Finanças & Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento (baixo risco)
Manushe Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:A única alternativa melhor ao PIMCO IG, demonstrou no pouco histórico que tem, desde a sua criação em meados de Dezembro de 2009 tem batido o PIMCO IG, poderá ser uma condicionante, o facto de o investimento inicial no Banco Best ser de 2.500 EUR, mas também tem uma Taxa Global de Custos melhor do que o PIMCO IG (1,29% vs. 1,39%).
E o fundo é...![]()
LU0451950314 - Henderson Horizon Fund - Euro Corporate Bond Fund A2 EUR Acc - Obrigações Corp. EUR
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000005I0E
Ainda tentei juntar 1 fundo de obrigações corporativas da Europa, com um dos EUA Hedged e um de Obrigações Corp. Emergentes Globais EUR Hedged, para fazer a especie de fundo de fundos em Obrigações Corporativas Globais, mas não existe alternativas viavéis. (Pode ser que o Banco Best lance mais fundos novos...)
Eu ainda procurei nessa categoria mas pensei pelos resultados que estes se referiam a obrig. corporativas europeias e essas já tenho através da Invesco (LU0243958393 )
Gostei!!!!! É uma boa possibilidade a considerar seriamente! Quando o Pimco GI subir para não ter perdas...
obrigada Rick
E eu a pensar que não ias gostar.

A Morningstar ás vezes consegue ser um bocado confusa com distinção das categorias, por isso, cruzo várias fontes de informação. Pelo que percebo a Morningstar, a categoria "XPTO" EUR, refere-se várias coisas, pode ser um fundo com a UP em Euros, pode ser os activos do fundo que são denominados em Euros. Encontras por exemplo, fundos que investem completamente em obrigações dos EUA, denominados Obrigações "XPTO" USD mas tem a UP em Euros (sem Hedge).
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
IMO, o problema desses dois fundos é o excesso de exposição à área financeira...
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Rick Lusitano Escreveu:A única alternativa melhor ao PIMCO IG, demonstrou no pouco histórico que tem, desde a sua criação em meados de Dezembro de 2009 tem batido o PIMCO IG, poderá ser uma condicionante, o facto de o investimento inicial no Banco Best ser de 2.500 EUR, mas também tem uma Taxa Global de Custos melhor do que o PIMCO IG (1,29% vs. 1,39%).
E o fundo é...![]()
LU0451950314 - Henderson Horizon Fund - Euro Corporate Bond Fund A2 EUR Acc - Obrigações Corp. EUR
Ainda tentei juntar 1 fundo de obrigações corporativas da Europa, com um dos EUA Hedged e um de Obrigações Corp. Emergentes Globais EUR Hedged, para fazer a especie de fundo de fundos em Obrigações Corporativas Globais, mas não existe alternativas viavéis. (Pode ser que o Banco Best lance mais fundos novos...)
Eu ainda procurei nessa categoria mas pensei pelos resultados que estes se referiam a obrig. corporativas europeias e essas já tenho através da Invesco (LU0243958393 )
Gostei!!!!! É uma boa possibilidade a considerar seriamente! Quando o Pimco GI subir para não ter perdas...
obrigada Rick

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
A única alternativa melhor ao PIMCO IG, demonstrou no pouco histórico que tem, desde a sua criação em meados de Dezembro de 2009 tem batido o PIMCO IG, poderá ser uma condicionante, o facto de o investimento inicial no Banco Best ser de 2.500 EUR, mas também tem uma Taxa Global de Custos melhor do que o PIMCO IG (1,29% vs. 1,39%).
E o fundo é...
Fonte: http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... D9&univ=DC
É um fundo que investe em Obrigações Corporativas denominadas em EUR, logo não existe o problema de risco cambial, e é um fundo que investe de forma global:
Fonte: http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... obreakdown
Curiosamente, o PIMCO IG, investe fortemente nos EUA:
E o fundo é...

Trustnet Offshore Escreveu:Fund Objective
The investment objective of the Euro Corporate Bond Fund is to provide a total return in excess of that generated by the iBoxx Euro Corporates Index by investing primarily in Euro denominated investment grade corporate bonds and other fixed and floating rate securities.
Fonte: http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... D9&univ=DC
É um fundo que investe em Obrigações Corporativas denominadas em EUR, logo não existe o problema de risco cambial, e é um fundo que investe de forma global:
Trustnet Offshore Escreveu:Asset Allocation
Rank.....Asset Class...............% of Fund (30-Jun-2013).....% of Fund (31-May-2013)
1(2).....Global Fixed Interest.....24.80.....(20.40)
2(1).....UK Fixed Interest.....21.30.....(22.90)
3(5).....German Fixed Interest.....10.10.....(8.40)
4(6).....Dutch Fixed Interest.....9.60.....(7.60)
5(3).....US Fixed Interest.....9.50.....(10.50)
6(4).....French Fixed Interest.....6.60.....(10.30)
7(7).....Spanish Fixed Interest.....5.10.....(6.00)
8(8)..... Italian Fixed Interest.....3.70.....(4.40)
9(9).....Swiss Fixed Interest.....3.50.....(3.40)
10(10).....Swedish Fixed Interest.....3.30.....(3.20)
11(11).....Australian Fixed Interest.....2.50.....(2.90)
Curiosamente, o PIMCO IG, investe fortemente nos EUA:
Trustnet Offshore Escreveu:Asset Allocation
Asset Class...............% of Fund (30-Jun-2013)
North American Fixed Interest.....57.00
Money Market.....20.00
Global Emerging Market Fixed Interest.....13.00
European Emerging Fixed Interest.....4.00
Asia Pacific ex Japan Fixed Interest.....3.00
UK Fixed Interest.....3.00
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:Queres umas alternativas aos PIMCOs?
Sim.
Não "aos" mas um dos Pimco. Inclino-me para a Pimco InvG.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:(...)
Onde eu ponho mais reticências é na distinção em comportamento de um Pimco GI e um Pimco DI. Embora os nichos que eles ocupam sejam para mim importantes ter em carteira, considero que estes estão demasiado correlacionados para o meu gosto. A apostar numa outra gestora seria (talvez) aqui. Mas pela pesquisa que fiz agora mesmo, não encontrei grandes alternativas...
(...)
Queres umas alternativas aos PIMCOs?
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Espero que Ben Bernake vá de férias prolongadasssssssssss 

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Hoje é um dia bem verde!!
Com vários fundos a romperem máximos. Os 16 fundos de acções da minha lista EUR, estão todos verdes. Dos fundos de obrigações já actualizados, existem vários vermelhos, ainda falta actualizar vários fundos, incluindo PIMCO e Templeton. Dos 5 fundos de acções da Threadneedle, 3 romperam as grilhetas dos máximos das 52 semanas.

Com vários fundos a romperem máximos. Os 16 fundos de acções da minha lista EUR, estão todos verdes. Dos fundos de obrigações já actualizados, existem vários vermelhos, ainda falta actualizar vários fundos, incluindo PIMCO e Templeton. Dos 5 fundos de acções da Threadneedle, 3 romperam as grilhetas dos máximos das 52 semanas.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

De facto 3 anos não é nada (nem os 12/13 de vida do euro). Por isso uso algo como 50/50, senão ia todo para USD. Umas vezes ganha mais o investimento em USD outras vezes o investimento em EUR. Mas com 50/50 consigo um "híbrido" com maior sharpe que cada um individualmente e uma rentabilidade média de ambos (testado nos Templeton T.R.)
P.S.- Sobre o futuro de longo prazo do euro sou da opinião que vai ter tendência a valorizar pois os Alemães são monetáriamente muito conservadores, principalmente comparando com os EUA. O marco alemão subiu sustentadamente face ao USD desde o início dos anos 70 e é essa força que os alemães trouxeram para o USD e o mantém nestes níveis mas acho que a tendência (que que falaste e concordo) de subida do euro desde o seu nascimento vai continuar e acredito em EUR/USD nos 1.5 sustentáveis ainda esta década se não houver "acordos" políticos de semi-fixação/canais aceitáveis de variação do cross EUR/USD o que vai ser complicado de se manter devido às políticas monetárias tão opostas entre os EUA e os alemães (mas pode ser que os alemães se tornem menos rigídos com esta crise europeia, bem que precisavamos).

P.S.- Sobre o futuro de longo prazo do euro sou da opinião que vai ter tendência a valorizar pois os Alemães são monetáriamente muito conservadores, principalmente comparando com os EUA. O marco alemão subiu sustentadamente face ao USD desde o início dos anos 70 e é essa força que os alemães trouxeram para o USD e o mantém nestes níveis mas acho que a tendência (que que falaste e concordo) de subida do euro desde o seu nascimento vai continuar e acredito em EUR/USD nos 1.5 sustentáveis ainda esta década se não houver "acordos" políticos de semi-fixação/canais aceitáveis de variação do cross EUR/USD o que vai ser complicado de se manter devido às políticas monetárias tão opostas entre os EUA e os alemães (mas pode ser que os alemães se tornem menos rigídos com esta crise europeia, bem que precisavamos).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Re: Exposicao Cambial
VirtuaGod Escreveu:Varendia Escreveu: A razao do VG so ter accoes em USD (acredito eu) sera porque a sua moeda de referencia para investimento e o EUR (como a grande maioria dos utilizadores do forum) e se se entra num fundo de obrigacoes (que digamos da 5%/ano) numa altura em que o USD esta maximo, mesmo com a valorizacao, ao fim de 5 anos ainda pode estar a perder $$ real, sem contar com custo de oportunidade. Em accoes, como tem uma expectativa de maiores ganhos a longo prazo, aceita o risco cambial como mais um factor (tambem posso estar a dizer uma asneira).
Estás 90% correcto sobre o porquê da minha pequena exposição. 90% pk? Pk quando dizes:Varendia Escreveu:A exposicao cambial provoca oscilacoes violentissimas e aumenta consideravelmente o risco / desvio padrao de qualquer carteira.
Não é completamente correcto. Já outrora escrevi sobre como a exposição câmbial poderá baixar a volatilidade. Irei escrever mais sobre esse tema em breve.
Mas como não leste o que eu escrevi há já algum tempo (vou tentar repescar o post para o actualizar) vai ver a volatilidade do S&P em USD (moeda local) e em EUR sem Hedge (com risco câmbial). Podes testar aqui com o SPY e a técnica de alteração da moeda no canto superior direito. https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoDetailETF&SWEService=BEST+Smart+Search+Engine&Id=1-F1N9VT
A questão é que isto só funciona em activos de risco e sempre que o risco câmbial acrescenta uma dinâmica de diversificação e ainda por cima baixa o desvio padrão do activo eu aproveitoOs activos de risco onde com testes me apercebi que haveria ganhos de Sharpe usando uma parcela em euros e outra em USD (acções e Templetons) eu uso, pode ser 50/50 ou 40/60 etc.
Sempre a aprender, mas nao sei se sera a norma porque nos ultimos 3 anos houve um mercado "bullish" e o USD/EUR tem andado dentro de limites de variacaos quase estranhos, por isso nao ha uma grande variacao de risco, ate ha uma melhoria. por outro lado, se se vir o grafico mais longo, em 2006 a diferenca entre fazer o investimento em EUR ou em USD foram 12%, em 2007 10% em 2010 8%. Desde que nao haja a cada 3 anos uma variacao "violenta", acho que teras toda a razao.
De qualquer forma como so ha 14 anos de Euro, nao sei se e historico suficiente para me convencer que de facto ha menos risco na exposicao a USD para quem tem como referencia o EUR, mas tiro-te o chapeu.

"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
http://bucks.blogs.nytimes.com/2013/05/13/in-soccer-and-investing-bias-is-toward-action/?_r=0
"In an odd coincidence, a few days later I learned of a study focused on decision making and penalty kicks. The analysis covered close to 300 penalty kicks. It looked at both the goalkeepers’ decision in terms of where they chose to dive, as well as where the ball was actually kicked.
As it turns out, the goalkeeper picks a side and dives 93.7 percent of the time and just stands in the middle only 6.3 percent of the time. There was a clear bias toward action. The kicks themselves are more evenly spread across the net, and here’s the clincher: Almost 30 percent were kicked to the middle of the net. Without boring you with the numbers, the result showed that goalkeepers could almost double their save percentage by doing nothing. In other words, just standing there was the optimal strategy.
What goalkeeper is going to do that? Can you imagine how silly that would look? Everyone is expecting action. Every other goalkeeper in the world dives to a side of the goal. Just standing there would be embarrassing"[...]"Doing nothing may be one of the best decisions you ever make.""
P.S. Não sei se já partilhei isto aqui pq encontrei-o na minha "pilha" de artigos guardados mas se já o partilhei relembrar não faz mal
"In an odd coincidence, a few days later I learned of a study focused on decision making and penalty kicks. The analysis covered close to 300 penalty kicks. It looked at both the goalkeepers’ decision in terms of where they chose to dive, as well as where the ball was actually kicked.
As it turns out, the goalkeeper picks a side and dives 93.7 percent of the time and just stands in the middle only 6.3 percent of the time. There was a clear bias toward action. The kicks themselves are more evenly spread across the net, and here’s the clincher: Almost 30 percent were kicked to the middle of the net. Without boring you with the numbers, the result showed that goalkeepers could almost double their save percentage by doing nothing. In other words, just standing there was the optimal strategy.
What goalkeeper is going to do that? Can you imagine how silly that would look? Everyone is expecting action. Every other goalkeeper in the world dives to a side of the goal. Just standing there would be embarrassing"[...]"Doing nothing may be one of the best decisions you ever make.""
P.S. Não sei se já partilhei isto aqui pq encontrei-o na minha "pilha" de artigos guardados mas se já o partilhei relembrar não faz mal

Re: Exposicao Cambial
Varendia Escreveu: A razao do VG so ter accoes em USD (acredito eu) sera porque a sua moeda de referencia para investimento e o EUR (como a grande maioria dos utilizadores do forum) e se se entra num fundo de obrigacoes (que digamos da 5%/ano) numa altura em que o USD esta maximo, mesmo com a valorizacao, ao fim de 5 anos ainda pode estar a perder $$ real, sem contar com custo de oportunidade. Em accoes, como tem uma expectativa de maiores ganhos a longo prazo, aceita o risco cambial como mais um factor (tambem posso estar a dizer uma asneira).
Estás 90% correcto sobre o porquê da minha pequena exposição. 90% pk? Pk quando dizes:
Varendia Escreveu:A exposicao cambial provoca oscilacoes violentissimas e aumenta consideravelmente o risco / desvio padrao de qualquer carteira.
Não é completamente correcto. Já outrora escrevi sobre como a exposição câmbial poderá baixar a volatilidade. Irei escrever mais sobre esse tema em breve.
Mas como não leste o que eu escrevi há já algum tempo (vou tentar repescar o post para o actualizar) vai ver a volatilidade do S&P em USD (moeda local) e em EUR sem Hedge (com risco câmbial). Podes testar aqui com o SPY e a técnica de alteração da moeda no canto superior direito. https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoDetailETF&SWEService=BEST+Smart+Search+Engine&Id=1-F1N9VT
A questão é que isto só funciona em activos de risco e sempre que o risco câmbial acrescenta uma dinâmica de diversificação e ainda por cima baixa o desvio padrão do activo eu aproveito

Manushe Escreveu:(...)
Vejo mais essa escala gradativa em termos de diversificação e risco, começando p.ex. no Pimco GB, IG, DI, Hy,...e terminando no Templeton TR.
Onde eu ponho mais reticências é na distinção em comportamento de um Pimco GI e um Pimco DI. Embora os nichos que eles ocupam sejam para mim importantes ter em carteira, considero que estes estão demasiado correlacionados para o meu gosto. A apostar numa outra gestora seria (talvez) aqui. Mas pela pesquisa que fiz agora mesmo, não encontrei grandes alternativas...
(...)
Deixo-te a escala de retornos acumulados em 31/Julho/2013 dos fundos do top, com o fundo da Legg Mason e fundo misto da M&G:
Unience/Lipper Escreveu:Cumulative Performance on 07-31-2013
10 years
+142.65% - Fidelity Funds - Global Consumer Indust A-EUR (LU0114721508)
+97.56% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
+94.19% - Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R (LU0155230690)
___________________________________________________________________________________________________________
5 years
+105.91% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR (LU0260870745)
+84.62% - Fidelity Funds - Global Consumer Indust A-EUR (LU0114721508)
+71.67% - Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R (LU0155230690)
+70.54% - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93)
+67.79% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 (LU0294221253)
+49.93% - Templeton Global Bond N (acc) EUR-H1 (LU0294220107)
+47.88% - PIMCO GIS Diversified Income E EUR Hdgd Acc (IE00B1Z6D669)
+47.15% - PIMCO GIS Global High Yield Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ327)
+47.13% - F&C Emerging Markets Bond C EUR Hedged (LU0236182225)
+42.67% - LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR (IE00B23Z8X43)
+41.44% - PIMCO GIS Global Inv Grd Crdt E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ434)
+36.68% - PIMCO GIS Global Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ103)
+33.62% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
+30.54% - PIMCO GIS Total Return Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZB05)
+24.63% - PIMCO GIS Global Real Return E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ541)
___________________________________________________________________________________________________________
3 years
+46.15% - Fidelity Funds - Global Consumer Indust A-EUR (LU0114721508)
+40.96% - Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R (LU0155230690)
+29.03% - PIMCO GIS Global High Yield Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ327)
+28.89% - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93)
+25.57% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 (LU0294221253)
+24.52% - Invesco Balanced Risk Allocation E Acc (LU0432616901)
+22.08% - F&C Emerging Markets Bond C EUR Hedged (LU0236182225)
+21.39% - PIMCO GIS Diversified Income E EUR Hdgd Acc (IE00B1Z6D669)
+19.60% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR (LU0260870745)
+18.22% - LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR (IE00B23Z8X43)
+17.77% - PIMCO GIS Global Inv Grd Crdt E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ434)
+16.99% - PIMCO GIS Global Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ103)
+15.89% - Templeton Global Bond N (acc) EUR-H1 (LU0294220107)
+13.52% - PIMCO GIS Global Real Return E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ541)
+8.93% - PIMCO GIS Total Return Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZB05)
+3.20% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
Fonte: Unience/Lipper
Já referi, que o Banco Best deveria disponibilizar o fundo misto da M&G?

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Os retornos acumulados em 31/Julho/2013 dos fundos de Obrigações Globais EUR Hedge, do PIMCO Total Return, inclui também o Templeton TR sem Hedge e seus benchmarks Lipper para efeitos didáticos (para ver as diferenças de retornos entre Templeton TR com e sem Hedge e as diferenças de retornos entre os fundos com Hedge):
5 years
+105.91% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR (LU0260870745)
+67.79% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 (LU0294221253)
+49.93% - Templeton Global Bond N (acc) EUR-H1 (LU0294220107)
+42.67% - LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR (IE00B23Z8X43)
+41.70% - Lipper Global Bond Global (Benchmark) ( Templeton TR sem Hedge )
+36.68% - PIMCO GIS Global Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ103)
+30.54% - PIMCO GIS Total Return Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZB05)
+22.32% - Lipper Global Bond Global EUR Hedged (Benchmark)
+14.39% - Lipper Global Bond Other EUR Hedged (Benchmark) ( PIMCO TR )
3 years
+25.57% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 (LU0294221253)
+19.60% - Templeton Global Total Return N (acc) EUR (LU0260870745)
+18.22% - LM Brandywine Glb. Fixed Income Fd A Acc (AH) EUR (IE00B23Z8X43)
+16.99% - PIMCO GIS Global Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZ103)
+15.89% - Templeton Global Bond N (acc) EUR-H1 (LU0294220107)
+10.76% - Lipper Global Bond Other EUR Hedged (Benchmark) ( PIMCO TR )
+9.68% - Lipper Global Bond Global EUR Hedged (Benchmark)
+9.14% - Lipper Global Bond Global (Benchmark) ( Templeton TR sem Hedge )
+8.93% - PIMCO GIS Total Return Bd E EUR Hdgd Acc (IE00B11XZB05)
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Exposicao Cambial
VirtuaGod Escreveu:rosorio Escreveu:@VirtuaGod
1. Referiste acima a exposição a risco cambial. Para alguém que deseja ter no futuro uma carteira diversificada (como é o meu caso), isso não é um factor positivo?
1. Sim, mas em parte apenas. Eu pessoalmente tenho 15% em USD, diversifica sim mas tb não quero tudo em USD. E o que está em dólares são fundos accionistas!!
Venho aqui dar mais uma machadada neste tema. Embora haja muita discussao sobre carteiras e noticias que aprecio, acompanho e com as quais aprendo e vejo novas hipoteses para a minha carteira acho de extrema importancia alertar mais e mais para o risco cambial pois nos ultimos posts sobre o tema olhou-se como para investimento em diversas moedas como mais uma diversificacao, como se fosse so mais uma classe de activo.
O EUR tem valorizado contra o USD e GBP desde o seu nascimento (se tentarmos criar um trend), ate este momento tem sido do interesse da Alemanha e podia ser de todos os paises se as exportacoes fossem de tecnologia, industria pesada e outros bens de alto valor, tambem tem ajudado os estados europeus a "aguentar" o aumento do preco do petroleo (depende das loucuras que cada um mete no orcamento, mas seja). A Alemanha que tem o odio pela inflacao tambem nao parece que va deixar imprimir papel pelo menos enquanto os orcamentos dos paises europeus estiverem na desgraca que estao, pelo que em relacao ao USD e enquanto BCE e FED andarem com as taxas de juro quase a zero nao devem haver variacoes violentas, se houver deflacao acho que e o fim da picada, socialmente a europa nao aguenta ser um Japao, nem tem poupanca para isso.
Eu pensei e estudei meses, meses, antes de decidir quanto ter de exposicao cambial e porque e que no meu caso faria sentido. A exposicao cambial provoca oscilacoes violentissimas e aumenta consideravelmente o risco / desvio padrao de qualquer carteira. A razao do VG so ter accoes em USD (acredito eu) sera porque a sua moeda de referencia para investimento e o EUR (como a grande maioria dos utilizadores do forum) e se se entra num fundo de obrigacoes (que digamos da 5%/ano) numa altura em que o USD esta maximo, mesmo com a valorizacao, ao fim de 5 anos ainda pode estar a perder $$ real, sem contar com custo de oportunidade. Em accoes, como tem uma expectativa de maiores ganhos a longo prazo, aceita o risco cambial como mais um factor (tambem posso estar a dizer uma asneira).
No meu caso, depois de pensar, nos meus objectivos a 20 anos, considerei que variacoes normais em moedas nas quais estaria disposto a investir seriam na ordem dos +/- 10% ao longo de um ano e num horizonte de 20 anos, podemos ter movimentos de +/- 40%. Vamos aos exemplos.
14 anos de Grafico USD/EUR
Para um exemplo, se comprasse 1000 USD de fundos de obrigacoes no maximo do USD de 2002 tinha investido 1150 EUR. A ganhar liquido 5% /ano e sempre a capitalizar, 10 anos depois tinha 1630 USD, a taxa do fim de 2012, 1240 EUR. Tinha ganho 5% /ano em USD mas menos de 1% ano em EUR. Em 11 anos .... ao contrario de indices de accoes / obrigacoes ou outros activos cujo valor historicamente tem um crescimento continuo (com altos e baixos) em moeda nao e assim.
Se por outro lado tivesse comprado no minimo de 2008 o mesmo fundo, tinha investido 1000 USD, que eram 630 EUR, no fim de 2012 teria 1215 USD, 925 EUR. Tinha feito 5%/ano em USD mas 8%/ano em EUR.
Se verificarem no site do ECB as variacoes com outras moedas, e visivel que as variacoes de moeda podem provocar movimentos bem mais violentos que activos de investimento, mais exemplos.
GBP A libra inglesa vale hoje 30% menos do que ha 10 anos e tem tido um comportamento de desvalorizacao continuo, nos ultimos 10 anos a economia britanica nao se tem aguentado tao bem como a Alema e os bancos sofreram e ainda sofrem, mas tem uma moeda propria, como a Alemanha nao tem e vai ter de andar a financiar a Europa durante muito tempo, se Inglaterra comecar a recuperar antes da Europa e os bancos ingleses nao se meterem a comprar Euros e razoavel uma inversao desta tendencia.
JPY O Yene que tem tido variacoes extremas, ja mexeu 40% para cima e para baixo mais de uma vez, nos ultimos 12 meses perdeu 25%. Quem comprou Yenes ha 12 meses hoje tem 25% menos EUR. Nem vou fazer projeccoes sobre esta moeda, os Japoneses tem feito coisas divertidas nos ultimos tempos, nem os americanos sao tao loucos.
AUD Dolar Australiano, hao de haver fundos globais e da zona do pacifico com muita exposicao a esta moeda, durante 10 anos variacoes de +10% e -10% a volta da media (algo de "normal") em 2009 a crise na Australia, e a partir dai uma mudanca na politica economica e monetaria, em 4 anos (ate 2012) a moeda valorizou 40% contra o EUR, nos ultimos 12 meses perdeu 15%, muita especulacao agarrada a uma economia com bons resultados quando o mundo civilizado estava a afundar, vamos ver ate onde cai, muita boa gente a fazer muito $$ em forex nesta moeda e muitos a perderem muito dinheiro.
Fica aqui mais um alerta para se ver a exposicao cambial com muito cuidado. Num post sobre as carteiras o Rick Lusitano referiu que tem uma carteira em EUR e outra em USD. Eu tambem sigo dessa forma a minha carteira, o que invisto em moeda estrageira, valoriza ou desvaloriza nessa moeda. Depois mensalmente consolido tudo para USD e para EUR para ver o impacto nos objectivos de portfolio. Nao e anormal ter meses com ganhos de 1.5% em ambas as carteiras mas no total o portfolio desvalorizou no mes face a uma moeda e valorizou face a outra, devido a movimento cambiais. Num ano, nao e nada de estranho se uma moeda vale mais ou menos 10%, o que pode so por si fazer um ano muito bom ou muito mau.
Se procuram algo de (baixo risco) cuidado, exposicao cambial pode facilmente fazer ganhar muito ou perder muito mesmo em algo de baixo risco. Se pensam na vossa carteira como uma poupanca/investimento em EUR facam muitas contas ao risco adicional que estao dispostos a correr quando compram algo noutra moeda.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
- Registado: 10/12/2012 12:12
@Manushe
Eu não considero muito o PIMCO Total Return como fundo de Obrigações Globais EUR Hedge. Considero-o mais como Obrigações EUA - EUR Hedge.
Vê as divisões geográficas do PIMCO TR, em 30-Jun-2013, USA = 92.30% da carteira, na ficha do Trustnet Offshore para o PIMCO TR:
http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... obreakdown
Vários sites, consideram o PIMCO Total Return como:
Trustnet Offshore:
Fixed Int - USD = Fixed Interest - USD
Fonte: http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... BB&univ=DC
Bloomberg:
Fonte: http://www.bloomberg.com/quote/PIMTRBA:ID
Morningstar.pt
"Barclays US Agg Bond TR USD" = índice para o mercado de obrigações nos EUA.
Fonte: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06T70
Teletrader:
Fonte: http://www.teletrader.com/us/pimco-tota ... _100023510
O Templeton Total Return é um fundo de obrigações, muito mais diversificado em países, por exemplo, os EUA em 30-Jun-2013, equivale a 7.87% da carteira.
Eu não considero muito o PIMCO Total Return como fundo de Obrigações Globais EUR Hedge. Considero-o mais como Obrigações EUA - EUR Hedge.
Vê as divisões geográficas do PIMCO TR, em 30-Jun-2013, USA = 92.30% da carteira, na ficha do Trustnet Offshore para o PIMCO TR:
Vários sites, consideram o PIMCO Total Return como:

Trustnet Offshore Escreveu:Sector Global
Fixed Int - USD
Fixed Int - USD = Fixed Interest - USD
Trustnet Offshore Escreveu:Fund Objective
The Total Return Bond Fund is a diverse portfolio of intermediate-term, investment grade securities, actively managed to maximise total return while minimising risk relative to the benchmark. The Fund invests primarily in US government, mortgage and corporate bonds, but may have tactical allocations to municipal, high yield and non-US markets.
Fonte: http://www.trustnetoffshore.com/Factshe ... BB&univ=DC

Bloomberg Escreveu: Fund Type: Open-End Fund
Objective: Govt/Corp Intermediate
Asset Class: Debt
Geographic Focus: U.S.
Fonte: http://www.bloomberg.com/quote/PIMTRBA:ID

Morningstar.pt Escreveu:Benchmark do fundo
Barclays US Agg Bond TR USD
"Barclays US Agg Bond TR USD" = índice para o mercado de obrigações nos EUA.
Fonte: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06T70

Teletrader Escreveu:Investment goal
The Total Return Bond Fund is a diverse portfolio of intermediate-term, investment grade securities, actively managed to maximise total return while minimising risk relative to the benchmark. The Fund invests primarily in US government, mortgage and corporate bonds, but may have tactical allocations to municipal, high yield and non- US markets.
Teletrader Escreveu:Benchmark: Barclays Capital U.S. Aggregate Index
Fonte: http://www.teletrader.com/us/pimco-tota ... _100023510
O Templeton Total Return é um fundo de obrigações, muito mais diversificado em países, por exemplo, os EUA em 30-Jun-2013, equivale a 7.87% da carteira.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

A mim, este ano, pessoalmente chateia-me é o tempo passar e estar tudo praticamente na mesma. Ou seja, depois das correcções confirmadas ficou tudo a marinar.
- Registado: 9/2/2012 13:59
Legendz Escreveu:É verdade, demasiada volatilidade para obrigações... já enjoa!
Não vale a pena seguir muito de perto. O que interessa é o fim da viagem. Ainda agora à tarde estava a discutir que realmente se é para se ter preocupações tão grandes o dinheiro nem as "paga". Tem de se aprender a aceitar o risco e a volatilidade como algo normal de quem investe nos mercados e diferenciar entre volatilidade/ risco de variação do capital de risco e default/reestruturação e efectiva perda de capital (razão pela qual não invisto em OTs, se bem que nos dias que correm está tudo mais calmo)!!
Neste tipo de fundos é mais uma questão de tempo e de se as coisas correm mal não se atingir objectivos de ganho do que de perda de capital!
É verdade, demasiada volatilidade para obrigações... já enjoa! 

- Registado: 9/2/2012 13:59
Manushe Escreveu:Não substituir mas fazer par com ele (mantendo a alocação e dividindo-a por ambos), é uma hipótese! Gostei muito do fundo e parece-me um bom complemento.

Cai que nem uma luva no tipo de diversificação que me parece que gostas de fazer.
P.S. Estes últimos 3 dias têm sido uma loucura no mundo das obrigações LOL [url]http://finance.yahoo.com/echarts?s=^TNX+Interactive#symbol=^tnx;range=5d;compare=;indicator=volume;charttype=area;crosshair=on;ohlcvalues=0;logscale=off;source=undefined;[/url] Tanta volatilidade para voltar ao mesmo sítio!!
Apesar de serem mistos com estratégias diferentes, deixo os retornos acumulados em 31/Julho/2013.
Como se pode observar o fundo misto da M&G tem tido bons desempenhos, sendo um fundo defensivo tem retorno de 70.54% acumulados em 5 anos
O fundo da Carmignac tem sido a desilusão desde há cerca de 3 anos, apenas com +3.20% acumulados em 3 anos.
10 years
+97.56% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
5 years
+70.54% - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93)
+33.62% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
3 years
+28.89% - M&G Optimal Income EUR A-H Gross Acc (Hedged) (GB00B1VMCY93)
+24.52% - Invesco Balanced Risk Allocation E Acc (LU0432616901)
+3.20% - Carmignac Patrimoine A EUR acc (FR0010135103)
Como se pode observar o fundo misto da M&G tem tido bons desempenhos, sendo um fundo defensivo tem retorno de 70.54% acumulados em 5 anos

O fundo da Carmignac tem sido a desilusão desde há cerca de 3 anos, apenas com +3.20% acumulados em 3 anos.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Re: Se o banco Best tivesse este fundo, era excelente!
Rick Lusitano Escreveu:.
Se o banco Best tivesse este fundo, era excelente*
Gosto muito deste fundo misto, é um fundo simpático, conservador e com resultados interessantes. Percebe-se porque é dos fundos mais usados pelos investidores espanhóis em estratégias conservadoras.
E é dos fundos mistos, o mais usado pelos nossos vizinhos do Unience, sendo seguido pelos 2 que estão no nosso top da 1ª página:Fundos MistosCarmignac Patrimoine A |Bloomberg
Invesco Balanced-Risk Alloc E |Bloomberg
Estes fundos são excelentes para proporcionar diversificação pois são bastante descorrelacionados com os restantes fundos do TOP.
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged) - GB00B1VMCY93
Categoría Morningstar™ Mixtos Defensivos EUR - Global (Mistos Defensivos EUR - Global)
http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F0000007LD
A classe C deste fundo, pede 500.000 EUR de investimento inicial e 50.000 EUR de adicionais.![]()
A classe A (link acima) pede apenas 1.000 EUR iniciais e 75 EUR adicionais.
* Se algum decisor do Best, tiver a ler isto, é favor incluir-lo na carteira de fundos do banco.
Gosto deste fundo...
Se o banco Best tivesse este fundo, era excelente!
.
Se o banco Best tivesse este fundo, era excelente
*
Gosto muito deste fundo misto, é um fundo simpático, conservador e com resultados interessantes. Percebe-se porque é dos fundos mais usados pelos investidores espanhóis em estratégias conservadoras.
E é dos fundos mistos, o mais usado pelos nossos vizinhos do Unience, sendo seguido pelos 2 que estão no nosso top da 1ª página:
Categoría Morningstar™ Mixtos Defensivos EUR - Global (Mistos Defensivos EUR - Global)
A classe C deste fundo, pede 500.000 EUR de investimento inicial e 50.000 EUR de adicionais.
* Se algum decisor do Best, tiver a ler isto, é favor incluir-lo na carteira de fundos do banco.
Se o banco Best tivesse este fundo, era excelente

E é dos fundos mistos, o mais usado pelos nossos vizinhos do Unience, sendo seguido pelos 2 que estão no nosso top da 1ª página:
Fundos MistosCarmignac Patrimoine A |Bloomberg
Invesco Balanced-Risk Alloc E |Bloomberg
Estes fundos são excelentes para proporcionar diversificação pois são bastante descorrelacionados com os restantes fundos do TOP.
A classe C deste fundo, pede 500.000 EUR de investimento inicial e 50.000 EUR de adicionais.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu: O fundo da Legg Mason, é fundo da mesma categoria do PIMCO GB, tanto pode substituir o PIMCO, como pode fazer par com ele.
Não substituir mas fazer par com ele (mantendo a alocação e dividindo-a por ambos), é uma hipótese! Gostei muito do fundo e parece-me um bom complemento.
Rick Lusitano Escreveu:É uma questão semelhante entre o PIMCO GB e o Templeton GB ou Templeton TR, todos eles, podem ser usados isolamente ou ou em conjunto numa estrategia de escala de risco.
Num primeiro "olhómetro", parece-me que ele se situa ao nível do "PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc". Criando um top de preferências decrescentes da categoria, colocaria da seguinte maneira:
Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
Templeton Global Bond N Acc €-H1
Legg Mason BW Glb Fxd Inc A Acc Hg € AH
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
Eu tenho dificuldades em conceber mentalmente o Templeton TR dentro da mesma categoria do Pimco GB. Não estão nas antípodas (seria mais o Pimco TR) mas pouco falta.
Vejo mais essa escala gradativa em termos de diversificação e risco, começando p.ex. no Pimco GB, IG, DI, Hy,...e terminando no Templeton TR.
Obrigada pelas tuas explicações que partilho. Quanto às descidas, é aguentá-las: fazem parte!
Vou ter de limar umas arestas no meu portfolio porque em Out vou reforçar.
Estou agora a pesquisar para aplicar novos fundos a alocação que eu destinei para ações, de modo a diversificar o mais possível por regiões e sectores (mantendo o Consumer Defensive como dominante na ordem dos 47-50%)
William Shakespeare
William Shakespeare
Post com os 5 fundos considerados "Os melhores fundos da Europa" pelas maiores gestoras de fundos da Europa, que gerem fundos de fundos.
Los cinco fondos preferidos por los grandes selectores (07-15-2013 10:27:22)
https://www.unience.com/blogs-financier ... selectores
Vicente Varo Rocamora "Kaloxa"/Unience Escreveu: La semana pasada Lipper, la compañía que nutre la información de las fichas de los fondos en Unience, publicó el resultado de una interesante encuesta para los que invertirmos en fondos.
Preguntaron a los mayores selectores de fondos de Europa, a los que gestiona fondos de fondos, cuáles eran sus productos preferidos.
(...)
Los cinco fondos preferidos por los grandes selectores (07-15-2013 10:27:22)
https://www.unience.com/blogs-financier ... selectores
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 189 visitantes