Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Situação técnica dos principais índices mundiais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 26/12/2008 23:14

Boa noite a todos, e continuação de boas festas.

Numa breve actualização ao S&P500, verificamos que:

- No gráfico diário, vamos já com 3 "inside bars" no actual swing descendente, iniciado na passada semana. O índice não atingiu (ainda) o suporte nos 850, ficando a dúvida sobre se ainda irá fazê-lo ou se se lançará já num novo ataque ao topo do range, nos 920 pontos. Esta semana é de qualquer forma muito atípica pelo que não dou (ainda) grande importância ao facto de podermos estar já perante o 3º. higher low desde o mínimo de 21 de Novembro.

- A baixa volatilidade dos últimos dias está bem patente no gráfico semanal onde, depois de na semana passada se ter evitado uma inside bar relativamente à semana anterior por apenas 0,28 pontos, vemos que esta semana uma situação idêntica aconteceu, tendo-se evitado uma inside bar (agora para o lado descendente) por somente 0,63 pontos. Temos assim iniciado um novo swing de baixa, sendo no entanto conveniente lembrar que este swing poderá ser anulado caso para a semana venhamos a ter uma volatilidade suficiente para "engolir" a barra desta semana, com um mínimo igual ou abaixo dos 857,09 (mínimo desta semana) e um máximo acima dos 918,85 (máximo da semana passada).

FT
Anexos
SPX 20081226 FT d.gif
SPX diário
SPX 20081226 FT d.gif (20.65 KiB) Visualizado 7624 vezes
SPX 20081226 FT S.gif
SPX semanal
SPX 20081226 FT S.gif (17.14 KiB) Visualizado 7627 vezes
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por MarcoAntonio » 22/12/2008 17:56

No S&P ainda não há nenhuma evolução digna de registo. Deixo contudo em jeito de correcção um update ao Crude onde a semana passada apenas os contratos relativos a Janeiro passaram abaixo dos 40 dolares: nem os contratos de maturidade posterior nem o Brent reagiu a esta baixa pelo que não é representativa. É uma situação pontual que se registou apenas nos contratos que estavam a expirar e portanto, na minha opinião, deve ser completamente ignorada. O suporte dos 40 dolares continua em vigor e até saiu um pouco reforçado desta história...

Para já fica o gráfico anexo e portanto, também no crude, não se registou nenhuma evolução relevante.
Anexos
CrudeOil081222.png
CrudeOil081222.png (18.59 KiB) Visualizado 7780 vezes
CrudeOil081222LP.png
CrudeOil081222LP.png (22.67 KiB) Visualizado 7795 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Flying Turtle » 20/12/2008 10:15

De acordo Marco.

Não fundamentei a minha análise em figuras propositadamente, mas sim em níveis de suporte/resistência e em swings. Neste contexto, a minha observação de que o índice poderá visitar a zona dos 1000 - 1010 significa que:

- É o próximo nível de resistência;

- Admito que tal percurso se possa fazer dentro de um só swing de alta (embora eventualmente após um reteste aos 920) ou quase.

A meu ver, o target da figura poderá vir a ser atingido - se o for de facto - através de uma sequência de movimentos mais complexa.

Não há, assim, qualquer contradição nas análises.

Entretanto, para já a resistência dos 920 ainda é isso mesmo: Uma resistência.

FT

por MarcoAntonio » 19/12/2008 23:58

Flying, estou em crer que se essa resistência for quebrada, o índice tem potencial para ir bastante mais longe. Eu apontaria para a zona dos 1150pts...

As várias razões: é o target do H&S que eu referi (ou se quisermos, do triangulo); a resistência está bastante bem definida pelo que penso que o mercado em geral o tomaria como um sinal técnico bastante importante; trata-se de uma zona de suporte/resistência havendo por esses níveis uma série de máximos e mínimos.

Foi de resto ao quebrar essa zona em baixa que o índice descambou completamente na sua fase pior do Bear Market até agora pelo que foi também uma zona chave na descida). Tudo junto, penso que o mercado pode ter uma importante arrancada se quebrar os 920pts...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Flying Turtle » 19/12/2008 23:49

Olá a todos,

Breve actualização do SPX nos horizontes diário e semanal:

No diário temos um trading range entre os 850 e os 920 em definição, com a zona de resistência a continuar a suster as investidas do título como já tinha notado no passado fim de semana e foi aliás sobejamente referido pelos demais participantes hoje. Independentemente da figura em formação, o eventual rompimento desta resistência, se feito com convicção, poderá fazer o índice ir visitar a zona dos 1000 - 1010, onde se situa a resistência seguinte.

No semanal avançámos para a 4ª. semana do upswing, já que o máximo desta semana ultrapassou em 0,28 pontos o da anterior (por pouco não era uma inside bar).

Ficam os gráficos, com votos de bom fim de semana,

FT
Anexos
SPX 20081219 FT d.gif
SPX diário
SPX 20081219 FT d.gif (18.86 KiB) Visualizado 8036 vezes
SPX 20081219 FT S.gif
SPX semanal
SPX 20081219 FT S.gif (19.01 KiB) Visualizado 8050 vezes

por MarcoAntonio » 19/12/2008 20:12

Sim, os Futuros lá para a frente estão bastante mais altos. O mercado está "convencido" que o preço do petróleo vai subir (eu também estou, na verdade, não creio que se mantenha por estes níveis durante um prazo muito alargado).

O que faz sentido porque, tanto quanto sei, entre quebra do consumo e reservas acima do esperado, de momento há mesmo há uma quebra de procura enorme.

E os cortes na produção demorarão tempo a ter reflexo na cotação...
Imagem

Administrador Fórum

por Thunder » 19/12/2008 20:05

Olá pessoal :)

Os meus stops também estão nessa zona (925). Tenho que concordar que realmente os 920 tem sido uma resistência bastante forte.

Eu junto-me aos bears enquanto não passar os 920. O problema é que os 880 tem sido um osso duro de roer..... e assim sendo não consigo trazer os stops para baixo.

Vou ter que aguardar mais um bocado....

Marco já reparaste no spread enorme nos contratos de crude?
O de fevereiro está em 42 e o de dezembro de 2009 em 55 usd.....
Torna bastante difícil andar a fazer roll over com este diferencial nos preços.....
Mas quem disse que andar de TGV é barato? :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço a todos e um grande fim de semana 8-)

Registado: 3/3/2007 16:57

Re: .....

por AC Investor Blog » 19/12/2008 19:49

MarcoAntonio Escreveu:O que acaba por ser realmente importante é a resistência nos 920pts que é comum ao triangulo, ao H&S e basicamente à wedge também...

Concordo contigo nesse ponto, é lá que tenho as minhas stops... :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

Re: .....

por MarcoAntonio » 19/12/2008 19:45

AC Investor Blog Escreveu:Enquanto o Marco e outros ilustres aqui do fórum estão a ver um padrão Bullish "Inverted H & S", eu e o Quico estamos a ver um padrão claramente Bearish "ascending wedge", é disto que eu gosto :mrgreen:

Pessoalmente não gosto de wedges e em todo o caso considero a discussão sobre padrões secundária. O importante mesmo é a resistência horizontal nos 920pts. Se for quebrada em alta, será dado um sinal bullish muito importante...

Repara por exemplo que em lugar da wedge, se podia falar também de um triangulo ascendente, por exemplo.

O que acaba por ser realmente importante é a resistência nos 920pts que é comum ao triangulo, ao H&S e basicamente à wedge também...
Imagem

Administrador Fórum

.....

por AC Investor Blog » 19/12/2008 19:33

Enquanto o Marco e outros ilustres aqui do fórum estão a ver um padrão Bullish "Inverted H & S", eu e o Quico estamos a ver um padrão claramente Bearish "ascending wedge", é disto que eu gosto :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Elias » 19/12/2008 19:09

Quico Escreveu:Mas como já dizia o João Pinto do FCP... :wink:

"O meu coração só tem uma cor: azul e branco" :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Registado: 5/11/2002 12:21

por Quico » 19/12/2008 18:14

Vocês andam a ver H&S a mais no S&P!
Como já disse noutro post:
Quico Escreveu:No S&P também me parece haver um cenário de cunha ascendente prestes a ser quebrada. Em breve acaba-se o ralizito de Natal.
É impressionante a insistência com que tentou furar os 920 (umas 5 ou 6 vezes) e fraquejou sempre... :-k

Imagem

Abraço.

Mas como já dizia o João Pinto do FCP... :wink:

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 19/12/2008 14:18

Voltando ao Crude Oil, ou TGV para os amigos, quebrou o suporte dos 40 dolares e descambou completamente mais uma vez: em apenas duas sessões já percorreu perto de metade do caminho até ao suporte técnico seguinte de relevo que se situa nos 25 USD.

Se não fosse este o fado do petróleo há uns 4 meses até que era surpreendente...
Anexos
CrudeOil081219.png
CrudeOil081219.png (22.11 KiB) Visualizado 6810 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/12/2008 12:05

Sim, é possível.

Padrões dentro de padrões é uma coisa que vai acontecendo, especialmente com Bandeiras e com H&S. Mas tal como o Elias disse, eu não me atrevo a falar desse porque ainda está bem longe de estar completo.

O que eu referi, por seu lado, está todo desenhado. Agora depende apenas de quebrar a neckline ou não...
Imagem

Administrador Fórum

por - GOE - » 19/12/2008 12:04

Elias Escreveu:GOE também já me tinha lembrado disso mas não escrevi nada. Agora tás feito, não dou meia hora para aparecer aqui o Quico a dizer "lá estão vocês a falar de figuras incompletas" :mrgreen:

Não faz mal nenhum sonhar um bocadinho.. :lol: :)

Registado: 5/12/2007 16:26

por Elias » 19/12/2008 11:58

GOE também já me tinha lembrado disso mas não escrevi nada. Agora tás feito, não dou meia hora para aparecer aqui o Quico a dizer "lá estão vocês a falar de figuras incompletas" :mrgreen:

por - GOE - » 19/12/2008 11:56

Fazendo um pouco de futurologia esse mini H&S parece-me ser a cabeça de um H&S maior que está em formação neste momento..

O ombro esquerdo parece ter sido construído no mês de Outubro..

Falta vencer a resistência dos 918 para completar a Head mais acima nos 1010pts ..

E depois talvez se dê a formação do ombro direito, com uma vinda novamente aos 850pts.. :roll:

Registado: 5/12/2007 16:26

por MarcoAntonio » 19/12/2008 11:42

Aqui em especial destaque...
Anexos
complexhs.png
complexhs.png (16.84 KiB) Visualizado 7105 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/12/2008 11:33

A neckline é a linha laranja.
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 19/12/2008 11:31

Marco A., não vi o outro tópico mas estou com dificuldade em visualizar o H&S a que fazer referência.

Podes por favor explicitar?

1 abr
Elias

por MarcoAntonio » 19/12/2008 11:28

Um breve update ao S&P para colocar aqui um padrão a que já tinha feito referência noutro tópico, um H&S invertido em potência no S&P. O padrão não se encontra activado mas vale a pena seguir com atenção o comportamento do índice relativamente a estar resistência que está agora bem definida nos 920pts...

Este é o mesmo topo da consolidação da semana passada mas que entretanto se reforçou como resistência após o rally da baixa da taxa de juro. Tecnicamente seria um forte sinal a quebra em alta desta resistência e seria expectável uma upleg digna de registo...

No DAX, que já agora aproveito para actualizar também, temos um outro padrão em potência mas que se encontra algo longe do valor-chave. Trata-se de um possível duplo fundo com suporte nos 4000pts e resistência nos 5300pts.

Não posso deixar de ressalvar que ambos os índices estão em fase de ressalto mas que nenhum deles deu ainda um sinal concreto de inversão da tendência de médio/longo-prazo.
Anexos
S&P500-081219.png
S&P500-081219.png (20.21 KiB) Visualizado 7128 vezes
DAX-081219.png
DAX-081219.png (21.11 KiB) Visualizado 7118 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Adrox » 17/12/2008 20:50

O Euro está há 8 dias consecutivos a valorizar em relação ao Dólar.
E a descida das taxas de Juro foi apenas ontem...

Eu nunca na vida utilizei uma estratégia com base na Análise Fundamental, mas neste caso parece-me que o Dólar está a caminhar para a cova:

- Economia nos EUA no estado que se sabe.
- Juros ZERO, quem é que quer ter dólares com juros zero? Quem é que quer ter depositos a prazo em Dólares?
- E quando a FED mudar a qualidade da impressão para "rascunho" para poder imprimir mais notas por minutos.

Está mesmo bom para shortar o Dólar...

Para o ano o Nóbel da Economia ainda vai para o Schiff :P

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por MarcoAntonio » 17/12/2008 16:28

Update ao crude e ao eurusd...

O crude oil está agora no range 40-50, tendo os 50usd funcionado efectivamente como resistência. Portanto, estamos perante um ressalto muito moderado e semelhante aos anteriores. Dito de outra forma: nada de novo no petróleo.

Em relação ao EURUSD, a quebra foi brutal e passou a anterior zona de consolidação - que poderia eventualmente funcionar como zona de resistência - qual faca em manteiga no Verão. Este é um daqueles casos em que a situação técnica se conjugou com a situação nos mercados para originar um movimento brutal pois tivemos a quebra de uma consolidação que durou mais de um mês com a forte descida dos juros o que terá impulsionado a desvalorização do dolar.

O resultado é um movimento potentíssimo.

Tecnicamente a próxima resistência de relevo situa-se junto dos 1.5 (hoje o EURUSD já está acima dos 1.43, note-se, pois o gráfico que apresento é válido até ontem).
Anexos
CrudeOil-081217.png
CrudeOil-081217.png (21.1 KiB) Visualizado 7276 vezes
EURUSD081217.png
EURUSD081217.png (18.58 KiB) Visualizado 7276 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/12/2008 11:37

Sim, pode.

Inclusivamente através da plataforma que utilizaste recentemente no ambito do Jogo da Bolsa 2008. Essa plataforma disponibiliza a negociação sobre Futuros do Ouro, por exemplo.

Isto para te dar um exemplo concreto.

Nota: no jogo os Futuros estavam desactivados pois não faziam parte dos produtos permitidos na edição deste ano.
Imagem

Administrador Fórum

Ouro

por Mastergest » 17/12/2008 11:20

Marco,

A primeira via pode ser feita por internet?

Qual o fundo destinado a este fim?

Abraço

Registado: 3/2/2008 14:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 183 visitantes