Momento de decisão
Viva,
E fica a prosa de fim-de-semana.
Pode parecer muito estúpido (e irracional em termos económicos), mas uma medida de contenção de crise que eu consideraria seria o Estado/Governo comprar ao desbarato acções das empresas privadas (mais ou menos o contrário do que estamos a faze em Portugal).
É absurdo porque caíndo as empresas cai o estado, é irracional, mas é uma forma de o "estado" se poder armar ao pingarelho (como muitos grandes accionistas, sem golden shares, claro) e controlar a pressão do lado vendedor ou comprador, evitando gaps que provoquem pânico - e se está tudo a subir, alguém está a comprar tudo, ou está tudo bem - por mim, desde que suba, serve.
Acho que foi algo semelhante que esteve na origem da mítica "equipa de protecção de crashes" criada por Reagan após a segunda-feira negra de 1987, se não estou em erro e acho também que é (ou era) prática comum no Japão (economia que chegou a entrar em deflação e ninguém "morreu", que saiba) e Alemanha (douze dgermans, dei zink óve everizing!).
Mas como o Estado/Governo está teso (pelo menos o nosso, os outros estão endividados até ao pescoço), e ninguém empresta (sem contrapartidas, e mesmo assim não sei), volta-se a lixar o Zé Povinho. Por isso, se calhar é melhor esquecer isto, é por ser domingo... :-)
A Fed não é nem uma instituição governamental, nem privada, é assim tipo "privilegiada", e está a encher os bolsos de "priveligiados", à custa de mega injecções de liquidez, e a meter muita 'gente' "na mão", mais uma vez controlando o mercado, ainda não percebi para quê (mas lá chego, é importante para "perceber" a carteira ideal).
Quanto ao dito "Bull", como li já não sei onde, e respondendo também à questão do "pseudo"-Bull, digamos que nesta fase é possível, mas é muito como ganhar fortunas num jogo de poker, no Titanic... com a banda a tocar.
Estou já dentro e muito confiante, ciente dos saltos, para já com saldo positivo, e a confiar nas medidas de emergência para conter as fantasias dos habilidosos do crédito e outras que tais para ainda mais positivo ficar.
Até às eleições de Q4 de 2008 nos EUA isto aguenta-se a químicos e propaganda, embora convenha desacreditar o Buchas, e depois, não tem outro remédio senão aguentar-se na mesma...
By the way, noto muita pressão para os lados do investimento em bio-combustíveis (cana-açucar (brasil), milho (EUA), trigo (França)) e continuo a achar que a OPEP está a dar um tiro no pé a deixar o petróleo disparar assim. O Bufas parece concordar, embora tenha ainda apenas disparado para o Brasil.
E calma lá oh não sei quantos (alguns) jornalistas, economistas, financeiros, analistas e sei lá mais quantos: Não há choque petrolífero. Nenhum!
Choque é quando não há máteria prima, e há muita!
O que há é choque electrizante de alta-tensão especulativo, embora os países industrializados estejam a marchar com planos B e a OPEP fica a xuxar no dedo...
Os (Dubai) Emirados Arabes Unidos já perceberam isso logo no primeiro "choque especulativo" em 1990-91 e desde então tem virado completamente o modelo de négocio e mercado alvo aproveitando as lecas que ainda vêm do ouro negro.
O que está a inflaccionar o petróleo é quase o mesmo que levou ao subprime, muito "papel" virtual em produtos derivados a contar com este "futuro": muita massa investida, e se descer... ai ai!
Isto é como se para atingir um bandido, a malta tivesse que andar aos tiros numa refinaria de petróleo: tudo pelos ares assim que se puxar um gatilho.
Bom fim-de-semana deste (realmente, acreditem) optimista, embora ver o dólar no estado que está cause vertigens!
Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
E fica a prosa de fim-de-semana.
Pode parecer muito estúpido (e irracional em termos económicos), mas uma medida de contenção de crise que eu consideraria seria o Estado/Governo comprar ao desbarato acções das empresas privadas (mais ou menos o contrário do que estamos a faze em Portugal).
É absurdo porque caíndo as empresas cai o estado, é irracional, mas é uma forma de o "estado" se poder armar ao pingarelho (como muitos grandes accionistas, sem golden shares, claro) e controlar a pressão do lado vendedor ou comprador, evitando gaps que provoquem pânico - e se está tudo a subir, alguém está a comprar tudo, ou está tudo bem - por mim, desde que suba, serve.
Acho que foi algo semelhante que esteve na origem da mítica "equipa de protecção de crashes" criada por Reagan após a segunda-feira negra de 1987, se não estou em erro e acho também que é (ou era) prática comum no Japão (economia que chegou a entrar em deflação e ninguém "morreu", que saiba) e Alemanha (douze dgermans, dei zink óve everizing!).
Mas como o Estado/Governo está teso (pelo menos o nosso, os outros estão endividados até ao pescoço), e ninguém empresta (sem contrapartidas, e mesmo assim não sei), volta-se a lixar o Zé Povinho. Por isso, se calhar é melhor esquecer isto, é por ser domingo... :-)
A Fed não é nem uma instituição governamental, nem privada, é assim tipo "privilegiada", e está a encher os bolsos de "priveligiados", à custa de mega injecções de liquidez, e a meter muita 'gente' "na mão", mais uma vez controlando o mercado, ainda não percebi para quê (mas lá chego, é importante para "perceber" a carteira ideal).
Quanto ao dito "Bull", como li já não sei onde, e respondendo também à questão do "pseudo"-Bull, digamos que nesta fase é possível, mas é muito como ganhar fortunas num jogo de poker, no Titanic... com a banda a tocar.
Estou já dentro e muito confiante, ciente dos saltos, para já com saldo positivo, e a confiar nas medidas de emergência para conter as fantasias dos habilidosos do crédito e outras que tais para ainda mais positivo ficar.
Até às eleições de Q4 de 2008 nos EUA isto aguenta-se a químicos e propaganda, embora convenha desacreditar o Buchas, e depois, não tem outro remédio senão aguentar-se na mesma...

By the way, noto muita pressão para os lados do investimento em bio-combustíveis (cana-açucar (brasil), milho (EUA), trigo (França)) e continuo a achar que a OPEP está a dar um tiro no pé a deixar o petróleo disparar assim. O Bufas parece concordar, embora tenha ainda apenas disparado para o Brasil.
E calma lá oh não sei quantos (alguns) jornalistas, economistas, financeiros, analistas e sei lá mais quantos: Não há choque petrolífero. Nenhum!
Choque é quando não há máteria prima, e há muita!
O que há é choque electrizante de alta-tensão especulativo, embora os países industrializados estejam a marchar com planos B e a OPEP fica a xuxar no dedo...
Os (Dubai) Emirados Arabes Unidos já perceberam isso logo no primeiro "choque especulativo" em 1990-91 e desde então tem virado completamente o modelo de négocio e mercado alvo aproveitando as lecas que ainda vêm do ouro negro.
O que está a inflaccionar o petróleo é quase o mesmo que levou ao subprime, muito "papel" virtual em produtos derivados a contar com este "futuro": muita massa investida, e se descer... ai ai!
Isto é como se para atingir um bandido, a malta tivesse que andar aos tiros numa refinaria de petróleo: tudo pelos ares assim que se puxar um gatilho.
Bom fim-de-semana deste (realmente, acreditem) optimista, embora ver o dólar no estado que está cause vertigens!
Abraços,
AMR
Olá,
Navegando por vários Blogs encontrei já algumas vezes uma ideia que pode ser interessante:
Básicamente, o que se diz é que o autêntico colapso que estamos a ver no papel comercial está a levar a que grandes investidores institucionais, e sobretudo hedge funds sejam "obrigados" a procurar veículos de investimento noutros activos, sendo essa uma das razões para a continuada subida dos preços das acções.
Se juntarmos a isto a descida, que vai continuar, das taxas de juro, e a consequente inflação, teremos então uma possível explicação para o aparentemente escaldante e injustificado avanço contínuo dos mercados de acções (os ressaltos não contam).
Ainda assim, no mais curto prazo, espero que por volta do dia 15, com as revelações dos activos "level 3" nas carteiras dos bancos Americanos, acredito que poderemos ter algumas quedas significativas.
Se assim for, só voltamos a ter subidas quando a FED intervier a 11 de Dezembro (ou antes, se a intervenção for de surpresa).
Mais uma vez, mantenho que o ponto de viragem está nos 1.490 do SPX. Um fecho abaixo deste valor determina o fecho de posições longas, e a entrada curta até ver onde vão parar as quedas. Acima de 1.490, é sempre para subir.
Navegando por vários Blogs encontrei já algumas vezes uma ideia que pode ser interessante:
Básicamente, o que se diz é que o autêntico colapso que estamos a ver no papel comercial está a levar a que grandes investidores institucionais, e sobretudo hedge funds sejam "obrigados" a procurar veículos de investimento noutros activos, sendo essa uma das razões para a continuada subida dos preços das acções.
Se juntarmos a isto a descida, que vai continuar, das taxas de juro, e a consequente inflação, teremos então uma possível explicação para o aparentemente escaldante e injustificado avanço contínuo dos mercados de acções (os ressaltos não contam).
Ainda assim, no mais curto prazo, espero que por volta do dia 15, com as revelações dos activos "level 3" nas carteiras dos bancos Americanos, acredito que poderemos ter algumas quedas significativas.
Se assim for, só voltamos a ter subidas quando a FED intervier a 11 de Dezembro (ou antes, se a intervenção for de surpresa).
Mais uma vez, mantenho que o ponto de viragem está nos 1.490 do SPX. Um fecho abaixo deste valor determina o fecho de posições longas, e a entrada curta até ver onde vão parar as quedas. Acima de 1.490, é sempre para subir.
- Registado: 25/1/2007 18:53
Olá,
O problema do papel comercial está a agravar-se:
Chamo à atenção para 2 artigos importantes:
http://today.reuters.com/news/articlein ... FAULTS.XML
E
http://www.ft.com/cms/s/0/e34ab838-88b1 ... ck_check=1
O problema do papel comercial está a agravar-se:
Chamo à atenção para 2 artigos importantes:
http://today.reuters.com/news/articlein ... FAULTS.XML
E
http://www.ft.com/cms/s/0/e34ab838-88b1 ... ck_check=1
Olá,
Antes de mais, obrigado pelas amáveis palavras: é bom recebê-las.
Tio Patinhas, alguns bons investimentos agora:
- Crude
- Trigo
- Açúcar
- Soja
- Ouro
- EURO.
Como? ETFs, Futuros, Fundos, Warrants sobre empresas que vendem commodities.
Ls,
lê isto: http//www.atimes.com/atimes/Global_Economy/IK03Dj03.html
Macumba,
Obrigado.
Rui Aires,
Quem vai pagar a crise será quem não tiver activos que possa valorizar. Quando os preços de tudo, em geral, subirem por via da inflação e os ordenados ficarem "lá atrás", está-se a ver quem vai pagar a crise...
Quanto a estruturados sobre commodities, podes pedir ao teu banco ou corretora que te estruturem um (normalmente consegues se tiveres mais de 250.000 EUR para investir).
A todos,
Bom fim-de-semana.
Antes de mais, obrigado pelas amáveis palavras: é bom recebê-las.
Tio Patinhas, alguns bons investimentos agora:
- Crude
- Trigo
- Açúcar
- Soja
- Ouro
- EURO.
Como? ETFs, Futuros, Fundos, Warrants sobre empresas que vendem commodities.
Ls,
lê isto: http//www.atimes.com/atimes/Global_Economy/IK03Dj03.html
Macumba,
Obrigado.
Rui Aires,
Quem vai pagar a crise será quem não tiver activos que possa valorizar. Quando os preços de tudo, em geral, subirem por via da inflação e os ordenados ficarem "lá atrás", está-se a ver quem vai pagar a crise...
Quanto a estruturados sobre commodities, podes pedir ao teu banco ou corretora que te estruturem um (normalmente consegues se tiveres mais de 250.000 EUR para investir).
A todos,
Bom fim-de-semana.
James, historicamente os argumentos dos ursos são sempre "intelectualmente" mais sustentáveis do que os dos touros. É mesmo uma tradição. Porque temos sempre mais do que nos preocupar. E isto não é irónico. Estou a ser sincero. Mas também é verdade que, historicamente, o mercado accionista é dominado pelos touros.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
James essa de falar bem... e clareza no discurso e tal... acho que não vem ao caso. Se te recordares de alguns pregadores da nossa história também falava bem e o que aconteceu aos que o seguiram?
A ver vamos mas pelos dados que sairam nos states esta semana o cenário de recessão está um pouco distante.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
novo_nisto Escreveu:James Wheat Escreveu: Eu somente critico as ideias / visoes 'dogmaticas' de quem acha que seguimos 'bull', com base em... epa, olha, eu nem sei bem o que' !!
No contexto actual do mercado acho um muito mal conselho para os muitos pequenos investidores que por aqui andam dizer-se que seguimos 'bull': em que prazo ? 1 dia ? 3 dias ? 5 dias ? 1 mes ? Fica tudo nas encolhas, 'e sempre "um dia de cada vez" e... amanha se necessario inverte-se ! E se isso merecer criticas a mim... seja, sem problemas !
Over & out.
Claro, mas um tipo que está de fora e que como só investe do lado longo quer à viva força que isto caia para entrar mais abaixo já não são visões dogmáticas
Tal como o Midas também acredito que se estará a formar um C&H mas, evidentemente, não estou agarrado a uma crença bull. Amanhã já posso estar bear, e no dia seguinte bull.
Estou investido e tenho possibilidade de apostas curtas e longas.
De facto desconheces como me movimento/invisto, mas isso tambem nao vem ao caso.
O que retenho da tua mensagem 'e o ponto chave: mesmo os 'bulls' actuais neste topico estao tao incertos / inseguros nas suas conviccoes, que estao - em 99,9% dos casos - prontos a passar a 'bear-mode' em... menos de 24 hrs.
'E precisamente essa postura que quem investe hoje deve reter, ou seja, o optimismo de quem esta' longo esgota-se em menos de 1 sessao... e porque sera' ? E sera' sensato seguir os conselhos dos 'bulls' neste topico, com base nas suas leituras tao pouco confiantes ?!?
'E 'obvio que se esses mesmos 'bulls' passarem a 'bear' vao aqui dizer que fecharam as posicoes longas 'no momento certo' e abriram as curtas 'mesmo, mesmo no timing correcto' ! 'E sempre assim: magia

Eu sigo fora e tranquilo, sem tomar uma posicao bull ou bear, pq vejo os mercados totalmente incertos e numa deriva sem rumo.
Agora no que respeita a argumentacao de cada um dos lados neste topico, desde o inicio que vejo mais conviccao, solidez de raciocinio e sensatez nos ursos do que nos touros. Algo que os menos experientes devem tomar em linha de conta ao ouvirem mensagens de optimismo e de incentivo para entrarem longo no mercado em tempos tao conturbados. A prudencia raramente fez mal a alguem.
Ab+Bn.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
- Registado: 24/5/2006 12:33
Rui Aires Escreveu:Maromatcs não percebi esta frase: "Quem pagará a crise será quem não tem capital para investir agora que os preços estão baixos, e aqueles que vivem dos seus salários, que serão os.."
Obrigado
Ou se safa o governo/estado, ou se safa a economia.
Neste contexto, diria que se optou pela economia, penhorando a longo prazo, as obrigações de dívida pública/tesouro, que vão cair a pique.
Injecta-se guito na economia, mas esquecem-se que não e de "fazer dinheiro" que isto se trata, mas de "emprestar" dinheiro, não é a liquidez que está em causa, que se cria, mas sim, consegui-la... e anda tudo a agarrar-se a ela que nem carraças.
A inflação aumenta à medida que se injecta mais dinheiro, o dinheiro fica mais barato, mas os preços aumentam, enquanto não baixa a procura, que baixará, e cria-se um cenário para algo ainda pior... deflação! Ou seja, os salários, na prática, ficam "mais baixos" que o que são agora, os produtos mais baratos de comprar que fabricar, e anda-se para trás... e as matérias-primas com preços absoluta e totalmente expostos a especulação, haja muita, ou haja pouca, seja cara, ou barata, é irrevelante.
Subverte-se o paradigma de formas perversas com resultados imprevisíveis, maus, ou bons, é irrelevante, é o factor "imprevisível" que é preocupante - a falta do mais importante no mercado: CONFIANÇA.
A economia "recua", se este "gás" não for suficiente para a estabilizar, mas esta paga erros destes (curto prazo) cometidos desde à décadas!
Quanto ao dinheiro, que teve que ir parar a algum lado, a resposta, como aqui disse várias vezes, é que ele nunca sequer existiu. Empresas em bolsa que valiam milhões não ganhavam um chavo contabilisticamente! Quanto valiam então? Investiam em quê? Para onde foi o dinheiro? Qual dinheiro?
Trapaças de contabilidade cozinhada, auditores "corruptos" que distorcem as leis sem lhes fugirem fabricando números atestados, alavancagem sobre-alavancada sobre activos "virtuais", hipotéticas sobre hipotéticas, e depois ditas de alto-risco sobre estas últimas... e quem não paga um mês, decerto não paga dois! Mas conta-se que paguem, e mais guito virtual entra na máquina de calcular gráficos!
Resultado: aumento da criminalidade (até guerras), dominuição da qualidade de vida, aumento do desemprego, aumento das falências, diminuição do poder de compra, irracionalidade no mercado, falência de bancos, pânico generalizado, crise profunda mas rápida, a espiral é descendente e alimenta-se com o tempo.
O pior de tudo é se aumentar o medo.
Nada é pior que medo.
A limpeza é necessária, não precisa ainda ser radical nem instantânea, mas precisa ser feita.
Exemplos: liquidar rapidamente as empresas insolvíveis em vez de lhes dar mais metadona às nossas custas, demitir rapidamente os brokers de wall street e afins alimentam o sistema com rumores tendenciosos, avaliar os analistas no tempo e atribuir-lhes scorings, auditar escrupulosamente todos os gestores de fundos, pessoal e profissionalmente, criar planos de salvação das dívidas agora "incobráveis" e acima de tudo assumir uma política mais que nunca altruísta e não egoista, porque ninguém se vai salvar se não se ajudarem uns aos outros.
Acima de tudo, saber que a corrupção é impossível de eliminar, mas existem níveis de transparência possíveis de exigir e publicar em tempo real, e é urgente que se notem medidas rapidíssimas nesse sentido. E chamar ao mercado precisamente quem sabe que tem que sair, esses senhores são a tábua da salvação neste momento.
Se continuar a ser feito o que está a ser feito, tal implica que o governo/estado/povo vai ficar mais pobre, tentando criar condições para que as empresas criem riqueza real à custa de sacrifícios da classe trabalhadora - cortes nos custos - mas historicamente, só se aproveitem estas lufadas de ar fresco para limpar ainda mais valor enquanto há tempo... e depois logo se vê.
Não se tenham ilusões, mesmo a mais bem gerida empresa do mundo não tem "valor" se não lhe forem adquiridos os seus bens e/ou serviços, o contexto de avaliação de seja o que for é agora muito muito muito mais amplo que AT e AF, que vão reflectir - eventualmente - com precisão matemática cirurgica precisamente o cenário descrito, mas tarde demais.
Acorda mundo! Corrige-te!
Ainda vai a tempo, muito a tempo, e em (pseudo) Bull que devia ser aproveitado. Mais vale lidar com dificuldades tendo uma almofada financeira, que sem ela e sem hipóteses de a vir a ter... como a tal classe que agora não tem dinheiro para investir, nem vai ter para pagar a crise, e é precisamente quem "as vai pagar"... primeiro.
Abraços,
AMR
agradeço
pelas excelentes análises e informações.
queria apenas deixar um pequeno reparo:a fed não injectou 41bn nos mercados ,antes pelo contrário retirou 1.5bn,já que ontem foi o rollover dos 42.5bn que tinha emprestado anteriormente(dai a diferença de 1.5bn)
claro que se o mercado não estivesse assim,eventualmente o rollover teria sido menor!
s. e bn
queria apenas deixar um pequeno reparo:a fed não injectou 41bn nos mercados ,antes pelo contrário retirou 1.5bn,já que ontem foi o rollover dos 42.5bn que tinha emprestado anteriormente(dai a diferença de 1.5bn)
claro que se o mercado não estivesse assim,eventualmente o rollover teria sido menor!
s. e bn
- Registado: 7/2/2006 1:25
Em primeiro lugar, agradeço e felicito-te pelas tuas análises e comentários que muito aprecio e sigo atentamente.
Os 100% é gralha, ou não?
ls
maromatics Escreveu: Neste momento, as estimativas apontam para que, em média, esses produtos representem cerca de 100% do capital dos grandes Bancos Americanos, mas poderá ser pior...
Os 100% é gralha, ou não?
ls
Já agora,
Comentário à esperada decisão de corte de taxas da FED: tendo em conta a dimensão do problema está a assumir para as reservas dos Bancos, a solução que os Bancos Centrais estão claramente a seguir é a seguinte:
1. Baixar taxas para permitir inflação;
2. A inflação fará conter a queda dos preços dos imóveis (que até poderão "milagrosamente" subir), e consequentemente fará conter as quedas brutais no papel comercial garantido por bens imóveis;
3. Por outro lado, com o aumento da inflação, em termos nominais o valor dos dépósitos existentes nos Bancos aumentará, contribuindo para aliviar as necessidades de capital dos mesmos.
Ou seja, os Bancos Centrais deciriram que a sua estratéfia consiste em salvar a banca:
- Injectando capital quando há fogos para apagar;
- Inflaccionando o preço das casas para melhorar o papel comercial sobre imóveis;
- Aumentando a massa monetária para reduzir as exigências de reservas;
- Inflaccionando o mercado de acções para ajudar ao processo.
Consequências:
- Destruição do poder de compra da classe média
- Recessão a médio prazo quando os consumidores não conseguirem com os salários (que ficam lá atrás) acompanhar a subida vertical dos preços;
- Subida vertical do preço das commodities e do ouro;
- Desvalorização do USD para níveis impensáveis até ao momento em que o Banco Central Europeu não possa aguentar mais a pressão e tenha que acompanhar a descida das taxas (é apenas uma questão de tempo).
Quem pagará a crise será quem não tem capital para investir agora que os preços estão baixos, e aqueles que vivem dos seus salários, que serão os verdadeiros pagantes do bilhete (caro) desta viagem.
Comentário à esperada decisão de corte de taxas da FED: tendo em conta a dimensão do problema está a assumir para as reservas dos Bancos, a solução que os Bancos Centrais estão claramente a seguir é a seguinte:
1. Baixar taxas para permitir inflação;
2. A inflação fará conter a queda dos preços dos imóveis (que até poderão "milagrosamente" subir), e consequentemente fará conter as quedas brutais no papel comercial garantido por bens imóveis;
3. Por outro lado, com o aumento da inflação, em termos nominais o valor dos dépósitos existentes nos Bancos aumentará, contribuindo para aliviar as necessidades de capital dos mesmos.
Ou seja, os Bancos Centrais deciriram que a sua estratéfia consiste em salvar a banca:
- Injectando capital quando há fogos para apagar;
- Inflaccionando o preço das casas para melhorar o papel comercial sobre imóveis;
- Aumentando a massa monetária para reduzir as exigências de reservas;
- Inflaccionando o mercado de acções para ajudar ao processo.
Consequências:
- Destruição do poder de compra da classe média
- Recessão a médio prazo quando os consumidores não conseguirem com os salários (que ficam lá atrás) acompanhar a subida vertical dos preços;
- Subida vertical do preço das commodities e do ouro;
- Desvalorização do USD para níveis impensáveis até ao momento em que o Banco Central Europeu não possa aguentar mais a pressão e tenha que acompanhar a descida das taxas (é apenas uma questão de tempo).
Quem pagará a crise será quem não tem capital para investir agora que os preços estão baixos, e aqueles que vivem dos seus salários, que serão os verdadeiros pagantes do bilhete (caro) desta viagem.
Olá,
O fecho de ontem dos states não é ainda preocupante.
Provávelmente o SPX estará a formar um Cup&Handle, o que quer dizer que há oportunidades de compra para hoje. O preço ideal para comprar é 1490 no SPX, mas pode nem sequer lá ir...
Quanto ás razões para o que aconteceu ontem: houve um problema qualquer sério para os lados do Citigroup, que levou a FED tivesse que injectar 41 Bi numa única operação.
Houve realmente "alguém" que teve uma necessidade instantânea de liquidez. Por isso é que houve tantas vendas súbitas de tudo ao mesmo tempo (Crude, Ouro, EUR)...a dada altura vi no meu ecrã tudo, mas mesmo tudo, a vermelho, o que só acontece quando "alguém" ou vários "alguéns" está a liquidar uma carteira grande.
A Bloomberg fala hoje de "rumores" de que o Citigroup estaria com "problemas de capital"...mas esta notícia hoje é já "old news".
O papel comercial não melhorou nada com a descida das taxas pela FED, o que é preocupante: é uma questão de tempo até termos uma derrocada.
Claro que até ao dia da derrocada o mercado continuará a subir em termos nominais em USD (a descer em termos reais se compararmos o valor do USD com o preço do Ouro), e essa subida nominal do mercado americano vai continuar a contagiar os restantes mercados.
A data a ter em conta agora é o dia 15 de Novembro: nessa data os bancos Americanos serão obrigados pela SEC a divulgar qual é o valor real dos activos detidos na carteira que sejam considerados "level 3" ou seja que não negoceiam em mercado regulamentado nem em mercado de balcão, e que por isso estejam "marked to model" (o que é o caso dos CDOs afectados pelo Subprime).
Neste momento, as estimativas apontam para que, em média, esses produtos representem cerca de 100% do capital dos grandes Bancos Americanos, mas poderá ser pior...
Esse dado sim será muito importante e poderá marcar um momento difícil para o bull, independentemente de análise fundamental e / ou análise técnica.
Até lá, é comprar que está barato e ter o dedo no gatilho para as eventualidades.
O fecho de ontem dos states não é ainda preocupante.
Provávelmente o SPX estará a formar um Cup&Handle, o que quer dizer que há oportunidades de compra para hoje. O preço ideal para comprar é 1490 no SPX, mas pode nem sequer lá ir...
Quanto ás razões para o que aconteceu ontem: houve um problema qualquer sério para os lados do Citigroup, que levou a FED tivesse que injectar 41 Bi numa única operação.
Houve realmente "alguém" que teve uma necessidade instantânea de liquidez. Por isso é que houve tantas vendas súbitas de tudo ao mesmo tempo (Crude, Ouro, EUR)...a dada altura vi no meu ecrã tudo, mas mesmo tudo, a vermelho, o que só acontece quando "alguém" ou vários "alguéns" está a liquidar uma carteira grande.
A Bloomberg fala hoje de "rumores" de que o Citigroup estaria com "problemas de capital"...mas esta notícia hoje é já "old news".
O papel comercial não melhorou nada com a descida das taxas pela FED, o que é preocupante: é uma questão de tempo até termos uma derrocada.
Claro que até ao dia da derrocada o mercado continuará a subir em termos nominais em USD (a descer em termos reais se compararmos o valor do USD com o preço do Ouro), e essa subida nominal do mercado americano vai continuar a contagiar os restantes mercados.
A data a ter em conta agora é o dia 15 de Novembro: nessa data os bancos Americanos serão obrigados pela SEC a divulgar qual é o valor real dos activos detidos na carteira que sejam considerados "level 3" ou seja que não negoceiam em mercado regulamentado nem em mercado de balcão, e que por isso estejam "marked to model" (o que é o caso dos CDOs afectados pelo Subprime).
Neste momento, as estimativas apontam para que, em média, esses produtos representem cerca de 100% do capital dos grandes Bancos Americanos, mas poderá ser pior...
Esse dado sim será muito importante e poderá marcar um momento difícil para o bull, independentemente de análise fundamental e / ou análise técnica.
Até lá, é comprar que está barato e ter o dedo no gatilho para as eventualidades.
Uma coisa é certa, desde a do FED até agora não se alterou muito. Depois da duvulgação dos resultados e dos comentarios do FED, o normal seria uma queda para digerir bem as noticas e analisar posições. O que acabou por se verificar foi uma subida quase euforica que a muitos espantou.
O dia de ontem depois de dormirem sobre o assunto, regressou algum bom senso, o problema é que depois começaram os rumores, que aos poucos foram se espalhando cada um dizia uma coisa mas sempre má, um broker fez uma analise negativa sobre uma grande instituição financeira e pimba, voltam os receios de que o mesmo pode estar a acontecer a outras. Sempre ouvi dizer "Onde há fumo há fogo" este receio é que está a penalisar os mercados, quem é que está a se queimar e qual o grau das queimaduras.
A cereja no topo do bolo ontem foram os resultados da exxon, pelo que me lembro penalizados pelas margens de refinação e quebras de produção. Contudo serviu de um modo psicologico para o adensar dos medos.
Vamos ver a que se vão agarrar os mercados, investidores, na analise tecnica ou ao medo do que não sabem.
O dia de ontem depois de dormirem sobre o assunto, regressou algum bom senso, o problema é que depois começaram os rumores, que aos poucos foram se espalhando cada um dizia uma coisa mas sempre má, um broker fez uma analise negativa sobre uma grande instituição financeira e pimba, voltam os receios de que o mesmo pode estar a acontecer a outras. Sempre ouvi dizer "Onde há fumo há fogo" este receio é que está a penalisar os mercados, quem é que está a se queimar e qual o grau das queimaduras.
A cereja no topo do bolo ontem foram os resultados da exxon, pelo que me lembro penalizados pelas margens de refinação e quebras de produção. Contudo serviu de um modo psicologico para o adensar dos medos.
Vamos ver a que se vão agarrar os mercados, investidores, na analise tecnica ou ao medo do que não sabem.
- Registado: 30/10/2007 18:04
James Wheat Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:James, vai com calma. O respeito pela opinião dos outros é importante no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Lendo os meus posts recentes escritos 'de rajada'... Opppssss... Fair enough !
Cabe obviamente esclarecer que como 'e regra minha, jamais critico alguem pessoalmente !
Eu somente critico as ideias / visoes 'dogmaticas' de quem acha que seguimos 'bull', com base em... epa, olha, eu nem sei bem o que' !!
No contexto actual do mercado acho um muito mal conselho para os muitos pequenos investidores que por aqui andam dizer-se que seguimos 'bull': em que prazo ? 1 dia ? 3 dias ? 5 dias ? 1 mes ? Fica tudo nas encolhas, 'e sempre "um dia de cada vez" e... amanha se necessario inverte-se ! E se isso merecer criticas a mim... seja, sem problemas !
Over & out.
Claro, mas um tipo que está de fora e que como só investe do lado longo quer à viva força que isto caia para entrar mais abaixo já não são visões dogmáticas

Tal como o Midas também acredito que se estará a formar um C&H mas, evidentemente, não estou agarrado a uma crença bull. Amanhã já posso estar bear, e no dia seguinte bull.
Estou investido e tenho possibilidade de apostas curtas e longas.
- Registado: 30/8/2005 15:11
Ulisses Pereira Escreveu:James, vai com calma. O respeito pela opinião dos outros é importante no Caldeirão.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Lendo os meus posts recentes escritos 'de rajada'... Opppssss

Cabe obviamente esclarecer que como 'e regra minha, jamais critico alguem pessoalmente !
Eu somente critico as ideias / visoes 'dogmaticas' de quem acha que seguimos 'bull', com base em... epa, olha, eu nem sei bem o que' !!
Over & out.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
AMR Escreveu:...Há mais marés que marinheiros, portanto caros companheiros de viajem, não se ponham a mandar mergulhos olímpicos em maré baixa para bater com a testa na areia... (pa)cientes de que volta a maré alta, e mesmo em marés vivas (baixas e altas), continua a haver mais marés que marinheiros...
Midas, epa, por quem sois: nao me chateio nada, mas mesmo, mesmo nada - isto de ver de bancada, com os cofres cheios, longe da esquizofrenia actual dos mercados, 'e uma maravilha

James Wheat
Position Trader
Position Trader
Espero que o James não se chateie comigo
Mas cá vai um gráfico que mostra o que poderá estar a acontecer. Estou a apostar numa figura bull, acompanhada por um canal ascendente. Essa figura é uma C&H e está neste momento a formar a Handle. Poderá estar igualmente a fazer um W na Handle para tornar o movimento mais forte. Agora tudo depende se quebrar os 1550 ou começa a cair. Por isso estamos numa zona importante. E ainda bulls até prova em contrário. Mas claro, neste momento é um mercado de stock.picks. Por exemplo a EDP e JMT safaram-se e são as que têm mostrado mais força nos últimos tempos. Outras que ainda não quebraram as suas LTD´s como a Sonae Indústria é de manter afastados, mas isto não invalida o bull que se vive, com correcções como esta pois claro, se não as houvesse é que ficaria muito preocupado. Esta correcções dão mais vida ao bull, e quanto mais medo e incerteza trouxerem melhor. Isto é como meterem o bull numa caixa e andarem a espicacá-lo... a humilha-lo. Quando ele se solta... saiam da frente.
Mas a ver vamos e um dia de cada vez.

- Anexos
-
- S&P.png (0 Bytes) Visualizado 3490 vezes
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

life as it is Escreveu:Olá!
maromatics...algum comentário sobre o fecho dos states?
'life',
Sabes que o maromatics ganhou a minha consideracao.
Pela paciencia que tem em aturar os artistas que por aqui andam...
Ele analisa os dados com detalhe e seriedade, tenta antecipar o que ai vem, vai avisando e lendo os problemas, mas... nada ! Cai tudo em saco roto ! Passa ao lado.
Ve-se gente a falar em 'mega-bull-market' e que vai tudo por ai acima, sem a minima - mas a minima mesmo !! - nocao da realidade e dos problemas concretos !! Chega a ser patetico a percepcao de certas pessoas da realidade ... epa, sem comentarios ! Ja dizia o poeta: "mais cego que o que nao ve, 'e o que nao quer ver".
Resumindo: isto cada dia vai para melhor.
Over & out.
James Wheat
Position Trader
Position Trader
Devido ao dado ontem do GDP o o recession probability index caiu de 22% para os 9%, ou seja, é um indicador que os economistas usam para medir as probabilidades de recessão. Mas como a palavra recessão está na moda cada vez que o mercado cai é devido a isso. A mania dos media terem de arranjar justificações para os movimentos todos do mercado...
Enquanto os 1490 aguentarem em fecho isto não passam de correcções, claro que tem uma amplitude grande, mas isso é devido à volatilidade estar como está, e para isso basta ver o VIX que há 6 meses andava na casa dos 12 e agora está perto dos 22.
P.S. Se amanhã o mercado voltar a subir estou curioso para ver que justificação arranjam. Cai um dia é a recessão, sobe no outro é o dado que saiu que afasta o cenário.
Isto está bonito está. E como diz o maromatics e muito bem, boa gestão de risco... que na volatilidade é muito complicado negociar.
Enquanto os 1490 aguentarem em fecho isto não passam de correcções, claro que tem uma amplitude grande, mas isso é devido à volatilidade estar como está, e para isso basta ver o VIX que há 6 meses andava na casa dos 12 e agora está perto dos 22.
P.S. Se amanhã o mercado voltar a subir estou curioso para ver que justificação arranjam. Cai um dia é a recessão, sobe no outro é o dado que saiu que afasta o cenário.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

maromatics Escreveu:Olá!
Este video é interessante para perceber como foi possível chegar até aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=Ei5OrV-CmHg
Olá!
maromatics...algum comentário sobre o fecho dos states?
"Nothing splendid has ever been achieved except by those who dared believe that something inside themselves was superior to circumstance."
Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman
Bruce Barton (1886 - 1967) American advertising executive, U.S. congressman
- Registado: 25/8/2007 18:35
Olá!