Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por _Noah » 28/2/2014 10:49

lfhm Escreveu:
A meu ver a JM nunca quebrou o Bull de longo prazo.

Pode apenas ser uma retracção como a de 2008.

Para já gostava de ver aquela LTD a vermelho quebrada.

lfhm

Creio que as descidas vão continuar!!!!!!! A ida aos € 12,45.... parece-me o topo do canal descendente!!!!!!

Posso estar enganado!!!! Mas.... :-k

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por J Alves » 28/2/2014 10:47

Eurouro Escreveu:Isto é que vai aqui uma assorda(discussão)... uhm :shock:

JAlves, não te esqueças que na bolsa cada momento é único e não se repete.

Existem padrões semelhantes, mas não iguais, o trader técnico não pode esperar que o mercado se desenrole da forma que espera só para satisfazer um padrão ou sua projecção. Basta existir uma variavel para "estragar" todas as expectativas iniciais.

Técnicamente o JM está bull a longo prazo. Bear a medio prazo (desde Maio2013) e bear a curto prazo (desde finais de Novembro2013). A médio e curto prazo existem duas tendências bear perfeitamente visiveis.
Eu acredito que o mercado pode já anular a tendência bear de curto prazo indo já para cima da LTD do final de Novembro, ficando bear apenas a médio prazo.

Obrigado pelo teu sábio conselho Euroverde :?

Mas olha, espero que tenhas percebido o meu gráfico :!: Que é uma leitura de um swing trader

Registado: 3/3/2006 11:17

por Eurouro » 27/2/2014 23:03

Isto é que vai aqui uma assorda(discussão)... uhm :shock:

JAlves, não te esqueças que na bolsa cada momento é único e não se repete.

Existem padrões semelhantes, mas não iguais, o trader técnico não pode esperar que o mercado se desenrole da forma que espera só para satisfazer um padrão ou sua projecção. Basta existir uma variavel para "estragar" todas as expectativas iniciais.

Técnicamente o JM está bull a longo prazo. Bear a medio prazo (desde Maio2013) e bear a curto prazo (desde finais de Novembro2013). A médio e curto prazo existem duas tendências bear perfeitamente visiveis.
Eu acredito que o mercado pode já anular a tendência bear de curto prazo indo já para cima da LTD do final de Novembro, ficando bear apenas a médio prazo.

Registado: 18/7/2013 16:01

por epinay » 27/2/2014 21:26

Mr_Trump Escreveu:Teste, teste, 1,2,3...ora bem, sim senhor, vamos a ver se corre bem.

Boa noite a todos, este é o meu primeiro post, estou nervoso, pois não quero passar por tolinho...

Já vos conheço a todos, sigo o caldeirão há muito e tenho imenso gosto em poder começar a "debater" com todos as novidades dos nossos queridos mercadinhos.

Começando aqui pela JMT, que por acaso nem é das minhas preferidas (como qualquer maçarico gosto de "armazenar" toneladas de acções do BCP e BANIF, faz-me sentir importante!), fora ATs e AFs e etc...por acaso toda esta situação deste dia e destes resultados não vos traz um dejá vu digamos de...há uns 2 anos para cá?!

É porque se forem ver o que se passou o ano passado terá sido fotocópia de hoje: "maus resultados, tss tss tss, bierdronka e zlotys e o euro e que mau que foram"...e toma lá 18€! No ano anterior a 2012 foi...também a mesma história e embrulha 16€, se não estou em erro. Claro que a partir daí os gráficos são desastrosos (ainda não sei como inseri-los, mas tenho a certeza que todos comprovam facilmente esta história com um fácil gráfico de 3 anos), mas a verdade é que chega há altura dos resultados anuais e a cotada tem uma bizarra tendência de cair pela escarpa abaixo...e depois partir a loiça toda!

Naturalmente também temo a diabólica LTD e o PER e toda essa panóplia de coisas que tanto gostamos de relativizar, tomando sempre por aconselhável a análise do Ulisses a qual, já agora, tenderá a ser correcta no longo prazo (tenderá), por mais que a JMT possa atingir novos máximos já amanhã.

Mas deixo a questão de quem entrou hoje e está "curioso" até ao fim da semana: será que o habitus reinará, ou estaremos realmente perante a derrocada de uma cotada que até agora não mais fez do que "agir" como habitualmente?

Thank you all...Mr_Trup has left the building. Boa noite!

O Sr das Torres tb pensa o mesmo

Registado: 15/2/2012 12:50

por epinay » 27/2/2014 20:51

lfhm Escreveu:
J Alves Escreveu:Não sei se vai ter ou não (não sou bruxo!!!!)

Mas aquele volume de ontem pra mim foi claro que podiamos estar ali perante uma situação de exaustão. A ver vamos...

Eu na minha visão defendo o mesmo, sim posso estar errado.

Registado: 15/2/2012 12:50

por BearManBull » 27/2/2014 20:40

J Alves Escreveu:Não sei se vai ter ou não (não sou bruxo!!!!)

Mas aquele volume de ontem pra mim foi claro que podiamos estar ali perante uma situação de exaustão. A ver vamos...

Anexos
JM.png
JM.png (42.11 KiB) Visualizado 5853 vezes
JM_Fibo.png
JM_Fibo.png (44.59 KiB) Visualizado 5853 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por J Alves » 27/2/2014 19:05

Não sei se vai ter ou não (não sou bruxo!!!!)

As resistencias estão no gráfico o suporte também e a ltd também é só acompanhar

um abraço

_Noah Escreveu:
J Alves Escreveu: :?: :idea: :arrow:

J Alves, não é linear que o papel tenha o mesmo desempenho que no passado!!!!!!

Era bom, era .....

E, que os padrões fossem de relação, todavia não creio que assim seja...... Daí ter saído hoje!!!

Mas, quem comprou hoje, abaixo dos € 12,05, e, tiver nervos de aço, parabéns!!!!

Todavia, se os € 12,00 quebram..... :oh: Haverá espaço para mais descidas!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

por Ulisses Pereira » 27/2/2014 18:34

sadark, ninguém disse o contrário. Há sempre um comprador e um vendedor em qualquer operação em Bolsa....
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por _Noah » 27/2/2014 18:31

J Alves Escreveu: :?: :idea: :arrow:

J Alves, não é linear que o papel tenha o mesmo desempenho que no passado!!!!!!

Era bom, era .....

E, que os padrões fossem de relação, todavia não creio que assim seja...... Daí ter saído hoje!!!

Mas, quem comprou hoje, abaixo dos € 12,05, e, tiver nervos de aço, parabéns!!!!

Todavia, se os € 12,00 quebram..... :oh: Haverá espaço para mais descidas!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por sadark99 » 27/2/2014 18:21

Ulisses Pereira Escreveu:carlosmaga, a posição do eurouro não tem nada a ver com estas compras. Porque ele já está optimista há muito tempo, com a JM bem acima dos valores actuais. É uma perspectiva de longo prazo e duvido que alguém nessa perspectiva fique entusiasmado com uma compra de 140 mil acções. Até porque alguém as vendeu.

Um abraço,
Ulisses

Quando caem também alguém as compra.

Registado: 16/12/2009 21:13

por sadark99 » 27/2/2014 18:20

Ulisses Pereira Escreveu:carlosmaga, a posição do eurouro não tem nada a ver com estas compras. Porque ele já está optimista há muito tempo, com a JM bem acima dos valores actuais. É uma perspectiva de longo prazo e duvido que alguém nessa perspectiva fique entusiasmado com uma compra de 140 mil acções. Até porque alguém as vendeu.

Um abraço,
Ulisses

Quando caem também alguém as compra.

Registado: 16/12/2009 21:13

por J Alves » 27/2/2014 18:16

8-) :?: :idea: :arrow:
Anexos
J.MARTINS,SGPS.png

por Melchior » 27/2/2014 17:44

Hoje pude acompanhar mais ou menos a bolsa durante o dia. Vi uma dura batalha em torno dos 12,10 mas nunca pensei que fizesse este fecho :clap:

Será que "todas as notícias já foram descontadas" e pode a acção entrar no comboio rumo ao Norte? A ver vamos amanhã :?

Registado: 7/10/2013 23:57

por WofG » 27/2/2014 17:28

Eurouro Escreveu:
Tennis2 Escreveu:Até pode ser que tenhas razão e, de forma alguma, ponho em causa a tua forma de negociar com base nos fundamentais...
Agora, digo-te, é preciso ter "estômago" para aguentar com esta descida de mais de 30% e continuar a acreditar nos fundamentais ou, então, negociar só com base neles...

Tennis

A meu ver não houve degradação dos fundamentais, mas sim melhoria. No entanto como dizes o preço veio dos 18 para 12.
Mas não te esqueças que o investidor tenta comprar com desconto (margem de segurança), portanto nunca iria investir a 18 nem teria que "aguentar" uma descida dessas como focas.

Os reforços para preço médio são feitos só quando o mercado está a desconto e nunca mas nunca ao preço do valor ou acima dele. Esta abordagem de investimento também só se adequa a empresas acima da média. Na nossa praça só temos JM, cofina, Ibersol, altri. todo resto não presta.

Agora fiquei curioso, posso saber porque consideras que cofina, Ibersol e altri prestam e por exemplo portucel, Galp, EDP (entre outras) não prestam? Qual é o critério?
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Adam hedge » 27/2/2014 17:17

... sim srº aguentou se que nem um homem
Anexos
jm19.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ruffus86 » 27/2/2014 17:14

Rikurveojmal Escreveu:
Ruffus Escreveu:sim, ja tinha reparado.

Pode ser só o inicio do movimento de correcção e fecho do GAP

E achas que esse martelo será hoje ainda, amanhã, segunda feira?

se fechar a cima do preço de abertura, o martelo é hj.

mas fechar o GAP, se fechar, é nos proximos dias

Registado: 31/10/2013 13:54

por carlosmaga » 27/2/2014 17:11

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses,

Desconheço por completo os valores de entrada do Sr. Eurouro. Apenas pretendi sublinhar a sua posição optimista em relação à JMT.
Já a compra de quase 140 000 papéis por iniciativa compradora parece-me digno de realce, tendo em conta aquilo a que temos vindo a assistir há um bom par de meses.
Cumprimentos.

Registado: 28/8/2013 10:18

por Eurouro » 27/2/2014 17:08

Tennis2 Escreveu:Até pode ser que tenhas razão e, de forma alguma, ponho em causa a tua forma de negociar com base nos fundamentais...
Agora, digo-te, é preciso ter "estômago" para aguentar com esta descida de mais de 30% e continuar a acreditar nos fundamentais ou, então, negociar só com base neles...

Tennis

A meu ver não houve degradação dos fundamentais, mas sim melhoria. No entanto como dizes o preço veio dos 18 para 12.
Mas não te esqueças que o investidor tenta comprar com desconto (margem de segurança), portanto nunca iria investir a 18 nem teria que "aguentar" uma descida dessas como focas.

Os reforços para preço médio são feitos só quando o mercado está a desconto e nunca mas nunca ao preço do valor ou acima dele. Esta abordagem de investimento também só se adequa a empresas acima da média. Na nossa praça só temos JM, cofina, Ibersol, altri. todo resto não presta.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Ulisses Pereira » 27/2/2014 17:04

carlosmaga, a posição do eurouro não tem nada a ver com estas compras. Porque ele já está optimista há muito tempo, com a JM bem acima dos valores actuais. É uma perspectiva de longo prazo e duvido que alguém nessa perspectiva fique entusiasmado com uma compra de 140 mil acções. Até porque alguém as vendeu.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por _Noah » 27/2/2014 17:02

Eu já fiz o meu almoço de amanhã com a JMT!!!!

Entrei ontem a € 12,105; sai agora mesmo!!!!

Abraços!!!! :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah

Mas não digo que não volto, aliás.... já voltei, algumas vezes!!!! :mrgreen:

Imagem

por Moykan » 27/2/2014 16:56

Ruffus Escreveu:sim, ja tinha reparado.

E achas que esse martelo será hoje ainda, amanhã, segunda feira?
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary

Registado: 4/12/2013 16:27

por carlosmaga » 27/2/2014 16:55

Viram esta compra de quase 140 000 papéis?! Afinal, há quem partilhe da posição do Sr. Eurouro :)
Não subestimem o potencial desta máquina de fazer dinheiro...

Registado: 28/8/2013 10:18

por Badjuras » 27/2/2014 16:35

Touriga Franca Escreveu:Impressionante como uma empresa que até aumenta os lucros, tenha uma reacção como esta. Realmente as coisas em Portugal funcionam ao contrário. Quem tem prejuízos sobe na bolsa quem tem lucros cai... :roll:

Tem tudo a ver com expectativas. O mundo inteiro sabia que a JMT ia aumentar os lucros, isso não foi novidade e já estava incorporado no preço. A empresa em 2013 abriu em média quase uma loja por dia.. se os lucros não subissem aí é que algo estaria mesmo muito mal.

O mercado é que não estava a espera de uma redução tão abrupta na margem, logo tratou de corrigir o preço.

Registado: 15/1/2014 16:45

por Ruffus86 » 27/2/2014 16:29

sim, ja tinha reparado.

Registado: 31/10/2013 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Carlos73, farami, Google [Bot], HFCA, macau5m, nbms2012, niceboy, PAULOJOAO e 200 visitantes