O meu olhar sobre o PSI20
helderjsm Escreveu:bEMdISPOSTO Escreveu:Olha, desculpa que te diga, mas não estás a ter consideração nenhuma pelo mercado. Estás a ganhar e saíste, a dizeres que não há pachorra??? Ficava-te bem dares uma oportunidade ao mercado. Vá, amanhã abre posições outra vez, é prá desforra!![]()
Agora a sério: se estás contente com o que ganhaste, louvo a tua atitude.
Abraço
Lol. Desculpa desiludir-te mas só ganhei qualquer coisa como 35 euritos no conjunto das 2 semanas. Só que já na sexta feira passada fechei as posições todas com tanta indecisão. E hoje com os mercados tão pessimistas mas ao mesmo tempo em cima de suportes achei melhor sair. Antes um pequeno ganho que uma grande perda.. É que volta e meia isto sobe tudo 10% e mesmo com uma estratégia de curtos e longos isto é muito perigoso.
Nota: Também estou a perder em bolsa desde que entrei em Setembro não quero que entendam que me estou a gabar ou coisa do gênero. Espero que entendas o que quis dizer
Porreiro, seja como for. Prezas o sossego, a segurança - é melhor que gostar de adrenalina, numa situação destas (eu cá continuo em jogo, mas reconheço que a incerteza desgasta, mesmo quando se ganha).
Quanto a pensar que te estás a gabar, "no problem", nem acho isso e nem me preocupa se alguém se gabe ou não (quem se gaba não prejudica ninguém com isso e tem direito a dizer o que quiser). Eu próprio já vi aqui no fórum dizerem (ou darem a entender) que me estou a gabar, quando refiro trades bem sucedidos que fiz, quando o que pretendia com isso era apenas focar outra coisa (tipo mostrar uma forma de fazer trading, ou uma estratégia aplicada no mercado real, etc).
35 euritos já dá para uma janta

Um abraço!
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
bEMdISPOSTO Escreveu:Olha, desculpa que te diga, mas não estás a ter consideração nenhuma pelo mercado. Estás a ganhar e saíste, a dizeres que não há pachorra??? Ficava-te bem dares uma oportunidade ao mercado. Vá, amanhã abre posições outra vez, é prá desforra!![]()
Abraço
Lol. Desculpa desiludir-te mas só ganhei qualquer coisa como 35 euritos no conjunto das 2 semanas. Só que já na sexta feira passada fechei as posições todas com tanta indecisão. E hoje com os mercados tão pessimistas mas ao mesmo tempo em cima de suportes achei melhor sair. Antes um pequeno ganho que uma grande perda.. É que volta e meia isto sobe tudo 10% e mesmo com uma estratégia de curtos e longos isto é muito perigoso.
Nota: Também estou a perder em bolsa desde que entrei em Setembro não quero que entendam que me estou a gabar ou coisa do gênero. Espero que entendas o que quis dizer

helderjsm Escreveu:Não há pachorra mesmo tendo saído a ganhar desta semana e da anterior.
É melhor esperar até que a poeira assente...
Olha, desculpa que te diga, mas não estás a ter consideração nenhuma pelo mercado. Estás a ganhar e saíste, a dizeres que não há pachorra??? Ficava-te bem dares uma oportunidade ao mercado. Vá, amanhã abre posições outra vez, é prá desforra!

Abraço
A alegria de um "trader" é pôr-se atrás e ficar à frente
vegeta Escreveu:E a partir de que valores é que se considera o padrão activado? 7300? 7500? 7900?
1º) ainda nem sequer temos padrão
2º) caso efectivamente se forme o 2º ombro, o padrão considera-se activado quando é (confirmadamente) penetrada a neckline
como essa (hipotética) linha está inclinada, o seu ponto de activação depende da velocidade do índice a completar o referido ombro
depois destas ressalvas todas deixo o gráfico:
- Anexos
-
- proj.png (9.2 KiB) Visualizado 4941 vezes
menos é mais
Seaman Escreveu:Bom dia "vegeta", para os detalhes técnicos conto sempre com a ajuda do "padrinho" "rsacramento" que deve responder melhor a essa tua pergunta.
venho por este meio desmentir categoricamente qualquer ligação minha a organizações clandestinas, mafiosas ou de outro modo ilegais
mais acrescento que o único sindicato a que pertenço é dos pais e encarregados de educação lá de casa
Carlos Jesus é o melhor analista do PSI-20
Caixa BI foi considerada a melhor casa de análise para o PSI-20 em 2009
O banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos e o seu analista Carlos Jesus, foram considerados, respectivamente, a melhor firma de análise e o melhor analista do PSI-20. A distinção é feita em 2010, tendo em conta as recomendações comparadas com o desempenho das cotadas durante 2009.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=426115
Caixa BI foi considerada a melhor casa de análise para o PSI-20 em 2009
O banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos e o seu analista Carlos Jesus, foram considerados, respectivamente, a melhor firma de análise e o melhor analista do PSI-20. A distinção é feita em 2010, tendo em conta as recomendações comparadas com o desempenho das cotadas durante 2009.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=426115
- Registado: 29/11/2007 4:15
Bom dia "vegeta", para os detalhes técnicos conto sempre com a ajuda do "padrinho" "rsacramento" que deve responder melhor a essa tua pergunta.
Na minha opinião fica bem formado sse o PSI20 for aos 7300 até ao fim desta semana.
De notar que esta figura técnica também se está a formar nalgumas cotadas do PSI20 e também nalguns indices como por exemplo o IBEX
Na minha opinião fica bem formado sse o PSI20 for aos 7300 até ao fim desta semana.
De notar que esta figura técnica também se está a formar nalgumas cotadas do PSI20 e também nalguns indices como por exemplo o IBEX
- Registado: 4/4/2009 0:57
Quico Escreveu:Que eu saiba ombros só se formam com idas acima e abaixo (ou vice-versa)... Mas se continuam a querer antecipar o sexo da criança, antes da senhora estar grávida...
Sem querer alarmar os que detêm posições curtas, não posso deixar de verificar que "a criança" está a formar o segundo ombro do H&S invertido nestes 2 primeiros dias desta semana. Continuando assim, aos poucos e poucos, vamos ter o H&S invertido claramente formado até ao final da semana

- Anexos
-
- HeS no Psi.JPG (83.41 KiB) Visualizado 5590 vezes
Quico Escreveu:Caro Seaman:
Deixa pelo menos o segundo ombro se formar. Para já, só vejo uma linha para baixo...
Não te deixes levar pelo "wishfull thinking".![]()
Abraço.
Viva!
concordo, eu também não acredito que se forme um H&S invertido como o que indiquei mas não custa nada estar atento aos próximos dias e, se não baixar mais que os 7000 e recuperar até aos 7500 até ao final da semana então poderemos ver essa figura formada.
Obrigado ao Fórum pelo que tenho aprendido por aqui

Boas
Eu vejo os futuros dos mercados na bloomberg, pela internet, mas penso que ainda não estão a funcionar a estas horas.
è possivél ver os futuros da europa e dos EUA, noutro site, e a estas horas, ou quando é que começam a dar os futuros?
Obrigados
rasteiro
è possivél ver os futuros da europa e dos EUA, noutro site, e a estas horas, ou quando é que começam a dar os futuros?
Obrigados
rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
Quero ser rico ecreveu.
De acordo com as tuas palavras existe uma tendência então (bearish), correcto?
Segundo os teóricos quando existe uma tendência deve-se investir, quer seja em bear market através da entrada a curto quer seja em bull market na entrada a longo. E mesmo nos trading market é aconselhado, com muito cuidado e experiência, comprar nos suportes e vender nas resistências ou vice-versa.
Portanto pressuponho que te estejas equivocado.
Quanto ao meu post anterior cumpre precisar que efectivamente me dirigia primacialmente àqueles que se encontram do lado longo. Contudo, tal também é válido para os que se encontram, ou pretendem ficar, do lado curto.
Na verdade, a tendência bearish a que aludi (tendência essa que vem desde Outuro de 2009) referia-se ao PSI, IBEX e CAC (sou inclusive da opinião que a generalidade dos índices se encontra ainda em tendência bull. Veja-se, só para dar quatro exemplos, o SP 500, Nasdaq, Dow e DAX). Aliás, tal tendência (do PSI, IBEX e CAC), que se vem a desenhar desde Outubro de 2009, mais do que uma opinião, parece-me um facto.
Agora, tal não significa que eu seja de opinião que esta tendência se vai manter daqui para a frente. Na verdade, penso que nesta altura ninguém poderá afiançar qual o rumo que tais índices irão tomar.
De facto, tal tendência bearish foi desencadeada pelo desmoronar da Grécia e consequente crise da dívida pública entre os chamados PIGGS (principalmente Portugal e Espanha). Ora, tal crise da dívida pública poderá ter sofrido uma inversão com o plano de resgate por último apresentado pela UE (foi vísível já nesta semana a acalmia nos mercados da dívida pública, também por força da intervenção do BCE).
Assim, penso que o mercado se encontra nesta fase entre sinais contraditórios.
Por um lado, a pressionar os índices para baixo, temos os receios de que as medidas de austeridade que entretanto os países mais frágies da zona euro foram forçados a adoptar, os levem a uma situação de recessão; que tal situação de recessão possa vir a contagiar toda a zona euro; e a falta de confiança no euro, na sua solidez e até viabilidade.
Por outro, temos os fundamentais da generalidade das economias (mesmo as da zona euro (com excepção da Grécia)) que apontam para uma continuação da recuperação económica (embora nesta evolução convenha ponderar a influência dos "incentivos artificiais"); a trajectória bull da grande maioria dos índices (a espelhar isso mesmo); a hipótese de que com um euro mais fraco as exportações dos países desta zona possam sair fortalecidas e, com isso, um acelerar do desenvolvimento económico (principalmente na Alemanha).
Isto para dizer que eu não tenho, pelo menos nesta altura, uma convicção formada sobre qual a direcção que os índices irão tomar no imediato, pelo que não vejo qualquer equívoco no meu post anterior quando disse que o melhor seria esperar para ver.
Quanto ao demais, parece-me claro que com a volatilidade extrema (diria mesmo histórica) que no presente existe nos mercados ninguém poderá negociar (pelo menos para já) com segurança, quer esteja do lado curto, quer esteja do lado longo, pois em qualquer altura pode ser surpreendido com variações bruscas, violentas e aleatórias para cima ou para baixo que invalidam qualquer estratégia de investimento. E neste clima, ora de pânico, ora de euforia, é manifesto que não serão os tradicionais suportes nem resistências que irão parar o curso das acções.
Daí o meu post e a minha concordância para com as palavras do Braga de Matos e do Ulisses Pereira.
Cumps[/quote]
De acordo com as tuas palavras existe uma tendência então (bearish), correcto?
Segundo os teóricos quando existe uma tendência deve-se investir, quer seja em bear market através da entrada a curto quer seja em bull market na entrada a longo. E mesmo nos trading market é aconselhado, com muito cuidado e experiência, comprar nos suportes e vender nas resistências ou vice-versa.
Portanto pressuponho que te estejas equivocado.
Quanto ao meu post anterior cumpre precisar que efectivamente me dirigia primacialmente àqueles que se encontram do lado longo. Contudo, tal também é válido para os que se encontram, ou pretendem ficar, do lado curto.
Na verdade, a tendência bearish a que aludi (tendência essa que vem desde Outuro de 2009) referia-se ao PSI, IBEX e CAC (sou inclusive da opinião que a generalidade dos índices se encontra ainda em tendência bull. Veja-se, só para dar quatro exemplos, o SP 500, Nasdaq, Dow e DAX). Aliás, tal tendência (do PSI, IBEX e CAC), que se vem a desenhar desde Outubro de 2009, mais do que uma opinião, parece-me um facto.
Agora, tal não significa que eu seja de opinião que esta tendência se vai manter daqui para a frente. Na verdade, penso que nesta altura ninguém poderá afiançar qual o rumo que tais índices irão tomar.
De facto, tal tendência bearish foi desencadeada pelo desmoronar da Grécia e consequente crise da dívida pública entre os chamados PIGGS (principalmente Portugal e Espanha). Ora, tal crise da dívida pública poderá ter sofrido uma inversão com o plano de resgate por último apresentado pela UE (foi vísível já nesta semana a acalmia nos mercados da dívida pública, também por força da intervenção do BCE).
Assim, penso que o mercado se encontra nesta fase entre sinais contraditórios.
Por um lado, a pressionar os índices para baixo, temos os receios de que as medidas de austeridade que entretanto os países mais frágies da zona euro foram forçados a adoptar, os levem a uma situação de recessão; que tal situação de recessão possa vir a contagiar toda a zona euro; e a falta de confiança no euro, na sua solidez e até viabilidade.
Por outro, temos os fundamentais da generalidade das economias (mesmo as da zona euro (com excepção da Grécia)) que apontam para uma continuação da recuperação económica (embora nesta evolução convenha ponderar a influência dos "incentivos artificiais"); a trajectória bull da grande maioria dos índices (a espelhar isso mesmo); a hipótese de que com um euro mais fraco as exportações dos países desta zona possam sair fortalecidas e, com isso, um acelerar do desenvolvimento económico (principalmente na Alemanha).
Isto para dizer que eu não tenho, pelo menos nesta altura, uma convicção formada sobre qual a direcção que os índices irão tomar no imediato, pelo que não vejo qualquer equívoco no meu post anterior quando disse que o melhor seria esperar para ver.
Quanto ao demais, parece-me claro que com a volatilidade extrema (diria mesmo histórica) que no presente existe nos mercados ninguém poderá negociar (pelo menos para já) com segurança, quer esteja do lado curto, quer esteja do lado longo, pois em qualquer altura pode ser surpreendido com variações bruscas, violentas e aleatórias para cima ou para baixo que invalidam qualquer estratégia de investimento. E neste clima, ora de pânico, ora de euforia, é manifesto que não serão os tradicionais suportes nem resistências que irão parar o curso das acções.
Daí o meu post e a minha concordância para com as palavras do Braga de Matos e do Ulisses Pereira.
Cumps[/quote]
- Registado: 25/5/2009 23:18