BCP...
Aposta numa terceira via leva acções do BCP a dispararem 4%
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
O BCP valorizava 4,14%, numa altura em que alguns investidores estão a apostar numa terceira via para a resolução dos problemas de gestão e que poderá passar por uma aproximação ao BPI que sobe 1,22%. O reforço de accionistas para a AG de 27 de Agosto está a ajudar ao "rally". Depois do desbloqueio das acções, Berardo é um dos que está do lado da compra.
As acções do Banco Comercial Português (BCP) [Cot] chegaram a negociar em alta de 4,14% para os 3,77 euros, anulando a totalidade das perdas acumuladas no início da semana.
Operadores contactados pelo Jornal de Negócios dizem que "alguns investidores estão a apostar numa terceira via para a resolução dos problemas de gestão do banco e que poderá passar por uma aproximação ao BPI".
As acções do Banco BPI [Cot] seguem a negociar em alta de 1,22% para os 6,65 euros.
Depois do BPI ter assumido uma posição pública na assembleia geral (AG) coincidente com a facção que apoia Jardim Gonçalves, o mercado começou a especular sobre uma eventual aproximação entre os dois bancos.
Estas especulações ganharam contornos mais reais quando, em entrevista ao "Público", o fundador do banco mostrou-se favorável a uma maior concentração da banca nacional.
Questionado sobre a possibilidade do BCP e do BPI se juntarem amigavelmente, Jardim Gonçalves afirmou que é a favor "de alguma concentração no sector". "Qual? A máxima", acrescentou numa entrevista publicada no final de Julho.
Um outra justificação aventada para a subida das acções do BCP prende-se com a possibilidade de alguns accionistas de referência continuarem a reforçar as posições com vista a ganhar mais poder na continuação da AG agendada para 27 de Agosto.
Será o caso de Joe Berardo que ontem, em entrevista à SIC Notícias, disse ter estado (ontem) no mercado a comprar acções do BCP.
"O BCP está a subir com o reforço de accionistas a prepararem-se para a próxima AG. Há a possibilidade de poderem contar para a AG as posições adquiridas entretanto e, por isso, há esta movimentação", disse um outro operador citado pela agência Reuters.
Na última AG terão estado presentes cerca de 63% do capital do BCP, mas até agora os advogados continuam a digladiar argumentos sobre a possibilidade das novos acções, entretanto adquiridas, poderem contar para a reunião de 27 de Agosto.
Numa nota enviada ontem à imprensa, o BCP diz que "neste momento, as questões jurídicas e os procedimentos relacionados com a participação na assembleia geral estão a ser objecto de validação formal e serão divulgados de modo apropriado e urgente".
O BCP segue em alta de 3,59% para os 3,75 euros, com mais de 10 milhões de acções transaccionadas. O sector da banca na Europa também segue animado com um ganho de 1,3% (medido pelo índice Dow Jones Europe Stoxx Banks).
A Teixeira Duarte [Cot], a maior accionista do BCP com quase 10% do capital, segue igualmente em alta, com um ganho de 3,89% para os 3,47 euros.
rer
,
Confesso que fiquei admirado com a franqueza do Berardo..
, sem meias medidas falou de corrupçao e acima de tudo que a TDU e o Jardineiro queriam controlar o Banco
Será a terceira opçao a Caixa com a tdu por meio,m certo é q alguem sabe de mais.
.
Confesso que fiquei admirado com a franqueza do Berardo..

Será a terceira opçao a Caixa com a tdu por meio,m certo é q alguem sabe de mais.
.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
O rumor é isso mesmo: consta que...
Não tem de haver nada em concreto ainda. Há tantas hipóteses de haver OPA ao BCP como de não haver mas o certo é que já se fala mais nisso e que o banco está muito apetecível e exposto, está.
Quem acredita como eu e investiu nesse sentido ganha se houver OPA e quem não acredita não ganha. E Vice-versa.
Não tem de haver nada em concreto ainda. Há tantas hipóteses de haver OPA ao BCP como de não haver mas o certo é que já se fala mais nisso e que o banco está muito apetecível e exposto, está.
Quem acredita como eu e investiu nesse sentido ganha se houver OPA e quem não acredita não ganha. E Vice-versa.
Human vs Algorithm
Há malta que gosta mesmo de andar na "corda bamba", o BCP sobe hoje e amanhã desçe, o Banco nestas condições não sei se existe alguem quer quem seja fazer uma OPA, porque na verdade existe muitos rumores disso, mas em concreto não vejo nada. "falam..falam.. e não vejo a fazer nada.."
O meu Warrant está cada vez mais estupido, quando a cotação do BCP desce o warrant devia subir
, agora a cotação do BCP sobe o Warrant desce, a reacção nas descidas da cotação o warrant reagae logo o vice verso é que não, cada vez precebo menos disto.
O meu Warrant está cada vez mais estupido, quando a cotação do BCP desce o warrant devia subir

Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Essa história da OPA já se torna um tanto ou quanto desagradável. Se houver alguém interessado em fazer uma oferta pública de aquisição sobre o BCP (não duvido que haja pois oiço muitos analistas referirem que o BCP é um banco é interessante) esse alguém deverá ser suficientemente esperto para deixar o barco afundar mais um pouco. Depois as soluções estão muito longe de se atingirem e não creio que num futuro próximo o problema se resolva, principalmente se continuarem a insistir numa solução que passa pela manutenção dos 2 actuais lideres mediante um acordo. A clivagem está presente há muito e não creio que haja acordo possível. Para se trabalhar em conjunto tem de haver uma relação empática e tranquila e isso já não é fácil de atingir, o próprio PTP já disse que foram abertas feridas insanáveis. Mesmo que fique apenas 1 dos 2 continua a ser mau, no meu ponto de vista, pois ambos têm um comportamento obstinado pelo poder. Estão a utilizar a sua capacidade financeira e a influência para tomar posições em lugar de tomarem uma posição através de um projecto benéfico para o banco.
Eu vi essa referência na sic notícias, mas parece-me que essa "estória" da opa só se levanta por quem tem interesses em que isso aconteça. Para mim é muito mais válido o comentário de Miguel Sousa Tavares na TVI. Ele é tão leigo na matéria como a maioria dos pequenos accionistas (ele é também um pequeno accionista, embora não do BCP como fez questão de referir) e pode muito bem representar a opinião e as preocupações destes, uma opinião imparcial, de resto. E ele tem toda a razão quando, grosso modo, diz que a luta pelo poder que está a acontecer no BCP é uma vergonha e está a desgastar a imagem do BCP aos poucos. Quando a maioria dos bancos gasta milhões a promover a imagem do banco e ficam nervosos quando a imprensa faz alguma referência desagradável à instituição, o BCP está a destrui-la de dentro para fora, promovendo ele próprio a má publicidade no mercado e tudo por causa de uma guerrilha de poder medíocre. Este guerrilha trará consequências graves para a imagem do banco e isso, inevitavelmente, reflectir-se-á nos lucros. Terá de gastar milhões para repor a imagem do banco e os maiores prejudicados são os pequenos accionistas.
Resumindo, nem PTP nem JG são merecedores da posição que ocupam depois deste comportamento. Eu pessoalmente sou a favor da terceira solução: mudar tudo.
Abraço.
Eu vi essa referência na sic notícias, mas parece-me que essa "estória" da opa só se levanta por quem tem interesses em que isso aconteça. Para mim é muito mais válido o comentário de Miguel Sousa Tavares na TVI. Ele é tão leigo na matéria como a maioria dos pequenos accionistas (ele é também um pequeno accionista, embora não do BCP como fez questão de referir) e pode muito bem representar a opinião e as preocupações destes, uma opinião imparcial, de resto. E ele tem toda a razão quando, grosso modo, diz que a luta pelo poder que está a acontecer no BCP é uma vergonha e está a desgastar a imagem do BCP aos poucos. Quando a maioria dos bancos gasta milhões a promover a imagem do banco e ficam nervosos quando a imprensa faz alguma referência desagradável à instituição, o BCP está a destrui-la de dentro para fora, promovendo ele próprio a má publicidade no mercado e tudo por causa de uma guerrilha de poder medíocre. Este guerrilha trará consequências graves para a imagem do banco e isso, inevitavelmente, reflectir-se-á nos lucros. Terá de gastar milhões para repor a imagem do banco e os maiores prejudicados são os pequenos accionistas.
Resumindo, nem PTP nem JG são merecedores da posição que ocupam depois deste comportamento. Eu pessoalmente sou a favor da terceira solução: mudar tudo.
Abraço.
- Registado: 15/1/2007 11:48
Afinal ainda está tudo por decidir...
Capital pode mudar até dia 27 mas presidente da mesa ainda não decidiu
08/08/2007
O presidente da mesa da assembleia geral (AG) do BCP ainda não decidiu o que vai acontecer às acções do BCP até dia 27, data para o recomeço da reunião. Se seguir a nova recomendação da CMVM, Germano Marques da Silva deverá determinar o desbloqueio dos títulos, que assim serão livremente transaccionados.
Isto porque o supervisor defende que os accionistas não devem ficar impedidos de transaccionar os seus títulos por mais de cinco dias, quanto mais durante três semanas.
Se o presidente da mesa optar por esta solução, a sua decisão pode resultar na alteração das posições accionistas de vários investidores e ainda implicar que, no segundo "round" da AG, esteja presente uma percentagem de capital diferente da que se fez representar anteontem.
"Estou a estudar a situação porque há três hipóteses", desde o bloqueio das acções, à sua libertação total (com novo bloqueio cinco dias antes de dia 27), passando pela cristalização das percentagens de capital, admitiu Marques da Silva ao JdN. Em comunicado, o BCP garantiu ontem que "as questões jurídicas e os procedimentos relacionados com a participação na AG (...) serão divulgados de modo apropriado e urgente".
- Registado: 17/7/2006 16:09
Nunnos, como é óbvio, o Berardo tem interesse em fomentar esse tipo de rumores que favorecem a especulação e a subida de preços das acções que tem em carteira. Faz o papel dele, independentemente de o BCP se "estar a colocar a jeito" para que isso aconteça, sobretudo se as acções começarem a cair...!
Editado pela última vez por Pata-Hari em 7/8/2007 21:20, num total de 1 vez.
Eu não vi mas na RTP quando falaram no BCP também focaram esse ponto da fragilidade e da possibilidade de OPA. Na legenda referia RUMOR DE OPA AO BCP.
A mim não me admira pois aquilo está completamente desgovernado com esta administração. Tem de vir alguém de fora levar o banco a bom porto que com estes está visto que já não dá nada de jeito. E a estratégia do PTP não me convence nada mesmo.
A mim não me admira pois aquilo está completamente desgovernado com esta administração. Tem de vir alguém de fora levar o banco a bom porto que com estes está visto que já não dá nada de jeito. E a estratégia do PTP não me convence nada mesmo.
Human vs Algorithm
Eu essa parte n ouvi, pois não vi a entrevista de princípio, agora no final se percebi bem o Joe acusa o JG de crime de colarinho branco.
Ao que parece aquela suposta AG de ontem foi uma autêntica palhaçada a começar pelo Presidente da mesa.
Cumps
Ao que parece aquela suposta AG de ontem foi uma autêntica palhaçada a começar pelo Presidente da mesa.
Cumps
- Registado: 29/12/2006 17:12
Não sei qual o impacto do que ouvi pelas 21h15 na sic noticias, que estavam a comentar o que se passou ontem na assembleia do bcp e o convidado era o Comendador Joe Berardo: Falou-se sobre rumores existentes numa possivel opa ao BCP pela condição fragil em que esta.
Alguem mais viu?
Abraço
Nuno Guedes
Alguem mais viu?
Abraço
Nuno Guedes
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...
e que vos parece que amanhã sucederá com essa noticia?
Será que teremos uma recuperação pela tranquilidade que poderá advir dessa noticia ou teremos ainda um acentuar da queda até determinar qual a estratégia a adoptar?
Será ainda que a TD irá seguir para norte, caso o BCP dê sinais de inversão?
Será, Será, Será, Será......
Cumprimentos
Será ainda que a TD irá seguir para norte, caso o BCP dê sinais de inversão?
Será, Será, Será, Será......
Cumprimentos
- Registado: 6/2/2007 19:15
bcp
Por toda Europa as bolsas subiram e ja ontem nos Estados Unidos impulsionadas pelo sector da banca ,por ca foi o que se viu graças ao que se passa com o maior banco privado portugues por tudo isto e para bem do nosso mercado alguem tinha ou tera de sair no bcp e no meu entender so poderia sair quem perdeu e esse foi claramente PTP
- Registado: 7/9/2005 19:10
Re: demissão?
Se tiver palavra e o que tem a fazer , perdeu em toda a linha , assim pode permitir que o banco tome um rumo o que e deveras importante para o nosso mercadoJAS Escreveu:O Bllomberg passou agora em rodapé que se demitiu o CEO do BCP.
JAS
- Registado: 7/9/2005 19:10
BCP toma medidas para que próxima AG decorra com “perfeita normalidade”
O Conselho de Administração do BCP “lamenta profundamente” os problemas sucedidos ontem na assembleia geral, ordenou averiguações para esclarecer as deficiências e diz que adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
O Conselho de Administração do BCP "lamenta profundamente" os problemas sucedidos ontem na assembleia geral, ordenou averiguações para esclarecer as deficiências e diz que adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade.
A AG do BCP foi ontem suspensa até 27 de Agosto, devido a problemas informáticos relacionados com a votação, algo que o Conselho de Administração Executivo "lamenta profundamente", pedindo desculpa aos accionistas "pelos transtornos causados".
"O Conselho de Administração Executivo tem consciência da gravidade da situação e ordenou já as averiguações necessárias para o esclarecimento das causas das deficiências verificadas, as quais serão comunicadas aos Accionistas do Banco e ao mercado logo que apuradas em toda a sua extensão", refere um comunicado assinado pelo Conselho de Administração Executivo.
A mesma fonte assegura que "já adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade".
E acrescenta que "neste momento, as questões jurídicas e os procedimentos relacionados com a participação na Assembleia Geral estão a ser objecto de validação formal e serão divulgados de modo apropriado e urgente".
O Conselho de Administração do BCP “lamenta profundamente” os problemas sucedidos ontem na assembleia geral, ordenou averiguações para esclarecer as deficiências e diz que adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade.
--------------------------------------------------------------------------------
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
O Conselho de Administração do BCP "lamenta profundamente" os problemas sucedidos ontem na assembleia geral, ordenou averiguações para esclarecer as deficiências e diz que adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade.
A AG do BCP foi ontem suspensa até 27 de Agosto, devido a problemas informáticos relacionados com a votação, algo que o Conselho de Administração Executivo "lamenta profundamente", pedindo desculpa aos accionistas "pelos transtornos causados".
"O Conselho de Administração Executivo tem consciência da gravidade da situação e ordenou já as averiguações necessárias para o esclarecimento das causas das deficiências verificadas, as quais serão comunicadas aos Accionistas do Banco e ao mercado logo que apuradas em toda a sua extensão", refere um comunicado assinado pelo Conselho de Administração Executivo.
A mesma fonte assegura que "já adoptou as medidas adequadas para que a continuação da Assembleia Geral decorra com perfeita normalidade".
E acrescenta que "neste momento, as questões jurídicas e os procedimentos relacionados com a participação na Assembleia Geral estão a ser objecto de validação formal e serão divulgados de modo apropriado e urgente".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Re
Pata-Hari Escreveu:Do pessoal que tinha as acções cativas e que disse que tinham sido desbloqueadas, alguém efectivamente as transaccionou (ou seja, tem a certeza absoluta que estão descativas)? por favor confirmem e digam em que banco estão, por favor.
Que silêncio...
Afinal ninguém tem acções desbloqueadas?
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
h
Tambem acho Jas, afinal imaginemos que metade dos accionistas vendem hoje as suas posiçoes totais..
e dia 27 vao decidir o futuro do banco sem terem um tostao la metido, ou em caso de venderem e nao poderem votar..quem vai votar??
Algo me escapa aqui...
.
e dia 27 vao decidir o futuro do banco sem terem um tostao la metido, ou em caso de venderem e nao poderem votar..quem vai votar??
Algo me escapa aqui...
.
.
- Registado: 19/2/2007 10:01
Quem está ligado: