisses Pereira » 23/1/2014 2:41

verdura, a tua conclusão de que a JM caminha para o fim é porque não faz publicidade. fantástico, acabaste de inaugurar uma nova teoria económica.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por nmprc » 23/1/2014 1:28

_Noah Escreveu:Pois o Português está cada vez mais traiçoeiro.... Todavia, confundir receita com lucro, só pode ser mesmo da hora tardia.... :mrgreen: :mrgreen:

Mas, malhem mas é na JM, e opinem! É óbvio que comentar o papel depois da análise do Ulisses, se torna redundante.... :wink:

Contudo, será que visualizam a JM como o verdura, e vai mesmo aos € 2,00!!! :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah

bem...hoje é dia 22 de janeiro e já caíu 8,5%, se cair 50% são 6,5 €....

Registado: 29/11/2007 10:48

por _Noah » 23/1/2014 1:24

Pois o Português está cada vez mais traiçoeiro.... Todavia, confundir receita com lucro, só pode ser mesmo da hora tardia.... :mrgreen: :mrgreen:

Mas, malhem mas é na JM, e opinem! É óbvio que comentar o papel depois da análise do Ulisses, se torna redundante.... :wink:

Contudo, será que visualizam a JM como o verdura, e vai mesmo aos € 2,00!!! :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por all_in » 23/1/2014 0:50

_Noah Escreveu:Meu caro, claramente temos aqui um fenómeno não concordante, receitas, ou réditos, não são lucros.... :shock: , vendas é o valor atribuído a uma alienação de produtos, logo é o mesmo que dizer receita, pois se trata da verba associada à contraprestação!!!!!!

Não sei onde foi buscar no meu texto a palavra "lucro"???? :shock: :shock:

Cumprimentos

_Noah

Tem razao... fiz confusão com definiçoes... entendi a palavra "receita" como se fosse lucro, e corrigi o colega erradamente.

Mas a palavra "Vendas" fica melhor :mrgreen: para não gerar confusões com definições :twisted:

EDIT

carlosmaga
281 MM€

o que é isso "MM"???....MIL MILHOES??? :twisted: faço já um empréstimo 100 000 euros e compro CFDs alavancados \:D/

Registado: 15/1/2014 16:11

por _Noah » 23/1/2014 0:30

Meu caro, claramente temos aqui um fenómeno não concordante, receitas, ou réditos, não são lucros.... :shock: , vendas é o valor atribuído a uma alienação de produtos, logo é o mesmo que dizer receita, pois se trata da verba associada à contraprestação!!!!!!

Não sei onde foi buscar no meu texto a palavra "lucro"???? :shock: :shock:

Cumprimentos

_Noah

por carlosmaga » 22/1/2014 23:43

all_in Escreveu:
_Noah Escreveu:Ora bem, desde dia 13.01.2013 quando a JM apresentou as vendas preliminares de 2013, o papel perde, desde essa data, qualquer coisa como 8%, todavia as receitas cresceram 11% face a 2012.....!!!!

Uma coisa é certa, praticamente todas as casas de investimento aconselham a compra da JM, e, quando assim é, muitas das vezes, acontecem destas coisas.... vendas convictas :mrgreen: !!!!!

Pessoalmente entrei hoje para ganhar umas massas no curto prazo, (5 a 7 dias), mas pode correr mal.... reconheço :oh: , pois no médio prazo a JM está com tendência claramente descendente.... contudo.... creio num ressalto, agora para quando...!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos.

_Noah

Nao foram as receitas que cresceram... foram as vendas... sao coisas diferentes
antes de mais quero referir que nao tenho nunhum papel nesta empresa.
_Noah cautela com esse pensamento, aumento nas vendas não significa aumento de lucros... dou o exemplo do famoso dia do trabalhador em Portugal em que houve 50% de desconto em todos os produtos... as vendas nesse dia foram enormes... esgotou tudo... e o lucro????? a margem de lucro foi completamente espremida e tiveram prejuizos em alguns produtos.

eu nao percebo muito bem estes relatorios.... num lado metem crescimento de 15% na polonia.... noutro lado metem um abrandamento nas vendas.... a sério que não percebo.... se alguem me ajudar a perceber agradeço

Na Polónia, as vendas de retalho alimentar1
cresceram, no acumulado a Novembro, 2,5%, um
abrandamento em relação ao ano anterio
r (+4,4%).

Falam ainda do clima social na Polonia... e da estratégia utilizada de promoçoes
Este desempenho foi o resultado de um
contexto económico mais fraco com menor taxa de crescimento do consumo privado devido à
acrescida prudência dos consumidores. Em parte como resultado desta envolvente, a
competitividade intensificou-se ao longo do ano, com maiores níveis de actividade promocional
e a comunicação de preço a dominarem as estratégicas comercias dos retalhistas alimentares.

Por um lado ganham cota de mercado (aumento de vendas)... mas por outro lado existe uma descida do lucro (promoçoes mais agressivas)

os dados sobre os lucros de 2013 só em 26 Fevereiro 2014

Os resultados líquidos referentes ao ano de 2013 do grupo JMT não de todo desconhecidos nesta altura, já foi tornado público que corresponderam a 281 MM€ até setembro/2013, o equivalente aos resultados líquidos totais de 2010.

por all_in » 22/1/2014 23:08

_Noah Escreveu:Ora bem, desde dia 13.01.2013 quando a JM apresentou as vendas preliminares de 2013, o papel perde, desde essa data, qualquer coisa como 8%, todavia as receitas cresceram 11% face a 2012.....!!!!

Uma coisa é certa, praticamente todas as casas de investimento aconselham a compra da JM, e, quando assim é, muitas das vezes, acontecem destas coisas.... vendas convictas :mrgreen: !!!!!

Pessoalmente entrei hoje para ganhar umas massas no curto prazo, (5 a 7 dias), mas pode correr mal.... reconheço :oh: , pois no médio prazo a JM está com tendência claramente descendente.... contudo.... creio num ressalto, agora para quando...!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos.

_Noah

Nao foram as receitas que cresceram... foram as vendas... sao coisas diferentes
antes de mais quero referir que nao tenho nunhum papel nesta empresa.
_Noah cautela com esse pensamento, aumento nas vendas não significa aumento de lucros... dou o exemplo do famoso dia do trabalhador em Portugal em que houve 50% de desconto em todos os produtos... as vendas nesse dia foram enormes... esgotou tudo... e o lucro????? a margem de lucro foi completamente espremida e tiveram prejuizos em alguns produtos.

eu nao percebo muito bem estes relatorios.... num lado metem crescimento de 15% na polonia.... noutro lado metem um abrandamento nas vendas.... a sério que não percebo.... se alguem me ajudar a perceber agradeço

Na Polónia, as vendas de retalho alimentar1
cresceram, no acumulado a Novembro, 2,5%, um
abrandamento em relação ao ano anterio
r (+4,4%).

Falam ainda do clima social na Polonia... e da estratégia utilizada de promoçoes
Este desempenho foi o resultado de um
contexto económico mais fraco com menor taxa de crescimento do consumo privado devido à
acrescida prudência dos consumidores. Em parte como resultado desta envolvente, a
competitividade intensificou-se ao longo do ano, com maiores níveis de actividade promocional
e a comunicação de preço a dominarem as estratégicas comercias dos retalhistas alimentares.

Por um lado ganham cota de mercado (aumento de vendas)... mas por outro lado existe uma descida do lucro (promoçoes mais agressivas)

os dados sobre os lucros de 2013 só em 26 Fevereiro 2014

Registado: 15/1/2014 16:11

por _Noah » 22/1/2014 22:50

Posições! A falar assim, devem ser curtas, só pode!!!!

Cumprimentos.

_Noah

por josecloud » 22/1/2014 22:44

ptbr13 Escreveu:Inventei um novo indicador de AT, de seu nome "Verdura" e só aplicado à JM, ou seja, quanto mais este indicador diz que a JM tende para 0, mais crescimento terá a JM.

Espero que não leves a mal esta brincadeira. Se errar irei assumir, assim como prevejo que faças o mesmo.

Bem, vou ser mauzinho....estás a ganhar no indice verdura ?, olha, se eu tivesse mesmo criado este indice, já estava a ganhar muito...

Infelizmente, penso que a JM poderá afundar até aos 2 € em menos de 1 ano.

Porque o digo ?, porque a JM não passou de um titulo expeculativo, que subiu sem qualquer pausa nem criações de suportes e resistÊncias.Isso foi dos 2 € até ao máximo.

Uma coisa eu sei, se formos at´aos 11-12 € as quedas serão tão violentas que os 2€ chegarão em pouco tempo (uns meses quem sabe).

Em termos fundamentais, a JM nada tem que a suporte.Isso da concorrÊncia é outra mentira.Ora se assim fosse, não podia existir mercados de acções, pois todas as empresas têm concorrência, e na Polónia isso não é justificação.

Penso que a JM está numa luta de morte para sobreviver, e este vai ser o ano chave.

Outro pormenor, para quem dizia que quando houvesse correcções no PSI, a JM seria refugio, podemos ver que não é assim.

Penso que se a JM não ultrapassar dentro de pouco tempo estas tendências negativas, perante qualquer pretesto, o seu fim está próximo.

Meus senhores, o facto de a JM ter deixado de fazer publicidade, é um facto muito relevante.O sector da distribuição, vive disso.

Estará a JM a caminhar para o seu fim ?

Algo não bate certo.

Quem me dera que a JM fosse uma empresa muito robusta, e estivesse a vingar bem na Polónia.Ficava muito feliz !
Tenho posições na JM

Registado: 19/8/2013 11:40

por _Noah » 22/1/2014 22:34

Ora bem, desde dia 13.01.2013 quando a JM apresentou as vendas preliminares de 2013, o papel perde, desde essa data, qualquer coisa como 8%, todavia as receitas cresceram 11% face a 2012.....!!!!

Cumprimentos.

_Noah

por Ulisses Pereira » 22/1/2014 18:32

cactrader, se não justificares com argumentos teremos que apagar o teu post.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por cac-trader » 22/1/2014 18:31

long a 13.01! mesmo em cima do enorme suporte! se amanha descer, reforço! :twisted:
Editado pela última vez por cac-trader em 23/1/2014 10:17, num total de 1 vez.

Registado: 1/8/2013 16:34

por _Noah » 22/1/2014 18:28

Uma cacetada pequena quando comparado com o psi20, ou o setor da banca......

Com o RSI completamente em over sold, vamos ver como será o dia de manhã!!!!!!

Entrada a € 13,09!!!!!!!!! Na busca dos 3%, a 4%...... O tiro poderá é sair para baixo.... A ver vamos!!!!! :mrgreen:

Note-se a divergência assinalada!!!!!!! Vamos ver se ressalta!!!!

Imagem

Cumprimentos.

_Noah

por Eurouro » 22/1/2014 0:41

O que estamos a assistir com a JM é de chorar a rir. Primeiro porque no bull antecedente por aqui havia comentários que ela podia valer muito mais. Agora é que é preciso ter cuidado porque a Colombia pode não resultar à semelhança do Brasil.

Ficamos em quê? Nada se repete. Mas também os investidores não aprendem com a história.

Registado: 18/7/2013 16:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Google [Bot], IX Hispana, macau5m, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 125 visitantes