Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mr Pontes O homem é imparável!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 24/7/2009 14:35

Rural, lamentável, lamentável, seria se a minha opinião tivesse que ser função do que alguém acha do que quer que seja (neste caso, tu) ou se eu deixasse de poder ter opinião. Não vai mesmo acontecer.

E o fórum será aquilo que os participantes fizerem dele. Se for local de queixumes da qualidade, da opinião dos outros, dos participantes será só mesmo isso, um espaço de maus-humores, de escárnio e de mal-dizer. Se optares por começar a dar opiniões bem explicadas e fundamentadas, será excelente. Eu preferiria certamente que fosse a segunda e cá estarei para evitar que se torne a primeira.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 24/7/2009 14:39, num total de 1 vez.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por salvadorveiga » 24/7/2009 14:11

varus Escreveu:Ó mecanico avariado, tu é tens a mania que és esperto, que sabes tudo, e como não fazes o trabalho de casa , ou pôes em dúvida o que digo, dizes que , que li nas revistas de cor de rosa.
Acho que deves ter mais respeito pelas pessoas, e se eu disse que a fonte é um estudo do BES, é porque é , agora não vou procurar aonde li, só para agradar a espertalhões.

O que o BES diz n está escrito em pedra...

Tambem a BBC ou o q foi no 60 minutes num estudo, só a arabia sozinha tem petroleo pa no minimo mais 50 anos...

E' como os estudos do ano passado q diziam q o bear tinha acabado...e descemos mais um bom bocado :twisted:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por The Mechanic » 24/7/2009 13:49

Olha , olha..." vou-lhe chamar nomes, que pode ser que assim ,eu tenha razão..."

O que vem a seguir ? :roll:

" ...e se ele mesmo assim não disser que acredita em mim que li alguem do BES, nalgum lugar , em certa ocasião , dizer que o petroleo acaba em 2023 ...vou-lhe atirar pedras com a fisga...espertalhão...! tem a mania...feio..."
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por ragon5 » 24/7/2009 13:21

Não bloqueiem isto não...

Isto do mercado subir provoca estas coisas... desvarios eu diria

Abraços a todos

PS: vendas de H&S caem abruptamente

Registado: 14/7/2009 9:11

por varus » 24/7/2009 13:15

Ó mecanico avariado, tu é tens a mania que és esperto, que sabes tudo, e como não fazes o trabalho de casa , ou pôes em dúvida o que digo, dizes que , que li nas revistas de cor de rosa.
Acho que deves ter mais respeito pelas pessoas, e se eu disse que a fonte é um estudo do BES, é porque é , agora não vou procurar aonde li, só para agradar a espertalhões.

Registado: 21/3/2009 15:45

por Ulisses Pereira » 24/7/2009 12:28

tentassem convencê-lo a escrever neste forum

Rural, escreve no caldeirão quem quer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 24/7/2009 11:31

O viroses , eu não tenho nada que procurar .Se dizes que o BES é que disse que o petroleo deve acabar em 2023 ,tu é que tens de mostra aquilo de que falas, senão eu estou no direito de duvidar.

Mostra lá o research. "Procura e estuda" lá , pra poderes ter algo em que apoiar as tuas palavras .

Ou então, vou continuar a pensar que lês essas cenas na " Caras"...ou que são bitaites .

Um abraço ,

The Mechanic
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

por quanticamente » 24/7/2009 10:53

O problema de Angola não são os recursos naturais, as potencialidades agrícolas ou pecuárias.

A economia angolana continua a sofrer com a inércia provocada pela guerra; gerou-se uma rotina transversal a todas as classes que consiste em viver de esquemas, e esqueceram-se os hábitos de trabalho.

Quem passar pela experiência de visitar unidades de produção em Angola verifica que é difícil reunir quatro condições: dinheiro para corromper, energia, água e trabalhadores; existe sempre alguma que falha

Aiuéh Mwangolé

Um abraço
Há duas ocasiões em que o homem não deve jogar: quando não tem dinheiro e quando tem (Mark Twain)

Registado: 20/5/2009 13:48

por Rural 1 » 24/7/2009 10:26

Caro Mister Pontes:
É de louvsr a pesquisa de dados e a investigação que faz sobre cada empresa que analisa, que muito úteis podem ser para a tomada de decisões.
É, todavia, lamentável que muitos frequentadores deste forum, incluindo até uma administradora (!) não compreendam o valor das suas análises.
Na minha óptica seria importante que, em vez de o denegrirem, tentassem convencê-lo a escrever neste forum que lamentalvelmente está práticamente reduzido só a análise técnica.

Registado: 29/11/2007 13:01

por varus » 24/7/2009 10:24

O mecanico avariado, não vem nas páginas cor de rosa , mas numa research do BES, é procurar e estudar.
Agora mandar bitaites sem confirmar, ou duvidar.
Só alertar para a realidade, agora se a tua realidade é ver umas mulatas jeitosas e beber umas cucas e ir para a praia é outra, mas cuidado para não seres assaltado.

por The Mechanic » 24/7/2009 10:17

O varises, mas onde estão esses estudos que " o petroleo acaba em 2023 " ? Lês-te na " Maria" ou na "Nova Gente" ?!
Eu não discuto politica e MFLA e a corrupção e se o JESantos é um Ditador ou não e o raio, que não percebo nada disso .O que sêi é que existe algum desenvolvimento em Angola , que "vejo" muita empresa a ir pra lá e vejo que muito desse desenvolvimento é à base do Petroleo .

E se volta e meia se fala em descoberta de novos poços de Petroleo, porque haveria de acabar em 2023 e " ainda mais cedo em Angola" ?!

Deixa lá os Homens denvolverem aquilo ...

Eu ,é pais que gostava imenso de visitar. Pelo passado historico e ligações com o país, por ter parentes que lá andaram e acima de tudo, pelo que de bom fala quem já lá foi ( "comer camarão do tamanho de bananas no Munhengue de Balabáu, passear nas praias de Angudélé e beber cerveja Bacalunda nas esplanadas de Angulundo " e cenas assim...).

Um abraço,

The Mechanic
- Aristoteles

por pmpcpinto » 24/7/2009 10:17

Qualquer umas das ex-provincias ultramarinas estava muito mais desenvolvidas que o resto de África.

Umas das tácticas usadas pelo Spínola na Guiné foi essa, para "puxar" as populações para o lado dele.

No entanto, o Senegal tem evoluído muito nos últimos anos.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

por varus » 24/7/2009 10:14

Nada é produzido em Angola ( só petroleo e diamantes) , tudo é importado, quem entrar num supermercado e verificar a proveniencia dos produtos , fica completamente exclarecido, seria importante analisar contas do estado.

por varus » 24/7/2009 10:06

O Mcanico, o problema é que segundo alguns estudos , o petroleo acaba em 2023, só se descobrirem mais poços.
O problema é que actualmente , se confunde a actual Angola , com a época colonial, em que estava a ter um crescimento fantastico, as infraestruturas estavam a funcionar,e ser largamente melhoradas, havia industrias , a agricultura estava em crescendo,as importações restrigiam-se a maquinaria, tudo era lá produzido .
O estado novo na decada de 60 e principo de 70 , equacionou que uma das formas de ganhar a guerra , era desenvolver as colonias, de uma forma sustentada, e estava a resultar, a guerra práticamente estava ganha em Angola, só faltava derrotar a UNITA, mas se a guerra durava mais dois anos era o fim deste movimento, porque o MPLA já estava neutralizado, foi uma grande vitória militar na frente leste mas pouco falada.
Quandos os guerrilheiros do MPLA chegaram a Luanda, ficaram espantados com o desenvolvimento, mas não souberam como continuar .
Resumindo todos perderam e só alguns estão beneficiar , ironia do destino.
África é Africa, vejam o caso da Rodésia.

por Um curioso... » 24/7/2009 9:59

Mr. Pontes está a ficar mais inseguro ou mais prudente! Já não manda "vender massivamente", mas simplesmente "vender".
No entanto, apesar das conclusões por vezes precipitadas, as análises contabilísticas que faz são muito interessantes.
A exposição do BPI a Angola é óbvia, mas as consequências futuras não me parecem tão desastrosas como ele projecta.
Se a economia recuperar e se o pior da crise (ou pelo menos o pânico) já tiver passado, o petróleo vai ter que caminhar mesmo para cima e aliviar as contas públicas angolanas.
A depêndecia do petróleo, é um problema grave em Angola e uma preocupação dos seus governantes.
Mas Angola está verdadeiramente empenhada na resolução deste problema.
A guerra destrui os outros meios de produção, mas o petróleo quase não foi afectado.
Dentro de 5 anos, com a quantidade de projectos lançados noutras áreas o perfil da economia poderá estar a mudar, embora o petróleo vá continuar a ser o motor de economia.
Os resultados e os riscos do BPI, sairam em linha com o esperado e a acção vai provavelmente lateralizar entre os 1,70€ e os 2,10€.
O lucro anual estimado deve andar próximo dos 150M € que penso que a empresa os vai atingir.

Registado: 29/11/2007 14:04

por The Mechanic » 24/7/2009 9:21

" se acabar o ouro negro, o pais implode"...

E na Arabia Saudita e no Brasil, Venezuela, USA, Russi, Irão...se acabar o petroleo até a gente implode ! Implode tudo. Daqui a uns 30 anos, logo falaremos disso em força. Estar a falar agora em "acabarem as reservas de petroleo" é um bocado...prematuro .

Numa analogia extrema , é como dizer, " se se acabar o Sol, Portugal implode ,porque se acaba o Turismo !" ( se bem que ,se acabar o Sol ... o que interessa o turismo em Portugal ...? Alias, que interessa Portugal, se não haverão pessoas pra viver cá...?). Ouvi um gajo dizer que o Sol só acaba daqui a mais de 200 anos, pá !! praquê falar nisso...

Resumindo , estar a falar em Resultados trimestrais do BPI e dizer que "é mau porque depende do petroleo e o petroleo pode acabar" em Angola é mau...Angola tem potencial pra ser uma super-potencia Africana .O Zé Santos que se lembre de comprar umas ogivas e temos uma potencia mundial !

...ok.Eu paro. Eu sêi. Estou a delirar. Eu paro.

Um abraço,

The Mechanic
- Aristoteles

por aaugustobb_69 » 24/7/2009 9:06

varus Escreveu:O Mr Pontes , está a fazer uma excelente análise, e como já disse a situação em Angola está negra.
O orçamento angolano foi feito com o petróleo a 100.
Este país nada produz , nem café ( foi o segundo maior produtor mundial ), tudo é importado, ou descobrem mais poços de petróleo ou a situação começa ficar complicada.
A exposição á divida é uma loucura, provávelmente estão ser obrigados , mas pode ser pó no futuro, se acabar o ouro negro, e próprio país implode, porque não produz nada , e os diamantes é uma fracção .

Que grande novidade, a Angola sempre foi negra, e será sempre negra... :lol:

BN

Registado: 29/11/2007 1:39

por varus » 24/7/2009 8:57

O Mr Pontes , está a fazer uma excelente análise, e como já disse a situação em Angola está negra.
O orçamento angolano foi feito com o petróleo a 100.
Este país nada produz , nem café ( foi o segundo maior produtor mundial ), tudo é importado, ou descobrem mais poços de petróleo ou a situação começa ficar complicada.
A exposição á divida é uma loucura, provávelmente estão ser obrigados , mas pode ser pó no futuro, se acabar o ouro negro, e próprio país implode, porque não produz nada , e os diamantes é uma fracção .

por quanticamente » 24/7/2009 8:26

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... 14&idCom=2

Mr Pontes
Mr Pontes: BPI: 58% (51,4 M€) dos Resultados são POTENCIAIS (fair value) e não realizados. BFA (51% BPI) financia 20% da dívida de Angola emitida em 2009. Angola tem risco alto. Redução de target de 2,287 € para 1,966 €. VENDER

Para mim, resultam dois factos que marcam negativamente os resultados.

- O primeiro é o impacto impressionante que os ganhos potenciais (ainda não realizados) têm nas contas, ou seja a aplicação da norma internacional do fair value: a evidência está em dois locais, um é na página 33 do Relatório do 1ºT/09 (de Abril de 2009) em http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCT24130.pdf onde se vê que os ganhos em operações financeiras resultam esmagadoramente da aplicação do justo valor a activos ainda detidos (ver linha "Ganhos e perdas em operações ao justo valor"), o que acontece ainda em maior escala no 2ºT/09.

O segundo local da mesma evidência, igualmente clara, de que os Resultados do BPI são maioritáriamente potenciais e ainda não realizados, é a tributação em IRC: com Resultados Liquidos de 89 M€, era de esperar que tivesse uma provisão para IRC de 89/0,75x0,25=29,7 M€. Ora o IRC que consta nas contas do 1S/09 é de apenas 9,4 M€. Ora, são menos 20,3 M€ de IRC.
Porquê? Simples: só se tem de pagar IRC sobre os lucros realizados, não sobre os lucros potenciais (resultantes do fair value). Assim, cerca de 51,4 M€, dos 89 M€ de lucros, provem de lucros potenciais e não realizados. Isto é muito perigoso, pois em larga escala não está a corresponder a cash.

-O segundo facto que marca negativamente as contas do 1ºS/09 é a muito forte aplicação em Obrigações e Bilhetes do Tesouro angolanas. O BFA (51%BPI) tem aplicados 1,28 mil M€ em OT e BT de Angola, o equivalente a 20% das emissões divida angolana de 2009 (ver as confirmação, por declarações do Ministro das Finanças de Angola, Severim de Morais, em http://www.angonoticias.com/full_headli ... p?id=23304, e verifiquem que ele afirma que Angola emitirá 9 biliões de dolares americanos de dívida em 2009, ou sejam qualquer coisa como cerca de 6,4 mil M€ de euros. E então como BFA já possui 1,28 mil M€ de OT e BT de Angola, já está a financiar 20% da dívida angolana emitida em 2009. Isto é impressionante e de elevado risco, perante a suspensão que Angola está a fazer de pagamentos, e que atinge actualmente as construtoras portuguesas em já 1,4 mil M€. Ou seja, nesta loucura de investimento de alto risco do BFA em OT e BT em Angola, são obtidos recursos com origem maioritária em Portugal (51% do BFA), e depois o dinheiro em Angola nem dá para retornar a Portugal para pagar as construtoras portuguesas!!

Avaliação do BPI: ao Capital próprio de 1,69 mil M€ (sem minotirários) há que descontar 381 M€ resultantes da facilidade do Aviso do Banco de Portugal 11/2008, que permitiu aos Bancos diferirem em 4 anos o impacto negativo do deficit dos Fundos de Pensões acumulado até 2008, o qual tem um impacto futuro negativo no BPI que lhe afectará os capitais prórios em -381 M€, pelo que o book value é de (1,69 mil M€ - 381 M€)/894 milhões de acções descontando as acções próprias=1,46 €.

E os Resultados futuros de 78 M€ por ano (descontados das isenções de IRC, do ganho obtido de 12,1 M€ com cedência de imóvel para o Fundo de Pensões, dos lucros com as OT e BT de Angola que não durarão sempre), correspondem com uma ponderação de risco superior em Angola a um valor actual dos resultados futuros, de mais 0,539 €. A que há que descontar ainda 0,033 € por acção pelo facto do Fundo de Pensões em 2009 só cobrir em 99% as responsabilidades de pensões futuras.

Pelo que o meu actual target no BPI é agora de 1,966 € (1,46 + 0,539 -0,033). E, assim, resulta uma baixa de -14% do meu anterior target de 2,287 €.

Recomendo que abandonem BPI, pois a capacidade de progressão é nula à actual cotação de 1,98 €, e está demasiado exposto ao Estado angolano, que entrou em suspensão de pagamentos com as construtoras portuguesas, apesar de Angola se estar a financiar com a emissão de OT e BT. Todos sabemos que o risco se deve dividir por diversos activos, mas o BPI não segue essa regra com o necessário cuidado, e está demasiado exposto ao mercado de divida angolano, de elevado risco.
Há duas ocasiões em que o homem não deve jogar: quando não tem dinheiro e quando tem (Mark Twain)

Registado: 20/5/2009 13:48

obsevador

por MõesBalula » 1/7/2009 9:49

Sempre que vinha ao caldeirao, habituei-me a ver este tópico entre os primeiros, mas tenho vindo a verificar que está a ficar para trás. Qualquer dia está mesmo esquecido, eu penso que em parte a culpa é dos admiradores do mr pontes que têm se esquecido. A verdade é que os admiradores verificaram que muitas das suas afirmações estão agora a ser alvo de falhas o que é normal nos mercados financeiros. Quando o seu ódio à Portugal Telecom é tão grande que desde sempre fez downgrades e avaliações bastante negativas, uma das empresas maiores da bolsa e a sonae com uma pequena empresa esta sim altamente especulativa e que vive de especulação devido à sua pequenês vive de especulação. o mr pontes sempre lhe atribuiu grandes price targets. É uma grande contradição e acima de tudo vê-se agora que os fundos entraram em força na pt e não na sonae com. As sonaes como desceram muito serão sempre que os mercados fizerem rallies as que mais subirão, agora dai a subestimar a pt em detrimento da sonae com é um absurdo. No entanto tenho visto em algumas das análises de mr pontes algumas evoluções, o seu comportamento está mais moderado, as suas análises menos parciais, o que é bom e positivo.

Registado: 29/11/2007 10:44

por galfarragem » 25/6/2009 14:14

Mr Pontes
Mr Pontes. Avaliação Media Capital: 30% valem 105,5 M€. BPI iludiu o país com a avaliação de ontem. Jornal de Sexta teve 1,1 milhões de audiência, e 35,6% de share
Os proveitos foram de 287,4 M€ em 2008, mais 29% que em 2007. A publicidade cresceu +4% em 2008. O EBIT foi de 38,5 M€, e os Resultados Liquidos foram de 19,8 M€. O negócio é composto essencialmente pela TV (TVI)(58,5%), produção de audiovisual (32%), rádio (Rádio Comercial, Cidade FM), e internet (IOL). A dívida liquida era de 122,9 M€. O Goodwill era de 176,5 M€ (muito menos que os 335 M€ da Impresa), representando 39% do Activo Liquido (muito menos que os 64% da Impresa). Avaliação: o book value é de 1,559 €, obtido de 131,7 M€ de capital próprio com um total de 84,5 milhões de acções. A actualização de Lucros futuros, de 19,8 M€, com um crescimento de 1% ao ano, valem hoje mais 2,603 € por acção. Assim, o meu target é de 4,162 € por acção (1,559 + 2,603). E como o capital é constituido por 84.513.180 acções (com um valor nominal de 89,6 M€), então a Media Capital vale 351,68 M€ (84,5 x 4,162). E, assim, 30% da Media Capital valem 105,5 M€. Duas conclusões: 1-mal o BPI que avaliou os 30% da Media Capital em cerca de 95 M€, ou seja com cerca de 10% de desconto face ao preço justo de 105,5 M€ acima calculado. 2-Muito mal a Impresa, que perde largamente em tudo para a Media Capital, sobretudo no Goodwill exageradíssimo da Impresa e que lhe é muito penalisador. -----------Por fim uma curiosidade: O Jornal Nacional teve uma audiência média em 2008 de 1 milhão por dia com um share de 31,7%, e o Jornal de Sexta teve 1,1 milhão de audiência média com um share de 35,6%. Portanto o Primeiro Ministro ofendeu 1,1 milhões, corresponentes a 35,6% dos telespectadores, com os comentários sobre o Jornal de Sexta.
http://portugalstocks.co.cc/
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas

Registado: 9/5/2009 15:49

por money greedy » 20/6/2009 12:22

Eu gosto bastante de ler as análises do Mr. Pontes, mas com o devido filtro. Quanto aos exageros e vocabulário, é uma questão de forma, apesar de não entender, dado que sendo ele obviamente inteligente, tem concerteza a noção do modo como as pessoas olharão certas atitudes. Mais importante do que isso, é o erro que ele comete, de pensar que Análises Fundamentais terão impacto de curto prazo nas cotações. Acho que é facilmente observável, que no curto prazo, as cotações estão sujeitas a uma certa aleatoriedade e que apenas no médio, longo prazo, poderemos ter a certeza de que as boas empresas subirão mais. Outro erro, é dar recomendações de compra ou venda em contraciclo com o mercado. Dizer para comprar em Bear e para vender em Bull é quase suicida.

Apesar de tudo, o valor das suas análises está lá. Tenho no entanto muita curiosidade, em saber a exactidão dos seus cálculos e observações, mas como sou muito preguiçoso e ignorante para me imiscuir em tal assunto, limito-me a esperar que alguém o faça. Mas repito, estando o mercado em Bull em qualquer dos horizontes temporais, conforme o perfil de investimento, as análises dele poderão dar uma ajuda, à escolha das acções a comprar.

Keep it up MR. PONTES ;)

Registado: 22/1/2009 17:52

por Lapa Serra » 20/6/2009 2:40

Será que o Mr. Pontes foi de férias? (Nenhum comentário há 1 mês)

Registado: 23/3/2009 18:38

por galfarragem » 14/6/2009 8:52

Quer se goste ou não, Mr. Pontes é uma figura incontornável da análise fundamental das cotadas portuguesas. Por isso estou a linka-lo no meu blog no separador de research para análise fundamental:

http://www.portugalstocks.co.cc/index.php?/2/research/

no seguinte link faço uma compilação de todos os price targets do mr. pontes:

http://www.portugalstocks.co.cc/index.p ... e-targets/
http://portugalstocks.co.cc/
Portugal Stocks | Selected Information - portal com os melhores links de informação sobre a bolsa e acções portuguesas

Registado: 9/5/2009 15:49

por pmpcpinto » 9/6/2009 11:47

Não é preciso ser um génio para perceber quem vai ganhar o troço Lisboa/Poceirão, basta ver quem são os 2 consórcios que estão a concorrer.

Poceirão/Caia 16,30% x 1.359 M€ (sem derrapagens).

Pela repetição de comentários que inundam o JN, das duas uma, ou quer entrar no COMBOIO, ou está com azia.

Pedro

Registado: 25/5/2009 10:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 145 visitantes