Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Deputadas do PS propõem eliminar quatro feriados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Para onde caminhamos

por poseidon635 » 26/10/2011 14:37

ebalves Escreveu:Qualquer dia, sim, vamos ser WORKALCOOLIC com tão poucas pontes e feriados.

Alguém tem de pagar o BPN,PPP's, e outras falcatruas...

Os mesmos de sempre e os que ainda trabalham neste País!! Se os deputados e outros que tais trabalhassem pelo menos 5 dias por semana já era bom!!! :)

E que tal trabalhar também ao Domingo, feriados , sem direito a dias de férias! A produtividade aumentava sem limites :)..

BN

Registado: 13/6/2008 10:22

Re: Para onde caminhamos

por Elias » 26/10/2011 14:20

ebalves Escreveu:Qualquer dia, sim, vamos ser WORKALCOOLIC com tão poucas pontes e feriados.

ebalves, os feriados são uma migalha no meio disto tudo. Mais dois ou três dias, que diferença fazem?

Na década de 70 o sábado era dia útil (de manhã), ainda me recordo de o meu pai ir trabalhar todos os sábados. Se se voltasse a implementar o trabalho aos sábados de manhã, aí sim haveria diferença substancial no número de horas trabalhadas (seriam mais 25 dias por ano, ou 50 meios dias, aproximadamente).

Registado: 5/11/2002 12:21

Para onde caminhamos

por eba » 26/10/2011 13:51

Qualquer dia, sim, vamos ser WORKALCOOLIC com tão poucas pontes e feriados.

Registado: 29/11/2007 3:01

por Elias » 26/10/2011 12:48

No dia 23 de Abril escrevi isto:

Elias Escreveu:Marco, eu já escrevi isto anteriormente: antes de se mexer nos feriados, acabe-se de uma vez por todas com as tolerâncias de ponto, que são feriados encapotados.

Para mim não faz muito sentido mudar os feriados para a sexta ou segunda-feira e deixar as tolerâncias de ponto na mesma.

No dia 22 (quinta-feira passada) por volta das 12h30 precisei de ir ao banco e quando lá cheguei informaram-me que nesse dia fecharam ao meio-dia. Não havia qualquer aviso na porta ou na net, simplesmente fecha-se e acabou. Estamos a falar de um banco privado que nesse dia resolveu fechar as portas mais cedo para o pessoal ir de fim-de-semana prolongado. Na prática funciona como uma ponte e repara que é uma quinta-feira encostada a um feriado que calha sempre à sexta-feira. O mesmo acontece habitualmente no dia 24 de Dezembro e na tarde de dia 31 e estes casos não se resolvem mexendo na data dos feriados (até porque Natal e Ano Novo não irão ser mexidos).

As tolerâncias de ponto são mais graves que as pontes (no que se refere à produtividade) porque nas pontes os serviços ficam a funcionar a meio gás e nas tolerâncias normalmente baza toda a gente.

Hoje sai esta notícia:

Governo quer acabar com tolerância de ponto na Função Pública
Económico
26/10/11 09:35

O Executivo exige, pelo menos, mais quatro dias úteis de trabalho aos funcionários públicos no próximo ano. Mas podem ser mais.

O Governo está a estudar um corte nas tolerâncias de ponto, um "hábito" que existe há muitos anos na função pública, avança hoje o DN. Essas tolerâncias estão normalmente associadas a feriados com significado importante (Páscoa, Natal, Carnaval, Ano Novo) e sobretudo quando estes ocorrem entre terça e quinta-feira. A estes dias podem somar-se quatro feriados que deverão ser suprimidos.

A ideia do Governo é minimizar ao máximo as interrupções nos ciclos semanais de trabalho, de modo a não prejudicar a produção em muitas empresas privadas.

Por isso, ontem, no Parlamento, Álvaro Santos Pereira, o ministro da Economia e do Emprego, explicou aos deputados da comissão de Trabalho que a totalidade das pontes previstas para o período de 2011 a 2014 resultariam em 31 dias de trabalho "perdidos" caso nada fosse feito. "São dias de trabalho que caso fossem realizados contribuiriam para aumentar a riqueza nacional, criar empregos e fomentar a produtividade", justificou o ministro na Assembleia.

De acordo com Álvaro Santos Pereira, em 2011 houve sete pontes. No período de 2012 a 2014, este fenómeno inviabiliza 24 dias de trabalho: nove dias no próximo ano, oito em 2013 e mais sete dias em 2014, contabilizou.

Aguardo com expectativa para ver o que se vai passar no Carnaval e na Páscoa do próximo ano.

(no Natal deste ano a questão não se vai aplicar, dado que tanto 24 como 31 de Dezembro calharão a um sábado).

por MarcoAntonio » 19/10/2011 9:30

Patrões querem trocar meia hora extra por mais sete dias de trabalho

19 Outubro 2011 | 00:01
Catarina Almeida Pereira - catarinapereira@negocios.pt

Os empresários duvidam que o aumento do trabalho em mais meia hora por dia, nos termos anunciados por Pedro Passos Coelho, seja a forma mais eficaz de ganhar competitividade. António Saraiva, presidente da CIP, afirma que seria mais eficaz eliminar três a quatro feriados, além de três dias de férias, num aumento total de sete dias de trabalho por ano.

"A questão da meia hora foi a maneira que o Governo encontrou, sem falar com ninguém", afirmou ontem o presidente da CIP, em declarações ao Negócios. "Esquece-se é que a operacionalização é complicada, nomeadamente em empresas com turnos rotativos. Deixemo-nos de fantasias, dispenso a medida se derem três ou quatro feriados e 3 dias de férias", disse. Na semana passada António Saraiva tinha sugerido uma aplicação "flexível" da medida, nomeadamente por via de um banco de horas.

Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Elias » 13/10/2011 20:28

MarcoAntonio Escreveu:Não estou fazer nada de propósito, que disparate. Eu tinha escrito uma frase e editei e saiu mal, como acontece n vezes...

Cometi um par de erros numa frase, foram corrigidos, está corrigido e agradeço a correcção e da minha parte nem falo mais no assunto.

Dava para continuarmos a falar dos feriados?

Dá, claro

Mas algum sentido de humor também costuma ser apreciado por estas bandas - como diz o outro "Não leve a vida demasiado a sério, você nunca sairá vivo dela" 8-)

por MarcoAntonio » 13/10/2011 20:25

Não estou fazer nada de propósito, que disparate. Eu tinha escrito uma frase neste último post e editei e saiu mal, como acontece n vezes...

Cometi um par de erros numa frase, foram corrigidos, está corrigido e agradeço a correcção e da minha parte nem falo mais no assunto.

Dava para continuarmos a falar dos feriados?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 13/10/2011 20:22

MarcoAntonio Escreveu:Eu entendeste a mensagem ou não entendeste?

Há? :shock:

Admite lá: agora estas a fazer de propósito, não estás? 8-)

por MarcoAntonio » 13/10/2011 20:21

Eu entendeste a mensagem ou não entendeste?
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 13/10/2011 20:20

MarcoAntonio Escreveu:
Elias Escreveu:Eu percebi :wink:

Mas esta era imperdível :mrgreen:

Não faço ideia do porquê de ser imperdível uma vez que são erros totalmente banais, principalmente quando se escreve num espaço informal como este: como eu estou mais interessado nos aspectos fundamentais da discussão, isto é, no conteúdo da mensagem e como esses erros não perturbam minimamente o entendimento da mensagem, são francamente de somenos.

Corrigir também não tem mal nenhum, pelo menos da minha parte.

Mas daí a ser imperdível...

lol

O imperdível tinha mais a ver com o segundo erro, pois o significado subjacente à expressão que usaste é outro bem diferente daquele que pretendias. Mas disso certamente apercebeste-te 8-)

por MarcoAntonio » 13/10/2011 20:02

oscar.coelho Escreveu:
Não posso estar de acordo. Só há duas formas de escrever: a certa e a errada.

Eu não disse nada disso, mas tu estás perfeitamente à vontade para discordar de algo que eu não disse!

Ou estás em desacordo de que diferentes erros de escrita afectam a inteligibilidade da comunicação e a capacidade de transmitir a mensagem de forma diferente?

:shock:

Notavelmente o Elias - a pessoa que corrigiu o erro - disse imediatamente que tinha percebido o que eu queria dizer. Naquele caso não houve nenhum entrave à transmissão do conteúdo da mensagem, por sinal.

oscar.coelho Escreveu:
Isto não quer dizer que se transforme o forum num curso de língua portuguesa.

Um abraço

Curioso porque por esta altura é precisamente o que já se está a tornar. Eu julgava que o assunto estava morto e enterrado mas pelos vistos vamos ficar a discutir um "à" e "há" até à semana que vem num tópico sobre feriados e pontes...
Imagem

Administrador Fórum

por oscar.coelho » 13/10/2011 20:00

MarcoAntonio Escreveu:
No caso do "à" e "há" a dúvida já existe mesmo antes das pessoas escreverem informalmente. O que eu estou a dizer é que a escrita informal facilita que se cometam estes tipos de erros mesmo quando se sabe que a diferença existe e quando se utiliza uma coisa ou outra
...
Eu não vejo contudo uma particular necessidade em fazê-lo no forum ao longo da discussão por razões várias muito especialmente quando se tratam de erros banais que não perturbam notoriamente a comunicação (entre um erro banal e um discurso de difícil inteligibilidade vai uma considerável distância).

:mrgreen:

Não posso estar de acordo. Só há duas formas de escrever: a certa e a errada.
Isto não quer dizer que se transforme o forum num curso de língua portuguesa.

Um abraço

Registado: 12/6/2011 19:11

por MarcoAntonio » 13/10/2011 19:44

Elias Escreveu:
habanero04 Escreveu:Será que em anos em que houve mais feriados a calhar ao fim-de-semana o país foi mais produtivo por causa disso?

Muito bem visto, habanero :!:

Era interessante ver esses dados.

Seguramente não tem validade estatística, mas aqui fica o exercício para a última década (assumindo que não houve nenhuma alteração nos feriados, se tiver ocorrido então a listagem não estará correcta):

.... 1 ........ 2 ........ 3 ........ 4 ....
+1.30% +1.11% -1.62% -2.23%
-0.02% -0.48% +0.30% +0.86%
+2.50% ...................... +0.97%

A tabela representa os crescimentos anuais do PIB a preços contantes de 2006, ordenados pelo número de dias de feriados fixos a calhar ao fim de semana em função do calendário, na última década (2001 a 2010).

A média geométrica que vale o que vale para a uma amostra tão reduzida (e assumindo que a tabela está correcta e não houve alteração nos feriados fixos):

1 +1.25%
2 +0.31%
3 -0.66%
4 -0.14%
Imagem

Administrador Fórum

Há listas de feriados para todos os gostos

por oscar.coelho » 13/10/2011 19:35

Há listas de feriados para todos os gostos conforme dá jeito ao ponto de vista que se defende. Em tempos estive a tentar tirar conclusões sobre isto e tinha de tudo pelo que já desisti. De qualquer forma, mesmo que certas, teríamos ainda de considerar as coincidências com os fins-de-semana. Para que serve, neste contexto, considerar a Páscoa como feriado se é ao domingo.
Talvez o fórum fosse uma maneira de obter a informação correcta pedindo aos participantes que estão lá fora que listassem os feriados do país de residência.
De qualquer forma, julgo que, quando comparados, não temos assim tantos feriados quanto se diz.

Há no entanto uma coisa que não entendo. É a história das "pontes". Eu sempre que quis gozar uma ponte tive de a trocar por um dia de férias e esse dia de férias tinha de ser autorizado pelo superior hierárquico. Mas isto não é assim com toda a gente? É que se não é, então as entidades patronais que acabem com isso. Sei até que algumas preferem que se meta férias a terem de pagar um dia com baixíssima produtividade.

Um abraço

Registado: 12/6/2011 19:11

por MarcoAntonio » 13/10/2011 18:26

fooman Escreveu:Portugal tem é que mudar os produtos que produz!

Também, também.

Mas são discussões diferentes, não são discussões mutuamente exclusivas e esta é a grande questão que é transversal a todas estas discussões: pelo facto de termos um problema B a resolver que potencialmente se corrige mexendo no parâmetro b, não deixa de existir um problema em A que potencialmente se resolve mexendo em a.

Mesmo que (ou mesmo quando) B é mais relevante que A.
Imagem

Administrador Fórum

por fooman » 13/10/2011 18:22

MarcoAntonio Escreveu:
fooman Escreveu:Desses feriados todos que prái falas só o domingo de páscoa é realmente feriado. Os outros não contam porque ninguém deixa de trabalhar. Eu trabalho na holanda, numa empresa holandesa, sei do que estou a falar...

O que eu fiz é a contabilidade dos feriados e como eles estão organizados e não os dias em que as pessoas trabalham ou não trabalham. Em Portugal também muitos trabalham em determinados feriados (conforme o feríado e conforme o sector).

Essa contabilidade não a fiz e é virtualmente impossível da fazer para uma série de países e não era o objectivo da tabela...

Ambos os feriados de Domingo que não contabilizaste são inclusivamente feriados nacionais oficiais. Tenho de os contabilizar mesmo que a malta na Holanda resolva toda trabalhar em ambos os Domingos!

Ok, rest my case e dou-te razão.

Na minha opinião, a discussão da produtividade é uma falácia. O grande factor que altera os dados é o valor acrescentado dos produtos. Não se pode comparar por exemplo a Alemanha - que produz máquinas, aviões, automóveis, etc - com Portugal - que produz camisolas e atoalhados. Para mim isto parece-me óbvio, mas parece que não é para a maioria.

Portugal tem é que mudar os produtos que produz!

Registado: 29/11/2007 3:26

por MarcoAntonio » 13/10/2011 18:20

fooman Escreveu:Penso que a ideia é transformar feriados em dias de trabalho, logo os feriados que são sempre ao domingo nem sequer deveriam contar para as "contas", mas isto é só a minha opinião.

Os feriados ao Domingo são para contabilizar e quantos deles são móveis (ao Domingo ou ao Sábado, muito embora não seja exactamente o mesmo) ou ainda à Segunda ou Sexta-feira é altamente pertinente.

Esse era precisamente o grande objectivo da tabela e não meramente contabilizar o número de feriados total (que pode não ser particularmente relevante). Aquilo que estás a sugerir que eu não deveria contabilizar era do que eu mais pretendia saber quando comecei a pesquisar para construir a tabela.

Por essa mesmíssima razão e se olhares atentamente para a tabela, ela está ordenada pelo número de feriados ao meio da semana conforme alertei na primeira vez que a coloquei.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 13/10/2011 18:22, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/10/2011 18:16

fooman Escreveu:Desses feriados todos que prái falas só o domingo de páscoa é realmente feriado. Os outros não contam porque ninguém deixa de trabalhar. Eu trabalho na holanda, numa empresa holandesa, sei do que estou a falar...

O que eu fiz é a contabilidade dos feriados e como eles estão organizados e não os dias em que as pessoas trabalham ou não trabalham. Em Portugal também muitos trabalham em determinados feriados (conforme o feríado e conforme o sector).

Essa contabilidade não a fiz e é virtualmente impossível da fazer para uma série de países e não era o objectivo da tabela...

Ambos os feriados de Domingo que não contabilizaste são inclusivamente feriados nacionais oficiais. Tenho de os contabilizar mesmo que a malta na Holanda resolva toda trabalhar em ambos os Domingos!
Imagem

Administrador Fórum

Re: EMPRESA HOTEIS.COM?????

por MarcoAntonio » 13/10/2011 18:10

sevenairam Escreveu:eHEHHE

Não deixe de ser curioso que dentro dos países mais desenvolvidos são os menos desenvolvidos que mais horas de trabalho têm....

Não é curioso de forma nenhuma uma vez que é totalmente expectável: em parte porque são menos desenvolvidos, tendem a ter menor inicidência de "benefícios sociais" (como férias); em parte porque se têm de esforçar mais para colmatar a falta de competitividade que deriva do seu subdesenvolvimento.
Imagem

Administrador Fórum

por fooman » 13/10/2011 18:10

MarcoAntonio Escreveu:Pelo que vejo está em falta na tua listagem:

Domingo de Pascoa (a 24 de Abril em 2011)
4 de Maio (feriado não oficial, comparável por exemplo ao nosso carnaval que também não é um feriado oficial)
5 de Maio (Bevrijdingsdag, feriado que só ocorre de 5 em 5 anos, ocorreu em 2010, o próximo será em 2015)
Domingo de Pentecostes (12 de Junho em 2011)
5 de Dezembro (feriado não oficial, Sinterklaas)

Basicamente, não contabilizaste os feriados móveis aos Domingos e não contabilizaste os feriados não oficiais.

Isto chuta o número de feriados para os valores que estão na minha tabela.

Desses feriados todos que prái falas só o domingo de páscoa é realmente feriado. Os outros não contam porque ninguém deixa de trabalhar. Eu trabalho na holanda, numa empresa holandesa, sei do que estou a falar...

Penso que a ideia é transformar feriados em dias de trabalho, logo os feriados que são sempre ao domingo nem sequer deveriam contar para as "contas", mas isto é só a minha opinião.
Editado pela última vez por fooman em 13/10/2011 18:12, num total de 1 vez.

Re: EMPRESA HOTEIS.COM?????

por sevenairam » 13/10/2011 18:07

MarcoAntonio Escreveu:
Há luz dos números que se vêm em anexo e estando Portugal abaixo da média dos países mais desenvolvidos, em número de horas de trabalho anuais, podes explicar melhor o teu argumento em torno da "escravatura" em Portugal?

eHEHHE

Não deixe de ser curioso que dentro dos países mais desenvolvidos são os menos desenvolvidos que mais horas de trabalho têm....

Registado: 28/7/2011 13:58

por MarcoAntonio » 13/10/2011 17:53

Pelo que vejo está em falta na tua listagem:

Domingo de Pascoa (a 24 de Abril em 2011)
4 de Maio (feriado não oficial, comparável por exemplo ao nosso carnaval que também não é um feriado oficial)
5 de Maio (Bevrijdingsdag, feriado que só ocorre de 5 em 5 anos, ocorreu em 2010, o próximo será em 2015)
Domingo de Pentecostes (12 de Junho em 2011)
5 de Dezembro (feriado não oficial, Sinterklaas)

Basicamente, não contabilizaste os feriados móveis aos Domingos e não contabilizaste os feriados não oficiais.

Isto chuta o número de feriados para os valores que estão na minha tabela.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/10/2011 17:46

fooman Escreveu:@ MarcoAntonio

Vi numa tabela tua atrás que a Holanda tinha 12 feriados - o que não é verdade.

Feriados 2011:
1 Janeiro
22 Abril
25 Abril
30 Abril
2 Junho
13 Junho
25 Dezembro
26 Dezembro

Feriados 2012:
1 Janeiro (Domingo)
6 Abril (Sexta)
9 Abril (Segunda)
30 Abril (Segunda)
17 Maio (Quinta)
28 Maio (Segunda)
25 Dezembro (Terça)
26 Dezembro (Quarta)

Portanto, são 8 feriados. Em alguns anos, há um feriado que é o dia 5 de Maio, que se celebra a cada 5 anos.

A Wikipedia está errada....

A tua listagem é contrariada pela generalidade das fontes que encontro, tanto em sites de nacionalidades várias como sites holandeses.

Antes de mais nada, contudo, será importante notar que a minha tabela não regista meramente os feriados nacionais, mas também outros feriados de facto bem como uma aproximação dos feriados regionais (que não contabilizei integralmente). No final e para uma série de países, cheguei a um valor aproximado que é representativo do cenário de feriados a nível nacional para cada um daqueles países, tendo-os dividido ainda por feriados fixos e feriados móveis (os feriados móveis são aqueles que não se dão num dia fixo do mês mas que se movem de acordo com o dia da semana em que se pretende que caiam). É possível porém e até natural que contenha ainda assim alguns imprecisões ou aproximações que não sejam exactas, como de resto observei na primeira vez que coloquei a tabela.

Voltando à tua listagem, aqui ficam uma série de sites que indicam uma listagem de feriados substancialmente diferente da tua:

http://www.iamsterdam.com/en/visiting/t ... icholidays

http://goamsterdam.about.com/od/planatr ... oliday.htm

Sites holandeses:

http://www.feestdagen-nederland.nl/feestdagen-2011.html

http://www.feestdagenoverzicht.nl/

Etc...
Imagem

Administrador Fórum

por fooman » 13/10/2011 17:27

@ MarcoAntonio

Vi numa tabela tua atrás que a Holanda tinha 12 feriados - o que não é verdade.

Feriados 2011:
1 Janeiro
22 Abril
25 Abril
30 Abril
2 Junho
13 Junho
25 Dezembro
26 Dezembro

Feriados 2012:
1 Janeiro (Domingo)
6 Abril (Sexta)
9 Abril (Segunda)
30 Abril (Segunda)
17 Maio (Quinta)
28 Maio (Segunda)
25 Dezembro (Terça)
26 Dezembro (Quarta)

Portanto, são 8 feriados. Em alguns anos, há um feriado que é o dia 5 de Maio, que se celebra a cada 5 anos.

A Wikipedia está errada....

por MarcoAntonio » 13/10/2011 17:25

oscar.coelho Escreveu:
O problema é que de tanto se escrever de forma "informal" qualquer dia já ninguém sabe como se escreve. Olha que no caso dos "à" e "há" já lá chegámos.

Um abraço

No caso do "à" e "há" a dúvida já existe mesmo antes das pessoas escreverem informalmente. O que eu estou a dizer é que a escrita informal facilita que se cometam estes tipos de erros mesmo quando se sabe que a diferença existe e quando se utiliza uma coisa ou outra (como é o meu caso, que a maior parte das vezes escrevo a coisa correcta - "à" ou "há" - no sítio correcto)

Em todo o caso, o meu ponto não era esse...

Eu não estou a dizer que devemos escrever informalmente com erros, como se fosse uma característica da escrita informal (é antes uma consequência) nem tão pouco estou a dizer que corrigir é "errado".

Eu não vejo contudo uma particular necessidade em fazê-lo no forum ao longo da discussão por razões várias muito especialmente quando se tratam de erros banais que não perturbam notoriamente a comunicação (entre um erro banal e um discurso de difícil inteligibilidade vai uma considerável distância).

Como outros participantes bem sabem eu só costumo observar erros ortográficos isolados por via privada (envio uma mp à pessoa a alertar de um erro ortográfico pois a pessoa pode querer considerar corrigir, especialmente quando eu julgo saber que a pessoa não tem a pretensão de dar pontapés na língua portuguesa) e deixar o tópico para a discussão do tema a que ele diz respeito...

Abro algumas excepções para coisas que são on-topic como "corretora" versus "correctora" precisamente por serem on-topic e fazer parte do papel pedagógico deste Forum no seu tema central (os mercados financeiros).

Bom, mas desde que não me venham "impingir" o acordo ortográfico, estejam à vontade para me corrigir. Já se a questão for o acordo, não dou garantias de como reagirei!

:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 185 visitantes