Bancos e Juros - Euribor
A minha situação é um pouco diferente, pois tenho Euribor 6 Meses, e não 3 meses como tu, logo o comportamento das taxas é um pouco diferente, mas posso adiantar-te que a minha prestação foi revista a 4 de Dezembro e já baixou, embora ligeiramente, de +- €450,00 para +- €430,00. As contas penso que são feitas com base na média da taxa do contrato do mês imediatamente anterior ao da revisão, ou seja no meu caso seria a média da Euribor 6 meses no mês de Novembro, altura em que começou o declinio das taxas, não tendo ainda apanhado a força totral das descidas, com sorte para Maio terei melhores noticias..
Assim sendo, acho que deverias averiguar porque te aumentaram a prestação, em vez de a reduzirem, uma vez que já apanhas o periodo de baixa da taxa a 3 meses.
Aliás, penso que os mais beneficiados serão os que teem revisões de taxa nos meses de Fevereiro e Março de 2009, altura em que se deve fazer sentir a sério a baixa das taxas.
Assim sendo, acho que deverias averiguar porque te aumentaram a prestação, em vez de a reduzirem, uma vez que já apanhas o periodo de baixa da taxa a 3 meses.
Aliás, penso que os mais beneficiados serão os que teem revisões de taxa nos meses de Fevereiro e Março de 2009, altura em que se deve fazer sentir a sério a baixa das taxas.
- Registado: 29/3/2007 12:40
Boas pessoal, será que alguém me pode esclarecer se a seguinte situação estará correcta?
A taxa do meu empréstimo está indexada à taxa Euribor a 3 meses, tendo sido revista agora dia 25 de Dezembro
Pensei que a prestação iria baixar, contudo subiu e bem, isto estará correcto?
Ainda não averiguei a forma de cálculo mas antes de ir ao banco gostaria só de saber o vosso feedback...
A taxa do meu empréstimo está indexada à taxa Euribor a 3 meses, tendo sido revista agora dia 25 de Dezembro
Pensei que a prestação iria baixar, contudo subiu e bem, isto estará correcto?
Ainda não averiguei a forma de cálculo mas antes de ir ao banco gostaria só de saber o vosso feedback...

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Já agora que andava a ver disto, deixo aqui estes gráficos de curto, médio e longo prazo da Euribor a 3 e 6 meses.
Estou à espera de uma nova redução da taxa directora e depois de um fundo no gráfico para renegociar o contrato de hipoteca da casa com taxa fixa.
Vamos lá ver é se as taxas não vão parar aos 0,25% e eu fixo nos 2%...
Pedia ao Marco, se possível, para incluir no seu gráfico a taxa directora, de forma a percebermos o quão afastada a Euribor anda da Taxa do BCE.
Abraço
Estou à espera de uma nova redução da taxa directora e depois de um fundo no gráfico para renegociar o contrato de hipoteca da casa com taxa fixa.
Vamos lá ver é se as taxas não vão parar aos 0,25% e eu fixo nos 2%...
Pedia ao Marco, se possível, para incluir no seu gráfico a taxa directora, de forma a percebermos o quão afastada a Euribor anda da Taxa do BCE.
Abraço
- Anexos
-
- E3.PNG (165.81 KiB) Visualizado 6857 vezes
-
- E6.PNG (171.9 KiB) Visualizado 6841 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Re: Bancos e Juros - Euribor
MarcoAntonio Escreveu:Conforme sugerido aqui aqui pela Marta, inicia-se aqui um tópico onde compilaremos as taxas praticadas pelas diversas instituições. Convida-se os participantes a colocarem info no tópico. Neste primeiro tópico figurarão a Euribor actualizada, médias mensais, etc...
Taxas Directoras BCE (18/12/2008)
Depósito ------ 1.50%
Empréstimo -- 2.50% (-0.75%)
Euribor (23/12/2008)
..1w - 2.518%
..1m - 2.743%
..2m - 2.920%
..3m - 3.019% <<<
..6m - 3.092% <<<
12m - 3.185%
Médias Mensais de 3m/6m
Média de Abril ........... 4.78/4.80
Média de Maio .......... 4.86/4.90
Média de Junho ........ 4.94/5.09
Média de Julho ......... 4.96/5.15
Média de Agosto....... 4.97/5.16
Média de Setembro .. 5.02/5.22
Média de Outubro .... 5.11/5.18
Média de Novembro . 4.24/4.29
Média de Dezembro . 3.37/3.45 (provisório)
Libor GBP (12/12/2008)
..1m: 1.44%
..3m: 2.10%
..6m: 2.44%
12m: 2.62%
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Corte na taxa dos depósitos
Trichet espera a retoma do "normal funcionamento dos mercados monetários"
Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), espera que o corte na taxa dos depósitos, anunciado ontem, venha a contribuir para que as instituições financeiras retomem os empréstimos entre si, promovendo, assim, o "normal funcionamento dos mercados monetários".
Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu (BCE), espera que o corte na taxa dos depósitos, anunciado ontem, venha a contribuir para que as instituições financeiras retomem os empréstimos entre si, promovendo, assim, o “normal funcionamento dos mercados monetários”.
Ontem, o BCE decidiu cortar os juros que paga aos bancos, nos depósitos, cumprindo assim uma ameaça que já tinha deixado aos bancos, que continuam a depositar a liquidez que têm no banco central, em vez de emprestarem a outras instituições financeiras.
A autoridade monetária da Zona Euro anunciou que decidiu alargar para 200 pontos base, face aos 100 actuais, o diferencial entre a taxa de juro que o BCE paga aos bancos, face à taxa de juro cobrada nos empréstimos que concede.
“A partir de 21 de Janeiro, a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez será aumentada de 50 para 100 pontos base acima da taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento, e a taxa da facilidade permanente de depósito será reduzida de 50 para 100 pontos base abaixo da taxa de juro aplicável às operações principais de refinanciamento”, refere o comunicado do BCE.
Caso os juros de referência da autoridade monetária da Zona Euro, em Janeiro, permaneçam nos actuais 2,5%, os depósitos junto do banco central terão um juro de 1,5%. Já os juros cobrados serão de 2,5%.
Jean-Claude Trichet espera que esta medida “possa ter um papel no encorajamento do normal funcionamento dos mercados monetários”, afirmou o presidente do BCE, ontem, à saída da reunião quinzenal, que ocorre entre as reuniões onde são fixadas as taxas de juro de referência, em declarações à Bloomberg.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ok Marco, obrigado.
É que desta vez não me mandaram a cartinha com o valor após a revisão, e fiquei surpreendido por a prestação aumentar ligeiramente.
Preparava-me para questionar a CGD amanhã, mas entretanto andei a ver as cartas que me mandam nas outras revisões, e são datadas de meados do mês anterior.
Atendendo a que a prestação é a média do mês anterior à revisão, a única logica era a média ser feita pelo mês anterior ao envio da carta.
Depois de ler o teu posto tornou-se mais claro, e atendendo aos valores das médias que postaste, percebi a situação.
Na próxima revisão, irá certamente ter uma descida substancial.
Mais uma vez, tks!!
É que desta vez não me mandaram a cartinha com o valor após a revisão, e fiquei surpreendido por a prestação aumentar ligeiramente.
Preparava-me para questionar a CGD amanhã, mas entretanto andei a ver as cartas que me mandam nas outras revisões, e são datadas de meados do mês anterior.
Atendendo a que a prestação é a média do mês anterior à revisão, a única logica era a média ser feita pelo mês anterior ao envio da carta.
Depois de ler o teu posto tornou-se mais claro, e atendendo aos valores das médias que postaste, percebi a situação.
Na próxima revisão, irá certamente ter uma descida substancial.

Mais uma vez, tks!!
Onde é que anda o touro????
É isso e a directiva em vigor (não tenho a certeza se tem força de lei, isto é, se os bancos são mesmo obrigados a aplica-lo mesmo a contratos antigos) é que os Bancos devem efectuar o cálculo dessa forma.
Existem outras variantes (média dos ultimos xis meses, valor no primeiro dia no mes anterior, etc) e penso que alguns Bancos ainda estão a usar o método que está no contrato/escritura em créditos antigos.
Existem outras variantes (média dos ultimos xis meses, valor no primeiro dia no mes anterior, etc) e penso que alguns Bancos ainda estão a usar o método que está no contrato/escritura em créditos antigos.
Boas!!
Vamos ver se eu entendi bem a explicação do Marco...
A revisão da minha taxa (euribor a 3 meses), teve efeito na prestação que paguei a 15DEZ08.
Penso que essa prestação se refere ao mês de NOV08 (pois como não pagamos nenhuma prestação no dia da escritura, estaremos sempre a pagar relativamente ao mês anterior).
Assim sendo, e uma vez que o meu contrato refere que a taxa aplicada é o cálculo do mês anerior à revisão, a euribor foi calculada com base no mês de OUT08?
Estou a ver isto bem, ou a meter os pés??
Tks
Vamos ver se eu entendi bem a explicação do Marco...
A revisão da minha taxa (euribor a 3 meses), teve efeito na prestação que paguei a 15DEZ08.
Penso que essa prestação se refere ao mês de NOV08 (pois como não pagamos nenhuma prestação no dia da escritura, estaremos sempre a pagar relativamente ao mês anterior).
Assim sendo, e uma vez que o meu contrato refere que a taxa aplicada é o cálculo do mês anerior à revisão, a euribor foi calculada com base no mês de OUT08?
Estou a ver isto bem, ou a meter os pés??
Tks
Onde é que anda o touro????
MarcoAntonio Escreveu:Tem de o manter. A menos que tu não cumpras o contrato, não te podem alterar o contratado unilateralmente...
Obrigado Marco.

"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Tem de o manter. A menos que tu não cumpras o contrato, não te podem alterar o contratado unilateralmente...
Uma dúvida, tenho um spred de 0,60 num credito á habitação, o banco pode-me aumentar esse spred ou agora terá que o manter para sempre?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Condições contratuais...?
Alcoutim Escreveu:Tenho Credito Habitação no totta euribor a 6 meses. Estava convencido que sendo a taxa revista semestralmente, durante aquele periodo mantinha a prestação aumentando a amortização ao mesmo tempo que diminuia os juros embora a relação fosse de centimos. Hoje verifiquei que essa realidade aconteceu entre Janeiro 2004 e Junho 2007. (Com as devidas revisões de taxa e spred(2) a partir de Junho 2007 esta correlação deixou de existir pois mantendo embora o valor da prestação (alterada em Janeiro e Dezembro)juros e amortização variam quase todos os meses havendo meses que pago por exemplo 300€ de juros e 200€ de amortização para no mês seguinte pagar 320€ de juro e 180€ de amortização e no seguinte pagar mais 5 de juros menos amortização ou vice versa esta situação acontece á margem das revisões. Alguem me pode informar se esta situação é normal antes que vá chamar "boas pessoas" aqueles tipos?..
Desde já o mues agradeciomentos
Alcoutim
Caro amigo, senão houve alteração das condições contratuais, ou houve e não lhe deram conhecimento, participe ao Banco de Portugal. O mais provavel é que não lhe aconteça nada nem a si nem ao seu banco, mas pelo menos não fica parado, e como frio que está sempre aquece um bocadinho.
Com Euribor a 6meses, e com um histórico desde de 2004, alguma coisa aconteceu entretanto... mexa-se.
Re: Bancos e Juros - Euribor
MarcoAntonio Escreveu:Conforme sugerido aqui aqui pela Marta, inicia-se aqui um tópico onde compilaremos as taxas praticadas pelas diversas instituições. Convida-se os participantes a colocarem info no tópico. Neste primeiro tópico figurarão a Euribor actualizada, médias mensais, etc...
Taxas Directoras BCE (18/12/2008)
Depósito ------ 1.50%
Euribor (18/12/2008)
..1w - 2.330%
..1m - 2.842%
..2m - 3.027%
..3m - 3.125% <<<
..6m - 3.202% <<<
12m - 3.290%
Médias Mensais de 3m/6m
Média de Abril ........... 4.78/4.80
Média de Dezembro . 3.44/3.52 (provisório)
Libor GBP (12/12/2008)
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 18/12/2008 18:55, num total de 1 vez.
Pensava que era só escritório, mas tem atendimento (porta aberta) nos Anjos, aberto até ao sabado.Bar Escreveu:alguém já testou o Privat Bank?
Ao nível do retalho, pareceu-me que trabalham muito com envio de divisas dos cidadaos de leste para os seus países (a ver pela publicidade exterior, em linguas de leste)
- Registado: 29/11/2007 10:43
Não posso deixar de pedir a todas as pessoas para verem MUITO bem se as suas suas aplicações financeiras de maior segurança estão protegidas por um sistema do estilo do Fundo de Garantia de Depósitos ( aqui http://www.fgd.bportugal.pt/ por exemplo).
Confirmem que os bancos onde têm $$ está na lista desse site, e se não estiver perguntem ao vosso banco porquê e qual é o sistema que eles utilizam.
Relativamente ao Private, ele não é o Hyposwiss Private Bank Genève, SA que está na lista. Se forem ao site do banco e lerem o regulamento do FGD deles(
http://www.privatbank.pt/PORTUGALE/download/lei%20de%20garantia%20de%20depositos_16.10.2008.pdf) vêem que a garantia será exercida em lats e não em euros. E qual é a importância disso? É que se este banco tiver problemas, isso provocará, com alguma probabilidade, uma queda forte da moeda, provocando uma desvalorização do valor a reaver (ver, por exemplo, o que ocorreu na Islândia).
Mais uma vez, FAÇAM AS CONTAS, e quando forem aproveitar os juros altos lembrem-se de quatro coisas:
1. Normalmente investem montantes elevados e estão à procura de SEGURANÇA.
2. Aproveitem os limites dos FUNDOS DE GARANTIA DE DEPÓSITO. Confirmem quantas contas têm numa dada instituição (contas antigas, com familiares, ...), os valores investidos nelas e se esses valores estão abrangidos pelo FGD do banco.
3. A diferença entre 4.5% e 7% ao ano são "apenas" 2% líquidos. Vejam se vale a pena correr o risco de verem o vosso $$ transformado em lats, libras, USD ou outra moeda qualquer ou ver que parte dele simplesmente desapareceu.
4. Até ao momento em que deixam de funcionar raramente há queixas, e as instituições funcionam bem, pelo que a ausência de queixas não implica que o investimento/instituição seja seguro.
Um abr
Nuno
Confirmem que os bancos onde têm $$ está na lista desse site, e se não estiver perguntem ao vosso banco porquê e qual é o sistema que eles utilizam.
Relativamente ao Private, ele não é o Hyposwiss Private Bank Genève, SA que está na lista. Se forem ao site do banco e lerem o regulamento do FGD deles(
http://www.privatbank.pt/PORTUGALE/download/lei%20de%20garantia%20de%20depositos_16.10.2008.pdf) vêem que a garantia será exercida em lats e não em euros. E qual é a importância disso? É que se este banco tiver problemas, isso provocará, com alguma probabilidade, uma queda forte da moeda, provocando uma desvalorização do valor a reaver (ver, por exemplo, o que ocorreu na Islândia).
Mais uma vez, FAÇAM AS CONTAS, e quando forem aproveitar os juros altos lembrem-se de quatro coisas:
1. Normalmente investem montantes elevados e estão à procura de SEGURANÇA.
2. Aproveitem os limites dos FUNDOS DE GARANTIA DE DEPÓSITO. Confirmem quantas contas têm numa dada instituição (contas antigas, com familiares, ...), os valores investidos nelas e se esses valores estão abrangidos pelo FGD do banco.
3. A diferença entre 4.5% e 7% ao ano são "apenas" 2% líquidos. Vejam se vale a pena correr o risco de verem o vosso $$ transformado em lats, libras, USD ou outra moeda qualquer ou ver que parte dele simplesmente desapareceu.
4. Até ao momento em que deixam de funcionar raramente há queixas, e as instituições funcionam bem, pelo que a ausência de queixas não implica que o investimento/instituição seja seguro.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Re: Bancos e Juros
Actualizado. As médias mensais deverão entretanto fechar o mês por roda dos 3.4%...
MarcoAntonio Escreveu:
Taxa Directora BCE (04/12/2008)
Depósito ------ 2.00%
Euribor (12/12/2008)
..1w - 2.441%
..1m - 2.990%
..2m - 3.191%
..3m - 3.282% <<<
..6m - 3.369% <<<
12m - 3.470%
Médias Mensais de 3m/6m
Média de Abril .......... 4.78/4.80
Média de Dezembro . 3.55/3.61 (provisório)
Libor GBP (12/12/2008)
Sempre o " no coments"
BPN chega a dar mais 2,5% do que a CGD
Os depósitos a prazo no Banco Português de Negócios (BPN) rendem cerca do dobro dos juros que na Caixa Geral de Depósitos (CGD), apesar de as duas instituições financeiras pertenceram ao Estado.
De acordo com o «Correio da Manhã», as tradicionais aplicações de depósitos a prazo oferecem uma taxa que chega aos 4,250%. «Dificilmente encontrará melhor no mercado», diz funcionário da agência, que apesar das descidas das taxas de referência assegura os mesmos valores até ao final da semana.
Já no outro banco estatal, a CGD utiliza a taxa Euribor a 6 meses, o que significa que todos os dias a taxa proposta pode ser diferente. No primeiro ano a fórmula de cálculo aplica 80% do valor da taxa. Esta quarta-feira, a Euribor estava nos 3,514%, o que contabilizando apenas 80%, resulta em 2,81% para cálculo do depósito.
O gabinete de comunicação da CGD não quis comentar as disparidades.
Cumps.
Os depósitos a prazo no Banco Português de Negócios (BPN) rendem cerca do dobro dos juros que na Caixa Geral de Depósitos (CGD), apesar de as duas instituições financeiras pertenceram ao Estado.
De acordo com o «Correio da Manhã», as tradicionais aplicações de depósitos a prazo oferecem uma taxa que chega aos 4,250%. «Dificilmente encontrará melhor no mercado», diz funcionário da agência, que apesar das descidas das taxas de referência assegura os mesmos valores até ao final da semana.
Já no outro banco estatal, a CGD utiliza a taxa Euribor a 6 meses, o que significa que todos os dias a taxa proposta pode ser diferente. No primeiro ano a fórmula de cálculo aplica 80% do valor da taxa. Esta quarta-feira, a Euribor estava nos 3,514%, o que contabilizando apenas 80%, resulta em 2,81% para cálculo do depósito.
O gabinete de comunicação da CGD não quis comentar as disparidades.
Cumps.
Euribor mantêm queda e negoceiam em mínimos de mais de dois anos
As Euribor continuam em queda, negociando em níveis idênticos aos observados no Verão de 2006. Estas taxas caíram pela quadragésima quinta sessão consecutiva, algo nunca visto.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
As Euribor continuam em queda, negociando em níveis idênticos aos observados no Verão de 2006. Estas taxas caíram pela quadragésima quinta sessão consecutiva, algo nunca visto.
A Euribor a seis meses desceu hoje para os 3,417%, o que representa o valor mais baixo desde Agosto de 2006 e compara com o máximo de 5,448% atingido no dia 9 de Outubro.
A taxa a três meses cedeu para os 3,329%, o que corresponde ao nível mais baixo desde Setembro de 2006 e compara com os 5,393% atingidos a 9 de Outubro e que representam o valor mais elevado de sempre. A Euribor a 12 meses recuou para os 3,513%.
Estas taxas estão a cair há 45 dias consecutivos, reflectindo as três descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE). Entre o início de Outubro e a semana passada, a autoridade monetária desceu o preço do dinheiro de 4,25% para os actuais 2,50%, um corte recorde na história desta autoridade monetária.
Estas notícias são positivas para as famílias e empresas que têm empréstimos indexados à taxa Euribor, já que com a queda destas taxas os custos com o crédito diminuem.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Euribor a seis meses desceu hoje para os 3,417%, o que representa o valor mais baixo desde Agosto de 2006 e compara com o máximo de 5,448% atingido no dia 9 de Outubro.
A taxa a três meses cedeu para os 3,329%, o que corresponde ao nível mais baixo desde Setembro de 2006 e compara com os 5,393% atingidos a 9 de Outubro e que representam o valor mais elevado de sempre. A Euribor a 12 meses recuou para os 3,513%.
Estas taxas estão a cair há 45 dias consecutivos, reflectindo as três descidas de juros efectuadas pelo Banco Central Europeu (BCE). Entre o início de Outubro e a semana passada, a autoridade monetária desceu o preço do dinheiro de 4,25% para os actuais 2,50%, um corte recorde na história desta autoridade monetária.
Estas notícias são positivas para as famílias e empresas que têm empréstimos indexados à taxa Euribor, já que com a queda destas taxas os custos com o crédito diminuem.
11 Dezembro 2008 - 00h30
Banca
Caixa paga o o dobro dos juros no BPN
Leia mais pormenores, em exclusivo, na edição do CM desta quinta-feira.
Isto é lindo, hehe.
Quem está ligado: