Obrigações II
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Claro... É o mais lógico, vendi a 100%, o cupão era só de 4,79% consigo melhor rendibilidade em DP.
Podes elaborar?
Qual é o DP que consegue melhor que 4,79 liquido?
Mas eu não ganhava 4,79Liquidos... os cupões são liquidos? não pagas imposto sobre o cupão?
Lose your opinion, not your money
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Se calhar não me exprimi bem, a cotação era de 100,6% e "Só" conseguivender a 100%
puseste ao melhor?
Eu nem sei o que é ao melhor nas obrigações, eu ligo e o senhor do outro lado madna-me aguardar e passado 1 minuto liga-me de volta e diz que para a quantidade que tinha, conseguia um preço de 100% e eu aceitei e vendi.
Elias que Obrigações tens debaixo de olho? Agora tenho que comprar mais papel...
Eu monitorizo todas as corporativas que foram emitidas em 2012 e também as OT de prazos mais curtos.
Como referi anteriormente não ando numa de comprar e vender mas sim de receber os juros, no entanto ocasionalmente faço uma venda se der para arrecadar uma mais-valia (à qual se soma o juro corrido) e se entretanto houver outra coisa que dê para comprar mais barato.
Claro... É o mais lógico, vendi a 100%, o cupão era só de 4,79% consigo melhor rendibilidade em DP. Mas ando a ponderar OT´s 2015, BCP 2014 e PARPUBLICA 2014, tudo com YTM acima de 8%, é um bom investimento, enquanto a cotação não sobe uma pessoa ai ganhando o cupão, quando cotar a 100%, a grande percentagem da rendibilidade já cá está e é vender... a não ser que tenham cupões acima de 6,2%... que já é interessante
Sr_SNiper Escreveu:Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Se calhar não me exprimi bem, a cotação era de 100,6% e "Só" conseguivender a 100%
puseste ao melhor?
Eu nem sei o que é ao melhor nas obrigações, eu ligo e o senhor do outro lado madna-me aguardar e passado 1 minuto liga-me de volta e diz que para a quantidade que tinha, conseguia um preço de 100% e eu aceitei e vendi.
Elias que Obrigações tens debaixo de olho? Agora tenho que comprar mais papel...
Eu monitorizo todas as corporativas que foram emitidas em 2012 e também as OT de prazos mais curtos.
Como referi anteriormente não ando numa de comprar e vender mas sim de receber os juros, no entanto ocasionalmente faço uma venda se der para arrecadar uma mais-valia (à qual se soma o juro corrido) e se entretanto houver outra coisa que dê para comprar mais barato.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Se calhar não me exprimi bem, a cotação era de 100,6% e "Só" conseguivender a 100%
puseste ao melhor?
Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Acabei de alienar toda a minha posição na BRISA ao preço de 100% A cotação estava a 100,6% acho que é um spread aceitavel.
Não percebi a referência ao spread.
A chamada das 10:30 foi efectivamente a 100% mas o que é que o spread tem a ver?
Se calhar não me exprimi bem, a cotação era de 100,6% e "Só" conseguivender a 100%
As Ot´s 2013 estão a cotar a 101%, então são as próximas a ir...
Koreano Escreveu:Só para informar que o IGCP já publicou o boletim de Julho.
Ver aqui -> http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2012/B ... Mensal.pdf
Principal novidade, a amortização das OT JUN/2012, contribuindo para uma redução de 7,5MM de euros na totalidade da dívida soberana.
Fiz as contas por alto, deverá significar uma redução da dívida de 117% do PIB para 112,5%.
Manchetes nos jornais, só quando a dívida aumenta
Esta notícia já tinha feito referência a esse facto (ainda que de forma pouco visível)
http://economico.sapo.pt/noticias/portu ... 49095.html
Só para informar que o IGCP já publicou o boletim de Julho.
Principal novidade, a amortização das OT JUN/2012, contribuindo para uma redução de 7,5MM de euros na totalidade da dívida soberana.
Fiz as contas por alto, deverá significar uma redução da dívida de 117% do PIB para 112,5%.

Sr_SNiper Escreveu:Acabei de alienar toda a minha posição na BRISA ao preço de 100% A cotação estava a 100,6% acho que é um spread aceitavel.
Não percebi a referência ao spread.
A chamada das 10:30 foi efectivamente a 100% mas o que é que o spread tem a ver?
drunk Escreveu:E agora onde investir os €€€?
Aproveito para partilhar a folha de cálculo: https://public.sheet.zoho.com/public/ti ... igacoes-pt
Aqui está!
- Registado: 17/10/2009 17:55
Sr_SNiper Escreveu:eifilipe Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Talvez isto ajude, fui eu que fiz
Com todo o respeito o teu excel apresenta alguns erros:
O IVA (célula D25) é 4%. Todos sabemos que infelizmente o nosso actualmente o nosso iva é 23%.
A comissão de cupão é aplicada sob o cupão líquido de IRS, e não é assim que a estás a calcular.
Calculas-te sobre o cupão ilíquido, que dps tem consequências no valor do IVA, que a comissão de cupão paga, que tu ocultas-te.
Antes de calculares a comissão de cupão tens que calcular o cupão liquido para dps ser cobrado o iva da com. Cupão. O que calculas-te foi a com. Cupão sobre o cupão ilíquido e dps o IRS e o selo (que não é selo, mas sim iva). A diferença é de 116,52 € a receber.
Não percebo porque distingues o 1º cupão dos restantes. O valor a receber no 1º é igual ao dos outros, porque já pagas-te os juros corridos.
SR_Snipper o seu exel é superior ao outro a nível de cores e de resumo, gostei bastante da parte onde somas-te as comissões, impostos, etc (ajuda a perceber para onde vai o €) e apresentas-te a YTM liquidas.
Dps peca , porque juntas-te na msm célula vários valores (IRS e selo), o que dificulta o entendimento e o calculo, ao contrário do outro exel.
O outro excel é bastante melhor, porque está mais simples, permitindo a quem não domina o ciclo das obrigações, perceber a vida das obrigações no mercado secundário, ajuda a desmistificar quando são pagas as comissões, os IS, os IVA e os IRS, permitindo, assim calcular se é mais rentável investir em obrigações, em detrimento de DP.
Permite, ainda prever uma venda antes da maturidade, apresentando diversa informação, como por exemplo, ganho liquido, juro recebido.
Apresenta, ainda a possibilidade de um leigo (como eu) facilmente adaptar as taxas (coluna C e D) à instituição financeira que servirá de intermediário.
Peca, na minha opinião pela falta do termo YTM, mas penso que o seu autor teve em atenção, que o juro recebido não é aplicado a cupão equivalente, em virtude da simulação apresentada não corresponde a OT, no entanto prefiro este exel, por isso preciso de saber aquelas duas fórmulas.
IVA 4% ou imposto de selo 4% ?
Agradeço os comentários, vou ver essa situação e se for caso disso alterar.
Podes por o link da outra folha que falas?
Obrigado
Tens razão na venda é imposto de selo e não iva. No entanto se quiseres simular uma venda antecipada o teu exel não consegues, porque não tens um campo para a venda e eu confundi venda com reembolso.
Não consigo anexar o atalho, mas vou já citar a msg que o anexa.
Para simulações com valores iguais o teu exel difere nos resultados deste, no entanto tb não tenho a certeza que este esteja totalmente correcto.
Obrigado
eifilipe Escreveu:Eldred Escreveu:eifilipe Escreveu:drunk Escreveu:E agora onde investir os €€€?
Aproveito para partilhar a folha de cálculo: https://public.sheet.zoho.com/public/ti ... igacoes-pt
Relativamente este exel, alguém me consegue explicar como se calcula a % liq. sem + valias (célula B33)??
Não consigo calcula-la...
Obrigado
É
Ganho total percentual a dividir pelo numero de anos desde a compra ate à maturidade
ou seja
(Valor total recebido-valor total aplicado)/valor total aplicado/Tempo de detenção
e em termos das celulas
(B32-B14)/B14/F23
Obrigado pela ajuda, mas também não consigo calcular as células B35 e B60.
B35 = Total ganho c/ + valias
B60 = Imposto + valias sobre total do montante
Já agora este exel não calcula a YTM líquida, ou esta equivale às células B33 e B37 (% liquida sem + valias).
B35=B32-25%*(B26-B7)
isto é é o valor reembolsado menos o imposto sobre mais valias (valor na maturidade (B26)- valor de compra (B7)) sendo 25% o valor do imposto sobre MV (de notar que para alguns bancos na maturidade não há lugar a imposto sobre MV)
As celulas B41 a B62 são equivalentes as celulas B17 a B38, excepto que nas segundas a venda coincide com a maturidade e nas primeiras pode ser outra data qq que inseres na celula B41. No exemplo que abre a data colocada é tb a da maturidade e nessa caso B30 é igual a B36.
A YTM liquida é B33 se a tua interpretação da lei for de que não há lugar a pagamento de imposto sobre MV quando é um reembolso na maturidade, ou B37 se a tua interpretação (ou a do fisco) for de que há lugar a imp MV.
- Registado: 19/2/2012 18:38
eifilipe Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Talvez isto ajude, fui eu que fiz
O IVA (célula D25) é 4%. Todos sabemos que infelizmente o nosso actualmente o nosso iva é 23%.
A comissão de cupão é aplicada sob o cupão líquido de IRS, e não é assim que a estás a calcular.
Calculas-te sobre o cupão ilíquido, que dps tem consequências no valor do IVA, que a comissão de cupão paga, que tu ocultas-te.
Antes de calculares a comissão de cupão tens que calcular o cupão liquido para dps ser cobrado o iva da com. Cupão. O que calculas-te foi a com. Cupão sobre o cupão ilíquido e dps o IRS e o selo (que não é selo, mas sim iva). A diferença é de 116,52 € a receber.
Não percebo porque distingues o 1º cupão dos restantes. O valor a receber no 1º é igual ao dos outros, porque já pagas-te os juros corridos.
SR_Snipper o seu exel é superior ao outro a nível de cores e de resumo, gostei bastante da parte onde somas-te as comissões, impostos, etc (ajuda a perceber para onde vai o €) e apresentas-te a YTM liquidas.
Dps peca , porque juntas-te na msm célula vários valores (IRS e selo), o que dificulta o entendimento e o calculo, ao contrário do outro exel.
O outro excel é bastante melhor, porque está mais simples, permitindo a quem não domina o ciclo das obrigações, perceber a vida das obrigações no mercado secundário, ajuda a desmistificar quando são pagas as comissões, os IS, os IVA e os IRS, permitindo, assim calcular se é mais rentável investir em obrigações, em detrimento de DP.
Permite, ainda prever uma venda antes da maturidade, apresentando diversa informação, como por exemplo, ganho liquido, juro recebido.
Apresenta, ainda a possibilidade de um leigo (como eu) facilmente adaptar as taxas (coluna C e D) à instituição financeira que servirá de intermediário.
Peca, na minha opinião pela falta do termo YTM, mas penso que o seu autor teve em atenção, que o juro recebido não é aplicado a cupão equivalente, em virtude da simulação apresentada não corresponde a OT, no entanto prefiro este exel, por isso preciso de saber aquelas duas fórmulas.
IVA 4% ou imposto de selo 4% ?
Agradeço os comentários, vou ver essa situação e se for caso disso alterar.
Podes por o link da outra folha que falas?
Obrigado
Sr_SNiper Escreveu:Talvez isto ajude, fui eu que fiz
Sr_SNiper Escreveu:~Elias Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Enganei-me, as OT´s estão a 100,3% e as SONAE é que estão a 101% ... Sorry...
Ah bom já me estava a passar...
Também é só mais 0,7% .. nao era uma coisa do outro mundo cotarem a 101%...
Sim eu sei, a questão para mim não era a cotação mas sim a actualização da informação era isso que me estava a preocupar.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 117 visitantes