Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI20

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carrancho » 14/5/2010 9:49

jrnabolsa Escreveu:oh sr. carrancho, bem sei que o gráfico vai continuar, apesar de ainda não saber nada de gráficos, apenas estava a querer saber se quando se colocam rectas se é rigoroso ou não. Vou aprender, dentro de pouco tempo, a saber interpretar gráficos. No entanto parece-me razoável que queira saber se posso ou não confiar nas opiniões de v.excelências.

Já agora,queria dizer-lhe o seguinte: por vezes no aqui no fórum há picardias que começam em frases semelhantes às que o sr. proferiu, mas eu não vou por aí.

cumpts

:roll: :shock:

Qual frase? A do mundo acabar em Maio, ou a dos tracinhos? omg (ai se o Camisa Roxa vê isto!!! :mrgreen: )

Antes de mais, está visto que nem uma luz tens sobre o que é análise técnica. Mas o pior é que não vais ter se não souberes interpretar um gráfico (um qualquer, não tem de ser de bolsa).

Com a tua pergunta deu para perceber que não percebes puto nem de uma coisa nem de outra! Por isso, fizeste muito bem em perguntar.

Respondi em tom de brincadeira, e pelos vistos até deu para perceberes onde queria chegar.

De nada! :idea:

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

psi-20

por rilha » 14/5/2010 9:43

bom dia a todos.

jrnabolsa, os segmentos de recta de que falas não tem que ser paralelos.
no desenvolvimento deste tipo de padrões apenas serão mais ou menos do mesmo comprimento.

atenção que este padrão que estive aqui a apresentar para o nosso psi-20 não é nenhuma previsão de que o índice se irá comportar desta forma.
não poderia ser assim porque em bolsa é impossível fazer-se previsões.
é apenas uma hipótese teórica assente no desenvolvimento de um padrão que poderá muito bem nem se concretizar.
este cenário é um dos possíveis se o índice continuar bearish.

quanto a um cenário mais bullish digo-te que ele se
instalará se a resistência que o índice tem nos 7400-7500 pts for cortada ascendentemente e
se transformar em suporte podendo o índice a partir daí ganhar força para valorizar.
rilha

Registado: 15/3/2009 0:09

por MarcoAntonio » 14/5/2010 9:42

jrnabolsa Escreveu:oh sr. carrancho, bem sei que o gráfico vai continuar, apesar de ainda não saber nada de gráficos, apenas estava a querer saber se quando se colocam rectas se é rigoroso ou não. Vou aprender, dentro de pouco tempo, a saber interpretar gráficos. No entanto parece-me razoável que queira saber se posso ou não confiar nas opiniões de v.excelências.

Já agora,queria dizer-lhe o seguinte: por vezes no aqui no fórum há picardias que começam em frases semelhantes às que o sr. proferiu, mas eu não vou por aí.

cumpts

Jrnabolsa, o carrancho não te disse nada de especial, creio que estás a levar demasiado a sério a resposta dele ou então não estás a prestar atenção ao que escreveste/perguntaste. Mesmo que coloques a segunda linha paralela à primeira, nunca terminaria nos 6300pts (a menos, como o carrancho te tentou indicar, "obrigues" o movimento a acabar em Maio.

Isto é uma mera questão matemática/geométrica: colocar as linhas paralelas só faz subir o target marginalmente (nem uns 100pts mexe).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: psi 20

por pocoyo » 14/5/2010 9:41

rilha Escreveu:desculpem mas no post anterior não
saiu o gráfico.

vai agora

rilha

rilha, o teu gráfico está bem?
A segunda perna deste ultimo movimento, penso que foi mais abaixo.

Registado: 15/1/2010 15:30

por jrnabolsa » 14/5/2010 9:29

oh sr. carrancho, bem sei que o gráfico vai continuar, apesar de ainda não saber nada de gráficos, apenas estava a querer saber se quando se colocam rectas se é rigoroso ou não. Vou aprender, dentro de pouco tempo, a saber interpretar gráficos. No entanto parece-me razoável que queira saber se posso ou não confiar nas opiniões de v.excelências.

cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

Comentário ao gráfico

por joao bravo » 14/5/2010 9:22

Em comparação com a Grécia diria que esse cenário é menos provável já que a nossa situação presente não é tão crítica.
Sou da opinião que o PSI vai andar a lateralizar durante uns tempos.
De facto o Athex ronda os mínimos de Março de 2009.
Abraços a todos

Registado: 20/1/2007 2:00

por carrancho » 14/5/2010 9:19

jrnabolsa Escreveu:Bom dia, eu não percebo nada de gráficos, mas deixo aqui uma pergunta para os entendidos na coisa. As duas rectas vermelhas têm que estar paralelas? Se sim talvez vá parar nos 6300 e não nos 5800.

cumpts

jrnabolsa,

Terás razão se as rectas vermelhas tiverem de ser paralelas e o mundo acabar no fim de Maio! :)

Oh jr, o gráfico vai continuar, não pára naquela linha vertical com tracinhos e números do lado direito! :wink:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por jrnabolsa » 14/5/2010 9:04

Bom dia, eu não percebo nada de gráficos, mas deixo aqui uma pergunta para os entendidos na coisa. As duas rectas vermelhas têm que estar paralelas? Se sim talvez vá parar nos 6300 e não nos 5800.

cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

por Eco Tretas » 13/5/2010 23:43

BePatience Escreveu:Aqui tens.

Cumprimentos

Obrigado!
É elucidativo...

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

psi 20

por rilha » 13/5/2010 23:06

desculpem mas no post anterior não
saiu o gráfico.

vai agora

rilha
Anexos
psi-20.jpg
psi-20.jpg (159.31 KiB) Visualizado 5319 vezes

psi 20

por rilha » 13/5/2010 23:03

boa noite a todos

num post anterior tinha questionado os leitores do
fórum acerca da possibilidade de ser possível no nosso psi-20 se estar a concretizar um
measured move com target nos 5800 pts.
entretanto após algumas sessões de valorização parece-me, quanto a mim, que ainda continua a ser possível este cenário.
quanto ao horizonte temporal desta tendência de baixa, e utilizando uma projecção baseada numa T-Formation, encontro o horizonte temporal na 3ª semana de agosto.
isto não quer dizer que nesta data o índice esteja a
cotar nos 5800 pts. poderá estar a cotar a menos ou a mais. apenas que mais ou menos nesta data
é que haverá inversão deste movimento de baixa.

deixo o gráfico.

um abraço

rilha
Anexos
psi.jpg
psi.jpg (10.06 KiB) Visualizado 5333 vezes

por Sr_SNiper » 13/5/2010 22:59

mapaman Escreveu:Bear market instalado no psi20,doa a quem doer.

Qualquer abanão vindo de fora faz aumentar a volatilidade e acelera as quedas.

Se conseguirem meter o indice acima dos actuais valores fica a esperança de uma longa e penosa recuperação.

Se os states entrarem Bear market então o psi ao acompanhar desaparece :shock:
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por canguru » 13/5/2010 22:54

BePatience Escreveu:Do 0 mesmo é difícil ;) mas penso que no inicio de 2003 é um bom ponto de partida e dá para ver a evolução e regressão geral dos índices. Na actual data. a distância do Psi para o Dax são aproximadamente 48%
Aqui está.

Tenho ideia que a formula de cálculo do DAX é bastante diferente do PSI20 (julgo que o DAX incorpora os dividendos?) pelo que a comparação não é legitima.

Registado: 6/4/2008 22:41

por mapaman » 13/5/2010 22:30

Bear market instalado no psi20,doa a quem doer.

Qualquer abanão vindo de fora faz aumentar a volatilidade e acelera as quedas.

Se conseguirem meter o indice acima dos actuais valores fica a esperança de uma longa e penosa recuperação.
Anexos
psibuumm.jpg
psibuumm.jpg (49.16 KiB) Visualizado 5455 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por artista_ » 13/5/2010 22:02

BePatience Escreveu:
Do 0 mesmo é difícil ;) mas penso que no inicio de 2003 é um bom ponto de partida e dá para ver a evolução e regressão geral dos índices. Na actual data. a distância do Psi para o Dax são aproximadamente 48%
Aqui está.

Thanks, o que quis dizer é que no início todos partissem do mesmo valor, de uma base zero...

Engraçado que no topo de 2007 o PSI foi o que chegou mais alto, neste momento é o que está mais baixo, ou seja, como diz o outro, é só fazer as contas! :lol:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BePatience » 13/5/2010 20:25

artista Escreveu:

Cumprimentos

Ola BePatience, não consegues um gráfico do mesmo periodo em que todos partam do zero? Neste o PSI parece as "lebres" do atletismo, começa claramente na frente a acelarar o ritmo mas depois fica-se para trás... vamos lá ver se o Psi não desiste, como as "lebres"! :mrgreen:

Do 0 mesmo é difícil ;) mas penso que no inicio de 2003 é um bom ponto de partida e dá para ver a evolução e regressão geral dos índices. Na actual data. a distância do Psi para o Dax são aproximadamente 48%
Aqui está.
Anexos
Indice.jpg
Indice.jpg (51.08 KiB) Visualizado 5677 vezes

Registado: 15/3/2010 16:54

por artista_ » 13/5/2010 17:45

Cumprimentos

Ola BePatience, não consegues um gráfico do mesmo periodo em que todos partam do zero? Neste o PSI parece as "lebres" do atletismo, começa claramente na frente a acelarar o ritmo mas depois fica-se para trás... vamos lá ver se o Psi não desiste, como as "lebres"! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Sr_SNiper » 13/5/2010 17:45

EuroVerde Escreveu:SNiper,
achas que o padrão do indice está a ser igual?
Não tem comparação. Se vires o gráfico que coloquei na página anterior faz mais sentido, isto porque o indice já esteve a cair quase em queda livre e depois recuperou.
Esse padrão gráfico que nos mostras já acredito que se dê em algumas empresas da praça portuguesa, entre as quais Martifer. Agora no indice não confirmo.
Abraço

Claro que o PSI não está como no gráfico,a té porque se estivesse estavamos todos a ppão e água hoje :)
Eu vi o teu gráfico, pelo que me pareceu não estás muito bull no psi 20...

por EuroVerde » 13/5/2010 17:43

SNiper,
achas que o padrão do indice está a ser igual?
Não tem comparação. Se vires o gráfico que coloquei na página anterior faz mais sentido, isto porque o indice já esteve a cair quase em queda livre e depois recuperou.
Esse padrão gráfico que nos mostras já acredito que se dê em algumas empresas da praça portuguesa, entre as quais Martifer. Agora no indice não confirmo.
Abraço

Registado: 29/11/2007 11:19

por Sr_SNiper » 13/5/2010 17:38

Podemos enquadrar isto no PSI20?

Li hoje esta parte do livro do Magee e achei interessante tendo em conta os dias que vivemos no psi20
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (150.1 KiB) Visualizado 5935 vezes

por BePatience » 13/5/2010 15:39

Aqui tens.

Cumprimentos
Anexos
indice.jpg
indice.jpg (58.7 KiB) Visualizado 6155 vezes

por Eco Tretas » 13/5/2010 14:28

BePatience Escreveu:Boas Eco,

Diz as datas e podemos por aqui um gráfico para que possas consultar.

Cump

O início do ano, ou então desde a crise Outono 2008. A ideia é ver como os Indices reagiram às notícias...

Obrigado pela disponibilidade,

Ecotretas

por BePatience » 13/5/2010 13:14

Boas Eco,

Diz as datas e podemos por aqui um gráfico para que possas consultar.

Cump

por Eco Tretas » 13/5/2010 13:12

Alguém sabe onde se pode comparar o histórico de vários Indices em simultâneo? Seria interessante comparar a evolução conjunta de vários Indices (estou interessado em PSI20, IBEX, CAC e DAX).

Ecotretas

por Eco Tretas » 13/5/2010 10:11

pocoyo Escreveu:
EuroVerde Escreveu:O que pode acontecer ao PSI20 quando reverem de novo a rating da dívida portuguesa?

Deixo para reflectir um padrão comum que pode ser semelhante ao que o PSI20 está desenhando.

Podem até meter o rating em "caca de cão".
O que é que isso, agora, afecta? No limite o BCE compra a emissão de divida portuguesa e vende-a, ele, aos que não quiseram comprar a Portugal.

Apesar de tudo, o crescimento do primeiro trimestre deve esmorecer um bocado o downgrade.
Mas continuamos com o problema de termos os nossos políticos! Esse é que é o problema. Basta ver as piadas sem jeito do Sócrates a propósito dessa subida de ontem. E este problema dos políticos não sei como o iremos resolver...

Ecotretas

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], macau5m, PAULOJOAO, Pmart 1, TTM62 e 72 visitantes