PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Aí está o psi na sua zona de suporte,começo a acreditar que os 5100 pontos não serão visitados,mas talvez ainda precise da estocada final. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Nos ultimos dois anos, os comportamentos do psi20 e sp500 sao mto parecidos (a verde). Excepto nestes ultimos 2 meses (a vermelho).
EAGLE BULLMARKET Escreveu:SFT Escreveu:EAGLE BULLMARKET Escreveu:Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .
Isso funciona apenas nas quedas ou também é aplicável nas subidas?
Só nas quedas como é obvio .
Quando USA caem forte , gera-se sentimento de aversão ao risco e cautela RISK OFF , arrastando-se aos outros mercados em geral , onde gestores por precaução diminuem exposição ao risco e aumentam liquidez e vão gerindo a queda em função dos parâmetros .
Nas subidas pode acompanhar ou não .
Basta o exemplo de termos uma forte crise interna e não acompanhamos as subidas externas como aconteceu no período da troika .
Se USA caírem a todos afeta .
Se nos cairmos é um problema nosso.
Para alem disso não temos o nível de inovação e faturação mundial das empresas americanas e crescimento dos lucros
Para alem que USA beneficia síndrome " the winner takes it all" e o dinheiro flui do resto do mundo para lá .
Aqui temos as finanças publicas e endividamento privado que a maioria conhece e na 1ª Crise internacional ficamos pior que os restantes .
Resumindo : Nas quedas Forte USA acompanhamos de certeza
Nas subidas , não necessariamente depende dos nossos fatores intrínsecos enquanto paraiso á beira mar plantado, podemos acompanhar ou não.
Ok. Obrigado pelo esclarecimento.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
SFT Escreveu:EAGLE BULLMARKET Escreveu:Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .
Só nas quedas como é obvio .
Quando USA caem forte , gera-se sentimento de aversão ao risco e cautela RISK OFF , arrastando-se aos outros mercados em geral , onde gestores por precaução diminuem exposição ao risco e aumentam liquidez e vão gerindo a queda em função dos parâmetros .
Nas subidas pode acompanhar ou não .
Basta o exemplo de termos uma forte crise interna e não acompanhamos as subidas externas como aconteceu no período da troika .
Se USA caírem a todos afeta .
Se nos cairmos é um problema nosso.
Para alem disso não temos o nível de inovação e faturação mundial das empresas americanas e crescimento dos lucros
Para alem que USA beneficia síndrome " the winner takes it all" e o dinheiro flui do resto do mundo para lá .
Aqui temos as finanças publicas e endividamento privado que a maioria conhece e na 1ª Crise internacional ficamos pior que os restantes .
Resumindo : Nas quedas Forte USA acompanhamos de certeza
Nas subidas , não necessariamente depende dos nossos fatores intrínsecos enquanto paraiso á beira mar plantado, podemos acompanhar ou não.
- Registado: 11/5/2018 15:17
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .
P-Mendes Escreveu:
Boas,
em que se baseia a tua opinião pessoal, para achares que irá passar os 5800?
Obrigado.
P-Mendes
1. manifestei um sentimento baseado com o que vislumbro no gráfico;
2. se existe alguém que pode ver um duplo topo, outros porém, podem ver um leg up, com reforço da tendência presente;
3. acredito num continuar da tendência, nos mercados USA, e Europa.
4. há riscos, os mercados emergentes como fala o Dixie18, e uma próxima ruptura forte nos mercados internacionais, poderá ter os emergentes como trigger.
5. finalmente, acredito que os bilderberg, e outros semelhantes, deverão ter tudo planeado, de forma a que este bull permaneça inviolado, pelo menos até ao final de 2018.
6. nós por cá, também iremos ter tudo resolvido, ainda que existam constrangimentos na aprovação do OE2019. Serão ultrapassados, sendo esse, e os movimentos ascendentes internacionais, lá para meados de novembro/dezembro, os catalisadores da ultrapassagem dos 5800.
- Anexos
-
- bs.JPG (99.18 KiB) Visualizado 6005 vezes
Na minha opinião é só os mercados emergentes darem mais umas cambalhotas e temos o caldo entornado. O Trump anda a semeiar ventos (cm a estratégia de vendedor imobiliário) e ainda vai acabar por levar com uma grande tempestade! (ouçam o q eu digo hoje dia 5 de setembro)
BN

BN
Talvez tenhas razão, talvez o Psi apanhe um resfriado, mas duvido que seja coisa para mais de três dias.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Sempre que existiu uma correcção forte dos USA de 10% ou mais o PSI corrigiu na mesma altura .
E isso tenho a certeza estará na maior parte dos gráficos .
É básico , quando USA caem forte quase todos os mercados CAEM .
Eles são o farol e os outros seguem .
Quando USA caírem mais de 10% , cai DAX , FTSE . CAC , PSI e os restantes , disso não tenho grandes duvidas
Quando o SP500 espirra o PSI apanha uma constipação
E isso tenho a certeza estará na maior parte dos gráficos .
É básico , quando USA caem forte quase todos os mercados CAEM .
Eles são o farol e os outros seguem .
Quando USA caírem mais de 10% , cai DAX , FTSE . CAC , PSI e os restantes , disso não tenho grandes duvidas
Quando o SP500 espirra o PSI apanha uma constipação
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 5/9/2018 11:09, num total de 1 vez.
EAGLE BULLMARKET Escreveu:[quote="P-Mendes
Eagle,
não querendo entrar em conflito contigo, mas também não queremos que penses que nos mercados existem apenas descidas, como já te disse, estas descidas são saudáveis pois permitem alivio de indicadores e a entrada de novos investidores.
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.
DIscordo
O terreno em 2018 é dos ursos .
O PSI fez o máximo nos 5800 em Janeiro , cai forte , volta á zona 5800 em MAIO e nºao tem força para a ultrapassar e desde ai está a cair .
COm 8 meses decorridos em 2018 o PSI está NEGATIVO , não me parece território BULL.
Porque o índice subiu um ano isso não significa vai ficar BUll toda a vida .
E a minha tese de queda do PSI baseia-se mais na forte correcção dos USA quando acontecer e não tanto no PSI , embora atualmente as cotadas cotem quase todas acima do valor fundamental atual e tenham espaço para corrigir níveis inferiores[/quote]
Podes mostrar uma correlação direta entre os mercados dos USA e PT?
Não encontro nada parecido, excepto quando houve uma crise mundial onde todos os mercados cairam, e daí não podemos depreender qualquer relação direta entre estes.
Quanto ao PSI estar bearish em 2018, eu discordo. Estamos a falar de um diferencial inferior a 8% desde máximos de 2018 até à data atual e inferior a 1% desde fecho de 2017 até aos 5333 atuais. Isto é tendência bearish? Então para ti não era bullish uma subida superior a 20% em 2017 e agora é bearish uma descida inferior a 10%? Coerência e bom senso são aspectos essenciais a ter nos mercados meu caro.
Fico a aguardar os teus argumentos fundamentados com gráficos concretos sobre descidas do PSI à boleia de descidas dos mercados dos EUA.
Obrigado.
- Registado: 25/1/2017 0:43
[quote="P-Mendes
Eagle,
não querendo entrar em conflito contigo, mas também não queremos que penses que nos mercados existem apenas descidas, como já te disse, estas descidas são saudáveis pois permitem alivio de indicadores e a entrada de novos investidores.
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.[/quote]
DIscordo
O PSI fez o máximo nos 5800 em Janeiro , cai forte , volta á zona 5800 em MAIO e nºao tem força para a ultrapassar e desde ai está a cair .
COm 8 meses decorridos em 2018 o PSI está NEGATIVO , não me parece território BULL.
E a minha tese de queda do PSI baseia-se mais na forte correcção dos USA quando acontecer e não tanto no PSI , embora atualmente as cotadas cotem quase todas acima do valor fundamental atual e tenham espaço para corrigir níveis inferiores
Eagle,
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.[/quote]
DIscordo
E a minha tese de queda do PSI baseia-se mais na forte correcção dos USA quando acontecer e não tanto no PSI , embora atualmente as cotadas cotem quase todas acima do valor fundamental atual e tenham espaço para corrigir níveis inferiores
EAGLE BULLMARKET Escreveu:freitax Escreveu:EAGLE BULLMARKET Escreveu:"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro
A bolsa nacional desceu para mínimos de Maio, penalizada pela Galp, Nos, Navigator e pela desvalorização de mais de 6% da Mota-Engil"
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... Principais
A sério que te dás ao trabalho de colocar notícias que resumem o dia acionista e que nada acrescentam?? Se precisares de um trabalho de copy paste diz-me que até a minha secretária está farta desse tipo de trabalho!
Estas noticias podem passar ao lado dos eufóricos , e assim mantem-se sempre atualizados sobre o mercado .
Senão provavelmente pensam que no mercado só existem subidas .
Ás vezes também desce .
É bom poder contribuir para o conhecimento geral
Eagle,
Recordamos-te também que quem tem que dar provas que a tendência inverteu e é de descida, são as aves/ursos destes mercados, pois o terreno, até prova em contrário, ainda é dos touros.
xxx...talha bestas...xxx Escreveu:não deixa de ser preocupante a falta de força do índice psi19.
acompanhou, hoje, os restantes mercados a nível mundial.
sem passar os 5800, nada feito, os gráficos nos horizontes temporais abaixo, são bastante reveladores. (mais atrás no tópico referi o mesmo, onde outros também já o disseram).
obviamente que, a tal quebra que o ulisses fala dos 5100; 5050, serão o princípio do fim.
acredito numa recuperação técnica já amanhã, e dias seguintes, devido à elevada sobrevenda.
agora o futuro, não sei.
pessoalmente acredito que, até ao natal, passaremos os 5800.
Boas,
em que se baseia a tua opinião pessoal, para achares que irá passar os 5800?
Obrigado.
não deixa de ser preocupante a falta de força do índice psi19.
sem passar os 5800, nada feito, os gráficos nos horizontes temporais abaixo, são bastante reveladores. (mais atrás no tópico referi o mesmo, onde outros também já o disseram).
obviamente que, a tal quebra que o ulisses fala dos 5100; 5050, serão o princípio do fim.
acredito numa recuperação técnica já amanhã, e dias seguintes, devido à elevada sobrevenda.
agora o futuro, não sei.
agora o futuro, não sei.
freitax Escreveu:EAGLE BULLMARKET Escreveu:"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro
A bolsa nacional desceu para mínimos de Maio, penalizada pela Galp, Nos, Navigator e pela desvalorização de mais de 6% da Mota-Engil"
A sério que te dás ao trabalho de colocar notícias que resumem o dia acionista e que nada acrescentam?? Se precisares de um trabalho de copy paste diz-me que até a minha secretária está farta desse tipo de trabalho!
Estas noticias podem passar ao lado dos eufóricos , e assim mantem-se sempre atualizados sobre o mercado .
Senão provavelmente pensam que no mercado só existem subidas .
Ás vezes também desce .
É bom poder contribuir para o conhecimento geral
EAGLE BULLMARKET Escreveu:"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro
- Registado: 16/4/2011 14:51
"PSI-20 em queda completa a mais longa série de perdas desde Fevereiro
Fecho do PSI e dos principais índices DAX FTSE e CAC em queda
- Anexos
-
- psi 0409100.PNG (22.46 KiB) Visualizado 3610 vezes
Algo que, no meu entender, tem estado ultimamente a condicionar a evolução dos índices acionistas europeus, e que não tem sido referido, é a possiblidade de ocorrer um "Brexit duro", sem acordo.
O governo do Reino Unido, recentemente, deu mostra de encarar como possivel tal evento, dando a entender que está a preparar planos para tal eventualidade.
O governo do Reino Unido, recentemente, deu mostra de encarar como possivel tal evento, dando a entender que está a preparar planos para tal eventualidade.
Só para terminar, em jeito de provocação ingénua:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Isso é subjetivo e prazos e tendências depende da interpretação subjetiva de cada um , como é claramente visível aqui no fórum nas varias intervenções .
Em MAIO não ultrapassar os 5800 foi claramente a prova que índice não tinha força .
A AT é mais fácil para a maioria compreender os movimentos e as tendências .
É claro que eu me guio no Bottom Line pela AF , e depois AT vai mostrando o sentido e o sentimento da multidão .
EM AF maioria das empresas do PSI está em valores acima dos fundamentais atuais , ou sem grande potencial de valorização pela AF .
Claro que adicionando a tudo isto USA em máximos históricos e mercados emergentes a atravessar crise , tem tudo para quedas acentuadas .
Mas isto sou eu e a minha opinião
Aguardemos o veredicto dos mercados neste período Setembro Outubro.
Eu não te pedi uma opinião sobre o estado actual da nação.
Dizer que uma tendência é subjectiva, porque cada um tem os seus parâmetros e tempos gráficos estou totalmente de acordo.
Seres incapaz de relevar os teus parâmetros demonstra bem as fragilidades que tens na AT. (está descansado que ninguém ficaria rico com os teus conhecimentos)
Isto tudo porquê? Na minha opinião, o PSI está numa fase de consolidação desde Novembro/Dezembro 2017.
No meu conceito de tendência, independentemente do tempo gr´áfico, numa tendência de alta o gráfico necessita de topos e fundos ascendentes (rompendo resistências) e numa tendência de baixa o gráfico necessita de topos e fundos descendentes (rompendo suportes).
No gráfico diário do PSI fica visível a incapacidade do PSI ter uma trajectória claramente ascendente ou descendente.
Confesso que queria saber a tua definição de "tendência" porque continuo a achar que a empregas conforme te dá jeito e quando te dá jeito.
Olha em último caso, e fundamentalmente falando, numa economia que cresce 2.3% e num índice que cai cerca de 1% (desde o início do ano), qual é a tua expectativa em relação ao futuro do índice?... é uma pergunta retórica.
[quote="SFT
Qual é a tua definição de "tendência de queda"? Se calhar assim fazes com que seja mais fácil compreender.te.
E eu gostava de saber da tua definição de "tendência de queda" no contexto de Análise Técnica ou Gráfica (cruzamentos de MA, RSI, candles, etc).
Não me interessa saber de OPAs e histórias da maria cachucha que isso é tudo AF e em AF não há cá tendências, apenas valor (caro ou barato).[/quote]
Isso é subjetivo e prazos e tendências depende da interpretação subjetiva de cada um , como é claramente visível aqui no fórum nas varias intervenções .
Em MAIO não ultrapassar os 5800 foi claramente a prova que índice não tinha força .
É claro que eu me guio no Bottom Line pela AF , e depois AT vai mostrando o sentido e o sentimento da multidão .
EM AF maioria das empresas do PSI está em valores acima dos fundamentais atuais , ou sem grande potencial de valorização pela AF .
Claro que adicionando a tudo isto USA em máximos históricos , mercados emergentes a atravessar crise , multiplos riscos no horizonte até final de Outubro , tem tudo para quedas acentuadas .
Qual é a tua definição de "tendência de queda"? Se calhar assim fazes com que seja mais fácil compreender.te.
E eu gostava de saber da tua definição de "tendência de queda" no contexto de Análise Técnica ou Gráfica (cruzamentos de MA, RSI, candles, etc).
Não me interessa saber de OPAs e histórias da maria cachucha que isso é tudo AF e em AF não há cá tendências, apenas valor (caro ou barato).[/quote]
Claro que adicionando a tudo isto USA em máximos históricos , mercados emergentes a atravessar crise , multiplos riscos no horizonte até final de Outubro , tem tudo para quedas acentuadas .
Goya777 Escreveu:primeiro era Maio que era mau. depois de verao é que era bom.
agora setembro e outobro tambem já é mau.
É só aguardar por Outubro , que provavelmente será muito mais animado
EAGLE BULLMARKET Escreveu:SFT Escreveu:EAGLE BULLMARKET Escreveu:Esta semana mantem a tendência de queda
Tendência "de queda" desde quando?
Desde o inicio de 2018
Não me interessa saber de OPAs e histórias da maria cachucha que isso é tudo AF e em AF não há cá tendências, apenas valor (caro ou barato).
primeiro era Maio que era mau. depois de verao é que era bom.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: APOCALIPZO, Burbano, cmsbarros, Goya777, Investor Tuga, Inácio Barreto, jcpequeno, macau5m, MEL1980, niceboy, paulopereira.pp36.pp, Phil2014, PMP69 e 166 visitantes