Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Eurobrexit » 13/5/2014 13:31

O Santande Totta PT apresentou resultados 1T204 de 40M€.
Afinal a banca em Portugal está falida!!!

Registado: 29/11/2007 10:27

por Ulisses Pereira » 13/5/2014 12:48

Diacono, eu acredito que houve alguns estrangeiros que entraram há mais de um ano, com a premissa de saírem quando as subidas de rating saíssem. Creio que pode ser esse o "trigger" das quedas das últimas semanas.

Mas nunca saberemos, não é? Por isso, mantenho-me fiel aos níveis importantes de suportes que ainda não foram quebrados e que mantêm o Bull Market vivo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por negociosbolsa81 » 13/5/2014 12:43

"Sell in May and go away"

Faz sentido não ? O pessoal meteu férias.... :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por Diacono » 13/5/2014 12:34

Ulisses Pereira Escreveu:Diacono, mas não achas que já há 5 ou 6 semanas que parece claro que a saída ia ser limpa?

Um abraço,
Ulisses

Pois, a noção da saída limpa já existe há algum tempo, mas é visível uma queda do psi20 desde o final de março. Seria o efeito da saída limpa? Não sei. Não disse que era, só estava a colocar a hipótese na mesa.
Parece-me também que os volumes transaccionados caíram drasticamente, mas isto já carece de confirmação.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por O Alquimista » 13/5/2014 12:14

Dada a extensão deste tópico, à semelhança de outros (ex. bes, pt, dax, etc.), é por vezes difícil encontrar os nossos posts, mormente os que contêm gráficos que, de uma forma ou de outra, "devem" ser actualizados para que quem os siga possa compreender a magnitude e os fundamentos do raciocínio. Esta é uma das razões que me levava a concentrar a intervenção no meu tópico (falta de disponibilidade e de paciência para andar a procurar são outras). Contudo, como há algum tempo abri uma excepção, importa, sempre que possível e desde que o assunto o justifique, proceder à actualização de um gráfico que aqui coloquei dia 9. É o que faço. A informação que ele continha só poderá ser lida com base no contexto do significado da técnica usada que, como todas as outras, se baseia em probabilidades, visto que nunca saberemos (salvo insider trading) se subirá ou descerá (apetecia-me dizer uma coisa sobre o contexto em que esta frase é tantas vezes usada, mas vou calar-me: "É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida": A. Lincoln).
Em suma, para não perder o fio à meada intervirei cada vez menos em tópicos como este, como o do bes, etc., e reservarei a minha opinião, com ou sem gráfico, para o meu tópico. Afinal, ele foi criado para esse efeito e não fazê-lo seria desvirtuar a vontade do criador.
Anexos
bcp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Ulisses Pereira » 13/5/2014 12:12

Diacono, mas não achas que já há 5 ou 6 semanas que parece claro que a saída ia ser limpa?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Diacono » 13/5/2014 11:49

Será que o facto de termos saído do programa da troika, sem qualquer programa cautelar, não tirou a confiança aos investidores na capacidade de o nosso país se governar daqui para diante?
Será que o facto de estarmos mais independentes e de podermos tomar algumas decisões como o aumento do salário mínimo, a diminuição do irs não passa a mensagem de que já voltamos ao mesmo?
digo isto sem qualquer tomada de posição política e sem defender este ou aquele caminho. Só estou a questionar...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por malvoisin » 13/5/2014 11:38

já agora, alguém encontra explicaçao para o psi20 estar a descer com quase toda a europa a subir e ontem os EUA terem subido também?

Registado: 6/3/2014 19:07

por malvoisin » 13/5/2014 11:16

bom dia, alguém sabe onde posso ver ordens de put e call options do bcp em tempo real? (penso que o marketviewer so mostra tempo real de acçoes, nao de opçoes)

Registado: 6/3/2014 19:07

por whiteshark » 13/5/2014 10:46

E eu que até tinha gostado da vela de ontem..
Parece que ainda não é desta que param de cair facas

Registado: 4/2/2014 12:33

por Negociarembolsa » 12/5/2014 23:55

Temos que admitir que este tópico funciona muito por emoções. Um local fantástico para aprender, quer pela qualidade das intervenções dos seus users, quer pela análise da quantidade das mesmas. Quase que poderíamos fazer uma análise técnica ao tópico, com velas, linhas de tendência, suportes, resistências, toda ela baseada na quantidade de intervenções diárias a semanais que aqui vemos. Até os fechos e as aberturas aqui são em alta e em baixa e quase que deixam antever o dia. Quando sobe loucamente, debitam-se posts à velocidade da luz. Posts a justificar a subida, outros a anunciar a correção e quando cai a mesma dose mas de forma inversa. Tudo isto, para desanuviar um bocadito e para dizer que que hoje neste tópico tivemos um Hammer & Hanging Man Candelstic. Concordam? Bons negócios
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2

Registado: 28/4/2014 22:31

por mpfreitas » 12/5/2014 21:20

penso que o fecho de hoje perto dos máximos do dia depois de altos e baixos... foi encorajador.~

Como os EUA tiverem um bom fecho, vamos aguardar por bons ventos ?

Registado: 18/5/2007 22:03

por mmrmm » 12/5/2014 19:16

Pickbull Escreveu:O ideal era não fechar abaixo dos 0.20 mas isto não funciona por "vontades".

A minha opinião é que vamos quebrar os 0.20 fazendo as mãos fracas largarem as acções e visitar os 0.19/0.185. E aí é que estarei com os olhos bem abertos :shock: . É que se não reagir nessa zona e se não for depois pelo menos aos 0.23 podemos estar metidos em trabalhos. :oh:

Ficarei 100% bearish abaixo dos 0.16€.

O meu plano de trade passa por manter a minha posição longa mas se for abaixo do mínimo de 6ª feira irei abrir uma posição curta com stop apertado para aproveitar uma possível correcção de mais 5/6%.

Ainda bem que a sua esperança se concretizou.
Pelo que tenho lido as quedas da banca na passada semana, coincidem com os principais índices europeus, tal como o nosso. Com a recuperação hoje do PSI20 e das restantes praças mundiais tivemos excelentes performances quer do BCP, quer do BES. Que seja para continuar e no mínimo visite a resistência dos 0,2394. A ver vamos...

Registado: 27/2/2014 20:36

por AntónioManuel » 12/5/2014 13:58

Pickbull, gostei muito da sua analise, simples e clara, na minha opinião está aí tudo o que interessa, tanto no gráfico como no comentário.

Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por cruzpite » 12/5/2014 9:52

Numa altura em que a economia tem dado sinais claros que esta em recuperação, parece que os investidores estão com receio, noutros tempos nesta altura existia já uma forte valorização mas continua tudo muito calmo...

Registado: 29/11/2007 2:46

por Pickbull » 10/5/2014 19:48

O ideal era não fechar abaixo dos 0.20 mas isto não funciona por "vontades".

A minha opinião é que vamos quebrar os 0.20 fazendo as mãos fracas largarem as acções e visitar os 0.19/0.185. E aí é que estarei com os olhos bem abertos :shock: . É que se não reagir nessa zona e se não for depois pelo menos aos 0.23 podemos estar metidos em trabalhos. :oh:

Ficarei 100% bearish abaixo dos 0.16€.

O meu plano de trade passa por manter a minha posição longa mas se for abaixo do mínimo de 6ª feira irei abrir uma posição curta com stop apertado para aproveitar uma possível correcção de mais 5/6%.
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (28.47 KiB) Visualizado 8893 vezes
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por F.Ferreira1 » 10/5/2014 17:05

informador Escreveu:
F.Ferreira1 Escreveu: Talvez me tenha expressado mal. Apenas estava a fazer uma comparação com a Sonae Industria. Pessoalmente também não me acredito muito num aumento de capital, pelo menos para já.

Mas para mim, isso também não é importante. O importante para mim é que o BCP não quebre em baixa, e consistentemente a zona dos 0,20/0,19.

No teu caso, o que te faria mudar de opinião relativamente ao BCP?

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Ferreira para mim o mais importante agora é mesmo aguentar os 0,19/0,197. Se por a cotação nao aguentar pode ter caminho aberto até aos 0,16!
É esta minha opinião que apesar destas ultimas quedas continuo bullish no BCP desde que ultrapassou a resistencia dos 0,12, ficaria realmente preocupado se a cotação se aproximasse desse valor!

Eu também acho que os 0,12 ainda são a fronteira entre o Bull e o Bear Market.
Mas como disse, para mim os 0,19 são mais importantes no médio prazo, e também para conservar algum lucro.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por informador » 10/5/2014 16:38

F.Ferreira1 Escreveu: Talvez me tenha expressado mal. Apenas estava a fazer uma comparação com a Sonae Industria. Pessoalmente também não me acredito muito num aumento de capital, pelo menos para já.

Mas para mim, isso também não é importante. O importante para mim é que o BCP não quebre em baixa, e consistentemente a zona dos 0,20/0,19.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Ferreira para mim o mais importante agora é mesmo aguentar os 0,19/0,197. Se por a cotação nao aguentar pode ter caminho aberto até aos 0,16!
É esta minha opinião que apesar destas ultimas quedas continuo bullish no BCP desde que ultrapassou a resistencia dos 0,12, ficaria realmente preocupado se a cotação se aproximasse desse valor!

Registado: 23/7/2013 12:01

por Negociarembolsa » 10/5/2014 14:27

Peço imensa desculpa por meter a colherada sem ter lido todas as mensagens que foram colocadas anteriormente e, provavelmente, estar a dizer algo que alguém já tenha dito antes.

Eu creio que, neste momento, o aumento de capital no BCP é questão que não se coloca. Pode ser que no futuro, em próximas apresentações de resultados, tal venha a ser anunciado, mas nesta altura, uma semana depois da conferência de imprensa de apresentação dos resultados, em que nada foi referido a esse respeito, acho que uma notícia desse tipo seria tão bombástica que muitos acionistas se sentiriam vigarizados. Não creio que faça o estilo do Nuno Amado e da gestão atual do banco, nem me parece que a esta distância essa possibilidade faça mossa na cotação.

Agora o que eu creio ser plausível é um anúncio desse tipo por parte do BES, que apresenta resultados na próxima semana. O Ricardo Salgado não descartou essa hipótese na apresentação dos resultados de 2013 e nós sabemos como a situação do BES não tem sido noticiada como estando fácil.

E se isso acontecer, meus amigos, não duvido de que vai afetar toda a banca e, por inerência o BCP.
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2

Registado: 28/4/2014 22:31

por F.Ferreira1 » 10/5/2014 13:52

informador Escreveu:Desde o inicio do mês de abril o BCP perdeu cerca de 13%, o BES cerca de 14% o BPI cerca de 11% a Mota cerca de 13% etc etc....

Nao partilho a mesma opinião, caso o BCP volte a esses valores de que falas (0,19) eu continuo bullish e a minha opinião em relação ao BCP nao se altera em nada!

Podes explicar melhor quando dizes que se o BCP quebra os 0,20/0,19 faz soar alarme e podemos estar perante um novo AC??

Talvez me tenha expressado mal. Apenas estava a fazer uma comparação com a Sonae Industria. Pessoalmente também não me acredito muito num aumento de capital, pelo menos para já.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

por informador » 10/5/2014 13:09

Desde o inicio do mês de abril o BCP perdeu cerca de 13%, o BES cerca de 14% o BPI cerca de 11% a Mota cerca de 13% etc etc....

Nao partilho a mesma opinião, caso o BCP volte a esses valores de que falas (0,19) eu continuo bullish e a minha opinião em relação ao BCP nao se altera em nada!

Podes explicar melhor quando dizes que se o BCP quebra os 0,20/0,19 faz soar alarme e podemos estar perante um novo AC??

por F.Ferreira1 » 10/5/2014 11:14

De que adianta ficarmos a especular sobre aumento de capital e as suas consequências?

O mais importante é termos definido aquilo que nos faz mudar de ideias relativamente ao BCP. E para mim, uma quebra em baixa da zona dos 0,20/0,19 fará soar o alarme.
Uma quebra desse suporte poderá significar que o BCP se estará a preparar para o tal aumento de capital.

Vejamos o caso da Sonae Indústria. Antes de ser anunciado o aumento de capital, a Sonae Industria perdeu cerca de 30%. E quando quebrou em baixa a zona dos 0,67 poderá ter dado nessa altura um sinal de que algo estava a mudar.

Quanto ao BCP, desde o máximo de 4 de Abril perdeu apenas 13%.
E se formos ver o que se passou em 2013, andou numa tendência lateral por quase 10 meses!!!!

PS: Esta é uma visão de quem está dentro.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

por informador » 10/5/2014 10:49

Joca601 Escreveu: se houver o tal aumento de capital que acho pessoalmente necessário, as cotação vão cair certamente mas não para valores anteriores(não há nenhuma descida aos infernos!!). calculo um ac a 0.10 com a cotação a recuar até 0,14. este eventual AC vai potenciar o crescimento do banco,

Quando não é por causa das Chinas, é por causa das Ucranias e das Russias, impressionante como tentam arranjar argumentos diários para quedas e subidas!
Joca ja tinhas afirmado antes que a cotação deslizou porque vai haver outro AC (ou tens alguma informação privilegiada, ou isso é conversa de café).

É no mínimo ridículo dizeres que vai haver outro AC com valores a 0,10 e que a cotação vai recuar aos o,14. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por richardj » 10/5/2014 10:28

gráfico de 2 e 5 anos:

EDIT: e a de 10 anos já agora.
Anexos
pt bond 2 y.jpg
pt bond 2 y.jpg (54.81 KiB) Visualizado 9474 vezes
pt bond 5 y.jpg
pt bond 5 y.jpg (56.23 KiB) Visualizado 9474 vezes
pt bond 10 y.jpg
pt bond 10 y.jpg (56.84 KiB) Visualizado 9470 vezes

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por ParaCima » 10/5/2014 9:59

Joca601 Escreveu:
Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:Storgoff,

Tens boa memória,. Fui dos que acreditei no bcp desde lá de baixo e não deixei de acreditar agora, acho que o banco vai no bom caminho, não é isso que está em causa... a questão é outra, e parece que ninguém está a ver o filme. o tempo de reembolso dos cocos apróxima-se do fim, já só falta 2 anos e meio conforme o acordado com o BCE. o bcp reembolsa 400 milhões este ano, ficando por reembolsar 2600 milhões nos próximos 2 anos. os créditos fiscais podem ajudar, mas não resolvem a devolução total dos cocos, além de que não sabemos que montante vai ser utilizado dos créditos fiscais em beneficio do capital. na minha opinião o bcp não se safa de um AC e sempre que há um ac as cotações vão para baixo, estando ou não o mercado à espera. estou farto de ver os filmes de aumentos de capital.

Esse tema que falas da devolução dos CoCos sempre foi o calcanhar de Aquiles e varias vezes falei disso aqui.
No entanto os investidores a sério já conhecem esse facto há uma eternidade.
Como explicas que mesmo assim a cotação tenha subido 100% desde o final do ano passado?
So há umas semanas a esta parte é que o pagamento dos CoCos começou a ser uma preocupação para os investidores?
E porquê so agora quando afinal até já querem amortizar 400M€ este ano, os resultados operacionais começam a dar sinais positivos, o ambiente dos mercados internacionais melhorou brutalmente e continua a melhorar e acima de tudo parce que o dito plano do BCP está a ser cumprido.

Tentar justificar os movimentos de curtísimo prazo com fundamentais normalmente não da bom resultado.
Podemos isso sim, falar de uma subida rápida que incorpora muita especulação de curto prazo.
Esse tipo de especulação é muito reactiva e gera estes fenomenos de volatilidade com corecções abruptas mas apenas isso na minha opinião

Pelo que dizes somos levados a crer numa descida aos infernos!!!
Sinceramente não acredito nisso nesta altura do campeonato.
Já acreditei no passado mas a realidade era outra.

reparem neste exercicio especulativo ou não:
Se bem se lembram o bcp anunciou no ano passado a devolução de 500 milhões de euros no primeiro semestre de 2014. afinal são 400 milhões. esta pequena diferença corresponde a 20%, isto revela que pode haver uma diferença de 20% entre o que é prometido e o que é concretizado. essa pequena diferença em 3 mil milhões de euros corresponde a 600 milhões. conclusão, essa pequena diferença pode corresponder a um AC de 600 milhões de euros.

se houver o tal aumento de capital que acho pessoalmente necessário, as cotação vão cair certamente mas não para valores anteriores(não há nenhuma descida aos infernos!!). calculo um ac a 0.10 com a cotação a recuar até 0,14. este eventual AC vai potenciar o crescimento do banco, na minha opinião é positivo e vai preparar abordagem ao futuro de forma mais robusta e sustentável.

reparem que para o banco pagar os cocos tem de emagracer compulsivamente e isso reflecte-se evidentemente nos resultados. "uma vaca magra dá menos leite"

eu metia q questão de uma forma diferente, será que o accionista ainda tem feno para alimentar a vaca???

alguém pode meter ai um grafico da taxa de juro soberana a 1 e 5 anos???
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], OCTAMA, PXYC e 189 visitantes