BPI - Tópico Geral
Re: BPI - Tópico Geral
PM_82 Escreveu:Stresszero Escreveu:Não sei qd saem os resultados do BPI mas poderão ser decisivos neste movimento que prespectivo.
Saem hoje!
Obrigado meus caros, se calhar faço uma perninha ainda hoje com um stop nos 1,035.

Stresszero Escreveu:Não sei qd saem os resultados do BPI mas poderão ser decisivos neste movimento que prespectivo.
Saem hoje!
In the absence of data, anyone's opinion is valid.
- Registado: 19/8/2009 17:46
Stresszero Escreveu:Tenho acompanhado o BPI e vejo que está num ponto muito interessante.
Tem um pequena resistência de curto prazo na casa dos 1,10 mas ultrapassando em alta esta resistência, tem caminho livre para atacar uma resistência bem mais dura de roer que são os 1,30.
Não sei qd saem os resultados do BPI mas poderão ser decisivos neste movimento que prespectivo.
Bons negócios!
Olá.
saêm hoje depois do fecho de mercado.
abraços
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
Tenho acompanhado o BPI e vejo que está num ponto muito interessante.
Tem um pequena resistência de curto prazo na casa dos 1,10 mas ultrapassando em alta esta resistência, tem caminho livre para atacar uma resistência bem mais dura de roer que são os 1,30.
Não sei qd saem os resultados do BPI mas poderão ser decisivos neste movimento que prespectivo.
Bons negócios!
Bons negócios!
nook Escreveu:Lucros do BPI terão recuado 45% nos primeiros nove meses
Fernando Ulrich
Fernando
O BPI será o segundo banco nacional a revelar as suas contas ao mercado. A apresentação será na próxima quarta-feira e, de acordo com as estimativas do Caixa BI, o banco liderado por Fernando Ulrich terá registado uma quebra de lucros de 45%.
Segundo as previsões do banco de investimento, o BPI terá fechado os primeiros nove meses do ano com lucros de 64,8 milhões de euros, o que representa uma queda de 45% face aos homólogos 117,1 milhões.
A penalizar os resultados terá estado a margem financeira (diferença entre os juros cobrados no crédito e os juros pagos nos depósitos), que terá descido 18,1% para os 360,3 milhões de euros até setembro deste ano, face aos 440 milhões arrecadados nos primeiros nove meses de 2012.
Face ao segundo trimestre,o Caixa BI espera uma evolução positiva deste item, "sobretudo relacionada com o baixo custo dos depósitos, o fraco impacto dos CoCos', a evolução positiva em Angola e com a negociação de dívida portuguesa". Por outro lado, " margem deverá ter estado pressionada pelas baixas taxas de juro".
Outro factor penalizador dos resultados do BPI terão sido as comissões. "Esperamos uma quebra de 9,3% a nível trimestral para os 77 milhões de euros", ao mesmo tempo que o banco de investimento não espera "ganhos relevantes de trading no terceiro trimestre".
"Apesar do BPI continuar a apresentar uma qualidade de ativos superior à dos seus pares, a gestão deverá fortalecer o balanço", sublinha. Uma vez que o banco liderado por Fernando Ulrich dispõe de um excesso de capital, após a recente recomendação da EBA, o Caixa BI considera que poderá ser usado "para o banco pedir uma novo reembolso antecipado de CoCo's nos próximos trimestres".
http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 84546.html
Num momento onde quase todas as empresas e principalmente a banca dão prejuízos, o facto do BPI dar menos lucro é considerado quase mau!!!
Neste momento a diferença de lucros entre o bpi (+75M) e o bes (-375M) é de aproximadamente 450milhoes!!!
- Registado: 29/11/2007 10:42
espero entrar na casa dos 0.90, vou esperar até lá não me quero precipitar.
Lucros do BPI terão recuado 45% nos primeiros nove meses
Fernando Ulrich
Fernando
O BPI será o segundo banco nacional a revelar as suas contas ao mercado. A apresentação será na próxima quarta-feira e, de acordo com as estimativas do Caixa BI, o banco liderado por Fernando Ulrich terá registado uma quebra de lucros de 45%.
Segundo as previsões do banco de investimento, o BPI terá fechado os primeiros nove meses do ano com lucros de 64,8 milhões de euros, o que representa uma queda de 45% face aos homólogos 117,1 milhões.
A penalizar os resultados terá estado a margem financeira (diferença entre os juros cobrados no crédito e os juros pagos nos depósitos), que terá descido 18,1% para os 360,3 milhões de euros até setembro deste ano, face aos 440 milhões arrecadados nos primeiros nove meses de 2012.
Face ao segundo trimestre,o Caixa BI espera uma evolução positiva deste item, "sobretudo relacionada com o baixo custo dos depósitos, o fraco impacto dos CoCos', a evolução positiva em Angola e com a negociação de dívida portuguesa". Por outro lado, " margem deverá ter estado pressionada pelas baixas taxas de juro".
Outro factor penalizador dos resultados do BPI terão sido as comissões. "Esperamos uma quebra de 9,3% a nível trimestral para os 77 milhões de euros", ao mesmo tempo que o banco de investimento não espera "ganhos relevantes de trading no terceiro trimestre".
"Apesar do BPI continuar a apresentar uma qualidade de ativos superior à dos seus pares, a gestão deverá fortalecer o balanço", sublinha. Uma vez que o banco liderado por Fernando Ulrich dispõe de um excesso de capital, após a recente recomendação da EBA, o Caixa BI considera que poderá ser usado "para o banco pedir uma novo reembolso antecipado de CoCo's nos próximos trimestres".
Fernando Ulrich
Fernando
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Sr_SNiper Escreveu:Federer Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:
Pela tua pergunta não tas de acordo sniper?
Estou neutro... podemos estar a lateralizar... comprar no suporte e vender na resistência parece-me uma opcção sensata.
Suporte a 0,96 certo?
Federer Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Rags Escreveu:Um gráfico que reflete a minha opinião no momento:
Estás longo?
Estou neutro... podemos estar a lateralizar... comprar no suporte e vender na resistência parece-me uma opcção sensata.
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Rags Escreveu:Um gráfico que reflete a minha opinião no momento:
Estás longo?
Sr_SNiper Escreveu:Estás longo?
Desde que fechei posição no dia 11 10 2013 (como tive a oportunidade de partilhar neste tópico) não voltei a entrar, por enquanto...
Cumprimentos
Rags
Rags
Rags Escreveu:Um gráfico que reflete a minha opinião no momento:
Estás longo?
Lose your opinion, not your money
Até posso ser eu que estou com um ataque de optimismo, mas a mim parece-me a continuação de uma saudável correcção. Se os 0,96€ não aguentarem, ai penso que haverá preocupação para quem estiver longo, até lá parece-me que não há razão para dramas, embora a vela seja realmente muito bear!
Para quem está fora, há que estar atento ao suporte dos 0,96€!
Para quem está fora, há que estar atento ao suporte dos 0,96€!

A vela é feia mas a correcção mantém-se na zona do expectável. Federer, a LT está na zona dos 0,96.
Fica o gráfico actualizado
Fica o gráfico actualizado
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
O BPI hoje deu-lhe com força.
Que montanha russa !!!
Que montanha russa !!!
- Registado: 21/5/2009 18:43
tiagopt Escreveu:O BPI foi o vencedor da sondagem semanal. Depois dos recentes desenvolvimentos fui forçado a, pelo menos, dar algum benefício da dúvida a este interessante banco. Para dizer a verdade ainda não estou totalmente convencido, não o suficiente para abrir desde já uma posição longa, mas um pouco mais do que anteriormente.
No curto/médio prazo o BPI parece ter dado um pontapé na correcção, tendo subido 20% no espaço de duas semanas. Isso fez com que quebrasse a resistência dos 1,04 e caminhasse para a actual (e mais importante) zona de resistência que culmina nos 1,14. Ao fazê-lo parece ter invertido o padrão de mínimos relativos consecutivamente inferiores, desenhando inclusivé uma LTa de curto/médio prazo que servirá pelo menos para nos guiar daqui em diante.
Se olharmos para as duas últimas semanas de negociação vemos que se tem estado a gerar uma divergência bullish nos volumes, característica das consolidações. Pelo aspecto, e apesar de não ter havido ainda uma quebra confirmatória, parece estar a formar-se um pennant. A activar-se teria como projecção a zona dos 1,3, precisamente o ponto de maior resistência.
Mas para que tal aconteça teremos de ter previamente uma quebra em alta, e o PSI pode não ajudar nessa tarefa. O actual movimento global do índice vai esticado e por isso é esperada uma correcção para breve.
A haver um reteste à LT agora formada será de arriscar uma entrada, tal como se o padrão de consolidação se confirmar. Entrar neste momento, e apesar do potencial de subida de 20% vs. o potencial de descida de 10%, será precipitado. O ponto de decisão está tão próximo que é preferível esperar um pouco mais.
Tiago, a que valor ta a LT?
O BPI foi o vencedor da sondagem semanal. Depois dos recentes desenvolvimentos fui forçado a, pelo menos, dar algum benefício da dúvida a este interessante banco. Para dizer a verdade ainda não estou totalmente convencido, não o suficiente para abrir desde já uma posição longa, mas um pouco mais do que anteriormente.
No curto/médio prazo o BPI parece ter dado um pontapé na correcção, tendo subido 20% no espaço de duas semanas. Isso fez com que quebrasse a resistência dos 1,04 e caminhasse para a actual (e mais importante) zona de resistência que culmina nos 1,14. Ao fazê-lo parece ter invertido o padrão de mínimos relativos consecutivamente inferiores, desenhando inclusivé uma LTa de curto/médio prazo que servirá pelo menos para nos guiar daqui em diante.
Se olharmos para as duas últimas semanas de negociação vemos que se tem estado a gerar uma divergência bullish nos volumes, característica das consolidações. Pelo aspecto, e apesar de não ter havido ainda uma quebra confirmatória, parece estar a formar-se um pennant. A activar-se teria como projecção a zona dos 1,3, precisamente o ponto de maior resistência.
Mas para que tal aconteça teremos de ter previamente uma quebra em alta, e o PSI pode não ajudar nessa tarefa. O actual movimento global do índice vai esticado e por isso é esperada uma correcção para breve.
A haver um reteste à LT agora formada será de arriscar uma entrada, tal como se o padrão de consolidação se confirmar. Entrar neste momento, e apesar do potencial de subida de 20% vs. o potencial de descida de 10%, será precipitado. O ponto de decisão está tão próximo que é preferível esperar um pouco mais.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Boas,
O BPI parece que está com vontade, já anda naquele range de valores há 8 dias sem mostrar fraqueza, hoje fica com mm10 encostada os juros 10y desceram parece que quebrou ligeiramente finalmente.
Vamos ver amanha
.
O BPI parece que está com vontade, já anda naquele range de valores há 8 dias sem mostrar fraqueza, hoje fica com mm10 encostada os juros 10y desceram parece que quebrou ligeiramente finalmente.
Vamos ver amanha

Boas,
coloco aqui uma noticia que saiu hoje e que gostava de saber se isto poderá ser um indicador para o que pode ai vir relativamente ao Rating da banca e da republica. Existe alguma ligação entre o rating das OH e dos bancos propriamente ditos?
Fitch Upgrades 2 and Affirms 2 Portuguese Mortgage Covered Bond Programmes BBPI.LS
16/10/13 - 15:40 H
(The following statement was released by the rating agency)
LONDON, October 16 (Fitch) Fitch Ratings has taken rating actions on the
Obrigacoes Hipotecarias (OH, Portuguese mortgage covered bonds) issued by Banco
BPI (BPI), Banco Comercial Portugues S.A. (BCP), Caixa Economica Montepio Geral
(Montepio) and Caixa Geral de Depositos S.A. (CGD), as follows:
BPI ('BB+'/Negative/'B'), OH upgraded to 'BBB+' from 'BBB', Negative Outlook
BCP ('BB+'/Negative/'B'), OH affirmed at 'BBB-', Negative Outlook
Montepio ('BB'/Negative/'B'), OH upgraded to 'BBB' from 'BBB-', Negative Outlook
CGD ('BB+'/Negative/'B'), OH affirmed at 'BBB', Negative Outlook
The rating actions follow a full review of the programmes, and notably the
revision of the breakeven level of overcollateralisation (OC) for a given
rating, applying the agency's updated covered bond master criteria and
assumptions for assessing credit risk of Portuguese residential mortgage loans
pools (see "Covered Bonds Rating Criteria" dated 4 September 2013 and "EMEA
Criteria Addendum - Portugal" dated 30 July 2013 at www.fitchratings.com). In
particular, Fitch has modelled recovery prospects for covered bonds subject to
time subordination and to full discontinuity risk upon an issuer's event of
default (see also "Fitch Announces Enhancement to Recovery Uplift in Covered
Bonds Ratings" dated 30 April 2013 at www.fitchratings.com).
In Fitch's view, Portuguese legislative programmes are subject to sequential
allocation of recoveries given default, leaving later maturing covered bonds
subordinated to the repayment of earlier bonds. Fitch assumes an ongoing
allocation of funds from the cover pool to make the payments that become due
under the covered bonds in chronological order of maturity. To assess the
recovery prospects of the programmes, in line with criteria, Fitch then compares
the present value of the remaining cover assets' cash flows, incorporating
stressed defaults and recoveries, discounted at the stressed interest rate curve
plus one-half of the refinancing spread in the targeted scenario, to the present
value of the remaining liabilities discounted at the stressed interest rate
curve.
The agency has lowered its stressed refinancing spread assumptions used to
calculate the net present value of future cash flows from Portuguese residential
mortgages. The revised assumptions reflect the declining trend observed on
spreads from secondary market Portuguese residential mortgage-backed securities
and government bonds over the past three to five years, but also takes into
account the political instability and macroeconomic uncertainties surrounding
the Portuguese economy.
Fitch has maintained a Discontinuity Cap (D-Cap) of 0 (full discontinuity) for
Portuguese mortgage covered bonds which assumes an immediate default of the
covered bonds following a default of the issuer. This overall risk assessment is
driven by the Liquidity Gap and Systemic Risk component, which factors in the
Portuguese sovereign Issuer Default Rating (IDR) being in the non-investment
rating category, which would, in Fitch's view, prevent a successful timely cover
pool refinancing in the event of an issuer default (Portugal, 'BB+'/Negative)'
(see "Fitch Assigns Portuguese, Greek and Cypriot Covered Bonds Outlooks &
D-Caps" dated 19 September 2012 at www.fitchratings.com). According to Fitch's
covered bonds rating criteria, an uplift of up to three notches can be granted
above the issuers' IDR based on recovery prospects, provided that the covered
bond's rating on a probability of default (PD) basis is in the non-investment
grade rating category.
The Negative Outlook on Portuguese OH reflects the Negative Outlook on the
issuers' Long-term Issuer Default Rating (IDR) and on the Portuguese residential
mortgage market (see '2013 Outlook: European Structured Finance', dated December
2012 at www.fitchratings.com).
KEY RATING DRIVERS - BPI's OH
The 'BBB+' rating is based on BPI's IDR of 'BB+', a D-Cap of 0 (full
discontinuity risk) and the 45% overcollateralisation (OC) level publicly
committed by the issuer. Fitch's calculated OC of 32.5% provides for at least
91% recoveries on the bond assumed to be in default and it is the breakeven OC
level in a 'BBB+' level of stress The breakeven OC has decreased to 32.5% from
35%, mainly due to the lower refinancing spread assumptions applied and the
recoveries given default calculation considering the recovery allocation is
sequential, as included in the updated covered bond master criteria.
As of 30 June 2013, the mortgage pool consisted of 109,060 loans originated by
BPI, which amounted to EUR5.7bn. The cover pool also contained EUR20m of cash
collected from the mortgage loans and kept at BPI. The outstanding covered bonds
totalled EUR3.93bn. In a 'BBB+' scenario, Fitch has calculated a credit loss of
8.7%, with a weighted average (WA) foreclosure frequency of 27.7% and WA
recovery rate of 68.6%
The WA current loan-to-value (LTV) of the mortgages was 55.6%. The cover pool
weighted-average life stands at 13.5 years, compared to 5.3 years for the
covered bonds. All assets and liabilities are euro-denominated. Floating-rate
mortgages within the pool comprise 95.2%, while loans with fixed interest rate
are 4.8%. With regards to interest rate hedging, BPI only has a swap agreement
in place on the fixed-rate liability, entered with Barclays Bank plc
(A/Stable/F1).
RATING SENSITIVITIES- BPI's OH
The OH 'BBB+' rating would be vulnerable to downgrade if any of the following
occurred: (i) BPI's IDR was downgraded by one or more notches; or (ii) the
programme OC went below Fitch's 'BBB+' breakeven OC of 32.5% 'BBB+'.
Cumps,
MAV
coloco aqui uma noticia que saiu hoje e que gostava de saber se isto poderá ser um indicador para o que pode ai vir relativamente ao Rating da banca e da republica. Existe alguma ligação entre o rating das OH e dos bancos propriamente ditos?
Fitch Upgrades 2 and Affirms 2 Portuguese Mortgage Covered Bond Programmes BBPI.LS
16/10/13 - 15:40 H
(The following statement was released by the rating agency)
LONDON, October 16 (Fitch) Fitch Ratings has taken rating actions on the
Obrigacoes Hipotecarias (OH, Portuguese mortgage covered bonds) issued by Banco
BPI (BPI), Banco Comercial Portugues S.A. (BCP), Caixa Economica Montepio Geral
(Montepio) and Caixa Geral de Depositos S.A. (CGD), as follows:
BPI ('BB+'/Negative/'B'), OH upgraded to 'BBB+' from 'BBB', Negative Outlook
BCP ('BB+'/Negative/'B'), OH affirmed at 'BBB-', Negative Outlook
Montepio ('BB'/Negative/'B'), OH upgraded to 'BBB' from 'BBB-', Negative Outlook
CGD ('BB+'/Negative/'B'), OH affirmed at 'BBB', Negative Outlook
The rating actions follow a full review of the programmes, and notably the
revision of the breakeven level of overcollateralisation (OC) for a given
rating, applying the agency's updated covered bond master criteria and
assumptions for assessing credit risk of Portuguese residential mortgage loans
pools (see "Covered Bonds Rating Criteria" dated 4 September 2013 and "EMEA
Criteria Addendum - Portugal" dated 30 July 2013 at www.fitchratings.com). In
particular, Fitch has modelled recovery prospects for covered bonds subject to
time subordination and to full discontinuity risk upon an issuer's event of
default (see also "Fitch Announces Enhancement to Recovery Uplift in Covered
Bonds Ratings" dated 30 April 2013 at www.fitchratings.com).
In Fitch's view, Portuguese legislative programmes are subject to sequential
allocation of recoveries given default, leaving later maturing covered bonds
subordinated to the repayment of earlier bonds. Fitch assumes an ongoing
allocation of funds from the cover pool to make the payments that become due
under the covered bonds in chronological order of maturity. To assess the
recovery prospects of the programmes, in line with criteria, Fitch then compares
the present value of the remaining cover assets' cash flows, incorporating
stressed defaults and recoveries, discounted at the stressed interest rate curve
plus one-half of the refinancing spread in the targeted scenario, to the present
value of the remaining liabilities discounted at the stressed interest rate
curve.
The agency has lowered its stressed refinancing spread assumptions used to
calculate the net present value of future cash flows from Portuguese residential
mortgages. The revised assumptions reflect the declining trend observed on
spreads from secondary market Portuguese residential mortgage-backed securities
and government bonds over the past three to five years, but also takes into
account the political instability and macroeconomic uncertainties surrounding
the Portuguese economy.
Fitch has maintained a Discontinuity Cap (D-Cap) of 0 (full discontinuity) for
Portuguese mortgage covered bonds which assumes an immediate default of the
covered bonds following a default of the issuer. This overall risk assessment is
driven by the Liquidity Gap and Systemic Risk component, which factors in the
Portuguese sovereign Issuer Default Rating (IDR) being in the non-investment
rating category, which would, in Fitch's view, prevent a successful timely cover
pool refinancing in the event of an issuer default (Portugal, 'BB+'/Negative)'
(see "Fitch Assigns Portuguese, Greek and Cypriot Covered Bonds Outlooks &
D-Caps" dated 19 September 2012 at www.fitchratings.com). According to Fitch's
covered bonds rating criteria, an uplift of up to three notches can be granted
above the issuers' IDR based on recovery prospects, provided that the covered
bond's rating on a probability of default (PD) basis is in the non-investment
grade rating category.
The Negative Outlook on Portuguese OH reflects the Negative Outlook on the
issuers' Long-term Issuer Default Rating (IDR) and on the Portuguese residential
mortgage market (see '2013 Outlook: European Structured Finance', dated December
2012 at www.fitchratings.com).
KEY RATING DRIVERS - BPI's OH
The 'BBB+' rating is based on BPI's IDR of 'BB+', a D-Cap of 0 (full
discontinuity risk) and the 45% overcollateralisation (OC) level publicly
committed by the issuer. Fitch's calculated OC of 32.5% provides for at least
91% recoveries on the bond assumed to be in default and it is the breakeven OC
level in a 'BBB+' level of stress The breakeven OC has decreased to 32.5% from
35%, mainly due to the lower refinancing spread assumptions applied and the
recoveries given default calculation considering the recovery allocation is
sequential, as included in the updated covered bond master criteria.
As of 30 June 2013, the mortgage pool consisted of 109,060 loans originated by
BPI, which amounted to EUR5.7bn. The cover pool also contained EUR20m of cash
collected from the mortgage loans and kept at BPI. The outstanding covered bonds
totalled EUR3.93bn. In a 'BBB+' scenario, Fitch has calculated a credit loss of
8.7%, with a weighted average (WA) foreclosure frequency of 27.7% and WA
recovery rate of 68.6%
The WA current loan-to-value (LTV) of the mortgages was 55.6%. The cover pool
weighted-average life stands at 13.5 years, compared to 5.3 years for the
covered bonds. All assets and liabilities are euro-denominated. Floating-rate
mortgages within the pool comprise 95.2%, while loans with fixed interest rate
are 4.8%. With regards to interest rate hedging, BPI only has a swap agreement
in place on the fixed-rate liability, entered with Barclays Bank plc
(A/Stable/F1).
RATING SENSITIVITIES- BPI's OH
The OH 'BBB+' rating would be vulnerable to downgrade if any of the following
occurred: (i) BPI's IDR was downgraded by one or more notches; or (ii) the
programme OC went below Fitch's 'BBB+' breakeven OC of 32.5% 'BBB+'.
Cumps,
MAV
- Registado: 24/8/2009 17:17
Mais uma grande sessão para o Bpi
Fecho semanal em máximos, com bom volume, confirmando um novo higher high. O cenário para o médio prazo tornou-se bastante optimista, não me espantava que até ao final do ano assistisse-mos ao ataque à resistência dos 1,33€ (com as respectivas ondas pelo caminho).
Na sessão de hoje a anterior resistência na zona dos 1,06€ serviu na perfeição como suporte, impulsionando a cotação para novos máximos, desta forma temos novo suporte para auxiliar a navegação:!:
No gráfico horário, começaram hoje a ser formadas divergências negativas.
Mas... normalmente quando assistimos a movimentos (últimos dias) com esta força compradora, as D.N. tendem a ser ignoradas e a não surtirem efeito. Contudo elas estão lá e servem de alerta para um possivel esgotamento das súbidas.
Quanto ao meu trade:
Acabei por optar pela primeira opção e encerrei a posição passados 24 dias na primeira hora de negociação a 1,067€.
As razões foram: a vela de ontem que demonstrou fraqueza por parte dos compradores e manteve -se hoje de manhã... Ganhos satisfatórios, recordo que este trade tinha como objectivo uma valorização de 6% (target do duplo fundo) acabou por ter 16% e falta de tempo para acompanhar os mercados. Para resolver este problema poderia e tinha um stop, o problema é que com esta volatilidade o stop tinha de estar "largo" e na verdade já não estava disposto a ser stopado naquele valor (1,01€).
Logico que quando voltei a olhar para os mercados (ainda há pouco), percebi que a melhor opção tinha sido a terceira:
Mas a vida de um trader é isto mesmo, não andamos aqui para adivinhar mas sim para ganhar dinheiro, agindo em conformidade com os factos que o mercado nos vai dando e métodos de negociação
Ficam os gráficos actualizados:

Fecho semanal em máximos, com bom volume, confirmando um novo higher high. O cenário para o médio prazo tornou-se bastante optimista, não me espantava que até ao final do ano assistisse-mos ao ataque à resistência dos 1,33€ (com as respectivas ondas pelo caminho).
Na sessão de hoje a anterior resistência na zona dos 1,06€ serviu na perfeição como suporte, impulsionando a cotação para novos máximos, desta forma temos novo suporte para auxiliar a navegação:!:
No gráfico horário, começaram hoje a ser formadas divergências negativas.
Mas... normalmente quando assistimos a movimentos (últimos dias) com esta força compradora, as D.N. tendem a ser ignoradas e a não surtirem efeito. Contudo elas estão lá e servem de alerta para um possivel esgotamento das súbidas.
Quanto ao meu trade:
Rags Escreveu:Eles começam a aparecer... Vela feiosa a de hoje
A rédea está curta e chegou a hora de fechar posição.
Hoje não tive tempo para acompanhar os mercados, se tivesse tinha encerrado a posição no fecho do mercado.
Posto isto, agora tenho várias opções... Fecho a posição na abertura, deixo a sessão decorrer para ver se a vela de hoje confirma um pullback ou não, fecho a posição se os 1,06 não servirem de suporte.
O problema é que nas próximas duas sessões não vou novamente ter disponibilidade para acompanhar os mercados. Assim sendo, parece-me que o mais sensato seja optar pela primeira opção de forma a proteger os ganhos (mas ainda vou dormir sobre o assunto para tomar uma decisão final).
Acabei por optar pela primeira opção e encerrei a posição passados 24 dias na primeira hora de negociação a 1,067€.
As razões foram: a vela de ontem que demonstrou fraqueza por parte dos compradores e manteve -se hoje de manhã... Ganhos satisfatórios, recordo que este trade tinha como objectivo uma valorização de 6% (target do duplo fundo) acabou por ter 16% e falta de tempo para acompanhar os mercados. Para resolver este problema poderia e tinha um stop, o problema é que com esta volatilidade o stop tinha de estar "largo" e na verdade já não estava disposto a ser stopado naquele valor (1,01€).
Logico que quando voltei a olhar para os mercados (ainda há pouco), percebi que a melhor opção tinha sido a terceira:
Rags Escreveu: fecho a posição se os 1,06 não servirem de suporte.
Mas a vida de um trader é isto mesmo, não andamos aqui para adivinhar mas sim para ganhar dinheiro, agindo em conformidade com os factos que o mercado nos vai dando e métodos de negociação

Ficam os gráficos actualizados:
Cumprimentos
Rags
Rags
Blues Escreveu:TheMolle Escreveu:Rags, para ti duas frases:
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda"
"Os stops são nossos amigos!"
Bons negócios
A continuar assim, o BES vai ultrapassar o BPI no valor de cada ação.
O BES a curto prazo continua a ser a preferida para os investidores.
- Registado: 5/10/2009 12:35
TheMolle Escreveu:Rags, para ti duas frases:
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda"
Bons negócios
A continuar assim, o BES vai ultrapassar o BPI no valor de cada ação.
- Registado: 5/10/2009 12:35
Rags, para ti duas frases:
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda
"
Bons negócios
"Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda

Bons negócios

Rags Escreveu:Entretanto continuo à espera de sinais de fraqueza para fechar a posição.
Eles começam a aparecer... Vela feiosa a de hoje

A rédea está curta e chegou a hora de fechar posição.
Hoje não tive tempo para acompanhar os mercados, se tivesse tinha encerrado a posição no fecho do mercado.
Posto isto, agora tenho várias opções... Fecho a posição na abertura, deixo a sessão decorrer para ver se a vela de hoje confirma um pullback ou não, fecho a posição se os 1,06 não servirem de suporte.
O problema é que nas próximas duas sessões não vou novamente ter disponibilidade para acompanhar os mercados. Assim sendo, parece-me que o mais sensato seja optar pela primeira opção de forma a proteger os ganhos (mas ainda vou dormir sobre o assunto para tomar uma decisão final).
Cumprimentos
Rags
Rags
Quem está ligado: