Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 13/10/2011 15:40

MarcoAntonio Escreveu:A parte evidente é a parte de os dias totais de inactividade estarem obviamente relacionados com a nossa capacidade produtiva e com a nossa capacidade de sermos competitivos

Pois, tu podes achar óbvio. Eu não acho isso nada óbvio.

Para mim não é óbvio que se tiveres uma empresa a laborar 255 dias por ano (em vez dos actuais 250, que são o resultado de 365 menos 104 sábados e domingos menos 11 feriados) a produção aumente 2%.

Não vejo que a produção seja proporcional ao tempo trabalhado.

Tu próprio tens alertado para as diferenças entre produção e produtividade. São conceitos diferentes.

Mas se calhar estou a ver mal...

E já que tiveste a amabilidade de me classificar como "típico tuga", reforço aquilo que escrevi anteriormente: por mim podiam acabar com os feriados todos. Não aceito que tentes passar a ideia de que estou contra esta ideia porque não me convém. É-me completamente indiferente. Acho que é que é demagogia e pouco mais.

Registado: 5/11/2002 12:21

por habanero04 » 13/10/2011 15:38

Não sei se em Inglaterra é assim, só sei é que quando o feriado calha no fim-de-semana eles gozam-no na 2ª feira...

Registado: 8/11/2007 17:14

por MarcoAntonio » 13/10/2011 15:36

Elias Escreveu:Podes explicar qual é a parte que consideras assim tão evidente?

A parte evidente é a parte de os dias totais de inactividade estarem obviamente relacionados com a nossa capacidade produtiva e com a nossa capacidade de sermos competitivos (a parte menos evidente é a parte das pontes, onde as dúvidas me parecem muito mais naturais).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 13/10/2011 15:31

MarcoAntonio Escreveu:É evidente que tem que ver em parte com as pontes e feriados. E em parte com uma série de outras coisas.

Podes explicar qual é a parte que consideras assim tão evidente?

por MarcoAntonio » 13/10/2011 15:29

Elias Escreveu:Mas não vamos ser ingénuos. O problema de falta de produtividade deste país não tem a ver com feriados nem com pontes, não tem a ver com os dias em que as pessoas não vão trabalhar.

Claro, nunca tem que ver com nada. É uma coisa incrível como o tuga consegue sempre empurrar o problema para outro quintal qualquer...

É evidente que tem que ver em parte com as pontes e feriados. E em parte com uma série de outras coisas.

Não se deve exclusivamente a nenhuma coisa em particular e como não se deve exclusivamente a nenhuma coisa em particular, o tuga passa o tempo a apontar o dedo para outra coisa qualquer, tentando evitar que não se mexa naquilo que não lhe cheira.

paulop2009 Escreveu:Este tipo de estimativas são uma patetice. Quando uma pessoa faz ponte, gasta 1 dia de férias. Se não gastar na ponte, vai gastar noutro dia qualquer! Não vale a pena mandar poeira p os olhos!!

Paulo, aqueles valores não devem dizer respeito ao que se perde por trabalhar em determinado dia mas antes o que se perde por deixar de trabalhar em determinados dias, cujo o efeito não é necessariamente evidente. Afinal, o PIB por dia de semana é superior a 500 milhões de euros e o valor apontado é menos de 10% desse valor.

Em todo o caso não estamos a ver o estudo, portanto não podemos discutir a validade do mesmo e argumentar que é "areia" sem se quer vermos em que é que se baseia...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por jlavra » 13/10/2011 15:25

Elias Escreveu:
artista Escreveu:Bom, se cinco calham ao fim-de-semana, ficam só 8, se extinguirem 4 ficam apenas outros 4... não será melhor acabar com todos?! :)

Por mim podiam acabar com os feriados todos.

Na verdade, os feriados já nem têm grande razão de existir. Foram criados para comemorar algo (de âmbito histórico ou religioso) mas na prática são um dia de descanso suplementar em que a maioria das pessoas não comemora nada e aproveita para passear. Muitos nem sabem o que se comemora.

Há dias no 5 de Outubro estava muito calor e as praias estavam cheias. A TV foi fazer reportagem para a praia e entrevistou uma banhista:

- Sabe que feriado é hoje?
- Sei, sei! É o 5 de Outubro (respondeu a banhista com um ar de sabichona).
- Sim, mas sabe o que se comemora?
- Ah, isso não sei.

LOL

Mas não vamos ser ingénuos. O problema de falta de produtividade deste país não tem a ver com feriados nem com pontes, não tem a ver com os dias em que as pessoas não vão trabalhar. Podemos continuar a fingir que o problema é dos feriados, ignorando o verdadeiro problema. E o verdadeiro problema está exactamente nos dias de trabalho e na forma como muitas pessoas ocupam o seu tempo durante esses dias.

Absolutamente de acordo. Na verdade acho que a eliminação de feriados serve apenas para melhorar a nossa imagem junto do resto da Europa, troika, etc. Acho que existe uma cultura, no dia-a-dia, de não-produtividade que não se muda de um dia para o outro por decreto. Cabe ao governo (no que diz respeito á função pública e empresas públicas)desenvolver medidas para incutir um espírito produtivo nas pessoas, e às chefias das empresas privadas de fazer o mesmo. mudar mentalidades e práticas não é fácil...mas tem que se começar por algum lado. Uma das formas de alterar é cada vez a componente variável dos vencimentos ser maior e a componente fixa menor.

Registado: 29/9/2011 15:02

por Elias » 13/10/2011 15:25

sevenairam Escreveu:Realmente em termos de férias o mínimo é de 20 dias úteis, mas a média nacional é de 30 dias úteis de férias mais os feriados que contando com os regionais serão 14 este ano, o que dá a magnifica cifra de 44 dias.

Sim, é verdade. E digo mais, em tempos trabalhei na Alemanha, numa empresa que dava 30 dias de férias e que além disso fechava na semana entre o Natal e o Ano Novo sem contar isso como dias de férias. Na prática isso correspondia a 35 dias de férias, mais os feriados, naturalmente...

por sevenairam » 13/10/2011 15:21

Eu como trabalhador independente é-me indiferente se cortam ou não feriados, por acaso até concordo com essa ideia.

Mas o que me faz reagir é apenas como esta gente consegue dar as notícias conforme lhes dá jeito, vindo do povo em geral até nem me surpreendia, mas vindo de um meio de comunicação, acho notável que também tenham sido "ludibriados" com a ideia que em Portugal trabalha-se pouco ( é diferente de produzir).
Faz lembrar a conversa de Sua Alteza Merkel.
É triste que quando se quer lixar o povo só se olhe para os países do Norte quando dá jeito, mas quando o interesse é atirar poeira para os olhos das pessoas ninguém olha para o caso da Alemanha. Realmente em termos de férias o mínimo é de 20 dias úteis, mas a média nacional é de 30 dias úteis de férias mais os feriados que contando com os regionais serão 12 este ano, o que dá a magnifica cifra de 42 dias.

Concordo com a eliminação de feriados mas é um pouco triste ver a "desonestidade intelectual" de alguns jornalistas.

Vasco

Registado: 28/7/2011 13:58

por MarcoAntonio » 13/10/2011 15:11

artista Escreveu:
Elias Escreveu:.... Para o ano, sem contar com o carnaval, estão previstos 13, cinco dos quais calham ao fim-de-semana...

Bom, se cinco calham ao fim-de-semana, ficam só 8, se extinguirem 4 ficam apenas outros 4... não será melhor acabar com todos?! :)

No actual modelo, em média, temos sensivelmente 4 feriados ao fim-de-semana, 4 feriados à segunda ou sexta e o 6 feriados ao meio da semana (entre quarta a quinta).

Aqui fica o quadro que elaborei quando analisei o tema:

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 13/10/2011 15:09

artista Escreveu:Bom, se cinco calham ao fim-de-semana, ficam só 8, se extinguirem 4 ficam apenas outros 4... não será melhor acabar com todos?! :)

Por mim podiam acabar com os feriados todos.

Na verdade, os feriados já nem têm grande razão de existir. Foram criados para comemorar algo (de âmbito histórico ou religioso) mas na prática são um dia de descanso suplementar em que a maioria das pessoas não comemora nada e aproveita para passear. Muitos nem sabem o que se comemora.

Há dias no 5 de Outubro estava muito calor e as praias estavam cheias. A TV foi fazer reportagem para a praia e entrevistou uma banhista:

- Sabe que feriado é hoje?
- Sei, sei! É o 5 de Outubro (respondeu a banhista com um ar de sabichona).
- Sim, mas sabe o que se comemora?
- Ah, isso não sei.

LOL

Mas não vamos ser ingénuos. O problema de falta de produtividade deste país não tem a ver com feriados nem com pontes, não tem a ver com os dias em que as pessoas não vão trabalhar. Podemos continuar a fingir que o problema é dos feriados, ignorando o verdadeiro problema. E o verdadeiro problema está exactamente nos dias de trabalho e na forma como muitas pessoas ocupam o seu tempo durante esses dias.

por paulop2009 » 13/10/2011 15:04

Segundo os dados recolhidos, no ano passado, pelo professor de Recursos Humanos da Universidade Autónoma de Lisboa, Luís Bento, cada dia de inactividade tem um custo directo de 37 milhões de euros. No privado pode ascender até aos 74 milhões.

Este tipo de estimativas são uma patetice. Quando uma pessoa faz ponte, gasta 1 dia de férias. Se não gastar na ponte, vai gastar noutro dia qualquer! Não vale a pena mandar poeira p os olhos!!

Um sistema que me parece bom é o americano. Como lá cada um é da sua religião, quase não há feriados religiosos. Porém cada pessoa tem direito a "personal days" que os goza quando quiser. É como se fosse uns dias extra de férias. Por exemplo, sendo eu agnóstico, todos os feriados dos santinhos são-me perfeitamente iguais. E num país Laico como o nosso, pode bem ser um bom sítio para cortar, e um bom método. Exemplo: cortar 4 feriados religiosos e oferecer 2 "personal days".

Fica a ideia, caso o Álvaro me esteja a ler :)

Registado: 15/9/2010 15:02

por artista_ » 13/10/2011 14:29

Elias Escreveu:.... Para o ano, sem contar com o carnaval, estão previstos 13, cinco dos quais calham ao fim-de-semana...

Bom, se cinco calham ao fim-de-semana, ficam só 8, se extinguirem 4 ficam apenas outros 4... não será melhor acabar com todos?! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Elias » 13/10/2011 14:20

OE 2012. Governo quer cortar com feriados e pontes
publicado em 13 Out 2011
ionline

O executivo vai mesmo avançar com a eliminação de alguns feriados nacionais e pontes, refere o Diário de Notícias. Esta medida tem como objectivo aumentar a produtividade dos trabalhadores.

Ontem à tarde, no final da reunião sobre a Concertação Social, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, alertou os parceiros sociais que “nas próximas reuniões há outros temas que temos de aprofundar, nomeadamente os feriados”.

Os feriados seleccionados poderão ser civis ou católicos. Falta agora o executivo entrar em acordo com os parceiros para decidir em quais se vai mexer.

Portugal é um dos países da Europa com mais dias de férias e feriados. De acordo com o estudo realizado pela empresa Hoteis.com, o número de dias de férias anuais legais, bem como os feriados públicos nacionais de toda a Europa, Portugal e Suécia beneficiam de 39 dias no total. Já aInglaterra encontra-se no fim da lista, com apenas 28 dias de descanso.

Para o executivo os portugueses gozam de feriados a mais em comparação com o resto da Europa. Sem contar com os feriados regionais, em 2010, os portugueses gozaram 11 feriados. Para o ano, sem contar com o carnaval, estão previstos 13, cinco dos quais calham ao fim-de-semana.

Quatro dos 13 feriados terão lugar a uma terça ou a uma quinta-feira. Estes são os principais candidatos à extinção, uma vez que permite aos trabalhadores gozaram as pontes. Contudo, o Dia do trabalhador e o Natal – ambos à terça-feira – deverão manter-se.

Segundo os dados recolhidos, no ano passado, pelo professor de Recursos Humanos da Universidade Autónoma de Lisboa, Luís Bento, cada dia de inactividade tem um custo directo de 37 milhões de euros. No privado pode ascender até aos 74 milhões.

A próxima reunião da concertação Social está marcada para dia 31 de Outubro, estando previstas mais duas que decorrerão no dia 7 e 9 de Novembro.

por artista_ » 29/6/2011 22:13

AutoMech Escreveu:
Elias Escreveu:Exacto, aliás houve um tempo em que o salário era pago semanalmente (o que está na origem de algumas piadas um bocado brejeiras que se dizem a alguém que tem a braguilha aberta do tipo "hoje não é sábado" ou "hoje nao é dia de pagamento").

Posso estar enganado mas tenho ideia que em Inglaterra o salário é pago semanalmente.

Nos Estados Unidos sim, em Inglaterra não sei...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Automech » 29/6/2011 21:52

Elias Escreveu:Exacto, aliás houve um tempo em que o salário era pago semanalmente (o que está na origem de algumas piadas um bocado brejeiras que se dizem a alguém que tem a braguilha aberta do tipo "hoje não é sábado" ou "hoje nao é dia de pagamento").

Posso estar enganado mas tenho ideia que em Inglaterra o salário é pago semanalmente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Sinner » 29/6/2011 20:05

Zeb_PT Escreveu:
Sinner Escreveu:-----Relembro novamente que para mim é igual receber €1100 em 15 prestações anuais ou €1500 nos 11 meses que trabalho.

Sinner, percebo e até concordo neste caso contigo como é perceptivel acima, mas discordo desta ultima frase é muito diferente receber 1100€ em 15 prestações anuais ou 1500€ em 11 meses. Levando ao extremo preferimos sempre receber ao dia do que ao mês pois pode sempre render juros.

-----Tens razão. :)

-----Mas o sentido da frase era salarial.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Elias » 29/6/2011 20:04

Zeb_PT Escreveu:
Sinner Escreveu:-----Relembro novamente que para mim é igual receber €1100 em 15 prestações anuais ou €1500 nos 11 meses que trabalho.

Sinner, percebo e até concordo neste caso contigo como é perceptivel acima, mas discordo desta ultima frase é muito diferente receber 1100€ em 15 prestações anuais ou 1500€ em 11 meses. Levando ao extremo preferimos sempre receber ao dia do que ao mês pois pode sempre render juros.

Exacto, aliás houve um tempo em que o salário era pago semanalmente (o que está na origem de algumas piadas um bocado brejeiras que se dizem a alguém que tem a braguilha aberta do tipo "hoje não é sábado" ou "hoje nao é dia de pagamento").

por Zeb_PT » 29/6/2011 19:57

http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Sinner » 29/6/2011 19:37

Elias Escreveu:Descontando 2 dias de descanso por semana, as férias e os feriados, trabalha-se (sem faltas) em 225 dias por ano e recebe-se o equivalente a 425 dias (14 meses). Por outras palavras, por cada dia de trabalho efectivo, recebe-se 1,9 dias de salário.

-----Cá estou novamente para contrariar este mito.

-----A entidade patronal quando contrata o trabalhador não pensa no que lhe vai pagar desta forma, mas sim, na relação produtividade/custo da hora de trabalho.

-----Relembro novamente que para mim é igual receber €1100 em 15 prestações anuais ou €1500 nos 11 meses que trabalho.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Zeb_PT » 29/6/2011 19:35

BF Escreveu:Descontando 2 dias de descanso por semana, as férias e os feriados, trabalha-se (sem faltas) em 225 dias por ano e recebe-se o equivalente a 425 dias (14 meses). Por outras palavras, por cada dia de trabalho efectivo, recebe-se 1,9 dias de salário.

Esta ultima frase dos 1,9 dias de trabalho colocada assim perdida pelo fim do artigo e não comparavel com outros países devido às disparidades salariais, custo de vida e numero de salarios anuais é algo que me parece apenas e só sensacionalista, para criar impacto a quem não perceba muito de números... Quase que diz que recebemos por dois dias enquanto trabalhamos apenas um... :)
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por Elias » 29/6/2011 19:27

A "engenharia" dos feriados
29 Junho2011 | 11:24
Bagão Félix

De vez em quando vem à baila o tema dos feriados e das "pontes".

Por sinal, assunto velho… É que o Código de Trabalho (CT) de 2002 já estabeleceu que "… determinados feriados obrigatórios podem ser observados na segunda-feira da semana subsequente".

Com novo Governo e velha crise, assunto renascido.

Temos 13 feriados (um eles, a Páscoa, ao domingo), a que se juntam, por regra, mais 2, o municipal e o Carnaval. Ao contrário do que se papagueia, não muito diferente da Europa (sem contar com feriados regionais: Espanha, 12; França 13; Alemanha, 10; R. Unido, 9; Grécia 14; Itália 12).

Pode discutir-se a supressão de um ou outro feriado, mas talvez se devesse começar por efectivar o que o CT já previu: a redução das chamadas "pontes". Primeiro, porque esta "engenharia" é, não raro, mais perturbadora para a organização da produção do que os próprios feriados. Depois, porque as "pontes" se concentram, injustamente, nos mesmos: Estado, serviços, sector financeiro, cidades principais e pouco mais. Quase nada no sector primário, nas fábricas e no interior…

Dado o acentuado simbolismo (civil ou religioso) de certos feriados, esta disposição só deve ser aplicada a alguns. Em minha opinião, a dois feriados religiosos (Corpo de Deus e 8 de Dezembro), a dois feriados civis (5 de Outubro e 1 de Dezembro) e ao feriado municipal.

É claro que estas alterações são, sobretudo, sinalizadoras. É que o nosso nível de produtividade não está tanto nos dias em que não se trabalha, mas mais nos dias em que se trabalha…

Descontando 2 dias de descanso por semana, as férias e os feriados, trabalha-se (sem faltas) em 225 dias por ano e recebe-se o equivalente a 425 dias (14 meses). Por outras palavras, por cada dia de trabalho efectivo, recebe-se 1,9 dias de salário.

por Elias » 23/4/2011 22:18

Funcionários públicos na Madeira com dois dias de tolerância de ponto

23.04.2011 - 18:17 Por Tolentino de Nóbrega - publico.pt

Os funcionários públicos da Madeira tiveram hoje a segunda tolerância de ponto para a quadra pascal. Quem esteve hoje a trabalhar, poderá tirar um dia de folga noutra altura.

"Atendendo ao significado da Semana Santa na tradição católica do povo madeirense e sendo a sexta-feira santa feriado nacional, foi resolvido estabelecer tolerância de ponto na quinta-feira santa e no sábado de Aleluia, nos serviços públicos, institutos públicos e empresas públicas sob a tutela do Governo regional", deliberou o executivo madeirense em reunião presidida por Alberto João Jardim que passou a toda esta semana no Porto Santo, ilha muito procurada pelos madeirenses também nas férias de Páscoa.

Também no Carnaval, o Governo regional prolongou a tolerância de ponto da terça-feira de Entrudo até à manhã do dia seguinte em todos os serviços, instituições e empresas públicas sob a sua tutela, “sem prejuízo de serem assegurados todos os serviços e actividades imprescindíveis ou indispensáveis”.

Já os trabalhadores que por este imperativo não gozaram desta dispensa, poderiam fazê-lo num “momento posterior”. Tornou-se igualmente tradição o Governo de Jardim dar tolerância na primeira sexta-feira de Agosto, para permitir aos funcionários públicos assistirem ao Rali Vinho da Madeira.

A nível nacional, a tolerância pascal cingiu-se à tarde de quinta-feira. O presidente do PSD criticou esta decisão do Governo de conceder tolerância de ponto em véspera de fim-de-semana prolongado e numa altura em que Portugal está a pedir ajuda financeira à Europa. Segundo Pedro Passo Coelho, "na prática, o que o Governo disse foi: ‘Façam mais um dia de feriado, porque o país é suficientemente rico para poder ter mais um dia de descanso’".

por Elias » 23/4/2011 19:06

MarcoAntonio Escreveu:Não sei é porque é que têm de ser uma coisa antes da outra. Acho até que devem ser ambas ao mesmo tempo pois é, em termos práticos, mais fácil de implementá-las em simultâneo inclusivamente...

De acordo quanto a isto.

Mas na prática é difícil de implementar em simultâneo, porque os feriados são-no por lei (uma vez mudada a lei, a alteração fica) e as tolerâncias de ponto são-no por despacho caso a caso (e ao sabor das conveniências políticas do momento).

Ou seja, a menos que legisles no sentido de acabar de uma vez por todas com as tolerâncias de ponto, dificilmente consegues implementar isso.

por MarcoAntonio » 23/4/2011 19:02

Elias Escreveu:Marco, eu já escrevi isto anteriormente: antes de se mexer nos feriados, acabe-se de uma vez por todas com as tolerâncias de ponto, que são feriados encapotados.

Eu sou - como já disse várias vezes também - a favor da redução de tolerâncias de ponto.

Não sei é porque é que têm de ser uma coisa antes da outra. Acho até que devem ser ambas ao mesmo tempo pois é, em termos práticos, mais fácil de implementá-las em simultâneo inclusivamente...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 23/4/2011 18:46

Marco, eu já escrevi isto anteriormente: antes de se mexer nos feriados, acabe-se de uma vez por todas com as tolerâncias de ponto, que são feriados encapotados.

Para mim não faz muito sentido mudar os feriados para a sexta ou segunda-feira e deixar as tolerâncias de ponto na mesma.

No dia 22 (quinta-feira passada) por volta das 12h30 precisei de ir ao banco e quando lá cheguei informaram-me que nesse dia fecharam ao meio-dia. Não havia qualquer aviso na porta ou na net, simplesmente fecha-se e acabou. Estamos a falar de um banco privado que nesse dia resolveu fechar as portas mais cedo para o pessoal ir de fim-de-semana prolongado. Na prática funciona como uma ponte e repara que é uma quinta-feira encostada a um feriado que calha sempre à sexta-feira. O mesmo acontece habitualmente no dia 24 de Dezembro e na tarde de dia 31 e estes casos não se resolvem mexendo na data dos feriados (até porque Natal e Ano Novo não irão ser mexidos).

As tolerâncias de ponto são mais graves que as pontes (no que se refere à produtividade) porque nas pontes os serviços ficam a funcionar a meio gás e nas tolerâncias normalmente baza toda a gente.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], itisi1000, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, Àlvaro e 203 visitantes