BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????![]()
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde,
O factor de atribuição foi de 3,57%, salvo erro, por isso, deverá ter tido direito a aproximadamente 174.000 acções via exercício dos seus direitos, certo? Daí a atribuição dessa quantidade no rateio.
BM
- Registado: 29/11/2007 2:17
Imaginem o seguinte cenário.
Alguém que não tinha acções do BCP e comprou direitos a 8cts. Imaginemos que comprou 10000 direitos (800€)
Posteriomente teve que comprar 1,75 acções a 6.5cts. 10000*1.75*0,065=1137,5€. Até aqui gastou portanto 1937,5€ e ficou com 17500 acções (preço médio de 11,07cts).
Pelo que vejo por aqui, muitos pretendem vender as acções que lhes tocaram no rateio. Mas não haverá também quem queira vender o 0,75 que comprou a além dos direitos?
Alguém que não tinha acções do BCP e comprou direitos a 8cts. Imaginemos que comprou 10000 direitos (800€)
Posteriomente teve que comprar 1,75 acções a 6.5cts. 10000*1.75*0,065=1137,5€. Até aqui gastou portanto 1937,5€ e ficou com 17500 acções (preço médio de 11,07cts).
Pelo que vejo por aqui, muitos pretendem vender as acções que lhes tocaram no rateio. Mas não haverá também quem queira vender o 0,75 que comprou a além dos direitos?
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?
- Registado: 29/11/2007 12:46
Obrigado pelo conselho.
Ainda não consegui esquecer que em Fev/Março de 2013 tinha 600.000 açoes BCP com preço médio de 0.105 euro, e estive até Novembro de 2013 praticamente sempre a perder. Quando em Novembro elas chegaram a 0.11 euro vendi tudo e depois é o que se sabe......foram por ai acima até cerca de 0.20 no final do ano......fiquei fulo!!!!!!!!!!!!
Ainda não consegui esquecer que em Fev/Março de 2013 tinha 600.000 açoes BCP com preço médio de 0.105 euro, e estive até Novembro de 2013 praticamente sempre a perder. Quando em Novembro elas chegaram a 0.11 euro vendi tudo e depois é o que se sabe......foram por ai acima até cerca de 0.20 no final do ano......fiquei fulo!!!!!!!!!!!!
- Registado: 25/10/2013 16:12
Nem sei como conseguiste 6k acções quando a percentagem do rateio foi exponencialmente inferior.
- Registado: 4/2/2014 15:24
Pedro1974 Escreveu:Boa tarde a todos,
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????![]()
Cumprimentos,
Pedro
Boa tarde Pedro, basicamente tiveste sorte na distribuição de sobras, o facto de o rateio oficial estabelecer 1 rácio de 1 por cada 22 pedidas e tu tiveste 1 por cada 3 pedidas.
Aproveita esta borla de quase 100% sobre a cotação actual - de 0,065 para 0,125, para gizares uma estratégia de permanência ou de saída em função da evolução da cotação. O teu valor médio no BCP é dos mais elevados que conheço entre os novos accionistas, o que exige que sejas prudente e atento!
Cumps, perseu
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Boa tarde a todos,
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????
Cumprimentos,
Pedro
É a minha primeira intervenção no forum após dois anos de leituras atentas. Tenho BCP adquiridas a 0.225 em duas instituiçoes bancarias e fui ao aumento de capital, pelas minhas contas baixo o preço médio para 0.127. Acontece que numa das instituiçoes bancarias pedi ações de rateio, pedi 20.000 acçoes mas o meu espanto é que verifico que dessas 20.000 me foram atribuidas 6.209 açoes.........porque sera?????

Cumprimentos,
Pedro
- Registado: 25/10/2013 16:12
pata-hari, não sei se acompanhas-te a conversa mas o meu post anterior vem na sequência de afirmações falsas feitas aqui no caldeirão e eu só corregi para não induzir em erro outros foristas. Além das afirmações falsas já me estavam a tratar de uma forma menos cordial, acho que tenho o direito a uma resposta, mas entendo o teu papel aqui no caldeirão, eu próprio disse que era off-topic. Disseram que não foram vendidas acções a 0,065€ mas na verdade as do rateio saíram mesmo a esse preço.
Cumprimentos
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Isto é um fórum de troca de ideias. À partida, desde que tenham sido ideias argumentadas, não há nenhuma razão para se vir dizer que estavam certas ou erradas. Isso não acrescenta nada.
Isto é off-topic mas pacheco1979 e investpouco ficaria bem assumir as falhas anteriormente cometidas.
Cumprimentos

Cumprimentos
MME5 Escreveu:Começo a ler por aqui que vai descer, vai descer, mas não vejo ninguém a dizer vou entrar curto
Quando aqui se começa a dizer muito isso, normalmente sobe, vejamos o caso do anuncio do AC e antes disso..... foi sempre o que aconteceu.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
pacheco1979 Escreveu:mas quem é que comprou ações a 6,5??? continuam a não perceber.....
Eu comprei, foram só 2000, mas comprei..... via rateio claro.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
WingsofGold
WingsofGold
artista_ Escreveu:
Ok, então e as ações não vendes, nunca?
Sabes uma coisa, em bull market qualquer estratégia funciona, e isso ilude muita gente na bolsa.
Queres ver uma coisa... compro BCP quando o Benfica ganha e vendo quando o Benfica não ganha. Aplica esta estratégia ao BCP no último ano e vê lá quanto é que eu ganhei?! provavelmente, com esta estratégia ganharia mais do que eu e tu ganhámos!![]()
O problema desta estratégia é quando isto virar para bear!
é off topic mas esta metafora fez me lembrar... disto disclaimer so sou do sporting e admito sem qualquer problema que o clube financeiramente tem muitos para nao dizer inumeros problemas
mas comprar acções do bcp quando o slb ganha é tipo isto( tantas as x que este ano comprava)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
investpouco Escreveu:artista_ Escreveu:investpouco Escreveu:depende, se for no bcp e como sei que é uma correção, e se comprar a 0,10 quando ele anda a bater os 0,09 entao entro com pouco capital do genero 10.000 a 15.000 cfs e se for aos 0,08 reforço mas ja com um stop colocado nos 0,078 por exemplo. mas existem tantas estrategias e cada altura sigo o feeling e tambem junto a AT e um pouco de AF.
Vá lá, já há um stop, já não é mau. Mas diz-me uma coisa, nesses 0,078 quanto é que já estarás a perder? E será que vendes mesmo?
vendos os cfds, as accoes nao.
e vendo os ultimos se tivesse sido estas compras, quando reforço e me exponho mais entao coloco o stop apertado para exposicao em dobro se tornar curta e se calhar seriam uns 10% de perca mas nao me meto à maluca com cfds portanto compro nos suportes.
Ok, então e as ações não vendes, nunca?
Sabes uma coisa, em bull market qualquer estratégia funciona, e isso ilude muita gente na bolsa.
Queres ver uma coisa... compro BCP quando o Benfica ganha e vendo quando o Benfica não ganha. Aplica esta estratégia ao BCP no último ano e vê lá quanto é que eu ganhei?! provavelmente, com esta estratégia ganharia mais do que eu e tu ganhámos!

O problema desta estratégia é quando isto virar para bear!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista_ Escreveu:investpouco Escreveu:depende, se for no bcp e como sei que é uma correção, e se comprar a 0,10 quando ele anda a bater os 0,09 entao entro com pouco capital do genero 10.000 a 15.000 cfs e se for aos 0,08 reforço mas ja com um stop colocado nos 0,078 por exemplo. mas existem tantas estrategias e cada altura sigo o feeling e tambem junto a AT e um pouco de AF.
Vá lá, já há um stop, já não é mau. Mas diz-me uma coisa, nesses 0,078 quanto é que já estarás a perder? E será que vendes mesmo?
vendos os cfds, as accoes nao.
e vendo os ultimos se tivesse sido estas compras, quando reforço e me exponho mais entao coloco o stop apertado para exposicao em dobro se tornar curta e se calhar seriam uns 10% de perca mas nao me meto à maluca com cfds portanto compro nos suportes.
cumptos, Investpouco.
investpouco Escreveu:depende, se for no bcp e como sei que é uma correção, e se comprar a 0,10 quando ele anda a bater os 0,09 entao entro com pouco capital do genero 10.000 a 15.000 cfs e se for aos 0,08 reforço mas ja com um stop colocado nos 0,078 por exemplo. mas existem tantas estrategias e cada altura sigo o feeling e tambem junto a AT e um pouco de AF.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Artista Romeno Escreveu:artista_ Escreveu:investpouco Escreveu:artista queres saber a minha estrategia???
reforço nos suportes com cfds, vendo nas resistencias e com os ganhos compro logo em accoes normais.
queres um exemplo:
agora nao tenho vendido nem comprado porque estou à espera que me liquidem as novas accoes e nao sei quantas vem? mas devem ser umas 77000, e nao sei quanto dinheiro me sobra na carteira.
mas se compro cfds a 0,10 e vendo a 0,13 e ganho 300euros por exemplo, compro logo as accoes a 0,13 e nem me preocupo se são caras ou baratas, porque são de borla, tenho feito assim e ja comprei 12000 accoes antes do ac assim. ou seja deu-me 12000 direitos só destas accoes de borla......sem contar com as que tinha já comprado a 0,16 na altura, em janeiro.
Isso na~oe é bem uma estratégia, ela só funciona se as cotações subirem, logo não protege o investidor. Ou tu pensas que vais acertar sempre em títulos que vão subir?
No exemplo que dás, imagina que compras CFD's a 10 e eles caiem para os 8, o que é que fazes?
depende, se for no bcp e como sei que é uma correção, e se comprar a 0,10 quando ele anda a bater os 0,09 entao entro com pouco capital do genero 10.000 a 15.000 cfs e se for aos 0,08 reforço mas ja com um stop colocado nos 0,078 por exemplo. mas existem tantas estrategias e cada altura sigo o feeling e tambem junto a AT e um pouco de AF.
cumptos, Investpouco.
artista_ Escreveu:investpouco Escreveu:artista queres saber a minha estrategia???
reforço nos suportes com cfds, vendo nas resistencias e com os ganhos compro logo em accoes normais.
queres um exemplo:
agora nao tenho vendido nem comprado porque estou à espera que me liquidem as novas accoes e nao sei quantas vem? mas devem ser umas 77000, e nao sei quanto dinheiro me sobra na carteira.
mas se compro cfds a 0,10 e vendo a 0,13 e ganho 300euros por exemplo, compro logo as accoes a 0,13 e nem me preocupo se são caras ou baratas, porque são de borla, tenho feito assim e ja comprei 12000 accoes antes do ac assim. ou seja deu-me 12000 direitos só destas accoes de borla......sem contar com as que tinha já comprado a 0,16 na altura, em janeiro.
Isso na~oe é bem uma estratégia, ela só funciona se as cotações subirem, logo não protege o investidor. Ou tu pensas que vais acertar sempre em títulos que vão subir?
No exemplo que dás, imagina que compras CFD's a 10 e eles caiem para os 8, o que é que fazes?
depois acontece como o tipo da ratiopharm com as acções da porsche... dessas frases de braga de matos que prai citam so gosto mesmo de uma os derivados pode ser ou é uma maneira de se ficar pobre rapido.... nao tenho nada contra eles.. mas pensam que os derivados é so ganhos é é...
"acing Losses, Billionaire Takes His Own Life
By CARTER DOUGHERTY
Published: January 6, 2009
FRANKFURT — Adolf Merckle, the German billionaire whose speculation in volatile Volkswagen stock had pushed his sprawling business empire to the edge of ruin, has committed suicide, his family said Tuesday.
Reuters
Adolf Merckle, 74, was ranked as the world's 94th richest person in 2008, according to Forbes magazine.
Add to Portfolio
Volkswagen AG
Go to your Portfolio »
Mr. Merckle, 74, was found dead on railroad tracks near his villa in the southern German hamlet of Blaubeuren on Monday evening. German authorities in the nearby city of Ulm confirmed the death and said there was no sign anyone else was involved.
“The distress to his firms caused by the financial crisis and the related uncertainties of recent weeks, along with the helplessness of no longer being able to handle the situation, broke the passionate family businessman, and he ended his life,” the family said in a statement.
The police said a suicide note had been found; its contents were not publicly released.
More than any other single investment, Mr. Merckle’s poorly timed bet on Volkswagen shares caused the financial distress that led to his death.
Last fall, Mr. Merckle lost hundreds of millions of euros when he was caught in a brief but ferocious speculative riptide linked to a campaign by Porsche, the sports car manufacturer, to seize control of Volkswagen. He was facing the dismantling of his empire and the sale of major holdings at the time of his death.
Porsche announced late Monday — around the time Mr. Merckle was taking his own life — that it had acquired slightly more than 50 percent of Volkswagen shares, up from a 42.6 percent voting stake in October. Porsche has said it planned to buy 75 percent of Volkswagen during the course of the year, as it seeks more operating control of Europe’s biggest carmaker.
A native of Dresden who made his way to Western Germany after World War II, Mr. Merckle parlayed a family business in chemicals into one of the biggest pharmaceutical concerns in the world. Ratiopharm, a maker of generic medicines that was a recognized brand itself, became the pride of the family.
Other businesses included Phoenix, a pharmaceutical wholesaler; and HeidelbergCement, a building materials supplier that in 2007 acquired a British rival, Hanson, to become a leading global player.
Forbes estimated Mr. Merckle’s fortune at $9.2 billion in 2008, making him No. 94 on its list of the world’s richest people.
The financial crisis began taking its toll on HeidelbergCement last year as the debt incurred to buy Hanson became more burdensome.
Standard & Poor’s lowered the company’s credit rating as liquidity became scarcer in global market turmoil.
In November, it became clear that Mr. Merckle had lost an amount of money in the “low hundreds of millions” by wagering that shares in Volkswagen would fall, a financial transaction known as short-selling.
The bet had put him up squarely against a celebrated family, the Porsches. The sports car manufacturer from nearby Stuttgart was in the process of taking over Volkswagen.
On Oct. 26, Porsche announced it had secured stock and options equivalent to about 75 percent of Volkswagen shares. Short-sellers, who borrow shares and sell them, hoping to buy them back later at a lower cost, were caught in a bind, since the revelation implied a shortage of VW shares to cover the short-selling.
Intense demand caused VW shares to skyrocket to just over 1,000 euros ($1,260), from 210 euros in two trading sessions. That briefly made the automaker the world’s most valuable company by market capitalization.
Porsche subsequently sold some of its VW shares to ease the tension in the market, but not before the episode upset the weightings in Germany’s benchmark DAX index and injured the country’s reputation as a financial center, in the estimation of many investors.
Volkswagen shares were up 12 percent on Tuesday, to close at 285 euros.
For Mr. Merckle, the damage was more concrete.
The last weeks of his life were spent wrangling with a consortium of banks for a bridge loan that would tide over his investment vehicle, VEM Vermögensverwaltung. It became increasingly clear that Mr. Merckle would have to sell part or all of Ratiopharm, widely regarded as his most attractive asset.
The situation cost speculators in New York and London dearly, leading to a fair amount of schadenfreude in Germany, where financial trickery is looked upon with much disdain. Among the known short-sellers were two large hedge funds, Glenview Capital and Greenlight Capital.
Germans were bewildered to discover that one of their own had also engaged in speculation, but their sympathy was not aroused.
The Merckle family was based in the southern German state of Baden-Württemberg, home to many privately held companies that are heavyweights in their field. The governor of the state, Günther Oettinger, briefly considered guaranteeing a loan for Mr. Merckle, but quickly pulled back amid a public outcry.
Mr. Oettinger said in a statement on Tuesday that he was “deeply shaken” by the news of Mr. Merckle’s death. He lauded Mr. Merckle as a man who took his social responsibilities seriously while building up a family-owned business “of European significance.”
Like many wealthy German families, the Merckles were well known, but avoided the limelight, especially recently as the patriarch’s financial distress deepened. Until recently, Mr. Merckle’s son, Philipp Daniel, one of his four children, ran Ratiopharm."
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
A seguir o BCP nesta perspectiva:
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
investpouco Escreveu:artista queres saber a minha estrategia???
queres um exemplo:
Isso não é bem uma estratégia, ela só funciona se as cotações subirem, logo não protege o investidor. Ou tu pensas que vais acertar sempre em títulos que vão subir?
Editado pela última vez por artista_ em 25/7/2014 13:19, num total de 1 vez.
pacheco, as de rateio deu 3,7% a cada investidor sobre as novas compradas...portanto vê lá a mossa que fez,...não fez nadinha, passou da minha média de 0,105 para 0,102
cumptos, Investpouco.
artista queres saber a minha estrategia???
queres um exemplo:
queres um exemplo:
cumptos, Investpouco.
pacheco1979 Escreveu:ricardmag Escreveu:Calma pessoal, eu só estava a responder ao pacheco1979, não disse mais nada.pacheco1979 Escreveu:mas quem é que comprou ações a 6,5??? continuam a não perceber.....
perseu, estes dados estão aqui
Cumprimentos
continuo a dizer que aos 6,5 terás de somar os direitos que pagaste.....
investepouco, esta resposta também é para ti.
As acções que falei são as acções que foram a rateio, essas ficaram mesmo a 0,065€, não tem que somar nada. Se há alguém que não percebeu, esse alguém não sou eu.
Cumprimentos
Ah, que país magnífico! Toda a Europa em queda, no entanto, neste querido POrtugal, só a ação manhosa e perversa de alguns especuladores é que mexe com o BCP e, por arrasto, com o PSI. Espetáculo!
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
TcoutinhoZ Escreveu:investpouco,
se as acções forem a 0,11 levamos o artista_ ao poste como festejo.
Não percebi?!

PC05 Escreveu:Se a cotação reflete todos os fatores envolvidos na ação ..... basta seguir o preço dela, isto para quem segue a AT.
Sim mas é isso que eu faço, onde e que percebeste o contrário? Isso não quer dizer que eu não possa debater a market cap do BCP!

Ainda hoje, em resposta ao bar, falei disso, a market cap do BCP não me interessa para nada na forma como invisto, se contasse para alguma coisa não tinha comprado BCP!

investpouco Escreveu:oh artista, entao nao é uma estrategia a do tcoutinho???
esperar para entrar sempre mais baixo do que saiu, ainda para mais numa altura de alta vulnerabilidade??? com a cotacao a 0,13 prestes a entrarem os rookies com a venda das suas novas accoes????
muito bem tcoutinho, essa espera já te valeu a queda dos 0,13 aos 0,123 portanto já valeu a pena e pode bater os 0,11 segunda-feira. nao sigas as opinioes ainda que fundamentadas de alguns porque as estrategias de uns são piores que as de outros.
olha o caso do artista que saiu tambem a 0,12 e podia ter ido aos 0,133.....muitas vezes as estrategias de alguns nao sao as melhores, mas cada um sabe de si....
Chamas a isso estratégia?! Ok... ele pode entrar onde quiser, desde que saiba o que vai fazer, mas entrar a 11, ver os títulos cairem até aos 9,5, e vender de novo a 11, parece-me que é tudo menos uma estratégia. Entrar agora a 11 apenas porque está a comprar mais barato do que vendeu, por si só, está longe de ser uma estratégia, mesmo muito longe.
Uma estratégia conforme deve ser permite controlar as perdas (o que ele definitivamente não faz) e deve potenciar os ganhos...
Claro, eu podia ter vendido a 0,133, deve ter sido o preço a que tu vendeste! E deves ter comprado a 0,95... não me digas que ainda pensas que é possível apanhar os movimentos na sua plenitude?!
Quem está ligado: