Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por oscar.coelho » 13/10/2011 17:01

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Eu percebi :wink:

Mas esta era imperdível :mrgreen:

Não faço ideia do porquê de ser imperdível uma vez que são erros totalmente banais, principalmente quando se escreve num espaço informal como este: como eu estou mais interessado nos aspectos fundamentais da discussão, isto é, no conteúdo da mensagem e como esses erros não perturbam minimamente o entendimento da mensagem, são francamente de somenos.

Corrigir também não tem mal nenhum, pelo menos da minha parte.

Mas daí a ser imperdível...

lol

O problema é que de tanto se escrever de forma "informal" qualquer dia já ninguém sabe como se escreve. Olha que no caso dos "à" e "há" já lá chegámos.

Um abraço

Registado: 12/6/2011 19:11

por mfsr1980 » 13/10/2011 16:56

Não percebem que o problema está na quantidade enorme de funcionários públicos nas camaras, nas autarquias, nos ministérios e que baixam a média de produtividade para valores muito baixos?

Registado: 3/5/2007 13:55

por poseidon635 » 13/10/2011 16:54

Aqui está um exemplo que trabalhar " arduamente", por 500 € compensa... :)))

Quem realmente vai pagar os "desvarios" do capitalismo selvagem:

http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... gYCFU4ZMuw

:evil:

Registado: 13/6/2008 10:22

por habanero04 » 13/10/2011 16:49

rmachado Escreveu:
habanero04 Escreveu:
rmachado Escreveu:Para mim pior que os feriados... será as pontes...

bastava encostar os ditos aos fds com se faz em muitos sitios e a dita "produtividade" aumentava...

Não me parece que por a coisa mude. Basta em vez de meteres a 2ª ou a 6ª feira de férias, meteres antes a 3ª ou a 5ª. Vai dar ao mesmo...

É diferente... teremos de certeza menos gente a fazer o que dizes

E dizes isso baseado em quê? é psicológico?...

Registado: 8/11/2007 17:14

Re: EMPRESA HOTEIS.COM?????

por habanero04 » 13/10/2011 16:46

poseidon635 Escreveu:Com estas mediadas todas, podem obrigar as pessoas a trabalhar mais horas por dia e eliminar feriados, no entanto, isso não significa que produzam mais!! Podem estar 8 horas no trabalho e produzir o mesmo que outro que trabalhe apenas 5 horas!

É isto que tem que ser mudado. Não é por se estar mais tempo no local de trabalho que se trabalha mais, isso pode até provocar o inverso desmotivando o trabalhador o que o leva a ser menos eficiente.

por MarcoAntonio » 13/10/2011 16:41

Elias Escreveu:Eu percebi :wink:

Não faço ideia do porquê de ser imperdível uma vez que são erros totalmente banais, principalmente quando se escreve num espaço informal como este: como eu estou mais interessado nos aspectos fundamentais da discussão, isto é, no conteúdo da mensagem e como esses erros não perturbam minimamente o entendimento da mensagem, são francamente de somenos.

Corrigir também não tem mal nenhum, pelo menos da minha parte.

Mas daí a ser imperdível...

lol
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rmachado » 13/10/2011 16:36

habanero04 Escreveu:

bastava encostar os ditos aos fds com se faz em muitos sitios e a dita "produtividade" aumentava...

Não me parece que por a coisa mude. Basta em vez de meteres a 2ª ou a 6ª feira de férias, meteres antes a 3ª ou a 5ª. Vai dar ao mesmo...

É diferente... teremos de certeza menos gente a fazer o que dizes

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 13/10/2011 16:36

MarcoAntonio Escreveu:lol... "À luz dos números que se veem" (naturalmente)

Eu percebi :wink:

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 13/10/2011 16:34

lol... "À luz dos números que se veem" (naturalmente)
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 13/10/2011 16:33

MarcoAntonio Escreveu:Há luz dos números que se vêm em anexo

:lol: :lol: :lol:

por Mares » 13/10/2011 16:30

Elias Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Pois, tu podes achar óbvio. Eu não acho isso nada óbvio.

Para mim não é óbvio que se tiveres uma empresa a laborar 255 dias por ano (em vez dos actuais 250, que são o resultado de 365 menos 104 sábados e domingos menos 11 feriados) a produção aumente 2%.

Quem disse que a produção tinha de aumentar 2%?

Bom, se aumentas em 2% o número de dias de trabalho, pode acontecer uma de duas coisas:

- a produção aumenta 2% ou mais e nesse caso há um efectivo aumento de produção
- a produção aumenta menos de 2% e nesse caso o aumento incremental da produção correspondente aos dias adicionais de trabalho é menor que a média registada no resto do ano; nesta situação a utilidade da medida é altamente questionável

Estou mais inclinado para a segunda opção...

Aumentamos X% as horas de trabalho ---> Aumentamos a produção um pouquinho mais ---> Diminuímos a produtividade.

O desafio é aumentarmos a produtividade, com os mesmo custos.

Então a medida correcta será diminuír o tempo de trabalho e mantêr a mesma produção.

Isso exigirá às pessoas serem mais organizadas e a terêm mais planeamento no trabalho. Aos empregadores fazerem uma gestão eficiente dos recursos.

Enquanto isso não aconteçer, tanto empregadores como empregados estarão de costas voltadas.

Isto faz-me lembrar uma (possível) anedota....
- O barco tem um furo no casco.... Em vez de taparem o buraco, ....não!
-Ficam mais horas tirando a água do barco para que ele não se afunde....

É assim que está o governo/sociedade portuguêsa... tentando tirar a água (que meteram durante décadas).
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por MarcoAntonio » 13/10/2011 16:26

poseidon635 Escreveu:
Propunha acabar igualmente com os fins de semana e trabalhar 16 horas por dia, com direito apenas a 5 dias de férias por ano, com direito a redução 50% no salário. Já agora, impor novamente a ESCRAVATURA em Portugal!!!:evil:

Deste modo a produtividade aumentava de uma forma nunca vista... Viva o Capitalismo Selvagem!

Há luz dos números que se vêm em anexo e estando Portugal abaixo da média dos países mais desenvolvidos, em número de horas de trabalho anuais, podes explicar melhor o teu argumento em torno da "escravatura" em Portugal?
Anexos
annualworkinghours.PNG
annualworkinghours.PNG (49.19 KiB) Visualizado 3815 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por habanero04 » 13/10/2011 16:26

por Elias » 13/10/2011 16:25

habanero04 Escreveu:Será que em anos em que houve mais feriados a calhar ao fim-de-semana o país foi mais produtivo por causa disso?

Muito bem visto, habanero :!:

Era interessante ver esses dados.

EMPRESA HOTEIS.COM?????

por poseidon635 » 13/10/2011 16:20

Elias Escreveu:OE 2012. Governo quer cortar com feriados e pontes
publicado em 13 Out 2011
ionline

O executivo vai mesmo avançar com a eliminação de alguns feriados nacionais e pontes, refere o Diário de Notícias. Esta medida tem como objectivo aumentar a produtividade dos trabalhadores.

Ontem à tarde, no final da reunião sobre a Concertação Social, o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, alertou os parceiros sociais que “nas próximas reuniões há outros temas que temos de aprofundar, nomeadamente os feriados”.

Os feriados seleccionados poderão ser civis ou católicos. Falta agora o executivo entrar em acordo com os parceiros para decidir em quais se vai mexer.

Portugal é um dos países da Europa com mais dias de férias e feriados. De acordo com o estudo realizado pela empresa Hoteis.com, o número de dias de férias anuais legais, bem como os feriados públicos nacionais de toda a Europa, Portugal e Suécia beneficiam de 39 dias no total. Já aInglaterra encontra-se no fim da lista, com apenas 28 dias de descanso.

Para o executivo os portugueses gozam de feriados a mais em comparação com o resto da Europa. Sem contar com os feriados regionais, em 2010, os portugueses gozaram 11 feriados. Para o ano, sem contar com o carnaval, estão previstos 13, cinco dos quais calham ao fim-de-semana.

Quatro dos 13 feriados terão lugar a uma terça ou a uma quinta-feira. Estes são os principais candidatos à extinção, uma vez que permite aos trabalhadores gozaram as pontes. Contudo, o Dia do trabalhador e o Natal – ambos à terça-feira – deverão manter-se.

Segundo os dados recolhidos, no ano passado, pelo professor de Recursos Humanos da Universidade Autónoma de Lisboa, Luís Bento, cada dia de inactividade tem um custo directo de 37 milhões de euros. No privado pode ascender até aos 74 milhões.

A próxima reunião da concertação Social está marcada para dia 31 de Outubro, estando previstas mais duas que decorrerão no dia 7 e 9 de Novembro.

Propunha acabar igualmente com os fins de semana e trabalhar 16 horas por dia, com direito apenas a 5 dias de férias por ano, com direito a redução 50% no salário. Já agora, impor novamente a ESCRAVATURA em Portugal!!!:evil:

Deste modo a produtividade aumentava de uma forma nunca vista... Viva o Capitalismo Selvagem!

A maior parte destes comentadores e jornalistas nunca produziram nada de útil na vida e só sabem mandar trabalhar os que realmente produzem algo!!!

Com estas mediadas todas, podem obrigar as pessoas a trabalhar mais horas por dia e eliminar feriados, no entanto, isso não significa que produzam mais!! Podem estar 8 horas no trabalho e produzir o mesmo que outro que trabalhe apenas 5 horas!

A estratégia destas medidas todas é bem visivel: obrigar quem trabalha e quem produz algo a ser quase escravo, de modo a pagarem as "loucuras" de alguns bancos e especuladores que deram cabo disto tudo (e que se devem estar a rir numa ilha paradisíaca - offshore??? - dos parvos que se submetem a tanta humilhação, para pagar os prejuízos que causaram!!!

Aparentemente, está tudo bem (o povo é sereno), uma vez que todos "Comem e Calam"! Que remédio, a única preocupação de muita gente é ter dinheiro até ao fim do Mês para pagar contas! E assim passam a vida!!! Que maneira triste de viver uma vida!!!

Já agora, empresa HOTEIS.COM????????? :lol: :roll:
Editado pela última vez por poseidon635 em 13/10/2011 16:33, num total de 1 vez.

Registado: 13/6/2008 10:22

por rmachado » 13/10/2011 16:13

Para mim pior que os feriados... será as pontes...

Registado: 24/8/2004 10:42

por MarcoAntonio » 13/10/2011 16:11

Elias Escreveu:Bom, se aumentas em 2% o número de dias de trabalho, pode acontecer uma de duas coisas:

- a produção aumenta menos de 2% e nesse caso o aumento incremental da produção correspondente aos dias adicionais de trabalho é menor que a média registada no resto do ano; nesta situação a utilidade da medida é altamente questionável

Porquê?

A medida é vantajosa desde que o custo médio de produção (por unidade) baixe, nem que seja uma décima de porcento. Ou, se quisermos, desde que o valor total do que é produzido suba nem que seja uma décima acima dos custos. Sendo que os custos com pessoal são - em média - uma enorme parte dos custos para a generalidade dos sectores, globalmente só temos de aumentar a produção total em 0.5 a 1%, mais ou menos.

De notar a necessidade em média do recurso às horas extraordinárias (em alguns sectores) pelo que a extensão dos dias de trabalho iria diluir essa necessidade onde ela se verifica e potencialmente baixa até o custo (médio) com pessoal.

Já para não falar dos custos de perda de oportunidade devida à perda de competitividade relativa para com outros países.

Naturalmente, eu não vou conseguir precisar aqui o valor, mas é evidente que a vantagem verifica-se bem abaixo dos 2%...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 16:13, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por habanero04 » 13/10/2011 16:09

PT_Trader Escreveu:
Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:
Elias Escreveu:... na prática são um dia de descanso suplementar em que a maioria das pessoas não comemora nada e aproveita para passear. Muitos nem sabem o que se comemora.

Então! Vão ajudar o turismo e contribuir para a economia... :mrgreen:

Sim, é verdade. O turismo é um dos sectores que mais beneficia com os feriados e dias de férias. E é recorrentemente referido como um sector "estratégico".

Acabando com os feriados lá vêm os empresários da hotelaria dizer que estão a prejudicar o sector...

No entanto, o sector da restauração que está situado sobretudo nas zonas onde há + trabalho, leva um abanão em cada feriado, porque é menos um dia que facturam. O que uns ganham outros perdem...

É tudo relativo, esses podem perder mas os localizados nos locais de passeio/lazer vão ser beneficiados...

O que interessa saber é se havendo menos 4 feriados isso é realmente bom para a economia e se em termos de produtividade compensa, como diz o Elias. Será que em anos em que houve mais feriados a calhar ao fim-de-semana o país foi mais produtivo por causa disso?

por Blasar » 13/10/2011 16:04

Esta medida, tal como muitas outras e tirando as devidas excepções, é mais uma forma de "punição" (para uns), ou uma forma de potenciar a produtividade dos portugueses, e das comunidades imigrantes (para outros), dependendo do lado da barricada de onde nos encontramos.

A meu ver, a produtividade, ou falta desta, estará mais ligada à organização e ambiente de trabalho propriamente dito, do que às horas de trabalho realizadas, mas isto sou eu, que pouco ou nada percebo disso, apenas me baseio no que vejo no quotidiano. No entanto, e à primeira vista, parece-me que continuamos a querer tapar o Sol com uma peneira, mas... adiante.

Esperemos até ao fim de 2012 para ver o resultado, mas na minha opinião, é melhor não criarmos grandes expectativas.

A mim não me faz substancial diferença, e medidas destas são bem melhores e mais inócuas, do que o assalto (sem repercussão criminal) que o Estado vai fazer ao subsídio de Natal.

Cumprimentos.

Registado: 8/10/2007 9:30

por PT_Trader » 13/10/2011 16:02

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:
Elias Escreveu:... na prática são um dia de descanso suplementar em que a maioria das pessoas não comemora nada e aproveita para passear. Muitos nem sabem o que se comemora.

Sim, é verdade. O turismo é um dos sectores que mais beneficia com os feriados e dias de férias. E é recorrentemente referido como um sector "estratégico".

Acabando com os feriados lá vêm os empresários da hotelaria dizer que estão a prejudicar o sector...

No entanto, o sector da restauração que está situado sobretudo nas zonas onde há + trabalho, leva um abanão em cada feriado, porque é menos um dia que facturam. O que uns ganham outros perdem...

Registado: 20/6/2011 21:48

por Elias » 13/10/2011 16:02

MarcoAntonio Escreveu:

Para mim não é óbvio que se tiveres uma empresa a laborar 255 dias por ano (em vez dos actuais 250, que são o resultado de 365 menos 104 sábados e domingos menos 11 feriados) a produção aumente 2%.

Bom, se aumentas em 2% o número de dias de trabalho, pode acontecer uma de duas coisas:

por MarcoAntonio » 13/10/2011 15:58

Elias Escreveu:Não vejo que a produção seja proporcional ao tempo trabalhado.

Nem eu o aleguei...

Elias Escreveu:Tu próprio tens alertado para as diferenças entre produção e produtividade. São conceitos diferentes.

Exactamente. Por isso mesmo eu falei da capacidade total de produção e da capacidade de sermos competitivos...

Elias Escreveu:E já que tiveste a amabilidade de me classificar como "típico tuga", reforço aquilo que escrevi anteriormente: por mim podiam acabar com os feriados todos. Não aceito que tentes passar a ideia de que estou contra esta ideia porque não me convém. É-me completamente indiferente. Acho que é que é demagogia e pouco mais.

O que eu escrevi neste tópico é o mesmo que tenho escrito numa série de outros a propósito de vários temas (ainda há dois dias o escrevi no tópico das forças armadas) sendo algo que considero que é transversal à sociedade portuguesa e sobre o qual devemos meditar.

Não é nada de pessoal ou individual mas algo de fundo na nossa forma de estar nem eu disse que "tu estavas contra a medida" ou deixavas de estar.

O facto é que neste tópico a esmagadora maioria das pessoas está contra a alteração dos feriados (a menos que eu esteja a ver mal o tópico) e portanto ele é sintomático e (mais) um exemplo disso mesmo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/10/2011 15:52

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:

Mas, qual é a relevância?

O facto do sector do turismo ser importante e relevante, não quer dizer que o turismo (e o comércio) suplantem praticamente todos os outros em conjunto.

Ao alterarmos os nossos modelos e estilos de vida uns sectores vão ganhar e outros perder mas o que é relevante é o resultado final e não o de maximizar o resultado para um sector em particular e borrifar-se para todos os outros...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 13/10/2011 15:49

habanero04 Escreveu:

por habanero04 » 13/10/2011 15:42

Elias Escreveu:Mas não vamos ser ingénuos. O problema de falta de produtividade deste país não tem a ver com feriados nem com pontes, não tem a ver com os dias em que as pessoas não vão trabalhar. Podemos continuar a fingir que o problema é dos feriados, ignorando o verdadeiro problema. E o verdadeiro problema está exactamente nos dias de trabalho e na forma como muitas pessoas ocupam o seu tempo durante esses dias.

Esta é que é a grande verdade...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 191 visitantes