BCP - Tópico Geral
Joca601 Escreveu:pelos vistos estamos todos no mesmo barco![]()
![]()
![]()
Neste momento estamos os dois longos em BCP, mas duvido que o "barco" seja o mesmo!

Joca601 Escreveu:Claro que assumi um risco ao investir no bcp, assim como teria assumido se tivesse investido em outra acção qualquer.... mas dúvido que tenha sido assim tão enorme.
Lá atrás já te disse que não tinhas muita consciência disso... para ser sincero contigo só terás consciência disso se o BCP vier a fazer novos mínimos, e começares a ter uma posição perdedora, caso contrário vais pensar que "se estava mesmo a ver que era ali que estava a grande oportunidade!!

Joca601 Escreveu: Havia à data da compra a iminência de uma declaração de falência do bcp, todos os dias havia essa possibilidade... essa mensagem provocou o pânico nos investidores e a venda massiva de acções...
Em falência nunca se falou muito, falou-se em nacionalização, esse cenário permanece como uma possibilidade, mas desvaneceu-se porque apareceram privados aparentemente interessados, é isso que estará a justificar as recentes subidas...
Joca601 Escreveu:Eu tinha a explicação e a causa da queda estava nítida aos meus olhos... e mais uma vez, é nos momentos de pânico que se fazem os melhores negócios... muitos terão vendido com perdas enormes e outros terão aproveitado para arriscar e comprar.
Já to disse lá atrás vou voltar a repetir-to, esse raciocínio fizeram muitos, a 2 euros, a 1, a 70 cêntimos, a 50...
E se um dia vier a cair mais, haverá com toda a certeza quem o faça a 5 cêntimos ou a 2...
Repara que eu não te estou a dizer que acho que o BCP chegará a esses valores, apenas te estou a dizer que já desde os 2 ou 3 euros que há quem pense isso, que o BCP não pode cair mais... das duas uma, ou tu tens uma bola de cristal e consegues ver mais que os outros, ou então correste realmente riscos muitos grandes. E ainda os corres se não encontrares uma estratégia de investimento rapidamente, as armadilhas são mais que muitas na bolsa, não tardará muito a caires numa...
Joca601 Escreveu:a bolsa é mesmo assim, é uma selva, onde só os mentalmente mais fortes vencem.... eu vi a recuperação das acções a cotar a + de 0,20 e nem por um momento tive o dedo indicador perto da tecla "ENTER" de vender.
E tu consideras-te um dos mais "fortes mentalmente"?! Não te iludas, a força mental nos mercados é importante mas não da forma que estás a pensar. O controle emocional é muito importante, se quiseres podes ler o que penso disso aqui, mas não te iludas, estás a penas a fazer um bom negócio, pode até vir a ser muito bom no futuro, mas foi apenas um golpe de sorte, por cada um como tu há milhares a perderem muito dinheiro... e tu também estarás condenado no futuro se não aprenderes como funcionam os mercados...
Boa sorte!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:Joca601 Escreveu:Deste uma resposta teórica... reduzir o risco e não contar com a sorte. ok. muito bem. mas gostava mais de uma resposta prática.
Para mim. a questão essencial resume-se e centra-se neste investimento.... com algumas excepções de alguns participantes deste forum, não vejo mais ninguém tomar uma posição em relação ao investimento ou não investimento no bcp. tecer considerações teóricas mas sem resultado prático, para mim não serve. ou há cenário ou não há cenário....
Mas a minha posição relativamente ao BCP até está mais ou menos expressa, basta ler!![]()
O BCP esteve muito tempo numa tendência de baixa clara que me fez colocar completamente de parte um investimento no título. Depois de tocar nos 10 cêntimos (um pouco abaixo no intraday mas isso é um pormenor) o BCP inverteu no curto prazo, fato confirmado pelo "topo superior" feito neste prazo. Neste cenário eu considero a hipótese de entradas longas, que já fiz. Neste momento tenho uma posição longa no BCP com Stop nos 0,162...
Mas esta minha forma de investir não é única, haverá muitas outras passíveis de ter bons resultados. Apenas estamos a tentar fazer-te compreender que na forma como fizeste este investimento assumiste riscos enormes... e o pior é que não tens consciência disso, o que te poderá a levar a repetir a "graça"... dificilmente com a mesma sorte!![]()
Ainda assim boa sorte!
pelos vistos estamos todos no mesmo barco

Claro que assumi um risco ao investir no bcp, assim como teria assumido se tivesse investido em outra acção qualquer.... mas dúvido que tenha sido assim tão enorme. Havia à data da compra a iminência de uma declaração de falência do bcp, todos os dias havia essa possibilidade... essa mensagem provocou o pânico nos investidores e a venda massiva de acções.
Eu tinha a explicação e a causa da queda estava nítida aos meus olhos... e mais uma vez, é nos momentos de pânico que se fazem os melhores negócios... muitos terão vendido com perdas enormes e outros terão aproveitado para arriscar e comprar. a bolsa é mesmo assim, é uma selva, onde só os mentalmente mais fortes vencem.... eu vi a recuperação das acções a cotar a + de 0,20 e nem por um momento tive o dedo indicador perto da tecla "ENTER" de vender.
Cumprimentos,
Joca601 Escreveu:Deste uma resposta teórica... reduzir o risco e não contar com a sorte. ok. muito bem. mas gostava mais de uma resposta prática.
Para mim. a questão essencial resume-se e centra-se neste investimento.... com algumas excepções de alguns participantes deste forum, não vejo mais ninguém tomar uma posição em relação ao investimento ou não investimento no bcp. tecer considerações teóricas mas sem resultado prático, para mim não serve. ou há cenário ou não há cenário....
Mas a minha posição relativamente ao BCP até está mais ou menos expressa, basta ler!

O BCP esteve muito tempo numa tendência de baixa clara que me fez colocar completamente de parte um investimento no título. Depois de tocar nos 10 cêntimos (um pouco abaixo no intraday mas isso é um pormenor) o BCP inverteu no curto prazo, fato confirmado pelo "topo superior" feito neste prazo. Neste cenário eu considero a hipótese de entradas longas, que já fiz. Neste momento tenho uma posição longa no BCP com Stop nos 0,162...
Mas esta minha forma de investir não é única, haverá muitas outras passíveis de ter bons resultados. Apenas estamos a tentar fazer-te compreender que na forma como fizeste este investimento assumiste riscos enormes... e o pior é que não tens consciência disso, o que te poderá a levar a repetir a "graça"... dificilmente com a mesma sorte!

Ainda assim boa sorte!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
"A fé pode ser definida, em resumo, como uma crença ilógica na ocorrência do improvável."
Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Este tipo de premissas assusta imagina a quantidade de gente que pensou o mesmo quando o BCP estava a 1€?!?![]()
Relativamente ao volume tens razão houve um aumento muito significativo quando se começou a aproximar desses valores!
1€ é exactamente o valor que desejo para a cotação...
Nos investimentos, quer seja em bolsa ou fora dela tem de haver sempre convicção e confiança que o investimento vai resultar ou então o melhor é ficar fora. E como em tudo na vida, é preciso saber e um pouco de sorte ou feeling nos investimentos.
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Nada disto tem a ver com investimentos financeiros..
Caro Tugadaytrader,
Fazia o favor de me explicar o que é que tem a ver com investimentos financeiros..ou então o que quer dizer concretamente com o comentário acima.
Obrigado
Cumprimentos,
Caro Joca se não percebeu que,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
nada tem a ver com investimentos financeiros aconselhava-o a ler este tópico http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=446918#446918.Joca601 Escreveu:Fazia o favor de me explicar o que é que tem a ver com investimentos financeiros..
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
mais uma vez vou repetir:
a minha convicção e confiança:
o meu plano de investimento é a longo prazo, a 3 anos.
assenta no pressuposto de 500 milhões de euros de lucro, os calculos são meus.
e não tenciono vender nenhuma acção antes do prazo definido...isto é, antes de alcançar o 1 Euro de cotação.
...e é claro que é preciso SORTE, como não sou bruxo nem vidente, é preciso sorte para que não aconteça nenhum imprevisto que ponha em causa o plano definido...
Espero ter-me feito entender.
Cumprimentos,
- Registado: 14/3/2009 0:19
Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Este tipo de premissas assusta imagina a quantidade de gente que pensou o mesmo quando o BCP estava a 1€?!?![]()
Relativamente ao volume tens razão houve um aumento muito significativo quando se começou a aproximar desses valores!
Nos investimentos, quer seja em bolsa ou fora dela tem de haver sempre convicção e confiança que o investimento vai resultar ou então o melhor é ficar fora. E como em tudo na vida, é preciso saber e um pouco de sorte ou feeling nos investimentos.
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Fazia o favor de me explicar o que é que tem a ver com investimentos financeiros..ou então o que quer dizer concretamente com o comentário acima.
Obrigado
Cumprimentos,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
nada tem a ver com investimentos financeiros aconselhava-o a ler este tópico http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=446918#446918.Joca601 Escreveu:Fazia o favor de me explicar o que é que tem a ver com investimentos financeiros..
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
e não tenciono vender nenhuma acção antes do prazo definido...isto é, antes de alcançar o 1 Euro de cotação.
...e é claro que é preciso SORTE, como não sou bruxo nem vidente, é preciso sorte para que não aconteça nenhum imprevisto que ponha em causa o plano definido...
Cumprimentos,
Caro Joca,
deu perfeitamente para entender com que base faz os seus investimentos.
Sendo assim só lhe desejo muita boa sorte, porque vai mesmo precisar dela!
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
Apesar de não saber em que é que está investido, também lhe desejo os maiores sucessos na bolsa, com a excepção de que não esteja curto no bcp![]()
como costumo dizer: as contas fazem-se no fim...sei que 3 anos é muito tempo, mas espero andar por aqui nessa altura para saudavelmente confrontar-mos resultados e experiência.
Cumprimentos,
Caro joca,
um bem haja pelo seu desejo.
Se estivesse com atenção já podia ter reparado que eu escrevi em algumas respostas as seus posts que estou longo no BCP desde Novembro de 2011, mas o meu optimismo em relação ao BCP é mais moderado.
Terei muito gosto daqui a 3 anos em relembrar esta conversa assim como felicita-lo se o seu target for atingido..

Cumprimentos
Editado pela última vez por Visitante em 4/3/2012 16:44, num total de 1 vez.
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore
- Registado: 29/11/2007 13:03
tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Obrigado
Cumprimentos,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
Cumprimentos,
Caro Joca,
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
Apesar de não saber em que é que está investido, também lhe desejo os maiores sucessos na bolsa, com a excepção de que não esteja curto no bcp

como costumo dizer: as contas fazem-se no fim...sei que 3 anos é muito tempo, mas espero andar por aqui nessa altura para saudavelmente confrontar-mos resultados e experiência.
Cumprimentos,
Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Obrigado
Cumprimentos,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
Cumprimentos,
Caro Joca,
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Obrigado
Cumprimentos,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Caro Tugadaytrader,
Cumprimentos,
Joca601 Escreveu:Deste uma resposta teórica... reduzir o risco e não contar com a sorte. ok. muito bem. mas gostava mais de uma resposta prática.
...ou há cenário ou não há cenário....
Os HF já fecharam todas as posições curtas no Millennium bcp?
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... eID=727357
http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/inv ... eID=718410
http://www.millenniumbcp.pt/multimedia/ ... 38564a.pdf
(...)
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Obrigado
Cumprimentos,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
nada tem a ver com investimentos financeiros aconselhava-o a ler este tópico http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=446918#446918.
Joca601 Escreveu:Fazia o favor de me explicar o que é que tem a ver com investimentos financeiros..
-Estudo
-Planeamento
-Controle de risco
-regras de negociação
-disciplina
-método/sistema
-controlo de emoções
Cumprimentos
Bull And Bear Markets
artista Escreveu:Joca601 Escreveu:Admito que tive ou terei alguma sorte no caso das acções continuarem a valorizar.
A questão que se coloca a todos, há ou não há oportunidade de ganhar dinheiro neste investimento?
Há neste e há em todos, mas a verdadeira questão não é essa!
A verdadeira questão é como investir em bolsa reduzindo os riscos ao mínimo possível? Tendo em conta que se deve ter como princípio que os investimentos nos mercados de capitais são de risco elevadíssimo. Tendo em conta que não podemos de forma alguma contar com a sorte como fator decisivo (ou mesmo importante) para o nosso sucesso.
Deste uma resposta teórica... reduzir o risco e não contar com a sorte. ok. muito bem. mas gostava mais de uma resposta prática.
cumprimentos,
Joca601 Escreveu:Admito que tive ou terei alguma sorte no caso das acções continuarem a valorizar.
A questão que se coloca a todos, há ou não há oportunidade de ganhar dinheiro neste investimento?
Há neste e há em todos, mas a verdadeira questão não é essa!
A verdadeira questão é como investir em bolsa reduzindo os riscos ao mínimo possível? Tendo em conta que se deve ter como princípio que os investimentos nos mercados de capitais são de risco elevadíssimo. Tendo em conta que não podemos de forma alguma contar com a sorte como fator decisivo (ou mesmo importante) para o nosso sucesso.

tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Caro Tugadaytrader,
Obrigado
Cumprimentos,
artista Escreveu:lfhm Escreveu:artista Escreveu:Além de que dificilmente identificarás o fundo, porque acertar uma vez é muito difícil (partindo do princípio que se confirmará que acertaste), acertar duas vezes... é impossível, ou melhor, é tipo Euromilhões!
Pode não se identificar o fundo mas pode-se identificar o inicio da inversão (mais ou menos a mesma coisa mas um bocado á posteriori)!
Mas não foi isso que ele fez, ele entrou quando o título caía a pique porque achou que já não podia cair mais!
Admito que tive ou terei alguma sorte no caso das acções continuarem a valorizar.
Cumprimentos,
lfhm Escreveu:artista Escreveu:Além de que dificilmente identificarás o fundo, porque acertar uma vez é muito difícil (partindo do princípio que se confirmará que acertaste), acertar duas vezes... é impossível, ou melhor, é tipo Euromilhões!
Pode não se identificar o fundo mas pode-se identificar o inicio da inversão (mais ou menos a mesma coisa mas um bocado á posteriori)!
Mas não foi isso que ele fez, ele entrou quando o título caía a pique porque achou que já não podia cair mais!

artista Escreveu:Além de que dificilmente identificarás o fundo, porque acertar uma vez é muito difícil (partindo do princípio que se confirmará que acertaste), acertar duas vezes... é impossível, ou melhor, é tipo Euromilhões!
Em termos de AT o PSI tem demonstrado vários sinais de inversão embora sem dar certezas de nada. Portanto stops apertados e muita cautela mas neste momento á muitos títulos em posição interessante!
Agora depende da estratégia de cada um se sabes assumir perdas de 10% para depois voltar a tentar entrar para ter ganhos superiores pode ser uma boa opção entrar agora senão mais vale esperar pela "segurança" no caso do BCP dos 0,32 ou da golden cross.
A grande questão é saber assumir perdas o que é muito difícil por muita experiência que se tenha. (há sempre aquele sentimento de que vai recuperar e "se vender agora não vou ter a chance de ganhar ou reaver o que investi").
Joca601 Escreveu:Devo dizer que não comprei no fundo e que até estive a perder mais de 10% na compra que fiz...
Mas isso não é nada, sobretudo se comparado com quem as tem a 4 ou 5 euros, esses estiveram e estão a perder mais de 95%! E estiveste a perder poucos dias...
Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa,...
Como é que calculaste esse valor? é que já a 1 euro havia muitos que diziam exatamente o mesmo!
Joca601 Escreveu:...nunca tive dúvidas no investimento que estava a fazer e nem por um momento pensei vender...
Sabes porque é que não tiveste dúvidas? Porque nunca estiveste a perder muito, e nem durante muito tempo. Se procurares aqui no forum encontrarás certamente muitos que também não tiveram qualquer tipo de dúvidas quando entraram a 1 ou 2 euros... só as começaram a ter quando as cotações vieram aos 0,80/70€...
Joca601 Escreveu:De qualquer forma não fui o unico a comprar a esse preço, basta recuar até essa data para verificar que durante alguns dias foram movimentados muitos milhões de titulos a esses preços.
Claro que não foste o único, haverá muitos mais, muitos deles para fazer o tal preço médio com as ações que têm a preços muito superiores... e também houve muitos que venderam, a que preço é que terão comprado?!

Joca601 Escreveu:... mas também tive sorte com o timing da compra porque coincidiu com o vencimento da aplicação a prazo que tinha feito um ano antes... posso dizer que o sucesso do meu investimento começou um ano antes ao ter decidido renovar a aplicação a prazo.
Ora ai está, se não fosse isso provavelmente terias entrado a 30 ou 40 cêntimos (ou mais), porque "era quase impossível o BCP valer tão pouco em bolsa". Tu próprio deves agradecer aos deuses esse golpe de sorte!

Joca601 Escreveu:Quando engordar a aplicação em bolsa, vendo e volto para as aplicações a prazo(DP) ou compro alguma coisa importante...
Não tenho muitas dúvidas que, se este negócio te correr bem, tão cedo não metes dinheiro nenhum num depósito a prazo!

Mas não te esqueças que o BCP pode ainda não ter feito o seu fundo, isto para já é uma correcção em alta das fortes quedas, há uma inversão de curto prazo e não me surpreenderá se o BCP inverter também a médio longo prazo... mas na bolsa nada é garantido, é importante esperar sempre tudo, e saber o que fazer, aconteça o que acontecer!
Joca601 Escreveu:e espero por novo ciclo de baixa...
Vai por mim, um ciclo de baixa demora muito tempo, não vais conseguir aguentar de fora esse tempo todo!

Além de que dificilmente identificarás o fundo, porque acertar uma vez é muito difícil (partindo do princípio que se confirmará que acertaste), acertar duas vezes... é impossível, ou melhor, é tipo Euromilhões!

Joca601 Escreveu:lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Caro joca,
- Convicção
- Sorte
- Feeling
Bull And Bear Markets
LTB
Boa noite a todos os Caldeireiros.
Estou neste momento no norte da Noruega numa cidade chamada Alta. Para além de programas da TV sueca de qualidade duvidosa, leio com atenção os posts do Caldeirão e tenho tempo mais do que suficiente para escrever uns bitaites.
Quando a cotação ultrapassou em baixa os 10 cêntimos, confirmando a Linha de Tendência em Baixa, pensei que havia investidores que tinham acesso a dados sobre graves problemas do BCP desconhecidos para a maior parte dos (pequenos) investidores e que o próximo passo seria a falência declarada.
Por outro lado achava estranho os accionistas de referência manterem-se impávidos e serenos, pelo menos à superfície. Eles se alguém deveriam saber algo que os mercados ignoravam.
Não me atrevi a entrar nos 10 cêntimos mas felizmente tomei a decisão de entrar nos 0.121, o que se revelou ser um excelente investimento porque estou longo neste projecto.
A evolução desde o mínimo absoluto tem sido pouco ortodoxa com enormíssima volatilidade o que põe em cheque qualquer análise técnica. Quem não se lembra da subida em catapulta de 4 cêntimos para os saudosos 0.219 após uma subida vertiginosa de 30% para os 0,175?
A Linha de Tendência em Alta mantém-se apesar dos movimentos algo decepcionantes das ultimas sessões. Veremos se o suporte se aguenta nos próximos dias e, se por outro lado, a resistência volta a estoirar.
Agora uma consideração sobre a entrada dos chineses. Os chineses já entraram no BCP e em força. Tem havido poucos comentários em relação a este facto. Talvez os comentadores não tenham encontrado a ligação óbvia entre a EDP e o BCP. A EDP é um dos accionistas de referência. Quem manda na EDP tem uma palavra a dizer no BCP e é do seu interesse que as coisas corram de feição para a nossa menina. O mesmo se pode afirmar em relação ao Brasil e à Teixeira Duarte que tem grandes investimentos naquela terra abençoada por Deus e bonita por natureza!
Conclusão: o BCP está em força não em apenas três mas quatro regiões do Globo em forte crescimento económico: Europa de Leste, África, Brasil e China. A participação de angolanos, brasileiros e chineses já é uma realidade!
Admito que possa estar enganado mas é desta forma que vejo a realidade. Com uma carteira de activos próxima dos 100 mil milhões de euros e que poderá duplicar ou triplicar sob o consulado de Nuno Amado, a capitalização bolsista do BCP pode no médio prazo catapultar para os 6 a 20 mil milhões de euros o que equivale a um preço por acção entre os 83 cêntimos e os 2,77 euros. Isto independentemente das análises técnicas e fundamentais actuais que por uma questão de inerência estarão desactualizadas dentro de pouco tempo.
Perder dinheiro está fora dos planos dos chineses, dos angolanos e dos brasileiros e também não me parece que Nuno Amado tenha deixado o Santander por um projecto perdedor.
Um abraço a todos. Aqui fica uma justificação aparentemente racional para os optimistas deste fórum que falam em valorizações moderadas para os 50 cêntimos a um euro. Propaganda? Talvez!
Para finalizar um louvor para o Estoril Praia que empatou já nos descontos e para o FCP que arrefeceu a euforia dos lampiões.

Estou neste momento no norte da Noruega numa cidade chamada Alta. Para além de programas da TV sueca de qualidade duvidosa, leio com atenção os posts do Caldeirão e tenho tempo mais do que suficiente para escrever uns bitaites.
Quando a cotação ultrapassou em baixa os 10 cêntimos, confirmando a Linha de Tendência em Baixa, pensei que havia investidores que tinham acesso a dados sobre graves problemas do BCP desconhecidos para a maior parte dos (pequenos) investidores e que o próximo passo seria a falência declarada.
Por outro lado achava estranho os accionistas de referência manterem-se impávidos e serenos, pelo menos à superfície. Eles se alguém deveriam saber algo que os mercados ignoravam.
Não me atrevi a entrar nos 10 cêntimos mas felizmente tomei a decisão de entrar nos 0.121, o que se revelou ser um excelente investimento porque estou longo neste projecto.
A evolução desde o mínimo absoluto tem sido pouco ortodoxa com enormíssima volatilidade o que põe em cheque qualquer análise técnica. Quem não se lembra da subida em catapulta de 4 cêntimos para os saudosos 0.219 após uma subida vertiginosa de 30% para os 0,175?
A Linha de Tendência em Alta mantém-se apesar dos movimentos algo decepcionantes das ultimas sessões. Veremos se o suporte se aguenta nos próximos dias e, se por outro lado, a resistência volta a estoirar.
Agora uma consideração sobre a entrada dos chineses. Os chineses já entraram no BCP e em força. Tem havido poucos comentários em relação a este facto. Talvez os comentadores não tenham encontrado a ligação óbvia entre a EDP e o BCP. A EDP é um dos accionistas de referência. Quem manda na EDP tem uma palavra a dizer no BCP e é do seu interesse que as coisas corram de feição para a nossa menina. O mesmo se pode afirmar em relação ao Brasil e à Teixeira Duarte que tem grandes investimentos naquela terra abençoada por Deus e bonita por natureza!
Conclusão: o BCP está em força não em apenas três mas quatro regiões do Globo em forte crescimento económico: Europa de Leste, África, Brasil e China. A participação de angolanos, brasileiros e chineses já é uma realidade!
Admito que possa estar enganado mas é desta forma que vejo a realidade. Com uma carteira de activos próxima dos 100 mil milhões de euros e que poderá duplicar ou triplicar sob o consulado de Nuno Amado, a capitalização bolsista do BCP pode no médio prazo catapultar para os 6 a 20 mil milhões de euros o que equivale a um preço por acção entre os 83 cêntimos e os 2,77 euros. Isto independentemente das análises técnicas e fundamentais actuais que por uma questão de inerência estarão desactualizadas dentro de pouco tempo.
Perder dinheiro está fora dos planos dos chineses, dos angolanos e dos brasileiros e também não me parece que Nuno Amado tenha deixado o Santander por um projecto perdedor.
Um abraço a todos. Aqui fica uma justificação aparentemente racional para os optimistas deste fórum que falam em valorizações moderadas para os 50 cêntimos a um euro. Propaganda? Talvez!
Para finalizar um louvor para o Estoril Praia que empatou já nos descontos e para o FCP que arrefeceu a euforia dos lampiões.

- Registado: 18/9/2011 10:50
lfhm Escreveu:Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Joca601 Escreveu:...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa...
Este tipo de premissas assusta imagina a quantidade de gente que pensou o mesmo quando o BCP estava a 1€?!?

artista Escreveu:Joca601 Escreveu:Não o queria mencionar, mas devo dizer que quando ainda se dizia pelos vários ATs que o bcp estava bear de longo prazo, eu enchia-me de acções a 0,110 e a 0,114.... a minha perda está limitada a 0,114 o meu lucro potêncial está directamente ligado ao tempo que estou disposto a esperar. o meu target continua a ser 1 Euro "Ceteris paribus"
Não há volta a dar, quando um título inverte (pressupondo que o BCP já atingiu o seu fundo) aparece sempre alguém que adivinhou o fundo.
Não estou a dizer que isso não aconteceu contigo, mas eu pergunto-te, porque é que entraste a esse preço? Tinhas alguma garantia de que o BCP não cairia mais? Ou foi mais ou menos à sorte?
Raciocínios iguais aos teus fizeram muitos desde os 3 ou 4 euros, muitos deles ainda mantêm as posições com 90% ou mais de perdas... entretanto, os que usam a At passaram este tempo todo a investir noutros ativos, e começam agora a olhar para o BCP. Mesmo que só venham a entrar a 30 cêntimos, estarão em muito melhor posição do que os milhares de investidores que entraram há muito tempo a valores superiores, ou até idênticos... mesmo que alguns consigam recuperar o que perderam, ou até ganhar alguma coisa, qual é o "preço" do sofrimento causado pelo manter de posições grandemente perdedoras durante meses ou anos? Ainda para mais com a hipótese de nacionalização tantas vezes em "cima da mesa"?
Dizes que as tuas perdas se limitam a 0,114, não percebo o que queres dizer com isso? As tuas perdas potenciais são de 100% do capital, a não ser que tenhas alguma estratégia que te garanta que preservas os ganhos ou cortas as perdas...
Tiveste a sorte, e se calhar o engenho também, de entrares perto de um potencial fundo, mas não te iludas, isto é muito mais difícil do que parece...
Artista e outros,
Devo dizer que não comprei no fundo e que até estive a perder mais de 10% na compra que fiz...mas como tinha a convicção e a confiança que era quase impossivel o bcp valer tão pouco em bolsa, nunca tive dúvidas no investimento que estava a fazer e nem por um momento pensei vender... De qualquer forma não fui o unico a comprar a esse preço, basta recuar até essa data para verificar que durante alguns dias foram movimentados muitos milhões de titulos a esses preços.
Nessa altura, falava-se quase constantemente na potencial falência do BCP, coisa em que nunca acreditei, mas que gerou pânico nos investidores e vendas massivas.... e como sempre acontece na bolsa uns vendem e outros compram... mas também tive sorte com o timing da compra porque coincidiu com o vencimento da aplicação a prazo que tinha feito um ano antes... posso dizer que o sucesso do meu investimento começou um ano antes ao ter decidido renovar a aplicação a prazo.
Quando engordar a aplicação em bolsa, vendo e volto para as aplicações a prazo(DP) ou compro alguma coisa importante... e espero por novo ciclo de baixa.
Day-trade é que não.
Cumprimentos,
Sr_SNiper Escreveu:Joca601 Escreveu:tugadaytrader Escreveu:Joca601 Escreveu:
Mas sei, que o banco tem uma marca de muito valor, sei que o banco tem braços em três regiões de grande potêncial de crescimento, Leste e Africa..
Falta uma!Joca601 Escreveu:
ACREDITO em PORTUGAL, acredito no banco, acredito na nova gestão, acredito na criação de valor e acredito na cotação a 1 EURO daqui a 3 anos.
cumprimentos,
E quais são os factos que te levam a dizer que a cotação do BCP daqui a 3 anos esta a 1€?
Ou seja uma valorização de 591%...
Disclaimer - Estou "Long" no BCP desde Novembro de 2011.
1€ a 3 anos assenta em expectativas futuras e não em factos actuais. As contas estão feitas e o futuro o dirá.
Acho curioso que considerem normal uma queda de 2 euros para 0,10 euros em 3 anos e um caso aberrante a valorização de 0,16 para 1 euro em 3 anos.
Não o queria mencionar, mas devo dizer que quando ainda se dizia pelos vários ATs que o bcp estava bear de longo prazo, eu enchia-me de acções a 0,110 e a 0,114.... a minha perda está limitada a 0,114 o meu lucro potêncial está directamente ligado ao tempo que estou disposto a esperar. o meu target continua a ser 1 Euro "Ceteris paribus"
cumprimentos,
És um vidente... não compras-te a 0,4EUR, quando já estava barato, nem mesmo a 0,20, nem a 0,15, compras-te no fundo do buraco...
Ok não te esqueças do impacto psicológico dos 0,10 nessa sessão foi aos 0,096 e depois começou a recuperar criando um bom ponto de entrada nem que fosse só para o swing trading de 2 ou 3 dias. A partir daí teve a sorte de continuar a subir, mas em termos de entrada não é preciso ser-se vidente podia era não saber que era o fundo absoluto de médio prazo...
- Anexos
-
- bcp.JPG (161.02 KiB) Visualizado 2792 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Carlos73, Carrancho_, iniciado1, josehenry400, Masterchief, Opcard33 e 345 visitantes