Finanças & Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento (baixo risco)
Manushe Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:1 - Vou te deixar analisar os 4 fundos primeiro, para não te influenciar e vais provalvemente chegar ás mesmas conclusões que eu. Quando terminares as tuas analises, avisa e eu digo quais os meus "Europeus". Posso te dizer já, que acertastes em todos meus preferidos.
2- O que leva á tua questão sobre o rebalanceamento da carteira e número de fundos. Faz as tuas analises e vais perceber.
Avisa se terminares e não perceberes o que a escolha de um fundo pode influenciar no rebalanceamento de uma carteira.
(...)
2- eu ainda não comecei e já sei que não percebi nada do que escreveste, principalmente a última frase. Ter % pequenas em cada fundo não favorece per si o rebalanceamento (de preferência, com reforço). Depende do montante global quem tens investido e das quantidades mínimas que um fundo exige para reforço.
(...)
Vou te estragar a surpresa.

Acertastes com a tua resposta.
Deixo umas questões que podem ser interesantes sobre o rebalanceamento:

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Manushe Escreveu:4- VG por onde andas tu?
- Anexos
-
- ninja-cat.jpg (30.13 KiB) Visualizado 10451 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Manushe Escreveu:Obrigações (60%)
Name (%)
BNY Mellon Euroland Bond Fund A - 6%
PIMCO Global Bond E Acc Hgd - 6%
LM BW Global Fixed Income EUR A Acc - 6%
Henderson Euro Corporate Bond Fund A2 - 6%
Invesco Euro Corporate Bond Fund E EUR - 6%
PIMCO Diversified Income E Acc Hgd. - 7%
F&C Emerging Market Bond C Hedged - 4%
BNY Mellon Emerg.Markets Debt A USD - 5%
Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR-H1 - 4%
Templeton Glob.Total Ret.N Acc EUR - 5%
AXA World Funds Global High Yield Bonds - 5%
Mistos e Ações (40%) - ainda estou definir
O que é que acham da inserção dos novos fundos e da re-distribuição em % ?
Estou à procura da melhor relação entre a mais baixa volatilidade e o maior rácio-sharpe/rentabilidade e de como obtê-la otimizando a distribuição. (estou mesmo parecida com o pato do meu avatar)
Vou te dividir as obrigações por categorias, zona geográfica e risco, para mim é mais facil estruturar uma estratégia.
Ordenado em modo "olhometro", por ordem decrescente de risco, agrupei categorias similiares entre "------".
Obrigações Globais
Obrigações Globais - EUR Hedged
------------
Obrigações Emergentes Globais
Obrigações Emergentes Globais - EUR Hedged
------------
Obrigações Alto Rendimento Globais - EUR Hedged
Obrigações Corporativas EUR
------------
Obrigações Diversificado - EUR Hedged
Obrigações Diversificado EUR
------------
Alterei ligeiramente alguns dos nomes nas categorias Morningstar para tentar ficar mais perto das políticas de Investimento dos fundos. O fundo "BNY Mellon Emerg.Markets Debt A USD" não é em EUR? Tenho uma divisão nas obrigações parecida.
Parece-me bem a tua alocação de obrigações, tanto por categorias e por pesos. Mas tú é que tens de sentir confortavel com a tua estrategia.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:1 - Vou te deixar analisar os 4 fundos primeiro, para não te influenciar e vais provalvemente chegar ás mesmas conclusões que eu. Quando terminares as tuas analises, avisa e eu digo quais os meus "Europeus". Posso te dizer já, que acertastes em todos meus preferidos.
2- O que leva á tua questão sobre o rebalanceamento da carteira e número de fundos. Faz as tuas analises e vais perceber.
Avisa se terminares e não perceberes o que a escolha de um fundo pode influenciar no rebalanceamento de uma carteira.
1- por momentos pensei que estávamos a jogar a Batalha Naval!

2- eu ainda não comecei e já sei que não percebi nada do que escreveste, principalmente a última frase. Ter % pequenas em cada fundo não favorece per si o rebalanceamento (de preferência, com reforço). Depende do montante global quem tens investido e das quantidades mínimas que um fundo exige para reforço.
3- alguma sugestão (anyone??) à minha alocação no setor Obrigações?
4- VG por onde andas tu?

"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe Escreveu:(...)
... não estará a tua carteira, apesar da qualidade dos fundos a "threadneedlenizar-se" em demasia?
(...)
Após ter escolhido as categorias (EUR), foi ver os melhores de cada categoria de acções e aconteceu que...

O que me levou ao mesmo "problema" que eu encontrei nos fundos de obrigações, com os PIMCOs. Uma concentração considerável de uma só gestora numa classe de activos.
Se nos fundos de obrigações, não há muitas alternativas boas aos PIMCOs, nos fundos de acções, encontrei uma solução de compromisso similar, dividir a mesma categoria de acções em 50/50% em 2 fundos de gestoras diferentes, cada fundo com 2,5% da carteira, para um total de 5% em cada categoria de acções (Global/Europa/EUA Cap. Grande). Esta solução que eu encontrei, transmiti nos meus posts anteriores, e que basicamente seria:

Quanto ao Allianz VS Threadneedle European Select Retail Net EUR Acc (eu ainda não os comparei) ...
(...)
Nas "Acções Europa Cap. Grande", esses 2 fundos saltaram logo á vista, como os melhores da categoria "Acções Europa Cap. Grande Crescimento" e de outras variantes da categoria "Acções Europa Cap. Grande". E foi uma luta renhida.

Quanto ao Allianz VS Threadneedle European Select Retail Net EUR Acc (eu ainda não os comparei) ...
(...)
Estudaste também os Franklin European Growth N Acc € LU0122612764 e o Allianz Euroland Equity Growth CT EUR LU0256840793 ?
Vou te deixar analisar os 4 fundos primeiro, para não te influenciar e vais provalvemente chegar ás mesmas conclusões que eu. Quando terminares as tuas analises, avisa e eu digo quais os meus "Europeus". Posso te dizer já, que acertastes em todos meus preferidos.

O que leva á tua questão sobre o rebalanceamento da carteira e número de fundos. Faz as tuas analises e vais perceber.
E como é que tu pensas dar a volta a isto?
"Eu tenho sempre receio de ter muitos fundos em carteira. Aflige-me a ideia de ter muitas "bocas para comer" e o dinheiro não estica. Assim, ou começamos a ficar com a carteira desequilibrada (porque a dada altura não acompanhamos o ritmo) ou começamos a vender uns para comprar outros, o que me parece de evitar por causa dos impostos.
Para aqueles que têm uma imensidade deles, estes aspetos não são para vós um problema?"
(...)
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Obrigações (60%)
Estou à procura da melhor relação entre a mais baixa volatilidade e o maior rácio-sharpe/rentabilidade e de como obtê-la otimizando a distribuição. (estou mesmo parecida com o pato do meu avatar
)
Estou à procura da melhor relação entre a mais baixa volatilidade e o maior rácio-sharpe/rentabilidade e de como obtê-la otimizando a distribuição. (estou mesmo parecida com o pato do meu avatar

Editado pela última vez por Manushe em 7/8/2013 21:02, num total de 2 vezes.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."
William Shakespeare
William Shakespeare
Manushe, gracias pelos quadros.
O Threadneedle European Select que tens é o GBP, mas é também didático, dá para ver as diferenças entre as 2 versões deste fundo. O GBP tem melhores retornos, 93,20% vs. 75.80% a 5 anos, mas traz mais volatilidade, 15,35% vs. 12,23%.
Colocas várias questões pertinentes. És realmente uma mais-valia.
Vou respondendo aos poucos de cada vez, para não fazer grandes massas de texto. E não monopolizar o tópico.
Complementando o teu bom racionio.
http://www.teletrader.com/inter/ubs-lux ... _100024028
Quedas a 5 anos, deve haver muito poucos fundos que não tenham grandes quedas. A crise financeira de 2008-09 abanou com todos os mercados. Ver fundos ou outros activos a cair num dia, 40% ou mais, deve ser de loucos.
Por isso é bom não seguir os fundos de uma forma diária, para bem da nossa saúde mental.
Era interessante, um artigo do VG sobre as quedas que os fundos e outros activos têm devido a influências exteriores aos próprios, por exemplo, os atentados do 11 de Setembro nos EUA, o boato de uma explosão na Casa Branca, há uns meses atrás, o "2010 Flash Crash", ou as influências nos mercados dos "High-frequency trading (HFT)".
Este fundo na minha carteira ocupa 2,5%. Aliás, optei por ter nos fundos de acções, um máximo de 2,5% em cada um. O que leva para a tuas ultimas 2 questões que irei responder noutro post.

O Threadneedle European Select que tens é o GBP, mas é também didático, dá para ver as diferenças entre as 2 versões deste fundo. O GBP tem melhores retornos, 93,20% vs. 75.80% a 5 anos, mas traz mais volatilidade, 15,35% vs. 12,23%.
Colocas várias questões pertinentes. És realmente uma mais-valia.

Vou respondendo aos poucos de cada vez, para não fazer grandes massas de texto. E não monopolizar o tópico.
Manushe Escreveu:Eu gostei dele mas preciso de pesquisar/comparar/assimilar melhor a informação. Apesar das excelentes rentabilidades não deixa de ser volátil e propício a umas boas quedas.
fonte:Teletrader YTD 6 Months 1 Year 3 Years 5 Years
Worst month -3.68% -3.68% -3.68% -6.20% -15.81%
Maximum loss -11.35% -11.35% -11.35% -15.91% -41.18%
Complementando o teu bom racionio.

TeleTrader Escreveu:
http://www.teletrader.com/inter/ubs-lux ... _100024028
Quedas a 5 anos, deve haver muito poucos fundos que não tenham grandes quedas. A crise financeira de 2008-09 abanou com todos os mercados. Ver fundos ou outros activos a cair num dia, 40% ou mais, deve ser de loucos.

Era interessante, um artigo do VG sobre as quedas que os fundos e outros activos têm devido a influências exteriores aos próprios, por exemplo, os atentados do 11 de Setembro nos EUA, o boato de uma explosão na Casa Branca, há uns meses atrás, o "2010 Flash Crash", ou as influências nos mercados dos "High-frequency trading (HFT)".
Este fundo na minha carteira ocupa 2,5%. Aliás, optei por ter nos fundos de acções, um máximo de 2,5% em cada um. O que leva para a tuas ultimas 2 questões que irei responder noutro post.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

tiagopt Escreveu:rubenval Escreveu:Obrigado Rick pela análise.
Tu por aqui??
Pois é Tiago. O mundo é pequeno

Sem Paneleirices O tal blogue sem pés nem cabeça...
Rick Lusitano Escreveu:Manushe, apenas uma "chamada de atenção", esses retornos são meramente indicativos, para comparações entre fundos, pois ambos sites da Trustnet, convertem automaticamente todos retornos para GBP nessas comparações entre fundos.
É pena a Trustnet Offshore não deixar inserir os fundos baseados no Reino Unido, com ISIN começados por GB. Só a Trustnet UK deixa. Ambos sites não permitem fundos Portugueses, com ISIN começados por PT.
Não queres incluir o fundo "Threadneedle Investment Funds - Threadneedle European Select Retail Net EUR Acc" (GB0002771169) ?![]()
(Para eu ver essa carteira com ele, eu tenho esse fundo no lugar do Allianz)
Eu sei, já o tinhas referido mas sempre serve como ponto de partida de avaliação

É uma pena sim, e isso obriga-nos a usar vários sites que se complementam.
Ei-lo

E como é que tu pensas dar a volta a isto?

"Eu tenho sempre receio de ter muitos fundos em carteira. Aflige-me a ideia de ter muitas "bocas para comer" e o dinheiro não estica. Assim, ou começamos a ficar com a carteira desequilibrada (porque a dada altura não acompanhamos o ritmo) ou começamos a vender uns para comprar outros, o que me parece de evitar por causa dos impostos.
Para aqueles que têm uma imensidade deles, estes aspetos não são para vós um problema?"
Obrigada Rick pelo excelente apanhado que fizeste sobre o sector das "Infra-estruturas" e o fundo UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc (LU0366711900).
Eu gostei dele mas preciso de pesquisar/comparar/assimilar melhor a informação. Apesar das excelentes rentabilidades não deixa de ser volátil e propício a umas boas quedas.
fonte:Teletrader YTD 6 Months 1 Year 3 Years 5 Years
Worst month -3.68% -3.68% -3.68% -6.20% -15.81%
Maximum loss -11.35% -11.35% -11.35% -15.91% -41.18%
Quanto ao Allianz VS Threadneedle European Select Retail Net EUR Acc (eu ainda não os comparei): ao preferir o 2º em detrimento do 1º (exatamente porque até pode ser melhor) não estará a tua carteira, apesar da qualidade dos fundos a "threadneedlenizar-se" em demasia?

Estudaste também os Franklin European Growth N Acc € LU0122612764 e o Allianz Euroland Equity Growth CT EUR LU0256840793 ?
William Shakespeare
William Shakespeare
rubenval Escreveu:Obrigado Rick pela análise.
Tu por aqui??

Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Obrigado Rick pela análise.
Sr_SNiper
As carteiras tem de tudo, desde acções, obrigações, seguros… etc falta-me acrescentar uns imóveis, mas ainda não me convence a rentabilidade das rendas.
VG
Esta foi a carteira que fiz em meados de Abrilna conta dos meus pais (ainda vou ser deserdado
), na sua totalidade tem um peso reduzido na carteira global dos ativos, foi só para alocar um valor pequeno que ficou livre em outra aplicação.
Atualmente tenho outro valor igual para investir, vou analisar melhor para ver se reforço.
A que tinha feito para mim é de Novembro de 2012, mas tb não está famosa logo que possa atualizo aqui.
O sistema de trading está mais ou menos afinado mas o manual que iniciei a escrever em Agosto do ano passado ainda não voltei a pegar nele, um dia destes tenho de o terminar e irei abrir um tópico aqui no Forum para o abordar.
As carteiras tem de tudo, desde acções, obrigações, seguros… etc falta-me acrescentar uns imóveis, mas ainda não me convence a rentabilidade das rendas.
VG
Esta foi a carteira que fiz em meados de Abrilna conta dos meus pais (ainda vou ser deserdado

Atualmente tenho outro valor igual para investir, vou analisar melhor para ver se reforço.
A que tinha feito para mim é de Novembro de 2012, mas tb não está famosa logo que possa atualizo aqui.
O sistema de trading está mais ou menos afinado mas o manual que iniciei a escrever em Agosto do ano passado ainda não voltei a pegar nele, um dia destes tenho de o terminar e irei abrir um tópico aqui no Forum para o abordar.
Bons Ventos,
SW
SW
luissm isso é que foi apanhar o pico...
Tens 10% de acções não é? (recordo-me de qualquer coisa lá mais para trás no tópico). Essa carteira deverá estar a recuperar. Faz isso no FT.com que vês o gráfico total do carteira e analisas melhor a recuperação.
Penso que o pior já passou e agora vamos recuperar mas... se subimos 15% num ano e descemos outros 6% num mês ao fim de 13 meses vais estar no ponto de partida. O timming no curto prazo pode ser muito benéfico mas tb pode prejudicar muito! Só com o tempo vais começar a ter a rentabilidade de quem teve bom timming, por isso recomendo 3 anos, que é para compensar quem teve mau no timming...
Eu recomendo entre 10 a 20% de acções (mais na linha dos 10% uma vez que tens real estate). De uma forma geral gosto dos fundos e da recordação dos pesos que postaste há uns tempos gostei muito da carteira. Foi pena o timming...
Mas de uma forma geral o mau timming custou-te mais ou menos um ano de rentabilidades!!
P.S. - Tenho-me lembrado de ti ocasionamente, como vai o sistema de trading de acções?

Tens 10% de acções não é? (recordo-me de qualquer coisa lá mais para trás no tópico). Essa carteira deverá estar a recuperar. Faz isso no FT.com que vês o gráfico total do carteira e analisas melhor a recuperação.
Penso que o pior já passou e agora vamos recuperar mas... se subimos 15% num ano e descemos outros 6% num mês ao fim de 13 meses vais estar no ponto de partida. O timming no curto prazo pode ser muito benéfico mas tb pode prejudicar muito! Só com o tempo vais começar a ter a rentabilidade de quem teve bom timming, por isso recomendo 3 anos, que é para compensar quem teve mau no timming...
Eu recomendo entre 10 a 20% de acções (mais na linha dos 10% uma vez que tens real estate). De uma forma geral gosto dos fundos e da recordação dos pesos que postaste há uns tempos gostei muito da carteira. Foi pena o timming...
Mas de uma forma geral o mau timming custou-te mais ou menos um ano de rentabilidades!!
P.S. - Tenho-me lembrado de ti ocasionamente, como vai o sistema de trading de acções?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Bem... o timing foi mesmo brutal... só usas fundos na tua carteira? nada de ações obrigações ou outros ativos?
Lose your opinion, not your money
Boas a todos,
É só para deixar a atualização da evolução da última carteira criada.
Timing, timing, timing... foi feita no pior possível até ao momento.
VG, qual a tua opinião para a evolução destes ativos até ao final do ano? Sei que tens um jantar prometido em Lisboa se isto recupera
.
Devo reforçar ou faço como a maior parte dos reformados e compro certificados de aforro
a verdade é que estão a ganhar bem mais do que esta carteira.
É só para deixar a atualização da evolução da última carteira criada.
Timing, timing, timing... foi feita no pior possível até ao momento.
VG, qual a tua opinião para a evolução destes ativos até ao final do ano? Sei que tens um jantar prometido em Lisboa se isto recupera

Devo reforçar ou faço como a maior parte dos reformados e compro certificados de aforro

- Anexos
-
- Rentabilidade Carteira Fundos.png (25.42 KiB) Visualizado 11228 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
Assim é bem melhor.
Os fundos que tem obrigações de emergentes e os pesos deles na tua carteira:
Pimco GIS Diversified Income.......................19,23%
F&C Emerging Markets Bond..........................9,15%
Pimco GIS Global Investment Grade Credit..........7,95%
Templeton Global Total Return.........................2,28%
Usando os dados da Trustnet Offshore, calculei o peso real das obrigações de emergentes na tua carteira, visto existir fundos que não detêm 100% da suas carteiras em obrigações de emergentes.
O Trustnet Offshore, muito provavelmente, considerou 100% do PIMCO Diversified Income como "FIxed Int - Emerging Markets", visto que considera o fundo como "Sector Global: Fixed Int - Emerging Markets". A mesma categoria do F&C.
O peso que te aparece nesta categoria, 28,41%, será os 9,15% (F&C Emerging Markets Bond) + os 19,23% (Pimco GIS Diversified Income), que dá um total de 28,38% (+ os arredondamentos que o Trustnet poderá ter feito). Estes 28.41%, não representam verdadeiramente a carteira, porque apenas juntou os pesos de cada fundo da mesma categoria, considerando-os com 100% de activos dessa categoria.
Assim como fez com outros fundos de outras categorias. Se reparares, o Trustnet, também não divide a categoria de mistos por activos (acções, obrigações, etc) ou por exemplo, o teu fundo Vontobel Global, considera os 4,54% que representa na tua carteira como 4,54% de "Equity - International", não distinguindo e dividindo por países ou regiões (Emergentes, EUA, Europa, etc).
O Templeton não especifica as regiões/países de cerca de 33% da carteira, mas tem um peso superior a 46% da sua carteira em obrigações de emergentes. Daí não ser possível calcular com exactidão, o peso real das obrigações de emergentes deste fundo na tua carteira.
Global Emerging Markets:
Fund...............................................% of Fund......% na carteira
F&C Emerging Markets Bond......................100,00..........9,15
Templeton Global Total Return......................46-79..........1,05-1,80
Pimco GIS Diversified Income......................42,00..........8,08
Pimco GIS Global Investment Grade Credit.......13,00..........1,03
Total da % real da carteira......................................19,31-20,06
Fonte: Trustnet Offshore

Os fundos que tem obrigações de emergentes e os pesos deles na tua carteira:
Pimco GIS Diversified Income.......................19,23%
F&C Emerging Markets Bond..........................9,15%
Pimco GIS Global Investment Grade Credit..........7,95%
Templeton Global Total Return.........................2,28%
Usando os dados da Trustnet Offshore, calculei o peso real das obrigações de emergentes na tua carteira, visto existir fundos que não detêm 100% da suas carteiras em obrigações de emergentes.
O Trustnet Offshore, muito provavelmente, considerou 100% do PIMCO Diversified Income como "FIxed Int - Emerging Markets", visto que considera o fundo como "Sector Global: Fixed Int - Emerging Markets". A mesma categoria do F&C.
O peso que te aparece nesta categoria, 28,41%, será os 9,15% (F&C Emerging Markets Bond) + os 19,23% (Pimco GIS Diversified Income), que dá um total de 28,38% (+ os arredondamentos que o Trustnet poderá ter feito). Estes 28.41%, não representam verdadeiramente a carteira, porque apenas juntou os pesos de cada fundo da mesma categoria, considerando-os com 100% de activos dessa categoria.
Assim como fez com outros fundos de outras categorias. Se reparares, o Trustnet, também não divide a categoria de mistos por activos (acções, obrigações, etc) ou por exemplo, o teu fundo Vontobel Global, considera os 4,54% que representa na tua carteira como 4,54% de "Equity - International", não distinguindo e dividindo por países ou regiões (Emergentes, EUA, Europa, etc).
O Templeton não especifica as regiões/países de cerca de 33% da carteira, mas tem um peso superior a 46% da sua carteira em obrigações de emergentes. Daí não ser possível calcular com exactidão, o peso real das obrigações de emergentes deste fundo na tua carteira.
Global Emerging Markets:
Fund...............................................% of Fund......% na carteira
F&C Emerging Markets Bond......................100,00..........9,15
Templeton Global Total Return......................46-79..........1,05-1,80
Pimco GIS Diversified Income......................42,00..........8,08
Pimco GIS Global Investment Grade Credit.......13,00..........1,03
Total da % real da carteira......................................19,31-20,06
Fonte: Trustnet Offshore
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Obrigado pela dica Virtuagod
Rick aqui fica a imagem da ditribuição:
Rick Lusitano Escreveu:@rubenval
Será que podias postar uma imagem da tua carteira, (também através do Trustnet Offshore), mas das divisões dos activos e sectores? Seria mais fácil para analisar.
Rick aqui fica a imagem da ditribuição:
- Anexos
-
- carteira2.png (42.35 KiB) Visualizado 11275 vezes
OSPF2013 Escreveu:Rick,
podes incluir o Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B Acc-LU0384385067 nessa análise?
Coloquei o fundo em USD que mencionas e também o mesmo fundo em EUR (este fundo em EUR não é comercializado em Portugal), devido ás diferenças de conversão cambial entre o USD-GBP e o EUR-GBP, visto que o Trustnet converte todos os retornos para GBP.
Esse fundo tem maior volatilidade que o UBS, tem pouco histórico e é denominado em USD, por estes motivos exclui-o em detrimento do fundo da UBS.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick,
podes incluir o Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B Acc-LU0384385067 nessa análise?
- Registado: 18/9/2011 12:48
Imobiliário (Indirecto) vs. Infra-estruturas (cont.)
Ainda sobre o Imobiliário (Indirecto) vs. Infra-estruturas.
Do Trustnet UK, visto que o Trustnet Offshore não contém o fundo da Invesco.
Usando meramente como comparativo entre os fundos, vistos que o Trustnet converte todos retornos para GBP.
Consegue-se ver que o UBS vence o Invesco, em 1 ano, 28.9% vs. 6.6% (retornos anualizado e acumulado), em 3 anos,
13.6% vs. 7.3% (retorno anualizado) e 46.5% vs. 23.4% (retorno acumulado).
Do Trustnet UK, visto que o Trustnet Offshore não contém o fundo da Invesco.
Usando meramente como comparativo entre os fundos, vistos que o Trustnet converte todos retornos para GBP.
Consegue-se ver que o UBS vence o Invesco, em 1 ano, 28.9% vs. 6.6% (retornos anualizado e acumulado), em 3 anos,
13.6% vs. 7.3% (retorno anualizado) e 46.5% vs. 23.4% (retorno acumulado).
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

@rubenval
Será que podias postar uma imagem da tua carteira, (também através do Trustnet Offshore), mas das divisões dos activos e sectores? Seria mais fácil para analisar.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

A única alteração pois seria mais em termos de fundos do que em termos de alocação seria um exposição superior ao Templeton em favor de PIMCO DI por exemplo. Mas uma alteração de estilo 5%. O gestor da Templeton que gere os total Return é muito bom e só terias a ganhar com mais alguma exposição! Digo e repito que as pessoas subestimam os Templeton T.R.!! 

VirtuaGod Escreveu:rubenval Escreveu:
A verdade é que tb podes estar mais preocupado pois o EM bonds são os que têm sofrido mais. Pergunta-te, se tivessem subido estarias preocupado da mesma forma?
Acho que é por isso que acho que exagerei nos EM. Tens razão quando questionas "se tivessem subido estarias preocupado da mesma forma?". Se tivesse subido nem questionava

Muito obrigado pelas respostas
rubenval Escreveu:Peço desculpa de se estou a dizer uma grande asneira.
Não há asneiras pk cada pessoa tem de ajustar ao seu risco. Não faço ideia do risco que pretendes. Há quem queira 100% acções e quem queira 90/10. Nenhum está errado se ajustar o risco ao tipo de investidor que é.
A unica "asneira" que podes ter é analisar os emergentes seja acções ou obrigações no mesmo saco. A verdade é que tb podes estar mais preocupado pois o EM bonds são os que têm sofrido mais. Pergunta-te, se tivessem subido estarias preocupado da mesma forma?
O que eu tento transmitir é que devemos nos questionar premanentemente. Como aquela pessoa que quer investir na Turquia. É só questionar, e se a Turquia o ano passado tivesse caido 50% em vez de ter subido 50% investia na mesma?
Tens de encontrar um equilibrio onde a performance do fundo não te faça sentir que queiras ter mais nem menos desse fundo. E sinceramente acho isso mais uma arte do que algo matemático, tem de ser algo com que te sintas confortável

VirtuaGod Escreveu:rubenval Escreveu:Parece-me relativamente diversificada mas acho que exagerei na exposição aos mercados emergentes.
Sabes a resposta antes de alguém te dizer algoMas olhando assim de relance não vejo nada do outro mundo. Pk dizes que exageraste? O que tem deixa incomodado?
Digo isso porque além de ter 9% do F&C emerging markets e à volta de 3% no vontobel EM equity, o PIMCO DI tambem tem uma grande percentagem de EM. Peço desculpa de se estou a dizer uma grande asneira.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, darkreflection, Google [Bot], iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 191 visitantes