Portugal Telecom - Tópico Geral
Re: Portugal Telecom - Tópico Geral
Novo Aquario Escreveu:SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
A PT enquanto instituição é a entidade lesada no meio disto tudo, na minha opinião.
Quanto à saída e não saída da fusão, vistas assim as coisas, o melhor é ficar na fusão
Mas acho curioso a Oi não ter sabido do processo e a PT comer com a redução da percentagem sem dar luta.
Se isto fosse tudo parar a tribunal, não me parece que o Granadeiro fosse responsabilizado por toda esta situação. Aliás, provavelmente a sua acção até seria compreeendida. Para achar os verdadeiros culpados temos de recuar uns anos até à venda da Vivo. Foi ai que a administração da PT decidiu alienar a Vivo (decisão desastrosa para a PT) e usar parte dos fundos da venda para financiar uma holding (ESI) associada ao seu principal accionista, o BES. Essa dívida foi constantemente renovada, até chegar a fusão e a PT ter começado a ter dúvidas sobre a capacidade da ESI para reembolsar o dinheiro. Foi ai que se optou por trocar a dívida da ESI para a Rioforte (decisão que pode ser muito contestada pela forma como foi feita, mas que na prática tira 900 M€ de uma empresa insolvente para outra empresa que na altura era solvente). Por isso acho curioso o Zeinal Bava vir dizer que não sabia nada da Rio Forte, o que ele devia ter respondido era o porquê de se ter metido milhões na ESI em primeiro lugar.
Agora a especular, imagino que quando a fusão foi anunciada o ano passado, ninguém na PT, no BES e no GES alguma vez pensou ser possível que quando chegasse a hora da verdade, não conseguissem fazer o rollover desses 897 M€ para outro sítio qualquer. Enfiaram a cabeça na areia e recusaram-se a admitir que as fontes de financiamento pudessem secar todas. Imaginem a cara do Ricardo Salgado quando o Passos Coelho recusou salvar o GES, via CGD e BCP.
Por isso, há muitos culpados nesta tragédia, mas mandar as culpas todas para cima do Granadeiro é ingénuo, e revela falta de conhecimento sobre quem verdadeiramente mandava na PT neste últimos 10 anos.
ESI entregou acções da ESFG em garantia à CGD. Rioforte entregou hotéis e hospitais como colaterais ao BCP, BPI e Bradesco. Pedido de protecção contra credores poderá avançar hoje.
O Grupo Espírito Santo (GES) entregou 15% do capital da ESFG, maior accionista do BES, em garantia para um financiamento da Caixa Geral de Depósitos, segundo o relatório e contas da Rioforte. A holding do GES, que poderá avançar hoje com o aguardado pedido de protecção contra credores, entregou ainda como colaterais à banca vários activos do seu negócio hoteleiro e os três maiores hospitais da Espírito Santo Saúde (ESS).
http://economico.sapo.pt/noticias/ges-d ... 97882.html
O granadeiro este sempre ligado à PT, tem de ter obrigatoriamente responsabilidades.....
Só a PT não tem direito a garantias??? a PT poderá receber alguma coisa se sobrar alguma coisa depois dos outros executarem as garantias. isto é tudo mau de mais para ser verdade. A administração da PT esteve este tempo todo a dormir...
Novo Aquario Escreveu:SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
A PT enquanto instituição é a entidade lesada no meio disto tudo, na minha opinião.
Quanto à saída e não saída da fusão, vistas assim as coisas, o melhor é ficar na fusão
Mas acho curioso a Oi não ter sabido do processo e a PT comer com a redução da percentagem sem dar luta.
Se isto fosse tudo parar a tribunal, não me parece que o Granadeiro fosse responsabilizado por toda esta situação. Aliás, provavelmente a sua acção até seria compreeendida. Para achar os verdadeiros culpados temos de recuar uns anos até à venda da Vivo. Foi ai que a administração da PT decidiu alienar a Vivo (decisão desastrosa para a PT) e usar parte dos fundos da venda para financiar uma holding (ESI) associada ao seu principal accionista, o BES. Essa dívida foi constantemente renovada, até chegar a fusão e a PT ter começado a ter dúvidas sobre a capacidade da ESI para reembolsar o dinheiro. Foi ai que se optou por trocar a dívida da ESI para a Rioforte (decisão que pode ser muito contestada pela forma como foi feita, mas que na prática tira 900 M€ de uma empresa insolvente para outra empresa que na altura era solvente). Por isso acho curioso o Zeinal Bava vir dizer que não sabia nada da Rio Forte, o que ele devia ter respondido era o porquê de se ter metido milhões na ESI em primeiro lugar.
Agora a especular, imagino que quando a fusão foi anunciada o ano passado, ninguém na PT, no BES e no GES alguma vez pensou ser possível que quando chegasse a hora da verdade, não conseguissem fazer o rollover desses 897 M€ para outro sítio qualquer. Enfiaram a cabeça na areia e recusaram-se a admitir que as fontes de financiamento pudessem secar todas. Imaginem a cara do Ricardo Salgado quando o Passos Coelho recusou salvar o GES, via CGD e BCP.
Por isso, há muitos culpados nesta tragédia, mas mandar as culpas todas para cima do Granadeiro é ingénuo, e revela falta de conhecimento sobre quem verdadeiramente mandava na PT neste últimos 10 anos.
Sim, erros toda a gente comete... e não será apenas o Granadeiro a ter toda a culpa... toda a administração tem culpas!
O maior problema aqui não é ter feito um investimento errado, mas sim ter colocado todo o investimento num só local e sem qualquer garantia de retorno!!
Se a maioria das pessoas não gosta de ter todo o dinheiro apenas num só banco (e onde têm garantias de retorno).... porque motivo uma empresa investiu tudo num só sítio?!?!?
Sem dúvida que existe aqui um problema mais grave que poderá ir parar à justiça.
- Registado: 7/4/2007 17:13
SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
- Registado: 15/7/2014 15:22
De acordo com a bloomberg NET DEBT/EBITDA PT é de 4.28
EV/EBITDA é de 7.02
PE atual é de 5.67
PE 2015 é de 10.22
P/BV é de 0.95
PE da NOS é de 100 atual 2015 será de 30?
A cotação da PT já incorpora as sinergias da fusão PT/OI?
EV/EBITDA é de 7.02
PE atual é de 5.67
PE 2015 é de 10.22
P/BV é de 0.95
PE da NOS é de 100 atual 2015 será de 30?
A cotação da PT já incorpora as sinergias da fusão PT/OI?
- Registado: 29/11/2007 10:27
euro-born Escreveu:A fusão será feita.
A PT tem a oportunidade de recuperar parte ou a totalidade (dependendo do que receber da Rioforte) da participação na OI inicialmente acordada.
A Rioforte tem Ativos que podem ser alienados/colocados em bolsa (parcialmente ou totalmente)
A PT e a OI, apesar de muito endividadas vão falir?
A PT vale menos que a NÓS?
A PT fatura o dobro da NOS (690.977m€ PT e 337.334m€ NOS)
A PT tem o dobro do EBITDA da NOS
A PT tem quase o dobro do Capital Próprio (se considerarmos que a divida na Rioforte será recuperada em 50%, então PT 1,5 x NOS)
A PT está muito mais endividada que a NÓS (Autonomia de 17% PT e 36%NOS)
O Ativo da PT é de 11.800M€ da NOS é de 2.827M€
Caso a OI consiga dar a volta no BRASIL a PT tem um potencial enorme e que não está nada considerado...
( edit) euroborn, esse tipo de dados para passar à cadeira de contabilidade introdutoria chegam.... o pior é o resto... e avaliar a pt e a oi tem que ser juntando as 2 e atribuindo a posição que os acionistas da pt vao ter na brasileira.... A pt vale menos que a nós porque ?não é a autonomia financeira... é o racio net debt ebita que é pessimo e na oi fumo branco nada... por outro lado os resultados da nos ainda nao incorporam as sinergias esperadas pelo mercado( a meu ver podem nao ocorrer na totalidade, veremos)..... o que interessa e ver no brasil quando aquilo começa a dar a volta hoje por hoje a margem ebitda recorrente melhorou mas o resto é uma situação aflitiva, com corte em investimento de rede à mistura o que nao soa nada bem.....dentro de um setor em que eu pessoalmente nao investia neste momento
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A fusão será feita.
A PT tem a oportunidade de recuperar parte ou a totalidade (dependendo do que receber da Rioforte) da participação na OI inicialmente acordada.
A Rioforte tem Ativos que podem ser alienados/colocados em bolsa (parcialmente ou totalmente)
A PT tem quase o dobro do Capital Próprio (se considerarmos que a divida na Rioforte será recuperada em 50%, então PT 1,5 x NOS)
Caso a OI consiga dar a volta no BRASIL a PT tem um potencial enorme e que não está nada considerado...
- Registado: 29/11/2007 10:27
Enviei há uns dias um email para essa associação e acabei de enviar outro, mas ainda não tive qualquer resposta.
Se tivesse nos EUA (vivi lá uns meses), talvez fosse o melhor negócio das nossas vidas....1 milhão de € para cada um!!!
Eu fico com os bens do Granadeiro!!! Meter medo já é uma pequena vitória...
Se tivesse nos EUA (vivi lá uns meses), talvez fosse o melhor negócio das nossas vidas....1 milhão de € para cada um!!!
Eu fico com os bens do Granadeiro!!! Meter medo já é uma pequena vitória...
- Registado: 22/12/2013 23:04
lmagomes Escreveu:Boa Noite.
Soube que um grupo de pequenos acionistas (3) colocou a pt em tribunal, como poderia eu também fazer o mesmo, ou então juntar-me a esse grupo.
Temos de começar por contactar a Associação dos Investidores do Mercado de Capitais.
http://www.associacaodeinvestidores.com/
http://www.associacaodeinvestidores.com ... /contactos
amanhã vou tentar entrar em contacto com a associação. já que houve o primeiro passo...penso que deverá haver mais investidores interessados em participar nesta acção.
Quando acabar a fusão com a OI a PT continua no psi20?
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
Três accionistas vão entregar até à próxima segunda-feira uma acção em tribunal.
Três accionistas da Portugal Telecom (PT) vão entregar amanhã ou, o mais tardar, segunda-feira, uma acção em tribunal contra a comissão executiva da PT, disse ao Económico Octávio Viana, presidente da ATM – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais.
"É um processo que envolve toda a comissão executiva e, mais tarde, poderemos avançar com outro contra os orgãos de fiscalização", explicou Octávio Azevedo ao Económico.
"São três accionistas: um individual, com perdas consideráveis na ordem dos 300 a 400 mil euros, e que representa a ATM porque é nosso associado. Uma empresa e um grande accionista chinês", especificou. Será entregue amanhã ou, o mais tardar na próxima segunda-feira.
A ATM ainda está a avaliar se houve ou não dolo nas acções da comissão executiva. "Aí podemos avançar com outra acção", que pode ter consequências criminais.
Em causa está o investimento de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, do Grupo Espírito Santo, que entrou na quarta-feira em incumprimento.
Esse incumprimento levou a que os termos da fusão com a Oi tenham sido alterados. A PT fica com 25,6% do capital da Oi e com a opção de recomprar acções da CorpCo durante seis anos, até aos 37,3% do capital inicialmente previsto. As acções e a dívida serão integradas num veículo, que pode ser a PT SGPS ou outra entidade, num modelo que ainda está em estudo.
"Procurámos falar com o presidente da comissão executiva da PT mas não foi possível", concluiu Octávio Viana.
http://economico.sapo.pt/noticias/accio ... 97856.html
Três accionistas da Portugal Telecom (PT) vão entregar amanhã ou, o mais tardar, segunda-feira, uma acção em tribunal contra a comissão executiva da PT, disse ao Económico Octávio Viana, presidente da ATM – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais.
"É um processo que envolve toda a comissão executiva e, mais tarde, poderemos avançar com outro contra os orgãos de fiscalização", explicou Octávio Azevedo ao Económico.
"São três accionistas: um individual, com perdas consideráveis na ordem dos 300 a 400 mil euros, e que representa a ATM porque é nosso associado. Uma empresa e um grande accionista chinês", especificou. Será entregue amanhã ou, o mais tardar na próxima segunda-feira.
A ATM ainda está a avaliar se houve ou não dolo nas acções da comissão executiva. "Aí podemos avançar com outra acção", que pode ter consequências criminais.
Em causa está o investimento de 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, do Grupo Espírito Santo, que entrou na quarta-feira em incumprimento.
Esse incumprimento levou a que os termos da fusão com a Oi tenham sido alterados. A PT fica com 25,6% do capital da Oi e com a opção de recomprar acções da CorpCo durante seis anos, até aos 37,3% do capital inicialmente previsto. As acções e a dívida serão integradas num veículo, que pode ser a PT SGPS ou outra entidade, num modelo que ainda está em estudo.
"Procurámos falar com o presidente da comissão executiva da PT mas não foi possível", concluiu Octávio Viana.
http://economico.sapo.pt/noticias/accio ... 97856.html
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Boa Noite.
Soube que um grupo de pequenos acionistas (3) colocou a pt em tribunal, como poderia eu também fazer o mesmo, ou então juntar-me a esse grupo.
- Registado: 18/10/2012 18:48
Com quase 8% de posições curtas (superiores a 0,05%), o que está próximo do máximo histórico disponível no site da CMVM (8,6%), acho que muito brevemente vão ter de começar a comprar.
- Registado: 17/7/2014 20:19
Já conhecemos a polêmica, já temos umas luzes do desfecho, e um price target para PT neste momento que atravessamos? Qual a vossa opinião? E para a futura empresa?
- Registado: 1/8/2008 11:05
LionH Escreveu:SFT Escreveu:LionH Escreveu:
Errado , a culpa é da PT , pois o Granadeiro e o responsável financeiro são empregados da PT. E um funcionário representa a empresa e da a cara por ela. Pode e depois ser responsabilizado pela empresa. Mas até agora o Granadeiro continua bem sentadinho la.
Estás.me a dizer que toda a gente é inimputável a partir do momento que tome uma decisão inserida num contexto de funcionário de empresa é isso?
Só se for em Portugal, porque a decisão tomada pelo Granadeiro e pelo responsável financeiro em nada tem a ver com a operação "normal" da empresa.
Para não falar da omissão da operação ao Conselho de Administração, algo consagrado nos estatutos.
Não, ele é responsável, mas primeiro sera a empresa. Se um accionista quiser fazer uma acçao judicial por se sentir prejudicado vai faze-lo a PT e não ao Granadeiro, a PT é que fez o investimento. A PT pode e depois pedir responsabilidades ao Granadeiro, mas duvido que o faça.
Todas as situações são possíveis. Isto é, as acções podem ser apresentadas contra a Empresa, contra um ou vários dos seus administradores, ou conjuntamente contra a empresa e um ou vários dos seus administradores. Todas as empresas cotadas possuem apólices de responsabilidade civil "Directors & Officers" que lhes permitem transferir este tipo de riscos para seguro.
Abraço.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem
John Kenneth Galbraith
John Kenneth Galbraith
SFT Escreveu:LionH Escreveu:SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
Errado , a culpa é da PT , pois o Granadeiro e o responsável financeiro são empregados da PT. E um funcionário representa a empresa e da a cara por ela. Pode e depois ser responsabilizado pela empresa. Mas até agora o Granadeiro continua bem sentadinho la.
Estás.me a dizer que toda a gente é inimputável a partir do momento que tome uma decisão inserida num contexto de funcionário de empresa é isso?
Só se for em Portugal, porque a decisão tomada pelo Granadeiro e pelo responsável financeiro em nada tem a ver com a operação "normal" da empresa.
Para não falar da omissão da operação ao Conselho de Administração, algo consagrado nos estatutos.
Não, ele é responsável, mas primeiro sera a empresa. Se um accionista quiser fazer uma acçao judicial por se sentir prejudicado vai faze-lo a PT e não ao Granadeiro, a PT é que fez o investimento. A PT pode e depois pedir responsabilidades ao Granadeiro, mas duvido que o faça.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
LionH Escreveu:SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
SFT Escreveu:Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
como são só declaradas as posições curtas iguais ou superiores a 0,50%, provavelmente a percentagem já deve estar muito próxima de 10%
- Registado: 29/11/2007 3:19
Joca601 Escreveu:Negocios Mendes Escreveu:Voltaram ontem a aumentar os shorts: de 7,21 para 7,78%
E com a descida de hoje já deve estar perto dos 10%.
É que 10% em shorts, sao quase 90 milhoes de acções. E quem está a compra-las???
So uma curiosidade: estes tipos com 10% da PTC em shorts, nao deviam lançar uma OPA a PTC?![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
admito que esses shorts tenham boa informação... mas basta um ameaço da Rio forte pagar alguma coisa, que eu quero ver a quem eles as vão comprar...
onde é que estás a ver a informação dos shorts?
Obrg
FONTE :
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/s ... t=%24!%24K[%23%20%20%20%0A
- Registado: 29/11/2007 3:19
Negocios Mendes Escreveu:Voltaram ontem a aumentar os shorts: de 7,21 para 7,78%
É que 10% em shorts, sao quase 90 milhoes de acções. E quem está a compra-las???
So uma curiosidade: estes tipos com 10% da PTC em shorts, nao deviam lançar uma OPA a PTC?![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
admito que esses shorts tenham boa informação... mas basta um ameaço da Rio forte pagar alguma coisa, que eu quero ver a quem eles as vão comprar...
onde é que estás a ver a informação dos shorts?
Obrg
Voltaram ontem a aumentar os shorts: de 7,21 para 7,78%
So uma curiosidade: estes tipos com 10% da PTC em shorts, nao deviam lançar uma OPA a PTC?

So uma curiosidade: estes tipos com 10% da PTC em shorts, nao deviam lançar uma OPA a PTC?

Cumprimentos,
Alex Tomás
Alex Tomás
- Registado: 3/5/2005 12:47
Não é um processo contra a PT mas sim o Granadeiro e o responsável financeiro.

Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Negocios Mendes Escreveu:Eu sinceramente, depois das perdas que levo, sem o dinheiro da Rio Forte e ainda por cima reduzem a % na futura empresa de 39,6% para 25%, eu como accionista, prefiro nao fazer a fusão.
então estás a dizer que preferes que a acção caia para baixo de 1 euro? é porque sem brasil, a pt está encalhada com portugal, um mercado super duro e está carregada de divida.
Quando ao resto até percebo, problema é isto é portugal, isto é, pais das bananas. justiça é um conceito relativo aqui...
Por outro lado, este tipo de processos não vai dar em lado nenhum se não participarem accionistas de referencia com lugar no CA que possivelmente não foi consultado. Não sou advogado, não sei bem como atacar a questão, mas sei que do outro lado vão saber defender-se muito bem.
O problema no meio disto tudo é que nenhum accionista de referencia da PT vai processar a Pt, a menos que queira ver as suas acções desvalorizar ainda mais.
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
AC2719 Escreveu:vai ter de haver muita paciência !!
E houve ! 4 postes a implorar por paciência !!
É um pleonasmo involuntário! Pode ser que contribua, pelo menos, para a minha paciência...
Não sou justiceiro e pode ser que seja um "tiro no pé", mas estarei atento a eventuais reclamações junto da CMVM (da parte dos pequenos investidores). Pode dizer-se que é um acto de cidadania ("comer, mas não calar!"), mas sozinho não tomarei a iniciativa. Se fosse nos EUA, obviamente, a justiça seria célere e a história seria outra...
- Registado: 22/12/2013 23:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 314 visitantes