Altri...
Altri prevê que investimento da Celbi aumente EBITDA em 60M€ em 2011
A Altri prevê um aumento de 60 milhões de euros do seu EBITDA e de 120 milhões de euros das suas vendas em 2011, ano em que estará em velocidade cruzeiro a expansão da Celbi, disse hoje João Borges de Oliveira, administrador da Altri.
Tiago Silva com Reuters
No fim do terceiro trimestre de 2006, apenas incluindo um mês de consolidação integral da Celbi, a Altri registou um EBITDA-Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization de 40,6 milhões de euros e vendas de 197 milhões de euros.
A Altri vai investir 320 milhões de euros na expansão da capacidade da Celbi - produtora de pasta de papel - sendo 180 milhões de euros financiados junto da banca, 80 milhões de euros de capitais próprios e 60 milhões de euros de comparticipação estatal.
"Se assumirmos que 2011 será o ano de cruzeiro da produção, será aí que se sentirá o impacto nas vendas e no EBITDA. Mas, em 2009 já haverá impacto", disse João Borges de Oliveira ao jornalistas.
Explicou que o período de 'pay back' será de seis anos, sendo que a dívida da Altri se situava em 550 milhões de euros em 2006.
Aquele investimento, que decorrerá ao longo de 26 meses, irá aumentar a capacidade de produção para 860 mil toneladas por ano em 2009 de 560 mil actuais.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/732998.html
A Altri prevê um aumento de 60 milhões de euros do seu EBITDA e de 120 milhões de euros das suas vendas em 2011, ano em que estará em velocidade cruzeiro a expansão da Celbi, disse hoje João Borges de Oliveira, administrador da Altri.
Tiago Silva com Reuters
No fim do terceiro trimestre de 2006, apenas incluindo um mês de consolidação integral da Celbi, a Altri registou um EBITDA-Earnings before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization de 40,6 milhões de euros e vendas de 197 milhões de euros.
A Altri vai investir 320 milhões de euros na expansão da capacidade da Celbi - produtora de pasta de papel - sendo 180 milhões de euros financiados junto da banca, 80 milhões de euros de capitais próprios e 60 milhões de euros de comparticipação estatal.
"Se assumirmos que 2011 será o ano de cruzeiro da produção, será aí que se sentirá o impacto nas vendas e no EBITDA. Mas, em 2009 já haverá impacto", disse João Borges de Oliveira ao jornalistas.
Explicou que o período de 'pay back' será de seis anos, sendo que a dívida da Altri se situava em 550 milhões de euros em 2006.
Aquele investimento, que decorrerá ao longo de 26 meses, irá aumentar a capacidade de produção para 860 mil toneladas por ano em 2009 de 560 mil actuais.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/732998.html
Abraço
Alladin,
estás porventura a considerar o stock-split nos teus calculos? É que a Altri subiu qualquer como cerca de 1300% desde que entrou em Bolsa...
estás porventura a considerar o stock-split nos teus calculos? É que a Altri subiu qualquer como cerca de 1300% desde que entrou em Bolsa...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
iurp Escreveu:srosa Escreveu:muito paradinho hoje... ta tudo à espera?
De quê? Disto?
http://www.altri.pt/fotos/gca/116904701 ... o_2007.pdf
Julgo que pouco mais vai ser dito.Daquilo que se pode inferir o potencial é enorme e como tal o título tem por onde se esticar durante os próximos anos.
Este ano poderá continuar a ser um forte ano Altri.
Abraço e BN
iurp Escreveu:Ela está lá em cima no topo do canal ascendente de curto prazo. Não lhe peçam mais:!:
Estão-se a habituar mal e querem subidas a qualquer preço. Seria bom uma lateralização ou uma pequena correcção. O problema é que as expectativas estão altas relativamente aos resultados e ao futuro da empresa. Continua a haver compradores e já há pouco quem venda. Eu vou pagar para ver. E acho que não me vou arrepender.
Fica o gráfico.
Abraço e BN
Ao contrário do que alguns por aqui vão dizendo, o bom senso tem quase sempre imperado e quem está dentro sabe aquilo que está a fazer. Quem quer ganhar dinheiro sem riscos ponha-o no banco que talvez esteja mais confortável.
Querem que ela corrija? Eu também queria, mas vamos ver se o mercado deixa. Pode é acontecer o contrário. E aí alguns cotovelos vão ficar magoados.
Percebam só uma coisa - 46% num mês é muitíssimo, eu sei. Mas olhem que não foram os pequenos investidores, onde me incluo, que a levaram para estes níveis. è alguém que quis comprar por que achava que valia a pena. Se sim ou se não, o futuro o dirá. Quem não acreditou, não entrou e perdeu 46%. Vejam se percebem, em 100 000 contos, são 46 000 mil contos. Se corrigir 5% no imediato, coisa nunca acontecida, façam as contas. Infelizmente só tenho menos de metade daquele valor. Continuem a dizer que vai corrigir...e continuem admirados de a continuar a ver subir. Pois é...também eu dizia o mesmo durante grande parte do ano de 2005. E via-a passar.
Continuo dentro porque acredito que a grande valorização ainda está para acontecer. Vamos aguardar.
Artista, parabéns pelo bom senso que tens demonstrado.
Abraço e BN
[/quote]
- Registado: 23/1/2006 23:54
Re: [b]Profetas da desgraça[/b]
artista Escreveu:SC Escreveu:Nunca esquecer: depois da correcção vem a lateralização e depois, mais uma subida!
Contar com isso é meio caminho para a ruina de um investidor...
Lá diz o ditado: quem não arrisca não petisca!SC Escreveu:E se não subir mais também não faz mal, porque muitos de nós já tivemos muitas alegrias com esta acção.
Ok, então digamos que já há uma relação afectuosa grande e por isso podemos perder todo o nosso dinheiro só para estar com ela, como se faz com um irmão ou um grande amigo??!!! oh valha-me Deus...
Quanto à relação afectuosa, não o posso negar! Existe! Por isso é que a minha carteira é neste momento 100% Altri. Relativamente a perder dinheiro com a Altri, também já aconteceu! Mas o que ganhei com ela supera em 500% o que perdi!
Bons negócios!
Re: [b]Profetas da desgraça[/b]
SC Escreveu:Nunca esquecer: depois da correcção vem a lateralização e depois, mais uma subida!
Contar com isso é meio caminho para a ruina de um investidor...
SC Escreveu:E se não subir mais também não faz mal, porque muitos de nós já tivemos muitas alegrias com esta acção.
Ok, então digamos que já há uma relação afectuosa grande e por isso podemos perder todo o nosso dinheiro só para estar com ela, como se faz com um irmão ou um grande amigo??!!! oh valha-me Deus...
Bom fim de semana
PS: Desculpem estes dois últimos tópicos... deu-me para isto, tou aqui à espera da minha cara metade e não tenho mais nada que fazer

Re: Montanha? Onde?
carcanhol Escreveu:Boa tarde!
Afinal parece que a "montanha pariu um rato" e pelo visto, nem sequer foi um rato muito grande. Mais valia que tivesse parido uma ....bom voçês sabem (que me perdoem as senhoras). Uma semana inteira a criar espectativas e especulação (com reflexo na cotação) para afinal se saber aquilo que já mais ou mênos se sabia, só não tinha sido comunicado oficialmente pelo administrador da empresa.
A questão pertinente é, justifica-se os 5.45 da ALTRI? Não me parece.
Eu não tenho Altri mas parece-me o seu tom um bocado em jeito de alívio para quem não tem Altri e se convence que agora é que ela cai e lha dá razão para não ter entrado...
Já agora, o que vale uma acção é o mercado que estabelece e neste momento a Altri vale realmente esses 5.45!
carcanhol Escreveu:Digo eu, mas eu nem percebo nada disto, estou ainda a aprender...
Ah pronto! então está tudo explicado...

carcanhol Escreveu:...Aquilo que eu continuo a perceber é que a ALTRI dá um espirro e toda a gente vai atrás. Atchimmm! Santinho!
Literalmente... e é nestas alturas que muitos daqueles que compreendem os mercados consegue ganhar bastante dinheiro!!
carcanhol Escreveu:Do que por aqui vou lendo, nos tópicos (e gostava que me corrigisem) a PTI dá mais lucros, tem mais investimentos e parece que é tão, ou mais, bem gerida que a ALTRI, nesta ordem de ideias, a PTI deveria estar a cotar 5.xx e a altri os 2.xx ou 3.xx ou não será assim?:
Não, porque actualmente a PTI já vale em bolsa quase 4 vezes a Altri... o facto de as acções cotarem a valores mais baixos não quer dizer nada, a Altri tem 102 milhões de acções emitidas, a PTI tem mais de 750 milhões!!!!
O PER (cotação a dividir pelo lucro por cada acção da empresa) da PTI é menor que o da Altri e por aí ainda se poderá concluir que a primeira poderá estar mais barata que a segunda mas certezas só no futuro, se a Altri aumentar mais os lucros que a PTI daqui a algum tempo poderá ter um PER idêntico, ou até inferior...
carcanhol Escreveu:Segunda-Feira quem é que lhe vai aparar a correcção?Sim porque face, ao que saiu na Sexta, segunda- feira deve corrigir e não é pouco (quanto maior é a subida maior o tombo)
Se vai cair ou não logo veremos na Segunda mas na Altri será sempre uma aposta muito arriscada...
Bons negócios, boa sorte para os Altristas...
A Altri sobe devido à excelente gestão que está a ter, que se traduz nos seus resultados contabilisticos.
Entre 30/09/2005 e 30/09/2006
Resultado liquido, aumentou 666%
Resultado liquido por acção, aumentou 283%
No mesmo periodo a cotação passou de 0.98 para 3.33, ou seja, teve um aumento de 239,8%, abaixo 43,2% do seu resultado liquido por acção(283%).
Aplicando 43,2% a 3.33 resulta em 4,77 (4,80 target da UBS)
Estas eram as projecções de acordo com os dados retirados da demonstração de resultados do 3º trimestre de 2006.
http://www.altri.pt/fotos/gca/116179136 ... 5altri.pdf
Tendo em conta que Paulo Fernandes, anunciou que no último trimestre de 2006 iria ser duplicada a produção e supondo que que essa duplicação da produção é traduzida na duplicação das vendas, com total escoamento da pasta produzida, chegamos à conclusão que os resultados liquidos do 4º trimestre de 2006 estarão próximos da duplicação, bem como o resultado liquido por acção.
Em termos fundamentais o Target justo para a Altri situa-se próximo dos 6.60 (seis e sessenta) Euros por acção, no final de 2006. É de prever que até à apresentação de resultados de 2006, a cotação actual tenda a ajustar-se às previsões de duplicação da produção e ao aumento da procura da pasta de papel
Entre 30/09/2005 e 30/09/2006
Resultado liquido, aumentou 666%
Resultado liquido por acção, aumentou 283%
No mesmo periodo a cotação passou de 0.98 para 3.33, ou seja, teve um aumento de 239,8%, abaixo 43,2% do seu resultado liquido por acção(283%).
Aplicando 43,2% a 3.33 resulta em 4,77 (4,80 target da UBS)
Estas eram as projecções de acordo com os dados retirados da demonstração de resultados do 3º trimestre de 2006.
http://www.altri.pt/fotos/gca/116179136 ... 5altri.pdf
Tendo em conta que Paulo Fernandes, anunciou que no último trimestre de 2006 iria ser duplicada a produção e supondo que que essa duplicação da produção é traduzida na duplicação das vendas, com total escoamento da pasta produzida, chegamos à conclusão que os resultados liquidos do 4º trimestre de 2006 estarão próximos da duplicação, bem como o resultado liquido por acção.
Em termos fundamentais o Target justo para a Altri situa-se próximo dos 6.60 (seis e sessenta) Euros por acção, no final de 2006. É de prever que até à apresentação de resultados de 2006, a cotação actual tenda a ajustar-se às previsões de duplicação da produção e ao aumento da procura da pasta de papel
Abraço
Engraçado, ontem depois da notícia a reação era que iria subir e os 6€ estão ao virar da esquina, hoje o optimismo começa a desmorecer, talvez por alguma inveja de outras não subirem, é lógico que nos manifestamos em função das nossas crenças e posições, mas nunca iria para o post da PTI dizer cobras e lagartos para convencer os investidores a largarem-nas para comprar Altris, enfim estes descursos são normais em todos os forúns quando as nossas posições se tornam frustrações.
Estou 100% investido em Altris
Estou 100% investido em Altris
- Registado: 4/11/2002 22:29
[b]Profetas da desgraça[/b]
Aí estão os profetas da desgraça a vaticinarem quedas e mais não sei o quê! É natural que a ALTRI na segunda-feira corrija um pouco, como acontece com qualquer outra acção depois de uma subida de 10%.
Nunca esquecer: depois da correcção vem a lateralização e depois, mais uma subida! E se não subir mais também não faz mal, porque muitos de nós já tivemos muitas alegrias com esta acção.
Bom fds para todos!
Nunca esquecer: depois da correcção vem a lateralização e depois, mais uma subida! E se não subir mais também não faz mal, porque muitos de nós já tivemos muitas alegrias com esta acção.
Bom fds para todos!
Montanha? Onde?
Boa tarde!
Afinal parece que a "montanha pariu um rato" e pelo visto, nem sequer foi um rato muito grande. Mais valia que tivesse parido uma ....bom voçês sabem (que me perdoem as senhoras). Uma semana inteira a criar espectativas e especulação (com reflexo na cotação) para afinal se saber aquilo que já mais ou mênos se sabia, só não tinha sido comunicado oficialmente pelo administrador da empresa.
A questão pertinente é, justifica-se os 5.45 da ALTRI? Não me parece. Digo eu, mas eu nem percebo nada disto, estou ainda a aprender. Aquilo que eu continuo a perceber é que a ALTRI dá um espirro e toda a gente vai atrás. Atchimmm! Santinho!
Do que por aqui vou lendo, nos tópicos (e gostava que me corrigisem) a PTI dá mais lucros, tem mais investimentos e parece que é tão, ou mais, bem gerida que a ALTRI, nesta ordem de ideias, a PTI deveria estar a cotar 5.xx e a altri os 2.xx ou 3.xx ou não será assim?
Segunda-Feira quem é que lhe vai aparar a correcção?Sim porque face, ao que saiu na Sexta, segunda- feira deve corrigir e não é pouco (quanto maior é a subida maior o tombo)
A questão pertinente é, justifica-se os 5.45 da ALTRI? Não me parece. Digo eu, mas eu nem percebo nada disto, estou ainda a aprender. Aquilo que eu continuo a perceber é que a ALTRI dá um espirro e toda a gente vai atrás. Atchimmm! Santinho!

Do que por aqui vou lendo, nos tópicos (e gostava que me corrigisem) a PTI dá mais lucros, tem mais investimentos e parece que é tão, ou mais, bem gerida que a ALTRI, nesta ordem de ideias, a PTI deveria estar a cotar 5.xx e a altri os 2.xx ou 3.xx ou não será assim?

Segunda-Feira quem é que lhe vai aparar a correcção?Sim porque face, ao que saiu na Sexta, segunda- feira deve corrigir e não é pouco (quanto maior é a subida maior o tombo)

- Registado: 16/11/2006 12:47
O presidente da Altri, Paulo Fernandes, adiantou durante um encontro com analistas e jornalistas, que a empresa está em negociações com a API, para um projecto de investimento na Celtejo, não tendo adiantado detalhes sobre o mesmo.
Bem, e isto vai explicar a subida até aos valores actuais ? enfim...
- Registado: 6/12/2006 9:45
Mais um gráfico
Antes de entrar de fim de semana, e só para servir de complemento ao gráfico que o nosso ilustre IURP aqui colocou, deixo aqui um gráfico com 2 aspectos importantes:
- Continua a haver acumulação do titulo, apesar de nos últimos 2 dias a tendência do gráfico apontar para baixo, o que se compreende pois após a subida de 10% de 4ª feira houve muita gente a efectuar mais valias.
- No estocástico existe um cruzamento da trigger no sentido descendente, o que nos coloca de alerta.
No entanto com as recentes noticias segunda-feira o o indicador é capaz de ir ao lugar.
Continuamos com o canal ascendente com bom aspecto e "inviolável".
Vamos ver se o topo do canal ascendente se aguenta durante a próxima semana.
Bom fim de semana
- Continua a haver acumulação do titulo, apesar de nos últimos 2 dias a tendência do gráfico apontar para baixo, o que se compreende pois após a subida de 10% de 4ª feira houve muita gente a efectuar mais valias.
- No estocástico existe um cruzamento da trigger no sentido descendente, o que nos coloca de alerta.
No entanto com as recentes noticias segunda-feira o o indicador é capaz de ir ao lugar.
Continuamos com o canal ascendente com bom aspecto e "inviolável".
Vamos ver se o topo do canal ascendente se aguenta durante a próxima semana.

Bom fim de semana
- Anexos
-
- altri ac.PNG (61.09 KiB) Visualizado 2993 vezes
Saudações Alentejanas
iurp,
conseguir fazer bons resultados na Bolsa não é dificil, quando o mercado ajuda. Só é preciso calo, olho, e 'tubaros' na hora certa, para comprar e para vender, seja a ganhar ou a perder.
Conseguir fazer 'trabalhos de casa' como os do JAS relativamente á VAA é outra arte, e envolve muito mais do que ser trader. Gostava de saber fazer trabalhos de casa assim, mas não sei, e sinceramente já não tenho paciencia para aprender.
conseguir fazer bons resultados na Bolsa não é dificil, quando o mercado ajuda. Só é preciso calo, olho, e 'tubaros' na hora certa, para comprar e para vender, seja a ganhar ou a perder.
Conseguir fazer 'trabalhos de casa' como os do JAS relativamente á VAA é outra arte, e envolve muito mais do que ser trader. Gostava de saber fazer trabalhos de casa assim, mas não sei, e sinceramente já não tenho paciencia para aprender.
~Cali Escreveu:parecem boas, mas ... sou pessimo a fazer este tipo de contas. O essencial era perceber se os valores e perspectivas apresentados já estão incorporados na actual cotação, e isso, eu não sei dizer.
Sou mesmo um zero em analise financeira de empresas. Limito-me a jogar o jogo á minha maneira.
A morderes oa calcanhares ao Jas

Isto são novidades que alhuém já sabia e por isso já atroxe até aqui, Acho que falta ainda os researchs dos analistas incorporar estas notícias.Penso eu de que...
Gosto de te ver por cá.
Abraço e BN
parecem boas, mas ... sou pessimo a fazer este tipo de contas. O essencial era perceber se os valores e perspectivas apresentados já estão incorporados na actual cotação, e isso, eu não sei dizer.
Sou mesmo um zero em analise financeira de empresas. Limito-me a jogar o jogo á minha maneira.
Cali Escreveu:iurp, não consigo perceber esse novo canal ascendente que desenhaste. Uma LTA mais vincada ainda vejo, mas ... um canal? Porquê? Com que pontos de toque na linha superior?
Eu acho que tens razão. mas eu já tinha dito que era virtual e para já não passará de um ensaio. Mas olha que começa a ter forma...
"Um gráfico actualizado fica sempre bem. Traçñdo um novo canal, que não deixa de ser virtual, até parece que esbarrou no seu topo.
O dia de amanhã poderá dar mais indicações. Hoje houve volume para quem quis largar.
Continuo confiante e acho que alguém saberá algo que nós não sabemos. "
Tirado de um post da página anterior.
Já agora o que achas das notícias?
Abraço e BN
iurp, não consigo perceber esse novo canal ascendente que desenhaste. Uma LTA mais vincada ainda vejo, mas ... um canal? Porquê? Com que pontos de toque na linha superior?
gráfico iurp
Pela observação do gráfico o que parece é que o MACD continua a subir e houve claramente uma aposta muito forte na ALTRI por parte do mercado português com pequenos investidores também metidos ao barulho.
As notícias não param de surpreender pela positiva. Mais investimento da API a fundo perdido??? è que são já vários milhões de contos e se ainda vem mais uns milhões, é caso para dizer que a ALTRI está barata e já ninguém pode fingir que não vê ou que há melhor gestão possível em 2 anos de existência (em março).
Também não deve haver melhor opção no mercado. pelo menos no curto/médio prazo
O receio de as ter em carteira acabou e agora a distração custa caro.
Como o MACD ainda está a subir (impressionante) parece que a festa não para antes dos 6 eur e ou muito me engano ou será já 2ª feira.
Vamos ver. Mas aquele canal que existia n gráfico do iurp morreu, tal como os gap's que ficaram para trás nunca mais serão preenchidos a não ser que haja hecatombe nos mercados.
Confesso que fiquei satisfeito e mais sereno com as notícias, pois implicam um acréscimo muito grande nas margens já elevadas do ebitda e do lucro.
BN
As notícias não param de surpreender pela positiva. Mais investimento da API a fundo perdido??? è que são já vários milhões de contos e se ainda vem mais uns milhões, é caso para dizer que a ALTRI está barata e já ninguém pode fingir que não vê ou que há melhor gestão possível em 2 anos de existência (em março).
Também não deve haver melhor opção no mercado. pelo menos no curto/médio prazo
O receio de as ter em carteira acabou e agora a distração custa caro.
Como o MACD ainda está a subir (impressionante) parece que a festa não para antes dos 6 eur e ou muito me engano ou será já 2ª feira.
Vamos ver. Mas aquele canal que existia n gráfico do iurp morreu, tal como os gap's que ficaram para trás nunca mais serão preenchidos a não ser que haja hecatombe nos mercados.
Confesso que fiquei satisfeito e mais sereno com as notícias, pois implicam um acréscimo muito grande nas margens já elevadas do ebitda e do lucro.
BN
The only way is up unless otherwise
- Registado: 6/1/2007 16:23
Mais um investimento, mais "hipotéticos" apoios do estado via API, realmente a Engº Paulo Fernandes não pára de surpreender os accionistas com a sua dinâmica de investimentos.
Com estas noticias favoráveis mais os excelentes resultados que se adivinham, e se os mercados estiverem favoráveis, não sei onde a Altri poderá estar a cotar no curto/médio prazo.
Continua com um potencial enorme, e é já o oitavo produtor do mundo de pasta de papel (sem estes investimentos).
Mais uma vez relembro que para mim este vai ser o ano do papel (pasta).
P.S. - Detenho ALTRI
Bom fim de semana
Com estas noticias favoráveis mais os excelentes resultados que se adivinham, e se os mercados estiverem favoráveis, não sei onde a Altri poderá estar a cotar no curto/médio prazo.
Continua com um potencial enorme, e é já o oitavo produtor do mundo de pasta de papel (sem estes investimentos).
Mais uma vez relembro que para mim este vai ser o ano do papel (pasta).

P.S. - Detenho ALTRI
Bom fim de semana
Saudações Alentejanas
Mas há mais:
Altri negoceia com API novo investimento na Celtejo
O presidente da Altri, Paulo Fernandes, adiantou durante um encontro com analistas e jornalistas, que a empresa está em negociações com a API, para um projecto de investimento na Celtejo, não tendo adiantado detalhes sobre o mesmo.
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Celtejo "tem um projecto de investimento em negociações com a API", disse Paulo Fernandes. O responsável estima dar mais novidades em breve, mas por enquanto "não temos nada de concreto para anunciar".
Acerca da possibilidade de venda ou destaque da F. Ramada da Altri, Paulo Fernandes afirmou que "quando julgarmos que é oportuno, falaremos com os accionistas e avançaremos para essa questão".
"As coisas têm o seu tempo e o que nos preocupa neste momento é ser competitivos", disse Paulo Fernandes.
Paulo Fernandes disse ter consciência que o mercado considera hoje em dia a Altri como uma empresa de pasta e papel, mas que não é oportuno neste momento discutir a empresa de aço F. Ramada.
Agora se percebe o porquê desta subida desde Dezembro. Pelos vistos um grande futuro pela frente.
O que se poderá esperar segunda feira?
Abraço e BN
--------------------------------------------------------------------------------
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Celtejo "tem um projecto de investimento em negociações com a API", disse Paulo Fernandes. O responsável estima dar mais novidades em breve, mas por enquanto "não temos nada de concreto para anunciar".
Acerca da possibilidade de venda ou destaque da F. Ramada da Altri, Paulo Fernandes afirmou que "quando julgarmos que é oportuno, falaremos com os accionistas e avançaremos para essa questão".
"As coisas têm o seu tempo e o que nos preocupa neste momento é ser competitivos", disse Paulo Fernandes.
Paulo Fernandes disse ter consciência que o mercado considera hoje em dia a Altri como uma empresa de pasta e papel, mas que não é oportuno neste momento discutir a empresa de aço F. Ramada.
Agora se percebe o porquê desta subida desde Dezembro. Pelos vistos um grande futuro pela frente.
O que se poderá esperar segunda feira?
Abraço e BN
Sempre a investir
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
Saudações Alentejanas
EMPRESAS Publicado 26 Janeiro 2007 18:18
Recupera investimento em seis anos
Investimento da Celbi aumenta receitas da Altri em 120 milhões
A Altri estima que o aumento da capacidade de produção em 250 toneladas represente um crescimento de 120 milhões de euros nas vendas e de 60 milhões de euros no EBITDA. Estes aumentos nas contas da empresa só deverão ocorrer quando a subida da capacidade estiver totalmente implementado.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
A Altri estima que o aumento da capacidade de produção em 250 toneladas represente um crescimento de 120 milhões de euros nas vendas e de 60 milhões de euros no EBITDA. Estes aumentos nas contas da empresa só deverão ocorrer quando a subida da capacidade estiver totalmente implementado.
O investimento de 320 milhões de euros da Celbi, hoje contratualizado (o Estado concede um apoio de 60 milhões de euros) vai permitir o início do aumento de capacidade da fábrica da Celbi, na Figueira da Foz, a partir do primeiro semestre de 2009.
"O arranque do projecto é em 2009" e a empresa aponta para que a velocidade de cruzeiro seja atingida em 2011, disse hoje Paulo Fernandes, presidente da Altri, na apresentação do projecto, apesar de ter admitido que esta data poderá ser antecipada.
"Estamos muito confortáveis para chegar a esta meta antes de 2011", disse Paulo Fernandes. Com base nos actuais preços da pasta, a Altri acredita que com a entrada em funcionamento da nova capacidade de produção, as vendas deverão registar um aumento de 120 milhões de euros e o EBITDA subirá 60 milhões de euros.
O financiamento deste projecto será realizado através de capitais próprios mais subsídios do Estado (140 milhões de euros) e através de empréstimos no valor de 180 milhões de euros.
O tempo de recuperação do investimento está estimado em seis anos.
Paulo Fernandes especificou que os incentivos concedidos pelo Estado são fiscais e financeiros, com estes últimos a serem determinados conforme o alcance dos objectivos definidos.
Em termos logísticos, como contrapartida do investimento da Altri, está ainda estabelecido o prolongamento do caminho de ferro na zona, até à fábrica na Figueira da Foz. "Estamos em negociações com os caminhos de ferro e não devemos ter problemas", afirmou Paulo Fernandes.
No que respeita ao endividamento da empresa, o administrador da empresa Borges de Oliveira, adiantou que este é de 550 milhões, depois da aquisição da Celbi. Em relação aos subsídios do Estado, "não antecipamos qualquer dificuldade de aprovação por parte de Bruxelas", disse Paulo Fernandes, acrescentado que "será quase imediata".
Borges de Oliveira acrescentou que deverá haver uma redução do "cash cost" por tonelada, de 25 euros, que se deve essencialmente à diminuição de custos fixos.
Em relação às licenças de emissão de CO2, Silva Gomes, administrador da Celbi, afirmou que "não devem ser necessárias mais para além das já existentes".
O ministro da economia Manuel Pinho, presente da assinatura do contrato de investimento da Altri, disse que todo o processo que envolveu o investimento da Altri "é um verdadeiro exemplo", acrescentando que "se há sectores que se estão a afirmar em Portugal, são a petroquímica, energia e papel".
Neste último, o ministro salientou ainda que podemos estar entre os três primeiros países da Europa. "Gostaria que houvesse mais investimentos como este e para isso é bom olhar para o Eng. Paulo Fernandes", adiantou
Não sei não se vai lateralizar. As expectativas poderão ficar mais fortes e face a isto novos PTs poderão estar por aí.
Abraço e BN
Recupera investimento em seis anos
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt
O investimento de 320 milhões de euros da Celbi, hoje contratualizado (o Estado concede um apoio de 60 milhões de euros) vai permitir o início do aumento de capacidade da fábrica da Celbi, na Figueira da Foz, a partir do primeiro semestre de 2009.
"O arranque do projecto é em 2009" e a empresa aponta para que a velocidade de cruzeiro seja atingida em 2011, disse hoje Paulo Fernandes, presidente da Altri, na apresentação do projecto, apesar de ter admitido que esta data poderá ser antecipada.
"Estamos muito confortáveis para chegar a esta meta antes de 2011", disse Paulo Fernandes. Com base nos actuais preços da pasta, a Altri acredita que com a entrada em funcionamento da nova capacidade de produção, as vendas deverão registar um aumento de 120 milhões de euros e o EBITDA subirá 60 milhões de euros.
O financiamento deste projecto será realizado através de capitais próprios mais subsídios do Estado (140 milhões de euros) e através de empréstimos no valor de 180 milhões de euros.
Paulo Fernandes especificou que os incentivos concedidos pelo Estado são fiscais e financeiros, com estes últimos a serem determinados conforme o alcance dos objectivos definidos.
Em termos logísticos, como contrapartida do investimento da Altri, está ainda estabelecido o prolongamento do caminho de ferro na zona, até à fábrica na Figueira da Foz. "Estamos em negociações com os caminhos de ferro e não devemos ter problemas", afirmou Paulo Fernandes.
No que respeita ao endividamento da empresa, o administrador da empresa Borges de Oliveira, adiantou que este é de 550 milhões, depois da aquisição da Celbi. Em relação aos subsídios do Estado, "não antecipamos qualquer dificuldade de aprovação por parte de Bruxelas", disse Paulo Fernandes, acrescentado que "será quase imediata".
Borges de Oliveira acrescentou que deverá haver uma redução do "cash cost" por tonelada, de 25 euros, que se deve essencialmente à diminuição de custos fixos.
Em relação às licenças de emissão de CO2, Silva Gomes, administrador da Celbi, afirmou que "não devem ser necessárias mais para além das já existentes".
O ministro da economia Manuel Pinho, presente da assinatura do contrato de investimento da Altri, disse que todo o processo que envolveu o investimento da Altri "é um verdadeiro exemplo", acrescentando que "se há sectores que se estão a afirmar em Portugal, são a petroquímica, energia e papel".
Neste último, o ministro salientou ainda que podemos estar entre os três primeiros países da Europa. "Gostaria que houvesse mais investimentos como este e para isso é bom olhar para o Eng. Paulo Fernandes", adiantou
Não sei não se vai lateralizar. As expectativas poderão ficar mais fortes e face a isto novos PTs poderão estar por aí.
Abraço e BN
Ela está lá em cima no topo do canal ascendente de curto prazo. Não lhe peçam mais:!:
Estão-se a habituar mal e querem subidas a qualquer preço. Seria bom uma lateralização ou uma pequena correcção. O problema é que as expectativas estão altas relativamente aos resultados e ao futuro da empresa. Continua a haver compradores e já há pouco quem venda. Eu vou pagar para ver. E acho que não me vou arrepender.
Fica o gráfico.
Abraço e BN
Fica o gráfico.
Abraço e BN
- Anexos
-
- altri2601.PNG (71.38 KiB) Visualizado 2186 vezes
26/01/2007
Neste último, o ministro salientou ainda que podemos estar entre os três primeiros países da Europa. "Gostaria que houvesse mais investimentos como este e para isso é bom olhar para o Eng. Paulo Fernandes", adiantou.
26/01/2007
Neste último, o ministro salientou ainda que podemos estar entre os três primeiros países da Europa. "Gostaria que houvesse mais investimentos como este e para isso é bom olhar para o Eng. Paulo Fernandes", adiantou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe