BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Boas colegas do caldeirao!
Eu tenho o BCP desde os .105€, com muitas unhas consumidas!!!!
mas sempre fiel aos meus objectivos, sem stops ate aos 21€, apartir dai, colocar sempre um stop ja que atingi o Objectivo pretendido.
Coloquei o um stop a 22.27€, sei que tenho uma almofada jeitosa e devia estar nas calmas...mas na correcçao, na altura certa, podemos sempre ganhar o extra!!!
Dilema: "arrisco" (muito subjectivo) porque ja estou a ganhar e deixo stop!!!!!
ou
"nao arrisco" retiro o stop, bebo uma cerveja e deixo a açao brincar as correcçoes e espero que isso passe!
Eu tenho o BCP desde os .105€, com muitas unhas consumidas!!!!

Coloquei o um stop a 22.27€, sei que tenho uma almofada jeitosa e devia estar nas calmas...mas na correcçao, na altura certa, podemos sempre ganhar o extra!!!
Dilema: "arrisco" (muito subjectivo) porque ja estou a ganhar e deixo stop!!!!!

ou
"nao arrisco" retiro o stop, bebo uma cerveja e deixo a açao brincar as correcçoes e espero que isso passe!

Editado pela última vez por DIRECTIVO em 13/3/2014 1:04, num total de 1 vez.
- Registado: 17/2/2013 19:40
Aurio75 Escreveu:Boa noite malta.
Vou só escrever umas breves notas:
-muitos de vocês não querem perder nada, mas aprender a perder é um dos principais passos para ter sucesso,
e para isso é necessário saber quantos €´s estamos dispostos a perder, e qual a % que a ação tem que descer para
segundo o sistema de cada um, já não se verificarem as probabilidades de sucesso que identificámos, e aí €´s e % irá
dar o nº de ações que poderemos comprar, o valor a que estará o STOP e aí já podem viver o dia a dia e dormirem sem grandes stresses.
- Malta, tenham um plano, um sistema de entradas e saidas, se usam gráficos diários não estejam sempre a tentar seguir
hora a hora, tenham sempre um valor ou % para o risco.
Eu fiz todo o tipo de asneiras que se possam imaginar, como muitos de vocês tinha um trabalho, mas ao ter acesso diáriamente ás
cotações sofria demáis, tentava fazer "daytrading", para não perder nada, mas como não podia atuar sempre que queria, foi
terrivel, cheguei a ganhar milhares de euros numa tarde, para depois perde-los e ainda mais.
Negociei ações chinesas,sem liquidez, depois fui para ETF´s alavancados, só depois de vários anos é que me orientei, desenvolvi
um sistema que consigo seguir e ter resultados positivos, controlo o risco que posso ter, e tenho mais maturidade e experiencia para ser consistente, daí que como muitos "Mestres"dizem, só uma pequena percentagem tem sucesso ao longo do tempo, é verdade, pois em bull market é muito mais fácil de vencer, do que em bear, como o que eu apanhei quando me iniciei.
- Todos os dias tento melhorar as minhas abilidades, disciplina, mentalidade, aprender com os meus erros, aprender com quem já percorreu
o caminho, com todos os grandes traders que venceram.
Tudo isto é um caminho, e se cada dia aprendermos um pouco, não repetindo os erros que sabemos que são ERROS, então o sucesso estará
cada dia mais próximo, (e esse sucesso pode ser incalculavel).
Bom sucesso para todos, parem muitas vezes para pensar, reflitam e cheguem ás vossas próprias conclusões.
Desculpem se ofendi alguém, não dizendo se o BCP vai subir ou descer amanhã, pois não sei, mas sei o que eu farei se ele descer ou subir.
Um abraço.
Amigo Aurio75
5****

- Registado: 4/2/2014 2:39
tncm Escreveu:jotas007 Escreveu:Oops!!
Bearish engulfing.... aí está algo que me vai tirar o sono hoje!
Penso que não precisas de perder o sono, pois a vela de hoje não me parece consubstanciar um "bearish engulfing".
O bcp hoje apresentou uma correção perfeitamente natural, tendo em conta as sessões anteriores, talvez hiperbolizada pela maré vermelha mundial que se verificou no dia de hoje, à qual esteve associada uma subida nas taxas de juro das bonds portuguesas a 10 anos. E é por isto que estou optimista para o dia de amanhã.
Cumprimentos.
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro; depois, perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente, acabando por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... E morrem como se nunca tivessem vivido."
Dalai Lama
Dalai Lama
bolsifer Escreveu:Estava aqui a testar a plataforma quando encontrei estes picos no gráfico e pensei,humm... isto aconteceu mesmo, aqui há gato ou estou a sonhar?!
O BCP teve mesmo estes "picos" ou há aqui aqui alguma operação que me está a escapar?
Isso é aquilo que te dizia atrás de erros gráficos e que explicam, provávelmente, o facto de não teres accionado o stop.
brunoktm Escreveu:Possa existe dias que mais valia não ter vindo ao computador ... já ando a tantos dias para entrar na cotada , e parecê que hoje escolhi o dia errado , neste caso a hora errada consegui entrar quando ela esteve ao valor mais alto do dia , ou seja levei um tombo de 4% ...
Amigo Brunoktm,
Sabes qual é o bom dia para ligares o computador ? Todos os dias desde que se saiba análise técnica e fundamentais. Começa por ai e vais ver que te poupas a crises de nervos.
Afinal entrás-te a 0,23 baseado em quê ? Ansiedade ? Sindroma do "todos ganham menos eu" ? Sobraram-te uns cobres do euromilhões de sexta passada ?
Uma entrada tem de estar fundamentada em alguma coisa. Podes ficar tranquilo que estás em bull e esses 4% não vão durar anos mas se calhar podem ainda ir parar a 10-15% antes de regressarem outra vez a 0%. Ai ai ai.....
Um erro que muitas pessoas fazem é que a acção sobe 30% e depois há um dia que cai 2 ou 3% e ai vai tudo "aproveitar a grande oportunidade". Cair 2 ou 3% é nada. Nem correcção é. É mais uma estagnação. Uma correcção é ela se aproximar bastante da EMA 20 pelo menos (0,203). Ai sim que pode ser interessante.
Bom, como já investiste então agora não cometas o segundo erro mais comum que é vender porque caiu em bull. Amanhã pode cair mais qualquer coisa ? Sim. Vale a pena vender ? Não. Vale a pena rezar ? Sempre se isso te impedir de venderes.
Abraço e mais calma
bolsifer Escreveu:Alcagoita Escreveu:Bem, eu tinha um stop apertado, não foi ativado. Olhando para a cotação agora fico contente, mas estou com a pulga atrás da orelha...
A cotação esteve bem abaixo do meu stop e népias.
É isto que ainda me mete alguma "espécie", leia-se confusão, nos mercados. Então mas porque diado é que o stop não foi ativado?! Estava convencido que o stop disparava sempre. Havia muitas ordens dadas 1º que a tua? Não deste um preço mínimo de venda, para além do valor de disparo?
Se alguém com tempo e paciência me puder esclarecer esta "dúvida existencial", ficaria grato por tal...
Caro bolsifer,
Se o teu stop não foi activado então temos 3 hipóteses:
1- Fizes-te algum erro na colocação do mesmo (eventualmente expirou a data se não era um GTC).
2- A tua plataforma deu um erro gráfico. Ou seja apresenta uma barra que não está de acordo com a cotação do mercado.
3- A terceira hipótese é que a cotação tenha atingido o teu stop mas existia uma quantidade tão grande de acções a vender a esse preço que a cotação consumiu outras carteiras e subiu logo não dando tempo para executar a tua venda. Isto pode ter sucedido se a cotação atingiu o stop.
4- Finalmente pode ter havido uma tal retirada de ordens de compra que a cotação passou que nem uma flecha pelo teu stop e depois, imediatamente, houve uma colocação tão grande de carteiras que activou os stops todos e o teu, miraculosamente, já não foi activado porque a cotação recuperou logo e saltou outra vez o teu stop mas desta vez para cima. Isto academicamente é possivel mas eu, sinceramente, não acredito. Se tal sucedesse o teu stop rebentaria à cotação abaixo do teu stop. Isso sucede muito no Forex em alturas de movimentos brutais (estilo saida do Nonfarm payrolls). Nunca me sucedeu em acções e muito menos num dia calmo como hoje.
De qualquer maneira isso são raridades e excepcionalidades do trading. Esqueçe isso. Desde que coloques bem os stops estás 99% seguro. Não te preocupes. Isto não é Forex

Abraço
Alcagoita Escreveu:Refere-se ao n.º de acções.
Abraço,
Obrigado!
- Registado: 6/3/2014 19:07
Caríssimos,
Cabeça fria!
Já aqui disse e repito (à falta de melhor analogia): "Tendo em conta o trambolhão do passado, parece-me que a "procissão" deste papel só agora é que começa a espreitar para o adro da igreja, só saíram alguns andores e o pároco ainda lá está dentro..."
Pensemos:
Onde é que se encontra a próxima resistência? Para cima dos 0,30. Qual é a tendência? Bull. Acham que este abanão de hoje vai influenciar a tendência ou é só uma correção, com maior amplitude, devido ao contágio das bolsas europeias? Quem nos garante que amanhã ela não dá mas é um esticão para cima? Se formos "stopados" o que é fazemos? Aguardamos por uma boa oportunidade para entrar. Há aqui pessoal a fazer trades de 1.000.000 de ações para cima! Por isso respiremos...
Cabeça fria!
Já aqui disse e repito (à falta de melhor analogia): "Tendo em conta o trambolhão do passado, parece-me que a "procissão" deste papel só agora é que começa a espreitar para o adro da igreja, só saíram alguns andores e o pároco ainda lá está dentro..."
Pensemos:
Onde é que se encontra a próxima resistência? Para cima dos 0,30. Qual é a tendência? Bull. Acham que este abanão de hoje vai influenciar a tendência ou é só uma correção, com maior amplitude, devido ao contágio das bolsas europeias? Quem nos garante que amanhã ela não dá mas é um esticão para cima? Se formos "stopados" o que é fazemos? Aguardamos por uma boa oportunidade para entrar. Há aqui pessoal a fazer trades de 1.000.000 de ações para cima! Por isso respiremos...
"Investir é entrar no domínio da incerteza..."
Bons investimentos,
bolsifer
Bons investimentos,
bolsifer
hrraky Escreveu:bolsifer Escreveu:Estava aqui a testar a plataforma quando encontrei estes picos no gráfico e pensei,humm... isto aconteceu mesmo, aqui há gato ou estou a sonhar?!
O BCP teve mesmo estes "picos" ou há aqui aqui alguma operação que me está a escapar?
O ultimo desses picos tem a ver com uma noticia que saiu no dia 20 de Março de 2000!!!
Ui se elas lá chegassem de novo.....
"O Banco Comercial Português BCP, face ao «price target», a doze meses, estabelecido pela Lehman Brothers, revela um potencial de valorização de 31%.
A Lehman Brothers, devido à recente parceria da instituição financeira presidida por Jardim Gonçalves com a EDP para a área da Internet, elevou o preço alvo do BCP para 7,3 euros (1.463 escudos), mantendo a recomendação em «outperform».
Às 11h30, o BCP negociava nos 5,57 euros (1.117 escudos), registando uma queda de 0,36%."
Os valores do gráfico em relação à altura já estão de tal forma ajustados aos stock splits que só te sei dizer o seguinte, no verão de 98 cheguei a comprar a cerca de 6000escudos (e ainda as consegui vender a ganhar, que sorte

Portanto se agora as comprarmos a 0,10€ e vendermos a 0,40€ não é nada demais... além disso o bull pt ainda deverá ir a meio, e só com o BCP a cerca de 0,80€ atinge valores do seu máximo historico....
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
jotabilo Escreveu:Sinceramente e com todo o respeito.....entendo dizer que este modo de investir que se caracteriza por procurar no jogo dos stops um certo lucro ínfimo e incerto é pouco recomendável ao espirito de um bom investidor.
Julgo que um investidor deve sobretudo acreditar nas suas apostas de investimento e não confiar em volatilidades circunstanciais a sua base para a obtenção de lucros. Um dia, tudo pode suceder ao contrário do pretendido.
Ou seja, é meritório saber apostar e negociar......
cumps
Supondo que a resposta é para mim (uma vez que tenho o post anterior sobre stops), vou tentar explicar o raciocínio.
Posição 50% a 0,1470 e 50% a 0,1895 (cada posição comprada com NIF diferentes, para o BCP é possível atraves da mesma conta e a posição vendida foi a comprada a 0,1895 a outra vou manter enquanto o mercado estiver bull ou a ação corrigir até aos 0,18).
Normalmente uso os chamados stops mentais, só que estes nem sempre funcionam, ou porque não estou sempre em cima ou porque depois hesito. E ainda temos o problema da grande volatilidade da ação, tanto pode subir como descer 10 a 20% em poucos dias.
Explicando o STOP e também buscando opiniões sobre a melhor forma de os usar, de forma a perceber a melhor forma de os colocar.
Tendo uma valorização de quase 24% (0,1895 para 0,2345), decidi colocar o stop bem curto, menos de 2% de diferença para o último fecho. Pelo que coloquei o preço de disparo a 0,2310 e o preço limite a 0,2305.
Porquê este valor, bom a ação a meu ver tinha 3 hipoteses: 1 - ou arrancaria mais 3 a 5%; 2 - andaria entre os + e - 2% ou 3- corrigiria com alguma força.
ora na 1 hip. acompanhava a ação na subida, na 2 hip ainda me manteria na ação, na 3 hip saltava fora com uma descida inferior à correção da ação, garantindo +de 20%. E foi a 3º hip q se verificou.
Agora posso ter tido sorte por ter colocado um intervalo tão pequeno entre o preço de disparo e o preço minimo e ainda ter conseguido vender... e por isso gostava que me indicassem a melhor forma de os colocar.
Condicionado à evolução do mercado a partir de 2ª reforço se baixar os 0,21 ou passar os 0,24. Em principio 5ª e 6ª não entrarei porque não tenho gostado dos finais de semana.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
WingsofGold
WingsofGold
Um "rabisco"!
Resta aguardar...
Resta aguardar...

- Anexos
-
- BES_15min_2013-03-12.png (28.75 KiB) Visualizado 6438 vezes
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Pikota Escreveu:Qual é o suporte?
Na zona dos 0,195€.
- Registado: 25/10/2013 22:50
Cardoso25 Escreveu:António Pedro Escreveu:jotas007 Escreveu:Oops!!
vela feia sem dúvida...quando passei os olhos pelo pc hoje pela manhã e vi o mínimo e o máximo cheirou-me que algo do género poderia terminar assim...mas acredito que tenhamos uma "vela" surpresa amanhã...apesar de vermelha provavelmente
Hoje muita gente foi apanhada (enganada) pela recuperação matinal. Não percebo é a pressa...não seria preferível aguardar pelo fecho?
Com este volume amanhã "provavelmente" as quedas vão continuar, e com o PSI20 a precisar de ganhar novo fôlego, vamos ver se o BCP não vem até ao suporte, o que seria um excelente ponto para reforçar posições.[/quote]
Qual é o suporte?
- Registado: 4/2/2010 15:57
Boa noite malta.
-muitos de vocês não querem perder nada, mas aprender a perder é um dos principais passos para ter sucesso,
e para isso é necessário saber quantos €´s estamos dispostos a perder, e qual a % que a ação tem que descer para
segundo o sistema de cada um, já não se verificarem as probabilidades de sucesso que identificámos, e aí €´s e % irá
dar o nº de ações que poderemos comprar, o valor a que estará o STOP e aí já podem viver o dia a dia e dormirem sem grandes stresses.
- Malta, tenham um plano, um sistema de entradas e saidas, se usam gráficos diários não estejam sempre a tentar seguir
Eu fiz todo o tipo de asneiras que se possam imaginar, como muitos de vocês tinha um trabalho, mas ao ter acesso diáriamente ás
cotações sofria demáis, tentava fazer "daytrading", para não perder nada, mas como não podia atuar sempre que queria, foi
terrivel, cheguei a ganhar milhares de euros numa tarde, para depois perde-los e ainda mais.
Negociei ações chinesas,sem liquidez, depois fui para ETF´s alavancados, só depois de vários anos é que me orientei, desenvolvi
um sistema que consigo seguir e ter resultados positivos, controlo o risco que posso ter, e tenho mais maturidade e experiencia para ser consistente, daí que como muitos "Mestres"dizem, só uma pequena percentagem tem sucesso ao longo do tempo, é verdade, pois em bull market é muito mais fácil de vencer, do que em bear, como o que eu apanhei quando me iniciei.
- Todos os dias tento melhorar as minhas abilidades, disciplina, mentalidade, aprender com os meus erros, aprender com quem já percorreu
Tudo isto é um caminho, e se cada dia aprendermos um pouco, não repetindo os erros que sabemos que são ERROS, então o sucesso estará
Bom sucesso para todos, parem muitas vezes para pensar, reflitam e cheguem ás vossas próprias conclusões.
Desculpem se ofendi alguém, não dizendo se o BCP vai subir ou descer amanhã, pois não sei, mas sei o que eu farei se ele descer ou subir.
Um abraço.
Um abraço.
- Registado: 21/8/2013 8:26
António Pedro Escreveu:tncm Escreveu:jotas007 Escreveu:Oops!!
vela feia sem dúvida...quando passei os olhos pelo pc hoje pela manhã e vi o mínimo e o máximo cheirou-me que algo do género poderia terminar assim...mas acredito que tenhamos uma "vela" surpresa amanhã...apesar de vermelha provavelmente
Hoje muita gente foi apanhada (enganada) pela recuperação matinal. Não percebo é a pressa...não seria preferível aguardar pelo fecho?
Com este volume amanhã "provavelmente" as quedas vão continuar, e com o PSI20 a precisar de ganhar novo fôlego, vamos ver se o BCP não vem até ao suporte, o que seria um excelente ponto para reforçar posições.
- Registado: 4/3/2012 18:57
Eu como outros utilizadores andava a dias para entrar e fui logo entrar no pior dia, entrei contrariado e deu para o torto.
Espero que amanha seja melhor dia.
Espero que amanha seja melhor dia.

- Registado: 4/2/2010 15:57
hrraky Escreveu:bolsifer Escreveu:Estava aqui a testar a plataforma quando encontrei estes picos no gráfico e pensei,humm... isto aconteceu mesmo, aqui há gato ou estou a sonhar?!
O ultimo desses picos tem a ver com uma noticia que saiu no dia 20 de Março de 2000!!!
"O Banco Comercial Português BCP, face ao «price target», a doze meses, estabelecido pela Lehman Brothers, revela um potencial de valorização de 31%.
A Lehman Brothers, devido à recente parceria da instituição financeira presidida por Jardim Gonçalves com a EDP para a área da Internet, elevou o preço alvo do BCP para 7,3 euros (1.463 escudos), mantendo a recomendação em «outperform».
Às 11h30, o BCP negociava nos 5,57 euros (1.117 escudos), registando uma queda de 0,36%."
Só de imaginar quem deu esse valor por elas... Até me arrepio...

5 euros!!! Sem duvida estamos numa crise, sem igual, no sector da banca.
E como dizia o outro "nunca desperdices uma boa crise"

Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Não podemos esquecer que não foi uma queda "isolada".
Foi dia de queda geral da banca.
Vamos aguardar pelo dia de amanhã.
Eu, como muitos, entramos hoje e levamos no corpo.
Foi dia de queda geral da banca.
Vamos aguardar pelo dia de amanhã.
Eu, como muitos, entramos hoje e levamos no corpo.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
hrraky Escreveu:O ultimo desses picos tem a ver com uma noticia que saiu no dia 20 de Março de 2000!!!
Como é que isso foi possível se os volumes quase nem se mexeram?
Bons investimentos,
bolsifer
Bons investimentos,
bolsifer
bolsifer Escreveu:Estava aqui a testar a plataforma quando encontrei estes picos no gráfico e pensei,humm... isto aconteceu mesmo, aqui há gato ou estou a sonhar?!
O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele
Gilmar
Gilmar
- Registado: 29/11/2007 3:36
tncm Escreveu:jotas007 Escreveu:Oops!!
- Registado: 29/11/2007 2:01
jotas007 Escreveu:Oops!!
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Estava aqui a testar a plataforma quando encontrei estes picos no gráfico e pensei,
humm... isto aconteceu mesmo, aqui há gato ou estou a sonhar?!

Bons investimentos,
bolsifer
Bons investimentos,
bolsifer
ola
fechou o gap da terça feira, ha quer ter paciência e.. esperar por novas subidas.
vip480
fechou o gap da terça feira, ha quer ter paciência e.. esperar por novas subidas.
vip480
- Registado: 29/11/2007 14:16
jotas007 Escreveu:Oops!!
Pode ser que como estamos bull isso não signifique nada

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 185 visitantes