Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por bboniek33 » 12/7/2014 22:09

Wuzzu. Escreveu:Corrida aos depositos no bes?

Cada vez mais acredito que esta em marcha, mas nao por parte do ze povinho... por parte de quem tem mais de 100.000euros...

E claro que as cotacoes poderao vir a reflectir isso...

Wuzzu.

Ha uma que nao correu a levantar a narta. Foi a D. Inercia. :lol:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Paulo68 » 12/7/2014 21:59

Há uma coisa estranha na gestão política do processo que é a afirmação inequívoca e fortemente politizada do PM sobre aplicar dinheiros públicos para resolver problemas privados. Ou sabe alguma coisa e está muito esclarecido e seguro sobre o que se passa no GES e no BES ou então está a correr um grande risco que lhe pode sair caro se o BES accionar a linha de crédito

Registado: 27/12/2011 20:40

por Lion_Heart » 12/7/2014 21:52

Dom_Quixote Escreveu:
DoukeN Escreveu:...no atual contexto, analisar tecnicamente o BES é ridiculo.

O BES ou qualquer outra cotada que se encontre a cair a pique devido a notícias altamente negativas que se vão sucedendo sem que quem de direito, em tempo útil, preste esclarecimento inequívoco ao mercado. Nestes casos a AT, nomeadamente no que diz respeito a suportes, é irrelevante... :wink:

At numa pink sheet stocks é anedótico.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Paulo68 » 12/7/2014 21:35

Wuzzu. Escreveu:Corrida aos depositos no bes?

Cada vez mais acredito que esta em marcha, mas nao por parte do ze povinho... por parte de quem tem mais de 100.000euros...

E claro que as cotacoes poderao vir a reflectir isso...

Wuzzu.

Leste em algum lado? Sabes isso como? É que se não sabes qual é a necessidade de aqui colocares isso? Aumentar o pânico?

por Dom_Quixote » 12/7/2014 21:09

DoukeN Escreveu:...no atual contexto, analisar tecnicamente o BES é ridiculo.

O BES ou qualquer outra cotada que se encontre a cair a pique devido a notícias altamente negativas que se vão sucedendo sem que quem de direito, em tempo útil, preste esclarecimento inequívoco ao mercado. Nestes casos a AT, nomeadamente no que diz respeito a suportes, é irrelevante... :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa

Registado: 3/4/2012 21:06

por trend=friend » 12/7/2014 20:55

DoukeN Escreveu:Boa tarde a todos.

São casos como este que nos fazem aprender e crescer.

Que teria o Sr. Dow a dizer do comportamento da cotação do BES neste momento?

Ao contrário do que os fundamentalistas da análise técnica pretendem fazer crer, a análise fundamental pode ser bem determinante.

Será que existe por aí alguém com coragem para negar a preponderância das noticias no comportamento das ações no BES nos últimos dias? Não me parece.

Permitam-me que vá mais longe: no atual contexto, analisar tecnicamente o BES é ridiculo. Hiperbolizando, mas não disparatando muito, é quase como estar em plena 2ª Guerra Mundial a ver como é que o DAX irá reagir ao próximo suporte.

Espero não ter ofendido ninguém, pois não foi essa a intenção.

Cumprimentos.

Diria que tem de haver bom-senso acima de tudo.
Um black swan como o 11/Setembro ou outro evento totalmente inesperado (até o próprio flash crash de Maio de 2010) criam uma nova realidade técnica e qualquer analista será sempre reactivo...
Uma outra categoria de notícias como a de irregularidades contabilísticas surpresa (ou a descoberta de um empréstimo de monta a uma empresa falida...............) configuram uma realidade próxima da primeira, ainda que localizadas, delimitadas na sua extensão (uma ou duas empresas).
Quanto ao resto, a maior parte das notícias de divulgação de resultados trimestrais, novos contratos, o business as usual, já está incorporado no preço, e quando as pessoas se perguntam porque sobe tanto ou desce tanto, é porque algo já está a acontecer. E para quem não tem a capacidade de influenciar o mercado por falta de dimensão nem tem acesso a essa informação, só lhe resta o guia da análise técnica.
Também nos índices é curioso como a análise técnica funciona, apesar de serem "agregados". Por vezes não funciona o suporte A, mas o B aguenta a coisa; é uma questão de gestão de probabilidades. É melhor três ou quatro cenários, cada um com a sua probabilidade, do que dez, ou mesmo nada...
Mas concordo plenamente que as probabilidades são sempre furadas com as duas primeiras categorias: black swans gerais ou particulares.
Daí nada de fundamentalismos, usar as ferramentas que estão ao nosso dispor e com que nos sentimos mais confortáveis.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por PC05 » 12/7/2014 20:43

DoukeN Escreveu:Boa tarde a todos.

Ao contrário do que os fundamentalistas da análise técnica pretendem fazer crer, a análise fundamental pode ser bem determinante.

Será que existe por aí alguém com coragem para negar a preponderância das noticias no comportamento das ações no BES nos últimos dias? Não me parece.

Permitam-me que vá mais longe: no atual contexto, analisar tecnicamente o BES é ridiculo. Hiperbolizando, mas não disparatando muito, é quase como estar em plena 2ª Guerra Mundial a ver como é que o DAX irá reagir ao próximo suporte.

Cumprimentos.

Concordo e digo mais, a AT não deve ter mais que 5/10% de peso na decisão de investimento.
Cumprs.

Registado: 5/12/2005 21:28

por DoukeN » 12/7/2014 20:19

Boa tarde a todos.

Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."

Dalai Lama

Registado: 19/9/2013 9:13

por luisptavares » 12/7/2014 19:57

Mas está tudo esquecido? Este não é o mês da decisão irrevogável de demissão? Esperem.. Não, é o ano do Espírito Santo.... O ano passado íamos a caminho do desastre económico, do 2º resgate, pronto... do Apocalipse Português!!
Este ano é o Apocalipse do Espírito Santo....
Mas, esperem, reparei que o Goldman foi fundado (ou tem raízes, a mesma coisa) no mesmo ano que o BES, e se um sobrevive o outro também... É um mistério...
Mas alguém foi ver contas do Banco? Alguém analisou todos os números e possibilidades? Parece-me que muito poucos...
Se calhar, poderá ser recapitalizado, mas falir?? Chegar a 0,04?? Acho muito improvável.... Teria de apresentar prejuizos de 4000m e um Ac de 2000m para cumprir rácio mínimo..... (acho eu....)

Eu vejo mais estes meses como a minha ida ao cardiologista, ou seja, se aguento isto estou bem, por enquanto.....
Por análise, se calhar o mínimo de maio/junho de 2012 será atingido, 0,399€... (Tem que se cumprir regras do fórum)
(Já reparei que há um Luís tavares no DE, mas que eu saiba não sou eu... Só tive azar de se calhar ter o mesmo nome ou palavra esquisita que se confunde!!!)
"Naturalmente que não me responsabilizo por nada que tenha dito. O normal é que você tenha entendido mal o que eu disse" (provavelmente dito numa noite de copos, mas aplica-se a tudo na vida...)
Lema de mercado a instituir daqui a 150 anos: " Se ganhas dinheiro na bolsa permanece calado, se perderes barafusta com todos"

Registado: 13/4/2010 15:10

por SERRA LAPA » 12/7/2014 19:43

É apenas um número sem significado. Mas 0, 20 cerca de 50% abaixo do último mínimo se calhar pode não ser um disparate

Registado: 17/3/2008 4:57

por Paulo68 » 12/7/2014 19:14

SERRA LAPA Escreveu:
rui-azevedo Escreveu:Na minha opinião os mais propensos ao risco podem fazer uma 1°entrada LONGO (ou entrada parcial, para reforçar posteriormente) na zona 0.40/0.50€. Se esta zona/suporte aguentar pode aqui conseguir-se uma entrada interessante para o longo prazo.

Um 1° sinal "positivo" será quando cotação passe 0.63€/0.66€ e 2° sinal positivo a quebra da resistência na zona 1.30€/1.33€.

Entrada longa? A 0, 4? Não será antes a 0, 04? Achaw que o cenário é o mesmo que o que levou antes a ação a esse valor?

0,04? Estás mesmo pessimista.

por trend=friend » 12/7/2014 18:57

Olá HJOR, edit:"pensando desde meados de Maio" ou é uma C da ii) da 3, ou a primeira 1 do Bear (ou, na tua perspectiva, penso que retomar do Bear - numa grande C?)
De qualquer dos modos, ainda que o fundo possa não estar feito, o caminho será de subidas em qualquer alternativa. E a LTA a ajudar.
Depois é que vai ser giro ver se passa ali a zona dos 7000 e vamos para novos máximos dentro da iii) da 3 do Bull ou não....
Clint Eastwood

por HJOR » 12/7/2014 18:47

ovelhaxone Escreveu:
jonas007 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:jonas, vamos ser racionais na discussão...

Sabes que há ainda disponível dinheiro da Troika para que o Estado entre no capital de bancos, certo? Algo a que o BCP, Banif e BPi recorreram e que o BES não recorreu. Aliás, na altura isso foi visto como sinónimo de solidez mas agora é claro que isso aconteceu para que o Estado não metesse o bedelho naquilo que estava a acontecer...

Mas falar em falência do BES quando ainda nem sequer optou por recorrer a esse dinheiro, para mim é completamente absurdo.

Um abraço,
Ulisses

A racionalidade já não habita no PSI já a algumas sessões. E não temos fim à vista. Ou melhor lá para o fim do mês talvez.
Ulisses, caso o estado meta o seu money, vamos ter um valor correspondente a essa situação... Que digamos que é para fazer perder % enormes a quem foi ao AC.

Dom Quixote, eu perdi 10% desde o inicio desta brincadeira do BES. Mas temos malta a perder praticamente tudo que investiu no BES. Só num curto espaço de tempo existem acionistas a perder 40, 50%.

pelo contrário Jonas: o PSI está muito racional. ou melhor, está tão emotivo que se torna super racional :mrgreen:

ver boneco colorido, onde se pode:
a) concluir que um ciclo de médio-longo prazo terminou em Março/Abril.
b) 2 HeS (inclinados) foram activados. o primeiro foi concluido dentro da projeccção. o outro, maior, está em desenvolvimento com alvo em torno dos 5800.

pode-se ainda extrapolar que um ressalto poderá estará para breve (dias a 2 semanas).

ter em atenção no entanto que o cliclo mudou em Março/Abril.

Com muito agrado que vejo estudos com este tipo de contagens.
Porquê deixaste o estudo incompleto? Falta as contagens desde dia 2 de abril.
Fico a aguardar.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por trend=friend » 12/7/2014 18:41

Ovelha, merece ir para o tópico do PSI! Abraço
Clint Eastwood

por ovelhaxone » 12/7/2014 18:35

jonas007 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:jonas, vamos ser racionais na discussão...

Sabes que há ainda disponível dinheiro da Troika para que o Estado entre no capital de bancos, certo? Algo a que o BCP, Banif e BPi recorreram e que o BES não recorreu. Aliás, na altura isso foi visto como sinónimo de solidez mas agora é claro que isso aconteceu para que o Estado não metesse o bedelho naquilo que estava a acontecer...

Mas falar em falência do BES quando ainda nem sequer optou por recorrer a esse dinheiro, para mim é completamente absurdo.

Um abraço,
Ulisses

A racionalidade já não habita no PSI já a algumas sessões. E não temos fim à vista. Ou melhor lá para o fim do mês talvez.
Ulisses, caso o estado meta o seu money, vamos ter um valor correspondente a essa situação... Que digamos que é para fazer perder % enormes a quem foi ao AC.

Dom Quixote, eu perdi 10% desde o inicio desta brincadeira do BES. Mas temos malta a perder praticamente tudo que investiu no BES. Só num curto espaço de tempo existem acionistas a perder 40, 50%.

pelo contrário Jonas: o PSI está muito racional. ou melhor, está tão emotivo que se torna super racional :mrgreen:

ver boneco colorido, onde se pode:
a) concluir que um ciclo de médio-longo prazo terminou em Março/Abril.
b) 2 HeS (inclinados) foram activados. o primeiro foi concluido dentro da projeccção. o outro, maior, está em desenvolvimento com alvo em torno dos 5800.

pode-se ainda extrapolar que um ressalto poderá estará para breve (dias a 2 semanas).

ter em atenção no entanto que o cliclo mudou em Março/Abril.
Anexos
psi-2014-07-12.png

Registado: 18/7/2013 15:16

por SERRA LAPA » 12/7/2014 18:17

rui-azevedo Escreveu:Na minha opinião os mais propensos ao risco podem fazer uma 1°entrada LONGO (ou entrada parcial, para reforçar posteriormente) na zona 0.40/0.50€. Se esta zona/suporte aguentar pode aqui conseguir-se uma entrada interessante para o longo prazo.

Um 1° sinal "positivo" será quando cotação passe 0.63€/0.66€ e 2° sinal positivo a quebra da resistência na zona 1.30€/1.33€.

Entrada longa? A 0, 4? Não será antes a 0, 04? Achaw que o cenário é o mesmo que o que levou antes a ação a esse valor?

Registado: 17/3/2008 4:57

por Tio_Moedas » 12/7/2014 17:50

Para informação:
http://www.forbes.com/sites/francescopp ... an-crisis/

Que esperar nos próximos dias?

Registado: 18/2/2010 15:30

por rui-azevedo » 12/7/2014 14:52

Na minha opinião os mais propensos ao risco podem fazer uma 1°entrada LONGO (ou entrada parcial, para reforçar posteriormente) na zona 0.40/0.50€. Se esta zona/suporte aguentar pode aqui conseguir-se uma entrada interessante para o longo prazo.

Anexos
Bes-5y.png
Bes 5 anos (2009/2014)

Registado: 17/7/2011 12:55

por Paulo68 » 12/7/2014 14:13

Estamos no auge do pessimismo. As ultimas intervencoes ainda levam alguem a uma grande depressao :lol:
Falencia, fim de tudo o que conhecemos etc etc etc. De certeza que ainda havera muito a correr sobre este assunto. Coragem e cabeca fria nestas ocasioes

por mario s carvaho » 12/7/2014 13:55

O Banco do regime... das Obras Publicas, das AE,do filósofo da doca, do Pinho e do LINO , o banco das barragens... da PT, EDP (20 000 000 de dívida), o banco do se não tem pais ricos nem lhe saiu a lotaria, o banco do Ronaldo , o banco que se servia dos probresinhos para as meninas Kiki, Kaka e Kuku brincarem aos pobresinhos .. enfim o BANCO da MORTE de um país com 900anos .

Se ficarmos sem telecomunicações, sem energia electrica, sem bancos, sem industri, sem agricultura ... e sem pessoas.. porque já nem filhos sabemos fazer... qual o futuro???!!... Os do costume piram-se mas haverá sempre quem aguente!

Abraço amigos .. Não nascemos "aqui" por acaso...

Quem pagará todo este descalabro ?!.. Alguém tem dúvidas?!

http://pensar-ansiaes.blogspot.pt/2014/ ... e-que.html

: http://expresso.sapo.pt/as-sete-barrage ... z37FskcJWe

Registado: 28/4/2014 15:32

por PC05 » 12/7/2014 13:42

Quando a queda a conta-gotas desenha um enorme buraco

João Vieira Pereira

Não sabemos o tamanho da teia, só sabemos que é grande. O BES era o epicentro dos negócios em Portugal. No último ano a família Espírito Santo tem vindo a perder tudo. Alguma rapidez no processo podia ter evitado esta desgraça

Há alturas em que temos a sensação de estarmos a presenciar mudanças históricas. Este é um deles. Não estamos só a falar da queda de um banqueiro. Estamos a falar da queda de uma das famílias mais importantes dos últimos 25 anos em Portugal. Da destruição de um grupo económico que tinha uma rede de influência e poder que nos últimos tempos se tornou mais presente do que nunca. Com a queda de Jardim Gonçalves, com a saída de Rui Vilar do sector financeiro e a reforma de Artur Santos Silva, o último grande senhor financeiro era Ricardo Salgado.

A queda de Jardim foi talvez o momento que mais impacto teve na história recente do Banco Espírito Santo. Com o fim do conselho superior do BCP, uma mesa à volta da qual se sentava o poder económico português, muitos se voltaram para o BES. E Ricardo Salgado recebeu-os de braços abertos. Só que, em vez de haver um conselho superior tal como no BCP, havia as holdings da família Espírito Santo. São desconhecidos todos os acionistas da Espírito Santo Control, da Espírito Santo International (ESI), do Espírito Santo Financial Group (ESFG), mas muitas das famílias mais ricas e empresas deste país estão lá. Como acionistas ou clientes. Com ligações creditícias cuja amplitude desconhecemos.

O caso da Portugal Telecom (PT), cujos CEO iam a despacho ao gabinete de Ricardo Salgado (dizem que às quartas-feiras por volta das 19 horas) é apenas o início do desenrolar de um novelo complexo e com resultados imprevisíveis. O impacto da queda do Grupo Espírito Santo (GES) pode ser muito superior ao do BCP ou ao do BPN.

Vamos por pontos.

1 O BES está realmente isolado?

Por muito que o Banco de Portugal diga que o Banco Espírito Santo está protegido é impossível saber se de facto está. Os depositantes podem estar seguros, mas, e os investidores? Muito pode estar escondido no BES e nas instituições ou fundos que orbitam à sua volta. Estamos a falar de uma administração que andou a vender aos clientes papel comercial de uma entidade cujas contas eram falsificadas desde 2008. De um banco que usou a sua gestora de fundos, a ESAF, para arranjar financiamento para a holding da família Espírito Santo, que controlava o BES. A mesma administração que deixou que durante anos o Banco Espírito Santo Angola fosse gerido como um porta-moedas sem fundo.

A minha dúvida é simples. Se há uma administração capaz de fazer isto, o que pode ainda estar escondido? A espiral de negação em que entrou o banco no último ano deixa antever que ninguém pode garantir que o BES está imune ao impacto da queda do grupo. A exposição direta ao grupo é de €1,5 mil milhões. Mas, o que sabemos hoje é que o banco foi utilizado para financiar direta e indiretamente o GES em mais de €4 mil milhões. Cada um pode tirar as suas conclusões.

2 O que esconde o BES

Não sabemos o tamanho da teia, só sabemos que é grande. O BES era o epicentro dos negócios em Portugal. Existem hoje dúvidas razoáveis que colocam em causa a gestão do banco e a política de crédito seguida nos últimos anos. Convém lembrar empresários como Carlos Saraiva cuja dívida ao banco atingiu os €700 milhões. Um grupo falido que durante anos comprou, com crédito do BES, propriedades que pertenciam ao GES e que acabou nas mãos de um fundo de reestruturação, o ECS, que não resolveu o problema dos créditos, apenas o adiou. Ou as relações com a Ongoing, que começam aos poucos a ser descobertas. Só no fundo de pensões do BES estão pelo menos €140 milhões de um grupo que está em sérias dificuldades económicas. Teme-se que os esqueletos no armário sejam muitos. Fontes internas do próprio banco não arriscam fazer previsões.

3 O risco para Portugal

É sério, muito sério. O país acabou de sair de um programa de ajustamento. A queda do Grupo Espírito Santo e a possibilidade de contágio ao BES só pode aumentar o risco de Portugal. Isso significa imediatamente uma pressão sobre a Bolsa e, mais importante, sobre os outros bancos para se financiarem no exterior. A hecatombe de quinta-feira mostra o quanto podem ser cruéis os mercados. É difícil calcular o impacto, mas já são visíveis as preocupações de vários banqueiros. Ainda mais quando o maior banco privado português, o BCP, está a ultimar um aumento de capital. O Governo pode dizer que este é um problema privado. Mas o impacto da falência do grupo não o é! É um problema público, sério, com impactos imprevisíveis.

4 A solução Vítor Bento

Vítor Bento pode vir a tornar-se a solução ótima no momento errado. Esta é uma altura crucial para o BES. É preciso agilidade, jogo de cintura e um conhecimento profundo do funcionamento da banca comercial. Nenhuma destas características faz parte da maneira de ser de Vítor Bento. A dupla com Moreira Rato atenua algum destes problemas mas não evita a imagem de lentidão. A nova administração devia ter tomado posse imediatamente na semana passada. Quando se trata de dar confiança aos mercados só há duas velocidades permitidas, rápido e muito rápido. Nada disso foi feito.

5 O impacto na PT

A PT confundiu-se durante anos com o BES. Era Ricardo Salgado que punha e dispunha da administração da operadora que sempre foi liderada por pessoas ligadas ao banco. E a PT sempre foi um bom investimento para o banco que daí retirou muitos dividendos, monetários e não só. O que aconteceu agora só é impensável para quem não conhecia o verdadeiro poder de Ricardo Salgado. A PT financia o GES pelo menos desde o final de 2012. Esta decisão estúpida vai custar caro à PT e a Portugal. A fusão com a Oi parece cada vez mais uma compra. Da PT pela Oi.

Conseguimos perder tudo. E acima de tudo valor. A OPA lançada pela Sonae sobre a PT avaliava a empresa em €11 mil milhões, a PT hoje vale €1,8 mil milhões. A administração continua a mesma mas desapareceram €8,6 mil milhões. É possível chamar a isto uma vitória? Para quem? Só se for para os acionistas.

A queda das ações da PT tem um impacto superior ao que podemos imaginar. Como ação estrela que era, foi utilizada por muitas empresas como refugio e colateral para obter empréstimos junto da banca. Imaginem o impacto que tem nessas empresas a queda de 30% do valor da cotação em poucas semanas.

6 A falência da ESI e os seus impactos nos clientes

A Espírito Santo International foi apenas a primeira a cair. O ESFG veio a seguir. O pedido de falência devia ter ocorrido há muito tempo. O estado de negação é geral. Há mais de um ano que eram conhecidos os problemas na empresa. Pelo meio houve queixas, auditorias do Banco de Portugal, guerras na família. Descobriram-se contas falsificadas e financiamentos que lembram esquemas de Ponzi. E nada mudou. Em vez de atacarem o problema deixaram que ele contaminasse a Rioforte ao chutarem para lá parte da dívida que estava na ESI. O que se passou é um crime! Não há outra forma de o descrever. Na ESI e na Rioforte estão investidas poupanças de muitas pessoas e empresas portuguesas e estrangeiras. Investidores que retiraram dinheiro de Portugal com medo da saída do euro. Ironia do destino. A família vai perder tudo o que tem, provavelmente até a sua participação no BES, e deste modo arrastar todos os que nela confiaram. É verdade que o fizeram por sua conta e risco, mas foram atrás de um nome. Espírito Santo. Um nome que valia muito... valia.

7 A atuação das autoridades

É ainda difícil dizer se as autoridades de Portugal agiram bem. Este processo tem um emaranhado de situações, jurisdições e impactos difíceis de entender. Mas o tempo acabará por mostrar que tudo demorou, mais uma vez, tempo demais.

A primeira notícia sobre os problemas do GES é publicada neste jornal a 14 de setembro de 2013, no seguimento da guerra que estalou entre Pedro Queiroz Pereira e Ricardo Salgado, na qual o primeiro acusa o segundo de lhe querer “roubar” a Semapa. O tempo veio mostrar que Pedro Queiroz Pereira estava certo. O Grupo Espírito Santo precisava dos enormes fluxos de cash flow da Portucel para aguentar a sua situação financeira.

Dez meses depois a situação é muito pior. Na gestão das empresas em causa nada mudou até ao dia de hoje, a não ser uma série de demissões. Novas caras só as que estão apontadas, mas que ainda nem sequer estão a trabalhar. Os culpados pela situação ainda estão lá, como se nada fosse. É certo que não era fácil, mas estes casos têm de ser resolvidos o mais rapidamente possível. O que se passou foi a cozedura em lume brando de um grupo, de um banco e de milhares de milhões de euros.

Uma coisa parece certa, serão inevitáveis em Portugal, no Luxemburgo e até na Suíça processos contra administradores e instituições. Dificilmente as autoridades irão ficar paradas a ver a banda passar. No Luxemburgo a investigação está em curso. Em Portugal aguardamos os próximos passos do Banco de Portugal e da CMVM.

8 E agora?

Os processos de reestruturação da ESI e da Rioforte parecem estar em curso. Mas há pouco para salvar. O mais provável é que a falência da ESI coloque em causa todo o Grupo Espírito Santo. A ESI é a cabeça que controla em cascata a Rioforte, o ESFG e parte do BES. A ser pedida ou decretada a falência tudo ficará parado, sem possibilidade de venda. Um processo de reestruturação terá de ser aprovado pelos credores e deverá levar à venda de tudo o que está debaixo da ESI. O que pode ser salvo é pouco em relação às dívidas acumuladas. Não chega para pagar o que é devido. A família arrisca-se não só a perder tudo mas ainda a ficar a dever.

Registado: 5/12/2005 21:28

por _x_ » 12/7/2014 12:55

5% do bes já foram para o Japão :mrgreen:
Os outros vinte, devem já estar com as passagens marcadas, e os ES continuam a mandar bitaites sobre o banco. :oh:
Acho que a comporta já não vai para a pt como eu estava a imaginar, vai pôs pobrezinhos da cgd \:D/
O bes só volta a ser atraente quando:
Os ES saírem totalmente
O estado meter lá cocos a pedido do bento
Falir não vai, mas que fica um banco deprimente, fica, é como quando se tem um abscesso. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por mario s carvaho » 12/7/2014 12:26

viewtopic.php?f=3&t=53771&p=1124695#p1124695

nem eu acreditei em mim mesmo 8-)

Registado: 28/4/2014 15:32

por Paulo68 » 12/7/2014 12:18

Stresszero Escreveu:Na minha opinião penso que sim para bem do Bes uma vez que a pressão vendedora será enorme e neste momento a ação não tem suportes e poderá ser o descalabro.
Os mercados precisam de certezas e não de dúvidas constantes.
Será melhor suspendê-las atá estar tudo mais esclarecido.

Bons negócios!

Concordo. Seria a melhor atitude

por STRESSZERO » 12/7/2014 12:16

Na minha opinião penso que sim para bem do Bes uma vez que a pressão vendedora será enorme e neste momento a ação não tem suportes e poderá ser o descalabro.
Os mercados precisam de certezas e não de dúvidas constantes.
Será melhor suspendê-las atá estar tudo mais esclarecido.

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, fosgass2020, HFCA, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, trend=friend, trilhos2006, zulu404 e 188 visitantes