O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Elias :
"Então a análise fundamental só é útil quando os mercados sobem??"
Claro que não... Nem era a ideia, contudo e como deve ser um atento elemento do Caldeirão da bolsa, esta analise que foi feita e bem feita, mas não relevada nada de novo do que se tem dito anteriormente pelo Ulisses e outros tantos.
Daí a minha afirmação "Nada de Novo".
P.S. - sou um forte apologista da A.T.
"Então a análise fundamental só é útil quando os mercados sobem??"
Claro que não... Nem era a ideia, contudo e como deve ser um atento elemento do Caldeirão da bolsa, esta analise que foi feita e bem feita, mas não relevada nada de novo do que se tem dito anteriormente pelo Ulisses e outros tantos.
Daí a minha afirmação "Nada de Novo".
P.S. - sou um forte apologista da A.T.
- Registado: 9/2/2004 15:12
Re: Analise
RuiAndrade Escreveu:Nada de novo, contudo deixo a seguinte noticia do Jornal de Negocios
A análise técnica tem sido uma importante ferramenta para os investidores anteciparem as movimentações dos índices de acções, sobretudo nesta altura de turbulência nos mercados, em que a análise fundamental deixou de ser um instrumento de análise para muitos investidores.
Então a análise fundamental só é útil quando os mercados sobem??
- Registado: 5/11/2002 12:21
Analise
Nada de novo, contudo deixo a seguinte noticia do Jornal de Negocios
A análise técnica tem sido uma importante ferramenta para os investidores anteciparem as movimentações dos índices de acções, sobretudo nesta altura de turbulência nos mercados, em que a análise fundamental deixou de ser um instrumento de análise para muitos investidores.
Uma análise da IMF - Informação de Mercados Financeiros sobre o PSI-20 mostra que o índice português, apesar das subidas das últimas sessões, está ainda "dentro de um canal descendente de médio prazo que vai delimitando a sua trajectória" (ver gráfico).
"O PSI-20 reagiu de forma satisfatória à zona de 5.700 pontos e poderá agora prosseguir o arranque que se iniciou há três sessões atrás. Tecnicamente o caminho está aberto para recuperações até perto de 7.500 pontos, onde existe uma resistência horizontal e a linha de tendência que vem desde Abril", refere Filipe Garcia, administrador da IMF.
A mesma fonte salienta que o principal índice de acções português tem uma "resistência intermédia nos 7.000 pontos", nível que se encontra 12,4% acima do fecho de ontem (6.227,13 pontos), sendo que "uma eventual quebra em baixa de 5.800 pontos inviabiliza todo o cenário de recuperação". O mínimo do índice foi fixado semana passada nos 5.659 pontos.
Certo é que "para já", segundo a IMF, a valorização da bolsa portuguesa, com o "arranque" do PSI-20 nas últimas sessões, constitui "um processo de correcção à descida e não uma inversão de tendência", realça Filipe Garcia.
"Jornal Negocios"
Uma análise da IMF - Informação de Mercados Financeiros sobre o PSI-20 mostra que o índice português, apesar das subidas das últimas sessões, está ainda "dentro de um canal descendente de médio prazo que vai delimitando a sua trajectória" (ver gráfico).
"O PSI-20 reagiu de forma satisfatória à zona de 5.700 pontos e poderá agora prosseguir o arranque que se iniciou há três sessões atrás. Tecnicamente o caminho está aberto para recuperações até perto de 7.500 pontos, onde existe uma resistência horizontal e a linha de tendência que vem desde Abril", refere Filipe Garcia, administrador da IMF.
A mesma fonte salienta que o principal índice de acções português tem uma "resistência intermédia nos 7.000 pontos", nível que se encontra 12,4% acima do fecho de ontem (6.227,13 pontos), sendo que "uma eventual quebra em baixa de 5.800 pontos inviabiliza todo o cenário de recuperação". O mínimo do índice foi fixado semana passada nos 5.659 pontos.
Certo é que "para já", segundo a IMF, a valorização da bolsa portuguesa, com o "arranque" do PSI-20 nas últimas sessões, constitui "um processo de correcção à descida e não uma inversão de tendência", realça Filipe Garcia.
"Jornal Negocios"
- Anexos
-
- analisetecnica_psi20_29_10.jpg (26.93 KiB) Visualizado 6668 vezes
- Registado: 9/2/2004 15:12
comentário
Cara SPCNuno
Não foras uma Senhora....e eu responder-te-ia à letra...mas assim ficamos em águas mornas.
As ferramentas, não fui eu que as citei... no âmbito destas visões "estratégicas"....e tu sabes bem disso.
Não esqueço porque isso é uma vulgarização errada do conceito da estratégia.
Talvez uma questão de escala...ou as pessoas falam em estratégia sem primeiro conceberem a tàctica....ou como dizia um treinador do guimarães....a estratégia da minha táctica era... oh pá!!! minha menina! isto nem com ferramenta lá vai.
Bjs
Não foras uma Senhora....e eu responder-te-ia à letra...mas assim ficamos em águas mornas.
As ferramentas, não fui eu que as citei... no âmbito destas visões "estratégicas"....e tu sabes bem disso.
Não esqueço porque isso é uma vulgarização errada do conceito da estratégia.
Talvez uma questão de escala...ou as pessoas falam em estratégia sem primeiro conceberem a tàctica....ou como dizia um treinador do guimarães....a estratégia da minha táctica era... oh pá!!! minha menina! isto nem com ferramenta lá vai.
Bjs
- Registado: 3/12/2007 20:31
Time to...........
Ulisses Pereira Escreveu:
Isto mostra bem que qualquer corte de taxas será tudo menos uma surpresa para o mercado.
Um abraço,
Ulisses
The FOMC is scheduled to announce its decision on rates at about 2:15 p.m. in Washington.
Cumps.
É uma hipótese que faz muito sentido, sim. Eu e os meus clientes continuamos de fora do mercado há mais de um mês pela dificuldade em encontrar "setups" interessantes. E quando está difícil de se negociar, mais vale não o fazer.
Já agora, a propósito da tua observação deixo aqui a probabilidade implícita de corte de taxas que podemos observar através das FED Funds:
Corte de, pelo menos 25 pontos base: 100%; Corte de, pelo menos, 50 pontos base: 62%; Corte de, pelo menos, 75 pontos base: 38%.
Isto mostra bem que qualquer corte de taxas será tudo menos uma surpresa para o mercado.
Um abraço,
Ulisses

Já agora, a propósito da tua observação deixo aqui a probabilidade implícita de corte de taxas que podemos observar através das FED Funds:
Corte de, pelo menos 25 pontos base: 100%; Corte de, pelo menos, 50 pontos base: 62%; Corte de, pelo menos, 75 pontos base: 38%.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Ontem foi um dia muito, muito interessante no mercado americano, com os índices a voarem apesar da divulgação do brutalmente baixo índice de confiança dos consumidores. São mais dias a subir depois de más notícias que o mercado precisa para sinalizar força.
Caro Ulisses,
Não acha que este rally está "manchado" pelo facto de se estar a descontar um grande corte nas taxas de juro dos EUA ?
Não poderá acontecer que, a partir das 18:15, tenhamos um enorme "sell on the news" e um regresso aos fundamentais ou seja aos resultados que estão a ser apresentados ?
BN,
ljbk.
- Registado: 25/11/2005 11:15
Re: comentário
scpnuno Escreveu:jotabilo Escreveu:Caro herói
Muito bem....muito bem mesmo.
Até no pormenor ao empregares a expressão "o meu plano de acção". És correcto nos termos,... é de facto um plano de acção e não uma "estratégia com ferramentas no meio".
cumps
Ohhh Jota, tu andas MESMO alérgico às ferramentas!!
Tu tem cuidado que isso pode levar a segundas interpretações - não por mim, claro, pessoa que nunca, jamais, lê algum segundo sentido nas coisas - mas por certas mentes (como aquele raposo que nada por aí) que vêm sempre para além do óbvio - óbvio esse que é, claro, seres alérgico a ferramentas
(Valha-me Deus, eu estou mesmo a precisar de férias)

Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
<b>FB</b>arrancos
Re: comentário
jotabilo Escreveu:Caro herói
Até no pormenor ao empregares a expressão "o meu plano de acção". És correcto nos termos,... é de facto um plano de acção e não uma "estratégia com ferramentas no meio".
cumps
Ohhh Jota, tu andas MESMO alérgico às ferramentas!!
Tu tem cuidado que isso pode levar a segundas interpretações - não por mim, claro, pessoa que nunca, jamais, lê algum segundo sentido nas coisas - mas por certas mentes (como aquele raposo que nada por aí) que vêm sempre para além do óbvio - óbvio esse que é, claro, seres alérgico a ferramentas
(Valha-me Deus, eu estou mesmo a precisar de férias)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
comentário
Caro herói
cumps
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Ontem foi um dia muito, muito interessante no mercado americano, com os índices a voarem apesar da divulgação do brutalmente baixo índice de confiança dos consumidores. São mais dias a subir depois de más notícias que o mercado precisa para sinalizar força.
O PSI dispara hoje mas é incrível que, ao actualizarmos o gráfico, olhemos para o dia de hoje e o vejamos como mais um no meio de tantos outros. A volatilidade deste mercado é absolutamente impressionante.
E também devemos resistir à tentação de tirarmos grandes conclusões com dias assim. Porque quando sobe 5% aparecem logo inúmeros investidores a dizer: "Isto iverteu de vez!" e quando cai 5% aparecem logo investidores a prognosticarem o fim do mundo. E esquecem-se que estas variações, por mais incríveis que pareça, são as variações normais das últimas loucas semanas.
O segredo é manter um plano e ir seguindo-o, tentado alhear-nos das emoções que o mercado provoca. E o meu plano de acção e os níveis a observar têm sido amplamente repetidos por mim neste tópico.
Um abraço,
Ulisses
O PSI dispara hoje mas é incrível que, ao actualizarmos o gráfico, olhemos para o dia de hoje e o vejamos como mais um no meio de tantos outros. A volatilidade deste mercado é absolutamente impressionante.
E também devemos resistir à tentação de tirarmos grandes conclusões com dias assim. Porque quando sobe 5% aparecem logo inúmeros investidores a dizer: "Isto iverteu de vez!" e quando cai 5% aparecem logo investidores a prognosticarem o fim do mundo. E esquecem-se que estas variações, por mais incríveis que pareça, são as variações normais das últimas loucas semanas.
O segredo é manter um plano e ir seguindo-o, tentado alhear-nos das emoções que o mercado provoca. E o meu plano de acção e os níveis a observar têm sido amplamente repetidos por mim neste tópico.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (35.94 KiB) Visualizado 7820 vezes
-
- forum-psi2.GIF (37.71 KiB) Visualizado 7809 vezes
-
- forum-psi3.GIF (26.29 KiB) Visualizado 7804 vezes
Resina Escreveu:Vendes porque simplesmente achaste que o titulo já não dava mais e quiseste sair...
Não, vendo porque estabeleci uma estratégia antes de entrar, e coloquei um stop onde as razões da minha entrada já não se verificavam...
Resina Escreveu:O titulo no dia seguinte sobe e arrependeste, ainda por cima vendeste a perder...
Nunca me arrependo, segui a minha estratégia não tenho porque me arrepender, e o facto de vender a perder não altera em nada a minha opinião...obviamente que fico mais contente quando ganho do quando perco, mas arrepender-me não...
Resina Escreveu:Ou vendes porque pensas que as quedas vão continuar e no dia seguinte sobe e voltas a comprar bem acima do valor que vendeste... Isto é recorrente... Tanta vez que o fiz no passado, claro que agora já não o faço, mas quem está a iniciar faz...
Não eu nunca entro assim... nunca entro com os mercados como os actuais, nem entro por feeling!
Resina Escreveu:Se foste stopado é outro caso...
Pois...
um abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
mlra escreveu:
Boas!
Só de pensar que saí hoje do mercado... eusa_wall.gif eusa_wall.gif eusa_wall.gif eusa_wall.gif eusa_wall.gif
Amanhã nem vai dar para comprar. Vai abrir tudo em gap up portanto não vai ser facil entrar amanhã.
Cumps
Entrar quando se deve sair, e sair quanod se deve entrar é algo que acontece com frequência a quem não investe com regras pré-estabelecidas! É que as emoções são muito traiçoeiras! Parece que o mercado está a gozar connosco mas não, o problema está em nós próprios!
Abraço
artista
Boas Artista!
Saí porque fui stopado. Já me bastou a JM.

Agora obviamente não previ esta subida nos states. Se assim fosse nem sequer tinha usado stops. Como é óbvio amanhã estarei a ver de fora. Gaps em abertura não são para mim.
Cumps
artista Escreveu:Não concordo nada com esta ideia! Se foi erro ou não isso não tem nada a ver com ganhar ou perder mas sim com o facto de seguir um não uma estratégia... eu já cometi erros onde ganhei e perdi sem os cometer! Quando sigo a minha estratégia e o stop é activado eu não cometi nenhum erro, mas perdi... Já aconteceu "entrar à maluca" mas até correu bem e ganhei, mas cometi um erro. Este "entrar à maluca" não dá certo sempre e está na origem das perdas que mais tarde ou mais cedo acabam por aparecer, com a desvantagem de não sabermos o que fazer quando elas aparecem... felizmente é coisa que já não acontece há muito tempo!
abraços
artista
Pondo de parte que foste stopado...
Vendes porque simplesmente achaste que o titulo já não dava mais e quiseste sair...
O titulo no dia seguinte sobe e arrependeste, ainda por cima vendeste a perder... Ou vendes porque pensas que as quedas vão continuar e no dia seguinte sobe e voltas a comprar bem acima do valor que vendeste... Isto é recorrente... Tanta vez que o fiz no passado, claro que agora já não o faço, mas quem está a iniciar faz...
Se foste stopado é outro caso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
civfan Escreveu:uma pergunta indiscreta artista: amanha, sem emoção, é dia para entrares e apanhares um resalto previsivel tecnicamente? ou nem por isso?
Indiscreta?! Nada disso, não tenho a mínima dúvida de que no entrarei amanhã, raramente entro em ressaltos de bearmarket, nunca quando os mercados estão com uma volatilidade tão grande!
O problema é que muitos vão ver amanhã títulos a subir 10, 15 ou 20% e ficam a pensar que estão a perder dinheiro, que podiam facilmente apanhar o ressalto... e podiam, se tivessem uma bola de cristal!
Até te digo mais, acho quase impossível vir a comprar um título que seja nas próximas 10 sessões... se acompanhasses o que vou escrevendo no blogue sabias disso!

abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Resina Escreveu:Se saiste a ganhar, perdeste alguma coisa!? Agora se saiste a perder, isso já é um erro...
Não concordo nada com esta ideia! Se foi erro ou não isso não tem nada a ver com ganhar ou perder mas sim com o facto de seguir um não uma estratégia... eu já cometi erros onde ganhei e perdi sem os cometer! Quando sigo a minha estratégia e o stop é activado eu não cometi nenhum erro, mas perdi... Já aconteceu "entrar à maluca" mas até correu bem e ganhei, mas cometi um erro. Este "entrar à maluca" não dá certo sempre e está na origem das perdas que mais tarde ou mais cedo acabam por aparecer, com a desvantagem de não sabermos o que fazer quando elas aparecem... felizmente é coisa que já não acontece há muito tempo!
abraços
artista
mlra Escreveu:Boas!
Só de pensar que saí hoje do mercado...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Amanhã nem vai dar para comprar. Vai abrir tudo em gap up portanto não vai ser facil entrar amanhã.
Cumps
Faz um teste...
Faz investimentos em papel ou cria uma conta na Ljc ou no Best. Dão x para investires ficticios...
Senão começa a pensar ao contrário...
Andar sempre a saltar de um lado para o outro sem razões só te faz é perder...
Se saiste a ganhar, perdeste alguma coisa!? Agora se saiste a perder, isso já é um erro...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Deixem subir, quanto mais subir mais perto ficamos do momento de shortar em segurança 

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
mlra Escreveu:Boas!
Só de pensar que saí hoje do mercado...![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cumps
Entrar quando se deve sair, e sair quanod se deve entrar é algo que acontece com frequência a quem não investe com regras pré-estabelecidas! É que as emoções são muito traiçoeiras! Parece que o mercado está a gozar connosco mas não, o problema está em nós próprios!
Abraço
artista
@Ulisses:
más notícias:
e S&P a subir 8.31%
queres comentar?
más notícias:
(...)receios de uma recessão do país que inevitavelmente fará baixar os resultados líquidos das empresas, deverá agravar o desemprego e diminuir os dividendos dos accionistas.
Para já, os consumidores dão a indicação de terem travado drasticamente as suas despesas. Pelo indicador da Conference Board, a confiança dos consumidores norte-americanos caiu em Outubro para 38 pontos, contra 61,4 pontos em Setembro, o valor mais baixo desde a criação do índice, em 1985
e S&P a subir 8.31%
queres comentar?

americob Escreveu:Neste momento, e a curto prazo, o mercado está completamente imprevisivel e ao sabor da especulação.
Temos como exemplo dois do maiores construtores automóveis europeus, ambos com problemas de queda de vendas e obrigados a paragens forçadas nas suas fábricas, desde o início do ano:
Renault - desvaloriza 80%
VW - valoriza 500%
isto é completamente irracional ao nivel de uma avaliação séria de qualquer das duas empresas.
Ou seja, chegamos á conclusão que, na bolsa, o valor real das empresas cotadas é completamente irrelevante, pois é tudo uma questão de jogo psicológico e de seguir a "manada" (leia-se tendência).
Cumptos,
Americo
A renault, que chegou a estar a 120€ há 10 meses, estava claramente hiper-inflacionada, baseada num plano do seu administrador "maravilha" que tudo indicava que se tornava impossivel de concretizar... há uns meses todos assumiram isso... e aproveitando a boleia de todos para sul... ai veio ela por aí abaixo.
a vw, ainda que com melhores resultados e não partindo de tão acima, sofre os problemas de todos do sector, logo essa valorização tem que ter "dedos" alheios... e o interesse da porche em reforçar a posição não deve ser coincidência.
Obrigado pelo comentário Ulisses. sem duvida é coerente com o que tens dito por aqui, ainda assim tive a "lata" de perguntar...

civfan, não vou responder a essa pergunta. Infelizmente, essa é a pergunta que mais tem chegado ao meu mail nas últimas semanas.
Eu não sou um analista fundamental. Sou um analista técnico que anda há 10 meses a dizer que se desaconselha a ter acções na Bolsa portuguesa. E só vou mudar esta minha postura quando houver sinais claros de inversão. Se é daqui a 2 meses, daqui a 2 anos ou daqui a 20 anos não faço a menor ideia.
americob, os mercados sempre funcionaram assim, embora em momentos de maior volatilidade seja mais claro.
Um abraço,
Ulisses
Eu não sou um analista fundamental. Sou um analista técnico que anda há 10 meses a dizer que se desaconselha a ter acções na Bolsa portuguesa. E só vou mudar esta minha postura quando houver sinais claros de inversão. Se é daqui a 2 meses, daqui a 2 anos ou daqui a 20 anos não faço a menor ideia.
americob, os mercados sempre funcionaram assim, embora em momentos de maior volatilidade seja mais claro.

Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, Olhar Leonino, peterteam2, Phil2014, PIKAS, Rafael Abreu, Roque Amador, silva_39, ze couves e 173 visitantes