S&P 500
Re: Pânico
Sr_SNiper Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:jarc Escreveu:Com Vix ou sem Vix o que importa mesmo é que tenham um ataque de tosse que me permita comprar a melhores preços. Uma má notícia poderá ser o rastilho para fazer disparar as vendas.
Que tipo de má notícia procuras ao certo? É que más notícias tem saído praticamente todos os dias...
Amanhã digam que o PIB dos states está não na lama, mas no fundo do poço...
Com o SP500 encostado a um suporte de peso, pode ser a estocada final... já não há muito para descer sem quebrar o suporte...
Andarmos para aqui em "banho Maria" também não dá com nada.Se tiver que rachar, que rache já! Bom para os ursos, porque tratam de seguir a derrocada, e bom para os touros que estiverem em posição de ver o espectáculo nas bancadas.É da maneira que entram mais depressa em jogo.
Agora a falar a sério; o que está a atrasar a recuperação nos estados unidos, é o mercado habitacional.O problema está bem diagnosticado.O Bernanke, que ao que parece, não hesitaria em andar de helicóptero a despejar liquidez pelos estados unidos a fora, caso se perspectiva-se uma recessão, estou convencido que é por ai que irá arrepiar caminho amanhã.De certo que em estreita colaboração com o governo dos Estados Unidos.É provável que o tal estimulo de compra de habitação seja reposto.Ou coisa que o valha.Se assim for, os mercados sedentos de ganhos, tratarão de celebrar com pujança tal misera proposta.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»
the right time.”«Mel Raiman»
Se está no fundo do poço, é bom, significa que não p pode ficar pior.
Sr_SNiper Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:jarc Escreveu:Com Vix ou sem Vix o que importa mesmo é que tenham um ataque de tosse que me permita comprar a melhores preços. Uma má notícia poderá ser o rastilho para fazer disparar as vendas.
Que tipo de má notícia procuras ao certo? É que más notícias tem saído praticamente todos os dias...
Com o SP500 encostado a um suporte de peso, pode ser a estocada final... já não há muito para descer sem quebrar o suporte...
- Registado: 5/4/2010 21:14
MarcoAntonio Escreveu:jarc Escreveu:Com Vix ou sem Vix o que importa mesmo é que tenham um ataque de tosse que me permita comprar a melhores preços. Uma má notícia poderá ser o rastilho para fazer disparar as vendas.
Lose your opinion, not your money
jarc Escreveu:Com Vix ou sem Vix o que importa mesmo é que tenham um ataque de tosse que me permita comprar a melhores preços. Uma má notícia poderá ser o rastilho para fazer disparar as vendas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O meu conselho vai mais no sentido de considerares a ferramenta o sentimento de mercado em si. O AAII Sentiment Survey é um indicador que, entre outros, te permite aferir qual é o sentimento dominante no momento...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:agany Escreveu:Quer dizer,se houver um rebound daqui há 3-6 meses, o AAII já previa?
Eu não vou responder directamente à tua pergunta porque a tua pergunta é meio sem nexo (dá-me a impressão - eventualmente errada - de que tu ainda não percebeste sequer o que é o AAII sentiment survey) e acho uma forma incorrecta de colocar a questão.
As reacções do mercado em extremos de pânico (especialmente esses) tendem a ser muito "no ponto", tipicamente falando, diria. Estamos a falar de inversões tipo no espaço de uma semana ou duas, menos de um mês talvez (confesso que nunca me pus a fazer uma média). Como é evidente (e como de resto se estende a qualquer ferramenta que utilizes nos mercados financeiros) não é infalível. Muito menos uma ferramenta individual como o AAII, que se insere num grupo mais alargado. O mais usual será talvez (estou bastante certo que é, pelo menos para quem olha para isto com algum interesse) olhar para vários indicadores de sentimento ao mesmo tempo, por forma a ter uma ideia mais precisa e fiável de qual é o sentimento dominante, dado que estamos a falar de algo que é em essência qualitativo e subjectivo.
Quanto à fiabilidade do AAII em si, se estiveres particularmente curioso, podes fazer o download dos dados para todo o histórico e fazer a tua própria análise. Podes tirar daqui:
http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
Estão os dados completos desde 1987, quando se iniciou a auscultação e o ficheiro excel já inclui os dados semanais do S&P500.
Não sei se reparaste mas o horizonte temporal que coloquei foi para tentar perceber o alcançe desta ferramenta.
Obrigado.
- Registado: 29/11/2007 1:44
Já agora, podes ler isto também. Não é sobre o AAII antes sobre o VIX, mas a temática e questão de fundo é a mesma: sentimento de mercado e pensamento contrário.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65501
(infelizmente, perderam-se os esquemas e gráficos porque este artigo já é antiguinho e estes estavam num anterior servidor)
De qq das formas penso que ajuda a perceber o tipo de dinâmica que existe entre os extremos de sentimento e o comportamento dos mercados...
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65501
(infelizmente, perderam-se os esquemas e gráficos porque este artigo já é antiguinho e estes estavam num anterior servidor)
De qq das formas penso que ajuda a perceber o tipo de dinâmica que existe entre os extremos de sentimento e o comportamento dos mercados...
agany Escreveu:Quer dizer,se houver um rebound daqui há 3-6 meses, o AAII já previa?
Eu não vou responder directamente à tua pergunta porque a tua pergunta é meio sem nexo (dá-me a impressão - eventualmente errada - de que tu ainda não percebeste sequer o que é o AAII sentiment survey) e acho uma forma incorrecta de colocar a questão.
As reacções do mercado em extremos de pânico (especialmente esses) tendem a ser muito "no ponto", tipicamente falando, diria. Estamos a falar de inversões tipo no espaço de uma semana ou duas, menos de um mês talvez (confesso que nunca me pus a fazer uma média). Como é evidente (e como de resto se estende a qualquer ferramenta que utilizes nos mercados financeiros) não é infalível. Muito menos uma ferramenta individual como o AAII, que se insere num grupo mais alargado. O mais usual será talvez (estou bastante certo que é, pelo menos para quem olha para isto com algum interesse) olhar para vários indicadores de sentimento ao mesmo tempo, por forma a ter uma ideia mais precisa e fiável de qual é o sentimento dominante, dado que estamos a falar de algo que é em essência qualitativo e subjectivo.
Quanto à fiabilidade do AAII em si, se estiveres particularmente curioso, podes fazer o download dos dados para todo o histórico e fazer a tua própria análise. Podes tirar daqui:
http://www.aaii.com/sentimentsurvey/
Estão os dados completos desde 1987, quando se iniciou a auscultação e o ficheiro excel já inclui os dados semanais do S&P500.
MarcoAntonio Escreveu:Hmmm, o sentimento contrário não é uma equação xpto. Na verdade, em termos matemáticos (uma vez quantificado o sentimento, por exemplo com uma auscultação ou outro proxy para o sentimento dominante) é do mais simples que há.
Historicamente em extremos de medo/pânico, o mercado tende a inverter ou a realizar correcções fortes e significativas. Não funciona tão bem do outro lado mas também vai funcionando e com semelhante validade se pode dizer que a excesso de complacência seguem-se valentes tombos...
Há mais indicadores e outras ferramentas (o VIX pode ser utilizado como indicador contrário, o open interest também, etc). Há muito para leres aqui no Forum e noutros locais se quiseres investigar mais um pouco mas não se está aqui a falar de nada de muito complicado ou xpto. O princípio em si até é bem simples e se quiseres pode resumir-se a isto: quando está "toda a gente convencida" que o mercado vai fazer uma coisa, ele tende a fazer o oposto.
Quer dizer,se houver um rebound daqui há 3-6 meses, o AAII já previa?
Hmmm, o sentimento contrário não é uma equação xpto. Na verdade, em termos matemáticos (uma vez quantificado o sentimento, por exemplo com uma auscultação ou outro proxy para o sentimento dominante) é do mais simples que há.
Historicamente em extremos de medo/pânico, o mercado tende a inverter ou a realizar correcções fortes e significativas. Não funciona tão bem do outro lado mas também vai funcionando e com semelhante validade se pode dizer que a excesso de complacência seguem-se valentes tombos...
Há mais indicadores e outras ferramentas (o VIX pode ser utilizado como indicador contrário, o open interest também, etc). Há muito para leres aqui no Forum e noutros locais se quiseres investigar mais um pouco mas não se está aqui a falar de nada de muito complicado ou xpto. O princípio em si até é bem simples e se quiseres pode resumir-se a isto: quando está "toda a gente convencida" que o mercado vai fazer uma coisa, ele tende a fazer o oposto.
Pata-Hari Escreveu:agany, a análise de sentimento costuma ser um excelente indicador de mercado. Aliás, se queres que te diga, é um dos meus preferidos e acho que é dos mais fiáveis nos seus valores extremos. Os trades mais certeiros são exactamente com base em extremos de sentimento.
Só vejo facas a caírem e ainda dizes que por causa de uma equação xpto há luz no fundo do túnel?
Este AAII é mais sugestivo de AAAIIIIII meu Deus!
Em todo o caso vou estudar assunto.
Macd, há vários tópicos sobre sentimento aqui no forum e mais do que ligar, vai sendo acompanhado aqui no Forum com regularidade. Há até um ou outro tópico específico sobre o AAII (como por exemplo este: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... =sentiment que tem vários gráficos de longo-prazo).
O Sentiment Survey da AAII é juntamente com o Bull/Bear da Investors Intelligence o mais popular survey de opiniões/sentimento (eu prefiro o AAII por razões que já expus uma série de vezes).
O Sentiment Survey da AAII é juntamente com o Bull/Bear da Investors Intelligence o mais popular survey de opiniões/sentimento (eu prefiro o AAII por razões que já expus uma série de vezes).
Se eu não olhase para o Vix, diria que falta um lower low no sp500, fazendo assim uma dupla divergencia positiva no macd e no rsi e... trepavamos uns dias.
Dando oportunidade a uns longuitos.
No entanto, o vix está a modos de explodir... e também há ali um HS que foi activado com target ate aos 1012.
O RSI e MACD estao a afunilar, como se pode ver nas linhas azuis.
Aqui há gato!
Benditas ferias. Vai-me custar não ver os mercados.
Ainda por cima neste suportezão
ou suportezinho?
Se tivesse que escolher a minha margem de exposiçao para amanha, não ultrapassava os 5%-3%!
Aqui é quase como jogar na ruleta.
Cumprimentos e BN
Dando oportunidade a uns longuitos.

No entanto, o vix está a modos de explodir... e também há ali um HS que foi activado com target ate aos 1012.

O RSI e MACD estao a afunilar, como se pode ver nas linhas azuis.
Aqui há gato!
Benditas ferias. Vai-me custar não ver os mercados.
Ainda por cima neste suportezão

Se tivesse que escolher a minha margem de exposiçao para amanha, não ultrapassava os 5%-3%!

Cumprimentos e BN
- Anexos
-
- sp 26-08-2010 1080 (1) 1h indice.jpg (61.46 KiB) Visualizado 4397 vezes
sentimento de sentido do mercado para esta semana
http://img830.imageshack.us/img830/1880/z9sentime.png

http://img830.imageshack.us/img830/1880/z9sentime.png

- Registado: 17/5/2008 19:41
macd Escreveu:Alguém presta atenção/valoriza este índice de sentimeento da AAII? :
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 8/25/2010)
Bullish: 20.74%
Neutral: 29.79%
Bearish: 49.47%
Segundo os defensores, quando bull/(bull+bear)x100< 30 é altura de ir às compras.
O valor de hoje é 29,4
Isto é ciência ou prof. Bambo?
Gosto de saber as proporções mas não tomo qualquer decisão de compra ou venda tendo em conta esses valores.
A que valor estava de Agosto a Novembro de 2008?
Cumprimentos
JCS
A que valor estava de Agosto a Novembro de 2008?
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Alguém presta atenção/valoriza este índice de sentimeento da AAII? :
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 8/25/2010)
Segundo os defensores, quando bull/(bull+bear)x100< 30 é altura de ir às compras.
O valor de hoje é 29,4
Are you BULLISH?
AAII members are:
(as of 8/25/2010)
O valor de hoje é 29,4
- Registado: 29/11/2007 4:20
Sr_SNiper Escreveu:Boas Zeca,
Boas Férias, bem, se o VIX pela tua análise vai para o espaço, o SP500 vai afundar...
Obrigado.
Para o vix ir até la cima, nem são precisas muitas velas. Diria que em uma ou duas velas ele atinje o target ou seja, 1-2dias de quedas do sp.
As grandes questoes são: "quando?" e "até onde?"

Abraço e BN
Boas Zeca,
Boas Férias, bem, se o VIX pela tua análise vai para o espaço, o SP500 vai afundar...
Deixo aqui estanotícia,lol
13:54
|outlook EUA| ROUBINI » O consultor e professor da Universidade de Nova Iorque prevê uma acentuada desaceleração da economia norte-americana já neste terceiro trimestre, antecipando uma progressão marginal do PIB “bem inferior a 1%”.
|outlook EUA| ROUBINI » No melhor dos cenários, diz, a maior economia do mundo caminha para um horizonte em que terá um crescimento "anémico durante largos anos” devido ao processo de desendividamento que necessariamente terá de ser feito pelas famílias, banca e Governo. No pior cenário, a que atribui uma probabilidade de 40%, os Estados Unidos voltarão a encolher.
Deixo aqui estanotícia,lol
|outlook EUA| ROUBINI » O consultor e professor da Universidade de Nova Iorque prevê uma acentuada desaceleração da economia norte-americana já neste terceiro trimestre, antecipando uma progressão marginal do PIB “bem inferior a 1%”.
|outlook EUA| ROUBINI » No melhor dos cenários, diz, a maior economia do mundo caminha para um horizonte em que terá um crescimento "anémico durante largos anos” devido ao processo de desendividamento que necessariamente terá de ser feito pelas famílias, banca e Governo. No pior cenário, a que atribui uma probabilidade de 40%, os Estados Unidos voltarão a encolher.

Visto que está tudo cagadinho de medo, e como está no suporte, e depoisd e uma vela verde, pessoalmente para o curtoprazosó vejo entradas longas no SP500,
- Anexos
-
- Sp500_semanal.jpg (120.24 KiB) Visualizado 5122 vezes
-
- Sp_diário.jpg (145.12 KiB) Visualizado 5123 vezes
-
- SP500_4horas.jpg (131.11 KiB) Visualizado 5126 vezes
Quem está ligado: