Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por iurp » 7/3/2007 11:29

MERCADOS Publicado 7 Março 2007 9:39
“Pay-out” deve ficar abaixo dos 50%
BPI diz Galp deverá pagar dividendos abaixo do incrito no acordo parassocial
A Galp, segundo o BPI, deverá optar por não considerar os resultados extraordinários obtidos em 2006 para efeitos de pagamento de dividendos e entregar aos accionistas apenas 40% dos lucros obtidos no ano passado e não 50%, conforme está escrito no acordo parassocial da empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A Galp, segundo o BPI, deverá optar por não considerar os resultados extraordinários obtidos em 2006 para efeitos de pagamento de dividendos e entregar aos accionistas apenas 40% dos lucros obtidos no ano passado e não 50%, conforme está escrito no acordo parassocial da empresa.

O acordo parassocial assinado pelos principais accionistas da Galp Energia, no ano passado, prevê que a petrolífera nacional pague um dividendo equivalente a pelo menos metade dos resultados líquidos. Se este pressuposto for cumprido, então a Galp deverá anunciar um dividendo mínimo de 45 cêntimos, mais de 70% acima do que os analistas estão à espera (valor médio de 26 cêntimos).

O BPI está a contar com um "pay-out" de 40%, o que equivale e um dividendo de 33 cêntimos. O banco de investimento considera que como os lucros de 2006 foram influenciados por uma mais-valia extraordinária e a empresa remunerou os accionistas com um dividendo especial no ano passado para reflectir esta alienação, então esta mais-valia não deverá ser considerar para pagar dividendos este ano.

"Não podemos excluir a hipótese de que o Conselho de Administração prefira não ter em conta os ganhos com a venda dos activos à REN, removendo-os dos cálculos do ‘pay-out’", referem os analistas do BPI.

Uma "poll" da Reuters junto de sete analistas estima que a Galp Energia apresente hoje, depois do fecho da sessão, resultados líquidos de 746 milhões de euros, mais 68,8% do que o registado em 2005. A este valor corresponde um lucro por acção de 90 cêntimos, ou seja, se o que está escrito no acordo parassocial for cumprido, então o dividendo proposto para pagar aos accionistas será, no mínimo, de 0,45 euros.

O acordo parassocial da Galp Energia foi celebrado a 29 de Dezembro de 2005 entre a Amorim Energia, ENI e REN, tendo a CGD aderido ao mesmo a 28 de Março de 2006. No capítulo 11 do documento é dito que "as partes do mesmo proporão a distribuição anual de pelo menos 50% dos resultados líquidos da Galp Energia".

Esta frase, que consta também no prospecto do IPO da Galp, tem apenas a ressalva do rácio da dívida sobre o EBITDA ficar abaixo dos 3,5, um valor que é largamente cumprido, pois o EBITDA e a dívida da Galp pouco superam os mil milhões de euros, ou seja, o rácio está perto de 1.

Resta agora saber se a Galp irá cumprir o acordo parassocial, ou pagar um dividendo em linha com o que os analistas estão à espera. A Galp preferiu não fazer qualquer comentário sobre os dividendos a pagar este ano, remetendo para hoje qualquer esclarecimento acerca desta matéria.

No prospecto do IPO da Galp, onde também está transcrito o acordo parassocial dos accionistas referente à distribuição de parte dos lucros, a empresa salienta que a "política de distribuição de dividendos tem em consideração um conjunto de factores que afectam a capacidade da Galp Energia em pagar dividendos, nomeadamente as condições de mercado, planos de investimento e a situação financeira da empresa".

A forte subida dos lucros no ano passado está relacionada com o encaixe de uma mais-valia de 220 milhões de euros com a venda de activos à REN. Esta operação originou o pagamento de um dividendo extraordinário de 1,05 euros por acção aos accionistas, num valor total de 870,7 milhões de euros, pago a 29 de Setembro de 2006, ainda antes da empresa entrar em bolsa). A Galp pagou ainda um dividendo ordinário de 0,27 euros.

Por isso, um analista contactado pelo Jornal de Negócios prevê que este encaixe com a venda de activos não seja contabilizado para a remuneração aos accionistas este ano. Ainda assim, considerando apenas os lucros ajustados de 2006 (517 milhões de euros), o dividendo unitário a propor no âmbito do acordo parassocial seria de 0,31 euros, também acima do que qualquer analista está à espera.

Registado: 23/1/2006 23:54

por btmoreira » 6/3/2007 20:49

Além de me parecer um titulo de refugio, o preço do petroleo continua a subir.

Os resultados de amanhã também serão uma mais valia (ainda que encorporem venda de activos).

PS: possuo Galp-PSE

Registado: 11/10/2006 22:14

por afonsinho » 6/3/2007 20:08

É a menina de ouro da minha carteira e não a vendo por nada.

Pedi acções pelo cão e o gato na subscrição e não me arrependo nada. Estas acções são para o longo prazo, quando a Galp daqui a uns anos tiver a parte de produção de petróleo a funcionar sobre rodas... upa upa!!! :)

Registado: 3/9/2006 1:50

por tiopatinhas » 6/3/2007 14:48

Agora entendi porque a Galp não desceu... é sem dúvida um bom refúgio em tempos de vendaval...
Espero hoje vê-la fechar muito valorizada...

Registado: 17/3/2005 14:58

por sol » 6/3/2007 14:43

POLL-Lucro Galp Energia 2006 sobe 68,8 pct para média 746 ME

06/03/2007

Por Patrícia Vicente Rua
LISBOA, 6 Mar (Reuters) - O lucro da Galp Energia
relativo a 2006 terá subido 68,8 pct para uma média de 746
milhões de euros (ME), suportado por uma forte mais-valia da
venda dos activos de transporte de gás natural à REN-Redes
Energéticas Nacionais, segundo uma poll de sete analistas.
Os analistas lembram que o valor da venda destes activos
ascendeu aos 526 ME, aos quais se acresce 318 ME de dívida,
devendo ter resultado numa mais valia de 220 ME para a Galp.
A Galp, que apresenta resultados a 7 de Março após o fecho
do mercado, tinha reportado um lucro de 442 ME relativo a 2005,
receitas de 11.126,5 ME e um EBITDA de 906,6 ME, de acordo com o
relatório e contas desse ano.
Os sete analistas situam o lucro da 'oil & gas' nacional
entre 618 e 839 ME, enquanto o lucro ajustado - excluindo aquele
item não recorrente e assumindo custos de substituição - varia
entre 433 e 694 ME, com o ponto médio nos 517 ME.
Cinco analistas preveêm que as receitas terão crescido para
entre 12.207 e 13.086 ME, com a média nos 12.556 ME, enquanto as
previsões de Dividend Per Share referentes ao exercício de 2006
oscilam entre 0,23 e 0,30, com a média nos 0,26 euros.
Estes estimam que o EBITDA-Earnings before Taxes, Interests,
Depreciation and Amortizatin terá oscilado entre 910 e 1.331 ME,
com a média nos 1.177 ME, enquanto o EBITDA ajustado terá
variado entre 875 e 975 ME, com o ponto médio nos 919 ME.
Os analistas destacam que a redução das margens de refinação
deverá constituir o principal ponto de atenção dos analistas que
esperam também um crescimento do negócio de gás, perante um
aumento do consumo de gás natural.
Explicam que a divisão de produção e exploração tem um forte
crescimento potencial, sendo um dos 'drivers' da empresa a par
das notícias que têm vindo a público relativas aos blocos de
Angola e do Brasil.
"O declínio dos mercados de refinação deverão afectar o
EBITDA da empresa e o bottom line, uma vez que cerca de 70 pct
do EBITDA provém da divisão de R&M (Refinação e Marketing)",
aponta Susana Neto, analista do Caixa Banco de Investimento.
"Nestes resultados é importante olharmos para a redução das
margens de refinação ao longo de 2006 e espero um crescimento do
negócio do gás, perante um maior consumo de gás natural no
quarto trimestre", disse Pedro Morais, analista da Espírito
Santo Research (ESR).
Adianta que "o newsflow relativo aos blocos petrolíferos de
Angola e Brasil poderão dar um upside adicional à acção em
bolsa".
A empresa estima que o Bloco BM-S-11 no Brasil tenha um
jazigo com um volume de petróleo até aos 10.000 milhões de
barris e anunciou que descobriu petróleo no Bloco 32 em Angola.
A Galp começou a ser negociada em bolsa no dia 24 de
Outubro, tendo entrado directamnete para o PSI20 após a Oferta
Pública Inicial feita pelo Estado.
Segundo estimativas do Reuters Knowledge, o Price/Earnings
ratio para 2007 da Galp Energia situa-se em 13,69 vezes, contra
13,27 vezes da italiana Saras e 11,64 da Neste Oil
.

Segue tabela com estimativas dos analistas:
Lucro Lucro Receitas EBITDA EBITDA Dividendo
Ajust. Ajust.
L.Brokers 618 453 13.086 1.248 - 0,24
Caixa BI 681 458 12.747 1.161 875 0,27
Santander 694 694 12.450 910 910 0,27
ESR 772 433 12.288 1.236 975 0,30
BCPI 801 452 12.207 1.331 918 0,27
BPI 818 651 - - - -
M.Stanley 839 477 - - 919 0,23
----------------------------------------------------------
Média 746 517 12.556 1.177 919 0,26
----------------------------------------------------------

((---Patrí

fonte: www.bpionline.pt

Registado: 17/12/2002 10:41

por tiopatinhas » 6/3/2007 14:38

Parece-me que pode atacar novamente máximos... :roll:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Nyk » 6/3/2007 13:54

Lisbon Brokers inicia cobertura da Galp com um preço-alvo de 8 euros

06/03/2007

A Lisbon Brokers iniciou a cobertura das acções da Galp Energia recomendando a compra dos títulos e um preço-alvo de 8 euros, o que representa um potencial de subida superior a 11% face à cotação actual da empresa.

A analistas Filipa Ferreira iniciou a cobertura das acções da petrolífera nacional onde recomenda "comprar" e atribuiu um preço-alvo de 8,00 por acção, este valor representa um potencial de ganhos de 11,42% face à cotação actual da Galp [galp pl] de 7,18 euros.

A casa de investimento prevê que a empresa aumente os lucros em 33,2% para os 618,1 milhões de euros, quando comparado com o mesmo período de 2005, e que as receitas cresçam 18,7% para os 13,1 mil milhões de euros.

O EBITDA da Galp deverá subir 39,9% para os 1,25 mil milhões de euros. A empresa apresenta amanhã os resultados referentes ao exercício de 2006.

A Lisbon Brokers realça que, o resultado líquido ajustado da venda dos activos de transporte à REN "deverá situar-se nos 452,5 milhões de euros, uma queda de 2,7% em termos homólogos".

As acções da Galp subiam 0,84% para os 7,18 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Enslaved » 5/3/2007 14:55

Vou ficar à espera até ao fim da sessão para ver qual a tendência :roll: . Parece que se está aguentar acima dos 7.00 euros :mrgreen: . Amanhã vamos ver o que acontece 8-) .

Registado: 28/2/2007 18:24

galp

por anas » 5/3/2007 12:06

cometi um erro mas isto e asim,tinha comprado na abertura 3000 a 7,13,pasando meia hora nem tanto podia as ter vendido a 7,20 com um ganho de 210 euros nao as vendi e acabei por as vender ao bocado a 7,06 com menos valia de 210 euros.agora confesso enquanto os mercados andarem nestas situaçoes como hoje na abertura que foi um arraso para quem tinha acçoes da semana passada eu vou mantendo-me de fora porque isto mete medo.

Registado: 29/2/2004 22:20

galp

por anas » 5/3/2007 10:10

bem no meio destas quedas todas a galp nao escapou mas em minha opiniao ela vai recuperar mais para o meia da sessao para perto do valor de fecho.nao acham. :roll:

Registado: 29/2/2004 22:20

por aa » 5/3/2007 1:15

AA Escreveu:
Enslaved Escreveu:Obrigado artista pela tua resposta. Por acaso queria dizer 6.95. Abraços :mrgreen:

Por enquanto, continua a fazer máximos e na 6ª feira até fechou bem perto do topo depois de ter vindo aos 7,10 €. Passou por uma autêntica tempestade nos mercados com uma ligeira correcção e agora está em máximos históricos.

Parece-me bem que aqui há há compradores e dos bons.

cps,

AA

Parece que os resultados vão sair no dia 7 de Março pelo que esta força relativa poderá estar relacionada com esse facto.

Para terminar, deixo ficar aqui a minha versão do gráfico.

cps,

AA
Anexos
Galp.png
Galp.png (0 Bytes) Visualizado 4744 vezes

Registado: 6/11/2002 0:37

por aa » 5/3/2007 0:54

Enslaved Escreveu:Obrigado artista pela tua resposta. Por acaso queria dizer 6.95. Abraços :mrgreen:

Por enquanto, continua a fazer máximos e na 6ª feira até fechou bem perto do topo depois de ter vindo aos 7,10 €. Passou por uma autêntica tempestade nos mercados com uma ligeira correcção e agora está em máximos históricos.

Parece-me bem que aqui há há compradores e dos bons.

cps,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por Enslaved » 4/3/2007 23:24

Obrigado artista pela tua resposta. Por acaso queria dizer 6.95. Abraços :mrgreen:

por artista_ » 4/3/2007 13:33

Enslaved Escreveu:Penso que se quebrar os 7.95 será melhor vende-las? não? :oops:

Por um lado até aos 7,95 vai uma grande distância, por outro se os quebrar quererá dizer que estará em máximos históricos e nesse cado deverá manter posição... ou será que queria dizer 6,95??! nesse caso sim, talvez tenha razão embora a Galp ainda tenha pouco histórico para tirar grandes conclusões...

Bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por Enslaved » 3/3/2007 21:14

Sim tens razão. Naquela hora da noite já estava mais para o lado de lá :lol:

por Vodka7 » 3/3/2007 19:40

Enslaved Escreveu:Temos sempre muito aprender quando principalmente não trabalhamos nesta área e este fórum parece dar uma boa ajuda. Perna que os Bulls voltaram, senão acredito que ela batesse nos 8. Vamos ver se na segunda feira corre tudo bem! Vou ficar com elas mais um tempo e ver o que dá. Penso que se quebrar os 7.95 será melhor vende-las? não? :oops:

Deves querer dizer Bears...

Registado: 10/11/2005 21:53

por Enslaved » 3/3/2007 3:45

Temos sempre muito aprender quando principalmente não trabalhamos nesta área e este fórum parece dar uma boa ajuda. Perna que os Bulls voltaram, senão acredito que ela batesse nos 8. Vamos ver se na segunda feira corre tudo bem! Vou ficar com elas mais um tempo e ver o que dá. Penso que se quebrar os 7.95 será melhor vende-las? não? :oops:

por Garfield » 3/3/2007 1:51

Deixo aqui a minha perspectiva
Anexos
20070302_Diario.GIF
..."buy on the rumor, sell on the news"
20070302_Diario.GIF (0 Bytes) Visualizado 5291 vezes

Registado: 9/2/2005 4:29

por imaginarium » 3/3/2007 1:43

Boas, eu tb não sou um grande investidor, antes pelo contrário sou ao que chamam aqui "carinhosamente" de PS.. :roll:
Mas desde finais de setembro que comecei a acompanhar alguns foruns do caldeirão (Galp, PTI SONI e mais recentemente Semapa)diariamente alguns foruns :idea:
o que aprendi é que se deve seguir a tendencia... embora seja necessário vê-la o que para mim nem sempre é evidente :oops:
e já varios membros referiram "Deixar correr os ganhos e cortar as perdas". Esta é a máxima que procuro seguir :idea: a parte de cortar as p... estou a aprender com sofrimento na PTI... :shock:
A minha posição na Galp ridicula porque na altura da OPV nem sabia o q era um rateio :lol:
De qq forma creio que fez novos máximos por isso e apesar de o mercado me parecer mais volatil :? para já vou "deixar correr..." :mrgreen:
já aprendi q o volume tb é mt importante se alguem conseguir por um gráfico... :?:

já agora gostaria de perguntar aos mais entendidos o que se pode considerar um bom volume para a galp.

a todos obrigados pelas lições :)
Na intenção está o valor da acção

Registado: 15/2/2007 17:02

por afonsinho » 2/3/2007 21:37

Exactamente como ganhos passados não garantem ganhos futuros, o contrário também não é um dado adjacente. Sinceramente acho que a Galp tem muito por onde subir, mas tudo depende da conjectura em que está inserida e ha quem diga que vêm aí tempos dificeis. Basta olhar para a forma como a Galp está a contrariar o mercado pessimista para ver a verdadeira força da mesma.

por Enslaved » 2/3/2007 18:14

Boas, descobri por acaso este forum a semana passada. Apesar de não ser grande investidor na bolsa, gosto de a acompanhar para futuros investimentos. Agora que as acções estão a bater máximos consecutivos não será boa altura para as vender dado que as probabilidades delas cairem são maiores :oops: ? Ou uma coisa não tem nada haver com a outra?
Obrigado pela atenção :mrgreen:

por Vodka7 » 2/3/2007 13:32

Resultados no dia 7 de Março
Galp Energia deverá registar lucros de 681 milhões em 2006
A Galp Energia prepara-se para apresentar os resultados anuais. A comunicação será feita no próximo dia 7 deste mês e o CaixaBI estima que a petrolífera nacional reporte lucros de 681 milhões de euros, uma quebra de 3,26% comparativamente ao ano anterior.

--------------------------------------------------------------------------------
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

A Galp Energia prepara-se para apresentar os resultados anuais. A comunicação será feita no próximo dia 7 deste mês e o CaixaBI estima que a petrolífera nacional reporte lucros de 681 milhões de euros, uma quebra de 3,26% comparativamente ao ano anterior.

O banco de investimento estima uma redução nos resultados líquidos da Galp, referentes a 2006, tendo em conta os 704 milhões de euros obtido pela empresa no exercício de 2005.

Em termos ajustados, ou seja, excluindo ganhos não recorrentes (nomeadamente os 220 milhões da alienação dos activos de gás natural à REN), a Galp deverá reportar lucros de 458 milhões, mais um milhão que os 457 de 2005.

Ao nível do EBITDA, ou resultados operacionais, os analistas Susana Neto e Carlos Jesus estimam um valor de 1,161 milhões de euros, no ano passado. No entanto, o EBITDA ajustado deverá ficar "praticamente inalterado em termos homólogos", nos 875 milhões de euros.

O CaixaBI afirma que tanto os resultados líquidos como o EBITDA da Galp deverão ser afectados pela "quebra nas margens de refinação, já que a 70% do resultados operacionais da petrolífera" provêem desta divisão.

As receitas da Galp deverão registar um crescimento de 14,6% para os 12,86 mil milhões de euros, dos 11,22 mil milhões obtidos no ano passado. Para este crescimento das vendas terá contribuída a valorização dos preços do petróleo nos mercados internacionais, ainda que no segundo semestre tenha-se assistido a uma descida gradual das cotações.

O banco salienta, na nota emitida hoje a clientes, que na divisão de exploração e produção, a Galp tem anunciado nas últimas semanas novas descobertas petrolíferas, de "significativa importância" que serão "incorporadas na nossa avaliação após os resultados".

O CaixaBI manteve inalterada a sua recomendação de "acumular", bem como o preço-alvo de 7,20 euros para a Galp [Cot]. Na sessão de hoje a petrolífera segue estável nos 7,20 euros, tendo tocado o valor mais elevado de sempre esta semana, nos 7,32 euros.

Registado: 10/11/2005 21:53

por afonsinho » 2/3/2007 2:56

Tempos dificeis para os mercados e uma resistência impressionante ás descidas por parte da Galp. Estou na Galp desde o IPO e vejo a mesma como um investimento a longo prazo, com muito espaço para crescer. Se este "crash" for uma coisa de passagem rápida esta menina da bolsa portuguesa vai explodir dentro de pouco tempo! ;)

por artista_ » 1/3/2007 19:55

Ainda assim está firme nas subidas, estive para reforçar a 7 euros ontem só não o fiz por causa da instabilidade dos mercados...

Fecho em máximos históricos com bom volume são excelente indicador, talvez o melhor de todos...

Bons negócios

por artista_ » 1/3/2007 15:53

Os Pt's começam agora a surgir bem mais altos mas os mercados não estão de boa saúde...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cisne3, Google [Bot], jls1, Pmart 1, PXYC, rg7803 e 71 visitantes