Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

TGV

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jiboia Cega » 18/9/2009 16:46

Elias,

Concordo que talvez pudessemos já ter uma terminologia definida para designar os comboios de Alta Velocidade em Portugal. Como não temos e o termo mais comum é TGV (se não me engano a França foi o primeiro país a ter AV na Europa. Corrijam-me se estiver errado) foi esse que ficou.

Isso são questões do ponto de vista cultural. Apesar de concordar contigo e de achar que estás cheio de razão, não é necessário tamanho preciosismo quando se fala em AV sem ser por questões técnicas.

E sim, se fores à Gare du Nord em Paris pedir um bilhete no TGV para Bruxelas, o pior que te pode acontecer é apenas informarem-te que o nome do comboio é Thalys, nada mais. O mesmo acontece na Gare du Midi em Bruxelas :P

Por analogia já te dei "o exemplo das gilettes". A marca Gilette é tão forte que a designação de lâmina para barbear acabou por ficar com essa denominação.

Ou por exemplo a água das pedras. Há várias marcas de água com gás mas invariavelmente grande parte das pessoas pede água das pedras sem se importar se é frize, carvalhelhos, vidago, castello ou o que seja. Eu não me incluo neste caso porque só bebo mesmo das pedras :mrgreen:

Abraço a todos, não discutam mais e gozem um bom fim de semana, pois os mercados até nem fecharam mal e no domingo o SLB volta a jogar! :mrgreen:

Jiboia

Registado: 21/3/2006 10:46

por Elias » 18/9/2009 15:34

TinyTino,

Tu achas aquilo que tu quiseres.

Mas eu mantenho aquilo que escrevi: o TGV é uma marca de um comboio francês. Duvido que a sigla seja usada noutros países da Europa. Em Espanha e na Alemanha sei que não usam de certeza. Mas como já referiu o EALM, cá em Portugal o pessoal acha giro usar uma sigla estrangeira.

Quem insiste em chamar TGV a qualquer comboio de alta velocidade, das duas uma: ou não sabe o que é o TGV e limita-se a repetir o que vê nas notícias, ou então sabe que é errado e está a pactuar com uma terminologia incorrecta.

Eu sei que este tópico é sobre TGV. Mas não há qualquer TGV entre Paris e Bruxelas. E se achas que estou errado desafio-te a, da próxima vez que fores a Paris, perguntares na estação se há TGV para Bruxelas e vais ver o que te respondem :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por TinyTino » 18/9/2009 15:24

Elias Escreveu:
Jiboia Cega Escreveu:Apesares de teres toda a razão acho esse preciosismo desnecessário. Sendo assim, por que é que se fala em TGV em Portugal?

Basicamente porque isto é um país de parolos em que o pessoal acha fino usar nomes estrangeiros.

A ver se os espanhóis não criaram logo a marca AVE (Alta Velocidad Española).

Caro Elias

Parolices à parte este thread é sobre o TGV, acho que todos falamos o mesmo, independentemente se a sigla é espanhola ou alemã, e qui sa um dia será russa (em alfabeto cirílico, portanto).
E logo o Sócrates foi de facto de TGV de Paris para Bruxelas, como disseram os jornalistas e ao contrário do que o Elias disse.
Estar a discutir "marcas", nomes, e outras picuinhices, quanto a mim já são não-discussões...

Abraço

Registado: 29/11/2007 13:53

por EALM » 18/9/2009 15:20

Jibóia:

Falam aqui de TGV por puro provincianismo, resquícios ainda da influência francesa do tempo que era bonito falar francês. Eu acompanho desde há muitos anos a introdução da alta velocidade na Europa e não me lembro de país algum (excepto França claro) usar, mesmo que temporariamente, a sigla TGV (mesmo os jornalistas).

O mais grave de tudo é que TGV é de classe I e os outros comboios de AV na Europa - à excepção do AVE - são todos de classe II. Mesmo na Escandinávia existe AV de classe II e eu já ouvi políticos portugueses dizerem que na Escandinávia não existia TGV... pois não, é verdade, o problema é que os jornalistas e políticos são tão ignorantes que misturam tudo no mesmo saco.

O que está em franca expansão são comboios do tipo classe II por serem mais eficientes do que o TGV Francês.

Pinto80: estás completamente equivocado. Os troços modernizados da linha do Norte foram projectados para velocidade de projecto (que nunca é atingida) na ordem dos 250 km/h e o próprio comboio pendular tem uma velocidade máxima absoluta que nunca é superior a 270 km/h. Se assim não fosse seria já um comboio de classe I.

Lembro que todos os factores (potência, desgaste, vibrações, raios de curvatura da linha) evoluem com a velocidade ao quadrado, e não assim com essa facilidade toda que se passa de 220 km/h para 299 km/h. Tudo teria que ser bem diferente. O máximo que podes ter visto são valores de 225, 226, 228...

Registado: 1/5/2008 2:21

por Elias » 18/9/2009 15:19

Ou o CAV.

por Opcard » 18/9/2009 15:15

Em Portual vamos ter o CGV

Registado: 14/3/2009 0:19

por Elias » 18/9/2009 15:11

Jiboia Cega Escreveu:Apesares de teres toda a razão acho esse preciosismo desnecessário. Sendo assim, por que é que se fala em TGV em Portugal?

Basicamente porque isto é um país de parolos em que o pessoal acha fino usar nomes estrangeiros.

A ver se os espanhóis não criaram logo a marca AVE (Alta Velocidad Española).

por Jiboia Cega » 18/9/2009 15:08

Elias Escreveu:Jibóia,

TGV não é um tipo de comboio.
TGV é uma marca de comboios de alta velocidade que existe apenas em França (se bem que com ligações internacionais ao Luxemburgo, à Suíça e à Itália.

Os outros comboios de alta velocidade têm outros nomes.

Elias,

Apesares de teres toda a razão acho esse preciosismo desnecessário. Sendo assim, por que é que se fala em TGV em Portugal? Ainda não está decidida a marca, acho eu...

Quantos de nós nos referimos às gilettes como lâminas de barbear, por exemplo? :roll:

por pinto80 » 18/9/2009 15:07

PequenoInvest Escreveu:
pinto80 Escreveu:Não concordo com essa afirmação. Já viajei algumas vezes entre Porto e Lisboa no Alfa, e consegue atingir, em alguns picos - pouco, claro - valores bem acima dos 250 km/hora.

Curiosamente nunca me apercebi que passasse dos +/- 220km/h mas também confesso que nunca fui as 2h30 a olhar para o "monitor".
De vez em quando aproveitava para dar umas cabeçadas :mrgreen:

Pois, eu também de vez em quando adormeço.

Mas sei que em alguns picos - pouco - consegue chegar muito perto dos trezentos: 295,296,298 vi algumas vezes. O que me leva a acreditar que com umas melhorias na linha poderia facilmente fazer uma média de 230/250 km/hora (eu não sou técnico, por isso não sei se tecnicamente isso é possível).
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por Elias » 18/9/2009 15:06

Eco Tretas Escreveu:Mas qual saturação? Só se fôr do próprio Alfa, onde nas imediações do Porto, podiam começar por suprimir a paragem dos Alfas em Gaia.

A paragem em Gaia faz todo o sentido. Basta pensar que o concelho de Gaia tem mais população que o do Porto.

por PequenoInvest » 18/9/2009 15:00

pinto80 Escreveu:Não concordo com essa afirmação. Já viajei algumas vezes entre Porto e Lisboa no Alfa, e consegue atingir, em alguns picos - pouco, claro - valores bem acima dos 250 km/hora.

Curiosamente nunca me apercebi que passasse dos +/- 220km/h mas também confesso que nunca fui as 2h30 a olhar para o "monitor".
De vez em quando aproveitava para dar umas cabeçadas :mrgreen:

Registado: 24/7/2009 12:13

por Elias » 18/9/2009 14:57

Jibóia,

TGV não é um tipo de comboio.
TGV é uma marca de comboios de alta velocidade que existe apenas em França (se bem que com ligações internacionais ao Luxemburgo, à Suíça e à Itália.

Os outros comboios de alta velocidade têm outros nomes.

por Eco Tretas » 18/9/2009 14:55

otangas Escreveu:Quanto às 2h45 (os atrasos não são habituais!), o problema (para além de se ter suspendido a modernização da linha) prende-se com a impossbilidade de "encaixar" um serviço directo Lisboa-Porto, o que levaria a um tempo de viagem bem mais generoso (na ordem das 2h, 2h15). A linha do Norte está saturada, principalmente devido aos sub-urbanos nas imediações de Lisboa e Porto (mais gravoso no Porto).

Ora aqui está um nick também apropriado...
Mas qual saturação? Só se fôr do próprio Alfa, onde nas imediações do Porto, podiam começar por suprimir a paragem dos Alfas em Gaia. Quando se sai de Campanhã, 4 minutos! depois está-se a parar do outro lado da ponte... Não há uma única excepção! Se não andas de Alfa, tenta imaginar quantas pessoas entram/saiem, em média, nessa estação...
Depois é o planeamento. O que vai mais rápido vai à frente, e depois atrás vem os lentos. Não é elementar? Se há mercadorias que entopem a coisa, colocam-se uns carris ao lado de vez em quando, e quando eles não vão no horário, encostam e deixam passar.
Agora, sabes qual é verdadeiramente o problema? É que existem excelentes técnicos que sabem isto tudo. Mas vem ordens políticas de cima a dizer que é necessário justificar o TGV. Logo, todos têm de passar por parvos e burros, e justificar quase 3 horas de tempo.
Já viste o que era o Alfa demorar 2 horas até ao Porto neste momento (o que técnicos que percebem do assunto dizem que é perfeitamente possível...)? Como iam eles justificar o TGV depois?

Ecotretas

Registado: 22/10/2008 22:08

por pinto80 » 18/9/2009 14:46

vl1604 Escreveu:Ora aí está um ponto essencial, o Alfa " atinge facilmente os 250 km/h se a linha assim o permitir."

Na linha Lisboa-Porto são muito poucos os troços onde o Alfa circula a 200 km/h não atingindo sequer os 250

2h45 minutos ( a que se deverá somar os habituais atrasos) entre Santa Apolónia e Porto Campanhã é muito tempo

Não concordo com essa afirmação. Já viajei algumas vezes entre Porto e Lisboa no Alfa, e consegue atingir, em alguns picos - pouco, claro - valores bem acima dos 250 km/hora.
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos

Registado: 5/12/2007 22:29

por Jiboia Cega » 18/9/2009 14:40

Elias,

Não estou a perceber... Supunha que estavas mesmo a brincar. Que há TGV de Paris para Bruxelas disso não há dúvidas. O comboio em si chama-se Thalys mas é um Train à Grande Vitesse.

Eu já morei em Bruxelas e quase todos os fds ia a Paris de... TGV!! :wink:

por Elias » 18/9/2009 14:05

Jiboia Cega Escreveu:Deixa os senhores jornalistas em paz desta vez, se eles também viajaram no comboio... :lol:

Se também viajaram, então é que não têm mesmo desculpa!

por Jiboia Cega » 18/9/2009 13:53

Elias, então pá?

Deixa os senhores jornalistas em paz desta vez, se eles também viajaram no comboio... :lol:

por Elias » 18/9/2009 13:24

Sócrates andou de TGV entre Paris e Bruxelas

Líder do PS diz que é um bom momento para mostrar a importância do transporte

Da teoria à prática. José Sócrates viajou esta tarde de TGV para tentar demonstrar as vantagens do comboio de alta velocidade.

Depois de uma acção de campanha em paris e a caminho de uma Cimeira Europeia em Bruxelas, o líder do PS embarcou literalmente no projecto sem o qual, diz Sócrates, o país ficará «provinciano».

Se para um cidadão comum, o TGV é prático, para um primeiro-ministro em pré-campanha, uma viagem de TGV também dá jeito. «Não foi coincidência, apenas pensei que seria uma boa ideia depois do debate que tem havido sobre a questão da alta velocidade», explicou o primeiro-ministro aos jornalistas que com ele viajaram de Paris a Bruxelas.

«Eu gosto de comboios e gosto de alta velocidade. Não é que goste muito de velocidade, mas gosto de comboios rápidos. Passei parte da minha vida num país que só tinha 30 quilómetros de auto-estrada, por isso eu sei o que passei com isso. Sei que a minha geração gostaria que as anteriores gerações tivessem feito mais investimentos mobilizadores», frisou.

Diz que o país arrisca ficar provinciano se não investir no TGV, mas José Sócrates modera o adjectivo quando fala na adversária que defende a suspensão do projecto: «O que acho é que há um problema de falta de credibilidade quando alguém que está no Governo aprova um projecto e quando passa para a oposição o passa a criticar. Isso é um problema de credibilidade. Depois, ainda pior, quando acha que um Governo está a fazer a soldo de um Governo estrangeiro. É uma acusação que nem sei como qualificar».

Santa ignorância... Então os senhores jornalistas não sabem que não há TGV entre Paris e Bruxelas???

por Elias » 7/9/2009 15:44

Lançamento do concurso da linha TGV Faro-Huelva
Conhecer viabilidade da linha é objectivo do estudo

A linha de TGV Faro-Huelva vai finalmente ser estudada para que seja apurada a viabilidade do troço ferroviário.

O Governo de Sócrates decidiu que será lançado no próximo ano o concurso para a produção de estudos de viabilidade do troço de Alta Velocidade (AV) ferroviária entre Faro e Huelva.

A ligação tinha sido considerada não prioritária pelos Governos de Portugal e Espanha, no âmbito do projecto do TGV ibérico, garante o SOl.

O estudo do troço Faro-Huelva está a cargo da AVEP, empresa de direito espanhol participada da RAVE e da ADIF, entidade que administra a rede ferroviária espanhola.

http://www.fabricadeconteudos.com/?lop= ... b9d8da9a6c

por EALM » 18/7/2009 21:52

"Up"

Só para mostrar que já existia este tópico; não valia a pena abrir outro.

por EALM » 13/7/2009 19:16

É um facto que a linha do Norte está saturadíssima. Uma prova disso é a quadripilicação da linha à chegada a Lisboa, e que cada vez se estende mais para Norte.

Uma nova linha teria portanto o efeito imediato de poder disponibilizar tráfego de longo curso sem as condicionantes actuais.

Nota: As 10 composições actuais do Alfa pendular da CP podem ser alteradas para sistema UIC (na realidade eram assim de origem e foram adaptadas ao sistema Ibérico) e poderão facilmente ser os nossos comboios de alta velocidade @ 250 km/h entre Lisboa e Porto. Esta poupança seria muito bem vinda, pois os comboios Alfa estão claramente SUB-Aproveitados actualmente.

Circular a 250 km/h traria ainda a vantagem de menores custos de manutenção da via assim como poupanças importantes a nível de consumo energético (Os pendolinos são muito eficientes!) possibilitando assim tarifas bastante económicas.

Penso que seria a solução ideal - não justifica desenhar para 350 de pico, se baixarmos a velocidade de projecto para 300 ou 270 (pico) iremos ter ganhos importantíssimos quer nas expropriações quer nas despesas de manutenção, quer em energia, uma vez que todas as condicionantes (raios de curvatura, fricção, etc) evoluem com a velocidade ao quadrado e um pequeno abaixamento trás grandes vantagens.

Existe o que se chama em engenharia um "sweet spot" em torno de velocidades 220 a 270 Km/h que maximiza os rendimentos e minimiza as despesas, sendo a margem de velocidades mais utilizada na Europa.

por vitorrslopes86 » 13/7/2009 18:01

otangas Escreveu:
vl1604 Escreveu:Ora aí está um ponto essencial, o Alfa " atinge facilmente os 250 km/h se a linha assim o permitir."

Na linha Lisboa-Porto são muito poucos os troços onde o Alfa circula a 200 km/h não atingindo sequer os 250

2h45 minutos ( a que se deverá somar os habituais atrasos) entre Santa Apolónia e Porto Campanhã é muito tempo

A velocidade máxima actual do alfa na linha do norte é de 220 km/h.

Quanto às 2h45 (os atrasos não são habituais!), o problema (para além de se ter suspendido a modernização da linha) prende-se com a impossbilidade de "encaixar" um serviço directo Lisboa-Porto, o que levaria a um tempo de viagem bem mais generoso (na ordem das 2h, 2h15). A linha do Norte está saturada, principalmente devido aos sub-urbanos nas imediações de Lisboa e Porto (mais gravoso no Porto).

A solução? Para mim uma nova linha de alta velocidade, bem mais "rentável" e importante (prioritária) que a ligação a Madrid (para as distâncias na ordem da dist. Lisboa-Madrid, as vantagens começam a perder-se para o transporte aéreo).

Eu viajo duas vezes semanalmente no Alfa e pela experiência que tenho os atrasos são habituais. Pode ser azar meu!!
A linha encontra-se saturada e o congestionamento embora maior perto de Lisboa e Porto também se faz sentir noutros pontos. Já tive ocasiões de ficar parado porque seguia um Intercidades e comboio de mercadorias à frente do Alfa onde seguia.
A linha do Norte não é rápida, moderna, o que lhe quiserem chamar. Daí ser receptivo ao TGV

Registado: 17/4/2008 16:50

por otangas » 13/7/2009 14:30

A velocidade máxima actual do alfa na linha do norte é de 220 km/h.

Quanto às 2h45 (os atrasos não são habituais!), o problema (para além de se ter suspendido a modernização da linha) prende-se com a impossbilidade de "encaixar" um serviço directo Lisboa-Porto, o que levaria a um tempo de viagem bem mais generoso (na ordem das 2h, 2h15). A linha do Norte está saturada, principalmente devido aos sub-urbanos nas imediações de Lisboa e Porto (mais gravoso no Porto).

A solução? Para mim uma nova linha de alta velocidade, bem mais "rentável" e importante (prioritária) que a ligação a Madrid (para as distâncias na ordem da dist. Lisboa-Madrid, as vantagens começam a perder-se para o transporte aéreo).

Registado: 25/3/2009 22:02

por vitorrslopes86 » 13/7/2009 11:55

Ora aí está um ponto essencial, o Alfa " atinge facilmente os 250 km/h se a linha assim o permitir."

Registado: 17/4/2008 16:50

por EALM » 12/7/2009 22:10

Elias Escreveu:EALM, se a memória não me falha, e com base num tópico que já por aqui passou, tenho ideia que os Alfas que ligam Lisboa ao Porto pertencem à classe II - confirmas?

1 abraço,
Elias

Precisamente Elias!

O nosso Alfa Pendular é um comboio de Alta Velocidade classe II, também conhecida por "Velocidade Elevada". É baseado no popular desenho Italiano da Fiat "Pendolino", mas concretamente o modelo "ETR 460" que atinge facilmente os 250 km/h se a linha assim o permitir. O Pendolino tem sido adoptado por essa Europa fora por ser muito eficiente e não necessitar de linhas com raios de curvatura muito pronunciados. Este é o melhor exemplo de eficiência na alta velocidade ferroviária actual. Vide:

http://en.wikipedia.org/wiki/Pendolino

Portanto, já era altura de parar de chamar "TGV" a tudo o que ande rápido sobre carris, pois TGV é apenas uma marca, nome registado, de um modelo específico de comboio - e já antigo! A evolução tecnológica trouxe variadíssimos desenvolvimentos. TGV é uma pequena parte da Alta Velocidade Ferroviária e (muito) erradamente em Portugal - devido ao nosso provincianismo - confundimos as duas coisas.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: CORTIÇA, Google [Bot], itisi1000, OCTAMA, Pmart 1, VALHALLA e 159 visitantes