BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
eredea1, quando dizes manter o mesmo peso referes-te mais precisamente a quê?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Olá,
Eu sou novo no Forum este é a minha primeira intervenção.
Eu tenho cerca de 500 mil accoes do BCP, neste momento estou com um ganho de cerca de 100% e relativamente ao aumento de capital não tenho capacidade financeira para adquirir novas acções, mas pretendia manter o mesmo peso de investimento..
Qual é a melhor estratégia para manter o mesmo peso e o mesmo ganho, sem ir ao aumento de capital, se é que isso é possivel?
vender uma parte dos direitos e com esse capital comprar novas acções numa proporçao em que nao fosse necessário aumentar capital..
Era possivel assim manter um peso semelhante com o mesmo ganho?
Gostaria de ouvir as vossas opiniões
Obrigado
Eu sou novo no Forum este é a minha primeira intervenção.
Eu tenho cerca de 500 mil accoes do BCP, neste momento estou com um ganho de cerca de 100% e relativamente ao aumento de capital não tenho capacidade financeira para adquirir novas acções, mas pretendia manter o mesmo peso de investimento..
Qual é a melhor estratégia para manter o mesmo peso e o mesmo ganho, sem ir ao aumento de capital, se é que isso é possivel?
vender uma parte dos direitos e com esse capital comprar novas acções numa proporçao em que nao fosse necessário aumentar capital..
Era possivel assim manter um peso semelhante com o mesmo ganho?
Gostaria de ouvir as vossas opiniões
Obrigado
- Registado: 17/3/2014 11:27
Royal_Flush Escreveu:
Nao digo que espere que caía 20 ou 30%.. não digo que se enriqueça, mas concerteza não estarei completamente errada, porque já aqui foi dito que após o destaque do direito a acção desce..
Bem.. dou a mão à palmatória, o que é que tou a ver mal?
sim...mas acho que é PROIBIDO shortar BCP neste momento exactamente por essa "queda" ser um procedimento de queda artificial da cotação (artificial pq quem detiver as acções não sente a queda pq passa nessa altura a deter algumas novas acções a preço de 0,065€ ou vende os direitos e encaixa o correspondente ao que "perde" pela "queda" da cotação)[/quote]
Só uma questão: é possível «shortar» o BCP. Bem ou mal tenho uma posição curta aberta desde ontem, com um preço médio de 16,01.
Aproveito a oportunidade para agradecer ao Strogonoff e a quem me mostrou que era possível shortar a banca. Curiosamente a minha corretora só o possibilitou na semana passada, depois de levantadas as restrições (pelo menos) no Reino Unido. Ficam os links das anteriores restrições e levantamento das mesmas:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/E ... 59,00.html
http://www.bloomberg.com/news/2014-01-2 ... lling.html
http://www.ft.com/cms/s/0/9a55839a-c42d ... z34W8FAnSi
Boa noite a todos
Penso eu de que ,atendendo a tudo o que se tem passado será possivél que ainda durante esta semana saia algo ,ou seja ao que parece evidente se elas subiram quem tem informação sabe que ainda transacionam com direito aos DIREITOS.
Eu colocaria como hipotese que ainda hoje ou amanha saia algo e que pelo menos até amanha se tenha direito aos DIREITOS.
Para ajudar ás contas diria que se a cotação se mantiver assim casa dos 0,1800 €, as mesmas após direitos se fosse linear valeriam 0,1080 €.
Quanto ao preço dos DIREITOS teóricamente 0,0720
Espero que pelo menos tenha sido esclarecedor quanto á minha posição ,fica a faltar o Marco António com o seu post com as continhas certinhas assim que saia na CMVM
Só mais uma pequena nota poucos terão ações a 0,0650,ou seja efetivamente só as sobrantes as que vão a rateio, se houver terão esse custo porque as outras NÃO por mais que digam atrás essa é a realidade.
Penso eu de que ,atendendo a tudo o que se tem passado será possivél que ainda durante esta semana saia algo ,ou seja ao que parece evidente se elas subiram quem tem informação sabe que ainda transacionam com direito aos DIREITOS.
Eu colocaria como hipotese que ainda hoje ou amanha saia algo e que pelo menos até amanha se tenha direito aos DIREITOS.
Para ajudar ás contas diria que se a cotação se mantiver assim casa dos 0,1800 €, as mesmas após direitos se fosse linear valeriam 0,1080 €.
Quanto ao preço dos DIREITOS teóricamente 0,0720
Espero que pelo menos tenha sido esclarecedor quanto á minha posição ,fica a faltar o Marco António com o seu post com as continhas certinhas assim que saia na CMVM
Só mais uma pequena nota poucos terão ações a 0,0650,ou seja efetivamente só as sobrantes as que vão a rateio, se houver terão esse custo porque as outras NÃO por mais que digam atrás essa é a realidade.
- Registado: 13/7/2011 20:38
chopsuey29 Escreveu:informador Escreveu:chopsuey29 Escreveu:O aumento da capital tá assumido, sabemos que vai sair mais dia menos dia, sabemos que a acção descerá do preço de ontem/hoje/amanhã.. eu penso que neste momento o verdadeiro negócio é só um: shortar..
Se isso fosse assim tão facil estava tudo rico, experimenta shortar.......
Nao digo que espere que caía 20 ou 30%.. não digo que se enriqueça, mas concerteza não estarei completamente errada, porque já aqui foi dito que após o destaque do direito a acção desce..
sim...mas acho que é PROIBIDO shortar BCP neste momento exactamente por essa "queda" ser um procedimento de queda artificial da cotação (artificial pq quem detiver as acções não sente a queda pq passa nessa altura a deter algumas novas acções a preço de 0,065€ ou vende os direitos e encaixa o correspondente ao que "perde" pela "queda" da cotação)
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Alguém me sabe dizer até quando é que se podem comprar acções para ter direito aos direitos?
- Registado: 29/11/2007 2:33
informador Escreveu:chopsuey29 Escreveu:O aumento da capital tá assumido, sabemos que vai sair mais dia menos dia, sabemos que a acção descerá do preço de ontem/hoje/amanhã.. eu penso que neste momento o verdadeiro negócio é só um: shortar..
- Registado: 5/6/2014 14:26
chopsuey29 Escreveu:O aumento da capital tá assumido, sabemos que vai sair mais dia menos dia, sabemos que a acção descerá do preço de ontem/hoje/amanhã.. eu penso que neste momento o verdadeiro negócio é só um: shortar..

- Registado: 23/7/2013 12:01
O aumento da capital tá assumido, sabemos que vai sair mais dia menos dia, sabemos que a acção descerá do preço de ontem/hoje/amanhã.. eu penso que neste momento o verdadeiro negócio é só um: shortar..
- Registado: 5/6/2014 14:26
katolo Escreveu:Coloquei a hipótese de uma comportamento similar ao AC do BES, tendo ideia que os direitos subiram ~60%, e as ações proporcionalmente... Tenho de fazer contas...
Bom,
De qualquer forma, estou com dificuldades em tomar decisões... Provavelmente o meu futuro passa por fazer mais-valias com os direitos do BCP de 2 em 2 anos
vou mandar-te uma mensagem privada
Coloquei a hipótese de uma comportamento similar ao AC do BES, tendo ideia que os direitos subiram ~60%, e as ações proporcionalmente... Tenho de fazer contas...
Bom,
De qualquer forma, estou com dificuldades em tomar decisões... Provavelmente o meu futuro passa por fazer mais-valias com os direitos do BCP de 2 em 2 anos
Bom,

- Registado: 20/2/2014 22:01
katolo Escreveu:Olhando para o comportamento do AC do BES após o inicio da negociação dos direitos em Bolsa, podemos ter aqui um caso similar?
Se sim, alguém quer compartilhar ideias para os valores dos direitos, bem como para as ações velhas durante o processo de negociação dos direitos?
eu podia e até já fiz isso mas são bitaites e há quem não goste

nunca mais se sabe quando começa o pagamento deste novo imposto chamado CoCo?
os CóCós 1º eram para ter sido pagos por via de resultados
AC's não faziam parte do plano de recapitalização
e no fim...
grande alegria!
vai ser o accionista (e contribuinte!) que já paga todos os impostos existentes incluindo 28% sobre mais-valias sobre acções, depósitos, etc, que se ganhar um prémio superior a 5000 euros nos jogos tem de dar 20% desse acréscimo, que vai agora pagar grande parte do empréstimo dos 3.000M€ dos CóCós
e está tudo contente
P.S: pagaram os primeiros 400M€ só para não ficar logo claro que não conseguiriam pagar sem a esmola do accionista que no BCP é de 2 em 2 anos!
esta administração andou a enganar os accionistas e não é diferente das anteriores!
foi todo um processo de aumento de capital vergonhoso que alguém com a noção da decência deveria investigar!
inside information e manipulação de mercado! acredito que muitos intervenientes no mercado saberiam não só o facto de ir haver AC mas os valores aos quais os mesmos se iriam efectuar e andaram durante 1 mês (pelo menos!) a acumular acções a valor que desse lucro nas contas já feitas
este AC (que deve ser anunciado amanhã com datas e tudo) foi (e vai ser) uma vergonha!
os CóCós 1º eram para ter sido pagos por via de resultados
AC's não faziam parte do plano de recapitalização
e no fim...
grande alegria!
vai ser o accionista (e contribuinte!) que já paga todos os impostos existentes incluindo 28% sobre mais-valias sobre acções, depósitos, etc, que se ganhar um prémio superior a 5000 euros nos jogos tem de dar 20% desse acréscimo, que vai agora pagar grande parte do empréstimo dos 3.000M€ dos CóCós
e está tudo contente

P.S: pagaram os primeiros 400M€ só para não ficar logo claro que não conseguiriam pagar sem a esmola do accionista que no BCP é de 2 em 2 anos!
esta administração andou a enganar os accionistas e não é diferente das anteriores!
foi todo um processo de aumento de capital vergonhoso que alguém com a noção da decência deveria investigar!
inside information e manipulação de mercado! acredito que muitos intervenientes no mercado saberiam não só o facto de ir haver AC mas os valores aos quais os mesmos se iriam efectuar e andaram durante 1 mês (pelo menos!) a acumular acções a valor que desse lucro nas contas já feitas
este AC (que deve ser anunciado amanhã com datas e tudo) foi (e vai ser) uma vergonha!
jccgold Escreveu:yaya Escreveu:Pergunta estúpida para os caldeireiros e entendidos: converter os Cocos em ações ou fazer AC gigante não vai dar ao mesmo?A diluição não é igual?
Cumps
Nao, o preço definido para a conversao dos Cocos em accoes era 4 centimos seria muito pior para o BCP
E para mais qual seria o interesse em ter o Estado como accionista de referência

Vamos andando dia a dia até chegar o nosso dia!
Olhando para o comportamento do AC do BES após o inicio da negociação dos direitos em Bolsa, podemos ter aqui um caso similar?
Se sim, alguém quer compartilhar ideias para os valores dos direitos, bem como para as ações velhas durante o processo de negociação dos direitos?
- Registado: 20/2/2014 22:01
os DTA (créditos fiscais) passaram?
e a Ministra? esclareceu tudinho como o Amado queria para poder meter os papéis do AC na CMVM com datas e tudo?
ou ficou tudo em águas de bacalhau?
e a Ministra? esclareceu tudinho como o Amado queria para poder meter os papéis do AC na CMVM com datas e tudo?
ou ficou tudo em águas de bacalhau?
Editado pela última vez por Royal_Flush em 26/6/2014 19:07, num total de 1 vez.
yaya Escreveu:Pergunta estúpida para os caldeireiros e entendidos: converter os Cocos em ações ou fazer AC gigante não vai dar ao mesmo?A diluição não é igual?
Cumps
Nao, o preço definido para a conversao dos Cocos em accoes era 4 centimos seria muito pior para o BCP
World debt clock:
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
http://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html
- Registado: 11/11/2011 3:58
mmrmm Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/editorial/nuno_carregueiro/detalhe/vender_na_incerteza.html
Que pena não ter acesso ao artigo na íntegra. O título e o resumo prometiam...
cmps,
Em AT há uma explicação: sobrevenda com estocástico saturado em mínimos. Quando a vela se afasta demasiado da BBmínima ou BBmáxima dá-se o ressalto para cima ou para baixo. É o meu ponto de vista.
Mas quanto a mim poderão ser são entradas curtas para aproveitar o excesso de sobrevenda.

Há muito que bolir para inverter a tendência do gráfico semanal.
Cumps
Pergunta estúpida para os caldeireiros e entendidos: converter os Cocos em ações ou fazer AC gigante não vai dar ao mesmo?
A diluição não é igual?
Cumps

Cumps
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... rteza.html
cmps,
cmps,
Diacono Escreveu:Diacono Escreveu:jevang2 Escreveu:JR62 as minhas contas não dão como as tuas, isto é:
imagina que tens 100.000 titulos do BCP a 0,18€
irás ter 100.000 direitos, onde cada 4 dá direito à compra de 7, isto, um indice de 1,75 (4x1,75=7), então ((100.000/4)x1,75)=43750 novas ações a comprar a 0.065€
se tens 100 mil acções poderás comprar 100000*1.75 = 175000 novas acções e não 43750.Táxista
Considero-me um leigo na matéria, pelo que agradeço todo e qualquer tipo correção/crítica:
Comprando 100.000 Ações a 0,18 € = 18.000 €; Com os direitos adquiridos 175.000 Ações a 0,065 € = 11.375 € ;
Preço Médio = Valor total investido- (18.000 € +11.375 €) / ( 100.000+175.000) = 0,107 €
não 0,145 € ???.
A um valor de 0,18 € p/ ação (simbólico) com a diluição imposta pelo A/C esta passa a ter o valor de ( 0,18 €/7) *4 = 0,103 €.
.
O preço das acções após AC é precisamente o que calculaste como acima como sendo o preço médio e não este de 0,103
Pode efectuar o calculo do valor teorico após AC com a seguinte formula: (N.º acções actuais*cotação actual+n.º acções a emitir*preço das novas acçoes) / total de acções após AC.
Considerando o valor teórico de 0,18 €(com respetiva diluação 4/7) o preço das novas ações após AC teriam o valor de 0,103 €, penso que está correto, como também é referido no comentário do Luislobs.
Quando sai o calendário d AC.
Alguém tem informação priveligiada? digam .
Bem haja
Alguém tem informação priveligiada? digam .
Bem haja
- Registado: 29/11/2007 13:06
General Patton Escreveu:nmprc Escreveu:jcms Escreveu:A venda dos direitos, têm que ser declarados no IRS?
Sendo o valor de aquisição 0,00€.
Obrigado pela informação.
Ora cá está uma pergunta NOVA e PERTINENTE para a qual não tenho resposta...
Têm, sim, e tal como diz o valor de aquisição, infeliz e injustamente, é 0 (zero)! Ou seja, tudo é mais-valia! A OTOC tem artigos sobre o assunto. Procurem-nos lá. A vossa correctora, julgo, enviar-vos-á no final do ano um documento onde vos porão esses valores tal como devem ser apresentados/declarados para efeitos de IRS. Pelo menos a Gobulling faz isso. São impecáveis nesse aspecto.
Não me parece justo que os direitos tenham um preço de aquisição nulo por dois motivos:
1 - Custou dinheiro quando se comprou as acções;
2 - No dia de ex-direito as acções perdem valor;
Deixo aqui um artigo da OTOC muito interessante sobre o assunto que até dá o exemplo do AC do BCP em 2008.
Cumprimentos
- Anexos
-
1248687173_43a50_fiscalidade_final.pdf
- (119.88 KiB) Transferido 439 Vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Preciso de uma ajudinha do pessoal da matemática,
Tenho 49.000 ações do BCP.
Quantas ações velhas preciso vender para ter no final do AC 50.000 ações? Ou seja, quantas ações necessito ter agora para no final, depois de exercidos os direitos, ter 50.000 ações?
Obrigado[/quote]
precisas de ter 28572 acções
28572 * 1.75 = 50001
Portanto, precisas de vender 49000-28572 = 20428 acções
se estiver errado, alguém que me corrija.[/quote]
aqui acho que está correcto[/quote]
Errado ...
x= nº acções a vender
y= 49000-x
1,75y+y=50000 depois desta equação resolvida x= 30819 e y=18181
Têm de ser vendidas 30819 acções e ficas com 18181 acções antigas, cada acção detida dá-te direito a comprar 1,75 novas acções a 0.065€ assim estas 18181 vão dar-te direito a comprar 31816 novas acções que somadas ás 18181 antigas dá a totalidade de 49997 acções no final.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_bcp.html
O pessoal anda um bocado baralhado com este AC mas a verdade é que a comunicação social ajuda a baralhar o que já está baralhado.[/quote]
Onde ele multiplicou por 1,75 devia tê-lo feito por 2,75 para assim (1+1,75) considerar o número de acções velhas suficiente para lhe atribuir direitos e chegar às 50 mil acções no final.
Tenho 49.000 ações do BCP.
Quantas ações velhas preciso vender para ter no final do AC 50.000 ações? Ou seja, quantas ações necessito ter agora para no final, depois de exercidos os direitos, ter 50.000 ações?
Obrigado[/quote]
precisas de ter 28572 acções
28572 * 1.75 = 50001
Portanto, precisas de vender 49000-28572 = 20428 acções
se estiver errado, alguém que me corrija.[/quote]
aqui acho que está correcto[/quote]
Errado ...
x= nº acções a vender
y= 49000-x
1,75y+y=50000 depois desta equação resolvida x= 30819 e y=18181
Têm de ser vendidas 30819 acções e ficas com 18181 acções antigas, cada acção detida dá-te direito a comprar 1,75 novas acções a 0.065€ assim estas 18181 vão dar-te direito a comprar 31816 novas acções que somadas ás 18181 antigas dá a totalidade de 49997 acções no final.
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_bcp.html
O pessoal anda um bocado baralhado com este AC mas a verdade é que a comunicação social ajuda a baralhar o que já está baralhado.[/quote]
Onde ele multiplicou por 1,75 devia tê-lo feito por 2,75 para assim (1+1,75) considerar o número de acções velhas suficiente para lhe atribuir direitos e chegar às 50 mil acções no final.
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
General Patton Escreveu:nmprc Escreveu:jcms Escreveu:A venda dos direitos, têm que ser declarados no IRS?
Sendo o valor de aquisição 0,00€.
Obrigado pela informação.
Ora cá está uma pergunta NOVA e PERTINENTE para a qual não tenho resposta...
Têm, sim, e tal como diz o valor de aquisição, infeliz e injustamente, é 0 (zero)! Ou seja, tudo é mais-valia! A OTOC tem artigos sobre o assunto. Procurem-nos lá. A vossa correctora, julgo, enviar-vos-á no final do ano um documento onde vos porão esses valores tal como devem ser apresentados/declarados para efeitos de IRS. Pelo menos a Gobulling faz isso. São impecáveis nesse aspecto.
E como é tratado, em sede de irs, o seguinte:
tenho 500 acções que comprei a 0,20
Após AC, não tendo subscrito os direitos, fiquei com acções a valerem...0,10
Vendi as 500 acções a 0,10.
regista uma menos valia, é isso?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, cali010201, dragom, Google [Bot], jcpequeno, LionHeart, loverfoto, niceboy, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014 e 310 visitantes