Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Boa tarde.
O que acham, não será uma boa altura para entrar na pt e fazer um ganho em poucos dias?
Com este acordo, o titulo não deve recuperar um pouco durante os próximos dias, ou esta subida de hoje é só hoje ...
O que acham?
O que acham, não será uma boa altura para entrar na pt e fazer um ganho em poucos dias?
Com este acordo, o titulo não deve recuperar um pouco durante os próximos dias, ou esta subida de hoje é só hoje ...
O que acham?
- Registado: 27/5/2014 14:57
Caros,
Neste caso, tendo a PT 6 anos para reaver o que emprestou, quer dizer que se eu me mantiver accionista, vou ao longo desses 6 anos receber acções da CorpCo referentes a este empréstimo?
Obrigado
Neste caso, tendo a PT 6 anos para reaver o que emprestou, quer dizer que se eu me mantiver accionista, vou ao longo desses 6 anos receber acções da CorpCo referentes a este empréstimo?
Obrigado
- Registado: 14/1/2014 17:16
No pre-market a OI ADR sobe quase 20% e com volume fantástico!!!
- Registado: 22/12/2013 23:04
ptbr13 Escreveu:a taxa cdi é variável, neste momento daria cerca de 9,5% + 1,5%. Só será interessante se a Rio Forte pagar nos próximos meses. Há alguém que acredite?
Está a vender activos mas dependerá muito da dimensão a devolver a credores e da estratégia.
Dado o destaque na imprensa quer nacional quer internacional, julgo que se a Rio Forte avançar para o pagamento à PT só terá a ganhar em termos de imagem e credibilidade.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
ptbr13 Escreveu:a taxa cdi é variável, neste momento daria cerca de 9,5% + 1,5%. Só será interessante se a Rio Forte pagar nos próximos meses. Há alguém que acredite?
Este é um tipo de fusão muito ESTRANHA, ou é uma fusão ou não é fusão! Durante os próximos 6 anos uma parte da fusão vai andar a pagar 900 milhões de euros mais juros a outra parte da fusão. na prática vão existir as duas empresas. no entanto e mais importante, a PT tem condições de pagar os 900 milhões de euros durante os próximos 6 anos dentro das condições acordadas mesmo que não receba os 900 milhões da Rio Forte. Claro que quem vai ser sacrificado se isso acontecer(não receber os 900milhões da Rio Forte) vão ser os accionistas da PT que nem um chavo de dividendos receberão nos próximos 6 anos. Limpinho... salva-se a fusão prejudica-se os accionistas da PT.
Na prática é como se a PT tivesse recebido antecipadamente os dividendos dos próximos seis anos para fazer um investimento de 900 milhões de euros, sendo que para que o outro parceiro da fusão ou sócio não seja prejudicado, tem a PT de pagar o correspondente juro à sociedade. LIMPINHO!!!
a taxa cdi é variável, neste momento daria cerca de 9,5% + 1,5%. Só será interessante se a Rio Forte pagar nos próximos meses. Há alguém que acredite?
(...)
o À PT será atribuída uma opção de compra de tipo Americano (“Opção de Compra”) para readquirir as
Ações da Oi Objeto da Opção (com o preço de exercício de R$2,0104 para ações ON e R$1,8529 para
ações PN), a qual será ajustada pela taxa brasileira CDI acrescida de 1,5% por ano;
o A Opção de Compra terá uma maturidade de 6 anos, expirando a possibilidade de exercício pela PT em
10% das Ações Objeto da Opção no fim do primeiro ano e 18% em cada ano seguinte; e
(..)
Quanto é a taxa brasileira CDI acrescida de 1,5% por ano?
Ou seja, com isto, dificilmente a PT recuperará a participação que tinha na OI!
A opção de compra dos 900M tem um acréscimo de valor.
Por cada ano, a PT fica limitada a exercer o direito sobre as ações. Ou seja, nos primeiros anos a PT não tem capacidade, e quanto tiver capacidade, a OI já não vende

A Corpco bem que se pode chamar apenas OI

- Registado: 7/4/2007 17:13
AntiMafia Escreveu:Bom dia. Sou praticamente um estreante neste forum, mas não quero deixar de manifestar a minha opinião.
O grande problema com a PT e outras cotadas do PSI20 é a credibilidade dos seus dirigentes. O problema da credibilidade é problema transversal à nossa sociedade, justiça, política e reguladores incluídos.
Um CEO não pode dizer que a sua instituição não precisa de um aumento de capital e depois fazê-lo. Igualmente, não podem existir situações como a PT-BES-Rio Forte. Num mercado sério os intervenientes seriam no mínimo afastados dos lugares que ocupam.
A relação da PT/OI é para mim tudo menos clara. Então a PT assume ao que parece dívida de empresas ligadas à OI, empresas essas que parecem funcionar num esquema em pirâmide semelhante ao BES e os accionistas da PT não pedem esclarecimentos?
Estou a considerar investir na PT mas não o farei enquanto estes assuntos não ficarem esclarecidos e Granadeiro não for substituído por alguém sem ligações ao BES e a partidos políticos.
Talvez já possas investir..., pelos vistos ele vai sair!
http://economico.sapo.pt/noticias/grana ... 97733.html
- Registado: 4/11/2002 23:01
Afinal, parece que a Rioforte ainda não entrou em incumprimento em relação à PT:
http://expresso.sapo.pt/afinal-rioforte ... pt=f881431
http://expresso.sapo.pt/afinal-rioforte ... pt=f881431
- Registado: 4/11/2002 23:01
então caro amigo "antiMafia" não penses em investir nos mercados de acções e derivados de todo o mundo!
abraço e o melhor é investir num negócio só teu onde podes confiar apenas em ti e não dês crédito aos clientes, nem contraias nenhum emprestimos, bom, ..., mas tens que pagar impostos! Penso que o melhor é vestires dinheiro, calçares dinheiro e comer o dinheiro ...
abraço e o melhor é investir num negócio só teu onde podes confiar apenas em ti e não dês crédito aos clientes, nem contraias nenhum emprestimos, bom, ..., mas tens que pagar impostos! Penso que o melhor é vestires dinheiro, calçares dinheiro e comer o dinheiro ...
Bom dia. Sou praticamente um estreante neste forum, mas não quero deixar de manifestar a minha opinião.
O grande problema com a PT e outras cotadas do PSI20 é a credibilidade dos seus dirigentes. O problema da credibilidade é problema transversal à nossa sociedade, justiça, política e reguladores incluídos.
Um CEO não pode dizer que a sua instituição não precisa de um aumento de capital e depois fazê-lo. Igualmente, não podem existir situações como a PT-BES-Rio Forte. Num mercado sério os intervenientes seriam no mínimo afastados dos lugares que ocupam.
A relação da PT/OI é para mim tudo menos clara. Então a PT assume ao que parece dívida de empresas ligadas à OI, empresas essas que parecem funcionar num esquema em pirâmide semelhante ao BES e os accionistas da PT não pedem esclarecimentos?
Estou a considerar investir na PT mas não o farei enquanto estes assuntos não ficarem esclarecidos e Granadeiro não for substituído por alguém sem ligações ao BES e a partidos políticos.
- Registado: 30/3/2011 12:54
É óbvio que isto foi tudo pouco claro.
Mas também é óbvio que vai tudo ficar assim e o contribuinte é que vai ter que pagar o almoço.
Mas também é óbvio que vai tudo ficar assim e o contribuinte é que vai ter que pagar o almoço.
- Registado: 16/7/2014 10:02
ptbr13 Escreveu:Joca601 Escreveu:Dentro do pior, este acordo é menos mau e permite satisfazer ambas as partes.... a OI deverá disparar em bolsa porque deixa de ter este encargo e a PT tem um prazo de 6 anos para resolver a questão da divida com a Rio Forte. em palavras simple, o risco passou todo para o lado dos accionistas da PT e estamos dependentes da familia Espirito Santo. a Oi defendeu os interesses dos seus accionistas e a PT encravou os seus accionista. No entanto conseguiram salvar o projecto de fusão.
Gostava de saber qual o sentimento do Granadeiro perante a sua manifestada incompetência ao investir 900 milhões de euros numa só empresa. nem uma palavra aos accionistas.
Faço minhas as palavras do Joca 601, não sei se o Perseu também concorda com esta abordagem...
Como tenho PT e OI ADR, direi que estou perante um pequeno dilema, mas como a fusão vai avançar dentro dos prazos definidos, talvez aposte na OI ADR.
Subscrevo inteiramente o que escreveu, acrescentaria se neste pais não existe ninguém que ponha a administração executiva da PT atrás das grades, será que não houve negociata? ninguem vai investigar a fundo? afinal a PT é dos accionistas ou da administração executiva?

- Registado: 6/1/2010 23:49
Quanto é que a PT vai pagar de juros pelo empréstimo que vai ter?
Joca601 Escreveu:Dentro do pior, este acordo é menos mau e permite satisfazer ambas as partes.... a OI deverá disparar em bolsa porque deixa de ter este encargo e a PT tem um prazo de 6 anos para resolver a questão da divida com a Rio Forte. em palavras simple, o risco passou todo para o lado dos accionistas da PT e estamos dependentes da familia Espirito Santo. a Oi defendeu os interesses dos seus accionistas e a PT encravou os seus accionista. No entanto conseguiram salvar o projecto de fusão.
Gostava de saber qual o sentimento do Granadeiro perante a sua manifestada incompetência ao investir 900 milhões de euros numa só empresa. nem uma palavra aos accionistas.
Faço minhas as palavras do Joca 601, não sei se o Perseu também concorda com esta abordagem...
Como tenho PT e OI ADR, direi que estou perante um pequeno dilema, mas como a fusão vai avançar dentro dos prazos definidos, talvez aposte na OI ADR.
Dentro do pior, este acordo é menos mau e permite satisfazer ambas as partes.... a OI deverá disparar em bolsa porque deixa de ter este encargo e a PT tem um prazo de 6 anos para resolver a questão da divida com a Rio Forte. em palavras simple, o risco passou todo para o lado dos accionistas da PT e estamos dependentes da familia Espirito Santo. a Oi defendeu os interesses dos seus accionistas e a PT encravou os seus accionista. No entanto conseguiram salvar o projecto de fusão.
mavericks Escreveu:perseu Escreveu:ptbr13 Escreveu:É o acordo possível e o mercado está a gostar, mas o mais importante é que a fusão, em princípio, não vai ser adiada...
Agora para a PT, porque é que o Mercado está a considerar excelente esta abdicação de capital (passa para 1/4 de uma antiga posição superior a 1/3)?
nota - detenho OI Adrs
Cumprimentos, perseu
Gostava de saber a resposta a esta pergunta. O Mercado estava à espera de pior que isto?
Mavericks, não percebo esta valorização nem a reação do mercado!
Ontem a PT detinha 37,8% (versus actuais 25,6%), de uma Joint venture, e não tinha que pagar juros altos ao accionista maioritário sobre um capital - 900 milhões de euros pelo qual até esperava receber juros via Rioforte). Eventualmente, a subida deve-se à clarificação sobre a efectividade da Joint venture e a valorização da acção hoje parte de um pressuposto de valorizações in tandem da PT e da OI (a OI está momentaneamente mais desvalorizada vis a vis cotação PT - face ao previsto acréscimo de controlo da Corpco).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
mavericks Escreveu:perseu Escreveu:ptbr13 Escreveu:É o acordo possível e o mercado está a gostar, mas o mais importante é que a fusão, em princípio, não vai ser adiada...
Agora para a PT, porque é que o Mercado está a considerar excelente esta abdicação de capital (passa para 1/4 de uma antiga posição superior a 1/3)?
nota - detenho OI Adrs
Cumprimentos, perseu
Gostava de saber a resposta a esta pergunta. O Mercado estava à espera de pior que isto?
O mercado considerava um fim da fusão ou uma perda maior para a PT.
Mas de certeza que nem tudo serão favas contadas... não há almoços gratis...
perseu Escreveu:ptbr13 Escreveu:É o acordo possível e o mercado está a gostar, mas o mais importante é que a fusão, em princípio, não vai ser adiada...
nota - detenho OI Adrs
Cumprimentos, perseu
- Registado: 16/7/2014 10:02
E assim se transforma um investimento num passivo...
A questão que já vi passar por aí é, e quando a Rio Forte devolver o dinheiro? É dada a possibilidade à PT de manter o seu peso na nova empresa que resulta da fusão? (com este memorando o peso da PT baixa para os 25%)
Pelo que percebi do comunicado, sim.
Contudo é dado um prazo até 6 anos para isto acontecer. Ou seja, durante seis anos é expectável que a dívida da Rio Forte seja paga e durante seis anos pode o accionista da PT estar representado numa percentagem idêntica à definida pelo contrato inicial.
No meio disto tudo, não me choca que a responsabilidade seja imputada aos accionistas dado que são eles os responsáveis pela empresa. Choca.me, sim, a inimputabilidade daqueles que tomaram a decisão (que acredito desaparecerão após a fusão e que só não saem neste momento por que faltam 2-3 meses até final do processo) e o amadorismo a roçar com a incompetência/crime.
Às supostas autoridades reguladoras/fiscalizadoras, fica provado que para este tipo de acontecimentos de pouco ou nada servem a não ser servirem de papel de embrulho.
Disclaimer: possuo acções da PT
A questão que já vi passar por aí é, e quando a Rio Forte devolver o dinheiro? É dada a possibilidade à PT de manter o seu peso na nova empresa que resulta da fusão? (com este memorando o peso da PT baixa para os 25%)
Pelo que percebi do comunicado, sim.
Contudo é dado um prazo até 6 anos para isto acontecer. Ou seja, durante seis anos é expectável que a dívida da Rio Forte seja paga e durante seis anos pode o accionista da PT estar representado numa percentagem idêntica à definida pelo contrato inicial.
No meio disto tudo, não me choca que a responsabilidade seja imputada aos accionistas dado que são eles os responsáveis pela empresa. Choca.me, sim, a inimputabilidade daqueles que tomaram a decisão (que acredito desaparecerão após a fusão e que só não saem neste momento por que faltam 2-3 meses até final do processo) e o amadorismo a roçar com a incompetência/crime.
Às supostas autoridades reguladoras/fiscalizadoras, fica provado que para este tipo de acontecimentos de pouco ou nada servem a não ser servirem de papel de embrulho.
Disclaimer: possuo acções da PT
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
ptbr13 Escreveu:É o acordo possível e o mercado está a gostar, mas o mais importante é que a fusão, em princípio, não vai ser adiada...
Bom dia PTBR13, como está sempre a par desta acção, pedia um esclarecimento.
O acordo é bom para a OI - aumenta de 62% para 75% a percentagem de capital da Corpco (porque ninguém acredita que a PT consiga recuperar rapidamente o pc rioforte).
nota - detenho OI Adrs
Cumprimentos, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
É o acordo possível e o mercado está a gostar, mas o mais importante é que a fusão, em princípio, não vai ser adiada...
GooPrime Escreveu:É ao contrário, vai dar títulos por €€.
Ah, ok. A PT venderá títulos à OI no montante dos 900M com opção de recompra.
Então assim não é tão mau... a percentagem da PT na OI fica em quanto então? Será mesmo os 25%?
É ao contrário, vai dar títulos por €€.
- Registado: 4/2/2014 15:24
Humm!!!
"..A PT vai receber da Oi a dívida que a Rioforte não pagou em contrapartida por acções da Oi. .."
Isto quer dizer que a PT não vai receber dinheiro, mas sim acções!
O que é que a PT vai fazer face a compromissos que tenha com fornecedores? Vai dar-lhes acções da OI?!??
Acho que a PT deverá explicar melhor como vai honrar os seus compromissos, pois 900M liquidos não é a mesma coisa que 900M em títulos!
"..A PT vai receber da Oi a dívida que a Rioforte não pagou em contrapartida por acções da Oi. .."
Isto quer dizer que a PT não vai receber dinheiro, mas sim acções!
O que é que a PT vai fazer face a compromissos que tenha com fornecedores? Vai dar-lhes acções da OI?!??
Acho que a PT deverá explicar melhor como vai honrar os seus compromissos, pois 900M liquidos não é a mesma coisa que 900M em títulos!
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 379 visitantes