Viver de rendimentos
Re: Viver de rendimentos
K. Escreveu:Como regra aproximada podes fazer 30*25.000=750.000 (esta é uma estimativa segura, há várias discussões neste tópico sobre o multiplicador a utilizar, o consenso é algo entre 25 a 30).
O multiplicador depende da idade de cada um, certo? Se, por absurdo, o efs2001 tiver 35 anos, usar um multiplicador entre 25 a 30 é claramente insuficiente.
efs2001, na minha opiniao e atendendo ao teu nível de vida, nao deves assumir que podes reduzir as tuas despesas em menos dos €25.000, ainda que na realidade consigas. Isto porque com a idade vais ter necessariamente mais despesas de saude, lazer, etc.. Por outro lado, a saude providenciada pelo Estado está tendencialmente a ficar mais cara e cada vez menos gratuita.
"When facts change, I change my mind. What do you do Sir?"
Obrigado pela resposta K. Pois, de facto conseguiria reduzir pelo menos para os 18.000€ sem perder grande conforto. Neste momento desconto de um salario bruto de 3200€/mês.....
- Registado: 23/11/2007 16:28
efs2001 Escreveu:Caros colegas de fórum.
De facto no inicio estava com algum receio em me "expor". De facto a situação que reposto sou eu mesmo.
Neste momento, o património financeiro está alocado da seguinte forma:
50% fundos de obrigações, 25% fundos de accções, 20% Unit linked (5,25% liquido), 5% liquidez.
Claro que uma opção seria vender o meu segundo carro que é brinquedo de fim de semana.
A minha pretensão nesta fase não é tanto viver de rendimento mas sim preparar-me para se de alguma forma for obrigado a....(perda de emprego por exemplo).
já agora segue abaixo o meu orçamento mensal que fiz em excel:
Agua 28 €
Luz 50 €
Gas 40 €
TV+Net 47 €
Condominio 80 €
IMI 74 €
Seguro Casa (condominio + recheio) 18 €
Seguro empregada 5 €
Empregada 44 €
Supermercado 200 €
Seguros Saude 35 €
Jantares/almoços/saidas 400 €
BMW ( man + pneus + seguro + selo) 150 €
Porsche ( man + pneus + seguro + selo) 150 €
Combustiveis 225 €
Portagens/Parques 30 €
Ginásio 40 €
Telemovel 40 €
Ferias 250 €
Outros 250 €
Total 2.157 €
A resposta parece-me ser claramente "Não". Com 25.000 EUR de despesas por ano não é possível viver com 450.000 EUR. Como regra aproximada podes fazer 30*25.000=750.000 (esta é uma estimativa segura, há várias discussões neste tópico sobre o multiplicador a utilizar, o consenso é algo entre 25 a 30). Ou seja, ou baixas as despesas anuais para 15.000 EUR ou vais ter de trabalhar mais uns anos. Se tiveres descontos suficientes para garantir uma reforma entre os 65 e os 70 anos as contas podem ser um pouco facilitadas.
- Registado: 28/5/2008 1:17
lafs Escreveu:ppbogos Escreveu:Para mim, neste momento até era bastante simples.
Capital = 1.000.000 €
DP - Taxa liquida = 2,37%/ano
Juro liquido = 23.700 €
Declara-se no IRS o rendimento, e ainda se vai buscar mais algum....
Eu vivia perfeitamente com 23.700 €/ano sem problemas...
Venha de lá o milhão de euros..![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com 1kkk consegues uma taxa liquida bem superior na casa dos 3,5% sem te chateares muito e com pagamento de juros mensais.![]()
![]()
Cumps
Sim perfeitamente, se um gajo for insistente a negociar e procurar bem.
Mas nem me referi a "chatear", simplesmente fiz a conta pelo que rola no mercado na hipotese mais "normal".
O problema não é esse. O problema é que falta mesmo arranjar o milhão...

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Caros colegas de fórum.
De facto no inicio estava com algum receio em me "expor". De facto a situação que reposto sou eu mesmo.
50% fundos de obrigações, 25% fundos de accções, 20% Unit linked (5,25% liquido), 5% liquidez.
Claro que uma opção seria vender o meu segundo carro que é brinquedo de fim de semana.
A minha pretensão nesta fase não é tanto viver de rendimento mas sim preparar-me para se de alguma forma for obrigado a....(perda de emprego por exemplo).
Agua 28 €
Luz 50 €
Gas 40 €
TV+Net 47 €
Condominio 80 €
IMI 74 €
Seguro empregada 5 €
Empregada 44 €
Supermercado 200 €
Seguros Saude 35 €
Combustiveis 225 €
Portagens/Parques 30 €
Ginásio 40 €
Telemovel 40 €
Ferias 250 €
Outros 250 €
Total 2.157 €
Agua 28 €
Luz 50 €
Gas 40 €
TV+Net 47 €
Condominio 80 €
IMI 74 €
Seguro empregada 5 €
Empregada 44 €
Supermercado 200 €
Seguros Saude 35 €
Combustiveis 225 €
Portagens/Parques 30 €
Ginásio 40 €
Telemovel 40 €
Ferias 250 €
Outros 250 €
Total 2.157 €
ppbogos Escreveu:Para mim, neste momento até era bastante simples.
Capital = 1.000.000 €
Juro liquido = 23.700 €
Venha de lá o milhão de euros..![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cumps
Com 1kkk consegues uma taxa liquida bem superior na casa dos 3,5% sem te chateares muito e com pagamento de juros mensais.

Para mim, neste momento até era bastante simples.
Capital = 1.000.000 €
Juro liquido = 23.700 €
Venha de lá o milhão de euros..
Cumps
Capital = 1.000.000 €
Juro liquido = 23.700 €
Venha de lá o milhão de euros..

Cumps
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Miguel Cervantes
Marilyn Ferguson
Tendo 450 000 disponiveis, fazer um bom investimento no imobiliario, num local onde compensa arrendar, será sempre uma boa opção.
Colocar uma parte em divida soberana do estado tambem nao parece mal.
Se a pessoa em questao nao tem conhecimentos de bolsa, entao o melhor é esquecer essa opção.
Acho que se vender so um carro, para além de ter um bom encaixe, 25 000, via as despesas mensais baixarem.
Colocar uma parte em divida soberana do estado tambem nao parece mal.
Se a pessoa em questao nao tem conhecimentos de bolsa, entao o melhor é esquecer essa opção.
Acho que se vender so um carro, para além de ter um bom encaixe, 25 000, via as despesas mensais baixarem.
Abraço
André
André
- Registado: 25/5/2009 14:38
Não concordo porque é impossível analisar um investimento apenas baseado na sua cotação. No mínimo, temos que ter a cotação e saber qual o cupão, por isso ser 2% acima ou abaixo do par é indiferente, não dá para ter uma opinião formada apenas com este dado.
Não acho nada arriscado ter 100% em obrigações, podemos diversificar dentro das obrigações, não estou a dizer para ter tudo no 25 preto, 100% da carteira numa obrigação, além disso, obrigações com pouco risco tendem para 100% e ganha-se sempre os cupões, pode-se não ganhar muito, mas não se perde.
Não acho nada arriscado ter 100% em obrigações, podemos diversificar dentro das obrigações, não estou a dizer para ter tudo no 25 preto, 100% da carteira numa obrigação, além disso, obrigações com pouco risco tendem para 100% e ganha-se sempre os cupões, pode-se não ganhar muito, mas não se perde.
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Dr Tretas Escreveu:[
2) obrigações - tem que encontrar obrigações que paguem pelo menos 5,5% de juro anual. Tem que as comprar a 2% abaixo do par por cada ano que falte para a maturidade, para nessa altura ser compensado da inflação. Tem que contar com o risco do emitente falir ou entrar em default.
3
Juro não, cupão![]()
Essa de 2% abaixo do par também não concordo
Já o que está azul concordo. Onde foste buscar esse argumento?
Eu faria uma carteira 100% de obrigações, julgo que ter 5,75% bruto ao ano, seria relativamente " fácil" o que daria um gasto mensal de 1.500 euros por mês, mais que suficiente para ter uma boa vida.
O argumento, tirei-o da cartola, claro

Por outro lado, eu disse juro, e não cupão, de propósito. Por exemplo, se o cupão for de 4,5% e estiver a 90% do par, na realidade recebemos anualmente um juro de 4,5/0,9 ou seja 5% sobre o dinheiro que realmente investimos. Penso eu de que...
E não será arriscado ter 100% só numa classe de activos?
Dr Tretas Escreveu:[
2) obrigações - tem que encontrar obrigações que paguem pelo menos 5,5% de juro anual. Tem que as comprar a 2% abaixo do par por cada ano que falte para a maturidade, para nessa altura ser compensado da inflação. Tem que contar com o risco do emitente falir ou entrar em default.
3
Juro não, cupão

Essa de 2% abaixo do par também não concordo
Já o que está azul concordo. Onde foste buscar esse argumento?
Eu faria uma carteira 100% de obrigações, julgo que ter 5,75% bruto ao ano, seria relativamente " fácil" o que daria um gasto mensal de 1.500 euros por mês, mais que suficiente para ter uma boa vida.
efs2001 Escreveu:Acham que com 450.000€, casa e carro pagos, é possível viver de rendimento?
conheço uma situação desse género...e estávamos a falar sobre esse assunto ainda ontem:
Patrimonio Financeiro: 450.000€
Casa: Ap T4 no valor de 300.000 (valor atual de mercado)
Carros: dois no valor de 50.000€ (25.000€/cada se fosse vender agora como usados)
Estado civil: Solteiro
Se fosse eu, dava. Mas esse teu conhecido, segundo dizes, tem despesas de 2100 € por mês, nada mau, para alguém que é solteiro e tem a casa paga. Presumo que toma todas as refeições fora de casa, tem uma empregada para as lides domésticas, gosta de levar uma ou outra moçoila a lugares elegantes todos os fins-de-semana, etc...
Bom. O apartamento está sobredimensionado para um solteirão, suponho que seja património familiar que não estava a ser usado, de modo que ele vive lá. De qualquer modo, não vou recomendar que o venda ou alugue; a minha situação também é assim, vivo num T4 construído nos anos 60 que dá para viverem 2 famílias. No entanto nunca o iria vender ou alugar, não tenho sítio para por todo o património de gerações que está lá guardado...
Quanto a carros, acho que só precisa de um, não?
Imaginemos que consegue reduzir as despesas para 20K por ano. Ainda assim, precisa de 4,5% líquidos de rendimento anual do patrmónio financeiro, mais 2% para a inflação, digamos que 7% líquidos para jogar pelo seguro. Não é fácil.
As sugestões que tenho são:
1) imobiliário - tem que ser muito bem escolhido, para render no mínimo uns 6% líquidos (é preciso uma margem por causa dos inevitáveis calotes). Tem a vantagem de no longo prazo proteger da inflação. Tem a desvantagem de haver vários custos associados, como o IMI, condomínio, etc, e de se lidar com inquilinos.
3) acções com bom historial de dividendos - apontar também para uns 5,5% de dividend yield, no mínimo. A fiscalidade com englobamento é mais favorável (para quem só viva de rendimentos), porque os rendimentos de dividendos só contam a 50%. No longo prazo, as acções em princípio compensam a inflação, e até acompanham o crescimento do PIB, se tudo correr bem. No curto/médio prazo, são muito voláteis, como toda a gente aqui bem sabe. Risco de negócio do emitente, que pode cortar os dividendos a qualquer momento, diluir o capital com aumentos de capital, ou até falir...
E pronto, eu criaria uma carteira com estas 3 classes de activos.
efs2001 Escreveu:Acham que com 450.000€, casa e carro pagos, é possível viver de rendimento?
conheço uma situação desse género...e estávamos a falar sobre esse assunto ainda ontem:
Carros: dois no valor de 50.000€ (25.000€/cada se fosse vender agora como usados)
Tudo depende se queres preservar o capital (os 450.000€ + apt) e viver efectivamente apenas dos rendimentos ou se é para consumir rendimentos e capital.
Se for apenas os rendimentos depende ainda se queres fazer uma gestão activa dos 450K€ ou se entregas a um banco e vives dos juros.
Se for uma gestão passiva, creio que o máximo que podes conseguir é que um banco te dê (liquidos) 2% acima da inflação (neste momentocom inflação a 0,5% significa taxa bruta de cerca de 3,5%), o que te dá 9.000Eur por ano (recebes 13-14 mil mas 4-5 mil devem ser recolocados no capital para compensar inflação).
Com 9.000Eur por ano para consumo deve dar para viver mas uma vida muito frugal.
Se fizeres uma gestão activa, aí já depende do teu talento, conhecimentos de mercados e tempo que estiveres disposto a dedicar aos investimentos.
As coisas melhorariam um pouco se vendesses apt e te mudasses para país onde rendimantos de capital não pagama impostos. Aí teus rendimento disponível passaria de 9.000 para cerca de 12.500€
- Registado: 19/2/2012 18:38
Se tiver um negócio? Era preciso ter muitas decisões delegadas a colaboradores, e atinge-se isso numa empresa grande ou com custos baixos face ao volume de negócios
No meu caso pessoal, retalho, há demasiadas questões/decisões a controlar. Não da para trabalhar menos que 8 horas/dia, 5 dias/semana. Para diminuir o desperdício tem que haver um controlo de stock rigoroso. E isso consome muitas horas diariamente. Ter um negócio não é significado de vida de lord. Bem pelo contrário.
No meu caso pessoal, retalho, há demasiadas questões/decisões a controlar. Não da para trabalhar menos que 8 horas/dia, 5 dias/semana. Para diminuir o desperdício tem que haver um controlo de stock rigoroso. E isso consome muitas horas diariamente. Ter um negócio não é significado de vida de lord. Bem pelo contrário.
- Registado: 10/7/2013 21:39
Não tenho nenhum negócio, mas tenho amigos que têm, e não me parece que a trabalhar 3 horas por dia o negócio vá para a frente. Mas como disse, não tenho nenhum negocio e não sei como funcionaria.
Sr_SNiper Escreveu:frugal Escreveu:Olá,
Penso que o problema é cultural, devido a salários relativamente baixos mas que não podem ser mais altos muitas das vezes e também porque 8 horas é muito tempo.
Continuo a pensar que um trabalho que ocupe 2,3,4 horas será o ideal. Competirá a cada um encontrar a solução.
Os detentores de grandes fortunas não deixam de trabalhar, porquê?
Cups
Trabalhar 2 3 ou 4 horas só se for trabalho braçal, tipo no McDonalds ou coisa parecida.
Como quadro médio de empresa, é impossível. Agora a fazer camisas ou calçado numa fábrica como mão de obra indiferenciada e muito mal paga é possível. Mas julgo que 99% das pessoas qualificadas que conseguirem viver de rendimentos, depois não vão trabalhar 3 horas para o Mcdonalds a ganhar 4,5 euros por hora.
É possível sobretudo por quem tiver um negócio, ou vários.
Bom Natal.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Por favor não me digam que a minha troca de argumentos ao longo do ano não é saudável 

O Natal tem destas coisas!! 
Já agora aproveito para desejar bom Natal a todos!!

Já agora aproveito para desejar bom Natal a todos!!

Estou muito contente de ver uma troca saudável de argumentos, será dos espírito natalício? Continuem.
efs2001 Escreveu:Parte do dinheiro foi ganho por ele, outra parte os pais foram dando ao longo dos últimos 20 anos.
a prova de que não é bem assim, é que ele ainda o tem.
Com excepção da casa, apenas usa o salario para despesa corrente (cerca de 2100€ líquidos).
Diz que até esse limite não poupa.....mas que poderia faze-lo, como por exemplo vender um dos carros (cabrio que compreou usado por 32.500€)
Os Pais já passaram os 80 anos...daí a "herança antecipada".....
Só lhe desejo o melhor e que consiga tudo e seja muito feliz.
Mas não ponha um euro num trade longo nessa questão dele conseguir, pelo facto de despesas correntes de 2.100 euros mês, sem ter que pagar casa, não me parece fácil de sair.
Parte do dinheiro foi ganho por ele, outra parte os pais foram dando ao longo dos últimos 20 anos.
Com excepção da casa, apenas usa o salario para despesa corrente (cerca de 2100€ líquidos).
Diz que até esse limite não poupa.....mas que poderia faze-lo, como por exemplo vender um dos carros (cabrio que compreou usado por 32.500€)
efs2001 Escreveu:Não..não é CEO na suiça.
é ajuda dos pais.... parte da herança antecipada se o quisermos chamar....
Quanto as apostas em BCP em força, acho demasiado arriscado.
De onde veio este, dificilmente virá muito mais...
Se o guito não custou a ganhar, então dificilmente vai chegar para viver dos rendimentos, porque ele não está " formatado " para o tipo de vida que viver de rendimentos implica .
Estando a falar de 500k. Se fosse 10 milhões mesmo estourando à sorte provavelmente daria para a vida toda.
É a minha opinião
Não..não é CEO na suiça.

Olá
Boa tarde,
Vou-te dizer uma coisa não fiques chateado nem leves a mal conheço malta que derretia isso tudo num par de dias... eu não me incluo nesse tipo de gente!
Para que precisas de um T4 solteiro

Pegava nesses 450 K investia em BCP e PSI e uns outros títulos que tenho para 2014 (atenção que não quero influenciar ninguém...) e era ver os € subir!!!

Umas viagens ao sol...neste tempo de frio para repor energias... nada de grandes excentricidades neste país pequeno , que pode ser bem aproveitado com baixos luxos...
cumprimentos...
Eu conseguia, e vendia logo o T4 e comprava um T2 e juntava aos 450.000EUR + 150.000EUR
Com 40 anos ter esse património, também deve ser CEO na Suiça.
Grande primeiro post

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2 e 106 visitantes