Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

TIPS

por Midas » 27/7/2013 12:28

Dias antes do leilão de TIPS, saiu esta noticia.

Bloomberg Escreveu:The U.S. Treasury Department asked the 21 primary dealers that trade government debt directly with the Federal Reserve to discuss supply and demand dynamics in the market for Treasury Inflation-Protected Securities.

(...)

Treasury Asks Dealers for Ways to Boost TIPS Auction Demand (Jul 12, 2013 6:36 PM GMT+0100)
http://www.bloomberg.com/news/2013-07-1 ... nd-1-.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

Re: Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 27/7/2013 6:39

Ando a divertir-me com estes movimentos das Treasuries e TIPS e fui procurar outras coisas.

Por um lado TIPS e Long Term Treasuries cairam violentamente, como ja nao se via deste 2008. Por outro lado o rally violento, em particular nas TIPS em 2009 e 2011 nao foi por expectativas de inflacao (digo eu), com as taxas de juro onde andam nenhum banco central esta a pensar em inflacao, estao e a nao querer deflacao.

TIPS ja perderam tudo o que ganharam em 2 anos. Havera espaco para cair mais? quando tanto TIPS como treasuries de long term sao investimentos de fundos de pensoes e bancos centrais? onde vao eles meter o $$?

U.S. Sells TIPS With Positive Yield for First Time Since 2011 Coisas destas a acontecer.

Por outro lado vemos disto Precious Metals Must Make a Stronger Statement Still

Com quedas destas aparecem oportunidades.

Com a actual policy dos bancos centrais dificilmente ha "risco" de defaults, accoes americanas a baterem os maximos de 2008, treasuries e gold a valores de 2011 e 2010 respectivamente.

Caro VG, nao tens ai um grafico que mostre Gold, Silver, DJ, S&P 500, treasuries e TIPS a 10 anos ou mais?

Acho que podemos ter um resto de ano bem divertido, podemos estar a beira de outro rally de commodities?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu

Registado: 10/12/2012 12:12

por Midas » 27/7/2013 1:49

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Fazem sentido para ti, estas estratégias?

Penso que sim, sou fã de fundo HY com duration baixa, tens ainda o JPM Income Opportunity D (que está na primeira página) e o Nordea-1 European Cross Credit E EUR que gosto muito. Embora ambos apresentem uma maturidades efectiva superior às dos fundos que mostraste a verdade é que tb apresentam melhores resultados. Penso que é uma estratégia bastante válida e tenho Nordea ECC.

(...)

Aí é está a minha million dollar question. :mrgreen:

A fazer um hedge de obrigações de curto prazo, teria a vantagem de reduzir o risco, mas ( porque tem de haver sempre um mas? :evil: ) iria empatar uma % em fundos que devido a sua natureza, dão tradicionalmente baixo retorno. Ou seja iria sempre perder dinheiro, nos bear markets, perderia menos e nos bull markets perderia mais nos fundos de curto prazo. :wall:

E para fazer um hedge + ou - eficaz, teria que lhe dar um peso suficiente. Por exemplo, numa categoria de obrigações de 5%, daria outros 5%? :-k

A pergunta que me faço recentemente é, vale a pena numa carteira de longo prazo, investir em fundos de obrigações de curto prazo para cobrir os riscos de oscilações de curto/médio prazo?

Esta questão faz me lembrar a questão que me fiz, há uns tempos atrás, sobre o Hedge cambial em fundos de acções. Cheguei a conclusão, que sendo fundos globais e para o longo prazo, a resposta seria Não.
Para fundos de obrigações, o hedge cambial é + importante do que nos fundos de acções, pois nota-se mais a volatilidade cambial nos retornos dos fundos de obrigações. O forex pode "comer" consideravelmente a rentabilidade dos fundos de obrigações. Um bom exemplo disso, é os retornos actualmente a 12 meses do Templeton Total Return com e sem Hedge, respectivamente, 1 ano = 9.29% vs. 1.94%. :shock:

(A usar um fundo de acções com hedge cambial, seria por exemplo, num fundo de acções do Japão, por 3 motivos, por ser apenas uma moeda, por ser um investimento de curto prazo, que aumentaria o risco cambial e pelas políticas económicas do PM Japonês Abe, de desvalorização da moeda, o JPY).
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por PATENA86 » 26/7/2013 23:37

Estive a analisar os fundos da Legg Masson disponíveis a partir desta semana no Best e selecionei 6 deles: 3 de obrigações e 3 de ações. Comecemos pelos de Obrigações.

Legg Mason BW Glb Fxd Inc A Acc Hg € AH
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000020Q8

Legg Mason WA GMS A Acc Hg €
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000020R6

Legg Mason WA Emerg Mkts Bd A Acc Hg €
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000005NSQ

Destes três a minha escolha recai sobre o primeiro. O rácio de sharpe é acima de 1 (o risco incorrido é compensado), alfa acima de 1 (o gestor acrescenta valor ao fundo face ao mercado), elevado turnover, beta acima de 1 que será bom quando o fundo começar a recuperar da recente queda e histórico de rentabilidade estável. Apesar destes pontos positivos, tem alguns negativos: desvio-padrão elevado face à rentabilidade e elevada alavancagem em liquidez (que no entanto poderá ser temporária como me parece que já foi dito).

Quanto aos fundos de ações selecionei estes três:

Legg Mason CB US Appreciation A Acc €
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001XL4

Legg Mason Royce US Sm Cp Opp A Acc EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0000020MG

Legg Mason Royce Smlr Coms A Acc €
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000C19

Todos estes fundos de ações deixaram-me um pouco apreensivo pelo facto de terem o alfa negativo. Principalmente o terceiro com um alfa de -7,44 e que ao mesmo tempo é o que tem o menor rácio de sharpe (0,65).
Dos três, a minha escolha recai sobre o primeiro. Tem um rácio de sharpe de 1,19; o maior alfa dos três (-0,98); desvio-padrão a 3 anos inferior à rentabilidade a 3 anos em 4 pontos percentuais, aproximadamente; capitalização média das ações elevada; distribuição setorial quase equitativa; exposição maioritariamente (96,82%) aos Estados Unidos, que é historicamente o melhor mercado acionista mundial.

Registado: 24/7/2013 12:05

por VirtuaGod » 26/7/2013 23:26

dwarte diga o que eu disser não tenho como "provar". Continua com as questões que desde que não sejam se o Bond Global só investe na Europa até me dão ideias para a FAQ que estou a pensar criar em Agosto/ínicio Setembro.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 26/7/2013 23:22

Rick Lusitano Escreveu:Fazem sentido para ti, estas estratégias?

Penso que sim, sou fã de fundo HY com duration baixa, tens ainda o JPM Income Opportunity D (que está na primeira página) e o Nordea-1 European Cross Credit E EUR que gosto muito. Embora ambos apresentem uma maturidades efectiva superior às dos fundos que mostraste a verdade é que tb apresentam melhores resultados. Penso que é uma estratégia bastante válida e tenho Nordea ECC.

Rick Lusitano Escreveu:Que tal os fundos de acções dos EUA de Cap. Grande Crescimento? :wink:

Já conhecia ambos embora use apenas o Pioneer :D
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 26/7/2013 23:08

Brunomanco Escreveu:agora, a questão cambial. . . como será dinheiro para colocar a longuíssimo prazo, não sei se haverá interferências serias a nível cambial.

Isso é uma questão com que muita gente se debate...

Podes fazer um misto, nos que encontras em euros fazes em eur nos outros fazes em USD :wink:

Mas realmente o problema é a distribuiçâo. Não sei como dar a volta. Não sei mesmo. Tenho de analisar isso com cuidado e no futuro colocar na primeira página mas os ETFs que conheço são 90% com distribuição :( Talvez alguém por aí saiba e te dê uns ETFs de acumulação!! :-k

por Beruno » 26/7/2013 22:45

sim, gostava de ganhar exposição às obrigações e açoes americanas. agora, a questão cambial. . . como será dinheiro para colocar a longuíssimo prazo, não sei se haverá interferências serias a nível cambial.

Registado: 10/7/2013 21:39

por Midas » 26/7/2013 22:35

VirtuaGod Escreveu:(...)

Assim à primeira vista tenho a dizer que gosto bastante desse. Muito mesmo. É um intermédio muito engraçado entre o Pimco GB (alta qualidade creditícia) e os Templeton TR (baixa qualidade creditícia). E eu que agora fazer carteiras em escadinha de níveis de risco este cai que nem uma luva!! :wink:

(...)

VG, nessa escala de risco, incluirias um fundo (Global) de Obrigações de curto prazo? Como uma base de menor risco?

Há uns tempos atrás, andei a ver os fundos obrigações de curto prazo comercializados pelo Best, para fazer uma especie de hedge contra o aumento das taxas de juro e das yields das obrigações. Vi inclusivé um fundo de obrigações de curto prazo de Mercados Emergentes Globais, para tentar fazer aqui um hedge ao risco desta categoria. Por receio de a bolha das High Yields vir a estourar, procurei um fundo de obrigações Global de High Yield de Curto Prazo. Ambos fundos tem hedge cambial, e parecem ser prometedores, mas o histórico deles é curto. Fazem sentido para ti, estas estratégias?

AXA WF Em Short Duration Bds E(H)-C EUR - LU0800573007
Categoria Morningstar™ Obrigações Emergentes Globais EUR Biased
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000ORXT

UBS (Lux) BS Srt Dura HY $ P EUR H Acc - LU0577855942
Categoria Morningstar™ Obrigações Alto Rend. Outros Hedged
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000M0DF

Que tal os fundos de acções dos EUA de Cap. Grande Crescimento? :wink:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por duartegonsalves » 26/7/2013 22:03

VirtuaGod Escreveu:
dwarte Escreveu:O fundo PIMCO GIS GLOBAL BONDS investe apenas na europa não é?

Caro dwarte, não acha que poderia contribuir o seu conhecimento de uma forma mais directa? Reconheço que fazer perguntas como se nada soubesse pode ser útil para quem nos lê mas pessoalmente perco imenso tempo a responder perguntas a quem realmente tem dúvidas.

Pela informação que tenho provavelmente teria muito a ensinar e partilhar, até a mim provavelmente, dado que me parece que anda neste tipo de investimento (asset allocation) há mais tempo que eu.

"Acredito mais no mercado Americano porque é bastante mais credível que a europa. No entanto não deixo de salientar que a europa quando recuperar trará ganhos enormes pois está tudo em mínimos históricos.

Por estas mesmas razoes tenho um fundo americano - o da Pioneer e outro da europa o PIMCO e tenho um misto que é o Invesco.

Estou plenamente consciente que vão dar-me bom retorno mas no médio prazo.
"

" A perda está lá antes de vender mas não está realizada, está reconhecida."

O tipo de respostas que dá (assim como o fraseamento das mesmas) me parece que, por muito "troll" que faça, o conhecimento às vezes é complicado de esconder e ng pensa que um fundo Bonds Global é apenas da Europa. Costumo ser muito crente nas pessoas mas há algumas que simplesmente parece a partida de pedir "sumol de dióspiro" para ver a reacção da outra pessoa!!

Espero que contribua de forma mais construtiva e nos ajude a criar uma comunidade de investidores (que se entreajuda) que é o que se pretende neste tópico!

Abr

VirtuaGod eu comecei a investir ha uma semana portanto sou totalmente leigo nestas matérias. Tenho uma noção do risco e como os fundos se qualificam em termos de risco e rentabilidade. Não foi por acaso que os meus 4 fundos são 4 fundos do TOP! Não descobri nenhum eu próprio segui sim as recomendações e claro vi que eram 4 fundos apropriados ao meu perfil.

Lamento ter deixado uma imagem errada mas aí enganaste-te pois eu sou mesmo leigo nestas matérias e só me registei neste site precisamente para fazer perguntas, aprender e saber como minimizar o risco com a troca de ideias!

Registado: 21/7/2013 0:17

por VirtuaGod » 26/7/2013 21:51

ETF americanos distribuem quase todos. Os europeus não tanto.

Mas queres investir em USD é?

por Beruno » 26/7/2013 21:46

Boas.

Os ETF que tenho visto teem sempre valores na parcela "distribution". Todos os etf's distribuem dividendos por natureza? Há alguma opção para subscrição automática dos dividendos como nalguns fundos imobiliários portugueses?

Pretendo manter o máximo de "envolvimento" no montepio, portanto o único acesso que tenho às grandes gestoras será através de etf's (o montepio também tem fundos de fundos, mas não teem grande prestaçao), e a ideia seria passar por investir no BOND (ou num mix de etf's de fundos de obrigaçoes, e num índex tracker, tipo SP500 ou world índex)

Registado: 10/7/2013 21:39

por Midas » 26/7/2013 21:41

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:mas teve um péssimo 2011 (1,11% de retorno).

Tb não se faz milagres. 2011 foi um ano flat para o S&P.

Quais são os dois fundos de capitalização alta EUA que usas?

O mais arriscado e com maior retorno passados:
Threadneedle Amer Ext Alp R EUR - GB00B28CN800
Categoria Morningstar™ Acções EUA Cap. Grande Crescimento
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000K9G

O mais equilibrado (menos arriscado e ligeiramente menor retorno passados do que o Threadneedle):
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000002FBY

O motivo de 2 fundos na mesma categoria, foi procurar fazer vários hedges, com riscos diferentes, com os activos diferentes, com as gestões diferentes e com as gestoras diferentes para diversificar a carteira, devido a ter 5 fundos de acções da Threadneedle.

Ambos fundos fizeram um 2011, bem melhor do que o fundo da Legg Mason.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 26/7/2013 21:24

Rick Lusitano Escreveu:mas teve um péssimo 2011 (1,11% de retorno).

Tb não se faz milagres. 2011 foi um ano flat para o S&P.

Quais são os dois fundos de capitalização alta EUA que usas?

por Midas » 26/7/2013 19:42

VirtuaGod Escreveu:Já ontem andei à procura desses novos fundos mas não os encontrei.

Assim à primeira vista tenho a dizer que gosto bastante desse. Muito mesmo. É um intermédio muito engraçado entre o Pimco GB (alta qualidade creditícia) e os Templeton TR (baixa qualidade creditícia). E eu que agora fazer carteiras em escadinha de níveis de risco este cai que nem uma luva!! :wink:

Nos fundos de acções deles tb gostei bastante deste: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001XL4

Houve gestores de fundos, que devido ás declarações do Ben, aumentaram a liquidez para aguardar por melhores tempos e para também para cobrir os resgastes consideraveis que aconteceram. E também aumentaram a exposição a obrigações de prazos reduzidos para reduzir o risco do aumento das taxas. A morningstar considera as T-bills (Bilhetes do Tesouro) como liquidez, que são instrumentos do mercado monetário de elevada liquidez, existindo fundos classificados pela morningstar como Mercado Monetário e que as suas carteiras só contêm liquidez, incluindo T-bills americanas ou de outras nacionalidades. No caso do fundo da Legg Mason, alguma da liquidez, provém das T-Bills dos EUA. Ele também aposta muito em short.

VG, esse fundo que apresentas é interessante. Há um outro fundo que também me despertou curisiodade, ele bate todos os fundos da sua categoria, nos retornos a M6, M0, M12, mas teve um péssimo 2011 (1,11% de retorno). Vendo o top10 da sua carteira, vê-se que tem algum peso de biotechs, cerca de 17% (Biogen; Amgen; Forest Laboratories), poderá eventualmente ter mais biotechs em carteira, pois o sector saúde tem um total de cerca de 31%, o que poderá explicar o desempenho dele, no passado recente.

(MAS não bate os "meus" 2 fundos EUA Grande Crescimento em prazos superior a 1 ano, usei o fundo em USD como proxy na morningstar.es, nos gráficos avançados de rentabilidade, tab/separador "Gráficos")

O fundo comercializado pelo Best (em EUR) é:

Legg Mason CB US Agrsv Growth A Acc € - IE00B19ZB094
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000002GLF
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VIXIUM » 26/7/2013 17:57

@VIRTUAGOD - Sério? Ainda no outro dia li um artigo a comparar a Wikipedia à enciclopédia británica. Mas falas de erros muito especificos como na tua área ou gerais? Nunca vi um erro na wikipedia, curioso!

Totalmente a sério. Em detalhes e nas áreas onde trabalho é uma lástima mesmo. Sei o que digo e proíbo inclusive a sua utilização pelos meus públicos-alvo. Tem erros lamentáveis e trocas e contradições também exasperantes. No entanto, penso que para uma primeira triagem pode ser interessante. Para aprofundamento, nem pensar. É inclusive recusado em todo o meio académico - não o português que não tem voto na matéria - por isto mesmo.

@VIRTUAGOD

Não te preocupes com o jantar. É para valer. :mrgreen: :D :D :D Irrevogável, se quiseres :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acalma-te e anima-te. A vida são 2 dias...

Obrigado.
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 26/7/2013 17:47

Já ontem andei à procura desses novos fundos mas não os encontrei.

Nos fundos de acções deles tb gostei bastante deste: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001XL4
Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/7/2013 18:19, num total de 1 vez.

por Midas » 26/7/2013 15:01

Banco Best lança em Portugal nove fundos da Legg Mason (24 Julho 2013, 13:27)
http://www.negocios.pt/empresas/detalhe ... mason.html

Esperei que estivesse disponíveis os novos fundos, para dar uma espreitadela. Só hoje, ambas Morningstar (.pt e frontend do Best) foram actualizadas com os "novos" fundos. Apesar de o artigo mencionar 9 fundos, o Best tem actualmente 13 fundos da Legg Mason disponíveis.

Este fundo parece á primeira vista, o melhorzito do grupo. Terei que esmiuçar-los com mais tempo. Surpreende o facto de ter um saldo total de 41,45% da carteira em Liquidez, datada de 31-05-2013.

Legg Mason Brandywine Global Fixed Income Fund Class A EUR Acc (AH) - IE00B23Z8X43
Categoria Morningstar™ Obrigações Globais EUR Hedge
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000020Q8

Num primeiro "olhómetro", parece-me que ele se situa ao nível do "PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc". Criando um top de preferências decrescentes da categoria, colocaria da seguinte maneira:

Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
Templeton Global Bond N Acc €-H1
Legg Mason BW Glb Fxd Inc A Acc Hg € AH
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

Os meus intuitos deste post é dar a conhecer "novos" fundos e lançar a discussão sobre estes "novos" fundos. :D
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por SIRS » 26/7/2013 14:32

VirtuaGod Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Não necessariamente. Até porque leio pouco em português. Já vi várias coisas erradas na wikipedia escritas em inglês.

Sério? Ainda no outro dia li um artigo a comparar a Wikipedia à enciclopédia británica. Mas falas de erros muito especificos como na tua área ou gerais? Nunca vi um erro na wikipedia, curioso!

Boas tardes,

Realmente a Wiki é muito útil como ferramenta de resposta rápida às trivialidades do dia a dia. Acredito que tenha uma elevada fiabilidade a nível genérico.
Quando entramos em áreas específicas em que os detalhes são importantes encontramos incorrecções e lacunas importantes. Pelo menos na minha área as lacunas são assustadoras pelo que, e na minha opinião, não deve servir de base para tomar decisões.

Tem um papel importante e relevante de resolver questões mais básicas e de orientar a um estudo mais aprofundado de um tema. Na minha área em particular não admito que se utilize como "livro de bolso" para orientação da resolução dos problemas e desafios no dia a dia.

Cumprimentos,
The_Rebel

(PS: inicialmente o meu nick era este, já de longa data, mas o fórum antigo nunca permitiu a sua utilização quando chegava a altura de escrever no fórum. Mudei para o REAN que entretanto foi barrado por esta nova versão do fórum... Bons investimentos!)

Registado: 11/10/2004 22:21

por VirtuaGod » 26/7/2013 13:55

PtfManager Escreveu:Esta resposta foi minha VirtuaGod. Mas de resto concordo com tudo o que disse.

Obrigado pela correcção e pelo conceito. A verdade é que já quando fazia trading na Interactive Brokers o que aparecia no saldo era "Unrealized Profit/Losses"

por VirtuaGod » 26/7/2013 13:43

VIXIUM Escreveu:Não necessariamente. Até porque leio pouco em português. Já vi várias coisas erradas na wikipedia escritas em inglês.

Sério? Ainda no outro dia li um artigo a comparar a Wikipedia à enciclopédia británica. Mas falas de erros muito especificos como na tua área ou gerais? Nunca vi um erro na wikipedia, curioso!

VIXIUM Escreveu:Não sei se é alterável ou não. Apenas chamei a atenção por mera precaução e não porque esteja a tecer juizos de valor sobre quem quer que consulte determinadas fontes. Se calhar é defeito profissional.

Sim sim, tb só informei.

VIXIUM Escreveu:Mas já vi que ultimamente andas meio zangado com a vida.

Por acaso toda a gente diz que sim (e mais agressivo) pelo que nem vou debater :D Já desde o início do ano que ando meio cansado e a queda dos fundos deve-me ter posto no limite.

VIXIUM Escreveu:@ VIRTUAGOD [b] E ainda por cima o jantar vai ficando atrasado como era previsível... :mrgreen: :lol:

Adiado? Nãaaa, sempre foi para ser no final do ano!! :wink:

Sobre o dwarte e olhando em retrospectiva, reforço o que disse, até pk o que ele tem dito e alertado é 5 estrelas, só tenho pena do como. Desde falar dos problemas de fundos activos (e comprar os fundos que têm prémios) que implodem referindo-se ao "reestruturações" que outrora já foi fundo estrela nacional (e até foi buscar uma notícia dessa altura). A alertar para a liquidação de fundos. Nunca ng se lembrou de me questionar sobre liquidação de fundos. Sempre me perguntaram "E se a PIMCO falir?" mas nunca "E se a PIMCO sair de cena e liquidar os fundos?"

Tenho pena que quem tenha conhecimento não partilhe de forma mais clara com o mundo! Só isso....
Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/7/2013 14:10, num total de 1 vez.

por PATENA86 » 26/7/2013 12:32

[quote="VirtuaGod

[/quote]

Esta resposta foi minha VirtuaGod. Mas de resto concordo com tudo o que disse.

De facto, e só pelo nome daria para desconfiar, o PIMCO Global Bond não investe só na Europa; investe a nível mundial (ou global se prefrirem). Pesquisando pelo ISIN (IE00B11XZ103) no site da PIMCO chegamos à ficha do fundo:

http://www.pimco.co.uk/Pages/Document.aspx?DocType=Fact%20Sheets&Lang=EN&ISIN=IE00B11XZ103&FileExtension=pdf&CUSIP=G70974483&tracked=true

Aqui poderá ver que nas 10 maiores posições do fundo não tem só Europa.

A pergunta do dwarte de facto denota alguma falta de informação e isso muitas vezes é um grande problema na rentabilização do património. Convinha que as pessoas se informassem um pouco mais sobre os produtos em que investem. Investir no PIMCO Global Bond pensando (e querendo) investir em obrigações europeias não faz grande sentido. Para isso investe-se no PIMCO Euro Bond: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T5P

Espero ter contribuído positivamente para a discussão.

Registado: 24/7/2013 12:05

por Legendz » 26/7/2013 11:56

red, red, red.... :wall:
Imagem

Registado: 9/2/2012 13:59

por VIXIUM » 26/7/2013 11:52

@ VIRTUAGOD
1
Para dizeres "eu tenho visto cada barbaridade na wikipedia" suponho que uses a wikipedia em português certo?

Não necessariamente. Até porque leio pouco em português. Já vi várias coisas erradas na wikipedia escritas em inglês.

@VIRTUAGOD 2 Não, a investopedia é não é alterável por qualquer pessoa. Os sites "Wiki" é que são![/quote]

Não sei se é alterável ou não. Apenas chamei a atenção por mera precaução e não porque esteja a tecer juizos de valor sobre quem quer que consulte determinadas fontes. Se calhar é defeito profissional.

Mas já vi que ultimamente andas meio zangado com a vida. Compreendo-te no que aos mercados e "respostas" diz respeito. E ainda por cima o jantar vai ficando atrasado como era previsível... :mrgreen: :lol:

Cool down
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por VirtuaGod » 26/7/2013 2:03

dwarte Escreveu:O fundo PIMCO GIS GLOBAL BONDS investe apenas na europa não é?

Caro dwarte, não acha que poderia contribuir o seu conhecimento de uma forma mais directa? Reconheço que fazer perguntas como se nada soubesse pode ser útil para quem nos lê mas pessoalmente perco imenso tempo a responder perguntas a quem realmente tem dúvidas.

Pela informação que tenho provavelmente teria muito a ensinar e partilhar, até a mim provavelmente, dado que me parece que anda neste tipo de investimento (asset allocation) há mais tempo que eu.

"Acredito mais no mercado Americano porque é bastante mais credível que a europa. No entanto não deixo de salientar que a europa quando recuperar trará ganhos enormes pois está tudo em mínimos históricos.

Por estas mesmas razoes tenho um fundo americano - o da Pioneer e outro da europa o PIMCO e tenho um misto que é o Invesco.

Estou plenamente consciente que vão dar-me bom retorno mas no médio prazo.
"

O tipo de respostas que dá (assim como o fraseamento das mesmas) me parece que, por muito "troll" que faça, o conhecimento às vezes é complicado de esconder e ng pensa que um fundo Bonds Global é apenas da Europa. Costumo ser muito crente nas pessoas mas há algumas que simplesmente parece a partida de pedir "sumol de dióspiro" para ver a reacção da outra pessoa!!

Espero que contribua de forma mais construtiva e nos ajude a criar uma comunidade de investidores (que se entreajuda) que é o que se pretende neste tópico!

Abr

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 44 visitantes