Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por surviver » 18/3/2014 23:08

Bom conceito sobre a utilização de cfd's...

Tudo depende realmente da disciplina de cada um e a sua reacção ao risco e à pressão.

Aprendi isso e muitas outras coisas num grupo... https://www.facebook.com/groups/1375627 ... =group_r2j

Parabens pela partilha AT2014...Abraço

Registado: 29/11/2007 13:40

por Limonov » 18/3/2014 22:22

Caro AT2014,

Muito obrigado pela partilha.

Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por AT2014 » 18/3/2014 21:16

Alcagoita Escreveu:Caro AT2014,

Como encara os reforços ou aquisições via CFD? é para utilizar apenas para entradas curtas? ou longas de muito curto prazo?
O capital disponível já é escasso e o CFD é uma tentação... em que ainda não cai.

Gostava de ter a sua opinião.

Abraço,

Caro Alcagoita,
A tua questão é muito pertinente porque muitas vez fala-se aqui de investimentos em CFDs como se fosse uma coisa trivial. Parece uma imbecilidade andar a investir com 100% do capital se podemos investir apenas uma pequena parte e ter o mesmo lucro não é ? A resposta é sim e não. Depende da experiência e capacidade psicológica do investidor. Vamos lá a ver o que quero dizer com isto.

Diria que o investimento em CFDs faz sentido se fores um investidor com alguma experiência e psicológicamente forte. O que quero dizer com isto é que quando investes em CFDs estás a investir em margem (ou seja, com dinheiro que não tens) e isso pode levar a tua conta a mais facilmente teres grandes perdas. Porque é que isto sucede ?

Um exemplo:
1- Supondo que terias 5k para investires. Tens a opção de comprar cerca de 22.500 acções do BCP ou até cerca de 150.000, com o mesmo investimento, em CFDs. No 2º caso o teu lucro/perdas pode ser mais de seis vezes superior para o mesmo investimento de capital.

2- Supondo que a cotação sobe 10%, no primeiro caso ganharias 500€. No 2º caso ganharias 3300€. Excelente não é ?
O problema é que se a cotação cair 10% então perdes 500€ e 3300€ respectivamente. Ou seja, no primeiro caso tiveste um azar e até podes aguentar as acções durante meses/anos a ver se recuperas. Se elas cairem mais 5% tens um problema mas nada de especial. Estás a perder 750€ (15%) mas "life goes on". Quantas vezes houve investidores a perder 30 e 40% que passados meses/anos recuperaram tudo ? (Quando eu era inexperiente cheguei a ter acções que desvalorizxaram 75% e passados dois anos recuperei tudo). No 2º caso, basicamente, com 15% de perda estarias a perder 5000€ e terias de encerrar a tua conta ou arranjares mais capital para cobrires prezuizos. Se não o fizeres a venda processa-se automáticamente pela correctora. Obviamente que com este cenário deixarias cair tudo e pronto. 5.000€ à vida.

Assim, o que recomendo é o seguinte:
1- Utilização de CFDs só por pessoas experientes, que sabem onde entrar, qual a dimensão da entrada, onde colocar o stop, que sejam rigorosos e que não adiem a execução dos stops se o mercado vier contra. E psicológicamente fortes para suportar perdas elevadas. Uma entrada em CFDs exige sempre que se aceitem perdas elevadas em caso do mercado virar. Não é possivel aguentar um CFD, estando o mercado contra, durante meses/anos como se faz com uma acção.

2- Utilização de CFDs, preferencialmente (no caso dos menos experientes), em casos de bear market. Isto porque ai não há outra maneira de aproveitar o mercado. Ou se fica de fora ou se utilizam CFDs (as entradas em short). Ter em atenção que se o investidor não reune as condições do ponto anterior, então é melhor ficar de fora do mercado. Não é por apenas se poder aproveitar o bear market com CFDs que se o deve fazer se não se for um investidor experimentado.

Em conclusão: Os CFDs são um instrumento poderoso de maximização de ganhos para investidores muito experimentados, seja em bull ou em bear. No caso dos restantes: "Mais vale ser pouco rico que muito pobre".

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por fjcbolsa » 18/3/2014 20:16

Ulisses,
seria possível os teus gráficos actualizados do BCP e se possível do BES também.
:wink:

Registado: 24/11/2010 10:03

por RaposoTavares » 18/3/2014 19:46

Um indicador que me parece que tem sido descurado pelo pessoal da AT: os volumes.
A média dos volumes diários de transações dos últimos 4 meses ronda os 160 000 000 de títulos.
Mesmo descontando os negócios todos intradays dos kamikazes à amarikana maluka way que ultimamente pululam entusiasmados pelas velas dos japos negociantes de arroz, há muita gente a acumular títulos.
A média dos primeiros meses de 2013 foi ligeiramente superior, mas o título valia metade (nem isso...) do que vale agora. Isto está para investir a longo prazo.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por TheWolf » 18/3/2014 18:05

AT2014 Escreveu:
The Wolf of Psi20 Escreveu:Bom dia companheiros do CdB,

Queria colocar aqui uma questões na expectativa de que me possam ajudar.

Tenho posição no BCP no longo prazo e a minha carteira tem um valor médio de 0.2120.
Tenho liquidez para fazer reforços e como tal gostaria de saber se há alguma estratégia mais adequada para os efectuar.

Ou seja, considerando o seguinte exemplo... Uma carteira no valor de 10.000€ e um valor para fazer reforços de 5.000€.

- Deve o reforço ser feito com base numa percentagem da carteira? Ex: 10% da carteira, que seria neste caso 1.000€.
- Ou deve o reforço ser mais significativo para ter mais impacto no valor médio?
- E de que forma se deve ir gerindo as entradas dos reforços?

Obrigado.

Caro The Wolf

A primeira coisa que tens de ter em atenção é o montante que tens para reforçar. Com 5k tens um custo de 0,32%, o que é razoável. Com reforços de 1k irias pagar 1,6% de custos, o que não é razoável. Assim sendo, diria que, numa prespectiva de gestão de custos, devias fazer apenas mais um reforço. Se tivesses 15k, eventualmente poderias considerar 2 ou 3 reforços.

Relativamente ao processo de reforços em si, reforço quando são quebradas resistências fortes ou, em correcções, quando cai para suporte fortes. Como já sabem eu gosto muito de EMAS 20-50-100 do diário pelo que são os meus pontos favoritos de reforço (mas não únicos claro). Ainda na sexta feira entrei no BPI, BES e BCP, quando se aproximaram das EMAS e posso dizer que foram entradas quase perfeitas, quase nos pontos minimos de inversão. Tenho rentabilidades, à data de hoje, minimas de 9% e máximas de 12%. Claro que isto não é chapa 5 e não sucede sempre com esta pericia mas quando reforças em pontos fortes tens boa probabilidade disto suceder.

Relativamente só ao que diz o canguru, em bear estou in mas em venda. Se só optar por estar in de cada vez que o mercado está bull então haverá anos que não invisto em acções e isso não tem lógica. Há oportunidades a subir e a descer. O que não faço é investir em acções que estão bear quando o mercado está bull. Isso é demasiado arriscado pois é contra o mercado e com os anos que levo disto acho que posso garantir que se o mercado está bull, por pior que seja a acção subirá sempre (embora muito menos que as outras) e o mesmo sucede ao contrário. E temos um caso disso aqui que á a JMartins. Acho que está num ponto em que é uma boa oportunidade mas está nitidamente bear e o mercado está bull pelo que, por muito que me apeteça investir, passo ao lado até que quebre a linta de tendência bera do diário.

Abraço e bons negócios

Boa tarde AT2014,

Antes de mais, obrigado pela tua resposta e pela forma clara e perceptível com que transmites as tuas ideias. Do pouco tempo que levo de forum, tenho-te como uma referência. Sem favores. :) :clap:

Quanto aos reforços, penso já ter assimilado a guidelines. Reforçar nas correcções que se aproximem de suportes e depois das resistências serem superadas. Dito assim até parece fácil, mas são orientações a que estou atento.

Nos teus posts anteriores, a que estive atento, reparei nas referências que fizeste aos indicadores EMAS 20-50-100. No entanto, confesso a minha ignorância, são indicadores que ainda não domino. Com o tempo lá irei.

Para finalizar, dizer que ainda me faz alguma "confusão" como é que se ganha com a acção/mercado em bear. Admito, que da mesma forma que quando a acção está em bull é possível maximizar os ganhos através de entradas em momentos específicos, seja também possível fazê-lo em bearmarket.
Em bull penso que já sei como actuar, já em bear...ainda estou a zeros.

Quanto a rentabilidades também não me posso queixar. Neste momento, e considerando que reentrei a .2120 estou com cerca de 4%. Já as tive a 11% mas as quedas da semana passada "levaram" uma parte. :)
No entanto, o total da carteira já incorpora ganhos do final do ano passado e início deste.

Vamos ver como corre esta semana. :wink:
"All I ask is the chance to prove that money can't make me happy."
Spike Milligan

Registado: 3/3/2014 13:37

por Limonov » 18/3/2014 17:55

Caro AT2014,

Como encara os reforços ou aquisições via CFD? é para utilizar apenas para entradas curtas? ou longas de muito curto prazo?
O capital disponível já é escasso e o CFD é uma tentação... em que ainda não cai.

Gostava de ter a sua opinião.

Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por AT2014 » 18/3/2014 17:39

Tenho posição no BCP no longo prazo e a minha carteira tem um valor médio de 0.2120.
Tenho liquidez para fazer reforços e como tal gostaria de saber se há alguma estratégia mais adequada para os efectuar.

Ou seja, considerando o seguinte exemplo... Uma carteira no valor de 10.000€ e um valor para fazer reforços de 5.000€.

- Deve o reforço ser feito com base numa percentagem da carteira? Ex: 10% da carteira, que seria neste caso 1.000€.
- Ou deve o reforço ser mais significativo para ter mais impacto no valor médio?

Obrigado.

Caro The Wolf

A primeira coisa que tens de ter em atenção é o montante que tens para reforçar. Com 5k tens um custo de 0,32%, o que é razoável. Com reforços de 1k irias pagar 1,6% de custos, o que não é razoável. Assim sendo, diria que, numa prespectiva de gestão de custos, devias fazer apenas mais um reforço. Se tivesses 15k, eventualmente poderias considerar 2 ou 3 reforços.

Relativamente ao processo de reforços em si, reforço quando são quebradas resistências fortes ou, em correcções, quando cai para suporte fortes. Como já sabem eu gosto muito de EMAS 20-50-100 do diário pelo que são os meus pontos favoritos de reforço (mas não únicos claro). Ainda na sexta feira entrei no BPI, BES e BCP, quando se aproximaram das EMAS e posso dizer que foram entradas quase perfeitas, quase nos pontos minimos de inversão. Tenho rentabilidades, à data de hoje, minimas de 9% e máximas de 12%. Claro que isto não é chapa 5 e não sucede sempre com esta pericia mas quando reforças em pontos fortes tens boa probabilidade disto suceder.

Relativamente só ao que diz o canguru, em bear estou in mas em venda. Se só optar por estar in de cada vez que o mercado está bull então haverá anos que não invisto em acções e isso não tem lógica. Há oportunidades a subir e a descer. O que não faço é investir em acções que estão bear quando o mercado está bull. Isso é demasiado arriscado pois é contra o mercado e com os anos que levo disto acho que posso garantir que se o mercado está bull, por pior que seja a acção subirá sempre (embora muito menos que as outras) e o mesmo sucede ao contrário. E temos um caso disso aqui que á a JMartins. Acho que está num ponto em que é uma boa oportunidade mas está nitidamente bear e o mercado está bull pelo que, por muito que me apeteça investir, passo ao lado até que quebre a linta de tendência bera do diário.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por NMiguel16 » 18/3/2014 17:28

Houve uma forte subida na semana passada, depois uma correcção forte. Ontem subiu ligeiramente, e hoje corrigiu.

Creio que amanha vai haver um bom dia. Espero...Mas isto quem tiver certezas está milionário.

Registado: 13/3/2014 10:26

por TheWolf » 18/3/2014 17:20

NMiguel16 Escreveu:Sei que de vidente tenho pouco, mas tenho um feeling que amanha vai haver subida forte. :mrgreen:

O que te leva a ter esse felling? Queres partilhar? :wink:
Spike Milligan

por NMiguel16 » 18/3/2014 17:18

Sei que de vidente tenho pouco, mas tenho um feeling que amanha vai haver subida forte. :mrgreen:

por TheWolf » 18/3/2014 17:09

Por este andar ainda vai fechar no vermelho... :oh:
Spike Milligan

por jjorge1 » 18/3/2014 15:59

NMiguel16 Escreveu:Estava a longo...Mas o Putin está-me a deixar reticente. :-k

Pessoalmente estou tranquilo com o Putin. conseguiu parte do que queria e nada podem/vão fazer contra isso. A minha duvida é quando é que a Crimeia deixa de ser um enclave russo e passa a ser uma península russa. lol
Estão ali lançadas as sementes para a resolução dos problemas económicos mundiais, mas é coisa que ainda demora, a semente vai demorar a germinar.

Registado: 20/1/2010 20:50

por NMiguel16 » 18/3/2014 13:08

Estava a longo...Mas o Putin está-me a deixar reticente. :-k

por TheWolf » 18/3/2014 13:02

Tão cordeiro que até baralho os posts. :)

"De lobo é só a pele...por baixo ainda sou um cordeiro.

Estou em fase de aprendizagem. Este forum é ouro para se poder aprender sobre como investir em mercados. Já comprei um livro sobre bolsa mas não substitui a opinião de quem tem mais prática de campo.

Obrigado pela tua dica.

Ou seja, na prática convém ficar sempre "na manga" com uma percentagem a rondar os 50% para poder ir reforçando depois de quebrada a resistência, se bem entendi."
Spike Milligan

por TheWolf » 18/3/2014 12:59

canguru Escreveu:

Obrigado.

De lobo é só a pele...por baixo ainda sou um cordeiro. :)

Estou em fase de aprendizagem. Este forum é ouro para se poder aprender sobre como investir em mercados. Já comprei um livro sobre bolsa mas não substitui a opinião de quem tem mais prática de campo.

Obrigado pela tua dica.

Ou seja, na prática convém ficar sempre "na manga" com uma percentagem a rondar os 50% para poder ir reforçando depois de quebrada a resistência, se bem entendi.

demasiadas dúvidas para um lobo:)

vou-te ilustrar como eu faço (i.e, quando sou disciplinado;))

a) título está bear - i'm OUT
b) título quebra uma resistência de curto-médio prazo: compro 40-60% (dependendo da relevância que atribuo à resistência)
c) título quebra uma resistência de médio-longo prazo: compro 40-60% (dependendo da relevância que atribuo à resistência)
depois de b) e c), posso adicionar mais posições se o preço for subindo, embora o peso (em %) tenha sempre de diminuir
Spike Milligan

por canguru » 18/3/2014 12:39

Obrigado.

demasiadas dúvidas para um lobo:)

vou-te ilustrar como eu faço (i.e, quando sou disciplinado;))

a) título está bear - i'm OUT
b) título quebra uma resistência de curto-médio prazo: compro 40-60% (dependendo da relevância que atribuo à resistência)
c) título quebra uma resistência de médio-longo prazo: compro 40-60% (dependendo da relevância que atribuo à resistência)
depois de b) e c), posso adicionar mais posições se o preço for subindo, embora o peso (em %) tenha sempre de diminuir

Registado: 6/4/2008 22:41

por TheWolf » 18/3/2014 11:50

Bom dia companheiros do CdB,

Obrigado.
Spike Milligan

por eu-ro-bo-rn » 18/3/2014 0:44

O BCP está a ser bem gerido?
O Nuno Amado pode ou não colocar o banco nos eixos?

Acordo com os Colaboradores;
Gestão prudente do balanço;
Reembolso/amortização de divida mais cara;
Foco no essencial (estilo Ex-Banco).

De acordo com o divulgado nos documentos de suporte às emissões de dívida disponíveis na CMVM, esperam ter 2.000 M€ de resultados até 2017, isto é, cerca de 500M€ ano, ou seja, cerca de 0.025 cent por ação (500M€/n.º ações).
Considerando uma taxa de juro de:
1) 10% dá cerca de 0.25, certo?;
2) 5% dá cerca de 0.50, certo?

Posto isto não será provável o BCP superar os 0.25 no curto prazo?

Registado: 21/10/2007 21:38

por Gonee111 » 17/3/2014 23:41

Mais uma vez, vou olhar para o gráfico horário neste trade que tenho no BCP desde sexta, vê-se claramente que após o gap-up de abertura seguida de forte subida matinal, ficou a marinar até ao final da sessão.
Isto como sempre, se não é vaca é boi, parece-me que quando rebentar esta mini bandeira, poderá testar os máximos relativos de 0,2373.

Está a mais de 6% de distância, mas como a banca se anda a comportar neste bull market, pode lá tocar em 1 dia. Aguardemos. :-$

Registado: 4/2/2014 15:24

por canguru » 17/3/2014 20:05

canguru Escreveu:
no psi, tal como no bcp, os 38% de fibo acabaram por revelar-se como óptimos pontos de entrada
Anexos
B.com Portugues(Hourly)20140317190407.png
B.com Portugues(Hourly)20140317190407.png (28.69 KiB) Visualizado 9253 vezes

Registado: 6/4/2008 22:41

por pikota » 17/3/2014 18:23

Raposo Tavares Escreveu:Pikota, não podemos é embandeirar em arco... O Putin está à espreita.

Um abraço,
Raposo tavares

Exactamente, se reparares uns post's antes pergunto isso mesmo em relação ao dia 21 de Março.

Registado: 4/2/2010 15:57

por tncm » 17/3/2014 18:23

Raposo Tavares Escreveu:Tncm, 'o expert na matéria' eras tu? Tens de ter paciência...

Um abraço,
Raposo Tavares

Não Raposo, eu fui aquele que de certa forma vim tentar refrear os ânimos dizendo que talvez este caramelo estivesse a negociar não para o curto mas para o médio-longo prazo, e para tal estivesse a dar mais importância aos gráficos semanais.... mas depois disto... i rest my case...

Já agora, parabéns pelo excelente texto, com ilustrações bem catitas e tudo, que partilhaste connosco no tópico do PSI20... tens qualidades literárias para fazer concorrência ao amigo Ulisses, ou quiçá ter um excelente emprego nas produções fictícias :clap: pois fartei-me de rir!
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Ulisses Pereira » 17/3/2014 18:19

JMatos, esse é o género de post que não aceitamos no Caldeirão. Se queres dar a tua opinião com argumentos, tudo bem. Se queres entrar na linha do que o teu post encerra, não estás no fórum certo. Revê, por favor, a tua postura.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por RaposoTavares » 17/3/2014 18:14

Pikota, não podemos é embandeirar em arco... O Putin está à espreita.

Um abraço,
Raposo tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], MADxMAX, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 358 visitantes