Finanças & Fundos de Investimento
ghorez Escreveu:Frizeman Escreveu:ghorez Escreveu:Não sei como é que andam a diversificar as vossas carteiras, mas algo de mal andam a fazer. Eu mesmo com estas perdas todas estou com um CAGR de +6%! Já esteve melhor..mas continua muito bem.
A questão de fazer mal ou bem é muito subjectiva, depende muito da maneira como se aloca o dinheiro nos activos.
Por muito bem equilibrada que uma carteira esteja, com a presente situação, perderia valor de certeza, visto que todas as classes de ativos sofreram uma desvalorização.
Eu tenho vários Pimco's numa percentagem de acordo com o nivel de risco, fundos imobiliários e um certificado associado ao MSCI Emergent Market's e não me livrei de uma desvalorização de 200 euros.
Eu investi 5000 euros no Pimco Real Return Euro Hedge, pensando que a qualidade dos ativos me protegeria e no final, foi onde tive maiores perdas.
Acho é que não podemos ficar focados no momento actual e focar-mo-nos num horizonte temporal bastante longo.
Se começasses pela carteira que eu deixei no post anterior...diversificar apenas 50% Acções + 50% Obrigações (Diversificado pelo mundo todo..) já verias algumas diferenças, por exemplo:
Retornos (últimos mês) de fundos com obrigações ligadas à inflação:
db x-trackers II iBoxx GlbInfLnk Hdg 1C DBXH
1 Month -2.08
PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc
1 mês -2.51
E estas perdas provavelmente seriam compensadas pela outra metade da carteira:
db x-trackers MSCI World TRN Index 1C DBXW
1 Month 3.24
Concordo totalmente contigo, mas eu não me encaixo no perfil de ter acções em carteira, pelo menos com a percentagem que colocaste 50%. Sou avesso ao risco e o meu perfil de investidor é muito defensivo.
A percentagem que admito ter em carteira de acções é no máximo 5%. Para compensar maiores oscilações como a deste mês, tenho fundos imobiliários que amorteceram as desvalorizações dos fundos obrigacionistas. Por isso é que digo que depende muito da maneira como se investe o capital.
50% do meu capital em acções, para mim não dava. Não andava descansado. Por isso é que sae deve levar em conta o perfil de investidor.
- Registado: 5/8/2011 17:38
Frizeman Escreveu:ghorez Escreveu:Não sei como é que andam a diversificar as vossas carteiras, mas algo de mal andam a fazer. Eu mesmo com estas perdas todas estou com um CAGR de +6%! Já esteve melhor..mas continua muito bem.
A questão de fazer mal ou bem é muito subjectiva, depende muito da maneira como se aloca o dinheiro nos activos.
Por muito bem equilibrada que uma carteira esteja, com a presente situação, perderia valor de certeza, visto que todas as classes de ativos sofreram uma desvalorização.
Eu tenho vários Pimco's numa percentagem de acordo com o nivel de risco, fundos imobiliários e um certificado associado ao MSCI Emergent Market's e não me livrei de uma desvalorização de 200 euros.
Eu investi 5000 euros no Pimco Real Return Euro Hedge, pensando que a qualidade dos ativos me protegeria e no final, foi onde tive maiores perdas.
Acho é que não podemos ficar focados no momento actual e focar-mo-nos num horizonte temporal bastante longo.
Se começasses pela carteira que eu deixei no post anterior...diversificar apenas 50% Acções + 50% Obrigações (Diversificado pelo mundo todo..) já verias algumas diferenças, por exemplo:
Retornos (últimos mês) de fundos com obrigações ligadas à inflação:
db x-trackers II iBoxx GlbInfLnk Hdg 1C DBXH
1 Month -2.08
PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc
1 mês -2.51
E estas perdas provavelmente seriam compensadas pela outra metade da carteira:
db x-trackers MSCI World TRN Index 1C DBXW
1 Month 3.24
ghorez Escreveu:Não sei como é que andam a diversificar as vossas carteiras, mas algo de mal andam a fazer. Eu mesmo com estas perdas todas estou com um CAGR de +6%! Já esteve melhor..mas continua muito bem.
Não sei como é que andam a diversificar as vossas carteiras, mas algo de mal andam a fazer. Eu mesmo com estas perdas todas estou com um CAGR de +6%! Já esteve melhor..mas continua muito bem.
http://www.rickferri.com/blog/investmen ... ortfolios/
Adaptando à realidade europeia:
50% Índice de Acções Globais (há vários fundos a segui-lo) "MSCI World Stocks"
50% Índice de Obrigações Globais (ligadas ou não à inflação).
Vigiar de tempos a tempos (1 vez por ano) para não deixar as percentagens fugirem muitos dos 50%, e já está... Sem complicações.
http://www.rickferri.com/blog/investmen ... ortfolios/
The Two Fund Portfolio - the two fund portfolio includes a broadly-diversified U.S. investment-grade bond fund and a global stock market fund. Two Vanguard funds that fit these asset classes are the Total Bond Market ETF (Ticker: BND), which holds U.S. Treasury, agency bonds, home mortgage securities, high quality corporate bonds and a few foreign bond that trade in the U.S., and the Total World Stock ETF (Ticker: VT), which holds stocks from around the globe including U.S. and Canada, Europe and the UK, Asia and Australia and emerging markets. Both funds hold thousands of securities.
Adaptando à realidade europeia:
50% Índice de Acções Globais (há vários fundos a segui-lo) "MSCI World Stocks"
50% Índice de Obrigações Globais (ligadas ou não à inflação).
Vigiar de tempos a tempos (1 vez por ano) para não deixar as percentagens fugirem muitos dos 50%, e já está... Sem complicações.
Editado pela última vez por ghorez em 25/5/2013 19:16, num total de 1 vez.
VIXIUM Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:VIXIUM Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Legendz Escreveu:Uma boa pergunta para quem não está a longo prazo! Começa a cortar em tudo o que é obrigações? AProveita para reforçar o Real Return? Começa a resgatar as bonds e re-balanceia ao investir cuidadosamente em fundos accionistas? Aguenta firme como está?
Hoje está tudo a cair.
Uma carteira bem construida serve para preservar o capital e manter o rendimento expectável.
stay calm
Hoje é 24 ou hoje é 23? Como consegues ver antes do mercado?
Dia 24. Não tenho esse poder (bem que gostava).
Não me referia aos fundos e sim ás commodities, bonds e stocks e isso é reflectido nos fundos de investimento ao final do dia.
Ok. Mas o facto de estar tudo no encarnado nem sempre diz tudo. É preciso olhar as bonds de todos os mercados, perceber todas as commodities presentes nos fundos, que tipo de ações e sectores estão em queda, se há ganhos cambiais ou não caso não haja hedging....enfim, há mtas variáveis e nem todas contribuem negativamente para a carteira. Dito isto....quando tudo cai também caímos um bocadinho. Vamos ver a semana que vem. Entre os resultados a que já cheguei este ano e o que agora tenho - resultados e não capital - perdi mais de 50%. Obrigado.
Acompanho uma carteira composta por ETF's e desde 19/09/2012 (data do último rebalanceamento) está positiva em 1,39%.
O etf mais negativo é o GLD -22,09%
O etf mais positivo é o VBR +15,03%
Isto tudo para dizer que o importante numa carteira de investimento é a sua composição e diversificação de maneira a que o rendimento se mantenha constante. Esistirão sempre anos negativos, mas se bem estruturada a carteira gerará rendimento expectável (no meu caso espero 8%/ano)
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Figueiraa1 Escreveu:VIXIUM Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Legendz Escreveu:Uma boa pergunta para quem não está a longo prazo! Começa a cortar em tudo o que é obrigações? AProveita para reforçar o Real Return? Começa a resgatar as bonds e re-balanceia ao investir cuidadosamente em fundos accionistas? Aguenta firme como está?
Hoje está tudo a cair.
Uma carteira bem construida serve para preservar o capital e manter o rendimento expectável.
stay calm
Não me referia aos fundos e sim ás commodities, bonds e stocks e isso é reflectido nos fundos de investimento ao final do dia.
Ok. Mas o facto de estar tudo no encarnado nem sempre diz tudo. É preciso olhar as bonds de todos os mercados, perceber todas as commodities presentes nos fundos, que tipo de ações e sectores estão em queda, se há ganhos cambiais ou não caso não haja hedging....enfim, há mtas variáveis e nem todas contribuem negativamente para a carteira. Dito isto....quando tudo cai também caímos um bocadinho. Vamos ver a semana que vem. Entre os resultados a que já cheguei este ano e o que agora tenho - resultados e não capital - perdi mais de 50%. Obrigado.
- Registado: 21/10/2012 19:07
VIXIUM Escreveu:Anda aqui um tipo a fazer de tudo para não ir ver...e quando vê está tudo a cair. Mal abri a minha carteira tive uma reação tipo: "eh lá, fui gamado".
Bom, stay calm é fácil mas eu não tenho 30's. Já estou nos 50's e preciso mesmo do dinheirinho para a reforma. Vou ficar um mês sem ver nada...
Com 50's a preservação de capital nos teus investimentos deve ser a tua maior preocupação.
Não sei qual é a tua carteira, mas seria de teres poucos ativos de riscos.
Eu também estou a perder parte dos lucros que estava a ter, mas é mesmo assim.
Reiposto Escreveu:O que eu sei é que em 2 dias já perdi 35% do que estava a ganhar essa é que é essa e pensava eu que isso só acontecia em bolsa
35% doí um bocado, mas para uma perda dessas é porque tens investimentos muito agressivos.
Mas, se a tua carteira for bem balanceada, o tempo encarregar-se-á de fazer isso subir outra vez.
Isto foi uma tomada de lucros, após as palavras do Ben Bernackle, o pessoal achou melhor, retirar o dinheiro e esperar para ver.
VIXIUM Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Legendz Escreveu:Uma boa pergunta para quem não está a longo prazo! Começa a cortar em tudo o que é obrigações? AProveita para reforçar o Real Return? Começa a resgatar as bonds e re-balanceia ao investir cuidadosamente em fundos accionistas? Aguenta firme como está?
Hoje está tudo a cair.
stay calm
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Figueiraa1 Escreveu:Legendz Escreveu:Uma boa pergunta para quem não está a longo prazo! Começa a cortar em tudo o que é obrigações? AProveita para reforçar o Real Return? Começa a resgatar as bonds e re-balanceia ao investir cuidadosamente em fundos accionistas? Aguenta firme como está?
Hoje está tudo a cair.
stay calm
Anda aqui um tipo a fazer de tudo para não ir ver...e quando vê está tudo a cair. Mal abri a minha carteira tive uma reação tipo: "eh lá, fui gamado".
Bom, stay calm é fácil mas eu não tenho 30's. Já estou nos 50's e preciso mesmo do dinheirinho para a reforma. Vou ficar um mês sem ver nada...

Na minha humilde opinião, tudo isto a que assistimos, trata-se de um sell off, uma tomada de lucros, visto que as acções, obrigações e o ouro estão a corrigir de máximos.
Nas acções temos o exemplo dos indices norte-americanos que estão a corrigir de máximos e o exemplo maior, o trambolhão do indice japonês.
Penso até que se pode aplicar a qui a máxima do " sell in May and go away ", até porque as bolsas não estão a refletir a economia real, mas sim a refletir uma imagem deturpada do " qualitative easing ", qundo o Ben Bernanke abriu a boca e o pessola não gostou do que ouviu, na dúvida é assegurar ganhos do que ter que assumir perdas.
Nas obrigações a FED, também deixou o recado que se iria retirar, deixando os investidores obrigacionistas a jogar à defesa, mais vale garatir um ganho do que assumir uma perda. Se bem que gosto mais das obrigações, desde que chegando à maturidade paguem, por mim tudo bem.
O ouro, já há muito que tinha da do sinal de estar a perder força, à medida que as bolsas iam ganhando dia após dia.
Basicamente os mercados estão manipulados pelos QE's, quando estes terminarem, ninguem sabe como a economia irá reagir, na dúvida vende-se.
Penso que a evolução do indice de desemprego nos EUA, dite a politica económica no futuro.
Nas acções temos o exemplo dos indices norte-americanos que estão a corrigir de máximos e o exemplo maior, o trambolhão do indice japonês.
Penso até que se pode aplicar a qui a máxima do " sell in May and go away ", até porque as bolsas não estão a refletir a economia real, mas sim a refletir uma imagem deturpada do " qualitative easing ", qundo o Ben Bernanke abriu a boca e o pessola não gostou do que ouviu, na dúvida é assegurar ganhos do que ter que assumir perdas.
Nas obrigações a FED, também deixou o recado que se iria retirar, deixando os investidores obrigacionistas a jogar à defesa, mais vale garatir um ganho do que assumir uma perda. Se bem que gosto mais das obrigações, desde que chegando à maturidade paguem, por mim tudo bem.
O ouro, já há muito que tinha da do sinal de estar a perder força, à medida que as bolsas iam ganhando dia após dia.
Basicamente os mercados estão manipulados pelos QE's, quando estes terminarem, ninguem sabe como a economia irá reagir, na dúvida vende-se.
Penso que a evolução do indice de desemprego nos EUA, dite a politica económica no futuro.
Pickbull Escreveu:@chico,
Primeiro que tudo acho que deves diferenciar a poupança para a reforma do tal pé de meia para algum azar.
Para a poupança a longo prazo (reforma) é quase indiferente entrar agora, amanhã ou ontem uma vez que o espaço temporal é muito grande.
Sendo um investimento de longo prazo numa carteira pequena talvez um fundo de acções global não fosse mau tendo em atenção para que o peso das acções não fique demasiado grande na carteira (aqui tens que medir o que te deixa mais confortável).
Sobre o pé de meia para azares eu preferia ter um depósito a prazo ou um fundo de tesouraria.
Pickbull
Tal como referi, este é um pé de meia para a reforma (eu estou com 32 e a esposa com 31) e só se desviará daí em caso de catástrofe. Tenho um pé de meia em DPs para eventualidades.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Legendz Escreveu:Uma boa pergunta para quem não está a longo prazo! Começa a cortar em tudo o que é obrigações? AProveita para reforçar o Real Return? Começa a resgatar as bonds e re-balanceia ao investir cuidadosamente em fundos accionistas? Aguenta firme como está?
Hoje está tudo a cair.
stay calm

Re: This is the beginning of the end! (Bonds)
E' o fim do Bull das bonds ... and now what do we do?
This is the beginning of the end! (Bonds)
VirtuaGod Escreveu:VIXIUM Escreveu:O que se passa com o comportamento das treasuries?
Fala-se que a FED vai começar a diminuir a quantidade de $ que injecta nos mercados e isso deixa os traders malucos LOL Simples barulho, daquele que é difícil mas devemos-nos abstrairhttp://tinyurl.com/ayje3oo
VIXIUM Escreveu:Estamos a falar de um fim de bull ou de um princípio de bear market?
Penso que tudo vai depender da inflação. Sem inflação não há nenhuma razão para um aumento das taxas de juro repentinamente, o que poderá tornar isto "apenas" num fim de bull nas treasuries. Com inflação e se a FED decidir combate-la via aumento das taxas de juro pode significar um Bear market.
Pessoalmente penso que é fim de bull. Mesmo que a inflação aumente há actualmente outras formas de a combater como secar a fonte de $. Da mesma forma que injectaram $ podem agora tirar esse $ da economia. Controlam a inflação sem um aumento das taxas de juro.
Dito isto os EUA planeiam ter a taxa directora à volta dos 5% em 2019. (não me perguntes onde está o documento onde li isso mas era um documento oficial dos EUA, tipo do congresso ou planos oficiais sobre a economia). Mas lá está, dependendo como a economia se desenrasca pode ter muita influência. Já sabemos como são as previsões económicas não é? Pior que as previsões do tempo há uma década atrás...VIXIUM Escreveu: abalo nas treasuries está a ter uma influência negativa numa séria de outras obrigações e não só nos EUA mas também noutros países. Possível? Não sei. Mas que parece, parece.
Não parece, é. Para todos os efeitos as treasuries são as taxas de juro sem risco no mundo das obrigações. Onde nós vemos uma taxa absoluta os traders de obrigações vêem uma taxa sem risco+spread de prémio de risco. Principalmente no que diz respeito a obrigações denominadas em dólares. Digamos que são as Euribor de um crédito habitaçãoSe a risk free rate aumenta claro que tem influência em todas as outras obrigações...
VIXIUM Escreveu: Alguém me reaviva a memória sobre 1994?
É o ano que eu denomino "ano em que tudo caiu". Reconhecidamente um "stealth bear market" no mercado accionista e um bear market no mercado obrigacionista. Até hoje o único ano em que Bill Gross perdeu $.
O mercado obrigacionista corrigiu devido a um aumento de 2 pontos percentuais na taxa directora da FED. O mercado acionista lateralizou o ano inteiro e o S&P acabou o ano a perder 1.5%.
Basicamente foi um ano que não foi assim tão mau em backtests, pois não apresenta dados maus, embora seja complicado ter ganho $ nesse ano. Foi mais um ano desgastante e onde não havia lado quase nenhum onde se fez $, durante UM ano. Sei que às vezes olhando para número parece simples mas foi UM ANO onde não se ganhava dinheiro em lado nenhum e isso esgota qualquer pessoa que investe como advogo neste tópico.
As 3 primeiras histórias do pesquisa google que deixo abaixo são bastante interessantes para quem quiser ler.
http://tinyurl.com/aznpryn
Pessoalmente acho que o bull já acabou nas treasuries. Basta ver que o IEF deu 1.7% no último ano e que BND deu 2.1%. O bill gross ainda conseguiu criar Alpha mas o Total return em hedge tb só deu 3.94% no último ano. Já não há muitas formas de se ganhar $ nas tresuries...
Mas deixo um pequeno artigo para quem acha que devia começar a vender as obrigações em carteira porque estão e vão dar pouco $:
https://personal.vanguard.com/pdf/s704.pdf?cbdForceDomain=false
EDIT: A falar de 1994 fui ver como o meu fundo favorito (Vanguard Wellesley Income Inv VWINX) se portou e lá está, -4.5%. Nada do outro mundo mas um ano em que não houve quase $ para ser ganho
Parece que o Oscar concorda contigo

http://www.youtube.com/watch?v=ZfFASmbozMQ
Minuto 8:18
Bons Ventos,
SW
SW
@chico,
Primeiro que tudo acho que deves diferenciar a poupança para a reforma do tal pé de meia para algum azar.
Para a poupança a longo prazo (reforma) é quase indiferente entrar agora, amanhã ou ontem uma vez que o espaço temporal é muito grande.
Sendo um investimento de longo prazo numa carteira pequena talvez um fundo de acções global não fosse mau tendo em atenção para que o peso das acções não fique demasiado grande na carteira (aqui tens que medir o que te deixa mais confortável).
Sobre o pé de meia para azares eu preferia ter um depósito a prazo ou um fundo de tesouraria.
- Registado: 30/6/2008 20:42
Por mim corrigia ainda mais um pouquinho.
Dava tempo para pensar mais um pouco sobre o que fazer
Tenho 200€ para fazer reforços/abrir nova posição e actualmente a carteira poupança/investimento reforma é:
Aprox 2200€ divididos por:
58% Bonds (PIMCO DI e Templeton ñ hedge a 85-15%
19% Acções (EEF e Credit Suisse Equity Fund (Lux) Global Prestige B Acc - ISIN LU0254360752 - 90-10%)
23% no Invesco (deduzo que seja 1/3+1/3+1/3 acções, bonds e commodities) estou um pouco na dúvida e o Morningstar é uma confusão pois dá posições de 130% e outras negativas.
As minhas dúvidas:
Como é poupança reforma/pé de meia para uma catástrofe o ter uma posição aceitável de acções não é mau. Eu tinha pensado entre 20-30%, em que como tenho acções do grupo defensivo ficará algo mais perto dos 80-20% Bonds-Equities defendidos por muitos Lazy Portfólios.
As minhas opções:
1 - Reforçar sobretudo acções
Opção A: - Reforçar no EEF retirando ainda mais risco à parte acções mas ficando demasiado preso ao EEF e perdendo fôlego nos rallies de acções.
Opção B - Abrir posição no Nordea-1 Global Stable Equity E para ter outro fundo de acções defensivo. Corro o risco de este se cruzar com o EEF. Pelo menos têm no top10 em comum a WalMart.
Opção C - Abrir uma nova posição noutro fundo de acções mais agressivo/generalista sabendo que estou limitado aos 200€
2 - Reforçar sobretudo obrigações para ir para mais perto dos 80-20 idealizados pelos magos dos Lazy portfolios.
Neste momento tenho apenas PIMCO DI e Templeton Total Return na proporção acima referida.
Opção A - Abrir posição Templeton Hedged para equilibrar com a não Hedged já existente.
Opção B - Abrir posição em Bonds mais defensivas mas sabendo que tenho a limitação dos 200€ - AXAs? Se sim, Qual? JPM Income Opportunity D (acc)-EUR (Hdg)?
Opção C - Apostar num High Yield tipo Pictet (não quero o F&C pois quero Acc)
3 - Fico no meio termo e vou para fundos mistos
Opção A - Reforçar no Invesco BRA
Opção B - Abro posição no Nordea-1 Stable Return E e assim tenho 2 fundos mistos diferentes (espero eu, não cruzei dados e não sei se são muito ou pouco correlacionados)
Como podem ver tenho aqui muito que pensar e esta correcção se se esticar até pra semana não é mau.
Que me dizem?
P.S.: Que granda discurso mas prefiro clarificar de forma a que possam fundamentar as vossas opiniões
Dava tempo para pensar mais um pouco sobre o que fazer

Tenho 200€ para fazer reforços/abrir nova posição e actualmente a carteira poupança/investimento reforma é:
Aprox 2200€ divididos por:
58% Bonds (PIMCO DI e Templeton ñ hedge a 85-15%
19% Acções (EEF e Credit Suisse Equity Fund (Lux) Global Prestige B Acc - ISIN LU0254360752 - 90-10%)
23% no Invesco (deduzo que seja 1/3+1/3+1/3 acções, bonds e commodities) estou um pouco na dúvida e o Morningstar é uma confusão pois dá posições de 130% e outras negativas.
As minhas dúvidas:
Como é poupança reforma/pé de meia para uma catástrofe o ter uma posição aceitável de acções não é mau. Eu tinha pensado entre 20-30%, em que como tenho acções do grupo defensivo ficará algo mais perto dos 80-20% Bonds-Equities defendidos por muitos Lazy Portfólios.
As minhas opções:
1 - Reforçar sobretudo acções
Opção A: - Reforçar no EEF retirando ainda mais risco à parte acções mas ficando demasiado preso ao EEF e perdendo fôlego nos rallies de acções.
Opção B - Abrir posição no Nordea-1 Global Stable Equity E para ter outro fundo de acções defensivo. Corro o risco de este se cruzar com o EEF. Pelo menos têm no top10 em comum a WalMart.
Opção C - Abrir uma nova posição noutro fundo de acções mais agressivo/generalista sabendo que estou limitado aos 200€
2 - Reforçar sobretudo obrigações para ir para mais perto dos 80-20 idealizados pelos magos dos Lazy portfolios.
Neste momento tenho apenas PIMCO DI e Templeton Total Return na proporção acima referida.
Opção A - Abrir posição Templeton Hedged para equilibrar com a não Hedged já existente.
Opção B - Abrir posição em Bonds mais defensivas mas sabendo que tenho a limitação dos 200€ - AXAs? Se sim, Qual? JPM Income Opportunity D (acc)-EUR (Hdg)?
Opção C - Apostar num High Yield tipo Pictet (não quero o F&C pois quero Acc)
3 - Fico no meio termo e vou para fundos mistos
Opção A - Reforçar no Invesco BRA
Opção B - Abro posição no Nordea-1 Stable Return E e assim tenho 2 fundos mistos diferentes (espero eu, não cruzei dados e não sei se são muito ou pouco correlacionados)
Como podem ver tenho aqui muito que pensar e esta correcção se se esticar até pra semana não é mau.
Que me dizem?
P.S.: Que granda discurso mas prefiro clarificar de forma a que possam fundamentar as vossas opiniões

- Registado: 29/11/2007 2:37
Reiposto Escreveu:Hoje está tudo no vermelho até assusta chega a ser 2,5% por fundo
Calma, tb não podia ser sempre a abrir até ao céu...uma correcçãozita destas já estava era a demorar (não gosto quando o mercado não corrige pois quanto mais sobe mais bruta é a correcção).
e dos fundos que sigo são mais os verdes do que fundos a cair 2.5%. Aliás só o fidelity cai 2.5% dos que sigo. Em vez de 19% YTD está +16.5% YTD, todos os fundos fossem assim estava nas caraíbas

EDIT: De facto os fundo corrigiram com alguma força mas é "normal" e normalmente estes dias são melhores para entrar do que para sair. Esperemos que fique por aqui

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2 e 106 visitantes