Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Sr_SNiper » 29/7/2014 11:41

Dr Tretas Escreveu:
avataris Escreveu:Com uma taxa de 5 liquidos, com 200.000€, eu ja era uma pessoa que vivia muito bem com 10.000 ano, nem precisava de tanto. Nada de fora do normal.

O unico problema era mesmo a inflaccao no longo prazo. Se ja tiver casa então..pufff.. chega e bem para o meu modo de vida.

Pois, só que 5% líquidos com a taxa de 28% que há agora quer dizer 7% brutos, não é tão fácil como parece. Já a casa própria faz parte do património, o dinheiro que não se paga de renda é como se fosse um rendimento (mas isento de imposto de capital).

Pois, e se já tinhas casa paga, então o teu património não são 200k mas sim bem mais, ou seja, a casa de 100k, já só tens mais 50% do valor que referiste
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por daniel__ » 29/7/2014 11:40

Dr Tretas Escreveu:
avataris Escreveu:Com uma taxa de 5 liquidos, com 200.000€, eu ja era uma pessoa que vivia muito bem com 10.000 ano, nem precisava de tanto. Nada de fora do normal.

O unico problema era mesmo a inflaccao no longo prazo. Se ja tiver casa então..pufff.. chega e bem para o meu modo de vida.

Pois, só que 5% líquidos com a taxa de 28% que há agora quer dizer 7% brutos, não é tão fácil como parece. Já a casa própria faz parte do património, o dinheiro que não se paga de renda é como se fosse um rendimento (mas isento de imposto de capital).

É verdade que nao é facil, mas uma carteira bem diversificada no longo prazo dar 5 liquidos tambem nao é nada de extraordinario. É bem possivel obter essa rendibilidade.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Dr Tretas » 29/7/2014 11:36

Registado: 29/10/2013 12:15

por daniel__ » 29/7/2014 11:30

Sr_SNiper Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Ainda ontem, li uma experiência de um Espanhol que "reformou" aos 200k, e vive com os rendimentos que obtém através de fundos de investimento e dos dividendos de acções do Santander e da Telefónica. Podem começar a ler esta "novela" desde do link que coloquei, que começa ao meio do artigo de outro participante.

Si es verdad, no lo sé. 8-)

Gracias hermano Joker, por haber compartido esta historia conmigo. :wink:

usillo/Unience - Seguro a todo riesgo con franquicia: Sistema de Inversión (11:01 on August 31 2013)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/buscando-un-sistema-de-inversion/seguro_a_todo_riesgo_con_franquicia_sistema_de_inversion#0009ff7b37001266ff6de2aaa75e47d013282b3c276

Olha se vivesse dos investimento e dividendos do BES ???
Com 200k ninguém vive dos investimentos, no máximo sobrevive

Com uma taxa de 5 liquidos, com 200.000€, eu ja era uma pessoa que vivia muito bem com 10.000 ano, nem precisava de tanto. Nada de fora do normal.

Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Sr_SNiper » 29/7/2014 10:26

Rick Lusitano (New) Escreveu:Ainda ontem, li uma experiência de um Espanhol que "reformou" aos 200k, e vive com os rendimentos que obtém através de fundos de investimento e dos dividendos de acções do Santander e da Telefónica. Podem começar a ler esta "novela" desde do link que coloquei, que começa ao meio do artigo de outro participante.

usillo/Unience - Seguro a todo riesgo con franquicia: Sistema de Inversión (11:01 on August 31 2013)
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/buscando-un-sistema-de-inversion/seguro_a_todo_riesgo_con_franquicia_sistema_de_inversion#0009ff7b37001266ff6de2aaa75e47d013282b3c276

Olha se vivesse dos investimento e dividendos do BES ???
Com 200k ninguém vive dos investimentos, no máximo sobrevive
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Rick Lusitano » 29/7/2014 10:01

Ainda ontem, li uma experiência de um Espanhol que "reformou" aos 200k, e vive com os rendimentos que obtém através de fundos de investimento e dos dividendos de acções do Santander e da Telefónica. Podem começar a ler esta "novela" desde do link que coloquei, que começa ao meio do artigo de outro participante.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por jumpinho » 28/7/2014 22:35

Dr Tretas Escreveu:
jumpinho Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Primeiro tens que decidir qual é o rendimento anual que pretendes. Depois multiplicas esse valor por 20 ou isso. Eu apontava aí para 500k€ de riqueza líquida (activos - passivos).

Boas, podes por uns números a ilustrar sff? :-k

Certo...

Cenário 1

Imaginemos que tens 500k€ e que consegues um rendimento bruto de 8% ao ano (é possível com imobiliário bem escolhido), dá 5,76% líquidos (tirando os 28% de imposto de capital), ou seja 28800€ por ano, a dividir por 14 dá 2057€ líquidos mensais numa base comparável com quem trabalha. Serias portanto da classe média neste cenário.

Estou a assumir:...

Tretas deste uma explicação muito pormenorizada, obrigada.

Tudo tem a ver com o teu tipo de vida expectativas claro, mas pegando no meu "suponhamos":
Para um rendimento pouco exigente de por exemplo 1500€ mensais precisas de esfolar cerca de 21k anuais, o que representa cerca de 4% de todo o capital se forem os 500.
Uma valorização de 8% em imobiliário parece-me irreal, pelo menos para estes capitais, assim como investir todo da mesma forma, portanto se diversificar as aplicacoes, fundos, uma casita, umas obrigacoes, uns ppr, uns depositos...pois...500k so me da um part time! :-k

Registado: 11/10/2008 18:13

por jumpinho » 28/7/2014 22:11

Rick Lusitano (New) Escreveu:
artista_ Escreveu:(...)

se perdes dinheiro nos mercados, precisarás de estar a fazer aquilo que muitas empresas fazem em Portugal, aumentos de capital para reporem os capitais a níveis aceitáveis! :roll: :mrgreen:

:mrgreen: :clap:
Muito bom! A maioria das pessoas, ainda fazem aumentos de capital todos os meses. :wall:

-k

:clap: :clap: :clap: Muito bom mesmo!

por ghorez » 28/7/2014 16:33

Rick Lusitano (New) Escreveu:

se perdes dinheiro nos mercados, precisarás de estar a fazer aquilo que muitas empresas fazem em Portugal, aumentos de capital para reporem os capitais a níveis aceitáveis! :roll: :mrgreen:

Muito bom! A maioria das pessoas, ainda fazem aumentos de capital todos os meses. :wall:

Seria interessante, os cidadãos constituírem uma holding num país fiscalmente mais amigável, para receber os frutos do trabalho e para quem inclusivamente vai ganhando uns trocos com os mercados. A fim de pagar menos impostos (confisco) ao Estado Português. E poder deduzir todas as despesas como as empresas fazem. :-k

Há algum tempo atrás, já pensei numa situação desse tipo, e até nem seria preciso "mudar" de país:

http://www.ibc-madeira.com/Default.aspx?ID=652
RequisitosDe forma a beneficiarem das reduções fiscais, as empresas licenciadas no CINM terão que cumprir com um dos seguintes requisitos:

- Criação de um até cinco postos de trabalho nos seis primeiros meses de actividade e realização de um investimento mínimo de €75.000 na aquisição de activos fixos, corpóreos ou incorpóreos, nos dois primeiros anos de actividade;
- Criação de seis ou mais postos de trabalho nos primeiros seis meses de actividade.

Por outro lado, as taxas reduzidas de IRC serão aplicáveis até a um limite máximo, aplicável sobre a matéria colectável, determinado em função do número de postos de trabalho mantidos pelas empresas, nos termos seguintes:

Mas quem é que tem 75k€ ?? é muita fruta (pelo menos para mim...)

Registado: 25/9/2012 10:49

por Rick Lusitano » 28/7/2014 15:27

Seria interessante, os cidadãos constituírem uma holding num país fiscalmente mais amigável, para receber os frutos do trabalho e para quem inclusivamente vai ganhando uns trocos com os mercados. A fim de pagar menos impostos (confisco) ao Estado Português. E poder deduzir todas as despesas como as empresas fazem. :-k
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Dr Tretas » 28/7/2014 13:26

zecatreca_1 Escreveu:
Já tive momentos até de querer vender tudo por causa das chhatices que dão.

Bom, mas não vendeste, é porque as alternativas não te atrairam. Até posso adivinhar porquê: juros de DP são miseráveis, certificados pouco melhores. Acções e obrigações, provavelmente não se enquadram no teu perfil de risco, etc...

É verdade que o imobiliário dá muita chatice. Podemos abdicar de parte do rendimento e passar parte da chatice para uma agência que lide com os inquilinos, por exemplo... Eu pessoalmente tb. não tenho paciência para imobiliário, para mim são acções e dividendos :)

por artista_ » 28/7/2014 12:37

a20001115 Escreveu:Boa noite,

Em relação a este tema, deixo aqui novamente a questão,

Qual o valor minimo para se viver de rendimentos?

Entre outras coisas que já escreveram aqui, parece-me que depende muito de "quanto para viver"? Depois dependerá da tua habilidade conseguir render o peixe! Se conseguires 10% ano (qque é muito bom) e 30 mil te chegarem, precisas de 300K... e por aí fora!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por zecatreca_1 » 28/7/2014 12:37

Dr Tretas Escreveu:
jumpinho Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:
Primeiro tens que decidir qual é o rendimento anual que pretendes. Depois multiplicas esse valor por 20 ou isso. Eu apontava aí para 500k€ de riqueza líquida (activos - passivos).

Certo...

Cenário 1

Imaginemos que tens 500k€ e que consegues um rendimento bruto de 8% ao ano (é possível com imobiliário bem escolhido), dá 5,76% líquidos (tirando os 28% de imposto de capital), ou seja 28800€ por ano, a dividir por 14 dá 2057€ líquidos mensais numa base comparável com quem trabalha. Serias portanto da classe média neste cenário.

Estou a assumir:
1) que consegues um rendimento de 8%
2) que não precisas de compensar para a inflação, porque o imobiliário em princípio faz isso automaticamente pela sua valorização a longo prazo

Cenário 2

Imaginemos agora que escolhes instrumentos que não protegem da inflação e com menos rendimento, por exemplo certificados do tesouro poupança mais, para os quais vou assumir uma taxa média de 4,25% brutos (3,06% líquidos), ou seja 15300€ por ano, aos quais eu retiraria 1,5% (7500€) para compensar a inflação (são capitalizados), sobrando então 7800€ anuais, ou seja 557€ por mês em base comparável. Neste cenário, terias um nível de vida da classe baixa.

Basicamente, tudo depende da rentabilidade que conseguires do capital, e os 500k€ podem ou não ser suficientes. Há também que considerar vários tipos de investimento:

Que não protegem da inflação nem incorporam crescimento do PIB: depósitos a prazo, certificados de aforro, obrigações.
Que compensam a inflação mas praticamente não incorporam crescimento do PIB: imobiliário
Que não protegem da inflação mas incorporam algum crescimento do PIB: certificados do tesouro poupança mais.
Que compensam a inflação e incorporam o crescimento do PIB: acções.

Há também que considerar o risco de cada tipo de investimento. Como vez, a coisa não é simples, por isso é que eu considero os 500k€ como um mínimo para poder pensar em viver dos rendimentos.

Era bom que fosse assim tão linear.
As despesas de um imobiliário para arrendamento, são bem mais variáveis do que o valor admitido neste cenário de 0% 8-)
-condomínio;
-seguro;
-meses não arrendados ;
-manutenção.
Creeeeedo...

Já tive momentos até de querer vender tudo por causa das chhatices que dão.
Editado pela última vez por zecatreca_1 em 28/7/2014 12:40, num total de 1 vez.

Registado: 17/2/2012 14:31

por Dr Tretas » 28/7/2014 11:12

jumpinho Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:

Certo...

Cenário 1

Estou a assumir:
1) que consegues um rendimento de 8%
2) que não precisas de compensar para a inflação, porque o imobiliário em princípio faz isso automaticamente pela sua valorização a longo prazo

Cenário 2

Imaginemos agora que escolhes instrumentos que não protegem da inflação e com menos rendimento, por exemplo certificados do tesouro poupança mais, para os quais vou assumir uma taxa média de 4,25% brutos (3,06% líquidos), ou seja 15300€ por ano, aos quais eu retiraria 1,5% (7500€) para compensar a inflação (são capitalizados), sobrando então 7800€ anuais, ou seja 557€ por mês em base comparável. Neste cenário, terias um nível de vida da classe baixa.

Basicamente, tudo depende da rentabilidade que conseguires do capital, e os 500k€ podem ou não ser suficientes. Há também que considerar vários tipos de investimento:

Que não protegem da inflação nem incorporam crescimento do PIB: depósitos a prazo, certificados de aforro, obrigações.
Que compensam a inflação mas praticamente não incorporam crescimento do PIB: imobiliário
Que não protegem da inflação mas incorporam algum crescimento do PIB: certificados do tesouro poupança mais.
Que compensam a inflação e incorporam o crescimento do PIB: acções.

Há também que considerar o risco de cada tipo de investimento. Como vez, a coisa não é simples, por isso é que eu considero os 500k€ como um mínimo para poder pensar em viver dos rendimentos.

por jumpinho » 28/7/2014 9:54

Dr Tretas Escreveu:

por Dr Tretas » 28/7/2014 9:22

a20001115 Escreveu:Boa noite,

por traderh » 28/7/2014 8:55

Depende, se com dividas se sem dividdas.

Registado: 10/6/2014 9:24

por rg7803 » 28/7/2014 5:10

Deve haver tantas respostas quantos participantes...
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por a20001115 » 28/7/2014 2:13

Boa noite,

Registado: 14/6/2012 0:00

por MME5 » 11/6/2014 16:16

efs2001 Escreveu:Estou a ponderar numa prespectiva de diversificação distribuir por:

Allianz US High Yield AM (H2-EUR) EUR 25,00%
Alken Fund European Opportunities-A 15,00%
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Inc 25,00%
BNY Mellon Emerging Market Debt Local Currency Fund H EUR Hedged 5,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR 5,00%
Muzinich Short Duration High Yield Fund Hedged 25,00%

Alguma sugestão?

Na minha opinião devias postar isso no tópico de fundos lá terás uma boa opinião de certeza.

Registado: 26/10/2013 19:07

por efs2001 » 11/6/2014 15:51

Estou a ponderar numa prespectiva de diversificação distribuir por:

Allianz US High Yield AM (H2-EUR) EUR 25,00%
Alken Fund European Opportunities-A 15,00%
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Inc 25,00%
BNY Mellon Emerging Market Debt Local Currency Fund H EUR Hedged 5,00%
AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR 5,00%
Muzinich Short Duration High Yield Fund Hedged 25,00%

Alguma sugestão?

Registado: 23/11/2007 16:28

por efs2001 » 11/6/2014 15:49

Até há bem pouco tempo tinha uma carteira de fundos mais diversificada mas agora apostei nos fundos de obrigações High Yield de distribuição mensal.
Tenho tido um retorno mensal de 5,22% liquidos, o que é bastante interessante tendo em conta o nivel das taxas de juro...
Mas começo a sentir que isto não vai durar sempre e se existir uma correcção nos mercados acionistas, as obrigações vão atrás.....

Neste momento tenho os seguintes fundos:

Allianz US High Yield AM (H2-EUR) EUR
Alken Fund European Opportunities-A
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Inc

por mpp21 » 5/6/2014 10:55

Efectivamente acho que para um património dessa ordem se justifica uma diversificação mais alargada. Não só entre classes de activos, como entre moedas, por exemplo, como disse anteriormente o Bart. É certo que as acções americanas estão esticadas mas de qualquer forma um portfolio diversificado é isso mesmo, numa altura terá sempre coisas mais esticadas que outras.

Registado: 18/10/2011 23:16

por Bart Simpson » 5/6/2014 10:12

efs2001 Escreveu:A casa dá 4,37% liquido de rendimento (já deduzido, IMI, 28% IRS, condomínio, seguros etc)
95% penso que possa ser demasiada exposição confesso. Mas o mercado acionista..só se for europeu porque americano está a bater máximos e não me cheira que vá continuar por muito tempo....

e diversificação da moeda ? Há alguma ?
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.

Registado: 29/11/2007 4:09

por efs2001 » 5/6/2014 1:18

A casa dá 4,37% liquido de rendimento (já deduzido, IMI, 28% IRS, condomínio, seguros etc)
95% penso que possa ser demasiada exposição confesso. Mas o mercado acionista..só se for europeu porque americano está a bater máximos e não me cheira que vá continuar por muito tempo....

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 201 visitantes