Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Midas » 20/6/2013 22:50

Serra Lapa Escreveu:ADVERTÊNCIA: Este post não deve ser lido pelo Reiposto, ou pessoas sensíveis!

Invesco Balanced-Risk Alloc E

hoje -2,5%! Isto está pior que acções! :(

Não está não! Já vistes os índices bolsistas mundiais?

Tudo RED, no mínimo -2,00 a -3,50%!

O Invesco, tem 1/3 em acções, 1/3 em obrigações e 1/3 em matérias-primas. Tudo caiu.

Eu gostei deste post, que explica os mercados:

djovarius Escreveu:Boa tarde,

Ponto de ordem: o USD foi o grande beneficiado no mercado cambial desta tempestade pós-FED.
Agora, os mercados parecem fazer alguma lógica.
Tudo em queda face ao USD.
Sobre o mercado acionista, esta é a correção que todos esperavam, está mesmo com cara disso mesmo. Os mercados emergentes já tinham dado o sinal. Por exemplo, o índice Brasileiro quebrou suportes importantes e tem muito para cair ao longo do Verão.
O mercado obrigacionista está também cada vez mais a suscitar preocupações (mau sinal para os PIIGS).

As commodities, sobretudo as mais especulativas vão entrando em claro território urso, com destaque para as perdas do Ouro e da Prata. Há mais espaço ainda para quedas.

Aversão ao risco = rei USD = cash is king !!

No mercado cambial isto tem implicações difusas.

Por um lado, o USD aprecia-se claramente face ao CAD e ao AUD, por conta do descalabro das matérias primas (nem o petróleo escapa). No caso do AUD/USD (ver gráfico recente), estamos num território perigoso, podendo o par descambar até 0,80 se não retomar subidas rapidamente.
O caso do JPY, que já foi uma espécie de refúgio, é peculiar. Em momentos de más notícias comporta-se como uma divisa dos emergentes.
A verdade é que suportes importantes como no USD/JPY e no EUR/JPY aguentaram-se bem, dando ímpeto aos touros.

E o nosso EUR/USD continua numa fase que não aprecio. Justamente quando parecia fugir à força de atração de 1.33xx, eis que volta a 1.32 - sabe-se lá se vai ainda testar os 1.30 - tudo é possível num mercado agitado. Portanto, zona de ninguém entre 1.28xx e 1.33xx é o cenário mais exequível.

Afinal, a euforia sempre leva ao seu contrário, nestes mercados alimentados a liquidez artificial.

Abraço

dj

Fonte:
Forex - tópico geral - 2ºT - 2013
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &start=373
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Reiposto » 20/6/2013 22:46

Serra Lapa Escreveu:ADVERTÊNCIA: Este post não deve ser lido pelo Reiposto, ou pessoas sensíveis!

Agora deste cabo de mim :wall:
Mas quem me manda vir para aqui não tenho mesmo juízo nenhum
Apesar de tudo a terra gira

Registado: 8/2/2012 18:09

por SERRA LAPA » 20/6/2013 22:31

ADVERTÊNCIA: Este post não deve ser lido pelo Reiposto, ou pessoas sensíveis!

Registado: 17/3/2008 4:57

por Figueiraa1 » 20/6/2013 16:11

VirtuaGod Escreveu:Concordo a 200% com toda a gente que diz que fazer timming é mais lucrativo.

O problema é ser bem sucedido a faze-lo. 95%+ das pessoas perdem $ a fazer market timming. Há diria que pelo menos uma centena de estudos a dizer que se perde dinheiro fazendo timming e que ser activo só sai borrada.

“There are two sensible approaches to investing -- either 100 percent active or 100 percent passive,

http://www.bloomberg.com/news/2012-01-3 ... stors.html
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por VirtuaGod » 20/6/2013 15:43

Serra Lapa Escreveu:Não tenho já palavras para te agradecer a paciência que tens para nos explicares o funcionamento dos mercados.

Como recompensa , vai mais uma perguntita :mrgreen:

Afirmaste :

VirtuaGod Escreveu:

A queda das treasuries fez com que a yield a 10 anos subisse e está agora a 2.354%. Há um mês estava a 1.6%. Os fundos cairam mas as "taxas"/yields futuras subiram. Isso é que faz com que as quedas actuais vão representar mais lucros futuros. A queda constante da yield é que pode "matar" um fundo obrigacionista e fazer com que a rentabilidade passe para 2 ou 3%. A volatilidade de curto prazo transforma-se em rentabilidades de médio/longo prazo.

Se a queda vai acabar amanhã, no próximo mês ou no próximo ano não sei, mas quedas de curto prazo representam yields mais altas que por sua vez são excelentes para investidores de médio/longo prazo, se conseguirem manter os fundos até lá claro.
.

Não fazia sentido vender agora a carteira e recomprá-la daqui por uns tempos, de modo a não se ter o impacto negativo e desta forma aumentar a rentabilidade?

Concordo a 200% com toda a gente que diz que fazer timming é mais lucrativo.

O problema é ser bem sucedido a faze-lo. 95%+ das pessoas perdem $ a fazer market timming. Há diria que pelo menos uma centena de estudos a dizer que se perde dinheiro fazendo timming e que ser activo só sai borrada.

Não vamos inventar a roda pessoal, se se fizesse dinheiro a fazer timming a maioria faria. O que se mostra é que não se faz. Quem disse que ontem não teria subido em vez de descer depois do discurso? Quem soubesse era shortar as treasuries alavancado e ficava rico, nem sei para anda em fundinhos :mrgreen:

Não digo que no curto prazo não corresse bem, pessoalmente fazer trading nesta corrrecção até me teria corrido bem, mas em outras mais pequenas teria-me corrido mal.

No longo prazo trading custa $ e essa a questão que custa a entender. Por mais simples que pareça que ng sabe o futuro há uma quantidade gigantesca de pessoas que acham que o consegue. Desejo-lhe boa sorte!! :wink:

O Paulson era outro que sabia mais que o mercado e era mais esperto que o resto do mundo e até mete pena vê-lo a arrebentar com milhares de milhões de dólares, o jeitinho que aqui me fazia!!

Por outro lado o Swensen tem-se saído muito bem não tentanto adivinhar o mercado. O Norway Pension Fund (maior "Sovereign wealth fund" do mundo tb não se sai mal). Este último é tão grande que quem o gere tem de invesntar técnicas para gerir tanto dinheiro e quando perguntaram porque não o gerem como o Swensen disseram que era grande demais para poder diversificar dessa forma. Basicamente compraria todo o mercado LOL

Mas aqui o que interessa é que nenhum dos dois faz timming, provavelmente o fundo da nóruega nem conseguiria de tão grande que é. Temos de investir como os grandes que ganham dinheiro e deixar de Market timming e essas coisa que para a maioria das pessoas só custa $ no médio/longo prazo.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 20/6/2013 16:35, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por gonguedes » 20/6/2013 15:42

Já agora acho muita piada o nome deste topico chamar-se fundos de baixo risco. -4.5% em 15 dias mais parece baixo risco?

Registado: 29/11/2007 3:40

por gonguedes » 20/6/2013 15:40

Boa tarde,

Como tinha previsto já temos as yields a caminho dos 3.5%, o S&P a caminho dos 1100 e o DAX a caminho dos 5500. Tudo isto até inicio de Agosto.

PS: Virtualgod, concordas com esta previsão?

Registado: 29/11/2007 3:40

por safita » 20/6/2013 10:22

Reiposto Escreveu:
safita Escreveu:
Reiposto Escreveu:
safita Escreveu:hoje sim, "vamos levar com a moca dos pregos" (como se diz na minha terra) :lol:

Reiposto, nao caias na tentação de ir ver... ou se fores toma 3 ou 4 comprimidos antes...

david

Se já não via agora é que não vejo mesmo, mas acreditem que estou mesmo muito preocupado com estas descidas em todos os investimentos, são noticias da FED são noticias da China são noticias do Japão da Europa o melhor é nem saber neste momento estou a perder em todos os investimentos todos são todos e são bem diversificados.

dica pessoal:
desligar a TV, a net e nao ler jornais...
ir comer uns caracois e beber umas minis ao entardecer. Parar 5 minutos e pensar: "ah, afinal o mundo é perfeito"...

brincadeiras a parte, o que faz da vida algo desafiante é o risco. O risco faz parte de tudo aquilo que fazemos. Quando me iniciei nos fundos de investimento pensei que iria la alocar o dinheiro e me iria esquecer dele durante uns tempos (anos)...
Se temos a necessidade de consultar todos os dias se os fundos sobem ou descem, entao estamos no investimento errado.

Descontraido mas atento. :wink:

david

Repara quando o emprego era uma coisa que se arranjava ao virar da esquina penso que neste momento estava em qualquer tipo de investimento sem muito stress e longo o problema é se um tipo fica desempregado de repente e necessita de dinheiro e nesse mesmo momento está com perdas bastante acentuadas que esperava recuperar pois estava longo ai é que fica difícil e por isso penso que será a melhor estratégia continuar a ver cair o valor investido em fundos sem nada fazer ou como alguns dizem reforçar?
Eu de momento vou continuar numa prepectiva longa no investimento até porque como já disse antes os entendidos na matéria assim o recomendam, quanto a estar desligado de tudo acho muito difícil quando se trata de dinheiro faz parte do ser humano essa preocupação.

partilho as tuas opinioes\preocupações mas por natureza sou uma pessoa optimista. Não consigo ver um futuro tão negro. E mesmo que aconteça (bate na madeira 3 vezes) creio que o ser humano tem uma capacidade de adaptação enorme (dai a evolução que houve desde as cavernas ate ao presente).

"a necessidade aguça o engenho"

ja agora pk nao fazes como eu, eu tenho um exel em que registo a valorização\desvalorização mensalmente e durantes os restantes 30 dias do mes, vou vivendo mais ou menos feliz e mais ou menos ignorante.

david

Registado: 19/10/2012 9:39

por Reiposto » 20/6/2013 10:15

safita Escreveu:
Reiposto Escreveu:
safita Escreveu:hoje sim, "vamos levar com a moca dos pregos" (como se diz na minha terra) :lol:

Reiposto, nao caias na tentação de ir ver... ou se fores toma 3 ou 4 comprimidos antes...

david

Se já não via agora é que não vejo mesmo, mas acreditem que estou mesmo muito preocupado com estas descidas em todos os investimentos, são noticias da FED são noticias da China são noticias do Japão da Europa o melhor é nem saber neste momento estou a perder em todos os investimentos todos são todos e são bem diversificados.

dica pessoal:
ir comer uns caracois e beber umas minis ao entardecer. Parar 5 minutos e pensar: "ah, afinal o mundo é perfeito"...

brincadeiras a parte, o que faz da vida algo desafiante é o risco. O risco faz parte de tudo aquilo que fazemos. Quando me iniciei nos fundos de investimento pensei que iria la alocar o dinheiro e me iria esquecer dele durante uns tempos (anos)...
Se temos a necessidade de consultar todos os dias se os fundos sobem ou descem, entao estamos no investimento errado.

david

Repara quando o emprego era uma coisa que se arranjava ao virar da esquina penso que neste momento estava em qualquer tipo de investimento sem muito stress e longo o problema é se um tipo fica desempregado de repente e necessita de dinheiro e nesse mesmo momento está com perdas bastante acentuadas que esperava recuperar pois estava longo ai é que fica difícil e por isso penso que será a melhor estratégia continuar a ver cair o valor investido em fundos sem nada fazer ou como alguns dizem reforçar?
Eu de momento vou continuar numa prepectiva longa no investimento até porque como já disse antes os entendidos na matéria assim o recomendam, quanto a estar desligado de tudo acho muito difícil quando se trata de dinheiro faz parte do ser humano essa preocupação.

por safita » 20/6/2013 9:53

Reiposto Escreveu:

david

dica pessoal:

david

por Reiposto » 20/6/2013 9:31

david

por jokerportuga » 20/6/2013 9:29

Reiposto Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Não tenho já palavras para te agradecer a paciência que tens para nos explicares o funcionamento dos mercados.

Afirmaste :

VirtuaGod Escreveu:

A queda das treasuries fez com que a yield a 10 anos subisse e está agora a 2.354%. Há um mês estava a 1.6%. Os fundos cairam mas as "taxas"/yields futuras subiram. Isso é que faz com que as quedas actuais vão representar mais lucros futuros. A queda constante da yield é que pode "matar" um fundo obrigacionista e fazer com que a rentabilidade passe para 2 ou 3%. A volatilidade de curto prazo transforma-se em rentabilidades de médio/longo prazo.

Se a queda vai acabar amanhã, no próximo mês ou no próximo ano não sei, mas quedas de curto prazo representam yields mais altas que por sua vez são excelentes para investidores de médio/longo prazo, se conseguirem manter os fundos até lá claro.
.

Não fazia sentido vender agora a carteira e recomprá-la daqui por uns tempos, de modo a não se ter o impacto negativo e desta forma aumentar a rentabilidade?

Tenho a mesma opiniao mas acredito nos entendidos na matéria :wink:

Não foi coisa que já não passasse pela cabeça n vezes.
E logo hoje que passei a "menos valias" :?

Registado: 18/1/2010 12:59

por Reiposto » 20/6/2013 9:25

Afirmaste :

VirtuaGod Escreveu:

.

Tenho a mesma opiniao mas acredito nos entendidos na matéria :wink:

por safita » 20/6/2013 9:21

hoje sim, "vamos levar com a moca dos pregos" (como se diz na minha terra) :lol:

david

por Texano Bill » 20/6/2013 6:31

VirtuaGod Escreveu:As obrigações ...

Bom post VirtuaGod :)

Registado: 20/8/2011 12:52

por SERRA LAPA » 20/6/2013 3:37

Não tenho já palavras para te agradecer a paciência que tens para nos explicares o funcionamento dos mercados.

Afirmaste :

VirtuaGod Escreveu:

.

Editado pela última vez por SERRA LAPA em 20/6/2013 8:43, num total de 2 vezes.

por VirtuaGod » 20/6/2013 1:57

Serra Lapa Escreveu:Virtua:

Podes escrever de forma a entender a tua mensagem?

Obrigado

As obrigações caem. As taxas de juro andam no sentido oposto, ou seja sobem. Se a taxa de juro a que empresto dinheiro a alguém sobe quer dizer que no futuro essa pessoa me vai pagar mais dinheiro. Como quando as OT estava a desconto, a yield subiu e vimos OT's a pagar mais de 10% ao ano em certa altura. As obrigações e a yield são inversamente correlacionadas.

Praticamente o meu sonho é termos as treasuries a 10 anos a 5.5% com inflação a 2%. Porque numa situação dessas basta as treasuries não se mexerem para ganharmos os 5.5%. Claro que o caminho até aos 5.5% (valor que a FED quer entre 2017 e 2019) tem de ser muito bem gerido por eles pois incorre em custos de curto prazo que podem ser incomportáveis para os investidores. E quendo digo investidores nem falo em mim ou em ti que verdade seja dita eles nem se interessam pelos nossos milharzinhos, mas sim ao Japão, China e principalmente o sector financeiro Americano que se pode ver MUITO aflito se eles deixarem esta situação continuar.

Não é fácil não, mas toda a gente diz que quer ser como os bancos e não perder. Nós estamos do lado dos bancos, ou seja, a investir como eles. O comum dos mortais não faz ideia da dificuldade de "não perder". Estamos a ver um cheirinho só. Imaginem 2008, 1994 etc. Perderam-se milhões. Tivessem os bancos vendidos ficavam a arder o $. Aí esta a diferença entre um investidor comum e um institucional.

Um dos maiores praticantes de asset allocation é o David F. Swensen, que gere 20 mil Milhões de dólares para a universidade de Yale. Perdeu 22% em 2008, mas manteve-se (não deve ter dormido bem umas noites LOL) e recuperou entretanto.

Não é investimento baseado em emoções ou instinto como Paulson que depois de passar a ser um dos mais ricos do mundo em 2008 com o maior trade da história shortanto o imobiliário de USA está desde essa altura a perder "apostas" constantemente, desde banca em 2011 a ouro nos dias que correm. Já deve ter perdido metade da fortuna dele, e dos clientes.

Temos de nos manter firmes e não investir como "nos apetece", isso é que distingue os vencedores dos vencidos. Os mercados não é mais que uma luta psicológica. Sobre ganhar dinheiro já está muito escrito e não é por isso que o comum dos mortais começou a ganhar dinheiro na bolsa. Não há santo grall, não há gurus, não há futurologistas, há é pessoas com tenacidade para aguentar nestas alturas e esses são poucos, não é porque é fácil!!

E isto para nós, que só temos de não fazer nada, imaginem para traders como o Ulisses que depois de perder uma boa parte de $ ainda tem de continuar a fazer trading e a estudar acções e estratégia de trading.

P.S. Experimentem jogar Poker (mas a sério, nem que seja apenas com 10 ou 25 cêntimos as blinds ou torneios de 5 euros, desde que seja um montante que vos seja relevante) e vejam o que uma "losing streak" afecta a capacidade de decisão racional de uma pessoa.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por SERRA LAPA » 20/6/2013 0:58

Virtua:

Podes escrever de forma a entender a tua mensagem?

Obrigado

por VirtuaGod » 19/6/2013 22:43

O que me vale é que a queda das obrigações quer dizer taxas de juro mais altas. Quer dizer que estou a emprestar o dinheiro a $ mais alto e no futuro vou colher louros disso, mas que está complicado ser optimista de curto prazo isso está... :(

Isso e saber que estes fundos não afundam tanto como os acionistas!!
Editado pela última vez por VirtuaGod em 20/6/2013 2:29, num total de 1 vez.

por jokerportuga » 19/6/2013 22:21

Reiposto Escreveu:
jokerportuga Escreveu:às vezes mais valia não ter internet nem tv... :mrgreen:

Podes crer eu ando á uns dias sem ver a minha carteira de fundos pk lido muito mal com perdas brutas :cry: andava á espera de noticias da reunião para ver se a coisa animava afinal dá nisto é acções a descer é os fundos assim já fica difícil aguentar

Temos que aguentar...e tentar NÃO pensar nas mais valias que "não ganhei", pois já passava de 1 milhar de €, já retirando o IRS e agora está a 0 e apartir de amanhã....

por Reiposto » 19/6/2013 22:14

jokerportuga Escreveu:às vezes mais valia não ter internet nem tv... :mrgreen:

Podes crer eu ando á uns dias sem ver a minha carteira de fundos pk lido muito mal com perdas brutas :cry: andava á espera de noticias da reunião para ver se a coisa animava afinal dá nisto é acções a descer é os fundos assim já fica difícil aguentar

por jokerportuga » 19/6/2013 21:49

às vezes mais valia não ter internet nem tv... :mrgreen:

por zaq1 » 19/6/2013 21:47

Amanhã preparem-se para o tombo:

Treasuries tumble on Bernanke comments

http://www.ft.com/intl/cms/s/0/b6fb3152 ... z2WhGeVec6

:x

Registado: 2/10/2012 12:22

por Be Cool » 19/6/2013 21:39

VirtuaGod Escreveu:
Be Cool Escreveu:Mudando um pouco de assunto, gostaria de aqui colocar uma questão que me parece cada vez mais pertinente e que é a seguinte:

Com o aproximar do fim do QE3, que impactos serão de esperar nas rentabilidades dos fundos de ações e obrigações? Ou, dito de outra forma, que ativos serão mais afetados: obrigações (e fundos) de países emergentes, obrigações high yield, obrigações investment grade, ações...?

Um pouco complicado de prever... mas a ressaca nunca é boa:|

Acho que basicamente vai haver uma baixa de rentabilidade de todos o fundos a médio prazo. Provavelmente os 10/12% ao ano que se fez nos últimos 4 anos (sendo provável 20/25% em 2009 e 3/5% em 2011) não se irão repetir :wink:

Pois é! Eu bem que estava a adivinhar as nuvens negras a aproximar-se.
E também acertaste em cheio no que poderia acontecer. Parabéns :wink:

Mas quando começaram as quedas, a tal "ressaca" que previas, no início de Maio, achei que era melhor aguentar a tempestade que se avizinhava e não resgatei logo, numa altura em que a componente obrigacionista da minha carteira de fundos, iniciada em julho de 2012, apresentava por exemplo o Pimco Global Bond, o Pimco Div Income e o Pimco Investment Grade com valorizações da ordem dos 6-8% e o Total Return e o Schroder's com 4-5%.

Hesitei... hesitei, e acabei por resgatar na semana passada. Com ganhos de 3-4% nos Pimcos e a zeros nos últimos dois.

Fiquei cheio de remorsos, mas achei que a situação ainda poderia piorar mais.

Tomei a decisão correta? Talvez não, mas achei preferível ficar a ver de fora até virem dias melhores.

Registado: 5/10/2005 18:05

por jokerportuga » 19/6/2013 21:13

Reiposto Escreveu:Depois da comunicação da FED se os fundos não sobem então no curto prazo não sei o que os podem fazer subir, isto está difícil fazer mais valias ai está está ...

x2

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 191 visitantes